Interação Vida Interiorana–Vida Globalizada

A interação vida interiorana–vida globalizada é a condição vivenciada pela conscin, homem ou mulher, domiciliada em região provinciana, porém conseguindo manter relações sociais recíprocas com pessoas de outros países e culturas por meio da comunicação virtual.

Você, leitor ou leitora, consegue manter relações sociais recíprocas com pessoas de outros países e culturas por meio da comunicação virtual? Ou ainda se mantém na condição de interiorota, mesmo vivendo em cidade grande?

      INTERAÇÃO            VIDA INTERIORANA–VIDA                      GLOBALIZADA
                                     (INTRAFISICOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A interação vida interiorana–vida globalizada é a condição vivenciada pela conscin, homem ou mulher, domiciliada em região provinciana, porém conseguindo manter relações sociais recíprocas com pessoas de outros países e culturas por meio da comunicação virtual.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O prefixo inter vem do idioma Latim, inter, “no interior de 2; entre; no espaço de”. A palavra ação deriva também do idioma Latim, actio, “ação, movimento; feito, obra; negócio; direito de proceder judicialmente; processo, auto; discurso, enredo”, e esta de agere, “obrar, agir”. Surgiu no Século XIII. O termo interação apareceu no Século XX. A palavra vida procede do idioma Latim, vita, “vida; vida humana; Humanidade; existência”. Surgiu no Século X. O vocábulo interior provém do mesmo idioma Latim, interior, “íntimo, recôndito”. Apareceu no Século XV. A palavra globo vem igualmente do idioma Latim, globus, “bola; esfera; globo”. Surgiu no Século XVI. O termo globalização apareceu no Século XX.
          Sinonimologia: 1. Interação vida no interior–vida na Era da Globalização. 2. Interrelação vida provinciana–vida globalizada. 3. Interação vida regionalizada–vida cosmopolita. 4. Relação vivência no mundo interiorano–vivência no mundo globalizado.
          Neologia. As 3 expressões compostas interação vida interiorana–vida globalizada, mininteração vida interiorana–vida globalizada e maxinteração vida interiorana–vida globalizada são neologismos técnicos da Intrafisicologia.
          Antonimologia: 1. Antagonismo vida interiorana / vida globalizada. 2. Desconexão vida provinciana–vida globalizada. 3. Dissonância entre vida interiorana e vida globalizada. 4. Interação interiorose-globalização.
          Estrangeirismologia: a avant-garde globalizada; a habilidade de global awareness em compreender e lidar com questões globais; a Internet na condição de ferramenta fundamental para o acesso e conexão com diferentes culturas; as distâncias cada vez menores e as interações comunicativas da global village; o E-mail enquanto instrumento de integração global; o global countryside como o espaço hipotético representando o resultado de processos globais; o home office como local de trabalho; os chats e group chats na condição de ferramentas de comunicação global; o think globally, act locally, encorajando as pessoas a agirem nas próprias comunidades e cidades.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao abertismo consciencial universalista.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Universalismo desconsidera distâncias.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da interação universalista; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os globopensenes; a globopensenidade; o holopensene urbano; os picnopensenes; a picnopensenidade; os semipensenes; a semipensenidade; os tecnopensenes, a tecnopensenidade.
          Fatologia: as relações interpessoais compartilhadas; a comunicação virtual favorecendo a interatividade das diferentes realidades; o ato de não se acomodar na zona de conforto; a utilização das redes de comunicação com abrangência mundial; a compreensão de diferentes comportamentos culturais; a compreensão de diferentes sotaques; o contato com disciplinas de culturas diversificadas; a falta de privacidade; a flexibilidade de horário de trabalho; o fato de não ter de viver na metrópole para ser cosmopolita; a Internet globalizando informações; a riqueza de exemplarismos de diferentes modos de vida; o advento das cidades médias; as gafes culturais; as viagens; o antietnocentrismo; a necessidade do despojamento; a necessidade do poliglotismo; as diferenças entre o cotidiano da vida interiorana e a vida globalizada; a percepção e gerenciamento do tempo; a estruturação da rotina útil; a consolidação de amizades; a evitação do tempo gasto com o tráfego citadino; a compreensão da policarmalidade; a proximidade com o grupocarma pessoal; a Era da Informática; as sincronicidades cibernéticas; o acesso globalizado, diário, às Tertúlias Conscienciológicas transmitidas online.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a autovivência da interação com energias mais saudáveis; a teática da assim e desassim nas interações; a psicometria online de energias de diferentes origens; a homeostase holossomática.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: a mudança dos hábitos culturais resultante do sinergismo dos meios de comunicação; o sinergismo vida sem fronteiras–globalização das manifestações pensênicas; o sinergismo alargamento das parafronteiras–ingresso na cidadania cósmica; o sinergismo pensenes universalistas–vivências globalizadas; o sinergismo convivência saudável–otimização evolutiva; o sinergismo viagens–abertismo consciencial.
          Principiologia: o princípio da interassistencialidade global; o princípio do Universalismo.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) instaurando a busca pela excelência na autexpressão global; o CPC instituindo parcimônia e responsabilidade no apuro dos conteúdos das comunicações pessoais.
          Teoriologia: a teoria da megafraternidade evolutiva.
          Tecnologia: as neotecnologias fornecendo múltiplos canais comunicativos para encurtamento das distâncias interconscienciais; as neotecnologias agilizando as trocas intelectivas planetárias; a dependência da tecnologia e dos recursos eletrônicos em contraponto com o contato junto à Natureza.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico docente itinerante.
          Laboratoriologia: o universalismo desenvolvido no laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível do Universalismo; o Colégio Invisível da Intrafisicologia.
          Efeitologia: o efeitos recicladores das trocas interculturais; a ampliação do senso de universalismo na condição de efeito da vivência das neonacionalidades.
          Neossinapsologia: as neossinapses necessárias à compreensão de diferentes paradigmas culturais; as neossinapses essenciais à aquisição do senso universalista; a substituição das retrossinapses preconceituosas por neossinapses universalistas.
          Ciclologia: o ciclo das viagens pessoais; o ciclo retrocultura-neocultura.
          Binomiologia: o binômio despojamento–catarse cosmoética; o binômio poliglotismo-universalismo; o binômio patológico mundinho-interiorose.
          Interaciologia: a interação vida interiorana–vida globalizada; a interação de todos na Internet; a interação interiorose-apriorismose; a interação leis universais–leis locais; a interação idiotismos culturais–mimeses culturais; a interação senso de solidariedade universal–senso de cidadania cósmica.
          Crescendologia: o crescendo bairrismo-nacionalismo-universalismo; o crescendo bairro-cidade-país-planeta; o crescendo cidadania nacional natalícia–cidadania universal vivenciada; o crescendo evolutivo cronêmico múltiplas cidadanias–caráter apátrida da consciência; o crescendo interiorose-cosmopolitismo; o crescendo monoglotismo-poliglotismo-conscienciês; o crescendo preconceito–abertismo consciencial–cosmovisão; o crescendo relativização da própria cultura–aquisição do senso universalista; o crescendo sentimento pátrio–sentimento planetário.
          Trinomiologia: o trinômio povo-etnia-cultura; o trinômio online–on time–full time.
          Polinomiologia: o polinômio generalismo-universalismo-multiculturalismo-poliglotismo; o polinômio tempo-lugar-cultura-sociedade; o polinômio generosidade–compreensão intercultural–convivência fraterna–universalismo vivido.
          Antagonismologia: o antagonismo cosmopolita / interiorota; o antagonismo interiorose / jet set; o antagonismo introversão / extroversão; o antagonismo nacionalismo / globalismo; o antagonismo paroquialismo / universalismo; o antagonismo Natureza / Tecnologia.
          Paradoxologia: o paradoxo de a distancêmica não ser impeditivo aos convívios virtuais.
          Legislogia: a lei da interdependência universal; a lei da sincronicidade no Cosmos; as leis da Interassistenciologia; as leis egocármicas; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei da policarmalidade; as leis da Holocarmologia.
          Filiologia: a neofilia; a comunicofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a xenofobia; a superação da comunicofobia.
          Sindromologia: a superação da síndrome da apriorismose; a eliminação da síndrome da interiorose.
          Mitologia: as preconcepções e generalizações derivadas dos mitos sobre comportamentos inerentes às etnias, naturalidades e nacionalidades; os mitos gerados em função de preconceitos étnicos e territoriais.
          Holotecologia: a intrafisicoteca; a geografoteca.
          Interdisciplinologia: a Intrafisicologia; a Bairrologia; a Cosmovisiologia; a Holoculturologia; a Interculturologia; a Interiorosologia; a Urbanologia; a Geopoliticologia; a Parageopoliticologia; a Proxemicologia; a Poliglotologia; a Universalismologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o cidadão do Cosmos; o conviviólogo; o cosmopolita; o exemplarista; o interiorota; o inversor existencial; o líder; o maxidissidente ideológico; o neofílico; o parapercepciologista; o poliglota; o professor itinerante; o reciclante existencial; o tenepessista; o tertuliano; o viajante; o interneteiro.
          Femininologia: a cidadã do Cosmos; a convivióloga; a cosmopolita; a exemplarista; a interiorota; a inversora existencial; a líder; a maxidissidente ideológica; a neofílica; a parapercepciologista; a poliglota; a professora itinerante; a reciclante existencial; a tenepessista; a tertuliana; a viajante; a interneteira.
          Hominologia: o Homo sapiens globalis; o Homo sapiens adaptabilis; o Homo sapiens cosmopolita; o Homo sapiens experiens; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens multiculturalis; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens universalis.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: mininteração vida interiorana–vida globalizada = a condição da conscin bilíngue, reservada, domiciliada em região provinciana, iniciando rede de comunicação virtual com pessoas de outras culturas; maxinteração vida interiorana–vida globalizada = a condição da conscin poliglota, autoconfiante e extrovertida, domiciliada em região provinciana, mantendo rede de comunicação virtual ampla com pessoas de outras culturas.
            Culturologia: a cultura da intercompreensão; a cultura da pacificação universal; a cultura da parapolimatia; a cultura da Paratecnologia Interassistencial; a cultura do intercâmbio de conhecimentos; a culturalização mútua entre vida interiorana e a globalização; a cultura do multilinguismo; a cultura do universalismo multidimensional; a cultura poliglótica; a educação intercultural; a eliminação dos preconceitos culturais; a globalização cultural; a Multiculturologia da comunicabilidade interconsciencial; as correlações culturais interdimensionais.
            Perfis. Segundo a Conscienciometria, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 2 perfis conscienciais comuns influenciados pela mesologia do local de residência:
            1. Citadino: mais exposto às intrusões holopensênicas da densidade populacional.
            2. Interiorano: menos influenciado pela pressão holopensênica devido à menor densidade populacional.


                                                     VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a interação vida interiorana–vida globalizada, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Amizade internacional: Conviviologia; Neutro.
            02. Autoinserção cultural: Adaptaciologia; Neutro.
            03. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro.
            04. Choque cultural: Civilizaciologia; Neutro.
            05. Confrontação urbanística: Intrafisicologia; Homeostático.
            06. Curva W: Adaptaciologia; Neutro.
            07. Diferenças culturais: Etologia; Neutro.
            08. Globalização: Geopoliticologia; Neutro.
            09. Glocalização analítica: Analiticologia; Neutro.
            10. Idiotismo cultural: Parassociologia; Nosográfico.
            11. Interiorose: Parapatologia; Nosográfico.
            12. Megaidiotismo cultural: Parapatologia; Nosográfico.
            13. Mundividência traforista: Cosmovisiologia; Homeostático.
            14. Paraaculturação: Parassociologia; Homeostático.
            15. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático.
    OS BENEFÍCIOS DA VIDA INTERIORANA, CONCILIADOS AOS RECURSOS CIBERNÉTICOS ATUAIS, REDUZEM A DISTÂNCIA ENTRE AS CONSCINS DO MUNDO TODO, EXPANDINDO O SENSO UNIVERSALISTA E A CONVIVIALIDADE.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, consegue manter relações sociais recíprocas com pessoas de outros países e culturas por meio da comunicação virtual? Ou ainda se mantém na condição de interiorota, mesmo vivendo em cidade grande?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014, páginas 1.430 a 1.432.
            2. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; página 275.
           Webgrafia Específica:
           1. Woods, Michael; Engaging the Global Countryside: Globalization, Hybridity and the Reconstitution of Rural Place; Progress in Human Geography; Journal; August, 2007; 1 E-mail; páginas 485 a 507, Institute of Geography and Earth Sciences; University of Wales, Aberystwyth; UK; disponível em: <http://phg.sagepub.com/content/31/4/ 485. short>; acesso em: 04.11.15; 12h54.
                                                                                                                     C. A. C.