O gradiente do egoísmo é a variação da qualidade, condição, estado ou caráter do comportamento da conscin egocêntrica, homem ou mulher, ao exigir para si privilégios e convergência das atenções, em detrimento da assistência a outrem, sendo reduzido ao longo da evolução.
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En ci cl o p é d i a d a Co n s cie n ci o l og i a 1 GRADIENTE DO EGOÍSMO (EGOLOGIA) I. Conformática Definologia. O gradiente do egoísmo é a variação da qualidade, condição, estado ou caráter do comportamento da conscin egocêntrica, homem ou mulher, ao exigir para si privilégios e convergência das atenções, em detrimento da assistência a outrem, sendo reduzido ao longo da evolução. Tematologia. Tema central nosográfico. Etimologia. O vocábulo gradiente vem do idioma Latim, gradiens, particípio de gradi, “caminhar”. Surgiu no Século XX. O elemento de composição ego deriva também do idioma Latim, ego, “eu”. Apareceu, na Linguagem Erudita e Semierudita, a partir do Século XIX. O termo egoísmo surgiu no mesmo Século XIX. Sinonimologia: 1. Graduação do egoísmo. 2. Variação gradativa do egoísmo. 3. Gradiente do egotismo. Neologia. As 4 expressões compostas gradiente do egoísmo, minigradiente do egoísmo, maxigradiente do egoísmo e megagradiente do egoísmo são neologismos técnicos da Egologia. Antonimologia: 1. Gradiente de abnegação. 2. Gradação do altruísmo. 3. Medida da generosidade. Estrangeirismologia: o egocentrismo manifesto no modus operandi; o know-how autocrítico; a falta de análise da performance pessoal; o turning point autevolutivo. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autorreeducação lúcida do ego. Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Decomponhamos nossos egões. Egocentrismo: conduta endógena. Citaciologia. Eis citação referente ao tema: – Egoísmo não é viver à nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos (Oscar Wilde, 1854–1900). Proverbiologia. Eis 3 provérbios relativos ao tema: – “A vida é uma eterna troca de figurinhas. É devido ao egoísmo que quase ninguém completa o álbum”. “Nós não podemos dirigir o vento, mas podemos ajustar as velas”. “Há uma grande diferença entre se colocar em primeiro lugar e pensar em si mesmo o tempo todo. O primeiro é amor próprio, o segundo é egoísmo”. Ortopensatologia: – “Egoísmo. Enquanto a pessoa só viver pensando em si, ainda é muito primata, escrava do egão”. “O paroxismo amaurótico do egoísmo prático é o da condição da pessoa que se considera maxipeça do minimecanismo evolutivo”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal egocêntrico; o holopensene carregado no sen; os autopensenes de extremo egoísmo; a gradação da autopensenidade centrada na autoimagem; a autopensenização nociva; a autopensenidade da desconfiança; as distorções autopensênicas; os infantopensenes; a infantopensenidade; os egopensenes; a egopensenidade; os hedonopensenes; a hedopensenidade; os lacunopensenes; a lacunopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; os nosopensenes; a nosopensenidade; a eliminação do mau hábito da pensenidade egoica, melhorando a manifestação da consciência. Fatologia: o gradiente do egoísmo; o espectro da gradação do amor exclusivo e excessivo por si mesmo; a variação gradativa da subordinação do interesse de outrem ao próprio; a autoimposição do exclusivismo; a vaidade excessiva; o calculismo interesseiro; a satisfação em ser maxipeça do minimecanismo egocêntrico; os problemas pessoais considerados sempre prioritários; o pensamento exclusivista nos próprios interesses; a comunicação reativa evidenciando os níveis da manifestação egoística; os percentuais de apego exagerado aos próprios valores; a necessi2 En ci cl o p é d i a d a Co n s cie n ci o l og i a dade do reconhecimento público; os níveis de infantilidade manisfestos no adulto; o acriticismo pessoal da manifestação egoica; o “piti” enquanto surto egomaníaco; o fato de a impontualidade demonstrar egoísmo; os monólogos, indiferentes aos presentes; a manifestação egocêntrica gerando atritos na convivialidade a 2; a autoimagem distorcida a maior; o ato egocêntrico de não perceber a intoxicação energética das próprias ações e reações somáticas; o fato de a visão centrípeta bloquear a interassistência; a condição de o egoísta se considerar predestinado ao sucesso; o egoísmo dificultando o vínculo de amizade sincera entre colegas de trabalho; o fato de algumas lideranças imporem as próprias ideias sem consultar os liderados; o fato de o egoísta se considerar o centro do Universo; a ausência da reciclagem íntima; os níveis do culto ao próprio ego; os elogios massageando o autoego; os estágios da inveja do sucesso alheio; o individualismo; a insolidariedade; a ofensa; a egolatria; o bairrismo; o exclusivismo; a ingratidão; o interesse circunscrito apenas em si; o egoísmo crasso na omissão à assistência; os atos de violência gerados pelo sentimento de posse; o vocabulário centrado na primeira pessoa; a intolerância; a impaciência; a violência física; a verborragia; o ato de falar mais alto para impor a ideia; o ato de agredir verbalmente; a acepção de pessoas e animais, variando do mais crasso ao mais sutil; o emocionalismo centralizando a consciência no próprio umbigo; a falta de respeito no trânsito e nas filas de modo geral; o suicídio como fato extremamente egoístico; o reconhecimento do egoísmo; o ato de falar menos e ouvir mais; a demanda urgente autorrecliclogênica; os cuidados da saúde e do lazer sendo indicadores de autorresponsabilidade e desoneração a outrem; o monitoramento do ato de abrir mão das predileções individuais em favor de outrem; a responsabilidade em divulgar os benefícios das vivências do autoparapsiquismo na produção e divulgação de gescons; a participação em cursos conscienciométricos e Dinâmicas Parapsíquicas das Instituições Conscienciocêntricas (ICs) sendo indicadores da mudança gradual, do egoísmo ao fraternismo. Parafatologia: a premência da autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal não mapeada; as parassincronicidades banalizadas; os insights extrafísicos desvalorizados; a atuação de guias amauróticos; a distorção parapsíquica; a falta de autopesquisa das vivências multidimensionais; a desvalorização dos extrapolacionismos parapsíquicos; o apoio incondicional dos amparadores extrafísicos nas recins; os desassédios interconscienciais proporcionados pelos amparadores a partir da mudança de atitudes; a tenepes diária sinalizando a redução do egoísmo; o convívio gradativo fraterno multidimensional com as equipins e as equipexes. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo frustração-egocentrismo; o sinergismo obnubilador poder-orgulho-paixão desencadeando surtos patológicos; o sinergismo assistente-assistido; o sinergismo autesforço cosmoético–inteligência evolutiva (IE). Principiologia: o princípio de ninguém evoluir sozinho; o princípio da descrença (PD); o princípio da interdependência evolutiva; o princípio da intercooperação; o princípio do posicionamento pessoal (PPP). Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC), enquanto ferramenta para superar o egocentrismo; o código grupal de Cosmoética (CGC) aplicado. Teoriologia: a teoria da personalidade narcisística; a teoria da automimese dispensável; a teoria da coerência; a teoria da personalidade cosmoética autoconsciente. Tecnologia: a técnica terapêutica de desconstrução dos esquemas mentais disfuncionais; a técnica do Conscienciograma; a técnica da verbetografia; a técnica do desapego autoconsciente; a técnica da qualificação da intenção; a técnica da retribuição. Voluntariologia: o voluntariado manifestando irrefletidamente as ações altruístas; a responsabilidade do voluntariado conscienciológico ajudando a dirimir o emprego de posturas egoicas na participação e interação grupal; o voluntariado conscienciológico interassistencial enquanto propulsor das autorrecins. En ci cl o p é d i a d a Co n s cie n ci o l og i a 3 Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; os laboratórios conscienciológicos do desassédio mentalsomático Holociclo-Holoteca-Tertuliarium. Colegiologia: o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia. Efeitologia: os efeitos da distorção cognitiva quanto à realidade interna e externa nas relações interconscienciais; os efeitos egoístas da aprovação incondicional na criança; os efeitos do egoísmo geradores de interprisões grupocármicas; os efeitos renovadores da autopesquisa permanente; o efeito halo do exemplarismo pessoal. Neossinapsologia: a criação gradativa de neossinapses na medida da reciclagem do temperamento; as neossinapses a partir da centrifugação do egão; as neossinapses produzidas pelo processo terapêutico da saturação do egoísmo; as neossinapses geradas pelas autorrecins; as neossinapses originadas do autoposicionamento cosmoético para a convivialidade sadia. Ciclologia: o ciclo do egotismo; o ciclo retroalimentador do sentimento exagerado de autoapreço; o ciclo da reeducação do direito ao exclusivismo; o ciclo recin-recéxis das condutas egocêntricas. Enumerologia: o autocentrismo; o autengano; a autosseletividade; o autopreconceito; a autoclivagem; o autodesapego; a autevolução. Binomiologia: o binômio patológico egoísmo-cabotinismo; o binômio patológico autoperdoador-heteroimperdoador; o binômio orgulho-egoísmo; o binômio apego-desapego; a ignorância quanto ao binômio admiração-discordância; o binômio monoideísmo-Baratrosfera; o binômio intenção abnegada–assistência qualificada. Interaciologia: a interação monoideísmo-egoísmo; a interação autassédio-heterassédio; a interação ambição-ingratidão; a interação egocentrismo-arrogância; a interação egocentrismo-ansiedade-autassédio; a interação egocentrismo–manipulação consciencial; a interação assistência a outrem–assistência para si. Crescendologia: o crescendo ignorância do egoísmo–sabedoria da interassistencialidade; o crescendo egocentrismo infantil–egoísmo adulto cronicificado; o crescendo patológico egoísmo-especismo-intolerância; o crescendo intencionalidade egocêntrica–intencionalidade cosmoética; o crescendo egoísmo-fraternismo; o crescendo atitude egoica–senso de dever. Trinomiologia: o trinômio egoísmo-vaidade-estagnação; o trinômio egocentrismo-competição-interprisão; o trinômio individualismo-personalismo-egolatria; o trinômio egoísmo-desapego-altruísmo. Polinomiologia: o polinômio ignorância-filáucia-interesse-ciúme; o polinômio ansiedade-pressa-cobrança-autassédio; a superação do polinômio patológico orgulho-presunção-interesse-inveja; o polinômio autossuperação do egoísmo–assistência qualificada–amparo assistencial–iscagem autolúcida assistencial; a evitação do polinômio egoísmo-avareza-cobiça-ganância. Antagonismologia: o antagonismo egocentrismo / altruísmo; o antagonismo holopensene traforista / holopensene trafarista; o antagonismo emolução construtiva / egoísmo; o antagonismo exibicionismo do egão / autexposição tarística do ego; o antagosnismo pessoa conflitiva / pessoa anticonflitiva; o antagonismo contorno / autenfrentamento; o antagonismo individualismo / egoísmo; o antagonismo orgulho ectópico / adesão tarística. Paradoxologia: o paradoxo do ato de entrar em si (egocentrismo) para sair de si (altruísmo); o paradoxo de o egocentrismo poder ter como causa o medo da consciência refletir sobre si; o paradoxo de na defesa do ego antigo poder surgir a renovação; o paradoxo de a divergência não excluir a compreensão; o paradoxo de o foco excessivo em si poder impedir a manifestação das autopotencialidades; o paradoxo de quanto mais investimos na assistência, mais benefícios recebemos do Cosmos. Politicologia: a autocracia; a escravocracia; a pseudodemocracia; a construção da interassistenciocracia; o desenvolvimento da conscienciocracia; a geração da lucidocracia; o despertamento da discernimentocracia. 4 En ci cl o p é d i a d a Co n s cie n ci o l og i a Legislogia: a ausência de aplicação da lei do maior esforço à auto e heterassistência; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei de causa e efeito; a lei da interassistencialidade; a lei de Gerson. Filiologia: a egofilia; a hedonofilia; a autofilia; a materiofilia; a neofilia; a conscienciofilia; a assistenciofilia. Fobiologia: a autocriticofobia; a conviviofobia; a sociofobia; a descrenciofobia; a recexofobia; a fobia de se autenfrentar; a neofobia. Sindromologia: a síndrome do exclusivismo; a síndrome da superestimação; a síndrome da apriorismose; a síndrome da impontualidade; a síndrome do canguru; a síndrome da ectopia afetiva (SEA); o sobrepujamento da síndrome do infantilismo na fase adulta. Maniologia: a egomania; a megalomania; a lalomania; a gurumania; a narcisomania; a mania de grandeza; a mania da exacerbação emocional. Mitologia: o mito da fama intrafísica; o mito da perfeição; o mito de Narciso; a ilusão mitificadora da própria personalidade. Holotecologia: a egoteca; a convivioteca; a recicloteca; a prioroteca; a maturoteca; a socioteca; a cosmoeticoteca. Interdisciplinologia: a Egologia; a Egocarmologia; a Autopatopensenologia; a Autassediologia; a Psicossomatologia; a Conviviologia; a Autopesquisologia; a Experimentologia; a Autorrecinologia; a Autodeterminologia; a Conscienciometrologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin egocêntrica; o ser individualista; a personalidade exclusivista; a conscin antiassistencial; a conscin anticomunitária; a conscin narcisista; a consréu ressomada; a isca humana inconsciente. Masculinologia: o egoísta; o egomaníaco; o ególatra; o ingrato; o egolíder; o orgulhoso; o arrogante; o presunçoso; o antigrupal; o antigregário; o personalista; o solitário; o desaglutinador; o autassediado; o consciencioterapeuta; o evoluciente; o reciclante existencial; o conviviólogo; o pré-serenão vulgar. Femininologia: a egoísta; a egomaníaca; a ególatra; a ingrata; a egolíder; a orgulhosa; a arrogante; a presunçosa; a antigrupal; a antigregária; a personalista; a solitária; a desaglutinadora; a autassediada; a consciencioterapeuta; a evoluciente; a reciclante existencial; a convivióloga; a pré-serenona vulgar. Hominologia: o Homo sapiens egocentricus; o Homo sapiens egodefensivus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens conscientiometricus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens autolucidus. V. Argumentologia Exemplologia: minigradiente do egoísmo = a variação gradativa da manifestação instintiva do sentimento de posse de algo; maxigradiente do egoísmo = a variação gradativa da manifestação semiconsciente do sentimento de posse de alguém; megagradiente do egoísmo = a variação gradativa da manifestação consciente de tirar vantagem em tudo, em detrimento da interassistencialidade. Culturologia: a cultura da Egologia; a cultura antiuniversalista; a cultura hedonista; a cultura do egocídio cosmoético contínuo; a cultura da Autoconscienciometrologia. Curiosologia. Concernente à Expansiologia, eis duas curiosidades pertinentes ao tema: En ci cl o p é d i a d a Co n s cie n ci o l og i a 5 1. Casamento. Taiwanesa de 30 anos, cansada de esperar por bom pretendente, resolveu casar-se consigo mesma. A festa do casamento contou com a presença de amigos e familiares. Em Taiwan as mulheres estão casando cada vez mais tarde ou ficando solteiras, em consequência, a nação está dentre os menores índices de natalidade do mundo. 2. Egômetro. Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia criam espécie de egômetro, método inovador para aferir a paixão dos executivos pela própria imagem. O principal efeito observado dessa vaidade foi o gosto exagerado por projetos grandiosos, de risco elevado e de alta visibilidade. Tipologia. Sob a ótica da Parapatologia, eis em ordem alfabética, 6 exemplos de manifestações egocêntricas em diferentes gradações: 1. Convívio. As crianças não educadas para dividirem os próprios brinquedos e conviverem com diferenças e defeitos. 2. Dissidência. O desfazimento de parceria profissional em função do exacerbamento dos egos dos sócios. 3. Isolamento. O afastamento exagerado do convívio social objetivando a preservação do ego pela evitação de conflitos interpessoais. 4. Poder. O gosto pelo poder conferido pelos bens materiais, “poder de ter”, sobrepujando o “poder de ser”. 5. Surdez. A fertilização in vitro, para geração garantida de bebês portadores de deficiência auditiva (PcD), solicitada pelo casal de surdos. 6. Vaidade. A disputa entre cientistas pelas grandes descobertas, envolvendo dinheiro, tecnologia sofisticada, egos inflados, trapaça, rancor e difamação. Terapeuticologia. Segundo a Autoconscienciometrologia, eis por exemplo, na ordem alfabética, 10 posturas racionais otimizadoras na superação das automanifestações egocêntricas: 01. Autenfrentamento. Procurar orientações e ponderar sobre a possibilidade de transformar a atitude egoica em aprendizados evolutivos. 02. Autopesquisa. Identificar os traços e práticas egoicas buscando a flexibilidade cosmoética. 03. Autorreciclagem. Assumir os trafares potencializadores do traço egoísta, fortalecendo os trafores e preenchendo os trafais alavancadores do altruísmo. 04. Autorreflexão. Aproveitar as experiências negativas refletindo sobre a necessidade da reciclagem na transformação contínua dos traços egoicos. 05. Autorresponsabilidade. Demonstrar autexemplarismo pessoal participando da técnica conscienciométrica da conscin-cobaia na autexposição autêntica. 06. Benignidade. Estabelecer postura amigável, abnegada, generosa, solidária e altruísta diante das extrapolações do ego. 07. Higidez. Manter Higiene Consciencial demonstrando atitudes equilibradas, reduzindo os auto e heteroconflitos. 08. Maturidade. Assistir as consciências a partir do princípio do respeito individual, aplicando o binômio admiração-discordância. 09. Posicionamento. Tornar-se líder assistencial, por intermédio do princípio cosmoético de acontecer o melhor para todos com abertismo e receptividade aos questionamentos e às heterocríticas. 10. Voluntariado. Exercer a assistência tarística no voluntariado das Instituições Conscienciocêntricas assumindo o abertismo consciencial, as iniciativas sinceras de convivência cosmoética e a teática do princípio da convivialidade evolutiva rumo à megafraternidade. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas cen6 En ci cl o p é d i a d a Co n s cie n ci o l og i a trais, evidenciando relação estreita com o gradiente do egoísmo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Análise egológica: Heterocriticologia; Nosográfico. 02. Assistência inegoica: Interassistenciologia; Homeostático. 03. Autoconflito: Autoconflitologia; Neutro. 04. Autodespriorização: Autodiscernimentologia; Nosográfico. 05. Autopatia: Parapatologia; Nosográfico. 06. Bagulho autopensênico: Patopensenologia; Nosográfico. 07. Centrifugação do egão: Egologia; Homeostático. 08. Egocentrismo ansioso: Egologia; Nosográfico. 09. Gradiente teático: Teaticologia; Neutro. 10. Improdutividade egocêntrica: Egologia; Nosográfico. 11. Mudança de ego: Egocarmologia; Neutro. 12. Narcisismo: Parapatologia; Nosográfico. 13. Negocinho evolutivo: Evoluciologia; Nosográfico. 14. Rechaçamento egoico: Antiassistenciologia; Nosográfico. 15. Taxa afetiva: Psicossomatologia; Nosográfico. O GRADIENTE DO EGOÍSMO É O ESPECTRO DA MANIFESTAÇÃO DO EXCESSO DE AMOR-PRÓPRIO E EXCLUSIVISMO DA CONSCIÊNCIA IMATURA, NA ESCALADA EVOLUTIVA DA AUTODESCOBERTA DA MEGAFRATERNIDADE. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já avaliou o grau de egoísmo ainda presente nas automanifestações? Está satisfeito com o resultado encontrado? Bibliografia Específica: 01. Chatterjee, Arijit; & Hambrick, Donald; O Medidor do Ego; Época Negócios; Revista; Semanário; N. 434; Seção: Liderança; 2 fotos; 1 ilus.; São Paulo, SP; 11.09.06; página 56. 02. Fiorillo, Marília Pacheco; Laboratório das Vaidades; Revista; Semanário; Ano 36; N. 38; 1.821 Ed.s; Seção: Livros; 1 fichário; 5 fotos; 3 refs.; São Paulo, SP; 24.09.03; páginas 138 e 139. 03. IstoÉ; Redação; A Mulher que Casou com Ela Mesma; Revista; Semanário; Ano 34; N. 2.140; Seção: Semana; 1 foto; São Paulo, SP; 17.11.10; página 28. 04. Sayão, Rosely; Espelho Nosso; Folha de São Paulo; Jornal; Diário; Ano 91; N. 30.029; Seção: Equilíbrio; São Paulo, SP; 21.06.11; página 8. 05. Silveira, Antonio; Egoísmo Humano e Pobreza; A Tribuna; Jornal; Diário; Ano 110; Vol. 97; Seção: Tribuna Livre; 1 foto; Vitória, SC; 30.06.03; página A 6. 06. Veja; Redação; Os Filhos do Silêncio; Revista; Semanário; Ed. 1.747; Ano 35; N. 15; Seção: Família; 1 foto; São Paulo, SP; 17.04.02; página 72. 07. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 110 e 111. 08. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 571 09. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 megapensenes trivocabulares; 29 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Cognópolis; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 173. En ci cl o p é d i a d a Co n s cie n ci o l og i a 7 10. Villela, Ricardo; Briga de Gênios; Veja; Revista; Semanário; Seção: Ciência; São Paulo, SP; 20.10.99; páginas 106 e 107. R. R. I.