Desconstrução da Autoimagem Idealizada

A desconstrução da autoimagem idealizada é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, desfazer, ajustar, alinhar, modular, perfilar, retificar ou readequar a autopercepção distorcida, através da autopesquisa e do autenfrentamento franco, eliminando os mecanismos de defesa do ego (MDEs) em prol do alcance da visão autêntica da própria realidade consciencial.

Você, leitor ou leitora, já analisou se a forma como se enxerga é diferente da realidade pessoal? Já consegue abrir mão dos mecanismos de defesa do ego para o autenfrentamento franco?

      DESCONSTRUÇÃO DA AUTOIMAGEM                                 IDEALIZADA
                                  (AUTOCRITICOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A desconstrução da autoimagem idealizada é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, desfazer, ajustar, alinhar, modular, perfilar, retificar ou readequar a autopercepção distorcida, através da autopesquisa e do autenfrentamento franco, eliminando os mecanismos de defesa do ego (MDEs) em prol do alcance da visão autêntica da própria realidade consciencial.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O prefixo des procede do idioma Latim, dis ou de ex, “negação; oposição; falta; separação; divisão; aumento; reforço; intensidade; afastamento; supressão”. O vocábulo construção deriva também do idioma Latim, constructio, “ato; modo; efeito ou arte de construir”. Surgiu no Século XVI. O elemento de composição auto provém do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O termo imagem deriva do idioma Latim, imago, “representação de um objeto”. Apareceu no Século XIII. A palavra idealizar vem do idioma Francês, idéaliser, “revestir de um caráter ideal”. Surgiu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Destruição da autoimagem idealizada. 2. Desconstrução da autoimagem ilusória. 3. Desconstrução da imagem pessoal fantasiosa. 4. Ajustamento da imagem pessoal idealizada.
          Antonimologia: 1. Manutenção da autoimagem platônica. 2. Preservação da autoimagem idealizada. 3. Construção da imagem pessoal idealizada. 4. Sustentação da imagem pessoal idealizada.
          Estrangeirismologia: o self upgrade cosmoético; o update da autopercepção; o descortinamento do background pensênico; o turning point da autoidealização; a reconstrução do modus operandi; a valorização da sprezzatura; o desprestígio do status quo; a abertura ao feedback; o face to face consciencial.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autocriticidade.
          Megapensenologia. Eis 5 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Autoimagem: projeção superegoica. Autocorromper-se: acobertar sombras. Desengatilhemos nossas autodefesas. Perspectivas também enganam. Quem finge, engana-se.
          Coloquiologia: – o ato de sentir-se o rei da cocada preta; a pretensão de estar com a bola toda; o ato de sentir-se em cima do salto alto.
          Citaciologia: – “Torna-te quem tu és” (Friedrich Nietzsche, 1844–1900). “Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta” (Carl Gustav Jung, 1875–1971). “Os homens erram, os grandes homens confessam que erram” (Voltaire, 1694–1778).
          Proverbiologia: – Se os olhos não veem, o coração não sente.
          Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas em ordem alfabética, pertinentes ao tema:
          1. “Autenfrentamento. A maioria das pessoas não se autenfrenta em função do egoísmo, do orgulho ou da vaidade”.
          2. “Autocriticidade. Quem evita as abordagens à criticidade tem algum cômodo fechado na estrutura do microuniverso consciencial do qual somente a própria consciência tem a chave”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da autocriticidade; o holopensene pessoal da coragem recicladora; o holopensene da superação do orgulho; o holopensene do autoconhecimento integral; o holopensene da holomaturidade; o holopensene da autossuperação evolutiva; o holopensene da vulnerabilidade assediadora; a desorganização pensênica; os pensenes autoindulgentes; os pensenes autocorruptores; os patopensenes; a patopensenidade; os pseudopensenes; a pseudopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; a eliminação dos bagulhos pensênicos; a reestruturação pensênica; a superação da autopensenização imatura; os autocriticopensenes; a autocriticopensenidade cosmoética; a autopensenidade autêntica; o refazimento homeostático da fôrma autopensênica.
          Fatologia: a desconstrução da autoimagem idealizada; a readequação do acobertamento intraconsciencial conveniente; o ajuste da distorção da autopercepção; a retificação da autocamuflagem da personalidade; a superação da proteção egoica inconsciente; a eliminação da autocorrupção egocêntrica; a correção do autengodo resguardador; a construção da identidade na infância; o condicionamento do meio reprimindo características consideradas inaceitáveis socialmente; o medo da rejeição; a vergonha dos próprios trafares; o autocultamento anticosmoético; o excesso de autocrítica e autocobrança; a aversão às incertezas e exposições emocionais; a autoculpa advinda da necessidade de perfeição; a autovitimização; a fuga do autenfrentamento; o infantilismo; as crenças limitantes; a divisão da personalidade; a negação dos instintos sombrios; as máscaras sociais; as armaduras para manter os outros à distância segura; a vida dupla e de aparências reforçando as fissuras da personalidade; o autorreflexo distorcido; a ignorância voluntária dos aspectos obscuros; o esquecimento conveniente do erro; a arrogância enquanto mecanismo de defesa do ego; o protecionismo da autoimagem confundido com timidez; a postura defensiva; a hipocrisia em relação aos próprios hábitos; o discurso controverso; a instabilidade emocional perante críticas; a falsa modéstia; a necessidade de aplauso; a aversão à tares; o ar de superioridade; a inveja velada; a visão trafarista do outro refletindo as próprias insatisfações; a agressividade; a manutenção da ilusão; a admissão da necessidade de ajuda; o encontro com a própria vulnerabilidade; a autaceitação como moduladora inicial da autopercepção; a busca pela origem dos padrões de comportamento; a revisão dos valores; o esforço consciente para mudar; o reconhecimento e a convivência pacífica com determinadas limitações; a diminuição do conflito íntimo; o autoconhecimento permitindo acolher e valorizar heterocríticas; a autopacificação íntima; a aceitação e perdão do comportamento do grupocarma; a melhora visível da convivência familiar; a fala incerta com o objetivo de aprendizado; a ousadia em aparecer; a aceitação do erro como parte importante do crescimento; a coragem de se expor; o reconhecimento autêntico dos trafores e trafares; o abertismo aos desafios; a assunção da responsabilidade da autorreciclagem; a autoridade moral; o reconhecimento da proéxis como oportunidade da desconstrução da autoimagem; o sentimento de gratidão; a valorização da satisfação íntima em relação aos ganhos evolutivos; o desejo de se autopesquisar; a autanálise egoica libertária; a busca continuada por novas reciclagens; a superação da insinceridade consciencial.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a predominância patológica do cardiochacra (descontrole emocional) e sexochacra (dominação do outro) na autoimagem idealizada; a predominância homeostática dos chacras superiores na autoimagem realista; as autoomissões deficitárias expostas multidimensionalmente; os heterassédios acusatórios proporcionando o desmoronamento da autoimagem; a conexão com o amparador extrafísico dificultando o protecionismo egoico; o trabalho do amparo extrafísico na assistência; os dramas paradidáticos; as projeções conscientes vexaminosas esclarecedoras; os assédios extrafísicos oriundos do conflito íntimo; o assédio extrafísico advindo do perfeccionismo; o auto e heteracolhimento multidimensional a partir da autoimagem realista.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo patológico autoproteção-autoisolamento-inadequação-sofrimento; o sinergismo repressor religião-máscara-hipocrisia-julgamento; o sinergismo regressivo insegurança-armadura; o sinergismo cosmoético autopesquisa-autodiagnóstico-autossuperação; o sinergismo evolutivo autoconhecimento-autexposição-autocrescimento; o sinergismo positivo ousadia-experiência; o sinergismo assistência–transparência consciencial; o sinergismo amparador-amparando depois de ajustada a autoimagem.
         Principiologia: o princípio da autocrítica cosmoética; o princípio da evolução interconsciencial; o princípio da primazia da autorrealidade perante a autoilusão; o princípio da autoincorruptibilidade; o princípio da autocoerência; o princípio da autorresponsabilidade; o princípio do autenfrentamento; o princípio da interassistência; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio de quem não deve não teme; o princípio filosófico antigo da coragem para mudar o mutável, paciência para aceitar o imutável e sabedoria para diferenciar as duas condições.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); os códigos de conduta de cada Sociedade.
         Teoriologia: a teoria da criticidade sadia; a teoria junguiana das máscaras sociais; a teoria freudiana da repressão; as teorias psicanalíticas da negação e transferência; a teoria e a prática do autenfrentamento cosmoético; a teoria da inteligência evolutiva (IE); as teorias do comportamento.
         Tecnologia: a técnica da impactoterapia; a técnica dos balanços existenciais, a técnica do brainstorming; as técnicas conscienciométricas; a técnica da conscin-cobaia; a técnica da visão traforista; a técnica de se ver de fora do contexto; a técnica de não se justificar; a técnica da autexposição voluntária; a técnica do passo a passo; a técnica da autorganização evolutiva.
         Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico impulsionador das reciclagens intraconscienciais, através das autexposições cosmoéticas, interassistências esclarecedoras e feedbacks incentivadores às mudanças.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Autoconsciencioterapia; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Reeducaciologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Desassediologia; o Colégio Invisível da Criticologia; o Colégio Invisível da Parapedagogiologia; o Colégio Invisível dos Psicólogos; o Colégio Invisível da Evoluciologia.
         Efeitologia: o efeito desassediador da admissão de megatrafares; o efeito dominó da reciclagem intraconsciencial; o efeito da auto e heterocriticidade homeostática; o efeito de ressignificar o passado; o efeito de viver melhor com o grupocarma; o efeito recompensador do autesforço; o efeito de não se comparar com outras pessoas; o efeito de reconhecer a própria realidade consciencial; o efeito de não precisar provar nada a ninguém.
         Neossinapsologia: as neossinapses oriundas da autopercepção autêntica; as neossinapses geradas pela desconstrução e reconstrução cosmoética de valores, antes profundamente enraizados; as neossinapses geradas pela autexposição; as neossinapses advindas do erro e acerto; as neossinapses inspiradas pelo amparador extrafísico; as neossinapses geradas pelo choque de realidade.
         Ciclologia: o ciclo consciencioterápico autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação; o ciclo autorreflexão-autovalorização-neofilia; o ciclo autovivência parapsíquica–impactoterapia; o ciclo autoconhecimento- autocriticidade; o ciclo autocognição-autocoerência-autenticidade.
         Enumerologia: a retificação da autoimagem platônica; a retificação da autoimagem distorcida; a retificação da autoimagem dissimulada; a retificação da autoimagem mascarada; a retificação da autoimagem protegida; a retificação da autoimagem vitimizada; a retificação da autoimagem inautêntica.
         Binomiologia: o binômio autorreconhecimento-autorresignificação; o binômio admiração-discordância; o binômio autestima cosmoética–tares eficiente; o binômio autoimperdoador-heteroperdoador; o binômio necessidade de admiração–vergonha das imperfeições; o binômio falta de empatia–insatisfação consigo mesmo; o binômio megalomania-mediocridade; o binômio falar menos–agir mais.
          Interaciologia: a interação autoconceito-autestima-autoimagem; a interação heterassistência-autassistência; a interação heteroconhecimento-autoconhecimento; a interação autoculpa-autoindulgência; a interação decepção-inspiração; a interação rótulos–papéis sociais; a interação entre os egos pessoais nas diferentes existências.
          Crescendologia: o crescendo admissão da imagem pessoal idealizada–desconforto–superação–liberdade; o crescendo desdramatização-atualização-satisfação; o crescendo recéxis-recin; o crescendo autopensenidade patológica–autopensenidade sadia; o crescendo recebimento-retribuição; o crescendo conflito íntimo–autodesassédio; o crescendo vida sem sentido–vida com sentido.
          Trinomiologia: o trinômio pensamento-escrita-ação; o trinômio intelectualidade-parapsiquismo-comunicabilidade; o trinômio autopesquisa-teática-aprendizado; o trinômio paragenética-genética-mesologia; o trinômio vaidade-poder-sucesso; o trinômio autexposição-risco-evolução; o trinômio vitimização-vergonha-gratidão.
          Polinomiologia: o polinômio nosográfico baixa autestima–postura defensiva–arrogância–competitividade.
          Antagonismologia: o antagonismo prepotência / competência; o antagonismo reconhecimento íntimo / reconhecimento alheio; o antagonismo personalismo / universalismo; o antagonismo apego / desapego; o antagonismo autengano / autenticidade; o antagonismo crítica destrutiva / crítica construtiva; o antagonismo insegurança / segurança; o antagonismo rejeição / aceitação; o antagonismo desejo / necessidade; o antagonismo imaturidade / maturidade.
          Paradoxologia: o paradoxo de a arrogância mascarar o sentimento de insegurança; o paradoxo de o orgulho poder explicitar complexo de inferioridade; o paradoxo de a ideia de grandeza poder representar medo da humilhação.
          Politicologia: a conscienciocracia; a lucidocracia; a evoluciocracia; a congniciocracia; a democracia; a discernimentocracia; a proexocracia; a cosmoeticocracia; a autocracia; a meritocracia.
          Legislogia: a lei da causa e efeito aplicada aos esforços pessoais; a lei do maior esforço no autenfrentamento.
          Filiologia: a neofilia; a decidofilia; a recexofilia; a autopesquisofilia; a evoluciofilia; a autenfrentamentofilia; a recinofilia; a autocriticofilia; a assistenciofilia; a conviviofilia; a intelectofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a sociofobia; a criticofobia; a recexofobia; a autopesquisofobia; a glossofobia; a cacorrafiofobia; a catagelofobia; a humilhofobia; a metatesiofobia.
          Sindromologia: a autossuperação da síndrome da vitimização; a profilaxia da síndrome do estrangeiro (SEST); a prevenção da síndrome de burnout; o tratamento da síndrome de Münchhausen; a suplantação da síndrome do histrionismo; o triunfo sobre a síndrome da personalidade narcisista; o soprepujamento da síndrome de borderline; a renovação da síndrome de Gabriela.
          Maniologia: a egomania; a religiomania; a mania de culpar o outro; a mania de se comparar; a mania de idealizar o passado; a mania de temer o futuro.
          Mitologia: o mito grego de Narciso; o mito literário de Henry Jekyll e Mr. Hyde; o mito da perfeição; o mito da superioridade; o mito da capa da invisibilidade multidimensional; o mito da maquiagem social; o mito da evolução sem autocrítica.
          Holotecologia: a cognoteca; a evolucioteca; a proexoteca; a parapsicoteca; a consciencioterapeuticoteca; a conscienciometroteca; a recexoteca; a experimentoteca; a interassistencioteca; a psicologoteca; a sociologicoteca; a filosofoteca.
          Interdisciplinologia: a Autocriticologia; a Autocogniciologia; a Autodiscernimentologia; a Autoconscienciometrologia; a Priorologia; a Egologia; a Recexologia; a Conviviologia; a Interassistenciologia; a Intrafisicologia; a Sociologia; a Antropologia; a Psicologia; a Filosofia; a Evoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin superior; a conscin autopacificada; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser interassistencial; a conscin empática; a conscin sábia; a conscin autêntica.
          Masculinologia: o narcisista; o orgulhoso; o melindroso; o arrogante; o vaidoso; o falacioso; o autoindulgente; o heterocrítico; o autodecisor; o autorreeducador; o reciclante existencial; o agente retrocognitor; o acoplamentista; o amparador intrafísico; o intermissivista; o atacadista consciencial; o completista; o comunicólogo, o conscienciólogo; o consciencioterapeuta; o conscienciômetra; o exemplarista; o tenepessista; o projetor consciente; o autopesquisador; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o voluntário da Conscienciologia; o docente de Conscienciologia; o interassistente; o evoluciente; o epicon lúcido; o parapercepciologista; o compassageiro evolutivo; o homem de ação.
          Femininologia: a narcisista; a orgulhosa; a melindrosa; a arrogante; a vaidosa; a falaciosa; a autoindulgente; a heterocrítica; a autodecisora; a autorreeducadora; a reciclante existencial; a agente retrocognitora; a acoplamentista; a amparadora intrafísica; a intermissivista; a atacadista consciencial; a completista; a comunicóloga, a consciencióloga; a consciencioterapeuta; a conscienciômetra; a exemplarista; a tenepessista; a projetora consciente; a autopesquisadora; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a voluntária da Conscienciologia; a docente de Conscienciologia; a interassistente; a evoluciente; a epicon lúcida; a parapercepciologista; a compassageira evolutiva; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens autocognitor; o Homo sapiens egocentricus; o Homo sapiens incohaerens; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens conscientiometricus; o Homo sapiens progressivus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens assistens; o Homo sapiens autolucidus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: desconstrução da autoimagem idealizada parcial = a percepção e reciclagem íntima de trafares superficiais, mais fáceis de a conscin admitir, resultando na visão realista de determinado aspecto pessoal; desconstrução da autoimagem idealizada integral = a admissão e autenfrentamento de todos os trafares pessoais observados na autopesquisa, resultando na autopercepção mais próxima da realidade consciencial.
          Culturologia: a cultura patológica das celebridades; a cultura das mídias sociais sem controle; a cultura comercial dos reality shows; a cultura da Autopesquisologia; a cultura da Autocriticologia; a cultura do autenfrentamento; a cultura da autolibertação.
          Lucidologia. O despertamento para posturas de manutenção da autoimagem idealizada é parte do processo para a respectiva desconstrução.
          Caracterologia. Sob a ótica da Autocriticologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 34 posturas de manutenção da autoimagem idealizada a serem consideradas pela conscin motivada em desconstruí-la:
          01. Acriticidade.
          02. Autoconflito.
          03. Aversão à heterocrítica.
          04. Baixa autestima.
          05. Comparação.
          06. Competição.
          07. Controle.
          08. Convicção.
          09. Dependência.
          10. Desamparo.
          11. Descontrole emocional.
          12. Desmotivação.
          13. Egoísmo.
          14. Emocionalismo.
          15. Empáfia.
          16. Esquiva.
          17. Falsa modéstia.
          18. Heteroculpa.
          19. Imaturidade.
          20. Implicância.
          21. Inadequação.
          22. Incoerência.
          23. Inconvivialidade.
          24. Intransigência.
          25. Isolamento.
          26. Medo do fracasso.
          27. Melindre.
          28. Necessidade de aprovação.
          29. Perfeccionismo.
          30. Petulância.
          31. Recompensa imediata.
          32. Segredo.
          33. Teimosia.
          34. Timidez.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a desconstrução da autoimagem idealizada, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Análise egológica: Heterocriticologia; Nosográfico.
          02. Ator de teatrão: Elencologia; Nosográfico.
          03. Atualização da autoimagem: Autocogniciologia; Homeostático.
          04. Autenfrentamento da criticidade patológica: Criticologia; Homeostático.
          05. Autexposição recicladora: Autorrecexologia; Homeostático.
          06. Autocognição desrepressiva: Autevoluciologia; Homeostático.
          07. Autossuperação do orgulho: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
          08. Constrangimento cosmoético: Autocriticologia; Homeostático.
          09. Desdramatização: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          10. Desestigmatização do autoconceito: Autodesassediologia; Neutro.
          11. Hipercriticidade acrítica: Criticologia; Nosográfico.
          12. Liberdade interior: Autocogniciologia; Neutro.
          13. Megaexplicitação cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
          14. Opção pelo autodesassédio: Voliciologia; Homeostático.
          15. Trinômio prioridade-desafio-autossuperação: Recexologia; Homeostático. A DESCONSTRUÇÃO DA AUTOIMAGEM IDEALIZADA É ATO PRIORITÁRIO E INTRANSFERÍVEL À CONSCIN INTERESSADA NA VISÃO HONESTA DE SI MESMA, VISANDO O ALCANCE DA RECICLAGEM INTRACONSCIENCIAL LÚCIDA.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, já analisou se a forma como se enxerga é diferente da realidade pessoal? Já consegue abrir mão dos mecanismos de defesa do ego para o autenfrentamento franco?
             Bibliografia Específica:
             1. Brown, Brené; A Coragem de Ser Imperfeito: Como aceitar a Própria Vulnerabilidade e Ousar Ser Quem Você é (Daring Greatly); trad. Joel Macedo; 208 p.; 13 partes; 7 caps; 71 enus; 79 refs; 1 anexo; 21 x 14 cm; br.; Sextante; Rio de Janeiro, RJ; 2016; páginas 11 a 34.
             2. Gesing, Alzira; Intenção: Manifestação Atributológica da Consciência; 182 p.; 26 partes; 18 caps.; 103 tabs.; 19 filmes; 58 refs; Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; páginas 89 a 108.
             3. Moura, Diogo Telles Dias de; Resguardo Egoico: Um Estudo de Caso; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 19; Seção: Artigo Original; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2015, páginas 361 a 371.
             4. Stevenson, Robert Louis; O Médico e o Monstro e Outras Histórias (The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde); trad. Pietro Nassetti; 136 p.; 2 partes; 10 caps.; Martin Claret; São Paulo, SP; 2ª Ed.; 2009; páginas 17 a 86.
             5. Vicenzi, Luciano; Coragem Para Evoluir; 188 p.; 13 partes; 8 caps; 48 enus; 50 refs; Instituto Internacional de Conscienciologia e Projeciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2011; páginas 27 a 56.
             6. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas léxicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 154 e 177.
                                                                                                                       Y. F.