DESASSOMBRO DA VENDA TARÍSTICA (AUTODISCERNIMENTOLOGIA) I. Conformática Definologia. O desassombro da venda tarística é o ato ou efeito de a conscin voluntária, homem ou mulher, desdramatizar e superar as influências emocionais na abordagem do telemarketing em divulgação de cursos e eventos conscienciológicos, mantendo tranquilidade e assertividade na interassistência multidimensional. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O primeiro prefixo des procede do idioma Latim, dis ou de ex, “negação; oposição; falta; separação; divisão; aumento; reforço; intensidade; afastamento; supressão”. O vocábulo sombra deriva igualmente do idioma Latim, umbra, “sombra”, “espaço sem luz, ou escurecido pela imposição de um corpo opaco”. Surgiu no Século XV. O termo assombro apareceu no Século XVII. A palavra venda procede também do idioma Latim, vendere, “vender; gabar-se de; dar valor a; elogiar”. Surgiu no Século XIII. O vocábulo tarefa decorre do idioma Árabe, tarîha, “quantidade de trabalho imposto a alguém”, derivado de tarah, “lançar; arrojar; impor a aquisição de alguma mercadoria a determinado preço”. Apareceu no Século XVI. O segundo prefixo es origina-se do idioma Latim, ex, “movimento para fora; transformação”. O termo claro vem igualmente do idioma Latim, clarus, “luminoso; brilhante; iluminado”. Surgiu no Século XIII. O sufixo mento provém do idioma Latim Vulgar, mentu, e é formador de substantivos derivados de verbos. A palavra esclarecimento apareceu no Século XV. Sinonimologia: 1. Desdramatização da venda interassistencial. 2. Desmistificação do comércio tarístico. 3. Ultrapassagem do gargalo da venda tarística. 4. Destemor na transação comercial evolutiva. Neologia. As 3 expressões compostas desassombro da venda tarística, desassombro básico da venda tarística e desassombro avançado da venda tarística são neologismos técnicos da Autodiscernimentologia. Antonimologia: 1. Aversão à venda via telemarketing. 2. Resistência à venda pró-tares. 3. Desânimo com a venda tarística. 4. Perturbabilidade na venda interassistencial. 5. Pusilanimidade na venda pró-interassistência. 6. Acovardamento na transação comercial evolutiva. Estrangeirismologia: a venda tarística via WhatsApp; o approach referencial na interassistência diária; o know-how interassistencial; o modus operandi no telemarketing; o timing de chegada do assistido; o autodiscernimento on time e full time; o rapport por meio da venda tarística; a frontline de acolhimento dos intermissivistas e pré-intermissivistas; os insights na conexão com o amparo de função; o feedback dos assistentes veteranos. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às autopercepções da necessidade dos assistidos. Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relacionados ao tema: – Desassombrar é interassistir. Venda tarística: megainterassistência. Autevolução requer coragem. Resultado tarístico: interassistência. Coloquiologia: o ato de resistir ao chilique com lucidez; a superação do ato de carregar nas tintas conectando-se à equipin e equipex; a evitação do piti buscando a acalmia; o ato de não fazer tempestade em copo d’água com autenfrentamento; o ato de não dourar a pílula por meio de eufemismos; o ato de ficar de orelha em pé pensando na clonagem do celular. Citaciologia: – É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer (Aristóteles, 384–322 a.e.c.). A pergunta mais persistente e urgente da vida é: o que você está fazendo pelos outros? (Martin Luther King, 1929–1968). A vida é assim; esquenta e esfria, aperta daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem (Milton Santos, 1926–2001). Duas coisas que sempre vão te ajudar nas vendas: empatia e carisma (Thomas Edison, 1847–1931). Proverbiologia: – “Não é merecedor do favo de mel aquele que evita a colmeia porque as abelhas têm ferrões”. “Frequentemente é necessário mais coragem para ousar fazer certo do que temer fazer errado”. “A coragem é a escada por onde sobem as outras virtudes”. Ortopensatologia. Eis, 5 ortopensatas, na ordem alfabética, classificadas em 4 subtítulos, referentes ao tema: 1. “Autodiscernimentologia. A vacina contra o erro é o autodiscernimento”. 2. “Exemplarismo. O exemplarismo cosmoético é a melhor técnica evolutiva”. 3. “Intermissivista. Com os conhecimentos hauridos no Curso Intermissivo, a consciência não fica esperando as coisas acontecerem, como vivia antes, mas, agora, ela sai pelas dimensões existenciais para que as boas coisas evolutivas ocorram a partir dos seus autesforços”. 4. “Tares. Tares é desassédio. – „Quer desassediar alguém? Busque esclarecer‟”. “Nos trabalhos assistenciais da tares, a conscin voluntária jamais deve se julgar que esteja participando de uma olimpíada, em permanente competição”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal do desassombro cosmoético; o holopensene pessoal conectado à grupalidade; o holopensene pessoal da proatividade comunicativa interassistencial; o holopensene pessoal interativo tarístico; o holopensene pessoal do posicionamento antiegoico; os clamopensenes no início de atuação; a clamopensenidade; os dubiopensenes da estagnação; a dubiopensenidade; os interpensenes da convivialidade sadia; a interpensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os ortopensenes, a ortopensenidade; a autopensenidade linear; a acalmia pensênica; a agilização pensênica a partir do autodiscernimento; a autopensenização interassistencial; o holopensene do epicentrismo evolutivo. Fatologia: o desassombro da venda tarística; a satisfação íntima no abertismo ao neoparadigma na área de vendas interassistenciais; a compreensão da importância do contato personalizado na abordagem interassistencial inicial; a ousadia na aplicação de ferramentas conscienciológicas; o aprendizado e ensino de novos procedimentos evolutivos; a importância do telemarketing; o bom humor sadio como ferramenta evolutiva; a autoimperturbabilidade; o acolhimento interconsciencial; o assombro gerando o medo de vender; a zona de conforto travando o desassombro; a procrastinação dos compromissos autevolutivos interassistenciais nas crises de dramatização; os assédios comuns impedidores da interassistência; a disponibilidade e voliciolina pessoal; a automotivação interassistencial; a oportunidade de aprender com os próprios erros; o autodesassédio mentalsomático pelo autenfrentamento; a eliminação dos conflitos íntimos; a evitação de melindres; a eliminação das competições; a empatia nas conexões tarísticas interpessoais; o traforismo visualizando o melhor dos outros; o discernimento na venda tarística; os treinamentos, workshops e oficinas da área de venda interassistencial realizados pelo Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC) profissionalizando a interassistência; o incentivo à divulgação de artigos e E-books pela área de venda interassistencial; a dinâmica frequente de autopacificação sobre a abordagem interconsciencial mais adequada; a assunção das responsabilidades autevolutivas interassistenciais; a coragem consciencial como ousadia lúcida cosmoética. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático contribuindo na segurança e parassegurança do assistente; a mobilização básica das energias (MBE) como praxe autoterapêutica; a conexão com os amparadores extrafísicos de função conquistada e mantida pela autocosmoeticidade diuturna; a assimilação simpática (assim) e desassimilação simpática de energias (desassim); os aportes das consciexes amparadoras favoráveis à interassistência; a sinalética energética e parapsíquica pessoal contribuindo na interpretação das interações; os insights extrafísicos; as inspirações extrafísicas desconsideradas; o uso das próprias energias para saneamento da autopsicosfera; os parabanhos energéticos confirmando a realização do trabalho e proporcionando bem-estar; o campo energético interdimensional instalado pela equipe extrafísica nos encontros semanais do voluntariado; a parapercepção do gap teático na procrastinação na assunção do epicentrismo de vendas; a parapercepção do amparo extrafísico diante dos acertos na venda tarística; o estofo energético pessoal; a recuperação de cons relacionados à proéxis interassistencial planejada no Curso Intermissivo (CI); a primener do completismo existencial. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo venda tarística–produto evolutivo; o sinergismo interassistencial equipin-equipex; o sinergismo empatia-interassistencialidade no rapport entre consciências; o sinergismo audácia ativa–desassombro cosmoético. Principiologia: o princípio evolutivo do devagar e sempre; o princípio dos 4 pês prevenção-precaução-prudência-proteção; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio de para tudo haver técnica. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) contendo cláusula sobre desassombro tarístico; o autodiscernimento teático enquanto código de segurança pessoal na vivência coletiva; os códigos de Ética. Teoriologia: a teoria dos gargalos evolutivos; o 1% de teoria e 99% de prática; a teoria da evolução por meio dos autesforços; a teoria do amparo funcional; a teoria da recuperação das unidades de lucidez (cons); a teoria da indestrutibilidade das aquisições cognitivas. Tecnologia: as técnicas de auto e heterodesassédio; as técnicas de autodomínio energético; a técnica do circuito coronofrontal; a técnica da preparação de local, hora, conteúdo e forma para realizar o contato relacional; a técnica da escutatória interassistencial; a técnica do bom humor; a técnica de viver evolutivamente interassistindo cosmoeticamente; a técnica das prioridades evolutivas; as técnicas de venda tarística; a técnica da qualificação da associação de ideias pró-aumento do autodiscernimento. Voluntariologia: o desassombro da venda tarística impulsionado pela dedicação autoconsciente ao voluntariado conscienciológico; o trabalho tarístico completo pelo voluntário autodesassediado; o voluntariado conscienciológico ativo garantindo a sustentabilidade das Instituições Conscienciocêntricas (ICs); o voluntariado interassistencial neoparadigmático enriquecendo o saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); o esforço intelectual atrelado a habilidades, atitudes e conhecimento do voluntário desassombrado. Laboratoriologia: o laboratório consciencial (labcon) ao modo de catalisador da recuperação de cons; o laboratório conscienciológico da Autorreeducaciologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia. Efeitologia: os efeitos positivos da lucidez nos contatos relacionais; os efeitos desassediadores da interassistência à distância e presencial por meio de campo otimizado; o “banho de loja” consciencial enquanto efeito do exemplarismo cosmoético da equipin; os efeitos da autopensenidade sadia na qualidade cotidiana das interrelações; o efeito do completismo proexológico na constância da coragem; o efeito das interassistências constantes na geração de primeneres sucessivas. Neossinapsologia: as neossinapses desencadeadas pelo autenfrentamento cosmoético; a perda de oportunidades de neossinapses pela aversão às vendas tarísticas; o desassombro facilitando a recuperação das neossinapses intermissivas; as neossinapses interassistenciais motivadas pelos amparadores. Ciclologia: o ciclo de erros e acertos fundamentando a compreensão da teática interassistencial; o ciclo cosmoético aprender-ensinar; o ciclo assistência intrafísica–assistência extrafísica; o ciclo vida intermissiva–vida intrafísica; o ciclo realizações interassistenciais–aquisições evolutivas. Enumerologia: a coragem quanto ao autoposicionamento; a perseverança quanto à autorresponsabilidade; a ousadia quanto à autocompetência; a motivação quanto ao autodesassombro; a convicção quanto à heterassistência; a segurança quanto ao autodiscernimento; a confiança quanto à amparabilidade. Binomiologia: o binômio conhecimento-responsabilidade; o binômio autocrítica dos valores–autocompreensão das prioridades evolutivas; o binômio autopesquisas dos trafares–autorganização dos trafores; o binômio ponderar-agir; o binômio autempenho-autodisponibilidade; o binômio recebimento-retribuição; o binômio clareza-sensatez. Crescendologia: o crescendo autopacificação-imperturbabilidade-serenidade; o crescendo autocontrole-autodesassedialidade; o crescendo valores da Socin–valores cosmoéticos; o crescendo interação–adaptação–exemplificação cosmoética tarística; o crescendo aprendizado tarístico–atualização das práticas interassistenciais. Trinomiologia: o trinômio desassombro-neofilia-Experimentologia; o trinômio autocontrole-autodisciplina-autodomínio; o trinômio neoideia–interassistencialidade–autorreeducação pensênica; o trinômio esforço-empenho-dedicação; o traquejo do trinômio motivação-trabalho-lazer no dia a dia evolutivo; o trinômio autorganização pensênica–autoprioridade evolutiva–autossuperação da ansiedade; o trinômio lucidez-razão-autodiscernimento. Polinomiologia: o polinômio nosográfico ansiosismo-impetuosidade-impulsividade-precipitação; o polinômio força-segurança-autocontrole-audácia; o polinômio autodesassombro-autoconhecimento-autoimagem-autestima; o polinômio autocrítica-autoincorruptibilidade-autocosmoética-autodesassédio; o polinômio autoconfiança-autoparapercepção-autodiscernimento-autamparabilidade. Antagonismologia: o antagonismo receptividade / reatividade; o antagonismo defensividade / abertismo; o antagonismo autodiscernimento / medo; o antagonismo assistência tarística / assistencialismo; o antagonismo autoimperturbabilidade / autoperturbabilidade; o antagonismo amparabilidade / assedialidade; o antagonismo egovisão / cosmovisão; o antagonismo venda forçada / venda interassistencial; o antagonismo tares / lavagem cerebral; o antagonismo deslanche da venda tarística / paralisação da venda tarística; o antagonismo autodiscernimento emocional / autodiscernimento intelectual. Paradoxologia: o paradoxo de a consciência imatura preferir mascarar a própria realidade a encarar a verdade passível de aprimoramento. Politicologia: a lucidocracia; a autodiscernimentocracia; a cosmoeticocracia; a interassistenciocracia. Legislogia: a lei da interdependência consciencial; a lei do maior esforço evolutivo pessoal na reeducação da impulsividade e da racionalidade. Filiologia: a comunicofilia; a neofilia; a autenticofilia; a amparofilia; a desafiofilia; a experimentofilia; a interassistenciofilia. Fobiologia: a erradicação da neofobia; a autodefesa propiciando a profilaxia das fobias. Sindromologia: o descarte da síndrome da insegurança; a remissão da síndrome da apriorismose; a anulação da síndrome da vontade débil; a suplantação da síndrome da pré-derrota; a libertação da síndrome da dispersão consciencial; a autocura da síndrome da condição de subnível por meio da autorganização consciencial; a superação da síndrome do ansiosismo evitando atropelar etapas e comprometer a interassistência. Maniologia: a mania de reclamar; a mania de achar estar sempre incomodando; a mania de postergação; a mania de pensar mal dos outros; a mania de ouvir sem escutar; a mania de não conversar; a mania de não se colocar no lugar do outro. Mitologia: o mito de a boa vontade e intenção bastarem no desassombro da venda tarística; o mito de bastar ser bonzinho para ser amparador; o mito da mudança de patamar sem desconforto; o mito da receita pronta na venda cosmoética. Holotecologia: a maturoteca; a cosmoeticoteca; a experimentoteca; a convivioteca; a interassistencioteca; a parapercepcioteca; a mentalsomatoteca. Interdisciplinologia: a Autodiscernimentologia; a Interaciologia; a Traforologia; a Intencionologia; a Taristicologia; a Conviviologia; a Interassistenciologia; a Exemplologia; a Cosmoeticologia; a Motivaciologia; a Comunicologia; a Teaticologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin intermissivista; a conscin pré-intermissivista; a consréu ressomada; a isca humana lúcida; a conscin cosmoética desassombrada; a conscin proativa; a conscin autodiscernidora; a conscin aglutinadora; a conscin ponderada; a conscin epicentro do telemarketing; a conscin atacadista existencial; a conscin enciclopedista; o ser desperto; o ser interassistencial; a minipeça interassistencial; a consciex amparadora da IC a consciex amparadora de função; a consciex amparadora pessoal. Masculinologia: o vendedor interassistencial; o assistido; o interessado; o emissor; o receptor; o amparador do telemarketing; o monitor; o professor; o executivo de turma; o coordenador de curso; o compassageiro evolutivo; o reciclante existencial; o inversor existencial; o pesquisador; o tocador de obra; o retomador de tarefa; o recém-chegado nas vendas interassistenciais; o homem de ação. Femininologia: a vendedora interassistencial; a assistida; a interessada; a emissora; a receptora; a amparadora do telemarketing; a monitora; a professora; a executiva de turma; a coordenadora de curso; a compassageira evolutiva; a reciclante existencial; a inversora existencial; a pesquisadora; a tocadora de obra; a retomadora de tarefa; a recém-chegada nas vendas interassistenciais; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens autorreflexor; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens interactivus; o Homo sapiens experimentatus; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens facilitator; o Homo sapiens taristicus; o Homo sapiens interassistentialis. V. Argumentologia Exemplologia: desassombro básico da venda tarística = uso da mobilização das energias e estado vibracional na assepsia da base intrafísica e da autopensenidade com foco na tarefa de promoção de cursos; desassombro avançado da venda tarística = uso da mobilização das energias e estado vibracional com foco na heterassistência multidimensional vinculada à promoção de eventos. Culturologia: a cultura da reflexão; a cultura do bom senso; a cultura do maior esforço evolutivo; a cultura patológica do assombro; a cultura da Autexperimentologia Evolutiva; a cultura da Interassistenciologia. Caracterologia. Conforme a Autoconscienciometrologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 15 posturas ou atitudes eficientes pró-desassombro da venda tarística pela conscin autoposicionada: 01. Antivitimização: extinguir os descontroles e confrontar a autoinsegurança. 02. Autenfrentamento: sintonizar a interassistencialidade e encarar o autodesafio. 03. Autodeterminação: manter a autorresolutividade e cumprir a tarefa. 04. Autodidatismo: buscar o esclarecimento crescente e desdramatizar os erros. 05. Autodiscernimento: vincar a autocompreensão de si e ver-se como minipeça. 06. Bom humor: distensionar a abordagem e deixar os temas mais leves. 07. Convivialidade: equilibrar a interação e praticar o relacionamento sadio. 08. Criticidade: avaliar a atividade proposta e criticar os dados construtivamente. 09. Imperturbabilidade: analisar o desafio posto e desconstruir óbices. 10. Interassistencialidade: manter a visão interassistencial e eliminar reducionismos. 11. Lucidez: investir na autopesquisa e ampliar a lucidez quanto a si e ao outro. 12. Ponderação: autodiscernir sobre fatos e parafatos e reconhecer os próprios trafores. 13. Priorização: priorizar a autevolução e estar lúcido no Maximecanismo Evolutivo. 14. Serenidade: manter a acalmia mental e buscar a pensenidade retilínea. 15. Sobrepairamento: analisar com hiperacuidade e antever os efeitos da própria ação. Taxologia. Do ponto de vista da Autexperimentologia, eis, na ordem alfabética, 15 técnicas conscienciológicas facilitadoras do desassombro da venda tarística: 01. Técnica da abordagem inicial. 02. Técnica da ação pelas pequenas coisas. 03. Técnica da autochecagem holossomática. 04. Técnica da confutação. 05. Técnica da eliminação do autotrafar. 06. Técnica da mudança de bloco pensênico. 07. Técnica da redução dos erros pessoais. 08. Técnica da reflexão autodesassediadora. 09. Técnica da repetição paciente. 10. Técnica da tentativa e acerto. 11. Técnica das 50 vezes mais. 12. Técnica das rotinas úteis e hábitos sadios. 13. Técnica de viver bioenergeticamente alerta sem ansiosismo. 14. Técnica do autoimperdoamento-heteroperdoamento. 15. Técnica do encapsulamento parassanitário. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o desassombro da venda tarística, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Autodeterminação: Autodeterminologia; Neutro. 02. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático. 03. Comércio cosmoético: Cosmoeticologia; Homeostático. 04. Contato telefônico assistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 05. Desassombro paratecnológico: Paratecnologia; Homeostático. 06. Desdramatização: Autodiscernimentologia; Homeostático. 07. Desdramatização do autesforço: Autodiscernimentologia; Homeostático. 08. Desdramatização dos autotrafares: Trafarologia; Homeostático. 09. Desdramatização holomnemônica: Seriexologia; Homeostático. 10. Hiperacuidade interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 11. Limite interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 12. Sobrepairamento do autodesconforto: Consciencioterapeuticologia; Homeostático. 13. Tares expositiva: Interassistenciologia; Homeostático. 14. Telefone celular: Comunicologia; Neutro. 15. Venda interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. A ATUAÇÃO COSMOÉTICA NO DESASSOMBRO DA VENDA TARÍSTICA FAVORECE A ULTRAPASSAGEM DA ABORDAGEM TACONISTA EM PROL DO AUTODISCERNIMENTO DOS INTERMISSIVISTAS E PRÉ-INTERMISSIVISTAS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já se questionou quanto à relevância da venda tarística para recebimento das consciências nas ICs e sustentação financeira das atividades? Qual a condição pessoal ante a postura de minipeça do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial? Bibliografia Específica: 1. Cezário, Maria Ester; Voluntariado Acolhedor com Enfoque no Posicionamento Interassistencial; Artigo; Homo Projector; Revista; Janeiro-Junho; Vol. 9; N. 1; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Brasil; 2022; páginas 85 a 95. 2. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 648 a 652 e 673 a 675. 3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004, páginas 81 e 82. 4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 193, 672, 906, 1.593 e 1.596. 5. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 13 e 27. M. E. E.