Função Amparadora

A função amparadora é o ato, processo, conduta, ação ou técnica da conscin lúcida capaz de torná-la mais assistencial por meio da imitação ou buscando viver à semelhança do amparador (ou amparadora) extrafísico de função.

Qual o nível da interação mantida por você, leitor ou leitora, com o amparador extrafísico? Você já tem capacidade para imitar as posturas evolutivas do amparador?

      FUNÇÃO AMPARADORA
                                       (AMPAROLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A função amparadora é o ato, processo, conduta, ação ou técnica da conscin lúcida capaz de torná-la mais assistencial por meio da imitação ou buscando viver à semelhança do amparador (ou amparadora) extrafísico de função.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo função provém do idioma Latim, functio, “trabalho; exercício; consecução; funcionamento”, de fungor, “cumprir; desempenhar; exercer; executar; satisfazer”. Surgiu no Século XVII. A palavra amparador vem do mesmo idioma Latim, anteparare, “preparar de antemão; dispor antecipadamente; aparelhar; pôr algo à frente para proteger”. Apareceu no Século XIV.
          Sinonimologia: 01. Função de amparador. 02. Função de amparadora. 03. Função assistencial. 04. Função interassistencial. 05. Técnica de amparador. 06. Técnica de amparadora. 07. Imitação de amparador. 08. Imitação de amparadora. 09. Imitação proativa. 10. Prototipia evolutiva.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 22 cognatos derivados do vocábulo função: antifunção; antifuncionalidade; antifuncionalismo; autofunção; bifuncional; disfunção; disfuncional; funcional; funcionalidade; funcionalismo; funcionalista; funcionalística; funcionalístico; funcionalizar; funcionamento; funcionar; funcionária; funcionário; funcionarismo; multifuncional; multifuncionalidade; polifuncional.
          Neologia. As 3 expressões compostas função amparadora, função amparadora básica e função amparadora evoluída são neologismos técnicos da Amparologia.
          Antonimologia: 1. Condição de amparando. 2. Condição de assistido.
          Estrangeirismologia: o strong profile.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à interassistencialidade cosmoética.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da interassistencialidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade.
          Fatologia: a função amparadora; a assistência interconsciencial; a função mantendo o órgão; a função magna da autocognição no caminho da evolução.
          Parafatologia: a função de amparador; a função de amparadora; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a iscagem consciencial lúcida; a soltura energossômica; o amparador extrafísico de função na condição de cobaia evolutiva útil; o convívio da conscin tenepessista com o amparador de função; o nível do entendimento da conscin lúcida quanto ao amparador extrafísico de função; a amizade interdimensional; a camaradagem interassistencial.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo (trio) das energias conscienciais (ECs) a 3 (amparador extrafísico / assistente / assistido).
          Principiologia: o princípio da afinidade consciencial.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria e a prática da interassistencialidade.
          Tecnologia: a técnica da tentativa e acerto; a técnica das 50 vezes mais.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico da tenepes.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Proexologia.
          Efeitologia: os efeitos cognitivos da solidariedade interassistencial.
          Neossinapsologia: as neossinapses geradas pela interassistencialidade multidimensional.
          Ciclologia: o ciclo amparador intrafísico–amparador extrafísico.
          Binomiologia: o binômio assistente-assistido; o binômio interassistencial tenepes-ofiex; o binômio miniproéxis-maxiproéxis; o binômio amparador intrafísico–amparador extrafísico; o binômio consolação-esclarecimento; o binômio excesso-carência; a função do binômio funil do renascimento–fole do soma; a função do binômio Paragenética-Genética.
          Interaciologia: a interação amparador-amparando; a interação das funções e as múltiplas implicações evolutivas.
          Crescendologia: o crescendo assistido hoje–assistente amanhã.
          Trinomiologia: a função do trinômio Holobiografologia-Holomnemônica-Parageneticologia.
          Polinomiologia: o polinômio EV–arco voltaico craniocrachal–tenepes–ofiex.
          Antagonismologia: o antagonismo abrir os braços / cruzar os braços; o antagonismo tradição / renovação.
          Politicologia: a interassistenciocracia.
          Legislogia: a lei do contágio; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei do maior esforço; as leis da proéxis; a lei de ação e reação; a lei do exemplarismo; a lei da evolução.
          Filiologia: a assistenciofilia; a conscienciofilia.
          Mitologia: a Antimitologia.
          Holotecologia: a assistencioteca; a parapedagogoteca; a pensenoteca; a despertoteca; a experimentoteca; a cosmoeticoteca; a convivioteca.
          Interdisciplinologia: a Amparologia; a Ortomimeticologia; a Exemplologia; a Interassistenciologia; a Autevoluciologia; a Autocosmoeticologia; a Autoproexologia; a Autexperimentologia; a Conviviologia; a Intrafisicologia; a Extrafisicologia.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens energossomaticus; o Homo sapiens maxifraternus; o Homo sapiens experimentatus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens teleguiatus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: função amparadora básica = a da conscin praticante da tenepes; função amparadora evoluída = a da conscin mantenedora da ofiex pessoal.
          Culturologia: a cultura da interassistencialidade.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a função amparadora, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Amparador extrafísico: Interassistenciologia; Homeostático.
          02. Assistência do assistido: Interassistenciologia; Homeostático.
          03. Atitude pró-amparador extrafísico: Interassistenciologia; Homeostático.
          04. Atrator: Evoluciologia; Neutro.
          05. Companhia eletiva: Conviviologia; Neutro.
          06. Epicon lúcido: Evoluciologia; Homeostático.
          07. Ganho evolutivo: Autevoluciologia; Homeostático.
          08. Imitação evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático.
          09. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
          10. Personalidade singular: Evoluciologia; Homeostático.
          11. Referência: Autevoluciologia; Neutro.
          12. Sinalizador evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
     A TÉCNICA DA FUNÇÃO AMPARADORA É EXTRAORDINÁRIO RECURSO EVOLUTIVO PARA TODA CONSCIN,
   HOMEM OU MULHER, QUANDO DISPOSTA A RECICLAR
   OS PRÓPRIOS ESFORÇOS DE AUTOCOGNIÇÃO LÚCIDA.
          Questionologia. Qual o nível da interação mantida por você, leitor ou leitora, com o amparador extrafísico? Você já tem capacidade para imitar as posturas evolutivas do amparador?
Você está plenamente consciente da função para a qual foi chamado?