Fonte de Assombro

A fonte de assombro é determinado objeto, pessoa, fato, parafato, realidade ou pararrealidade capaz de gerar impacto, na condição de reação espontânea, inesperada ou instintiva na conscin, homem ou mulher, observadora e emocionalmente predisposta.

Você já testemunhou a manifestação de alguma fonte de assombro?

      FONTE DE ASSOMBRO
                                    (EXPERIMENTOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A fonte de assombro é determinado objeto, pessoa, fato, parafato, realidade ou pararrealidade capaz de gerar impacto, na condição de reação espontânea, inesperada ou instintiva na conscin, homem ou mulher, observadora e emocionalmente predisposta.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo fonte vem do idioma Latim, fons, “fonte; nascente; manancial de água”. Apareceu no Século XIII. O vocábulo assombrar é de origem controversa, provavelmente do idioma Latim, umbra, “sombra produzida pelo corpo interposto entre a luz e a Terra; sombreado; lugar à sombra; imagem sem consistência”. Surgiu no Século XIV. A palavra assombro apareceu no Século XVII.
          Sinonimologia: 1. Motivo de assombro. 2. Fonte de curiosidade. 3. Causa de espanto. 4. Origem do impacto. 5. Fenômeno singular. 6. Holopensene turbulento.
          Neologia. As 3 expressões compostas fonte de assombro, minifonte de assombro e megafonte de assombro são neologismos técnicos da Experimentologia.
          Antonimologia: 1. Local da mesmice. 2. Situação rotineira. 3. Holopensene pacificado. 4. Ocorrência prevista.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Espanto: ignorância primária.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do assombro; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: a fonte de assombro; o assombro-curiosidade; o assombro-surpresa; o assombro-credulidade; o assombro-portento; o assombro-maravilha; o assombro-lavagem subcerebral; a inserção abrupta de algo na pasmaceira do cotidiano; a intervenção da singularidade; o fato assombroso; o evento impactante; o fenômeno surpreendente; o episódio imprevisto; a surpresa agradável; a surpresa desagradável; a perplexidade ante a verpon; o detonador da admiração; as superstições; os folclores; as idolatrias; a quebra da rotina; a alteração do realismo dos fatos; o fator desencadeante da atenção; o ato de arregalar os olhos; a boca aberta de espanto; o aparente milagre; o desassombro racional; a desdramatização lógica pessoal; a diminuição dos autassédios emocionais; a minimização das minicrises; o descarte dos surtos de imaturidade.
          Parafatologia: a sinalética energética e parapsíquica pessoal.


                                            III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio da descrença.
          Enumerologia: o espanto; o susto; a intimidação; o medo; a admiração; o encanto; o fascínio.
          Binomiologia: o binômio ação-reação; o binômio cognição-emoção.
          Trinomiologia: o trinômio ações-reações-opiniões.
          Antagonismologia: o antagonismo lógica / razão; o antagonismo antidiscernimento /
autodiscernimento; o antagonismo conscin questionadora / conscin crédula; o antagonismo experimentador parapsíquico / delirante imaginário; o antagonismo amparo / heterassédio; o antagonismo coragem / covardia; o antagonismo realidade / fantasia.
          Filiologia: a espectrofilia; a gnosiofilia; a fatofilia.
          Sindromologia: a síndrome de Stendhal; a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome de Swedenborg.
          Holotecologia: a abstratoteca; a abstrusoteca; a controversioteca; a curiosoteca; a fenomenoteca.
          Interdisciplinologia: a Experimentologia; a Fenomenologia; a Parafenomenologia; a Autopesquisologia; a Descrenciologia; a Mentalsomatologia; a Psicossomatologia; a Conviviologia; a Conscienciometrologia; a Consciencioterapia; a Paraprofilaxiologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a consréu ressomada; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida.
          Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o tenepessista; o projetor consciente; o basbaque.
          Femininologia: a pré-serenona vulgar; a tenepessista; a projetora consciente; a basbaque.
          Hominologia: o Homo sapiens attractivus; o Homo sapiens inconsciens; o Homo sapiens attonitus; o Homo sapiens vulgaris; o Homo sapiens immaturus; o Homo sapiens ilogicus; o Homo sapiens perplexus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: minifonte (fontícula) de assombro = o bilhete de loteria premiado para o jogador ansioso; megafonte de assombro = a aparição intrafísica do Serenão aos olhos do observador humano atônito.
          Fontes. Na análise da Holomaturologia, além da fonte de assombro, há outros múltiplos tipos ou naturezas de fontes na vida evolutiva da consciência, por exemplo, estas 10, dispostas na ordem alfabética, a fim de ampliar a cosmovisão do assunto:
          01. Fonte de água: a natural; a mineral; a potável; a termal; a limpa; o olho d’água.
          02. Fonte de arquétipos: o imaginário coletivo; a imaginação; a Imagisticologia.
          03. Fonte de consulta: a enciclopédia; a Holoteca; o livro; o artigo técnico; os textos científicos.
          04. Fonte de informação: a comunicação; os conhecimentos; a Informática; a Internet; a Arquivologia; a Central Extrafísica da Verdade (CEV).
          05. Fonte de inspiração: a paraprocedência da conscin; as autorretrocognições; o amparo extrafísico de função; a interassistencialidade consciencial; a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF).
          06. Fonte de luz: a energia; a eletricidade; a força elétrica; a usina elétrica.
          07. Fonte de poder: a energia imanente; a energia consciencial (EC); a Central Extrafísica de Energia (CEE).
          08. Fonte de progresso: a Ciência; a Tecnologia, quando pacifista; os centros de pesquisas; a universidade.
          09. Fonte de recreação: o playground; o clube; o ginásio; o salão de fitness; o body-building.
          10. Fonte de renda: o trabalho; o negócio; o empreendimento; a empresa; a profissão.
          Caracterologia. Segundo a Psicossomatologia, o assombro da conscin pode ser classificado em duas categorias básicas:
          1. Assombro sadio: hígido; homeostático; positivo; limpo; evolutivo.
          2. Assombro doentio: patológico; negativo; espúrio; regressivo.
          Taxologia. Sob a ótica da Experimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 20 exemplos de fontes de assombro comuns na vida humana moderna:
          01. Aparição. O fenômeno parapsíquico da aparição da consciex à conscin.
          02. Atleta. O atleta de maratona batendo o recorde olímpico ante os espectadores.
          03. Autopsicofonia. A vivência pela conscin do fenômeno da autopsicofonia.
          04. Autorretrocognição. A prova vivenciada da autorretrocognição pela conscin parapsíquica sobressaltada.
          05. Clandestino. A descoberta, em pleno voo, do passageiro clandestino dentro do avião.
          06. Coelho. O coelho saindo de dentro da cartola do mágico profissional.
          07. Contorcionista. A mulher contorcionista na apresentação pública do circo.
          08. Decolagem. A autovivência do impressionante fenômeno de desprendimento ou decolagem do psicossoma.
          09. Doente. A melhoria ou recuperação surpreendente do paciente desenganado.
          10. Encontro. O encontro com o velho amigo depois de décadas de ausência.
          11. EQM. A autovivência da experiência da quase morte pela pessoa materialista.
          12. Extrapolação. A autovivência da condição da extrapolação da autocompetência evolutiva.
          13. Furo. A revelação ao público, em primeira mão, pela imprensa, do fato momentoso.
          14. Gravidez. A constatação da gravidez indesejada pela jovem mãe solteira.
          15. Menina. A performance precoce da menina pianista, virtuosa, superdotada.
          16. Mulher. O truque da mulher viva, aparentemente cerrada ao meio, no palco.
          17. Popstar. A passagem inesperada, na rua, da jovem popstar perturbadoramente bonita.
          18. Presente. O valioso presente recebido de surpresa do parente afastado.
          19. Primener. A ocorrência inédita da condição autovivenciada da primavera energética.
          20. Trapezista. O clímax do malabarismo do artista suspenso no trapézio.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a fonte de assombro, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          1. Descrenciologia: Experimentologia; Homeostático.
          2. Fatuística: Experimentologia; Neutro.
          3. Frustração: Psicossomatologia; Nosográfico.
          4. Fruto experimental: Experimentologia; Homeostático.
          5. Interação essência-acidente: Mentalsomatologia; Nosográfico.
          6. Musa científica: Experimentologia; Neutro.
          7. Surpreendência: Conviviologia; Neutro.
  SEM A AUTOLUCIDEZ DA CONSCIÊNCIA OBSERVADORA,
   É IMPRATICÁVEL A IDENTIFICAÇÃO DA FONTE DE ASSOMBRO E DA CONSEQUENTE ABORDAGEM TÉCNICA
 E ANÁLISE LÓGICA DO FATO OU PARAFATO SINGULAR.
          Questionologia. Você já testemunhou a manifestação de alguma fonte de assombro?
Porventura, já provocou e foi, por si mesmo, alguma fonte de assombro?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Enciclopédia da Conscienciologia; revisores: Equipe de Revisores do Holociclo – CEAEC; 772 p.; 80 abrevs.; 1 biografia; 1 CD-ROM; 240 contrapontos; cronologias; 35 E-mails; 4 endereços; 961 enus.; estatísticas; 2 filmografias; 1 foto; 240 frases enfáticas; 5 índices; 574 neologismos; 526 perguntas; 111 remissiologias; 12 siglas; 15 tabs.; 6 técnicas; 12 websites; 201 refs.; 1 apênd.; alf.; estrang.; geo.; ono.; tab.; 28 x 21 x 4 cm; enc.; Ed. Protótipo Avaliação das Tertúlias; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2006; página 660.
            2. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 328 e 696.
            3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 123 e 655