Covardia Existencial

A covardia existencial é o comportamento, atitude, manifestação, postura ou gestos denotando medo, acanhamento, ausência de coragem ou falta de ousadia e determinação evolutiva por parte da conscin, homem ou mulher, mantendo-se vitimizada e retroalimentando os autotrafares (traços-fardos) geradores de interprisões, comprometimentos cármicos e prejuízos proexológicos.

Quais objetivos você, leitor ou leitora, traz consigo na atual condição de conscin? Já pesquisou, esquadrinhou os trafares, trafores e trafais pessoais? Qual a resolução, ação, eficiência e edificação empregada, sem regatear, à coragem existencial?

      COVARDIA EXISTENCIAL
                                 (PSICOSSOMATOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A covardia existencial é o comportamento, atitude, manifestação, postura ou gestos denotando medo, acanhamento, ausência de coragem ou falta de ousadia e determinação evolutiva por parte da conscin, homem ou mulher, mantendo-se vitimizada e retroalimentando os autotrafares (traços-fardos) geradores de interprisões, comprometimentos cármicos e prejuízos proexológicos.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O vocábulo covarde procede do idioma Francês Antigo, coart, atual couard, “a quem falta coragem”. Surgiu no Século XIII. O termo existencial provém do idioma Latim, existentialis, “existencial”. Apareceu em 1898.
          Sinonimologia: 1. Cobardia existencial; cobardice existencial. 2. Temor existencial. 3. Pusilanimidade quanto à autevolução. 4. Ignávia existencial.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 28 cognatos derivados do vocábulo covarde: acobardada; acobardado; acobardamento; acobardar; acovardada; acovardado; acovardador; acovardadora; acovardamento; acovardar; cobardação; cobarde; cobardia; cobardice; covardação; covardia; covardice; covardismo; desacobardada; desacobardado; desacobardamento; desacobardar; desacovardada; desacovardado; desacovardar; encovardada; encovardado; encovardar.
          Neologia. As duas expressões compostas covardia existencial temporária e covardia existencial duradoura são neologismos técnicos da Psicossomatologia.
          Antonimologia: 1. Coragem evolutiva. 2. Valentia pessoal. 3. Autenticidade vivencial. 4. Tenacidade traforista. 5. Ousadia evolutiva.
          Estrangeirismologia: a vigliaccheria.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à coragem evolutiva.
          Citaciologia: – Covardia é medo consentido (Ernst Legouvé, 1807–1903). O homem que evita e teme a tudo, não enfrenta coisa alguma, torna-se um covarde (Aristóteles, 384–322 a.e.c.).
          Proverbiologia. Eis 2 provérbios latinos relativos ao tema: – Fabrum esse suae quemque fortunae (Cada um é artífice da própria sorte). Numquamne hos arctissimos laqueos, si solvere negatur, abrumpam? (Será que nunca romperei estes estreitíssimos laços, se não conseguir desfazê-los?).
          Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas em ordem alfabética:
          1. “Acervo. Os acertos evolutivos das consciências derivam de antigas omissões deficitárias e erros ultrapassados. Os trafores derivam de trafares dominados por intermédio de estresses positivos”.
          2. “Autocoragem. Autocognição é sinônimo de autocoragem”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da covardia; o holopensene pessoal do medo; o holopensene pessoal da evitação de si mesmo; o holopensene pessoal do autodesmerecimento; o holopensene pessoal da necessidade afetiva; a autopensenidade subcerebral; os tibiopensenes; a tibiopensenidade; os nosopensenes; a nosopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; os baratropensenes; a baratropensenidade; os mimeticopensenes; a mimeticopensenidade; os retropensenes; a retropensenidade; os circumpensenes; a circumpensenidade; o autenraizamento na própria fôrma holopensênica estagnante.
          Fatologia: a covardia existencial; o desvalor vivenciado; o medo de errar; a paúra; a tibiez íntima chancelando as autocorrupções; a autestima patológica; o autescondimento conveniente e egoísta; o automenosprezo e vitimização para legitimar a fuga das responsabilidades; o hábito das explicações para convencer a si e aos outros quanto à manutenção de comportamentos e atitudes obsoletas; as justificativas de automerecimento; o modo silencioso e aprisionador de conduzir as situações em benefício próprio; o modus operandi da inteligência mal direcionada; a defesa da autoimagem distorcida, automática, acrítica e repetitiva; a evitação do contato direto com as próprias dificuldades e necessidades; a submissão à mesologia; a manifestação com base no loc externo; a surdez às ideias inatas; o autopacto com a mediocridade; a irresponsabilidade com as próprias energias; a falta de posicionamento; os autocompromissos negligenciados e engavetados; a negligência somática; a despriorização da saúde e de hábitos sadios adequados; a ausência da saúde mentalsomática; a indisposição pelo investimento intelectual; o ato de acreditar sem compreender; a atitude mental passiva; a preguiça mental; as priorizações errôneas; a preferência por sonhar com acontecimento favorável do destino para mudar de vida à assumir as rédeas da própria existência; a coação interna; o despreparo para lidar com as dessomas; o foco no desempenho e não no outro; a falta de empatia; a desassistência; o descomprometimento grupo e policármico; o egocentrismo; a vaidade; o hedonismo; o orgulho; o autoritarismo; a baixa flexibilidade e versatilidade; a insegurança; o incômodo; o sectarismo; a resistência à frustração; a insatisfação e angústias íntimas; a falta de perseverança e disciplina; a autodepreciação como mecanismo de reforço das dificuldades e inabilidades; a ociosidade e / ou desconhecimento dos potenciais pessoais; o ato de negligenciar as anotações pessoais; o inaproveitamento dos erros e dificuldades para o desenvolvimento pessoal; a ausência da autopesquisa; a opção pelo distanciamento da autovivência traforista; o descaso com os aportes recebidos; a ingratidão fortalecendo o trafar; a permissividade antiproexológica; a tolerância quanto à auto e heterocorrupção; a ausência de rigor nas manifestações pessoais; a vivência pela instintividade; os descuidos pessoais recorrentes; o desleixo com os compromissos assumidos na pré-ressoma; a agressividade defensiva; os atalhos antievolutivos; a bússola intraconsciencial desajustada; a ausência do paradigma consciencial; o abertismo consciencial; a autocognição e a lisura cosmoética enquanto ferramenta de autorrecomposição; o autorrealinhamento multiexistencial.
          Parafatologia: a falta da autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a autassedialidade; a falta de rapport com a paraprocedência dificultando a identificação dos deveres e paradeveres assumidos; a autoprivação da autoconscientização multidimensional (AM); a ausência de sensibilidade bioenergética pessoal; a constante assimilação das energias conscienciais (ECs)
patogênicas; o profundo desgaste energético manifestado no esgotamento somático; as interrelações extrafísicas evoluídas arrefecidas; o apego à dimensão e às companhias baratrosféricas; as feridas emocionais do psicossoma advindas de acidentes, repressões, rejeição ou melancolia extrafísicas pelo incompletismo existencial; a decisão corajosa e javalínica legitimada na lisura da autopesquisa, do traforismo e dos autenfrentamentos conectando com amparador extrafísico de função; a necessidade da autevitação das interprisões grupocármicas.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autodesorganização-autocorrupção; o sinergismo negligência-autoculpa; o sinergismo medo-autocomplacência; o sinergismo estagnação-pusilanimidade; o sinergismo desassombro pessoal–autoconfrontação cosmoética.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio da autoincorruptibilidade;
 o princípio evolutivo “se algo não serve, não adianta fazer maquilagem”; o princípio de não abrir mão da coragem nas automanifestações.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria do porão consciencial; a teoria da interprisão grupocármica; a teoria da interassistencialidade.
          Tecnologia: a técnica da errata consciencial; a técnica do desapego autoconsciente; a técnica da Consciencioterapia; a técnica do Conscienciograma; a técnica da conscin-cobaia; a técnica da autexposição cosmoética no Tertuliarium; a técnica da Cosmoeticoterapia; as técnicas conscienciológicas.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico tarístico propulsor dos autenfrentamentos interassistenciais evolutivos.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia.
          Efeitologia: o efeito da covardice do desaproveitamento da ressoma; o efeito da fragilidade gerada pela ignorância a respeito de si; o efeito antievolutivo da perda de oportunidade de reciclar traços imaturos; o efeito autovitimizador da rejeição às condições intrafísicas temporárias salvaguardando a zona de conforto pessoal; o efeito do medo de errar e da fuga às autorresponsabilidades na perda do ensejo evolutivo; o efeito da perda de oportunidade ao afastar-se de pessoas e ou situações identificadas como fonte de incômodo; o efeito centrífugo desqualificador e patológico da autovitimização afetando ambientes e interações conscienciais; o efeito da manutenção ou aumento de interprisões por endividamentos multiexistenciais.
          Neossinapsologia: a construção de neossinapses a partir do abertismo para o neoconhecimento e do bom entendimento dos próprios traços imaturos.
          Ciclologia: a autodeterminação holossomática lúcida na autossuperação do ciclo vicioso distorções analíticas dos erros pessoais–patomimeses existenciais.
          Enumerologia: o autengano; o ganho secundário; a anticosmoética; o medo; a vitimização; a intrafisicalização; a rigidez consciencial.
          Binomiologia: o binômio falta de autoconfiança–trafarismo; o binômio acostamento consciencial–incompléxis; o binômio covardia existencial–omissão deficitária; o binômio atributo-capacidade; o binômio consertos-acertos; o binômio autorreflexão-autexperimentação; o binômio autorrespeito consciencial–enfrentamento tarístico; o binômio autodeterminação lúcida–autolealdade intermissiva; o binômio autenticidade-legitimidade.
          Interaciologia: a interação autocrítica falha–superficialidade autopesquisística; a interação prejudicial autoapego aos erros–estagnação evolutiva; a interação defesa da autoimagem–omissão deficitária; a interação infantil autoproteção–excesso de autojustificação.
          Crescendologia: o crescendo autodescompensação afetiva–egocentrismo; o crescendo inautenticidade–necessidade de autoafirmação; o crescendo baixa tolerância à frustração–manipulação; o crescendo superficialização–insatisfação existencial; o crescendo dependência emocional–fuga das responsabilidades; o crescendo desvio de proéxis–incompletismo existencial.
          Trinomiologia: o trinômio competitividade–inveja–necessidade de comparação; o trinômio melindre-mágoa-hipercriticidade; o trinômio autodefinição-intencionalidade-autenticidade; o trinômio autorrespeito-autossinceridade-autoincorrupção; o trinômio clareza-objetividade-realismo; o estabelecimento na tela mental do trinômio trafar-trafor-trafal para a autocorreção destemida.
          Polinomiologia: o polinômio autopesquisa-reflexão-compreensão-avaliação-detalhismo-aplicabilidade no exercício calibrador diário da lucidez e da cosmoética no desenvolvimento da coragem existencial; o polinômio defesa do ego–camuflagem de trafares–ocultação de erros–postergações.
          Antagonismologia: o antagonismo covardia existencial / assertividade proexológica; o antagonismo apego / desapego; o antagonismo trafar / trafor; o antagonismo quietação / atitude; o antagonismo estagnação / evolução; o antagonismo submissão / escolha; o antagonismo conformismo / laboração; o antagonismo apatia / energia; o antagonismo antifraternismo / interassistência.
          Paradoxologia: o paradoxo de a saturação da covardia poder funcionar como elemento catalisador da vontade para a coragem.
          Politicologia: a egocracia; a descrenciocracia; a vulgocracia; a assediocracia; a autocracia; a belicosocracia; a cereberocracia.
          Legislogia: a lei do menor esforço nas autossuperações; a lei de causa e efeito aplicada aos esforços pessoais.
          Filiologia: a autevoluciofilia; a autocriticofilia; a autorrecexofilia; a autopesquisofilia; a autopriorofilia; a desafiofilia; a autenfrentamentofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a autocricofobia; a autopesquisofobia; a heterocriticofobia; a decidofobia; a coerenciofobia; a evoluciofobia.
          Sindromologia: a síndrome da mediocrização existencial.
          Maniologia: a mania de anular e disfarçar as próprias potencialidades; a mania de passar a mão na própria cabeça; a mania de empurrar com a barriga; a mania de não se expressar.
          Mitologia: o mito da perfeição.
          Holotecologia: a psicossomatoteca; a trafaroteca; a patopensenoteca; a cosmoeticoteca; a conscienciometroteca; a determinoteca; a recexoteca; a recicloteca; a interassistencioteca; a holossomatoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Psicossomatologia; a Energossomatologia; a Subcerebrologia; a Automimeticologia; a Autassediologia; a Autenganologia; a Parapatologia; a Autopesquisologia; a Voliciologia; a Consciencioterapiologia; a Conscienciometrologia; a Autodesassediologia; a Intraconscienciologia; a Cosmoeticologia; a Autodiscernimentologia; a Autocogniciologia; a Interassistenciologia; a Proexologia; a Evoluciologia; a Holomaturologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a conscin baratrosférica; a isca humana inconsciente; a pessoa servil; a consciência amestrada; a autoridade anticosmoética; a criatura suicida.
          Masculinologia: o covarde existencial; o neófobo; o antirreciclante; o mirmídone; o pré-serenão vulgar; o componente da robéxis; o participante da massa humana impensante; o antepassado de si mesmo; o subalterno acrítico; o homem derrotista; o partícipe autovitimizado.
          Femininologia: a covarde existencial; a neófoba; a antirreciclante; a mirmídone; a pré-serenona vulgar; a componente da robéxis; a participante da massa humana impensante; a antepassada de si mesma; a subalterna acrítica; a mulher derrotista; a partícipe autovitimizada.
          Hominologia: o Homo sapiens vulgaris; o Homo sapiens minidissidens; o Homo sapiens barathrosphericus; o Homo sapiens anticosmoethicus; o Homo sapiens obsessus; o Homo sapiens hostilis; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens mediocris; o Homo sapiens subcerebralis; o Homo sapiens omissus; o Homo sapiens humanus; o Homo sapiens pertinens; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens serenissimus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: covardia consciencial temporária = o emprego de sofismas e falácias lógicas para ceder à pressão mesológica por ausência de coragem; covardia existencial duradoura
= a auovivência da inautenticidade e da incoerência no autabafamento consciencial inibindo o compléxis pela ausência de coragem.
          Culturologia: a cultura do subnível evolutivo; a cultura da irreflexão; a cultura apriorista; a cultura autodogmática; a cultura dos ganhos secundários; a cultura do descomprometimento evolutivo; a cultura do abstencionismo consciencial.
          Autoignorância. As fugas de si mesmo são responsáveis pela grande maioria dos medos e distorcem a autovisão de realidade intra e extraconsciencial. O autodesconhecimento induz a pessoa a associar o próprio valor consciencial a trafares e às falhas cometidas.
          Autocogniciologia. Sob a ótica da Conscienciometrologia, coragem existencial requer autoconhecimento e autocompreensão desdramatizada das deficiências pessoais (trafares), conhecimento dos talentos possuídos (trafores) e autexperimentação exemplarista. A profundidade, o grau e o realismo da autocognição podem definir a autoimagem da conscin, revelando o quanto permite-se ter as próprias experiências ou autossubmeter-se sem critérios.
          Obstáculos. Sob a ótica da Psicossomatologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, a título de reflexão, 6 condições isoladas ou simultâneas nutridoras da covardia existencial:
          1. Assedialidade: a diminuição da lucidez distorcendo a apreensão correta dos fatos ou da realidade.
          2. Autoculpa: a consciente ou inconsciente, real ou implantada por autassédio, atua contra o bem-estar e o reconhecimento de méritos e talentos.
          3. Carência afetiva: a adoção e apego a pseudoverdades favoráveis ou não ameaçadoras à autoimagem e à autestima.
          4. Pressão social: as tradições culturais, sociais e religiosas condicionadores do livre arbítrio e bloqueadoras do autoquestionamento.
          5. Trafares: os traços com características conservadoras, antiquestionadoras ou antirracionais a exemplo do orgulho, intolerância, teimosia, alienação e precipitação obstruindo a realidade pela característica da antirrenovação.
          6. Vícios de raciocínio: as crenças insuspeitáveis, monoideísmos, contaminando o raciocínio na base e conduzindo ao erro de análise e ilação.
          Autorreeducação. Do ponto de vista da Homeostaticologia, faz-se necessário diferenciar a consciência das próprias deficiências. Eis, em ordem alfabética, 10 proposições para compreender o traço-fardo indesejado, objetivando a autorreeducação:
          01. Autocoerência. Conexão entre reflexões e ações, por meio da teática e da verbação.
          02. Autoconfrontação. Posicionamento pessoal cosmoético visando o autenfrentamento das patologias pessoais.
          03. Autodesconforto. Autoconstrangimento cosmoético conduzindo ao sentimento de desconforto perante as pequenas autocorrupções, dignas de serem pesquisadas.
          04. Autodeterminação. Persistência até a concretude da superação da patologia.
          05. Autodisposição. Engajamento na realização da proéxis pessoal e da autevolução.
          06. Autoincorruptibilidade. Atuação sincera e lisura consigo mesmo, sem autocorrupções.
          07. Autopesquisa. Vontade firme para autopesquisar-se.
          08. Autorganização. Organização pessoal máxima para a sustentação da autorreeducação evolutiva.
          09. Autorreflexão. Aprofundamento nas autanálises.
          10. Autovigilância. Atenção de autopesquisador às ocorrências e modificações na psicosfera e no próprio holossoma.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a covardia existencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acomodação mimética: Automimeticologia; Nosográfico.
          02. Antepassado de si mesmo: Seriexologia; Nosográfico.
            03.  Autassédio latente: Parapatologia; Nosográfico.
            04.  Autocorrupção: Parapatologia; Nosográfico.
            05.  Autovitimização: Parapatologia; Nosográfico.
            06.  Demissionário antievolutivo: Autorregressiologia; Nosográfico.
            07.  Destemor cosmoético: Autodiscernimentologia; Homeostático.
            08.  Intrepidez sadia: Temperamentologia; Homeostático.
            09.  Medo: Subcerebrologia; Nosográfico.
            10.  Mundividência traforista: Cosmovisiologia; Homeostático.
            11.  Necessidade desnecessária: Antipriorologia; Nosográfico.
            12.  Redutor do autodiscernimento: Holomaturologia; Nosográfico.
            13.  Repercussão do medo: Parapatologia; Nosográfico.
            14.  Síndrome da mediocrização: Parapatologia; Nosográfico.
            15.  Técnica dos 100 procedimentos: Autexperimentologia; Homeostático.
 TRANSCENDER DA COVARDIA À CORAGEM EXISTENCIAL POR MEIO DO DESAPEGO COSMOÉTICO AUTOIMPERDOADOR CORROBORA, SOBREMANEIRA, A AUTOCOMPREENSÃO, DESIDERATO PARA A AUTOVIRAGEM TRAFORISTA.
            Questionologia. Quais objetivos você, leitor ou leitora, traz consigo na atual condição de conscin? Já pesquisou, esquadrinhou os trafares, trafores e trafais pessoais? Qual a resolução, ação, eficiência e edificação empregada, sem regatear, à coragem existencial?
            Bibliografia Específica:
            01. Machado, Cesar Iria; Proatividade Evolutiva: Sob a Ótica da Autoconsciencioterapia; pref. Tony Musskopf; revisores Equipe de Revisores da Editares; 440 p.; 7 seções; 53 caps.; 69 abrevs.; 2 diagramas; 21 E-mails; 309 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 14 tabs.; 20 websites; glos. 196 termos; glos. 17 termos (neológico especializado); 6 infografias; 10 filmes; 406 refs.; alf.; geo.; 23 x 16 x 3 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 42 a 45, 53, 56, 60, 62, 91 a 95, 116 a 119, 135 e 185.
            02. Musskopf, Tony; Autenticidade Consciencial; pref. Kátia Arakaki; revisores Claudio Lima; Tamara Cardoso; Erotides Louly; & Helena Araújo; 376 p.; 6 seções; 107 caps.; 71 abrevs.; 22 E-mails; 155 enus.; 81 estrangeirismos; 1 microbiografia; 1 questionário da autenticidade consciencial com 10 perguntas e 10 respostas; 3 tabs.; 19 websites; glos. 237 termos; glos. 11 termos (neológico especializado); 6 filmes; 508 refs.; 1 anexo; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16,5 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2012; páginas 23, 63, 59, 477 e 670.
            03. Tosi, Renzo; Dicionário de Sentenças Latinas e Gregas (Dizionario delle Sentenze Latine e Greche); revisoras Andréa Stahel M. da Silva; & Lilian Jenkino; trad. Ivone Castilho Benedetti; XXVI + 904 p.; 10.000 citações; 1 E-mail; 24 enus.; 1.180 frases gregas; 3.220 frases latinas; glos. 1.841 termos; 56 ilus.; 1 website; 130 refs.; 20,5 x 13,5 x 4,5 cm; enc.; 3a Ed.; Editora WMF Martins Fontes; São Paulo, SP; 2010; página 735.
            04. Vicenzi, Eduardo; A Influência das Crenças na Autoconsciencioterapia; Artigo; Anais da VI Jornada de Saúde da Consciência e do IV Simpósio de Autoconsciencioterapia; Evoramonte; Portugal; 22-24.10.10; Journal of Conscientiology; Revista; Trimestral; Vol. 13; N. 50-S; 1 cronología; 15 enus.; 1 microbiografia; 1 tab.; 11 refs.; International Academy of Consciousness (IAC); London, UK; Outubro, 2010; páginas 71 a 91.
            05. Vicenzi, Luciano; Coragem para Evoluir; pref. Málu Balona; revisoras Giselle Salles; Karina Thomaz; & Márcia Abrantes; 188 p.; 8 caps.; 49 enus.; 1 foto; 2 ilus.; 1 microbiografia; 2 tabs.; glos. 37 termos; 50 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Conscienciologia e Projeciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2001; páginas 15 a 133.
            06. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 94 e 95.
            07. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 342 e 623.
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                                                                                                                        H. S.