Cosmopensenização

A cosmopensenização é a qualidade da pensenidade cósmica da conscin lúcida aplicada à prioridade da inteligência evolutiva, teática, autoconsciente, interassistencial, cosmovisiológica, cosmocêntrica, policármica, além dos interesses do próprio ego.

Você, leitor ou leitora, já refletiu com profundidade sobre o assunto da cosmopensenização? Em relação a você ou a outrem?

      COSMOPENSENIZAÇÃO
                             (COSMOCONSCIENCIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A cosmopensenização é a qualidade da pensenidade cósmica da conscin lúcida aplicada à prioridade da inteligência evolutiva, teática, autoconsciente, interassistencial, cosmovisiológica, cosmocêntrica, policármica, além dos interesses do próprio ego.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. A palavra cosmos vem do idioma Grego, kósmos, “ordem; organização; mundo; universo”. Apareceu em 1563. O elemento de composição cosmo provém do mesmo idioma Grego, kósmos. Surgiu, no idioma Português, no Século XIX. O vocábulo pensamento procede do idioma Latim, pensare, “pensar; cogitar; formar alguma ideia; pesar; examinar; considerar; meditar”. Apareceu no Século XIII. O termo sentimento deriva também do idioma Latim, sentimentum, através do idioma Francês, sentiment, “sentimento; faculdade de receber as impressões físicas; sensação; conhecimento; fato de saber qualquer coisa; todo fenômeno da vida afetiva; emoção; opinião; bom senso”. Surgiu no Século XIV. A palavra energia vem do idioma Francês, énergie, derivada do idioma Latim, energia, e esta do idioma Grego, enérgeia, “força em ação”. Apareceu no Século XVI.
          Sinonimologia: 1. Cosmopensenidade. 2. Cosmocentralidade consciencial.
          Neologia. O termo cosmopensenização e as duas expressões compostas cosmopensenização mínima e cosmopensenização abrangente são neologismos técnicos da Cosmoconscienciologia.
          Antonimologia: 1. Monopensenização. 2. Monopensenidade. 3. Minipensenização. 4. Minipensenidade. 5. Egocentralidade consciencial.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autopensenidade evolutiva.
          Unidade. A forma de comunicação do conscienciês é o cosmopensene ou a unidade de medida correspondente.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: a cosmopensenização; o holopensene pessoal da cosmopensenização; a cosmopensenização cosmoética; a cosmopensenização calculista; a catarse gerada pela cosmopensenização; os cosmopensenes específicos do conscienciês; a cosmopensenidade; a autopensenidade com cosmovisão; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os maxipensenes; a maxipensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os hiperpensenes; a hiperpensenidade.
          Fatologia: a soma total dos itens componentes da experiência pessoal; a ordem sistemática das ideias pessoais; a holomaturidade consciencial; o autodiscernimento evolutivo da conscin; a realidade ordenada do Universo; a realidade pessoal ajustada aos fluxos das realidades do Cosmos; a cosmovisibilidade do ego; a Cosmovisiologia; a mundividência; a megafraternidade; a família universal; a policarmalidade; o generalismo; o atacadismo consciencial; a Natureza; o Sistema Solar; a Galáxia; a Cosmometria; o Cosmopolitismo; o Universalismo; a Holofilosofia; a Tudologia; a Harmoniologia; a Cosmossíntese; a Cognópolis; a Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI).
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as saídas temporárias da conscin desta dimensão intrafísica (Socin) para as dimensões extrafísicas (Sociexes), através da projetabilidade lúcida (PL); a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF); o parafenômeno da cosmoconsciência.


                                           III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio de fazer acontecer o melhor para todos.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Tecnologia: as técnicas cosmovisiológicas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Serenões.
          Efeitologia: os efeitos amplificadores da cosmovisão.
          Neossinapsologia: as parassinapses geradas pela cosmopensenização.
          Ciclologia: o ciclo evolutivo fitopensene-zoopensene-cosmopensene.
          Enumerologia: a saída da consciência do egão para a megafraternidade; a saída da consciência da família nuclear para a família consciencial; a saída da consciência do nacionalismo para a autovivência do Universalismo; a saída da consciência da condição do varejismo consciencial para a condição do atacadismo consciencial; a saída da consciência da especialidade restringidora para a condição do generalismo polimático; a saída da consciência da egocarmalidade para a interassistencialidade policármica; a saída da consciência da monovisão das abordagens para a cosmovisão do Universo Multidimensional.
          Binomiologia: o binômio enciclopedismo-pancognição.
          Interaciologia: a interação microcosmo-macrocosmo.
          Crescendologia: o crescendo monovisão-cosmovisão.
          Trinomiologia: o trinômio ofiex-CEE-paraprocedência.
          Antagonismologia: o antagonismo monopensenização / cosmopensenização.
          Politicologia: a cosmocracia; o Estado Mundial.
          Legislogia: a lei da megafraternidade.
          Filiologia: a cosmofilia.
          Holotecologia: a cosmoteca; a cosmoconsciencioteca; a tudoteca; a encicloteca.
          Interdisciplinologia: a Cosmoconscienciologia; a Cosmopensenologia; a Cosmovisiologia; a Cosmogramologia; a Cosmoeticologia; a Conteudologia; a Mentalsomatologia; a Enciclopediologia; a Autodiscernimentologia; a Autocriteriologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens cosmopensenisator; o Homo sapiens cosmopensenicus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens holophilosophus; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens orthopensenicus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: cosmopensenização mínima = a da consciência ainda de pensenidade circunscrita à Cosmologia; cosmopensenização abrangente = a da consciência de pensenidade gerada pela condição da vivência da cosmoconsciência.
          Culturologia: a Multiculturologia; a cultura da Cosmopensenologia; a cultura da Cosmovisiologia; a cultura da Cosmoconscienciologia; o mix paracultural embasando o Universalismo; a cultura da megafraternidade.
          Universalismo. A cosmopensenização constitui a chave evolutiva para o universalismo maior da megafraternidade das Consciexes Livres (CLs).


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a cosmopensenização, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Código pessoal de Cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
          02. Conteudologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
          03. Cosmoconsciência: Comunicologia; Homeostático.
          04. Cosmossíntese: Mentalsomatologia; Homeostático.
          05. Cosmovisão humana: Cosmovisiologia; Neutro.
          06. Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
          07. Dinâmica das complexidades: Cosmovisiologia; Homeostático.
          08. Enciclopediologia: Cosmovisiologia; Homeostático.
          09. Fluxo cósmico: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
          10. Magnificação mentalsomática: Cosmovisiologia; Homeostático.
  A CONDIÇÃO DA COSMOPENSENIZAÇÃO SERÁ SEMPRE
      RACIONALMENTE POSICIONADA NO ÁPICE DA INTELIGÊNCIA EVOLUTIVA DE QUALQUER CONSCIÊNCIA
     POR APONTAR AS LINHAS DAS MAXIPROSPECTIVAS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já refletiu com profundidade sobre o assunto da cosmopensenização? Em relação a você ou a outrem?