Equilíbrio Dinâmico

O equilíbrio dinâmico é o estado ou condição de estabilidade ou harmonia produzida pelo balanceamento entre forças opostas, permanentemente perturbado e restaurado, fundamentando a condição sistêmica de tudo no Cosmos estar sob controle no curso contínuo do movimento evolutivo.

Você, leitor ou leitora, compreende a condição de harmonia íntima enquanto peça basilar da manutenção do equilíbrio dinâmico cósmico? Tem investido nas reciclagens intraconscienciais a favor da autocognição cosmoética?

      EQUILÍBRIO DINÂMICO
                               (PARAMATEMATICOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O equilíbrio dinâmico é o estado ou condição de estabilidade ou harmonia produzida pelo balanceamento entre forças opostas, permanentemente perturbado e restaurado, fundamentando a condição sistêmica de tudo no Cosmos estar sob controle no curso contínuo do movimento evolutivo.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo equilíbrio vem do idioma Francês, équilibre, derivado do idioma Latim, aequilibrium, “equilíbrio; nível igual das balanças”. Surgiu no Século XVII. A palavra dinâmico deriva do idioma Grego, dunamikós, “poderoso; forte; potente; eficaz”, conexo a dúnamis, “força; poder; capacidade”. Apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Harmonia dinâmica. 2. Estabilidade dinâmica. 3. Equilíbrio em moto-contínuo.
          Neologia. As 3 expressões compostas equilíbrio dinâmico, equilíbrio dinâmico monovisiológico e equilíbrio dinâmico cosmovisiológico são neologismos técnicos da Paramatematicologia.
          Antonimologia: 01. Equilíbrio estático. 02. Equilíbrio imóvel. 03. Equilíbrio estratificado. 04. Estabilidade fixada. 05. Harmonia estagnada. 06. Desequilíbrio dinâmico. 07. Desestabilização progressiva. 08. Desequilíbrio caótico. 09. Instabilidade dinâmica. 10. Assimetria imutável.
          Estrangeirismologia: o active and balanced movement; a equilibração em perpetuum mobile.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à cosmovisão sistêmica.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relacionado ao tema: – Tudo evolui sempre.
          Coloquiologia: o caminho do meio; os altos e baixos; o nem tanto ao céu nem tanto à Terra.
          Ortopensatologia: – “Equilíbrio. Autotaquirritmia: equilíbrio dinâmico”. “O entusiasmo desequilibra”. “A ponderação traz o equilíbrio”. “ O equilíbrio íntimo está entre as maiores fortunas e é o único agente capaz de conduzir a consciência à autoimperturbabilidade”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da equilibração sistêmica evolutiva; os pensenes anticosmoéticos precedendo os contrafluxos ao Cosmos; as evocações de ocorrências, intra e extrafísicas, através da autopensenização; o pensene negativo atrator de legiões de consciexes patológicas sendo contrabalançado pela autopensenização homeostática das consciexes evoluídas.
          Fatologia: o equilíbrio dinâmico; o equilíbrio adaptativo; o reequilíbrio após qualquer perturbação do estado de equilíbrio; a harmonia como produto dos contrários; a impermanência das coisas; as estruturas dinamicamente autajustáveis; o fato de as quebras das linhas da vida serem sempre evolutivas; os acertos no grupo evolutivo dinamizando a homeostasia grupal; a zona de conforto em mutação; a estratificação enquanto equilíbrio não dinâmico; o fato de o equilíbrio estático ser suscetível a qualquer perturbação; o atrito impedidor do dinamismo evolutivo harmônico; o equilíbrio emocional garantindo o dinamismo evolutivo estável; a equalização entre direitos e deveres em contínua complexificação; o devir evolutivo; a perfectibilidade; as crises de crescimento; a ruptura do equilíbrio a maior; o fluxo cósmico; o ritmo; a aprendizagem com os erros e acertos; a atenção constante aos desvios da harmonia íntima; a novidade evolutiva; a desorganização da uniformidade; a pressão contra a inflexibilidade existencial; o bem-estar construído diariamente; o equilíbrio dinâmico da maturescência da personalidade consciencial; a assimetria da Natureza; a Cinesiologia sistêmica; o mecanismo de regeneração celular; a equação taquirrítmica “fazer mais e melhor em menos tempo”; a autossustentabilidade holossomática complexificando-se com a evolução; a equiponderância entre forças endógenas e exógenas no movimento sistêmico; o ajuste contínuo entre forma e conteúdo; a força da gravidade sustentando o equilíbrio dinâmico da Terra; a liberdade vinculada; a conciliação das interdependências.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o dinamismo do prumo entre os chacras; a Paramatematicologia regendo a convergência dinâmica entre a atuação do Paradireito e do Paradever; o extrapolacionismo parapsíquico enquanto dinamizandor da autoparaperceptibilidade equilibrada; as sincronicidades evidenciado a orquestração entre conscins, fatos e parafatos; os acidentes de percursos enquanto sincronicidades patológicas; o autencapsulamento parassanitário; a reurbanização extrafísica (reurbex) demarcando a capacidade evolutiva do planeta; o parafato de existirem planetas incapazes de prosseguirem em equilíbrio dinâmico até o merecimento da reurbex; as energias conscienciais das consréus contraponteando o equilíbrio dinâmico evolutivo do assistente; o domínio progressivo do paracérebro sobre os instintos enquanto fator de equilibração consciencial; a autovivência do equilíbrio intraconsciencial permanente nas comunexes evoluídas; o parafato de o Cosmos estar amadurecendo; o equilíbrio dinâmico inerente à estrutura fractal cósmica, onde as partes (consciências) replicam recursivamente a dinâmica do todo (Cosmos); a autoconscientização multidimensional (AM) inevitável; as Centrais Extrafísicas enquanto forças homeostáticas equilibradoras; a automegacognição das Consciexes Livres (CLs) mantendo o Cosmos sob controle.


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo Paramatematicologia-Cosmoeticologia; o sinergismo das intraconsciencialidades dos seres mais evoluídos.
         Principiologia: o princípio autossuperador do retorno ao equilíbrio pós-crise em patamar superior ao original; o princípio da conservação; o princípio do desnivelamento; o princípio de nada no Cosmos acontecer por acaso; o princípio da primazia do mérito evolutivo; o princípio da autosserenidade da Serenologia; o princípio da descrença (PD).
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
         Teoriologia: a teoria da inteligência evolutiva (IE) subsidiando o estudo da estrutura da evolução.
         Tecnologia: a técnica das prioridades conscienciológicas evolutivas; a técnica de se viver multidimensionalmente; a técnica do diálogo aplicado à solução de conflitos; a dinâmica da autocoerentização através da técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica de desarrumar arrumando; a tarefa do esclarecimento enquanto técnica para dinamizar e manter o equilíbrio consciencial; a técnica da tenepes.
         Voluntariologia: os paravoluntários da evolução.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico Serenarium.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia.
         Efeitologia: o exemplo somático do efeito do suor na manutenção do equilíbrio do corpo; a sustentação do equilíbrio pessoal enquanto efeito do próprio fôlego autorreciclador; o efeito dos erros e omissões no equilíbrio dinâmico grupal; o efeito do perdão e da punição no equilíbrio dinâmico policármico; a evolução enquanto efeito do acúmulo de experiências dinamizado pelo extrapolacionismo; o efeito do espelhamento entre intrafísico e extrafísico; o equilíbrio do Cosmos como efeito da qualificação paramatemática da realidade e pararrealidade.
          Neossinapsologia: as neossinapses necessárias à apreensão da realidade do Cosmos.
          Ciclologia: o desenvolvimento do equilíbrio consciencial mediado pelo ciclo dessoma-intermissão-ressoma; o ciclo erro-acerto; o ciclo equilíbrio-perturbação-reequilíbrio; o modelo piagetiano do desenvolvimento cognitivo embasado no ciclo desequilíbrio-adaptação-equilíbrio.
          Enumerologia: o equilíbrio em mutação; o equilíbrio em movimento; o equilíbrio em atividade; o equilíbrio em expansão; equilíbrio em evolução; o equilíbrio em propulsão; o equilíbrio em consolidação. O sistema imunológico; a plasticidade neuronal; a resiliência consciencial; a saúde ambiental; a autossustentabilidade energética; a desperticidade interassistencial; a economicidade cósmica.
          Binomiologia: o binômio assimetria-perfectividade.
          Interaciologia: a interação proxêmica-cronêmica; a busca contínua da saúde pessoal frente à agressão natural permanente produzida na interação homem-meio.
          Crescendologia: o crescendo minipeça humana–Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; o crescendo evolutivo determinismo–livre arbítrio.
          Trinomiologia: o trinômio assistido-assistente-equipex; o trinômio equilíbrio-dinamismo-evolução; o trinômio autodiscernimento–cosmoética pessoal–heterassistência teática.
          Polinomiologia: o polinômio saúde física–saúde emocional–saúde mental–saúde intelectual–saúde parapsíquica.
          Antagonismologia: o antagonismo equilíbrio estático / equilíbrio dinâmico; o antagonismo equilíbrio instável / equilíbrio estável; o antagonismo movimento circular automimético / movimento espiral evolutivo; o antagonismo pasmaceira pessoal / homeostasia consciencial; o antagonismo equilibrador / desequilibrador; o antagonismo perfectividade / perfeccionismo; o antagonismo evolução do círculo virtuoso / uróboro do círculo vicioso.
          Paradoxologia: o paradoxo do equilíbrio instável; o paradoxo de a evolução ser constituída de assimetrias (movimento) em convergência às simetrias (equilíbrio); o paradoxo de o Cosmos estar sempre em equilíbrio, porém em permanente evolução.
          Politicologia: a liberdade democrática conquistada na dinâmica da equalização entre direitos e deveres.
          Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei da ação e reação; a lei do eterno retorno; as leis da sincronicidade; a lei da interdependênica universal; a universalidade das leis básicas da Natureza e do Cosmos; a lei natural da neutralização dos excessos; a lei da atração dos opostos; a lei da atração dos afins; a lei universal da compensação objetivando o equilíbrio geral.
          Filiologia: a equilibriofilia; a neofilia; a pacifismofilia; a autopesquisofilia; a recexofilia; a experimentofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: a priorofobia.
          Mitologia: o desbitolamento intraconsciencial das mitificações sobre as realidades do Cosmos.
          Holotecologia: a evolucioteca; a qualitoteca; a mnemoteca; a volicioteca; a reurbanoteca; a maturoteca; a consciencioteca; a pacificoteca.
          Interdisciplinologia: a Paramatematicologia; a Equilibriologia; a Harmoniologia; a Eficienciologia; a Holocarmologia; a Parassincronologia; a Taquirritmologia; a Coerenciologia; a Holomaturologia; a Evoluciologia; a Paradireitologia; a Cosmoeticologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens transformator; o Homo sapiens imperfectus; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens evolutiologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: equilíbrio dinâmico monovisiológico = o identificado na realidade da vida intrafísica; equilíbrio dinâmico cosmovisiológico = o identificado na pararrealidade da vida multidimensional.
          Culturologia: a cultura da interassistencialidade.
          Curiosologia. O livro Kitab al-Jabr wal-Muqabala, escrito pelo matemático e astrônomo Abu Já’far Mohamed ibn Musa al-Khwarizmi (780–850), de onde se originou a palavra Álgebra, apresenta soluções de equações expressas em palavras em vez de símbolos e números, cuja ideia ínsita é a equilibração através de 2 movimentos: al-jabr (a restauração) e muqabalah (o equilíbrio).
          Equilibração. Pelos critérios da Coerenciologia, importa considerar 2 tipos de dinâmicas restauradoras do equilíbrio:
          1. Convergência. As forças contrárias encontram-se em equilíbrio na interseção, em meio ao percurso das duas. Exemplo: quando oferta e demanda (Economiologia) igualam-se, o mercado encontra-se em equilíbrio momentâneo.
          2. Polaridade. As forças contrárias encontram-se em equilíbrio no domínio do extremo positivo, sadio, sobre o negativo, doentio. Exemplo: quando o trafor compensa e domina o trafar (Autoconscienciometrologia), a consciência encontra-se em equilíbrio pontual e momentâneo.
          Contrapontologia. Sob o enfoque da Cosmovisiologia, eis 20 exemplos de contrapontos entre conceitos coexistentes da realidade duradoura (extrafisicalidade) e / ou transitória (intrafisicalidade), criando alternância permanente entre consensos ou equilíbrios e discordâncias ou movimentos, apresentados alfabeticamente e intitulados pelas especialidades:
          01. Assistenciologia: ação amparadora versus ação assediadora.
          02. Caracteristicologia: bem versus mal.
          03. Conscienciologia: conscin versus consciex (diferenças complexas).
          04. Conviviologia: admiração versus discordância.
          05. Cronologia: tempo cronológico ordenado versus tempo consciencial erradio.
          06. Energologia: assim versus desassim.
          07. Evoluciologia: matéria versus consciência.
          08. Experimentologia: erro versus acerto.
          09. Holocarmologia: determinismo versus livre arbítrio.
          10. Holomaturologia: crítica versus discernimento.
          11. Interaciologia: atração versus repulsão.
          12. Interprisiologia: vítima versus algoz.
          13. Mentalsomatologia: análise versus síntese.
          14. Multidimensiologia: fatos físicos versus parafenômenos.
          15. Musicologia: consonância versus dissonância.
          16. Paradireitologia: Bioética versus Cosmoética.
          17. Paramatematicologia: exatidão versus heurística.
          18. Proxemicologia: Ecologia versus Paraecologia.
          19. Simbologia: yin versus yang.
          20. Sobrevivenciologia: carência versus excesso.
          Impermanência. A lei da impermanência do Cosmos junto à parêmia “nada acontece ao acaso” permitem inferir serem os confrontos entre as ocorrências ou parocorrências patológicas e as sadias o motor da evolução consciencial, com o objetivo de a conscin comparar e valorar os próprios erros e acertos para ascender progressivamente a neopatamares de equilíbrio e homeostasia.
          Reurbanologia. Segundo a Conscienciologia, levando em conta o inacabamento permanente da vida consciencial, a reurbanização extrafísica pressupõe 3 mecanismos principais de compensação promotores da manutenção do equilíbrio dinâmico do Cosmos, dispostos a seguir em ordem alfabética:
          1. Curso Intermissivo. A Cosmoética Destrutiva aplicada às consciências com vislumbre de autolucidez, possibilitando o reconhecimento de autotrafores capazes de debelar a força dos automegatrafares, objetivando a dinamização do equilíbrio pessoal na próxima vida intrafísica.
          2. Ressoma compulsória. O restringimento das consciências patológicas em corpo físico, sem escolha ou preparação, gerando a sensação de piora do ambiente terrestre, em consequência da explicitação no âmbito intrafísico da realidade cósmica, porém objetivando a dinamização do equilíbrio geral.
          3. Trasmigração. O megachoque consciencial regressivo infligido às consciências para as quais os recursos evolutivos na Terra foram esgotados, sendo a saída deste planeta a ação cosmoética capaz de dinamizar a evolução dessas consciexes, outro meio de equilibrar as energias troposféricas.
          Paramemoriologia. Atinente à Holoparapotenciologia, a acumulação na paramemória das experiências vividas nos soerguimentos frente aos embates de forças opostas no périplo evolutivo promove, pari passu, o equilíbrio das potencialidades da consciência, realinhando-a no fluxo dinâmico do Cosmos.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o equilíbrio dinâmico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autodiscernimento dinâmico: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          02. Autorrestauração imediata: Autodisciplinologia; Homeostático.
          03. Conexão interdimensional: Conexologia; Neutro.
          04. Dinâmica das Complexidades: Cosmovisiologia; Homeostático.
          05. Equilibriologia: Homeostaticologia; Homeostático.
          06. Hermenêutica da Evoluciologia: Evoluciologia; Homeostático.
            07.   Holoparapotencialidade: Holoparapotenciologia; Homeostático.
            08.   Homeostase geral: Homeostaticologia; Homeostático.
            09.   Ilusão da regularidade: Autocogniciologia; Neutro.
            10.   Imperfectividade: Holomaturologia; Nosográfico.
            11.   Mantenabilidade humana: Profilaxiologia; Neutro.
            12.   Manutenção dinâmica: Constanciologia; Homeostático.
            13.   Omniproporcionalidade: Holomaturologia; Homeostático.
            14.   Quebra qualitativa: Perdologia; Nosográfico.
            15.   Ruptura do equilíbrio: Evoluciologia; Neutro.
   A TEÁTICA DA AUTOCOGNIÇÃO COSMOÉTICA FACULTA À CONSCIÊNCIA O MANEJO LÚCIDO E SADIO DAS ENERGIAS IMANENTES DO COSMOS, CONDIÇÃO NECESSÁRIA
   À MANUTENÇÃO DO EQUILÍBRIO DINÂMICO EVOLUTIVO.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, compreende a condição de harmonia íntima enquanto peça basilar da manutenção do equilíbrio dinâmico cósmico? Tem investido nas reciclagens intraconscienciais a favor da autocognição cosmoética?
            Bibliografia Específica:
            1. Sayili, Aydin; Dosay, Melek; & Baloch, N A.; Al Khwârazmî’s Algebra (Kitâb al-Mukhtasar Fi Hisad alJabr wa al Muqabala); Great Books Project; N. 80; apres. N. A Baloch; int. Aydin Sayih; pref. Frederic Rosen; trad. Frederic Rosen; XIV + 198 p.; 9 caps.; 9 enus.; 54 ilus.; 405 notas; 1 apênd.; 25 x 17 cm; enc.; sob.; Pakistan Hijra Council; Islamabad; Pakistan; 1989; páginas 12 e 196 a 201.
            2. Vieira, Waldo; 200 Teáticas da Conscienciologia: Especialidades e Subcampos; revisores Alexander Steiner; et al.; 260 p.; 200 caps.; 15 E-mails; 8 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 2 websites; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 164 e 199.
            3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 244 a 250 e 1.120 a 1.122.
            4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1. 811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 601.
            5. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 337.
                                                                                                                        R. N.