Espiral Gratulatória

A espiral gratulatória é o movimento periódico de revisitação ao passado com sentimento pleno e crescente de gratidão, empreendido pela conscin intermissivista autolúcida, homem ou mulher, no estágio de libertação do curso grupocármico, ressignificando com benignidade fatos e parafatos adversos recentes ou remotos, considerando consciências, anteriormente assistidas e perdoadas, tidas agora na condição de benfeitoras, patrocinadoras de aportes autopesquisísticos e proexológicos.

Você, leitor ou leitora, já vivenciou a revisitação ao passado, brindando com reconhecimento gratulatório as adversidades e consciências envolvidas, agora consideradas benfeitoras? Compartilhou a experiência por meio de gescon?

      ESPIRAL GRATULATÓRIA
                                   (AUTOLIBEROLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A espiral gratulatória é o movimento periódico de revisitação ao passado com sentimento pleno e crescente de gratidão, empreendido pela conscin intermissivista autolúcida, homem ou mulher, no estágio de libertação do curso grupocármico, ressignificando com benignidade fatos e parafatos adversos recentes ou remotos, considerando consciências, anteriormente assistidas e perdoadas, tidas agora na condição de benfeitoras, patrocinadoras de aportes autopesquisísticos e proexológicos.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo espiral deriva do idioma Latim Medieval, spiralis, e esta do idioma Latim, spira, “que tem forma de espira”. Apareceu no Século XVII. A palavra gratidão procede do idioma Latim, gratitudo, “gratidão”. Surgiu em 1543.
          Sinonimologia: 1. Espiral de agradecimento. 2. Circularidade crescente gratulatória. 3. Hélice gratulatória.
          Neologia. As 3 expressões compostas espiral gratulatória, espiral gratulatória básica e espiral gratulatória avançada são neologismos técnicos da Autoliberologia.
          Antonimologia: 1. Estagnação na ingratidão. 2. Perpetuação dos desafetos. 3. Persistência nas desavenças.
          Estrangeirismologia: a indispensável etapa de forgiveness; o penchant espontâneo para a autorrenovação evolutiva; a impossível condição do forget; os resgates evolutivos realizados sans souci; o gap evolutivo de longo curso a ser equalizado; o trailler de futuros Cursos Intermissivos (CIs) descortinados pelo extrapolacionismo autoparapsíquico; as idas e vindas incessantes da démarche evolutiva espiralar; a valorização da notitia innata; a autorretrobiografia esclarecendo takes evolutivos obscuros; o revival da Passadologia autolúcida gratulatória; o Zeitgeist reconfigurando contextos e personalidades; a revivescência holomnemônica promissora uncut; a gratidão evolutiva pela seriéxis ecoando ad aeternum.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às espirais evolutivas libertárias do curso grupocármico.
          Proverbiologia. Eis 4 provérbios referentes ao tema: – Há males que vêm para bem. Não basta perdoar, melhor é retornar para agradecer. Se o afeto une, o desafeto ata. Perdoar não significa concordar.
          Megapensenologia. Eis 11 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Gratidão: inteligência evolutiva. Agradecer é autolibertar-se. Gratidão: sentimento mentalsomático. Benevolência dá frutos. Inexiste meio perdão. Clemência é megatributo. Magnanimidade cria vínculos. Gratidão é evolução. Nós não. Laços. Ninguém abandona ninguém. O perdão liberta.
          Ortopensatologia. Eis, em ordem alfabética, 3 ortopensatas relativas ao tema:
          1. “Evolutividade. A espiral evolutiva da consciência é a linha quebrada onde, às vezes torna-se necessário dar 1 passo atrás, a fim de se dar 2 passos à frente. A relevância da memória é eliminar o esquecimento que causa a linha quebrada”.
          2. “Gratidão. O ato de gratidão envolve abnegação e sacrifício e, em alto nível de manifestação, apresenta evidente magnanimidade”.
          3. “Linhas. A evolução da consciência se faz em linha espiral”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da harmonização evolutiva; o holopensene pessoal recompositivo; a fôrma holopensênica interassistencial; a autopensenização restaurativa; a autopensenidade paradireitológica; o materpensene interassistencial libertário; os retropensenes; a retropensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a autopensenidade gratulatória; a autopensenezação pacificadora; a amplitude autopensênica policármica; os neopensenes patrocinadores de amortizações evolutivas; a neopensenidade grata; a anulação da influência de fôrmas holopensênicas pregressas; a autorreestruturação pensênica libertária; a hierarquização da autopensenidade gratulatória.
          Fatologia: a espiral gratulatória; a manifestação consciencial inequívoca da inteligência recompositiva grupocármica; o fato de a gratidão ser atributo mentalsomático avançado, não emocional; a renúncia definitiva às inclinações, dileções e interesses secundários egoicos; a reconciliação na condição técnica basilar da autevolução; a preparação para a vivência racional da reconciliação avançada portadora de pacificação íntima; a impossibilidade de esquecimento imposta pela holomemória; os impactos maturológicos do retorno ao passado; a ausência de pertúrbios quanto às lembranças desagradáveis; o inevitável autodistanciamento cosmoético grupocármico temporário; a transformação de vissicitudes em enormes aprendizados evolutivos; a manifestação egocêntrica do orgulho impedindo o exercício sadio da gratidão; a questão complexa das existências conscienciais trancadas devidas, em parte, à ingratidão; o autocombate sadio e definitivo às irracionalidades da desafeição; a heteronomia interprisional na condição de pusilanimidade antievolutiva; a autossuperação da ansiedade dificultadora da qualificação intencional reconciliatória; o preço da cessão integral de direitos patrimoniais da autovolição a outrem; o abandono definitivo de queixas e reclamações face aos aportes interassistenciais recebidos; o saldo gratulatório da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); as etapas de vacinação autopesquisística contra os redutores do autodiscernimento afetivo; o retorno espiralar reparatório a penates; a forma helicoidal do DNA sugerindo a espiral evolutiva; o fim dos conflitos e desentendimentos inúteis; o dicionário reconciliatório pessoal qualificado; a antecipação dos autorrevezamentos prenunciada pela colheita intrafísica; a gratidão pelo proveito máximo da bagagem autocognitiva multividas; o preenchimento meticuloso do Livro dos Credores Grupocármicos; o autexemplarismo cosmoético da gratidão refletido nos segmentos autoproéxicos; a qualificação crescente da tares verponística autogesconográfica recompositiva grupocármica; a egobiografia proexológica comparada na condição de preito de gratidão autoliberatório; o somatório de auto e heterorreconciliações, trazendo a paz consciencial duradoura; a postura mentalsomática gratulatória pelos bens recebidos e males evitados; a construção crescente da autemancipação evolutiva policármica pela adoção da Cosmoética; a Dinâmica Parapsíquica da Tenepes, fonte inesgotável de oportunidades recompositivas; o aguardo feliz do quarto tempo evolutivo da colheita intermissiva; o tempo perene da gratidão.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático na condição de suporte para o processo gratulatório; a autossinalética energoparapsíquica ressumando gota a gota, devido à neopostura heteroperdoadora incondicional; a inspiração do amparo extrafísico avançado promovendo aparentes retrocessos nos resgatexes gratulatórios; a fase gratulatória do encaminhamento evolutivo de assistidos pessoais pelos amparadores extrafísicos; a autodecantação do paracérebro trazendo autolibertação holomnemônica; o sentimento consciencial grato imanente paracerebral e mentalsomático; o terceiro tempo evolutivo consolidado pelas atividades intra e extrafísicas de assistência; o neoperíodo intermissivo aguardado na condição de desafio jubiloso vindouro; os cons intermissivos parapsíquicos magnos, recapturados no labor autolibertário da terceira idade física; o compléxis alcançado após atendimento às cláusulas pétreas da recomposição grupocármica; a condição de minipeça autolúcida funcionante no fluxo cósmico do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; o aumento gradativo da autoconscientização multidimensional (AM) graças à auto-harmonia afetiva; as autorretrocognições recorrentes inspiradas por parapreceptores, orientando a autolibertação consciencial; o papel multidimensional da Enciclopédia da Conscienciologia no processo autoliberatório; o agradecimento diário aos compassageiros evolutivos, plataforma interassistencial para se caminhar com as próprias parapernas; a recorrência de extrapolacionismos autoparapsíquicos gratulatórios, graças à aplicação técnica heteroperdoadora; o preenchimento de lacunas holomnemônicas graças às autorretrocognições libertárias; a amortização evolutiva espiralar de débitos pelo autoparapsiquismo intelectual; a qualificação paradireitológica da autoconsciencialidade gratulatória; a gratidão diuturna pelas orientações das equipexes amparadoras; o agradecimento pelo pioneirismo cosmoético da primeira geração de egressos dos Cursos Intermissivos; a paraconduta grata atenuando a conta-corrente egocármica; os benefícios inavaliáveis da recomposição grupocármica; os aportes projeciológicos agregados à conta-corrente policármica; as autorreflexões cosmovisiológicas pelas oportunidades de vivência da alternância multidimensional; a conquista da autolibertação evolutiva.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autoimperdoador-heteroperdoador; o sinergismo abrir mão–dar a mão; o sinergismo atos-consequências; o sinergismo intervenção-intercessão; o sinergismo ressarcimento-amortização; o sinergismo interprisão-vitimização; o sinergismo reconciliação-autocura.
          Principiologia: os princípios intermissivos; o princípio da descrença (PD); o princípio da autorreconciliação universal; o princípio básico da megafraternidade; o princípio de se buscar sempre o melhor para todos; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o principium coincidentia oppositorum; o princípio da hierarquia evolutiva dos códegos; o princípio da contribuição proexológica.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); o código do conscienciólogo; o código social; o código parassocial; o codex subtilissimus pessoal; os códigos das comunexes evoluídas.
          Teoriologia: a teoria da Holomnemonicologia; a teoria da Megafraternologia; a teoria da Retribuiciologia; a teoria da Interassistenciologia; a teoria da Policarmologia; a teoria dos Cursos Intermissivos; a teoria do Curso Grupocármico.
          Tecnologia: a técnica da espiral gratulatória; a técnica da projeção vexaminosa; a técnica do perdão antecipado; a técnica do autoimperdoamento; a técnica do primeiro discernimento; as técnicas de auto e heterorreconciliação; a técnica do perdão; a técnica da revisitação neossignificante; a técnica de autorreelaboração cosmoética das adversidades.
          Laboratoriologia: o autolabcon; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autodespertologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível dos Epicons; o Colégio Invisível dos Tenepessistas; o Colégio Invisível dos Holomemorialistas; o Colégio Invisível dos Pensenologistas; o Colégio Invisível da Paracronologia.
          Efeitologia: os efeitos sadios de causas adversas passadas; o efeito positivo das perdas aparentes; o efeito halo da reconciliação; os efeitos notórios dos congraçamentos; o efeito gratulatório do cultivo de afetos; o efeito benigno do perdão incondicional; o efeito edificante da harmonia afetiva.
          Neossinapsologia: as neossinapses orientadas para a mudança de patamar evolutivo; as neossinapses dirigidas pela autolibertação evolutiva; as neossinapses aplicadas às recomposições evolutivas; as neossinapses voltadas à interassistência multiexistencial; as neossinapses utilizadas nas etapas das autorreconciliações; as neossinapses criadoras da neopostura gratulatória; as neossinapses desprogramadoras de retrossinapses.
          Ciclologia: o ciclo evolutivo auto-holobiográfico; o ciclo evolutivo autosseriexológico; o ciclo da erronia; o ciclo evolutivo autolibertário dos estágios do Curso Grupocármico; o ciclo evolutivo dos tempos dos Cursos Intermissivos; o ciclo das paraprofilaxias; o ciclo evolutivo do Curso da Liberdade.
          Enumerologia: a espiral do egoísmo; a espiral da negação; a espiral do arrependimento; a espiral da autoconsciencialidade; a espiral da retribuição; a espiral da contribuição; a espiral da gratidão.
           Binomiologia: o binômio coexistencial admiração-discordância; o binômio providencial antecipação-emancipação; o binômio doação-recepção; o binômio senso de dever–cessão de direitos; o binômio holomemória-heterogratidão; o binômio tacon-tares; o binômio autobenignidade-clemência; o binômio reconhecimento-aprovação.
           Interaciologia: a interação minimoréxis-maximoréxis-multimoréxis; a interação autocompléxis-multicompléxis; a interação amortização-quitação; a interação paciência-compreensão; a interação CCCI-CCCE; a interação assentimento-anuência; a interação pacificação íntima–autolibertação.
           Crescendologia: o crescendo economia de males–economia de bens; o crescendo autoproéxis-maximoréxis-reproéxis; o crescendo antivitimização-autobenignidade; o crescendo miniaporte-maxiaporte-megaaporte; o crescendo do autoprotagonismo evolutivo; o crescendo autodiscernimento-hololucidez.
           Trinomiologia: o trinômio iniciativa-executiva-acabativa; o trinômio medo do passado–medo do presente–medo do futuro; o trinômio erro-engano-equívoco; o trinômio acerto-conquista-saldo; o trinômio autoproéxis-maxiproéxis-compléxis; o trinômio irrompimento do psicossoma–irrompimento do mentalsoma–irrompimento do paracérebro; o trinômio intermissão-ressoma-dessoma; o trinômio retribuição–contribuição–colheita intrafísica.
           Polinomiologia: o polinômio das etapas proexológicas primeiro tempo (aquisição)–segundo tempo (consecução)–terceiro tempo (distribuição)–quarto tempo (colheita); o polinômio euforin–primener–cipriene–extrapolacionismo parapsíquico; o polinômio acolhimento-esclarecimento-encaminhamento-acompanhamento; o polinômio descer-subir-recuar-retornar; o polinômio infortúnio-adversidade-vicissitude-agravo; o polinômio idas-vindas-voltas-vidas; o polinômio perdão-reconciliação-reparação-gratidão; o polinômio ensaio-erro-experimento-acerto.
           Antagonismologia: o antagonismo omissão deficitária / omissuper; o antagonismo desafeição / reconciliação; o antagonismo autopunição / autocura; o antagonismo egoísmo / fraternismo; o antagonismo conduta padrão / conduta exceção; o antagonismo autonomia / heteronomia; o antagonismo gratidão / ingratidão.
           Paradoxologia: o paradoxo de o retrocesso evolutivo interassistencial ocorrer para libertar ex-vítimas e ex-algozes; o paradoxo do aparente looping evolutivo para resgatar compassageiros desavindos; o paradoxo da Cosmoética Destrutiva; o paradoxo de a autevolução somente existir em grupo; o paradoxo de grandes acertos conscienciais poderem ser anônimos; o paradoxo de as honrarias humanas nem sempre coincidirem com as para-honrarias evolutivas; o paradoxo de as mais belas aparências poderem ser enganosas; o paradoxo do brilho evolutivo da modéstia autolúcida.
           Politicologia: a cognocracia; a proexocracia; a maxiproexocracia; a parademocracia; a parapsicocracia; a lucidocracia; a evoluciocracia; a cosmoeticocracia.
           Legislogia: a lei da perenidade dos afetos; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei da harmonia cósmica; as paraleis justas e evolutivas da Cosmoética; as leis paradireitológicas; as leis de retribuição dos aportes.
           Filiologia: a parapsicofilia; a neofilia; a conscienciofilia; a raciocinofilia; a cosmoeticofilia; a lucidofilia; a discernimentofilia; a evoluciofilia.
           Fobiologia: a evoluciofobia.
           Sindromologia: a síndrome da autovitimização; a síndrome da autoculpa; a síndrome da vingança; a síndrome da dispersão consciencial (SDC); a síndrome da mediocrização; a síndrome do infantilismo adulto (neotenia).
           Maniologia: o preço evolutivo da mania de revanche na busca de pseudojustiça com as próprias mãos.
           Holotecologia: a infortunioteca; a assistencioteca; a proexoteca; a maxiproexoteca; a morexoteca; a sincronoteca; a liberoteca; a parapsicoteca.
           Interdisciplinologia: a Autoliberologia; a Interassistenciologia; a Autonomologia; a Automaterpensenologia; a Recomposiciologia; a Autocompletismologia; a Autacertologia; a Autacertometrologia; a Autoverbaciologia; a Holomaturologia; a Parapsicotecologia; a Pré-Intermissiologia; a Autorrevezamentologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin grata; a conscin autoimperdoadora; o indivíduo heteroperdoador; a consciex transmigrada; a personalidade fora da curva; a isca humana autolúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a semiconsciex.
          Masculinologia: o intermissivista; o compassageiro evolutivo; o autor conscienciológico tarístico; o completista; o agente retrocognitor autolúcido; o projecioterapeuta; o consciencioterapeuta; o autoconscienciômetra; o inversor existencial; o reciclante existencial; o recinólogo; o tenepessista; o ofiexista; o autoproexista; o maxiproexista; o autorreeducador; o duplista; o intelectual parapsíquico tarístico; o verbetólogo; o verbetógrafo profícuo; o polímata; o autopesquisador; o projetor consciente; o homem de ação; o tertuliano assíduo; o teletertuliano assíduo; o reconhecedor; o intercomunicante multidimensional; o orientador evolutivo; o teleguiado autocrítico; o evoluciólogo.
          Femininologia: a intermissivista; a compassageira evolutiva; a autora conscienciológica tarística; a completista; a agente retrocognitora autolúcida; a projecioterapeuta; a consciencioterapeuta; a autoconscienciômetra; a inversora existencial; a reciclante existencial; a recinóloga; a tenepessista; a ofiexista; a autoproexista; a maxiproexista; a autorreeducadora; a duplista; a intelectual parapsíquica tarística; a verbetóloga; a verbetógrafa profícua; a polímata; a autopesquisadora; a projetora consciente; a mulher de ação; a tertuliana assídua; a teletertuliana assídua; a reconhecedora; a intercomunicante interdimensional; a orientadora evolutiva; a teleguiada autocrítica; a evolucióloga.
          Hominologia: o Homo sapiens gratus; o Homo sapiens benemeritus; o Homo sapiens liberator; o Homo sapiens libertus; o Homo sapiens consequentis; o Homo sapiens parapaedagogus; o Homo sapiens intermissivus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens serenissimus; a Conscientia libera (CL).


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: espiral gratulatória básica = a aplicada a fatos, parafatos e consciências no escopo da vida humana atual; espiral gratulatória avançada = a aplicada a fatos, parafatos e consciências no escopo da seriéxis.
          Culturologia: a cultura interassistenciológica; a cultura retribuiciológica; a cultura parassolidária; a cultura gratulatória; a cultura megafraterna; a cultura prestimosa; a cultura contribuiciológica; a cultura universalista; a cultura paradireitológica; a cultura amparológica.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a espiral gratulatória, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Amortização evolutiva: Grupocarmologia; Homeostático.
          03. Autacertometria: Autocompletismologia; Neutro.
          04. Crescendo perdão-libertação: Conviviologia; Homeostático.
          05. Gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
          06. Gratidão verbetográfica: Megafraternologia; Homeostático.
          07. Interação dos recebimentos: Proexologia; Homeostático.
          08. Liberologia: Evoluciologia; Homeostático.
            09.   Paravínculo: Psicossomatologia; Homeostático.
            10.   Reagrupamento evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
            11.   Reconciliação autocurativa: Autevoluciologia; Homeostático.
            12.   Reconhecimento: Holomaturologia; Homeostático.
            13.   Redes parassociais de interassistência: Interassistenciologia; Homeostático.
            14.   Ressignificação libertadora: Recexologia; Homeostático.
            15.   Tempo dos Cursos Intermissivos: Parapedagogiologia; Homeostático.
 A PARTIR DA APLICAÇÃO TÉCNICA DA ESPIRAL GRATULATÓRIA, POR INICIATIVA ESPONTÂNEA OU INSPIRAÇÃO
  DOS AMPARADORES, O ESTÁGIO EVOLUTIVO DA LIBERTAÇÃO SERÁ ATINGIDO PELAS CONSCINS AUTOLÚCIDAS.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já vivenciou a revisitação ao passado, brindando com reconhecimento gratulatório as adversidades e consciências envolvidas, agora consideradas benfeitoras? Compartilhou a experiência por meio de gescon?
            Bibliografia Específica:
            1. Balona, Málu; Autocura através da Reconciliação: Um Estudo Prático sobre a Afetividade; apres. Daniel Muniz; pref. Cristina Arakaki; pref. 1ª edição Marina Thomaz; pref. da 2ª edição Daniel Muniz; revisores Alexander Steiner et al.; 354 p.; 2 seções; 11 caps.; 18 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 2 escalas; 3 esquemas; 125 expressões e ditos populares; 1 foto; 10 gráfs.; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 2 tabs.; 17 técnicas; 5 teorias; 15 websites; glos. 86 termos; 25 infografias; 20 cenografias; 72 filmes; 324 refs.; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm.; br.; 3ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 153 a 276.
            2. Idem; Binômio Antivitimização-Autobenignidade aplicado à Autocuroterapia; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 12; N. 1; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março; 2008; páginas 62 a 73.
            3. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 272, 403, 562, 472 e 1.271.
            4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 48, 665, 766 e 983.
            5. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 313, 802 e 912.
                                                                                                                      M. L. B.