Definologia

A Definologia é a Ciência aplicada aos estudos, pesquisas ou técnicas sistemáticas da definição das realidades ou da significação precisa das coisas, com a explicitação clara e indicação do verdadeiro sentido do objeto pesquisado e identificado dentro da Cosmovisiologia no Universo.

A Definologia está inserida por você no microuniverso consciencial?

      DEFINOLOGIA
                                     (PARASSEMIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A Definologia é a Ciência aplicada aos estudos, pesquisas ou técnicas sistemáticas da definição das realidades ou da significação precisa das coisas, com a explicitação clara e indicação do verdadeiro sentido do objeto pesquisado e identificado dentro da Cosmovisiologia no Universo.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo definição vem do idioma Latim, definitio, “ação de definir limite ou fim”. Apareceu no Século XIV. O elemento de composição logia procede do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
          Sinonimologia: 1. Definiciologia. 2. Ciência das definições em geral. 3. Explicitologia. 4. Postulado definicional. 5. Argumentologia.
          Cognatologia. Eis 20 cognatos derivados do vocábulo definição: definibilidade; definida; definido; definidor; definidora; definir; definitiva; definitivo; definita; definito; definitória; definitório; definível; Definologia; indefinição; indefinida; indefinido; indefinir; Indefinologia; predefinição.
          Neologia. As duas expressões compostas Definologia Geral e Definologia Específica são neologismos técnicos da Parassemiologia.
          Antonimologia: 1. Indefinologia. 2. Indefiniciologia. 3. Obscurantismo.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, especialmente do autodiscernimento.
          Seciologia. No âmbito da Lexicografia, a Definologia é Seção, fixa ou permanente, componente da Divisão Conformática, dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: os ortopensenes; a ortopensenidade; a Ortopensenologia; a retilinearidade da autopensenização; a definição do materpensene pessoal.
          Fatologia: o corpus da Conscienciologia; a primeira Seção dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia; as definições dos objetos de pesquisa; a definição técnica do megafoco; a definição do básico; o contexto da definição; o universo da definição; a abrangência da definição; a definição como introito da argumentação; a definição com enfoque multidimensional; a definição lexical; a definição do tratado; a definição tendenciosa; a definição cosmoética; a definição racional; a definição jurídica; a definição consensual; a predefinição; a definição mais exata; a definição operacional; a definição conotativa; a definição denotativa; a definição nomotética; a definição teleológica; a definição didática; a definição da proéxis pessoal; o Conselho Internacional da Neologística (CINEO); o Dicionário da Conscienciologia; a Enciclopédia da Conscienciologia.
          Parafatologia: a definição da sinalética energética e parapsíquica pessoal.


                                          III. Detalhismo

          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo (CI).
          Enumerologia: o Dicionário de Sinônimos; o Dicionário de Antônimos; a Neologia; a Terminologia; o Tesauro; o Glossário; o Vocabulário.
          Filiologia: a definofilia.
          Fobiologia: a definofobia; a decidofobia.
          Holotecologia: a definoteca; a orismoteca; a lexicoteca; a encicloteca.
          Interdisciplinologia: a Definologia; a Parassemiologia; a Orismologia; a Criteriologia; a Mentalsomatologia; a Holomaturologia; a Autodiscernimentologia; a Autodecidologia; a Autodeterminologia; a Megafocologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a conscin intelectual; a conscin eletronótica; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o evoluciólogo; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o teleguiado autocrítico; o tertuliano; o verbetólogo.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a evolucióloga; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a teleguiada autocrítica; a tertuliana; a verbetóloga.
          Hominologia: o Homo sapiens definitor; o Homo sapiens definologus; o Homo sapiens orismologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: Definologia Geral = a Ciência aplicada às pesquisas das definições em geral; Definologia Específica = a Ciência aplicada à pesquisa de determinada definição pontual, por exemplo, a definição parapsíquica.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Definologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          1. Ato mentalsomático: Mentalsomatologia; Neutro.
          2. Autexpressão: Comunicologia; Neutro.
          3. Coerenciologia: Holomaturologia; Homeostático.
          4. Conteudologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
          5. Criteriologia: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          6. Definição do básico: Definologia; Homeostático.
          7. Enciclopediologia: Cosmovisiologia; Homeostático.
    A DEFINOLOGIA É O RECURSO LÓGICO DA ABORDAGEM INICIAL PARA A EVITAÇÃO DOS MALENTENDIDOS DE TODAS AS NATUREZAS, EM QUALQUER CONTEXTO, INDEPENDENTEMENTE DO ESPAÇO E DO TEMPO.
       Questionologia. A Definologia está inserida por você no microuniverso consciencial?
Você mantém, por hábito, a busca da definição do tema antes de abordá-lo tecnicamente?