Conscin-Trator

A conscin-trator é aquela pessoa dinâmica e construtiva, homem ou mulher, constituindo a locomotiva social, cultural, artística, política, empreendedora, comercial, industrial ou econômica, agilizando o crescimento das instituições e o progresso da Socin com a sementeira das ideias libertárias.

Você é conscin-trator ou conscin-reboque? Qual o nível da criatividade evolutiva exemplificado por você?

      CONSCIN-TRATOR
                                      (EVOLUCIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A conscin-trator é aquela pessoa dinâmica e construtiva, homem ou mulher, constituindo a locomotiva social, cultural, artística, política, empreendedora, comercial, industrial ou econômica, agilizando o crescimento das instituições e o progresso da Socin com a sementeira das ideias libertárias.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo consciência deriva do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII. O prefixo intra procede também do idioma Latim, intra, “dentro de; no interior; no intervalo de; durante; no recinto de; próximo ao centro; interiormente”. O vocábulo físico procede do mesmo idioma Latim, physicus, e este do idioma Grego, physikós, “relativo à Natureza ou ao estudo da mesma”. Surgiu igualmente no Século XIII. A palavra trator provém do idioma Inglês, tractor, “trator”. Apareceu no Século XX.
          Sinonimologia: 1. Conscin-locomotiva. 2. Conscin-rolo compressor. 3. Conscin-líder. 4. Conscin poliédrica. 5. Profissional-trator.
          Neologia. As 4 expressões compostas conscin-trator, conscin-trator egocármica, conscin-trator grupocármica e conscin-trator policármica são neologismos técnicos da Evoluciologia.
          Antonimologia: 1. Conscin-trailer. 2. Conscin-vagão. 3. Conscin-reboque. 4. Conscin abúlica. 5. Conscin podálica. 6. Consciênçula.
          Estrangeirismologia: o modus faciendi; o Conviviarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, principalmente da vontade.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares sintetizando o tema: – Inexistem conscins idênticas. Existem conscins atratoras.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: os ortopensenes; a ortopensenidade; a grafopensenidade conjunta; o holopensene criativo.
          Fatologia: a alavancagem evolutiva; a força presencial; a psicomotricidade sadia; a hiperatividade construtiva; o dinamismo pessoal; a liderança; a versatilidade; a polivalência pessoal; a qualificação etológica; a conduta-padrão; o fluxo social; o contrafluxo social; o neoempreendedorismo; as neopautas; a grupocarmalidade; a interassistencialidade; o megaperfil funcional; a amplificação da cosmovisão; a associação de constructos; a confluência dos afins; a convergência dos focos; o entrecruzamento dos achados; a explicitação das ideias-chave; o desbravamento dos horizontes; a qualidade das intenções; a experiência secular; a maturidade consciencial; a reeducação comunitária; o rolo compressor humano acertando o caminho evolutivo; a recéxis contínua; a tridotalidade consciencial; a vida intrafísica produtiva; as maxiproéxis; as maximoréxis; a policarmalidade teática; a Instituição Conscienciocêntrica da Interassistenciologia.
          Parafatologia: a abertura do espaço mental para o amparo extrafísico de função; os paracompromissos pessoais da paraprocedência intermissiva; o caminho da autodesperticidade; a afinidade com a paraprocedência evoluída; a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF).


                                          III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia.
          Enumerologia: o agitador cultural; o agente motivador; o agente exemplificador; o formador de opinião; o provocador social; o produtor de neoverpons; o propulsor do progresso.
          Interaciologia: a interação dinâmica operativa–câmara de autorreflexão.
          Trinomiologia: o trinômio automotivação-trabalho-lazer.
          Politicologia: a cosmocracia; a cosmoeticocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço.
          Filiologia: a conscienciofilia; a neofilia expandida; a evoluciofilia; a conviviofilia; a sociofilia; a mentalsomatofilia.
          Holotecologia: a convivioteca; a gregarioteca; a consciencioteca; a evolucioteca; a experimentoteca.
          Interdisciplinologia: a Evoluciologia; a Intrafisicologia; a Experimentologia; a Holomaturologia; a Intencionologia; a Maxiproexologia; a Interassistenciologia; a Etologia; a Verbaciologia; a Cosmovisiologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin-trator; a conscin-trator jurídica; a conscin-trator filosófica; a conscin-trator sociológica; a conscin-trator política; a conscin-trator científica; a conscin lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a testemunha participante da História; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o homem de ação; o tocador de obra; o gestor moderno; o líder; o generalista; o atacadista consciencial; o maxidissidente ideológico; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata.
          Femininologia: a mulher de ação; a tocadora de obra; a gestora moderna; a líder; a generalista; a atacadista consciencial; a maxidissidente ideológica; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata.
          Hominologia: o Homo sapiens progressivus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens didacticus; o Homo sapiens cosmovisiologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: conscin-trator egocármica = aquela ainda objetivando condições egocêntricas infantis; conscin-trator grupocármica = aquela já dedicada aos interesses do grupo evolutivo mais íntimo; conscin-trator policármica = aquela exemplificando predominantemente as manifestações pessoais em favor da coletividade mais ampla intra e extrafísica (populações e parapopulações).
          Caracterologia. No âmbito da Experimentologia, na condução incessante da evolução, as consciências podem ser classificadas em duas categorias básicas:
          1. Conscin-trator: conscin-locomotiva; conscin-trafor; dinâmica, empreendedora, extrovertida, atratora, líder, cosmoética. Não passa por cima de tudo e de todos com excesso de autoafirmação e poder, mas aplaina o terreno e executa a sementeira evolutiva.
          2. Conscin-reboque: conscin-trailer; conscin-trafar; abúlica, mais inerte, introvertida, liderada.
          Construtologia. Dentro do universo da Extraconscienciologia, a conscin-trator pode ser caracterizada por 7 iniciativas construtivas, fundamentais na vida humana, aqui dispostas na ordem funcional:
          1. Autodisponibilidade polivalente.
          2. Ciclos de conferências enfáticas.
          3. Roteiros de cursos esclarecedores.
          4. Tours mentaissomáticos urbi et orbi.
          5. Impactos do autodinamismo.
          6. Transpassamentos das mediocridades.
          7. Reeducação grupal permanente.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a conscin-trator, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          1. Agente retrocognitor: Mnemossomatologia; Homeostático.
          2. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
          3. Autossuficiência evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          4. Desamarração: Conviviologia; Neutro.
          5. Força presencial: Intrafisicologia; Neutro.
          6. Iniciativa pessoal: Voliciologia; Neutro.
          7. Lei do maior esforço: Holomaturologia; Homeostático.
   A CONSCIN-TRATOR, APLICADA À DINAMIZAÇÃO EVOLUTIVA DAS CONSCIÊNCIAS, É A PRIMEIRA DO GRUPOCARMA A ALCANÇAR AS CONDIÇÕES DA DESPERTOLOGIA, DA EVOLUCIOLOGIA E DA SERENOLOGIA.
          Questionologia. Você é conscin-trator ou conscin-reboque? Qual o nível da criatividade evolutiva exemplificado por você?