Envergadura da Autopacificação

A envergadura da autopacificação é a dimensão da qualidade dos atos pessoais e deliberações da conscin, homem ou mulher, relativos à solução dos conflitos auto e interconscienciais com o fito de efetivar, no campo de automanifestação, o apaziguamento e a pacificidade.

Você, leitor ou leitora, já consegue percerber quando algo ou alguém perturba a autopacificidade? Quais as medidas profiláticas fortalecedoras da envergadura da pafificação íntima?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               1
                         ENVERGADURA DA AUTOPACIFICAÇÃO
                                              (PACIFISMOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A envergadura da autopacificação é a dimensão da qualidade dos atos pessoais e deliberações da conscin, homem ou mulher, relativos à solução dos conflitos auto e interconscienciais com o fito de efetivar, no campo de automanifestação, o apaziguamento e a pacificidade.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O prefixo en deriva do idioma Grego, en, “posição interior; movimento para dentro”. O vocábulo virga vem do idioma Latim, virga, “vara; vergôntea; ramo; renovo; pau, bordão, cajado; açoite; fasces consulares; vassoura; membro viril”. O termo envergadura apareceu no Século XIX. O elemento de composição auto procede do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. A palavra pacificação provém do idioma Latim, pacificatio, “acomodamento; pazes; reconciliação; ação ou efeito de pacificar-se; restabelecimento da paz”. Surgiu no Século XVI.
             Sinonimologia: 1. Estatura do autopacifismo. 2. Grandeza da autopacificação. 3. Competência apaziguadora pessoal. 4. Magnitude da autopacificidade.
             Neologia. As 3 expressões compostas envergadura da autopacificação, envergadura elementar da autopacificação e envergadura avançada da autopacificação são neologismos técnicos da Pacifismologia.
             Antonimologia: 1. Insignificância do apaziguamento pessoal. 2. Incipiência da autoimperturbabilidade. 3. Acanhamento da autopacificidade. 4. Restringimento da autopacificação.
             Estrangeirismologia: o alter ego pacífico; o self control; a inner cohesion; a peace of mind; o modus faciendi autopacificador; o turning point; o éthos da pacificação.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à ampliação da imperturbabilidade.
             Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Flexibilidade: aptidão pacifista.
             Citaciologia. Eis citação pertinente ao tema: – Paz é um estado de diferenciação sem dominação, com a diferenciada participação em cada um (Theodor Adorno, 1903–1969).
             Ortopensatologia: – “Alcances. O bom alcançamos na vigília física ordinária, o melhor na condição da projeção consciente e o ótimo depois da segunda dessoma, na Comunex Evoluída”.
             Filosofia: o Fraternismo; o Autabsolutismo; o Traforismo.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal do equilíbrio eficiente; os hiperpensenes; a hiperpensenidade; os sociopensenes; a sociopensenidade; os praxipensenes; a praxipensenidade; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; os serenopensenes; a serenopensenidade; a maxipensenização; os recursos ortopensênicos; os voliciopensenes; a voliciopensenidade; os pacipensenes; o desenvolvimento da pacipensenidade; o aumento da autopensenização; o fio condutor da sustentação pensênica; a vulnerabilidade às pressões holopensênicas; a mudança do bloco pensênico; a movimentação dos morfopensenes; a morfopensenidade; a tendência à equalização de holopensenes; a abrangência máxima das autopensenizações pacíficas e cosmoéticas.
             Fatologia: a envergadura da autopacificação; a amplitude do silêncio íntimo verbal e mental; o alcance da envergadura do autocentramento; a humanização; a assistência humanitária; a autabnegação; a prontidão na remissão da desarmonia; a irritação; os emocionalismos; 2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a a ansiedade; a precipitação; o desequilíbrio identificado na respiração; o respiro entre problemas enfrentados; o pedido de paz; o movimento das pessoas pacifistas; o calculismo; o vigor; o realismo; o ortoconvívio; a intercompreensão; a funcionalidade da autopaciência; a excelência plena de exemplarismo; a aceitação quanto à adversidade; o cuidado; a assertividade; a depuração do respeito interconsciencial; o arcabouço de vivências apaziguadoras; a honestidade pessoal; a higidez consciencial; a qualiquantificação da força presencial; a grandeza das atitudes; a autoconsciência; a ampliação da sapiência consciencial; a interassistencialidade; a conquista da anticonflitividade; o extrapolacionismo; a chance evolutiva de empreender mais pacificidade; o preenchimento dos trafais; a vivência traforística; a visão curva do entendimento (Paradireito); a objeção de consciência; os novos patamares alcançados na autopacificidade.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a coexistência lúcida com consciências extrafísicas perturbadoras; o atendimento à parafisiologia das consciências em apaziguamento; as paracicatrizes; a visão multidimensional; a dosificação energética; a energia da forma de manifestação; a primavera energética (primener); a desassimilação energética da conflitividade; a parapolítica na condução das pacificações; os ensaios cosmoéticos multidimensionais; as abordagens extrafísicas; a qualificação holossomática; a serenosfera; a abertura da policarmalidade; a abordagem correta às pararrealidades; a autoformação da minipeça do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; a autofuncionalidade parapsíquica; a autoidentidade extra; a autoinserção no fluxo do Cosmos; a contiguidade parafactual pós-paz; a escala da paraperceptibilidade; a paraplicação da autopacificidade (ambientexes); a audiência extrafísica dos atos pacifistas pessoais; o governo multidimensional da autopacificação.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autossuperação-neodesafio; o sinergismo força-atração.
          Principiologia: o princípio da interassistencialidade.
          Codigologia: o código de fraternidade em coerência com a conjuntura de autopacificação.
          Teoriologia: a teoria da consonância (força conjunta) frente à complexidade.
          Tecnologia: a autotecnicidade pacifista.
          Voluntariologia: o voluntariado pela pacificação.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Pacificarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Serenões.
          Efeitologia: o efeito colateral da homeostase; os efeitos multidimensionais da reperspectivação de atos.
          Neossinapsologia: a agilidade na geração de neossinapses pacifistas exigida pela recomposição.
          Ciclologia: o ciclo dos autenfrentamentos das adversidades enriquecendo a autopacificação.
          Enumerologia: a motivação do autopacifismo; a consecução do autopacifismo; a otimização do autopacifismo; a potencialização do autopacifismo; a articulação do autopacifismo; a maturação do autopacifismo; a qualificação do autopacifismo.
          Binomiologia: o binômio circunstância-contraste; o binômio autocontrole-heterajuda.
          Interaciologia: a interação estímulo-resposta frente às demandas do pacifismo lúcido; a interação demanda-resolutividade.
          Crescendologia: o crescendo resistência-aceitação.
          Polinomiologia: o polinômio espaço-tempo-tamanho-padrão-circundamento.
          Antagonismologia: o antagonismo retórica das armas / armas da retórica.
          Politicologia: a assediocracia; a cacocracia; a culturocracia; a etocracia; a autevoluciocracia; a conscienciocracia; a fraternocracia.
          Legislogia: a lei da complementaridade entre opostos. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                     3
             Filiologia: a naturofilia; a morfofilia; a ajustofilia; a constanciofilia; a controversiofilia; a equilibriofilia; a sinergismofilia.
             Fobiologia: a eleuterofobia; a metodofobia; a reeducaciofobia; a tecnofobia; a traforofobia; a transdisciplinofobia; a comunicofobia.
             Sindromologia: a superação da síndrome do perfeccionismo.
             Maniologia: a grupomania; a politicomania; a reciclomania; a xenomania; a tudomania.
             Mitologia: a ruptura dos mitos de superioridade.
             Holotecologia: a pacificoteca; a problematicoteca; a controversioteca; a desafioteca; a cognoteca; a pensenoteca; a volicioteca; a tecnoteca; a experimentoteca; a evolucioteca; a dissencioteca.
             Interdisciplinologia: a Pacifismologia; a Autoconflitologia; a Abertismologia; a Adaptaciologia; a Automotivaciologia; a Etologia; a Metodologia; a Traforologia; a Autodiscernimentologia; a Autocosmoeticologia; a Policarmologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin apaziguadora; a consréu imatura; a isca humana lúcida; o ser pacífico; o ser redimido; a consciência desassediadora; a consciex acolhedora; a conscin-solução; a figura intermediadora; a minipeça interassistencial; a personalidade apaziguante.
             Masculinologia: o objetor de consciência; o pacifista; o pacificofílico; o pacificado; o moderador; o interassistente; o líder; o abridor de caminhos; o protagonista; o veterano; o terapeuta; o supervisor; o sucessor; o solucionador; o ressocializador; o reconhecedor; o recompositor; o compassageiro; o recluso; o reativo; o reabilitado; o intolerante; o interiorota; o partidarista; o ativista; o orgulhoso; o retaliado; o xenofóbico; o vitimizado; o nativo; o modesto; o equilibrado; o lógico; o justiceiro; o intelectual; o filantropo; o experimentador; o ectoplasta; o emotivo; o doente; o difamado; o defensor; o parextraditado; o paraadvogado; o nobelista da paz.
             Femininologia: a objetora de consciência; a pacifista; a pacificofílica; a pacifidada; a moderadora; a interassistente; a líder; a abridora de caminhos; a protagonista; a veterana; a terapeuta; a supervisora; a sucessora; a solucionadora; a ressocializadora; a reconhecedora; a recompositora; a compassageira; a reclusa; a reativa; a reabilitada; a intolerante; a interiorota; a partidarista; a ativista; a orgulhosa; a retaliada; a xenofóbica; a vitimizada; a nativa; a modesta; a equilibrada; a lógica; a justiceira; a intelectual; a filantropa; a experimentadora; a ectoplasta; a emotiva; a doente; a difamada; a defensora; a parextraditada; a paraadvogada; a nobelista da paz.
             Hominologia: o Homo sapiens pacificator; o Homo sapiens interconscientialis; o Homo sapiens autodepurator; o Homo sapiens autopathicus; o Homo sapiens autobsidiatus; o Homo sapiens conflictuosus; o Homo sapiens adaptatus; o Homo sapiens harmonius.


                                                  V. Argumentologia

             Exemplologia: envergadura elementar da autopacificação = a manifestação da pacificidade adstrita à intraconsciencialidade; envergadura avançada da autopaficação = a manifestação da autopacificidade amparando a extraconsciencialidade.
             Culturologia: a cultura do apaziguamento; a cultura da cooperatividade; a cultura da perseverança.
             Qualidade. Em relação à Homeostaticologia, a manifestação do teor da paz íntima deflagra efeitos nos mais diversos setores da vida humana. Eis, por exemplo, em ordem alfabética, 20 vertentes de auto e heterabrangência da pacificação:
             01. Acuidade. A pacificidade percebendo sutilezas, identificando a gravidade. 4                                                        En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          02. Assistência. A pacificidade amparando a si e outras consciências.
          03. Compromisso. A pacificidade regulando autodever, vinculando responsabilidade.
          04. Cosmoética. A pacificidade emplacando autoincorrupção, trazendo universalidade.
          05. Eficiência. A pacificidade rendendo competências, obliterando desencontros.
          06. Eloquência. A pacificidade compondo autexpressão, ajustando entonação.
          07. Encalço. A pacificidade refletindo exemplos, deixando caminho.
          08. Essência. A pacificidade acalmando ímpetos, convergindo âmagos.
          09. Estimação. A pacificidade valorando respeito, promovendo apreço.
          10. Insolubilidade. A pacificidade sustentando posições, nutrindo ortocondutas.
          11. Interferência. A pacificidade afetando necessidades, pinçando oportunidades.
          12. Irreverência. A pacificidade adotando humor, desconstruindo precipitações.
          13. Liberdade. A pacificidade liberando querelas, emancipando desavindos.
          14. Maturidade. A pacificidade enriquecendo experiências, habilitando discernimento.
          15. Mobilidade. A pacificidade revendo conceitos, flexionando pensamentos.
          16. Orientação. A pacificidade instruindo ponderações, direcionando vidas.
          17. Potência. A pacificidade empoderando iniciativas, energizando desenlaces.
          18. Relevância. A pacificidade perdoando débitos, consentindo recomposições.
          19. Repercussão. A pacificidade estendendo homeostasia, impactando convicções.
          20. Sagacidade. A pacificidade sendo vigilante, atuando com perspicácia.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a envergadura da autopacificação, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abuso das energias conscienciais: Energossomatologia; Nosográfico.
          02. Alavancagem dos trafores: Evoluciologia; Homeostático.
          03. Ampliação do mundo pessoal: Recexologia; Neutro.
          04. Aprendizagem da imperturbabilidade: Holomaturologia; Homeostático.
          05. Autocompromisso pela paz: Pacifismologia; Homeostático.
          06. Autodeterminação ortopensênica: Ortopensenologia; Homeostático.
          07. Autodosificação interconsciencial: Conviviologia; Homeostático.
          08. Conduta cosmoética: Conviviologia; Homeostático.
          09. Extrapolacionismo de trafores: Autevoluciologia; Homeostático.
          10. Flexibilidade cosmoética: Autocosmoeticologia; Homeostático.
          11. Fluxo cósmico: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
          12. Limite cosmoético: Cosmoeticologia; Homeostático.
          13. Lisura: Cosmoeticologia; Homeostático.
          14. Ortopensenidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
          15. Pacipensene: Paciologia; Homeostático.
  ENQUANTO AS CONTINGÊNCIAS PÕEM À PROVA A ENVERGADURA DA AUTOPACIFICIDADE, O AUTOAPREÇO
       COSMOÉTICO FORTALECE A CONSCIN E AUMENTA
 A AUTOCAPACIDADE DE RESPEITO INTERCONSCIENCIAL.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já consegue percerber quando algo ou alguém perturba a autopacificidade? Quais as medidas profiláticas fortalecedoras da envergadura da pafificação íntima?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                      5
             Filmografia Específica:
             1. Muito além de Rangun. Título Original: Beyond Rangun. País: EUA; & Inglaterra. Data: 1995. Duração: 99 min. Gênero: Drama. Idade (censura): 16 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Português (em DVD). Direção: John Boorman. Elenco: Patrícia Arquette; Francis McDormand; U Aung Ko; Frances MacDormand; Spalding Gray; Tiara Jacquelina; Kuswadinath Bujang; Victor Slezak; Jit Murad; Ye Myint; Cho Cho Myint; Johnny Cheah; Haji Mohd Rajoli; Hazmi Hassan; Ahmad Fithi; & Adelle Lutz. Produção: Pleskow & Spikings. Roteiro: Alex Lasker; & Bill Rubenstein. Música: Hans Zimmer. Produtor Executivo: Sean Ryerson. Coprodutores: Alex Lasker e Bill Rubenstein. Edição: Ron Davis. Desenho e Produção: Anthony Pratt. Fotografia: John Seale. Estúdio & Distribuidora: Warner Home. Sinopse: Quando a doutora Laura Bowman (Patrícia Arquette) chega a Burma (atual Myanmar), logo após devastadora tragédia pessoal, rapidamente é arrastada para nova onda de tristeza: a crise governamental de 1988 detonada em pleno movimento pró-democracia. Presa pela turbulência dos acontecimentos é impedida de deixar o país ao lado dos amigos, após a perda do passaporte, é compelida a rumar para a segurança da Tailândia, através da selva. É a jornada de terror e de esperança para todos. Para Laura, é também a jornada de descoberta. Ajudando os outros, ela encontra a redenção para os próprios males.
             Bibliografia Específica:
             1. Barbosa, Rubens; Coexistência Pacífica; Artigo; O Globo; Jornal; Diário; Ano LXXIX; N. 25.887; Seção: Opinião; 1 microbiografia; Rio de Janeiro; 22.06.04; página 7.
             2. Gazeta do Povo; Redação; A Prática da Paz; Reportagem; Jornal; Diário; Ano 82; N. 25.829; Caderno: Brazil; Seção: Campanha; 2 fichários; 4 fotos; Curitiba, PR; 08.07.2000; página 17.
             3. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; Ed. Princeps; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; página 548.
             Webgrafia Específica:
             1. Notícia ao Minuto; Redação; Matou Filho Autista para lhe Dar a Paz que não conseguiria em Vida; Online; 11.09.14; 22h10; 1 foto; disponível em: <http://www.noticiasaominuto.com/mundo/274357/matou-filho-autista-paralhe-dar-a-paz-que-nao-conseguiria-em-vida>; acesso em: 15.09.14; 23h41.
             2. Notícia ao Minuto; Redação; Paz conquistada após Tsunami pode Estar em Risco; Online; 25.12.14; 10h18; Seção: Indonésia; 1 foto; disponível em: <https://www.noticiasaominuto.com/mundo/325999/paz-conquistadaapos-tsunami-pode-estar-em-risco>; acesso em: 26.12.14; 14h55.
             3. RPT Notícias; Redação; Moçambique está no Caminho Certo para Conseguir Paz Duradoura; Jornal; Online; Lisboa, PT; 25.04.17; 12h38; disponível em: <https://www.rtp.pt/noticias/mundo/mocambiqueestanocaminhocer toparaconseguirpazduradouraeua_n997526>; acesso em: 28.04.17; 13h48.
                                                                                                                   G. B. C.