Fundamentos da Afetividade Sadia

Os fundamentos da afetividade sadia são o conjunto de teorias, princípios, embasamentos, premissas e experimentos técnicos estruturados na cientificidade cosmoética da autexpressão afável, em prol da interassistencialidade megafraterna.

Você, leitor ou leitora, já examinou os fundamentos da auto e heterafetividade? Quais os resultados evolutivos alcançados até o momento?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                1
                       FUNDAMENTOS DA AFETIVIDADE                          SADIA
                                                (AFETIVOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. Os fundamentos da afetividade sadia são o conjunto de teorias, princípios, embasamentos, premissas e experimentos técnicos estruturados na cientificidade cosmoética da autexpressão afável, em prol da interassistencialidade megafraterna.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo fundamento vem do idioma Latim, fundamentum, “fundamento; alicerce”. Surgiu no Século XIII. O termo afetivo deriva do idioma Latim, affectivus, “que exprime desejo; afetivo”. Apareceu no Século XVII. A palavra afetividade surgiu no Século XX. O vocábulo sadio procede do idioma Latim, sanativus, “próprio para curar”, radical de sanatum, supino de sanare, “curar; sanar; sarar; mitigar os cuidados, os pesares, as mágoas”. Apareceu no Século XV.
             Sinonimologia: 1. Princípios da afetividade homeostática. 2. Bases da afetividade saudável. 3. Princípios da afetividade sadia.
             Neologia. As duas expressões compostas minifundamentos da afetividade sadia e maxifundamentos da afetividade sadia são neologismos técnicos da Afetivologia.
             Antonimologia: 1. Fundamentos da Conflitologia. 2. Corpus da Física. 3. Princípios da emocionalidade ectópica.
             Estrangeirismologia: o know-how conviviológico; o Conviviarium conscienciológico; a persona afetiva; o modus vivendi empático.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à megafraternidade.
             Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Afeto: disposição interassistencial. Afetividade pressupõe ternura. Amemos sem restrições. Benquerança exige reciclagens.
             Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas em ordem alfabética, pertinentes ao tema:
             1. “Afetividade. A afetividade do evoluciólogo é igual para todas as consciências, inclusive para com os princípios conscienciais pré-humanos”.
             2. “Afetividades. A afetividade inicial é a da maternidade. A afetividade sexual é da adultidade. A maxifraternidade vai além da dupla evolutiva. A autotransafetividade é vivenciada, por fim, de maneira plena, teaticamente, pela Consciex Livre (CL)”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da afetividade madura; o holopensene harmônico; o holopensene das interrelações sadias; a distorção cognitiva produzindo patopensenes impeditivos das trocas afetivas sadias; a patopensenidade; a reeducação pensênica; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
             Fatologia: os fundamentos da afetividade sadia; a base científica da afetividade; o aprofundamento das interrelações conscienciais afetivas; a formação dos vínculos empáticos; as distorções cognitivas; os esquemas cronicificados de crença nuclear sendo reforçados na infância e adolescência; a autavaliação gradativa do desafeto pela autocognição propiciando heteroperdão; as pesquisas sobre o convívio sadio; os debates online sobre autorreeducação afetiva; as crises de crescimento grupal provocadas pelo estudo teático da afetividade saudável; as autossuperações e reciclagens no aprofundamento da Conviviologia; o estudo e a pesquisa da reeducação conviviológica; a teática do afetivograma; os neologismos técnicos; a produção de gescons sobre Con2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a viviologia; as responsabilidades intermissivas quanto às recomposições grupocármicas; o advento do predomínio intraconsciencial dos sentimentos elevados; a holomaturidade psicossomática pessoal; a escolha afetiva; a identificação da melhor companhia para se viver; o autodiscernimento afetivo na escolha da parceria na dupla evolutiva (DE); a ressignificação cognitiva do afeto; o campo profissional na área da saúde amplificador da afetividade; a Higiene Consciencial indispensável; os autorreajustes temperamentais; o convívio evolutivo ampliando os atributos conscienciais; a possível aceleração na conquista da desperticidade ocorrendo a partir da afetividade discernida; a inteligência evolutiva (IE); a persistência sadia na Autopesquisologia; o Universalismo vivenciado; a autotransafetividade.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; os compromissos assistenciais assumidos na intermissão; as reconciliações multisseculares advindas da vivência afetiva; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a afetividade avançada nas práticas interassistenciais da tenepes; o extrapolacionismo parapsíquico pessoal de sentimento elevado.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo Comunicologia-Conviviologia; o sinergismo afeto-respeito; o sinergismo autorreflexão-autorreeducação; o sinergismo simpatia–força presencial; o sinergismo da convivialidade sadia.
          Principiologia: o princípio do posicionamento afetuoso; o princípio da confraternidade interconsciencial; o princípio da afeição nas interrelações; o princípio da megafraternidade; o princípio da interdependência consciencial; o princípio do respeito mútuo; o princípio da comunicação não violenta; o princípio do autoimperdoamento.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) predispondo à vivência da afetividade sadia; o código da etiqueta do convívio interpessoal; o código grupal de Cosmoética (CGC)
estabelecendo as diretrizes da convivência afetiva.
          Teoriologia: a teoria da aprendizagem grupal; a teoria de haver sempre o modo mais acertado de proceder; a teoria do Curso Intermissivo (CI); a teática das amizades na motivação do senso de equipe; a teoria da vivência multidimensional da consciência; a teoria da autocura.
          Tecnologia: a técnica do binômio anticonflituosidade-autopacificação; a técnica da qualificação da intenção; a técnica do autovivenciograma; a técnica do perdão; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da conscin-cobaia; a técnica da dupla evolutiva.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico enquanto base da consolidação das amizades intermissivas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autorreeducaciologia; o laboratório conscienciológico da Comunicologia; o laboratório conscienciológico da Interassistenciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível da Projeciologia; o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Tenepessologia; o Colégio Invisível da Reciclologia.
          Efeitologia: os efeitos admiráveis da ação fraterna; os efeitos da coexistência sadia; o efeito atrator da conscin afetiva; os efeitos multidimensionais do heteroperdão; os efeitos das afinidades pensênicas; os efeitos do acolhimento empático; os efeitos intraconscienciais da reeducação consciencial.
          Neossinapsologia: as neossinapses derivadas das interrelações afetivas; as neossinapses pacificadoras; as neossinapses interassistenciais, fraternas e universalistas; as parassinapses desenvolvidas no paracérebro e vincadas na holomemória para a vivência da maxifraternidade nas próximas vidas.
          Ciclologia: o ciclo da autorreeducação afetiva; o ciclo autopesquisa-reciclagem-autenticidade; o ciclo mudança-readaptação-renovação; o ciclo da harmonia grupal. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                      3
             Enumerologia: a análise da inteligência do cuidar; a análise da constituição e manutenção da dupla evolutiva; a análise das relações na coexistência da prole; a análise dos grupos de convivência; a análise das interrelações conscienciais; a análise das amizades evolutivas; a análise da profissão interassistencial.
             Binomiologia: o binômio afetividade-cognição; o binômio bom-tom–bom humor; o binômio abrir mão–resgatar amizades; o binômio convivência conflituosa–convivência conciliatória; o binômio Paradireitologia-Conviviologia; o ambiente de respeito interconsciencial mantendo o binômio admiração-discordância; o binômio autopesquisa-interassistencialidade.
             Interaciologia: a interação das bases afetivas gerando clima de convivência evolutiva e megafraterna.
             Crescendologia: o crescendo afetividade-transafetividade; o crescendo estagnação afetiva–reciclagem afetiva; o crescendo autodesvalia–autestima–autopacificação afetiva; o crescendo Direito-Paradireito; o crescendo psicossoma-mentalsoma; o crescendo autoafeto–pacificação íntima; o crescendo autoafeto sadio–heteroafeto sadio; o crescendo apatia-empatia qualificando a interassistência.
             Trinomiologia: o trinômio autodiscernimento-afetividade-holomaturidade; o trinômio interesse-autopesquisa-descobertas; o trinômio autafetividade-megafraternidade-autotransafetividade.
             Polinomiologia: o polinômio perdão–desopressão somática–soltura energética–desenvolvimento parapsíquico.
             Antagonismologia: o antagonismo autoimperdoamento / autotortura; o antagonismo pacifismo / belicismo; o antagonismo racionalidade / emocionalidade.
             Paradoxologia: o paradoxo de a melhoria intraconsciencial poder reverberar na melhoria de todos; o paradoxo de a conscin mais necessitada do estudo da afetividade sadia poder tornar-se especialista no tema.
             Politicologia: a autopesquisocracia; a reeducaciocracia; a lucidocracia; a interassistenciocracia; a conscienciocracia; a evoluciocracia; a cosmoeticocracia.
             Legislogia: a lei da empatia interpares; as leis da convivência evolutiva; a lei do maior esforço aplicada à qualificação da autopesquisa afetiva; a intenção e a qualidade das interrelações embasando a lei da inseparabilidade grupocármica.
             Filiologia: a neofilia; a descrenciofilia; a interassistenciofilia; a duplofilia; a recexofilia; a recinofilia; a evoluciofilia.
             Fobiologia: a superação das fobias socias na condição de conscin afetiva; o aprofundamento no estudo da conviviofobia.
             Sindromologia: o amplo espectro da síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome da autovitimização; a síndrome do ansiosismo.
             Maniologia: a mania de procrastinar a auto e heterafetividade.
             Mitologia: a desconstrução do mito do amor eterno.
             Holotecologia: a sinaleticoteca; a energeticoteca; a parapercepcioteca; a evolucioteca; a convivioteca; a socioteca; a duploteca; a proexoteca.
             Interdisciplinologia: a Afetivologia; a Conviviologia; a Holomaturologia; a Equilibriologia; a Holoconviviologia; a Comunicologia; a Duplologia; a Teoriologia; a Autodesassediologia; a Mentalsomatologia; a Interassistenciologia; a Megafraternologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin afetiva; a conscin amistosa; a conscin fraterna; a conscin altruísta; a conscin tenepessista; a conscin autoimperdoadora; a conscin heteroperdoadora; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial.
             Masculinologia: o carente de afeto; o afetado; o cobrador afetivo; o pré-serenão vulgar; o agente retrocognitor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor exis4                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a tencial; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o tenepessista; o ofiexista.
          Femininologia: a carente de afeto; a afetada; a cobradora afetiva; a pré-serenona vulgar; a agente retrocognitora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a tenepessista; a ofiexista.
          Hominologia: o Homo sapiens affectuosus; o Homo sapiens duplologus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens gregarius; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens communitarius; o Homo sapiens interactivus; o Homo sapiens evolutiens.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: minifundamentos da afetividade = o conjunto de bases afetivas adstrito à intrafisicalidade; maxifundamentos da afetividade = o conjunto de bases afetivas abarcando as múltiplas dimensões conscienciais.
          Culturologia: a cultura da megafraternidade; a cultura da generosidade; a cultura da empatia; a cultura da benevolência; a cultura do sobrepairamento; a cultura da compaixão; a cultura da afabilidade; a cultura da Reeducaciologia Afetiva.
          Caracterologia. Sob a ótica da Autopesquisologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 30 trafores facilitadores a serem desenvolvidos e aplicados pela conscin interessada no investimento da conquista da afetividade sadia:
          01. Abertismo.
          02. Acolhimento.
          03. Afabilidade.
          04. Afeição.
          05. Altruísmo.
          06. Amistosidade.
          07. Amparabilidade.
          08. Anticonflitividade.
          09. Assistencialidade.
          10. Atenção.
          11. Automegaeuforização.
          12. Autopacificação.
          13. Bondade.
          14. Bom humor.
          15. Compaixão.
          16. Compartilhamento.
          17. Cordialidade.
          18. Empatia.
          19. Esperança.
          20. Espontaneidade.
          21. Fraternidade.
          22. Gentileza.
          23. Harmonia.
          24. Intimidade.
          25. Limpidez.
          26. Otimismo.
          27. Proatividade. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               5
             28. Respeito.
             29. Sinceridade.
             30. Tranquilidade.
             Taxologia. Pela Afetivologia, o aprofundamento da afetividade pode ser categorizado em 4 grandes áreas, listadas em ordem alfabética:
             1. Autafetividade: a manutenção do apreço e autafetuosidade, admitindo o autovalor consciencial, externando com satisfação os traços-força pessoais qualificadores das reciclagens intraconscienciais de maneira benigna.
             2. Heterafetividade: o abertismo autopensênico quanto à autaceitação do afeto de outrem sem autovitimizações, independentemente da necessidade consciencial, consanguinidade ou de contrato matrimonial, tendo como princípio norteador a interassistência.
             3. Interafetividade: a prática do relacionamento afetivo consolidado pelos neo-hábitos sadios, revitalizando os vínculos conscienciais e tornando as interações mais harmônicas e Cosmoéticas.
             4. Parafetividade: a ampliação de afetos, humores e sentimentos transcendentes, construindo a psicossomaticidade sadia, vivenciados multidimensionalmente, amplificando ou potencializando a autocura das mazelas emocionais.
             Manifestações. Do ponto de vista da Experimentologia, eis, por exemplo, na ordem funcional, 3 condições essenciais da personalidade na construção da fundamentação da afetividade sadia para reflexão do pesquisador(a):
             1. Autoconscientização: o ato de identificar as necessidades afetivas.
             2. Autodiagnóstico: o ato de identificar o prenúncio das carências afetivas.
             3. Autorreeducação: o ato de identificar a construção da maturidade afetiva.
             Autodiscernimento. Concernente à Autopesquisologia, eis, na ordem alfabética, a título de exemplos, 7 necessidades conscienciais indispensáveis ao(à) pesquisador(a) no equilibrio afetivo pessoal:
             1. Alegria: o contentamento vivenciado e caracterizado por sensações psicossomáticas agradáveis manifestadas pelo olhar, sorriso, transbordando da holosfera consciencial.
             2. Compartilhamento: a satisfação íntima em receber afeto pelas benesses evolutivas hauridas com o oferecimento sincero da autoconsciencialidade em prol da heteropromoção evolutiva.
             3. Comunicação: a intercomunicação sincera ao falar e também de ser ouvido, considerando o Paradireito e os limites da interassistência, estabelecendo relações interconscienciais multidimensionais com a máxima transparência cosmoética.
             4. Confiança: a convicção quanto à sinceridade afetiva, trafores, capacidades e qualidade das interrelações saudáveis.
             5. Convivência: a capacidade de conviver em grupo e ser aceito, interagindo, comunicando-se, de modo assertivo, mesmo diante de situações críticas ou geradoras de conflitividade.
             6. Cuidado: a prioridade em ajudar, proteger, precaver, cuidar de algo ou alguém, inclusive de si mesmo, maximizando os resultados do auto e heteroafeto.
             7. Devolutiva: a receptividade à heterocrítica, predispondo-se aos feedbacks quanto à performance pessoal, com atitude afável, bem-humorada, autodiscernida para analisar ou extrair o conteúdo dos aprendizados promotores da reeducabilidade.
             Reflexão. No universo da Conscienciometria, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 7 posturas conscienciais relacionadas ao prenúncio das carências afetivas:
             1. Ansiosismo: a manutenção do estado afetivo penoso, de apreensão sem causa evidente, identificado pela expectativa de algum perigo indeterminado e impreciso, diante do qual a conscin se julga indefesa. 6                                                        En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          2. Autocriticidade nociva: a rigidez na apreciação das realidades, de modo superficial e monovisiológico, validando juízos preconcebidos, levando à perda de parâmetros críticos.
          3. Autovitimização: a mania de vitimizar-se, depreciar-se ou queixar-se, rebaixando a autestima e o amor próprio.
          4. Equívoco: a insistência em errar, sem demonstrar nenhuma intenção de renovação ou reciclagem intraconsciencial, conhecida e reconhecida por si mesma.
          5. Imaturidade: a imaturidade comunicativa, agindo com inexperiência, irracionalidade no processo de transmissão e recepção de conhecimento ou informações nas interações conscienciais, implicando baixa qualidade das interlocuções interassistenciais.
          6. Modus operandi: o hábito de manter nosopensenes, geradores de patopensenes ou ideias anticosmoéticas quanto a si mesmo ou a outrem.
          7. Posicionamento de esquiva: o murismo consciencial quanto aos autodeveres e o não cumprimento das próprias obrigações, mantendo pertúrbios intraconscienciais e atuação na zona de conforto patológica.
          Terapeuticologia. A afetividade evolutiva é remédio contra a irresponsabilidade intermissiva. As autorreciclagens intraconscienciais, a autorreflexão, o autocomedimento e a priorização evolutiva nas ações pessoais possibilitam a prontidão assistencial multidimensional.
          Autovalor. A autestima, valorizada a partir do autodiscernimento lúcido quanto às realidades mais íntimas, determina as bases do amor próprio, a vivência da Cosmoética e as contínuas mudanças para novos patamares evolutivos.
          Maturidade. Diante da Discernimentologia, a antiafetividade abala a autestima, a autoconfiança nas interrelações evolutivas, comprometendo a autopacificação, os saldos assistenciais e a manifestação traforística.
          Equilibrio. Sob a ótica da Conviviologia, a condição da auto e heterafetividade é base da saúde holossomática e da autopacificação íntima, qualificadoras da convivência fraterna e da interdependência evolutiva favorecedora da evolução pessoal.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com os fundamentos da afetividade sadia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abraço: Psicossomatologia; Neutro.
          02. Acalmia mental: Mentalsomatologia; Homeostático.
          03. Autopacificação teática: Pacifismologia; Homeostático.
          04. Autorreeducação conviviológica: Autorreeducaciologia; Homeostático.
          05. Binômio abrir mão–sobrepairar: Holomaturologia; Homeostático.
          06. Cobrador afetivo: Parapatologia; Nosográfico.
          07. Comunicação assertiva: Comunicologia; Neutro.
          08. Crescendo afetividade-transafetividade: Transverponologia; Homeostático.
          09. Investimento afetivo: Mentalsomatologia; Homeostático.
          10. Oportunidade de melhoria: Reciclologia; Homeostático.
          11. Reciclagem integrada: Recexologia; Homeostático.
          12. Reconciliação autocurativa: Autevoluciologia; Homeostático.
          13. Sedentarismo afetivo: Psicossomatologia; Nosográfico.
          14. Senso de fraternidade: Conviviologia; Homeostático.
          15. Sinergismo gratidão-generosidade: Interassistenciologia; Homeostático. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                   7
      OS PRINCÍPIOS DA FUNDAMENTAÇÃO DA AFETIVIDADE
       SÃO DESAFIOS EXAUSTIVOS ÀS CONSCINS ATILADAS
      NO DESENVOLVIMENTO DOS SENTIMENTOS ELEVADOS, EMBASADOS NA REEDUCAÇÃO PARA CONVIVÊNCIA SADIA.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, já examinou os fundamentos da auto e heterafetividade? Quais os resultados evolutivos alcançados até o momento?
             Bibliografia Específica:
             1. Tornieri, Sandra; Convivialidade Madura Pró-Desperticidade; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Ed. Especial; Vol. 10; N. 3; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 7 enus.; 1 microbiografia; 16 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2006; páginas 238 a 251.
             2. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 332 e 403.
             3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vol. I; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2 a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 56 e 57.
                                                                                                                 L. P. S.