Descarte dos Resquícios

O descarte dos resquícios é a eliminação deliberada, autoconsciente, dos últimos resíduos, vestígios, indícios, restos, sobras e refugos dos maus hábitos da conscin, no período da acabativa da reciclagem existencial (recéxis) e, notadamente, da acabativa da reciclagem intraconsciencial (recin).

Você aprova cum laude a acabativa da própria recéxis? Já encara, com bom ânimo, os derradeiros remanescentes da recin?

      DESCARTE DOS RESQUÍCIOS
                                        (RECEXOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. O descarte dos resquícios é a eliminação deliberada, autoconsciente, dos últimos resíduos, vestígios, indícios, restos, sobras e refugos dos maus hábitos da conscin, no período da acabativa da reciclagem existencial (recéxis) e, notadamente, da acabativa da reciclagem intraconsciencial (recin).
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O prefixo des deriva do idioma Latim, dis ou de ex, “oposição; negação; falta”. O termo carta procede também do idioma Latim, charta, “folha de papiro preparada para receber a escrita; folha de papel (feito antigamente da entrecasca do papiro)”, e este do idioma Grego, khártes. Surgiu no Século XVII. A palavra resquício procede do idioma Espanhol, resquicio, “abertura; fenda”, e esta do idioma Latim, excrepitiare, “rachar; gretar”, de crepare, “estalar; arrebentar”. Apareceu, no Século XVI, com a acepção de “pequena abertura” e, no Século XVIII, com o sentido de “resto”.
          Sinonimologia: 1. Acabativa da recéxis. 2. Acabativa da recin. 3. Eliminação dos resíduos dos maus hábitos. 4. Providência pré-desperticidade.
          Neologia. As duas expressões compostas minidescarte dos resquícios e maxidescarte dos resquícios são neologismos técnicos da Recexologia.
          Antonimologia: 1. Autodesorganização. 2. Antirrecéxis. 3. Bons hábitos.
          Estrangeirismologia: o Recexarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais.


                                              II. Fatuística

          Pensenologia: os retropensenes anticosmoéticos; a melhoria dos grafopensenes pessoais; os reciclopensenes.
          Fatologia: o descarte dos resquícios; a eliminação pró-evolução dos resíduos conscienciais; os vestígios dos maus hábitos da consciênçula; as pisadas na bola; as pegadas denunciadoras; os rastros espúrios evidentes; os refugos indefensáveis; os bagulhos energéticos; as superfluidades; os excedentes dos excessos; os indícios da reciclagem existencial (recéxis); o balanço geral; o inventário do microuniverso consciencial; os resquícios intraconscienciais recalcitrantes; a reciclagem intraconsciencial (recin básica); o restante supercrítico a ser eliminado; as derradeiras sobras constrangedoras; os maus hábitos teimosos; o ato de deletar o pior; a ação de dar descarga no egoísmo, no orgulho, na arrogância, na vaidade, na jactância e na autocracia; o recexograma; a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).
          Parafatologia: a melhoria do parapsiquismo; a abertura do caminho para a condição da desperticidade.


                                            III. Detalhismo

          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização.
          Antagonismologia: o antagonismo projeto aberto / obra acabada.
          Filiologia: a neofilia; a recexofilia.
          Holotecologia: a recexoteca.
          Interdisciplinologia: a Recexologia; a Recexometria; a Habitologia; a Autopesquisologia; a Autocriticologia; a Intraconscienciologia; a Temperamentologia; a Voliciologia; a Autodeterminologia; a Grafopensenologia; a Anteriorologia; a Passadologia; a Invexologia.


                                          IV. Perfilologia

         Elencologia: a conscin displicente; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida.
         Masculinologia: o buscador-borboleta; o pré-serenão vulgar; o reciclante; o inversor existencial; o intermissivista; o pesquisador; o gari de si mesmo; o detonador de autotrafares; o recexologista; o pesquisador da Despertologia.
         Femininologia: a buscadora-borboleta; a pré-serenona vulgar; a reciclante; a inversora existencial; a intermissivista; a pesquisadora; a gari de si mesma; a detonadora de autotrafares; a recexologista; a pesquisadora da Despertologia.
         Hominologia: o Homo sapiens recyclans.


                                        V. Argumentologia

         Exemplologia: minidescarte dos resquícios = o ato de eliminar os componentes grosseiros da reciclagem existencial (recéxis); maxidescarte dos resquícios = o ato de eliminar os componentes mais sutis da reciclagem intraconsciencial (recin).
         Taxologia. Sob a ótica da Recexologia, os resquícios, em geral, podem ser classificados em duas categorias básicas quanto às raízes ou fontes:
         1. Resquícios materiais: externos; extraconscienciais; heterassédios; bagulhos energéticos; superficiais; menos problemáticos; mosquitos (assediadores comuns, satélites de assediadores, conseneres); Intrafisicologia; Heterassediologia.
         2. Resquícios conscienciais: íntimos; intraconscienciais; autassédios; trafares; profundos; paragenéticos; temperamentais; mais problemáticos; sujeira atratora dos mosquitos (megassediadores); Caracterologia; Autassediologia.
         Caracterologia. Segundo a Psicossomatologia, o descarte dos resquícios inconvenientes começa, a rigor, com atos pessoais simples, aparentemente até insignificantes, contudo, atuantes ao modo de agentes fossilizadores antirrecéxis, por exemplo, estes 10, dispostos na ordem alfabética:
         01. Abertismo. Sair da condição da interiorose, através do abertismo consciencial, com automotivação e a mudança real das intenções.
         02. Ânimo. Encarar o neoconstructo insinuante, mas providencial, com bom ânimo.
         03. Autexposição. Expor-se publicamente, com transparência, posicionando-se quanto aos temas graves e às injunções pertinentes dentro da vida pessoal.
         04. Autorganização. Retificar, metodicamente, a antiga e rotineira autodesorganização disseminada urbi et orbi.
         05. Autorrenovação. Avaliar seriamente a neo-hipótese ou o neoviés do maior esforço da autorrenovação.
         06. Democracia. Eliminar a discriminação anticosmoética quanto a pessoas, ideias, tarefas e holopensenes.
         07. Heterocrítica. Considerar, acuradamente, com autodiscernimento, a heterocrítica, empregando a autocrítica máxima.
         08. Interlocução. Escutar a outra pessoa com paciência, atenção e educação sobre todos os temas, mesmo os constrangedores ou usualmente evitáveis.
         09. Modéstia. Manter a modéstia pessoal, possível, sem falsa humildade ou manifestação de cabotinismo.
         10. Neofilia. Cortar a apriorismose fazendo concessões, de fato, à neofilia.


                                                       VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o descarte dos resíduos, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            1. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
            2. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
            3. Ampliação do mundo pessoal: Recexologia; Neutro.
            4. Autorganização livre: Intrafisicologia; Homeostático.
            5. Intraconscienciologia: Mentalsomatologia; Neutro.
            6. Reciclagem prazerosa: Recexologia; Homeostático.
            7. Sedução da simplificação: Psicossomatologia; Nosográfico.
    EM FUNÇÃO DA ACABATIVA DA RECICLAGEM INTRACONSCIENCIAL, A LIMPIDEZ FINAL, NO UNIVERSO DA
   RECÉXIS, PODE SER A MAIS DIFÍCIL QUANTO AOS DETALHES DAS TENDÊNCIAS MENOS DIGNAS DA CONSCIN.
            Questionologia. Você aprova cum laude a acabativa da própria recéxis? Já encara, com bom ânimo, os derradeiros remanescentes da recin?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Enciclopédia da Conscienciologia; revisores: Equipe de Revisores do Holociclo – CEAEC; 772 p.; 80 abrevs.; 1 biografia; 1 CD-ROM; 240 contrapontos; cronologias; 35 E-mails; 4 endereços; 961 enus.; estatísticas; 2 filmografias; 1 foto; 240 frases enfáticas; 5 índices; 574 neologismos; 526 perguntas; 111 remissiologias; 12 siglas; 15 tabs.; 6 técnicas; 12 websites; 201 refs.; 1 apênd.; alf.; estrang.; geo.; ono.; tab.; 28 x 21 x 4 cm; enc.; Ed. Protótipo Avaliação das Tertúlias; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2006; páginas 27, 39, 112, 541, 637 e 642.
            2. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 94, 99, 451, 628, 824, 825 a 837 e 874.