Globalização

A globalização é o processo geopolítico, socioeconômico e cultural de integração planetária, quebrando barreiras e fronteiras entre as nações e afetando sobretudo as áreas do comércio, comunicação, informação e migração.

Você, leitor ou leitora, contribui para o processo de integração planetária promovido pela globalização? Ajuda a promover a transição do Estado Mundial Opressivo competitivo para o Estado Mundial Cosmoético colaborativo?

      GLOBALIZAÇÃO
                                   (GEOPOLITICOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A globalização é o processo geopolítico, socioeconômico e cultural de integração planetária, quebrando barreiras e fronteiras entre as nações e afetando sobretudo as áreas do comércio, comunicação, informação e migração.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. A palavra globo deriva do idioma Latim, globus, “bola; esfera; globo”. Surgiu no Século XVI. O termo globalização apareceu no Século XX.
          Sinonimologia: 1. Mundialização. 2. Multinacionalização. 3. Cosmopolitização. 4. Aldeia global. 5. Mercado comum mundial. 6. Nova ordem mundial. 7. Unificação planetária.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 22 cognatos derivados do vocábulo globo: global; globalidade; globalismo; globalizada; globalizado; globalização, globalizante; globalizar; globífera; globífero; globiflora; globifloro; globina; globocelular; globoide; globosa; globosidade; globoso; globular; globuliforme; globulosa; globuloso.
          Neologia. As duas expressões compostas globalização anticosmoética e globalização cosmoética são neologismos técnicos da Geopoliticologia.
          Antonimologia: 1. Municipalização. 2. Antiglobalização. 3. Aldeia local. 4. Paroquialidade; paroquialismo; paroquialização. 5. Provincialismo; provincialização. 6. Movimento separatista. 7. Estado Mundial Cosmoético. 8. Interiorose.
          Estrangeirismologia: a mass media; a gastronomia fusion mesclando ingredientes de várias partes do mundo; a world music; os gadgets tecnológicos; o E-mail enquanto instrumento de integração global; o laissez-faire mundial; a fastfood enquanto imposição de cultura alimentar global; o product downsizing diminuindo o peso dos produtos e mantendo os preços de venda; o bitcoin enquanto criptomoeda digital sustentando transações econômicas nos submundos da Internet global; o dumping social produzindo pobres cada vez mais pobres.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da integração consciencial cosmoética.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Globalização: passaporte planetário.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da política consciencial evolutiva; os grupopensenes; a grupopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os politicopensenes; a politicopensenidade; os sociopensenes; a sociopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os xenopensenes; a xenopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; o holopensene do capitalismo usurário; a pressão holopensênica da Socin Patológica; o holopensene destruidor do meio ambiente; o holopensene da cooperação internacional; o holopensene da liderança meritória; o holopensene da convivência cosmoética.
          Fatologia: a globalização; a queda de fronteiras entre nações; a expansão das redes de comunicação com abrangência mundial; a rapidez dos transportes encurtando as distâncias; o cartão de crédito internacional favorecendo as compras ao redor do mundo; os tentáculos do sistema econômico extratificando a população mundial; o neoliberalismo promovendo o abismo entre ricos e pobres; a pressão exercida pelos grandes conglomerados financeiros sobre governos e cidadãos; o trabalho escravo na produção de bens de consumo pelas empresas transnacionais; a competição propiciando a diminuição do custo de produção industrial; a necessidade da inovação constante para satisfazer o consumismo desenfreado; a queda do muro de Berlim; a diminuição da importância do conceito de pátria; a espionagem industrial e política para levar vantagens nas relações globais; a globalização transformando o cosmopolitismo clássico; a Organização das Nações Unidas (ONU) na condição dependente das grandes potências; a Organização Mundial do Comércio (OMC); a política estadunidense do policiamento global ideológico e militar; o Fórum Econômico Mundial (FEM) reunindo líderes mundiais em Davos, Suiça, para tratar de assuntos sobre o desenvolvimento global; o Fórum Social Mundial (FSM) reunindo organizações não governamentais para debater as desigualdades na globalização; o Fundo Monetário Internacional (FMI); o consenso de Washington ignorando as diferenças entre culturas; os países emergentes alterando a dinâmica da geopolítica internacional; o movimento migratório global por melhores salários; o apedeutismo causado pela massificação; as catástrofes ecológicas; a industrialização poluidora alterando o clima mundial; a ocidentalização do mundo impondo a cultura de consumo; a reciclagem consciencial a partir da quantidade de informações produzidas pelos meios de comunicação; a interação consciencial por meio de viagens intercontinentais a democracia direta enquanto recurso de transição do Estado Mundial opressivo para o Estado Mundial cosmoético.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parpapsíquica pessoal; a autovivência lúcida da projeção consciencial; os parafenômenos da consciência ampliando a cosmovisão; a transmigração planetária; o conscienciês enquanto linguagem de paraintegração universal.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo Relações Internacionais–Comércio Exterior; o sinergismo tecnologia–produção global; o sinergismo maior eficácia–menor custo; o sinergismo meios de comunicação–mudança de hábitos culturais; o sinergismo mão de obra barata–aumento dos ganhos reais; o sinergismo Organizações das Nações Unidas–paz mundial.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio da reciprocidade diplomática; o princípio da governança global da Internet; o princípio do Estado Mundial Cosmoético; o princípio da evolução consciencial em grupo; o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio do Universalismo; o princípio do posicionamento pessoal (PPP).
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); o código do Direito Internacional.
          Teoriologia: a teoria da interdependência econômica; a teoria do Estado Mundial; a teoria da mais-valia; a teoria do neoliberalismo econômico; a teoria da competitividade.
          Tecnologia: a técnica de pensar grande; as técnicas diplomáticas e paradiplomáticas; as técnicas de manipulação consciencial em massa; as técnicas de produção global; as técnicas de organização da vida comunitária; a técnica da convivialidade sadia; a técnica da tenepes.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Cosmologistas; o Colégio Invisível da Serenões.
          Efeitologia: o efeito mercantil da volatilidade do câmbio no preço dos produtos; o efeito borboleta do mercado econômico na vida das pessoas; o efeito modificador da globalização na política nacional; o efeito empobrecedor do trabalho escravo; o efeito poluidor dos agrotóxicos usados em escala mundial; o efeito acalentador da coexistência planetária; o efeito demolidor da pluralidade de ideias; o efeito ampliador da mundividência.
          Neossinapsologia: as neossinapses multiculturais; as neossinapses da convivência; as neossinapses do serenismo; as neossinapses da mundividência; as neossinapses cosmovisiológicas.
          Ciclologia: o ciclo monovisão-cosmovisão.
          Enumerologia: a tecnologia global; a geopolítica global; a cultura global; a competição global; a economia global; a comunicação global; o comércio global.
          Binomiologia: o binômio poder-dinheiro; o binômio competitividade-negócio; o binômio protecionismo–nacionalismo econômico; o binômio condições microeconômicas–condições macroeconômicas; o binômio unilateralismo-multilateralismo; o binômio paz local–paz global.
           Interaciologia: a interação setor privado–setor público; a interação assimilação cultural–identidade global.
           Crescendologia: o crescendo capitalismo-hipercapitalismo; o crescendo consciência egocármica–consciência grupocármica–consciência policármica.
           Trinomiologia: o trinômio empresas nacionais–empresas binacionais–empresas transnacionais ; o trinômio relações-interdependências-interconexões; o trinômio individualismo-imediatismo-pragmatismo; o trinômio holofilosófico Cosmoética-Universalismo-Megafraternismo; o trinômio humanização-solidariedade-harmonia.
           Polinomiologia: o polinômio impositivo adaptação-flexibilidade-competitividade-modernização; o polinômio relações econômicas–relações políticas–relações sociais–relações culturais; a defesa do acesso universal ao polinômio bens materiais–bens culturais–bens educacionais–bens evolutivos; o polinômio infraestrutura básica–segurança ambiental–educação qualificada–liberdade de expressão.
           Antagonismologia: o antagonismo cooperação / competição; o antagonismo neoliberalismo / Estado; o antagonismo riqueza local / pobreza global; o antagonismo livre mercado / liberdades pessoais.
           Paradoxologia: o paradoxo convivialidade-individualismo.
           Politicologia: a tirania; a mercantilocracia; a industriocracia; a burocracia; a tecnocracia; a democracia; a meritocracia.
           Legislogia: a lei da usura; a lei do mercado; a anticosmoética da lei do mais forte; a lei da megafraternidade.
           Filiologia: a politicofilia; a cosmofilia; a sociofilia; a conviviofilia; a xenofilia; a tecnofilia; a assistenciofilia.
           Fobiologia: a aerodromofobia; a agorafobia; a neofobia; a tecnofobia; a sociofobia.
           Sindromologia: a síndrome da interiorose; a síndrome da ectopia afetiva (SEA).
           Maniologia: a globomania; a dromomania; a gadgetomania.
           Mitologia: o mito de autorregulamentação das forças do mercado; o mito do crescimento econômico infinito; o mito do fim da História; o mito de as nações mais ricas serem as pioneiras do modelo liberal; o mito do laissez-faire vitoriano; o mito da competitividade enquanto estímulo ao emprego, produtividade e qualidade de vida.
           Holotecologia: a globoteca; a socioteca; a infoteca; a tecnoteca; a politicoteca; a economoteca; a culturoteca.
           Interdisciplinologia: a Geopoliticologia; a Historiologia; a Politicologia; a Multiculturologia; a Governologia; a Evoluciologia; a Intrafisicologia; a Conviviologia; a Parassociologia; o Paradireito; a Paradiplomacia; a Cosmoeticologia.


                                             IV. Perfilologia

           Elencologia: a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin pacificadora; a isca humana inconsciente; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; o ser social; o indivíduo globalizado; a pessoa universalista.
           Masculinologia: o Serenão; o pré-serenão vulgar; o cidadão do mundo; o turista internacional; o cognopolita; o intelectual; o diplomata; o sistemata; o tecnólogo; o geógrafo; o historiador; o reeducador; o escritor; o administrador; o economista; o comerciante; o empreendedor; o homem de ação; o ambicioso; o especulador; o capitalista; o neoliberal; o político; o democrata; o compassageiro evolutivo; o voluntário; o conviviólogo; o comunicólogo; o poliglota; o conscienciólogo; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o intermissivista; o exemplarista; o inversor existencial; o completista; o proexista; o proexólogo; o reciclante existencial; o maxidissidente ideológico; o consciencioterapeuta; o evoluciente; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o agente retrocognitor; o tenepessista; o ofiexista; o tertuliano; o verbetólogo.
          Femininologia: a Serenona; a pré-serenona vulgar; a cidadã do mundo; a turista internacional; a cognopolita; a intelectual; a diplomata; a sistemata; a tecnóloga; a geógrafa; a historiadora; a reeducadorora; a escritora; a administradora; a economista; a comerciante; a empreendedora; a mulher de ação; a ambiciosa; a especuladora; a capitalista; a neoliberal; a política; a democrata; a compassageira evolutiva; a voluntária; a convivióloga; a comunicóloga; a poliglota; a consciencióloga; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a intermissivista; a exemplarista; a inversora existencial; a completista; a proexista; a proexóloga; a reciclante existencial; a maxidissidente ideológica; a consciencioterapeuta; a evoluciente; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a agente retrocognitora; a tenepessista; a ofiexista; a tertuliana; a verbetóloga.
          Hominologia: o Homo sapiens reurbanisatus; o Homo sapiens politicus; o Homo sapiens oeconomicus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens diplomaticus; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens serenissimus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: globalização anticosmoética = o processo de integração planetária na utilização dos recursos naturais da Terra, produzindo desperdício a partir do consumismo desenfreado; globalização cosmoética = o processo de integração planetária dos recursos naturais da Terra, propiciando o consumo racional e responsável.
          Culturologia: a cultura de massa inculcando valores amauróticos na Socin; a cultura do gadget; a cultura do descartável; a cultura do consumo; a cultura linguística; a cultura de paz; a cultura da convivência; a cultura cosmopolita; a cultura da informação; a cultura tecnológica; a cultura política; o multiculturalismo; a Holoculturologia.
          Anticosmoeticologia. Sob a ótica da Comerciologia, eis, em ordem alfabética, por exemplo, 5 categorias de dumping, enquanto prática desonesta de diminuição dos custos de produção, promovendo a eliminação da concorrência sadia entre empresas e países, em âmbito global:
          1. Ambiental: a prática delituosa da livre poluição industrial.
          2. Fiscal: a prática censurável da transferência de empresas para países promotores de isenção tributária; a prática da reserva de mercado.
          3. Monetário: a prática artificial da desvalorização da moeda própria em relação ao dólar.
          4. Regulamentário: a prática injusta da flexibilização de leis em proveito próprio.
          5. Social: a prática anticosmoética dos baixos salários nos meios de produção.
          Terapeuticologia. Sob a ótica da Conviviologia, a cura para a competição social, política, econômica ou cultural produzida no mundo globalizado passa pelo aprendizado da cooperação interpessoal e planetária. A consciência só alcança a convivência fraterna quando deixa de lado as rixas e as rivalidades produzidas pelo egão.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a globalização, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Brainwashington: Parassociologia; Nosográfico.
          02. Democracia direta: Governologia; Homeostático.
          03. Fusão social: Conviviologia; Homeostático.
           04.   Governante: Politicologia; Neutro.
           05.   Movimentação migratória: Sociologia; Neutro.
           06.   Mundividência: Cosmovisiologia; Neutro.
           07.   Paradireitologia: Cosmoeticologia; Homeostático.
           08.   Poder ideológico: Autocogniciologia; Neutro.
           09.   Proto-Estado Mundial: Parassociologia; Neutro.
           10.   Terra-de-todos: Intrafisicologia; Homeostático.
   A GLOBALIZAÇÃO ABRE AS PORTAS PARA A COSMOVISÃO E A MUNDIVIDÊNCIA DA CONSCIN ALERTA, PROMOVENDO A CONVIVIALIDADE PLANETÁRIA E EVIDENCIANDO A CHEGADA DO ESTADO MUNDIAL COSMOÉTICO.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, contribui para o processo de integração planetária promovido pela globalização? Ajuda a promover a transição do Estado Mundial Opressivo competitivo para o Estado Mundial Cosmoético colaborativo?
           Bibliografia Específica:
           1. Boxberger, Gerald; & Klimenta, Harald; As Dez Mentiras da Globalização: Alternativas para Combater o Mercado Todo-poderoso (Die zeln Globalisierungslügen: Alternativen zur Allmacht des Marktes); apres. Christian Lohbauer; revisora Maria Antonieta Santos; s. trad.; 256 p.; 3 seções; 22 subseções; 2 E-mails; 1 fluxograma; 6 gráfs.; 3 microbiografias; 6 tabs.; 1 website; 21 x 13,5 cm; br.; Editora Aquariana; São Paulo, SP; 1999; páginas 15 a 251.
           2. Juvin, Hervé; & Lipovetsky, Gilles; A Globalização Ocidental: Controvérsia sobre a Cultura Planetária (L’Occident Mondialisé: Controverse sur la Culture Planètaire); apres. & revisor Juremir Machado da Silva; pref. PierreHenri Tavoillot; trad. Armando Braio Ara; IX +148 p.; 3 caps.; 1 E-mail; 3 microbiografias; 2 websites; 22,5 x 15 cm; br.; Editora Manole; Barueri, SP; 2012; páginas 1 a 148.
           3. Moraes, Marco Antônio de; & Franco, Paulo Sérgio Silva; Geopolítica: Uma Visão Atual; coord. Willian F. Mighton; pref. Susy Gomes Hoffmann; revisora Adriana Maria Jorge Patricio; 274 p.; 9 caps.; 33 ilus.; 43 mapas; 2 microbiografias; 1 website; glos. 530 termos; 45 refs.; 23 x 16 cm; br.; 3ª Ed. rev.; Editora Átomo; Campinas, SP; 2009; páginas 3 a 227.
                                                                                                                 G. J. H.