Fato Contrário

O fato contrário é o acontecimento, ocorrência, episódio, conjuntura, incidente, advento, fenômeno, realidade ou surpreendência em oposição ao esperado, suposto ou dentro das aspirações essenciais da vida humana ou da vontade da conscin.

Você ainda se surpreende ou se vitimiza perante os fatos contrários?

      FATO CONTRÁRIO
                                          (FATUÍSTICA)


                                           I. Conformática

          Definologia. O fato contrário é o acontecimento, ocorrência, episódio, conjuntura, incidente, advento, fenômeno, realidade ou surpreendência em oposição ao esperado, suposto ou dentro das aspirações essenciais da vida humana ou da vontade da conscin.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. A palavra fato vem do idioma Latim, factum, “feito; ação; façanha; empresa”. Surgiu no Século XVI. O termo contrário procede também do idioma Latim, contrarius, “oposto; que está em frente de”. Apareceu no Século XIII.
          Sinonimologia: 1. Acontecimento negativo. 2. Fato imprevisto. 3. Fator antiproéxis. 4. Parafato contrário. 5. Infortunística. 6. Antibamburriologia.
          Neologia. As 3 expressões compostas minifato contrário, maxifato contrário e megafato contrário são neologismos técnicos da Fatuística.
          Antonimologia: 1. Fato favorável. 2. Fato previsto. 3. Fator pró-proéxis. 4. Parafato favorável. 5. Fortunística. 6. Bamburriologia.
          Estrangeirismologia: o breakdown.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o assunto: – Ocorrem megafatos incômodos.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: os ortopensenes; a ortopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade.
          Fatologia: o fato contrário; o fato imprevisto; o fato esquipático; o fato adverso; o fato infeliz; o fato assombroso; o fato impactante; o fato complexo; o fato indesmentível; a leitura correta do fato contrário; a versão do fato; a evolução do fato; a repercussão do fato; o contágio do fato; a recorrência do fato; o fator negativo principal do fato contrário; o surgimento do problema; o aparecimento da pendência; a condição antimesméxis; o desgosto; o acidente de percurso; o contratempo; o atropelo; o estorvo; o dissabor; o incômodo; o travão; o colapso; o surto; o transe; o fiasco; o insucesso; o malogro; a falência; o desastre; o prejuízo; a calamidade; a tragédia; a vicissitude; o percalço; o contravapor; o choque existencial; a surpresa desagradável; a autodecepção; o autodesapontamento; o estresse negativo; o autassédio neurogênico; a hora da reflexão imposta; o dia atípico; a mudança dos planos; a exigência ulterior; o despreparo ante o infortúnio; o autodescortino das surpresas; a hora da autocompetência ante o fato contrário; a reciclagem compulsória; a crise de crescimento; o fato-recorte do cosmograma.
          Parafatologia: a vivência do estado vibracional (EV) profilático.


                                           III. Detalhismo

          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do cosmograma.
          Enumerologia: a disparidade; a aleatoriedade; a contrariedade; a infelicidade; a adversidade; a incompreensão da excentricidade; a ortopensenidade pessoal.
          Antagonismologia: o antagonismo fato / factoide; o antagonismo fato / versão infiel.
          Holotecologia: a fatoteca; a fenomenoteca.
          Interdisciplinologia: a Fatuística; a Fatologia; a Extrapautalogia; a Infortunística; a Assediologia; a Experimentologia; a Acidentologia; a Autodiscernimentologia; a Recexologia; a Conscienciometrologia; a Perdologia; a Antibamburriologia; o Opcionismo; a Deficienciologia; a Desviologia; a Cosmanálise; a Paraprofilaxiologia; a Parafatuística.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a protoconsciência; a consciênçula; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida.
          Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o reciclante existencial; o tenepessista; o projetor consciente; o epicon lúcido; o conscienciólogo; o vencedor; o perdedor; o frustrado; o desô.
          Femininologia: a pré-serenona vulgar; a reciclante existencial; a tenepessista; a projetora consciente; a epicon lúcida; a consciencióloga; a vencedora; a perdedora; a frustrada; a desô.
          Hominologia: o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens perditor; o Homo sapiens projectius; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens offiexista.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: minifato contrário = o fato da quebra do dente do executivo durante o almoço de negócios na churrascaria; maxifato contrário = o fato constrangedor da reprovação no ano letivo do jovem estudante; megafato contrário = o fato da constatação surpreendente do estado da gravidez indesejada da jovem menor.
          Repercussão. Segundo a Fatuística, importa, sobremodo, no fato contrário, o universo da abrangência dos efeitos atingindo apenas a conscin infeliz ou repercutindo grupalmente em inúmeras outras, bem como a relevância, ou seja, tão somente a ocorrência de algo passageiro ou, ainda, a manifestação de verdadeiro estigma existencial duradouro.
          Condições. Sob a ótica da Experimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 condições evolutivas multifacetadas, sadias ou doentias, sobre as quais devemos viver atentos, pois são capazes de surgirem na esteira dos fatos contrários, em geral:
          01. Antiproéxis. O fator antiproéxis evidente, atuante e logicamente descartável.
          02. Antissonho. O antissonho dourado pessoal desfazendo antigas aspirações.
          03. Autopesquisas. A técnica racional dos fatos orientando as autopesquisas.
          04. Dessomática. A dessoma inesperada de alguém próximo gerando crise existencial.
          05. Destruição. A chegada intempestiva da macro-PK destrutiva.
          06. Gancho. O fato contrário empregado, inteligentemente, como gancho didático.
          07. Higiene. A falta de Higiene Consciencial ou do bom humor pessoal.
          08. Melin. A instalação patológica da condição da melancolia intrafísica.
          09. Profilaxia. A profilaxia do próximo fato contrário da conscin lúcida e alerta.
          10. Proveito. A técnica de saber tirar proveito da desvantagem inicial a partir da minimização dos fatos.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o fato contrário, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          1. Aborrecimento: Psicossomatologia; Nosográfico.
          2. Adversidade: Holocarmologia; Nosográfico.
            3.  Alerta consciencial: Paraprofilaxiologia; Homeostático.
            4.  Fatuística: Experimentologia; Neutro.
            5.  Frustração: Psicossomatologia; Nosográfico.
            6.  Surpreendência: Conviviologia; Neutro.
            7.  Traumatismo: Parapatologia; Nosográfico.
   O FATO CONTRÁRIO HÁ DE SER TOMADO, COM INTELIGÊNCIA, AO MODO DE NEODESAFIO PESSOAL À DINÂMICA DA EVOLUÇÃO OU A ADVERTÊNCIA PROVIDENCIAL
         PARA A MELHORIA DA AUTOCONSCIENCIALIDADE.
            Questionologia. Você ainda se surpreende ou se vitimiza perante os fatos contrários?
Tal reação acarreta algum prejuízo a você?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Enciclopédia da Conscienciologia; revisores: Equipe de Revisores do Holociclo – CEAEC; 772 p.; 80 abrevs.; 1 biografia; 1 CD-ROM; 240 contrapontos; cronologias; 35 E-mails; 4 endereços; 961 enus.; estatísticas; 2 filmografias; 1 foto; 240 frases enfáticas; 5 índices; 574 neologismos; 526 perguntas; 111 remissiologias; 12 siglas; 15 tabs.; 6 técnicas; 12 websites; 201 refs.; 1 apênd.; alf.; estrang.; geo.; ono.; tab.; 28 x 21 x 4 cm; enc.; Ed. Protótipo Avaliação das Tertúlias; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2006; páginas 73 a 75.
            2. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 26, 60, 135, 178, 217, 380, 444, 446, 464 e 472.