Expectativa

A expectativa é a condição íntima de a consciência, intra ou extrafísica, esperar retorno ou resposta por meio dos pensenes, posicionamentos, atitudes e comportamentos de conscins e consciexes, e ainda, das situações, fatos e ocorrências no entorno.

Você, leitor ou leitora, ainda alimenta expectativas em relação ao comportamento das demais consciências? Considera abrir mão do retorno das ações interassistenciais?

      EXPECTATIVA
                                     (INTERACIOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. A expectativa é a condição íntima de a consciência, intra ou extrafísica, esperar retorno ou resposta por meio dos pensenes, posicionamentos, atitudes e comportamentos de conscins e consciexes, e ainda, das situações, fatos e ocorrências no entorno.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O vocábulo expectativa provém do idioma Latim Medieval, ex(s)pectativus, derivado do radical ex(s)pectatum, supino do verbo ex(s)pectare, “estar na expectativa de; esperar; desejar; ter esperança”. Surgiu no Século XVI.
         Sinonimologia: 1. Expectação. 2. Espera. 3. Aguardamento.
         Antonimologia: 1. Indiferença. 2. Desinteresse. 3. Desilusão.
         Estrangeirismologia: a open mind; o rapport com ideias afins; a calm mind vivenciada diuturnamente; o modus ratiocinandi equilibrado; a glasnost consciencial; o raciocínio a priori; os conflicting thoughts; a mental rumination.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às interações conscienciais sadias.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da tensão intraconsciencial; as influências holopensênicas; a interferência de consciexes geradoras de confusão pensênica quanto aos possíveis acontecimentos; os autopensenes geradores de ansiedade e expectativa; o holopensene da reciprocidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os pensenes assistenciais.
         Fatologia: a expectativa; a expectativa exequível; as expectativas do cotidiano; a probabilidade de ocorrência; a busca da perfeição; a expectativa frustrada; a decepção; a distorção na análise da situação e das probabilidades quanto aos resultados esperados; o raciocínio falho; o ângulo de visão; os filtros mentais pessoais; as ideias pré-concebidas; a percepção e / ou interpretação incorreta gerando expectativas inatingíveis; as expectativas geradas pelas religiões; o desapontamento perante a ausência de retorno; as falsas promessas; as idealizações; os enredos mentais imaginários; as carências geradoras de expectativas; os autodevaneios repetitivos consequentes da expectativa; a ansiedade; os processos emocionais; as imaturidades; a espera pelos encontros e reencontros; as falhas de comunicação; as evocações nocivas originadas das expectativas; os riscos imaginários; a imposição de ideias visando diminuir as expectativas; o desrespeito às opções alheias; a espera nem sempre bem intencionada; o egocentrismo e a arrogância impondo aos demais a satisfação das expectativas pessoais; os valores pessoais conflitantes com os valores alheios; o descontrole pessoal induzindo expectação; a atribuição de culpa pelo retorno frustrado; a acusação despropositada; os mecanismos de cobrança; a expectativa de recompensa e retribuição pelo feito; as limitações pessoais e alheias; as expectativas ativando mecanismos de defesa do ego (MDEs); a autexposição na condição de fator gerador de expectativas; o mecanismo da esquiva e / ou indiferença; a ausência de planos pelo medo da frustração; a falta de autocriticidade; os deslumbramentos; o desejo do entendimento alheio; os solilóquios; os experimentos geradores de ansiedade; a transitoriedade da vida e dos acontecimentos; o inesperado; a aceitação das incertezas; a adaptabilidade; a espera do alcance das metas; a autoinserção no fluxo do Cosmos; a surpreendência para além das expectativas; a sintonia com a autoproéxis; a responsabilidade pessoal para alcançar os resultados almejados; a desformatação das ideias pré-concebidas; a desconstrução de expectativas; o desapego; a assertividade nas relações interpessoais; o comprometimento tranquilizador; os contratos assumidos; a promessa cumprida; a capacidade de autodesassédio; o autocontrole minimizando ansiedades e medos; a vivência do perdão; a aceitação do outro; o altruísmo; a predisposição assistencial; a condição da desperticidade; o padrão de anticonflitividade.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a expectativa do encontro com o amparador extrafísico; a expectativa da projeção consciente; as vivências parapsíquicas esperadas; o medo do assediador extrafísico; as expectativas geradas na pré e pós-dessoma.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo ausência de expectativa–potencialização da interassistência; o sinergismo conexão com amparo–controle da expectativa; o sinergismo paralisante expectativa-tensão-ansiedade.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria das interrelações conscienciais.
          Tecnologia: a técnica da autorreflexão de 5 horas; as técnicas de relaxamento.
          Voluntariologia: a interassistência prestada no voluntariado conscienciológico capaz de diminuir as expectativas interpares.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico do EV; o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV).
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Comunicologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível da Tenepessologia; o Colégio Invisível da Serenologia.
          Efeitologia: o efeito do processo emocional repercutindo nas expectativas; o efeito do trabalho energético na manutenção da lucidez e diminuição das expectativas.
          Neossinapsologia: a criação de neossinapses na superação do ansiosismo e das incertezas.
          Ciclologia: o ciclo tentativas-erros geradores de expectativas a cada recomeço.
          Binomiologia: o binômio pessoas diferentes–manifestações distintas; o binômio expectativa-recompensa; o binômio expectativa-cobrança; o binômio loc interno–loc externo.
          Interaciologia: a interação valor pessoal–expectativa; a interação realidade alheia–realidade pessoal; a interação Socin-Sociex.
          Crescendologia: o crescendo expectativa-realização; o crescendo diminuição do percentual de expectativa–diminuição do estresse–aumento do autapaziguamento.
          Trinomiologia: o trinômio distorção perceptiva–distorção interpretativa–conclusão errônea; o trinômio raciocínio falho–interpretação incorreta–expectativa frustrada; o trinômio expectativa exagerada–frustração–antagonismo; o trinômio expectativa frustrada–decepção–arrependimento.
          Polinomiologia: o polinômio desejo-motivação-busca-expectativa-resultado; o polinômio empatia–diminuição da expectativa–interassistência–assertividade.
          Antagonismologia: o antagonismo expectativa adequada / expectativa exagerada; o antagonismo ideal / real; o antagonismo planejado / inesperado; o antagonismo expectativa atendida / expectativa frustrada.
          Legislogia: a lei de causa e efeito.
          Filiologia: a neofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a fobia de errar.
          Sindromologia: a síndrome do ansiosismo; a síndrome do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC); a síndrome da bipolaridade.
          Maniologia: a mania de sempre esperar o pior.
          Holotecologia: a assistencioteca; a despertoteca; a evolucioteca; a comunicoteca; a cosmoeticoteca; a convivioteca; a parapercepcioteca.
          Interdisciplinologia: a Interaciologia; a Sociologia; a Conviviologia; a Paradireitologia; a Cosmoeticologia; a Interassistenciologia; a Despertologia; a Pensenologia; a Parapercepciologia; a Etologia; a Psicossomatologia; a Mentalsomatologia; a Evoluciologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a conscin vulgar; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; a personalidade adaptável; a personalidade difícil; a personalidade otimista; a personalidade pessimista; a personalidade realista; o pré-serenão; o ser desperto; o ser interassistencial.
          Masculinologia: o acoplamentista; o amparador; o assediador; o autista; o autodecisor; o comunicólogo; o conviviólogo; o expectador; o frustrado; o perdedor; o vencedor; o realizador; o pesquisador; o proexista; o reeducador; o tenepessista; o parapercepciologista; o projetor consciente; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a amparadora; a assediadora; a autista; a autodecisora; a comunicóloga; a convivióloga; a expectadora; a frustrada; a perdedora; a vencedora; a realizadora; a pesquisadora; a proexista; a reeducadora; a tenepessista; a parapercepciologista; a projetora consciente; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens adaptabilis; o Homo sapiens anxius; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens credulus; o Homo sapiens illucidus; o Homo sapiens immaturus; o Homo sapiens obsessor; o Homo sapiens obsidiatus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: expectativa emocional = aquela baseada no desejo da ocorrência de algo ou nas percepções e interpretações incorretas ou fantasiosas, sem criticidade e discernimento; expectativa racional = aquela proveniente da análise coerente e crítica, considerando fatos passados e tendências futuras, com prevalência do discernimento.
          Culturologia: o multiculturalismo; a cultura da intercooperação; a cultura da recompensa; as diferenças culturais.
          Caracterologia. Eis, em ordem alfabética, 10 variáveis a serem consideradas na expansão do tema, capazes de interferir no conteúdo da expectativa:
          01. Ansiedade. O incômodo gerado pelas expectativas e a falta de tranquilidade pessoal, podendo resultar na tentativa de domínio e controle da situação, de maneira inadequada.
          02. Apriorismo. As ideias pré-existentes podendo facilitar ou dificultar a aceitação de novas condições, afetando expectativas.
          03. Autoconceito. A autoimagem fundamentada na crença das capacidades pessoais visando o alcance dos resultados almejados, adequada ou inadequada.
          04. Comunicação. A falta, incompletude ou inadequação das informações podendo implicar em expectativas equivocadas e resultados insatisfatórios.
          05. Ego. O fato de a síntese de toda expectativa ser íntima e pessoal, mesmo havendo metas grupais, podendo ser elemento facilitador ou dificultador das análises.
          06. Maturidade. A iniciativa de trazer a responsabilidade para si e, ao mesmo tempo, reduzir as exigências com os demais, requerendo maior autossuperação e intercompreensão.
          07. Motivação. O nível de interesse gerador da expectativa podendo funcionar como elemento propulsor da ação.
          08. Objetivo. Os valores, intenções e níveis de Cosmoética repercutindo nas escolhas e expectativas.
          09. Rigor. As auto e heterocobranças excessivas podendo prejudicar a real percepção dos limites dos envolvidos.
          10. Senso de realidade. O correto dimensionamento das capacidades pessoais e grupais tendendo a adequar as expectativas.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a expectativa, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Ansiedade: Psicossomatologia; Nosográfico.
          02. Assistência sem retorno: Interassistenciologia; Homeostático.
          03. Binômio expectativa-recompensa: Autoconscienciometrologia; Nosográfico.
          04. Carência insatisfeita: Autoproexologia; Neutro.
          05. Complicador: Experimentologia; Neutro.
          06. Dependência: Psicossomatologia; Nosográfico.
          07. Distúrbio aleatório: Parapatologia; Neutro.
          08. Extrapauta: Comunicologia; Neutro.
          09. Fato contrário: Fatuística; Neutro.
          10. Frustração: Psicossomatologia; Nosográfico.
          11. Juízo de valor: Heterocriticologia; Neutro.
          12. Leitura correta: Cosmovisiologia; Homeostático.
          13. Poder de realização: Autodeterminologia; Neutro.
          14. Propulsor da vontade: Evoluciologia; Neutro.
          15. Surpreendência: Conviviologia; Neutro.
   NA MEDIDA DA EVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA, AMPLIAÇÃO DA AUTOLUCIDEZ E QUALIFICAÇÃO DA INTERASSISTÊNCIA, DIMINUEM AS EXPECTATIVAS EMOCIONAIS
      EM RELAÇÃO AOS COMPASSAGEIROS EVOLUTIVOS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, ainda alimenta expectativas em relação ao comportamento das demais consciências? Considera abrir mão do retorno das ações interassistenciais?
                                                                                         M. R. V.