Conteudologia

A Conteudologia é a Ciência aplicada aos estudos técnicos ou pesquisas do conteúdo ou essência das coisas, manifestações, comunicações, fatos, parafatos, fenômenos, parafenômenos, realidades, pararrealidades, ideias, constructos, cognições e verpons de todas as naturezas.

Qual a relevância para você dos conteúdos nas abordagens dos fatos do dia a dia? Você pauta a vida humana pelos conteúdos ou pelas superficialidades das aparências?

      CONTEUDOLOGIA
                              (COSMOCONSCIENCIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A Conteudologia é a Ciência aplicada aos estudos técnicos ou pesquisas do conteúdo ou essência das coisas, manifestações, comunicações, fatos, parafatos, fenômenos, parafenômenos, realidades, pararrealidades, ideias, constructos, cognições e verpons de todas as naturezas.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo conteúdo deriva do idioma Latim, contenutus, de continere, “conter unido; encerrar; manter”. Surgiu em 1269. O elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
          Sinonimologia: 1. Conteudismo. 2. Conteudística. 3. Conteudometria. 4. Essenciologia. 5. Ciência do conteúdo. 6. Ciência do percepto.
          Neologia. Os 3 vocábulos Conteudologia, Miniconteudologia e Megaconteudologia são neologismos técnicos da Cosmoconscienciologia.
          Antonimologia: 1. Conformática. 2. Morfologismo. 3. Formalismo; linguagem. 4. Continentologia. 5. Aparência; apresentação. 6. Reflexologia. 7. Ciência da forma.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da essência das realidades multidimensionais.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: os ortopensenes; a ortopensenidade; os hiperpensenes; a hiperpensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade.
          Fatologia: a pesquisa do conteúdo das realidades; o estudo da substância das coisas; a investigação dos 99% do confor; a sondagem técnica do mérito dos objetos; a pesquisa da significação profunda; o conteúdo como sendo o ponto final da acabativa; o estudo da identificação do conteúdo egocármico do objeto; o estudo da identificação do conteúdo policármico do objeto; os grupos de conteúdo; o conteúdo informativo; o conteúdo ideativo; a metonímia do uso do continente pelo conteúdo; os erros de conteúdo; as palavras sem conteúdo; o conteúdo profundo e denso; o conteúdo como síntese do objeto; o conteúdo mínimo; o conteúdo desconexo; a Percepciologia.
          Parafatologia: a análise da mensagem essencial da pararrealidade; o psicossoma como veículo-continente; o mentalsoma como veículo-conteúdo; a Parapercepciologia.


                                         III. Detalhismo

          Tecnologia: a técnica da exaustividade.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Paraeducação.
          Enumerologia: a exposição de motivos; a lógica formal; o índice de conteúdos; a intencionalidade da consciência; o conteúdo intencional; o juízo analítico; a instrução programada.
          Antagonismologia: o antagonismo percepto / moldura.
          Filiologia: a conteudofilia.
          Holotecologia: a cosmoteca; a cognoteca; a ciencioteca.
          Interdisciplinologia: a Conteudologia; a Conteudística; a Cosmoconscienciologia; a Intraconscienciologia; a Cosmovisiologia; a Priorologia; a Autodiscernimentologia; a Comunicologia; a Mentalsomatologia; a Holomaturologia; a Refutaciologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: o ser desperto.
          Masculinologia: o conteudista; o formalista; o pesquisador; o projetor consciente; o epicon lúcido; o conscienciólogo.
          Femininologia: a conteudista; a formalista; a pesquisadora; a projetora consciente; a epicon lúcida; a consciencióloga.
          Hominologia: o Homo sapiens contentus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: Miniconteudologia = a Ciência da pesquisa do núcleo da célula do soma (Citologia; Histologia); Megaconteudologia = a Ciência da pesquisa do núcleo do holossoma (Intraconscienciologia; Holossomatologia).
          Busca. Como esclarece a Evoluciologia, a busca do conteúdo das realidades da consciência é a essência da compreensão e da vivência dos princípios da Holomaturologia e da Cosmovisiologia.
          Categorias. Segundo a Autopesquisologia, os conteúdos no Cosmos podem ser classificados, por exemplo, em 3 categorias quanto à força da expressão, aqui dispostas na ordem evolutiva da intensidade:
          1. Conteúdo fraco.
          2. Conteúdo regular.
          3. Conteúdo forte.
          Taxologia. Sob a ótica da Experimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 17 conteúdos das linhas do conhecimento humano, em geral, a fim de se aquilatar o amplo universo da relevância do assunto da Conteudologia:
          01. Autoconscienciometrologia: o conteúdo dos potenciais da consciência, em si.
          02. Comunicologia: o conteúdo construtivo da tese ou do informe científico.
          03. Conscienciologia: o conteúdo de excelência dos princípios conscienciológicos.
          04. Cosmoeticologia: o conteúdo cosmoético de cada fato e de cada parafato.
          05. Energossomatologia: o conteúdo das energias conscienciais (ECs) pessoais.
          06. Evoluciologia: o conteúdo do objetivo da evolução consciencial.
          07. Experimentologia: o conteúdo evolutivo da manifestação pensênica pessoal.
          08. Fenomenologia: o conteúdo final do fenômeno e do parafenômeno vivido.
          09. Heuristicologia: o conteúdo aplicativo das verdades relativas de ponta (verpons).
          10. Holotecologia: o conteúdo teático da vida intelectual ou da erudição.
          11. Intencionologia: o conteúdo real da intencionalidade da conscin.
          12. Mentalsomatologia: o conteúdo do texto da obra-prima (megagescon, livro, tratado).
          13. Ofiexologia: o conteúdo assistencial e convivencial da oficina extrafísica (ofiex).
          14. Priorologia: o conteúdo das prioridades das ações da conscin.
          15. Proexologia: o conteúdo da programação existencial (proéxis) pessoal.
          16. Refutaciologia: o conteúdo da qualidade da argumentação racional.
          17. Serenologia: o conteúdo objetivo da condição da serenidade no anonimato.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Conteudologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            1. Abordagem consciencial: Experimentologia; Neutro.
            2. Aprofundamento da pesquisa: Experimentologia; Neutro.
            3. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
            4. Criteriologia: Autodiscernimentologia; Homeostático.
            5. Interação essência-acidente: Mentalsomatologia; Nosográfico.
            6. Leitura correta: Cosmovisiologia; Homeostático.
            7. Teoria do megafoco profissional: Experimentologia; Homeostático.
 A CONTEUDOLOGIA É A CIÊNCIA MAIS CAPAZ DE OFERECER SIGNIFICADO A CADA MANIFESTAÇÃO PESSOAL
  E A CADA MINUTO DA VIDA EVOLUTIVA DA CONSCIÊNCIA LÚCIDA, EM QUALQUER DIMENSÃO EXISTENCIAL.
            Questionologia. Qual a relevância para você dos conteúdos nas abordagens dos fatos do dia a dia? Você pauta a vida humana pelos conteúdos ou pelas superficialidades das aparências?
Você se considera conscin primária ou conscin desenvolvida pelas prioridades evolutivas? Você sabe unificar os conteúdos fatuísticos às prioridades da proéxis?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; 100 Testes da Conscienciometria; 232 p.; 100 caps.; 14 refs.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 29, 44, 46, 49, 50, 52, 226 e 229.
            2. Idem; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; 344 p.; 150 abrevs.; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 4 índices; 2.000 itens; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 178 e 189.
            3. Idem; 200 Teáticas da Conscienciologia; 260 p.; 200 caps.; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 37, 74 e 89.
            4. Idem; Enciclopédia da Conscienciologia; revisores: Equipe de Revisores do Holociclo – CEAEC; 772 p.; 80 abrevs.; 1 biografia; 1 CD-ROM; 240 contrapontos; cronologias; 35 E-mails; 4 endereços; 961 enus.; estatísticas; 2 filmografias; 1 foto; 240 frases enfáticas; 5 índices; 574 neologismos; 526 perguntas; 111 remissiologias; 12 siglas; 15 tabs.; 6 técnicas; 12 websites; 201 refs.; 1 apênd.; alf.; estrang.; geo.; ono.; tab.; 28 x 21 x 4 cm; enc.; Ed. Protótipo – Avaliação das Tertúlias; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2006; páginas 17, 23, 37, 39, 50 e 330.
            5. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 44, 66, 116, 126, 206, 388 e 402.