Crescendo do Autoprotagonismo Evolutivo

O crescendo do autoprotagonismo evolutivo é a ampliação progressiva do autodesempenho libertário da conscin, homem ou mulher, dentro dos estágios do curso grupocármico, superando a compulsoriedade do determinismo (interprisão e vitimização) para a conquista meritória do livre arbítrio cosmoético interassistencial (libertação e policarmalidade), no exercício do autepicentrismo consciencial da atual existência crítica.

      CRESCENDO             DO     AUTOPROTAGONISMO                    EVOLUTIVO
                                    (AUTOLIBEROLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. O crescendo do autoprotagonismo evolutivo é a ampliação progressiva do autodesempenho libertário da conscin, homem ou mulher, dentro dos estágios do curso grupocármico, superando a compulsoriedade do determinismo (interprisão e vitimização) para a conquista meritória do livre arbítrio cosmoético interassistencial (libertação e policarmalidade), no exercício do autepicentrismo consciencial da atual existência crítica.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O vocábulo crescendo vem do idioma Italiano, crescendo, e este do idioma Latim, crescendum, de crescere, “crescer; brotar; nascer; ser criado; elevar-se; engrandecer-se; aumentar; multiplicar-se”. Surgiu em 1873. O elemento de composição auto deriva do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O termo protagonista procede do idioma Francês, protagoniste, e este do idioma Grego, protagonistés, “que combate na primeira fila; que desempenha o papel principal em peça teatral”. Apareceu no Século XVII. O sufixo ismo provém do idioma Grego, ismós, “doutrina; escola; teoria ou princípio artístico, filosófico; político ou religioso; ato, prática ou resultado; peculiaridade; ação; conduta; hábito ou qualidade característica; quadro mórbido; condição patológica”, e é formador de nome de ação de certos verbos. A palavra evolutivo vem do idioma Francês, évolutif, de évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer; de desenrolar”. Surgiu em 1873.
         Sinonimologia: 1. Crescendum do autepicentrismo evolutivo. 2. Crescendo da autoliderança evolutiva. 3. Crescendo da autogovernação evolutiva. 4. Crescendo da autogovernança evolutiva. 5. Crescendo do autocomando evolutivo.
         Neologia. As 3 expressões compostas crescendo do autoprotagonismo evolutivo, crescendo do autoprotagonismo evolutivo miniproexológico e crescendo do autoprotagonismo evolutivo maxiproexológico são neologismos técnicos da Autoliberologia.
         Antonimologia: 1. Crescendo regressivo. 2. Crescendo nosográfico. 3. Regressão consciencial. 4. Retrocesso consciencial. 5. Decréscimo consciencial.
         Estrangeirismologia: o know how progressivo na habilidade interassistencial; o strong profile pró-evolutivo multividas; a empatia universalista qualificando o rapport interconsciencial progressivo; os agentes retrocognitores na condição de transformadores do status quo; o Tertuliarium no papel de anfiteatro erudito das performances conscienciais autevolutivas; o aproveitamento do élan initial para galgar novos patamares evolutivos; o desenvolvimento da autorrefratariedade ao jeu de miroirs intrafísico antievolutivo.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade evolutiva.
         Megapensenologia. Eis 9 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Autoliderança: inteligência evolutiva. Protagonizar exige desassombro. Transparência: aceleração evolutiva. Empatia: rapport natural. Sejamos autoprotagonistas cosmoéticos. Autocompetências pedem comprovação. Autarbitragem: imperativo evolucionário. Autoprotagonismos revelam interesses. Autolideranças são comprometedoras.
         Ortopensatologia. Eis, em ordem alfabética, 3 ortopensatas relativas ao tema, classificadas em 3 subtítulos:
         1. “Cosmovisão. No crescendo evolutivo, caminhamos da monovisão egoica, ou egovisão, para a cosmovisão da autovivência da cosmoconsciência multidimensional”.
         2. “Protagonismologia. Em geral, na vida intrafísica, podemos ser tão somente canastrões ou figurantes secundários no cosmos da tragicomédia. O protagonismo pessoal dentro do enredo do universo exige atenção redobrada durante todo o tempo. O protagonismo pode ser uma vergonha e até ridículo. Precisamos sempre indagar: – “De que modo age você na condição de atriz ou ator dentro do palco do Cosmos? Você interpreta bem aquilo que vivencia em sua existência? Você tem boa memória das suas deixas e paradeixas?”.
          3. “Tenepessismo. A autovivência do tenepessismo é a vara de equilíbrio do protagonismo diário da conscin entre as dimensões existenciais”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da autexposição cosmoética; o holopensene pessoal paradireitológico; a fôrma holopensênica interassistencial pró-evolutiva; a autopensenidade libertária; a autopensenização epicêntrica; o materpensene do autepicentrismo interassistencial; os liberopensenes; a liberopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os genopensenes; a genopensenidade; a autopensenidade heteraglutinadora; a autopensenização auto e heterodesassediante; o autoprotagonismo pensênico aglutinador evolutivo cosmoético; a autopensenosfera evolutiva atratora.
          Fatologia: a mudança de temperamento qualificando o autodesempenho evolutivo; a troca de posição na Escala Evolutiva devido à autoortointencionalidade cosmoética progressiva; os progressos notórios quanto à função de porta-assistidos devido à tenepes veterana; o aumento da automitridatização resultante do jogo de cintura desassimilatório crescente; a falta de transparência na omissão deficitária do corporativismo; a força do atraso do poder temporal, causando problemas ao fluxo autoprogressivo; a dificuldade crassa em capacitar e trabalhar em equipe, travada pelo autoritarismo; as altas decisões monocráticas seriexológicas gerando megarresponsabilidades evolutivas grupais; as pseudolideranças forjadas em egointeresses de panelas políticas; a atenção prioritária dedicada ao somatório evolutivo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); o progresso das autoconcepções científicas criativas; o esclarecimento criando pontos de luz na obscuridade evolutiva reinante; a autoprogressão contínua a partir dos megaesforços autorrecinológicos; o esgotamento de certo patamar evolutivo (crise), sinalizando neodesafios parapsíquicos à frente; a compreensão profunda do Modelo da Série Harmônica sob a ótica do Neoparadigma Consciencial; o acompanhamento progressivo da dinâmica da Espiral Evolutiva; a dispensa social crescente de títulos e reconhecimento; o exercício pleno do autepicentrismo interassistencial autolúcido anônimo.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático na condição de alavanca para o progresso autevolutivo; a autossinalética energoparapsíquica em qualificação crescente; a progressão parageométrica da prole interassistencial multidimensional de assistidos e assistidas; a magnitude crescente da autoparafenomenologia avançada; os extrapolacionismos apontando a próxima etapa evolutiva a ser alcançada; a paraempatia do acoplador ou acopladora energética progredindo para a irresistibilidade cosmoética; o irrompimento do paracérebro acelerando a Para-História Pessoal; a paracondução dócil do interassistente semperaprendente pela equipex veterana multividas; o protagonismo interdimensional meritório; as megaparalentes da holomaturidade trazendo a mundividência cosmovisiológica libertária.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo atenuante-agravante; o sinergismo amparador-amparando; o sinergismo patológico doutrinador-crente; o sinergismo epicon-coadjutor; o sinergismo professor-parapreceptor; o sinergismo chefe-subordinado; o sinergismo tirano-escravo.
          Principiologia: os princípios evolutivos universais; o princípio do progresso contínuo; o princípio da descrença (PD); o princípio da reciprocidade; o princípio da complementariedade; o princípio da grupalidade; os princípios intermissivos.
          Codigologia: a depuração sucessiva do código pessoal de Cosmoética (CPC) e do código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria da autevolutividade contínua tendo a Cosmoética na condição de bússola consciencial.
          Tecnologia: a técnica do crescendo autevolutivo por meio do estudo comparativo-qualitativo da autoliderança cosmoética.
          Laboratoriologia: o autolabcon cosmoético epicêntrico.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia.
          Efeitologia: o efeito evolutivo da Cosmoética; o efeito cosmoético do Paradireito; o efeito paradireitológico da interassistência; o efeito interassistencial da autolibertação; o efeito autolibertador da proéxis; o efeito proexológico da reconciliação; o efeito reconciliatório da recomposição grupocármica.
          Neossinapsologia: as neossinapses progressivass da autevolução cosmoética contínua.
          Ciclologia: o ciclo cosmoético do protagonismo autevolutivo; o ciclo libertário da autoliderança tenepessística; o ciclo da Moral Cósmica no autepicentrismo autolúcido.
          Enumerologia: o autoprotagonismo cosmoético jejuno; o autoprotagonismo cosmoético elementar; o autoprotagonismo cosmoético pífio; o autoprotagonismo cosmoético profícuo; o autoprotagonismo cosmoético exitoso; o autoprotagonismo cosmoético veterano; o autoprotagonismo cosmoético completista.
          Binomiologia: o binômio consolar-esclarecer; o binômio autoverbação-autorrefratariedade; o binômio autogescon-automegagescon; o binômio hierárquico vertical-horizontal; o binômio soma-macrossoma; o binômio entropia-anarquia; o binômio desdramatização do mal–enaltecimento do melhor.
          Interaciologia: a interação intercooperativa inexperiência jejuna–bagagem veterana; a interação acomodação-melin; a interação conscin-consciex; a interação protagonista-coadjutores; a interação líder-liderados; a interação erros-acertos; a interação consciência-energia.
          Crescendologia: o crescendo do autoprotagonismo evolutivo; o crescendo tacon-tares; o crescendo conscin tenepessável–pré-tenepessista–tenepessista; o crescendo EV–arco voltaico–megaeuforização; o crescendo das autossuperações intraconscienciais; o crescendo presídio–escola correcional–hospital-escola; o crescendo intrafisicalidade-extrafisicalidade.
          Trinomiologia: o trinômio organograma-funcionograma-conscienciograma; o trinômio assistentes-assistidos-assistíveis; o trinômio assumir-realizar-cumprir; o trinômio cons-adcons-megacons; o trinômio elucubração-opinião-autoconvicção; o trinômio intraconsciencialidade-extraconsciencialidade-interconsciencialidade; o trinômio inspiração-ideação-ação; o trinômio autocosmoética-autequilíbrio-autoparapercuciência.
          Polinomiologia: o polinômio acolhimento-esclarecimento-encaminhamento-acompanhamento; o polinômio palestra-artigo-curso-verbete-livro; o polinômio bom-melhor-ótimo-excelente; o polinômio moréxis-minimoréxis-maximoréxis-multimoréxis; o polinômio unidimensionalidade-tridimensionalidade-quadridimensionalidade-multidimensionalidade; o polinômio discrição-sigilo-confiabilidade-transparência; o polinômio interprisão-vitimização-libertação-policarmalidade.
          Antagonismologia: o antagonismo matéria / consciência; o antagonismo objetivo / subjetivo; o antagonismo foco egoico / foco grupal; o antagonismo materialismo / autoconsciencialidade; o antagonismo escondimento / transparência; o antagonismo espírito de corpo / espírito de equipe; o antagonismo exaltação do mal / exaltação do bem.
          Paradoxologia: o paradoxo do sigilo cosmoético na omissuper; o paradoxo de o autoprotagonismo cosmoético hierárquico ser horizontal; o paradoxo de a hierarquia evolutiva não ter as mesmas bases da hierarquia intrafísica; o paradoxo de quanto mais escondimento anticosmoético, mais denúncia por assediadores; o paradoxo de quanto mais exposição cosmoética, mais preservação pelos amparadores; o paradoxo de a conscin aparentemente liderada poder ser a real líder evolutiva; o paradoxo de a conscin intermissivista pusilânime trocar, voluntariamente, a autonomia do protagonismo evolutivo pela heteronomia do assédio (servidão voluntária).
          Politicologia: a meritocracia; a democracia; a parademocracia; a conscienciocracia.
          Legislogia: as leis humanas; as leis de proteção aos princípios conscienciais; as leis da Ética; as paraleis da Cosmoética; as leis do Paradireito; a legislação para-humana; a leis autevolutivas.
          Filiologia: a paradireitofilia.
          Fobiologia: a liderofobia.
          Sindromologia: a síndrome da dominação; as síndromes psicopatológicas; a síndrome da timidez; a síndrome do ostracismo; a síndrome de salvador da Pátria; a síndrome do estrangeiro (SEST); a síndrome da pré-derrota.
          Maniologia: a mania de pagar para não se aborrecer; a mania de doutrinar; a mania de subjugar; a mania de seduzir; a mania de mandar; a mania de controlar; a mania de manipular; a megalomania.
          Holotecologia: a liberoteca; a convivioteca; a juridicoteca; a paradireitoteca; a seriexoteca; a proexoteca; a socioteca; a parapsicoteca; a consciencioterapeuticoteca.
          Interdisciplinologia: a Autoliberologia; a Crescendologia; a Autevoluciologia; a Interassistenciologia; a Autoliderologia; a Autogovernanciologia; a Conviviologia; a Autoproexologia; a Invexologia; a Autorrecexologia; a Autorrecinologia; a Autoconscienciometrologia; a Maxiproexologia; a Parapasicotecologia; a Pré-Intermissiologia; a Autorrevezamentologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin solista; a conscin monocrata; o indivíduo mandão; a consciex líder transmigrada; a triste personalidade do chefão; a conscin bem assistida; a conscin democrática autolúcida; a conscin enciclopedista; a consciex parademocrata; a isca humana lúcida; o ser interassistencial; o ser desperto; a semiconsciex; o Ser Serenão; a Conscientia Libera (CL).
          Masculinologia: o ex-colega do Curso Intermissivo (CI); o pré-intermissivista; o evoluciente; o intermissivista progressista; o autor conscienciológico tarístico; o agente retrocognitor autolúcido; o projecioterapeuta; o consciencioterapeuta; o conscienciômetra; o inversor existencial; o reciclante existencial; o recinólogo; o tenepessista; o ofiexista; o autoproexista; o maxiproexista; o reeducador autexemplarista; o duplista; o intelectual; o holomemorialista; o projetor consciente; o parapedagogo itinerante; o homem de ação; o orientador evolutivo; o teleguiado autocrítico; o evoluciólogo.
          Femininologia: a ex-colega do CI; a pré-intermissivista; a evoluciente; a intermissivista progressista; a autora conscienciológica tarística; a agente retrocognitora autolúcida; a projecioterapeuta; a consciencioterapeuta; a conscienciômetra; a inversora existencial; a reciclante existencial; a recinóloga; a tenepessista; a ofiexista; a autoproexista; a maxiproexista; a reeducadora autexemplarista; a duplista; a intelectual; a holomemorialista; a projetora consciente; a parapedagoga itinerante; a mulher de ação; a orientadora evolutiva; a teleguiada autocrítica; a evolucióloga.
          Hominologia: o Homo sapiens progressivus; o Homo sapiens agens; o Homo sapiens catalyticus; o Homo sapiens articulator; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens parapoliticologus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens evolutiologus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: crescendo do autoprotagonismo evolutivo miniproexológico = o movimento progressivo elementar promovido pela conscin intermissivista quanto à autoliderança no grupúsculo familiar; crescendo do autoprotagonismo evolutivo maxiproexológico = o movimento progressivo avançado promovido pela conscin intermissivista quanto à autoliderança tarística na família consciencial.
          Culturologia: a cultura autoprogressista; a cultura da autorrenovação intraconsciencial; a cultura da autorreinvenção; a cultura do autodesenvolvimento perene; a cultura da autascensão evolutiva; a cultura da interassistencialidade crescente; a cultura da agilização autevolutiva.
          Cotejo. Eis, por exemplo, em ordem alfabética, 21 aspectos permitindo às conscins intermissivistas autoprotagonistas interassistenciais, mulheres e homens interessados, a avaliação qualitativo-progressiva quanto ao percentual cosmoético do próprio autepicentrismo evolutivo exercido hoje, nas tarefas auto e maxiproexológicas:
        Tabela – Cotejo Autepicentrismo Interprisional–Autepicentrismo Libertário
      Nos      Autepicentrismo Interprisional              Autepicentrismo Libertário
                                                      Amparo pessoal e funcional (auto01.   Amparo funcional (heteronomia)
                                                      nomia)
      02.   Atração pelo poder temporal               Autossaturação do poder temporal
            Autodesorganização (mutirões, en-         Autorganização (planejamento facili03.
            tropia e intrusões)                       tador de auto / heterodesassédios)
            Autogesconografia: teorias e técnicas     Autogesconografia: teorias e técnicas
            científicas intrafísicas (eletronóticas); científicas autoparapsíquicas; erudi04.
            heterocitações e repetições (mais do      ção conscienciológica verponística;
            mesmo); descontinuidade                   continuidade
                                                      Fórmula SEI vivenciada (sobrepairaConflitos íntimos pessoais diversos;
      05.                                             mento-equanimidade-imperturbabiassimilações energéticas recorrentes
                                                      lidade); desassimilações
            Corporativismo, mecanismos de de-         Atração cosmoética autolúcida; irre06.   fesa do ego (MDE) grupais e acober-       sistibilidade; discrição, sigilo e confitamentos de erros mútuos                  dencialidade com transparência
            Dependência de cargos e funções;          Independência de cargos e funções;
      07.
            formação de grupelhos                     formação de equipes horizontais
      08.   Desejos e sonhos pessoais                 Inspirações e megaprojetos grupais
      09.   Dificuldade em capacitar sucessores       Capacitação natural de sucessores
            Dissonância autocognitiva notória         Coerência autocognitiva notória
      10.
            quanto ao paradigma consciencial          quanto ao paradigma consciencial
            Espaço menor de manobras cosmoé-          Espaço maior de manobras cosmoé11.
            ticas                                     ticas
            Estresse negativo (óbices);               Estresse positivo (desafios); autocom12.
            autoincompléxis                           pléxis
      13.   Função auto ou heteroimposta              Fluxo extrafísico funcional
            Gap da equipe; pseudo-harmonia;           Nivelamento da equipe; harmonia
      14.
            seduções; manipulações                    tarística horizontal
      15.   Incidência maior do determinismo          Incidência maior do livre arbítrio
                                                      Liderança científica autodescrencio16.   Liderança com religiosidade residual
                                                      lógica
            Mais patologia para a assistência (te-    Mais assistência para a patologia
      17.
            nepes)                                    (pré-ofiex)
            Predominância da autointerprisão          Predominância da recomposição grue autovitimização (egocarmalidade);       pal (grupocarmalidade) consolidada;
      18.
            autorrecomposição grupocármica            autolibertação inicial
            inicial                                   (policarmalidade)
      Nos       Autepicentrismo Interprisional              Autepicentrismo Libertário
             Resistência em largar o osso;             Facilidade em passar o bastão; Au19.
             Automimeticologia                         torrevezamentologia
             Síndrome da dominação                     Autoconfiança crítica crescente
      20.
             (autoinseguranças e medos multifaces)     (imiscuência desassombrada)
             Vontade egoica psicossomática (entu-      Vontade altruísta mentalsomática
      21.
             siasmo, fogo de palha)                    (automotivação, continuísmo)
          Amparadores. Segundo a Amparologia, quando a conscin autoprotagonista evolutiva se perfila corajosamente, na condição de líder interassistente, ombro a ombro com assistidos e assistíveis, cria o meeting point com amparadores.
          Demandas. Por outro lado, quando as lideranças se ausentam do parachão de fábrica, junto aos assistidos, ambiente no qual o amparo atua, deixam de fazer a ouvidoria de demandas dos diversos escalões, perdendo oportunidades de se tornarem arquivo de soluções, para serem parte do problema.
          Legitimação. Ao modo da paraidentidade extra, cuja ocorrência espontânea é chancelada pelo clamor gratulatório promovido pelas consciências assistidas, em favor do autoprotagonista evolutivo assistencial, a legitimação do epicentrismo consciencial autolúcido se dá a partir do holopensene de amparados e amparadores dos favorecidos, espontaneamente gratos.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o crescendo do autoprotagonismo evolutivo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autesforço convergente: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          02. Autevolução: Evoluciologia; Homeostático.
          03. Autolegislação libertária: Autoparadireitologia; Homeostático.
          04. Crescendo evolutivo: Crescendologia; Homeostático.
          05. Encolhimento consciencial: Parapatologia; Nosográfico.
          06. Epicon lúcido: Evoluciologia; Homeostático.
          07. Fórmula SEI: Paradireitologia; Homeostático.
          08. Interprisiologia: Grupocarmologia; Nosográfico.
          09. Libertação do clã: Grupocarmologia; Neutro.
          10. Liderança pessoal: Liderologia; Neutro.
          11. Liderologia: Politicologia; Neutro.
          12. Primeiro tempo evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
          13. Segundo tempo evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
          14. Técnica do crescendo: Comunicologia; Neutro.
          15. Técnica do tríplice rapport interassistencial: Paradireitologia; Homeostático.
   CONSCINS INTERMISSIVISTAS AUTOLÚCIDAS PRECISAM
  AVALIAR, COM MÁXIMO REALISMO, AS PRÓPRIAS PERFORMANCES, SE COMPULSÓRIAS OU MERITÓRIAS, FACE
   AO CRESCENDO DO AUTOPROTAGONISMO EVOLUTIVO.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já buscou analisar o autodesempenho atual quanto aos estágios do curso grupocármico, rumo ao autepicentrismo consciencial autolúcido? Com quais resultados?
            Filmografia Específica
            1. A Felicidade não se compra. Título Original: It's a Wonderful Life. País: EUA. Data: 1947. Duração: 129 min. Gênero: Drama. Idade (censura): Livre. Idioma: Inglês. Cor: Preto e branco. Legendado: Português. Elenco: James Stewart; Donna Reed; Lionel Barrymore; Thomas Mitchell; Henry Travers; Ward Bond; Beulah Bondi; Frank Faley; Gloria Grahame; & Samuel S. Hinds. Produção: Frank Capra. Roteiro: Frank Capra; Jo Swerling; Dalton Trumbo; Clifford Odets; & Michael Wilson. Fotografia: Joseph F. Biroc. Música: Dimitri Tiomkin. Montagem: William Hornbeck. Companhia: Liberty Films; & RKO Radio Pictures Inc. Distribuidora: Versátil Digital Filmes. Sinopse: Em Bedford Falls, no Natal, George Bailey (James Stewart), tendo sempre ajudado a todos, pensa em se suicidar saltando de determinada ponte em razão das maquinações de Henry Potter (Lionel Barrymore), o homem mais rico da região. Mas tantas pessoas oram por George, fazendo Clarence (Henry Travers), anjo esperando há 220 anos para ganhar asas, ser mandado à Terra para tentar fazê-lo mudar de ideia, demonstrando a importância do protagonista através de flashbacks.
            Bibliografia Específica:
            1. Balona, Málu; Autocura através da Reconciliação: Estudo Prático sobre Afetividade; pref. 1ª Ed. Marina Thomaz; pref. 2ª Ed. Daniel Muniz; pref. 3a Ed. Cristina Arakaki; pref. 4ª Ed. Allan Gurgel; revisor Marcelo Bellini; 368 p.; 2 seções; 11 caps.; 124 adágios; 23 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 2 escalas; 1 esquema; 1 foto; 10 gráfs.; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 3 séries harmônicas; 2 tabs.; 18 técnicas; 5 teorias; 21 websites; glos. 86 termos; 25 infográficos; 20 cenografias; 84 filmes; posf.; 338 refs.; 28 webgrafias; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; enc.; sob.; 4a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2015; página 218.
            2. Idem; Síndrome do Estrangeiro: O Banzo Consciencial; pref. Waldo Vieira; revisores Ana Bomfim; et al.; 314 p.; 2 partes; 14 caps.; 55 abrevs.; 32 E-mails; 1 entrevista; 28 enus.; 5 escalas; 1 fluxograma; 1 foto; 6 ilus.; 1 microbiografia; 1 questionário; 30 tabs.; 20 websites; posf.; 4 musicografias; 5 pinacografias; 110 filmes; 452 refs.; 15 webgrafias; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3 a Ed.; rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2006; página 71.
            3. De La Boétie, Etiénne; Le Discours de la Servitude Volontaire ou Le Contr’un; Collection Les classiques des sciences sociales en collaboration avec la Bibliothèque Paul-Émile-Boulet de l'Université du Québec; E-book; 82 p.; 1 E-mail; 2 websites; Claude Ovtcharenko; Chicoutimi, Ville de Saguenay, Québec; Canadá; 2009; páginas 5 a 82.
            4. Ramos Filho, Osmar; Cristo Espera por ti – Edição Crítica e Comentada por Osmar Ramos Filho; Romance do Espírito de Honoré de Balzac; psicografado por Waldo Vieira; revisores Eduardo Ferreira; Erotides Louly & Waldson Dias; 370p.; 4 seções; 76 caps.; 9 cronologias; 1 E-mail; 1 enu.; 1 ilus.; 56 siglas; 1 website; 404 notas comentadas; 56 refs.; 23x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 19 a 368.
            5. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols.1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 446, 1.388, 1.389 e 1.617.
            6. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10ª Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 979 a 987.
            7. Zweig, Stefan; Castélio Contra Calvino; Uma Consciência Contra a Violência; 237 p.; 9 caps.; 5ª Ed.; Livraria Civilização Editora; Minho, Portugal; 1964; páginas 5 a 237.
                                                                                                                   M. L. B.