Controvérsia Útil

A controvérsia útil é a querela, contestação, polêmica construtiva referente à ação, proposta, constructo, ideia ou questão prioritária à evolução, sobre a qual há divergência de opiniões.

Você, leitor ou leitora, aplica teaticamente as controvérsias úteis? De qual tipo: as domésticas ou as públicas?

      CONTROVÉRSIA ÚTIL
                                  (CONTROVERSIOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A controvérsia útil é a querela, contestação, polêmica construtiva referente à ação, proposta, constructo, ideia ou questão prioritária à evolução, sobre a qual há divergência de opiniões.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo controvérsia deriva do idioma Latim, controversia, “embate; choque de opostos”, constituído pelo elemento de composição, contra, “em frente de; em oposição a; contrariamente a; para com, a respeito de; em frente, defronte; contra; de outro lado; ao contrário, pelo contrário”, e vertere, “voltar; virar; desviar; girar”. Surgiu no Século XVI. A palavra útil procede também do idioma Latim, utilis, “que serve; bom; vantajoso; válido”. Apareceu no Século XV.
          Sinonimologia: 1. Debate evolutivo. 2. Divergência esclarecedora. 3. Discussão elucidativa. 4. Contestação explicitativa. 5. Oposição proficiente. 6. Refutação enriquecedora. 7. Heterocrítica cosmoética.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 14 cognatos derivados do vocábulo controvérsia: controversial; Controversiologia; controversista; controverso; controverter; controvertibilidade; controvertida; controvertido; controvertível; incontroverso; incontrovertibilidade; incontrovertida; incontrovertido; incontrovertível.
          Neologia. As duas expressões compostas controvérsia útil doméstica e controvérsia útil pública são neologismos técnicos da Controversiologia.
          Antonimologia: 1. Consenso técnico. 2. Concordância de opiniões. 3. Uniformidade ideológica. 4. Aquiescência de abordagens. 5. Acriticismo. 6. Omissão deficitária. 7. Silêncio antitarístico.
          Estrangeirismologia: a glasnost consciencial; o Tertuliarium; o Argumentarium; os Blogs; a Internet; os chats.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à cognoscibilidade.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da polêmica cosmoética; os contrapensenes; a contrapensenidade; os antipensenes; a antipensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
          Fatologia: a controvérsia útil; os pontos de vista divergentes enriquecedores; os confrontos superavitários de ideias, argumentos e teorias; a coragem para arrostar publicamente os assuntos prioritários à auto e heterevolução, mesmo os mais controvertíveis; o debate aberto e esclarecedor das patologias sociais; o ato de trazer à discussão as mazelas sociais encobertas; a evitação da ignorância coletiva; a interlocução destemida e esclarecedora; o ato de não recear desagradar; os autoposicionamentos contrários ao fluxo da Socin Patológica; as controvérsias podendo gerar antagonismos diversos; as tensões inerentes ao exercício da controvérsia; o ônus do não; o enfrentamento prolífico dos temas tabus; os debates tarísticos; a defesa das verpons controvertíveis; o ricochete das verpons controvertíveis; os lucros cognitivos decorrentes das controvérsias úteis; o descarte do apreço patológico à polêmica pela polêmica, sustentado pela competitividade e pelo temperamento beligerante; a controvérsia inútil sabotando o tempo e as energias conscienciais das conscins incautas; as discussões infrutíferas desviando a conscin dos temas prioritários à autevolução; os caprichos pessoais; o exibicionismo; os radicalismos; a intolerância; os erros de abordagem; a manutenção do megafoco das questões evolutivas; os debates produtivos construindo sociedades mais democráticas; o Círculo Mentalsomático; a criticidade cosmoética embasando as controvérsias úteis; a sequência de controvérsias úteis edificando o saber científico e evolutivo.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a manutenção da autodefesa energética; a desassimilação simpática; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o parapsiquismo intelectual; os acidentes de percurso parapsíquicos; o exercício da desassedialidade; a sustentabilidade energética do autoposicionamento verponológico controvertível.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo mentalsomático; o sinergismo da associação de ideias.
          Principiologia: o princípio da omissuper; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da descrença; o princípio da contradição; o princípio de os fins não justificarem os meios; o princípio da divergência; o princípio da consensualidade; o princípio da megafraternidade.
          Codigologia: a heterocrítica fundamentada no código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria da origem do Universo; a teoria evolucionista; a teoria das controvérsias; a teoria das verdades relativas de ponta da Conscienciologia; a teoria da Higiene Consciencial; a teoria da invéxis; a teoria do Homo sapiens serenissimus.
          Tecnologia: as técnicas da desassedialidade interconsciencial; as técnicas da interlocução evolutiva; as técnicas da convivialidade sadia; as técnicas da Refutaciologia Lúcida; a técnica da Impactoterapia; as técnicas da Cosmoética Destrutiva; a técnica etológica do salto baixo; as técnicas da Paradiplomacia; a técnica do acolhimento da heterocrítica.
          Voluntariologia: os voluntários da tares conscienciológica.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da dupla evolutiva; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
          Efeitologia: os efeitos das controvérsias úteis no interesclarecimento sadio; os efeitos do ortotaquipsiquismo nos debates prolíficos; os efeitos das carências intraconscienciais no exercício das controvérsias em geral; os efeitos nefastos das paixões ideológicas regressivas; os efeitos das controvérsias científicas na produção de neoconhecimentos; os efeitos das controvérsias evolutivas no desmantelamento dos bolsões conservacionistas; os efeitos do exemplarismo do intermissivista na geração de controvérsias úteis.
          Neossinapsologia: as neossinapses frutíferas construídas a partir das controvérsias úteis; a falta de paraneossinapses evolutivas das conscins eletronóticas gerando as polêmicas contra os princípios conscienciológicos.
          Ciclologia: o ciclo de desconstrução de retroideias; o ciclo de neoideias.
          Enumerologia: as controvérsias científicas; as controvérsias sociocientíficas; as controvérsias socioambientais; as controvérsias filosóficas; as controvérsias religiosas; as controvérsias conscienciológicas; as controvérsias verponológicas.
          Binomiologia: o binômio autocrítica-autodesconfiômetro; o binômio fatuística–juízo de valor; o binômio controvérsias intelectuais–conflitos sociais; o binômio conjecturas-especulações; o binômio autonomia intelectual–contribuição social; o binômio crise-ruptura; o binômio réplica-tréplica; o binômio admiração-discordância.
          Interaciologia: a interação docente-discente; a interação consciencioterapeuta-evoluciente; a interação escritor-leitor; a interação assistente-assistido; a interação pais-filhos; a interação entre autores; a interação entre pesquisadores; a interação entre os componentes do grupo evolutivo; a interação Hermenêutica-Exegética; a interação paixão amaurótica–intolerância; a interação Curso Intermissivo–abertismo ideativo; a interação CCCI-Socin.
          Crescendologia: o crescendo interesclarecimento-inovação; o crescendo retroparadigma-neoparadigma; o crescendo autoverbação-autorrefratariedade; o crescendo Cosmoética Destrutiva–reorganização holopensênica; o crescendo dúvida-esclarecimento; o crescendo erro-correção; o crescendo gradativo da expansão da abrangência da tares.
          Trinomiologia: o trinômio Debatologia-Refutaciologia-Argumentologia; o trinômio nosográfico cinismo-sarcasmo-escárnio; o trinômio inexcitabilidade-inabalabilidade-imperturbabilidade; o trinômio exposição-refutação-renovação; o trinômio paradigmas inconciliáveis–interesses incompatíveis–controvérsias inevitáveis; o trinômio Lucidologia-Discernimentologia-Interassistenciologia; o trinômio intelectualidade-paraperceptibilidade-comunicabilidade.
          Polinomiologia: o polinômio valores-interesses-necessidades-crenças.
          Antagonismologia: o antagonismo portavoz de megamparador / portavoz de megassediador; o antagonismo cidadão passivo / cidadão ativo; o antagonismo controvérsia útil / hostilidade; o antagonismo divergência intelectual / aversão emocional; o antagonismo minidissidência amaurótica / maxidissidência cosmoética; o antagonismo ideias libertárias / ideias reacionárias; o antagonismo controvérsia útil / Mateologia.
          Paradoxologia: o paradoxo da polêmica pacificadora; o paradoxo da domesticação mútua.
          Politicologia: a democracia; a argumentocracia; a refutaciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço mentalsomático.
          Filiologia: a debatofilia; a criticofilia; a gnosiofilia; a cosmoeticofilia; a refutaciofilia; a intelectofilia; a interassistenciofilia.
          Maniologia: a mania de ser do contra; a mania de chamar a atenção.
          Mitologia: o mito da verdade absoluta; o mito dos temas tabus.
          Holotecologia: a controversioteca; a argumentoteca; a criticoteca; a polemoteca; a filosofoteca; a logicoteca; a paradoxoteca.
          Interdisciplinologia: a Controversiologia; a Contrapontologia; a Confutaciologia; a Refutaciologia; a Discordanciologia; a Comunicologia; a Argumentologia; a Holomaturologia; a Autodiscernimentologia; a Autopriorologia; a Megafocologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens controversus; o Homo sapiens argumentator; o Homo sapiens contraponitor; o Homo sapiens refutator; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens professor; o Homo sapiens mentalsomaticus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: controvérsia útil doméstica = as contendas evolutivas entre os integrantes do grupocarma familiar; controvérsia útil pública = as contendas evolutivas manifestas em âmbito social.
          Culturologia: a cultura da oposição.
          Inevitabilidade. As controvérsias úteis são inafastáveis no exercício da tares, ao se considerar, por exemplo, 5 realidades enumeradas na ordem alfabética do tema:
          1. Conflitologia. Os conflitos ideológicos intergrupais inevitáveis no atual nível evolutivo das consciências.
          2. Consensologia. A impossibilidade do consenso unânime de opiniões.
          3. Divergenciologia. O pensamento divergente inevitável.
          4. Evoluciologia. Os gaps ou desníveis evolutivos entre consciências.
          5. Verponologia. As neoverpons gerando contendas perante as ideias retrógradas e tradicionalistas.
          Limites. No exercício das controvérsias produtivas, acerta mais a conscin lúcida apta a transitar cosmoeticamente nos limites da manifestação sadia, sem excessos, iguais a, por exemplo, 5 condições na ordem alfabética do tema:
          1. Assertivologia. Ser assertivo, sem beligerância.
          2. Exaustivologia. Ser exaustivo, sem prolixidade.
          3. Histrionismologia. Ser histriônico, sem afetação.
          4. Irreverenciologia. Ser irreverente, sem humor cáustico.
          5. Transparenciologia. Ser transparente, sem desrespeitar o binômio verdade-limite.
          Posicionamento. O agente do esclarecimento há de saber posicionar-se cosmoeticamente perante os princípios conscienciológicos controvertíveis, buscando esclarecer valores e posturas evolutivas incompreensíveis à maioria dos colegas de evolução, sem resvalar no orgulho, jactância ou segregacionismo, nem tampouco na pusilanimidade regressiva, iguais a, por exemplo, estas 4 opções em ordem alfabética da especialidade:
          1. Antimaternologia. A opção pela antimaternidade lúcida, apesar do apelo social da gestação humana.
          2. Descrenciologia. A opção pela vivência do princípio da descrença, apesar de grande parcela da Sociedade apoiar-se na fé e na credulidade.
          3. Duplologia. A opção pela dupla evolutiva exitosa, apesar dos mecanismos sedutores da indústria do casamento.
          4. Invexologia. A opção pela maturidade precoce interassistencial, apesar da exaltação social da eterna juventude hedonista.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a controvérsia útil, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Adversário ideológico: Conviviologia; Neutro.
          02. Antagonismo conscienciológico: Autodiscernimentologia; Homeostático.
         03.  Antidogmática: Comunicologia; Homeostático.
         04.  Antonimologia: Comunicologia; Neutro.
         05.  Conflituosidade: Conflitologia; Nosográfico.
         06.  Consciência crítica cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
         07.  Contestação intelectual: Holomaturologia; Neutro.
         08.  Contrapontologia: Verponologia; Neutro.
         09.  Contrariedade: Contrariologia; Homeostático.
         10.  Debate: Debatologia; Neutro.
         11.  Intelecção: Mentalsomatologia; Homeostático.
         12.  Preço da verpon: Verponologia; Homeostático.
         13.  Princípio da descrença: Mentalsomatologia; Homeostático.
         14.  Refutaciologia: Mentalsomatologia; Neutro.
         15.  Ricochete intelectivo: Mentalsomatologia; Neutro. A CONTROVÉRSIA ÚTIL NASCE DA DISSENSÃO IDEATIVA
 APLICADA COSMOETICAMENTE EM FAVOR DO INTERESCLARECIMENTO, POTENCIALIZANDO AS RECINS COGNITIVAS E A DINÂMICA DA EVOLUÇÃO CONSCIENCIAL.
         Questionologia. Você, leitor ou leitora, aplica teaticamente as controvérsias úteis? De qual tipo: as domésticas ou as públicas?
                                                                                         M. I. T.