Conscin Tertuliana Veterana

      CONSCIN TERTULIANA VETERANA (INTERASSISTENCIOLOGIA)
I. Conformática Definologia. A conscin tertuliana veterana é a pessoa, homem ou mulher, participante presencial assídua do Curso de Longo Curso, contribuindo com energias conscienciais (ECs) positivamente qualificadas, questionamentos pertinentes e interassistência fraterna para o debate tarístico realizado diariamente no Tertuliarium do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), das 12h30 às 14h15. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo consciência vem do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII. O prefixo intra deriva igualmente do idioma Latim, intra, “dentro de; no interior; no intervalo de; durante; no recinto de; próximo ao centro; interiormente”. O termo físico procede também do idioma Latim, physicus, e este do idioma Grego, physikós, “relativo à Natureza ou ao estudo da mesma”. Apareceu no Século XIII. A palavra tertúlia provém do idioma Espanhol, tertulia, “reunião de gente para discutir ou conversar”. Surgiu, no idioma Espanhol, em 1630. Apareceu, no idioma Português, no Século XIX. O vocábulo veterano origina-se do idioma Latim, veteranus, “velho; antigo”. Surgiu em 1813. Sinonimologia: 1. Conscin tertuliana experiente. 2. Conscin tertuliana debatedora traquejada. Neologia. As 3 expressões compostas conscin tertuliana veterana, conscin tertuliana veterana inversora existencial e conscin tertuliana veterana reciclante existencial são neologismos técnicos da Interassistenciologia. Antonimologia: 1. Conscin tertuliana jejuna. 2. Conscin tertuliana inexperiente. 3. Conscin tertuliana inoportuna. 4. Conscin teletertuliana assídua. 5. Conscin ausente das tertúlias conscienciológicas. Estrangeirismologia: o rapport energético entre tertulianos, teletertulianos e paratertulianos; os insights no Tertuliarium; o modus operandi singular de cada questionador. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à sustentabilidade holopensênica interassistencial. Coloquiologia: o ato de encontrar o espaço pessoal no grupo; o fato de estar com a faca e com o queijo nas mãos; o assumir a própria rédea; a assiduidade na tertúlia, faça sol, faça chuva ou chova canivete. Citaciologia. Eis citação pertinente à Debatologia: – Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina (Confúcio, 551–479 a.e.c.). Ortopensatologia. Eis 5 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 3 subtítulos: 1. “Assiduidade. A pontualidade e a assiduidade fazem parte da autorganização. Não falta quem sempre vem”. 2. “Constância. Perseverança significa constância. Quem para contra a corrente, anda para trás”. “A constância expande a qualidade dos autesforços”. “– „Qual o nível da sua constância na interassistencialidade?‟ Ser constante na interassistencialidade é a maior evidência da Inteligência Evolutiva (IE) da consciência”. 3. “Tertúlias. As tertúlias de duas horas diárias, ininterruptas, estruturam a melhor técnica e prática para pesquisas, debates e intercompreensão entre as pessoas”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Debatologia; o holopensene neoenciclopédico; o holopensene pessoal da assiduidade tertuliana; o holopensene pessoal da Questionologia; o holopensene pessoal continuísta; o holopensene pessoal da Parapercepciologia; o holopensene pessoal da interassistência mentalsomática; o holopensene verbetográfico; o holopensene do voluntariado tarístico; o holopensene do Curso Intermissivo (CI) a partir do Tertuliarium; o materpensene interassistencial consolidado; os autopensenes; a autopensenidade determinada na assiduidade ao debatódromo. Fatologia: a presença holossomática no Curso de Longo Curso; o autocompromisso de participar ativa e continuamente das tertúlias; a frequência diária às tertúlias promovendo a autopacificação íntima; a abordagem fraterna ao verbetógrafo; a autopercepção de auxiliar nos parabastidores assistenciais; a autodisponibilidade e o benefício na condição de atividade solícita e espontânea; o bom humor na convivialidade entre verbetógrafo, tertuliano, equipin de bastidores e voluntários do Tertuliarium; a leitura atenta do verbete do dia; a seleção antecipada das perguntas a serem feitas; a marcação dos itens já respondidos pelo verbetógrafo; a pergunta pedindo casuística para melhor compreensão; o ato de abrir mão da pergunta em favor do encaminhamento do debate; o mapeamento das intenções ao perguntar; o autodidatismo oriundo das experiências compartilhadas; o atilamento às sincronicidades nas perguntas, aprofundando a autopesquisa; os debates diários ampliando as possibilidades assistenciais; a contribuição para o enriquecimento do debate; a convicção do ganha-ganha nos debates; o aprofundamento autocognitivo nos conceitos teáticos da Conscienciologia; a qualificação da autossustentação energética; a presença no Tertuliarium favorecendo a qualificação conviviofílica. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a participação na sustentação do campo bioenergético da tertúlia conscienciológica; o trabalho contínuo com as energias desde o início, meio e fim do debate; a exteriorização silenciosa de energias, autolúcida, buscando proporcionar bem-estar a todos; o entrosamento e comprometimento com a equipex; a paraparceria sólida e veterana com o amparador de função; o apoio dos amparadores extrafísicos conquistado pelo autodesempenho; a clariaudiência contendo pergunta em cima do lance para o esclarecimento de todos; a sinalética energética e parapsíquica pessoal orientando o momento de falar ou calar; a importância da lucidez do tertuliano para colaborar nos debates tarísticos; a repercussão multidimensional das perguntas diárias; a gratidão dos amparadores extrafísicos de função pela autodisponibilidade de participação assídua. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo autodeterminação-continuísmo; o sinergismo participação-contribuição; o sinergismo reconhecimento-gratidão-retribuição. Principiologia: o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da retribuição; o reconhecimento do princípio de ninguém evoluir sozinho; o princípio da paraprendizagem ininterrupta; o princípio de toda consciência ter algo a aprender e a ensinar; a vivência do princípio “juntos vamos mais longe”. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) sustentando o autodesenvolvimento interassistencial; o código grupal de Cosmoética (CGC); o código de retribuição proexológica. Teoriologia: a teoria da comunicação interassistencial; a teoria do debate útil; a teoria da argumentação mentalsomática; a teática da continuidade holossomática no debatódromo; a teoria da evolução por meio da interassistencialidade. Tecnologia: as técnicas de organização pessoal; a técnica da leitura antecipada dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia; a técnica da assistência interconsciencial anônima; a técnica da assistência sem retorno; a técnica da escuta ativa. Voluntariologia: o voluntário minipeça assistencial lúcida; o voluntário assíduo no Tertuliarium; o voluntariado na Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS). Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Tertuliarium; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Paraeducação.

Colegiologia: o Colégio Invisível da Autorganizaciologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Conscienciologia. Efeitologia: os efeitos das escolhas pessoais na vida humana; o efeito da autodisponibilidade acolhedora; o efeito das rotinas úteis no cotidiano; os efeitos tarísticos dos debates nas tertúlias conscienciológicas; os efeitos autopesquisísticos da participação tertuliana; o efeito halo da pergunta feita no momento oportuno. Neossinapsologia: as neossinapses a partir da assiduidade nas tertúlias; as neossinapses advindas das explanações e casuísticas dos verbetógrafos; as tertúlias promovendo a ampliação das neossinapses evolutivas. Ciclologia: o ciclo iniciante-veterano; o ciclo recebimento-reconhecimento-gratidão-retribuição. Enumerologia: a pergunta inspirada; a pergunta inspiradora; a pergunta simples; a pergunta complexa; a pergunta conceitual; a pergunta factual; a pergunta cosmovisiogênica. Binomiologia: o binômio autoposicionamento–satisfação consciencial; o binômio motivação-vontade; o binômio oportunidade-predisposição; o binômio oportunidade-disponibilidade; o binômio empatia-acolhimento; o binômio assiduidade interassistencial–assiduidade autopesquisística; o binômio hábitos sadios–rotinas úteis. Interaciologia: a interação tertulianos-teletertulianos-paratertulianos; a interação tertuliano-verbetógrafo-mediador; a interação conscins-consciexes; a interação verbetógrafo-equipin-equipex; a interação proéxis pessoal–proéxis grupal. Crescendologia: o crescendo da conexão com os amparadores de função; o crescendo voluntariado semanal–voluntariado diário; o crescendo voluntário autodesassediado–voluntário heterodesassediador; o crescendo da paraperceptibilidade energética; o crescendo egocarma-grupocarma-policarma; o crescendo autocognitivo na assiduidade tertuliana; o crescendo assistido hoje–assistente amanhã; o crescendo iniciante-veterano. Trinomiologia: o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio decisão–determinação–escolha lúcida; o trinômio autoconcentração-autocognição-semperaprendência; o trinômio disponibilidade–oportunidades evolutivas–reconhecimento; o trinômio debate–estímulo à autorreflexão–aprendizagem. Polinomiologia: o polinômio vontade-planejamento-autoposicionamento-priorização-interassistencialidade; o polinômio assiduidade-pontualidade-fraternismo-esclarecimento. Antagonismologia: o antagonismo foco / dispersão; o antagonismo retribuição prazerosa / obrigação penosa; o antagonismo soma presente / soma ausente; o antagonismo assiduidade / infrequência. Paradoxologia: o paradoxo de a evolução individual ser possível apenas em contexto grupal; o paradoxo de estar presente no Tertuliarium mas “viajando na maionese”. Politicologia: a debatocracia; a argumentocracia; a assistenciocracia; a lucidocracia; a conscienciocracia. Legislogia: a lei do maior esforço aplicada ao voluntariado assíduo e autocomprometido; as leis da maxiproéxis grupal. Filiologia: a priorofilia; a enciclofilia; a neofilia; a cogniciofilia; a assistenciofilia; a energofilia; a amparofilia; a autopesquisofilia; a conscienciofilia; a interassistenciofilia; a autorganizaciofilia; a teaticofilia; a proexofilia; a cogniciofilia; a parapsicofilia; a determinofilia. Fobiologia: o autenfrentamento da fobia de falar em público; a autocriticofobia; a heterocriticofobia. Sindromologia: a evitação da síndrome da dispersão consciencial nos debates do Curso de Longo Curso. Maniologia: a eliminação da mania de esnobar as tertúlias conscienciológicas. Mitologia: o mito de evoluir sozinho. Holotecologia: a tertulioteca; a debatoteca; a encicloteca; a consciencioteca; a pesquisoteca; a voluntarioteca; a interassistencioteca; a parapedagogoteca; a diplomacioteca; a cosmoeticoteca; a comunicoteca; a argumentoteca; a mentalsomatoteca; a cognoteca; a cosmovisioteca.

Interdisciplinologia: a Interassistenciologia; a Autopriorologia; a Tertuliologia; a Debatologia; a Constanciologia; a Autorganizaciologia; a Parapercepciologia; a Voluntariologia; a Holoconviviologia; a Amparologia; a Comunicologia; a Taristicologia; a Reeducaciologia; a Mentalsomatologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin tertuliana veterana; a consciex tertuliana; a conscin questionadora; o ser interassistencial; a equipex; a equipin técnica do Tertuliarium; a equipin de apoio à tertúlia; a conscin enciclopedista; a isca humana lúcida; o ser desperto. Masculinologia: o omniquestionador; o telequestionador; o indagador tarístico; o tertuliano debatedor; o teletertuliano regular; o teletertuliano esporádico; o teletertuliano contínuo; o voluntário da Conscienciologia; o verbetógrafo; o verbetólogo; o mediador de tertúlias; o monitor do Tertuliarium; o amparador intrafísico; o reeducador; o intermissivista; o cognopolita; o reciclante existencial; o inversor existencial; o parapercepciologista; o pesquisador; o comunicólogo; o conscienciólogo; o exemplarista; o visitante; o compassageiro evolutivo. Femininologia: a omniquestionadora; a telequestionadora; a indagadora tarística; a tertuliana debatedora; a teletertuliana regular; a teletertuliana esporádica; a teletertuliana contínua; a voluntária da Conscienciologia; a verbetógrafa; a verbetóloga; a mediadora de tertúlias; a monitora do Tertuliarium; a amparadora intrafísica; a reeducadora; a intermissivista; a cognopolita; a reciclante existencial; a inversora existencial; a parapercepciologista; a pesquisadora; a comunicóloga; a consciencióloga; a exemplarista; a visitante; a compassageira evolutiva. Hominologia: o Homo sapiens tertulianus; o Homo sapiens teletertulianus; o Homo sapiens encyclopaedologus; o Homo sapiens verbetologus; o Homo sapiens voluntarius; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens magister; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens refutator; o Homo sapiens autodidacticus; o Homo sapiens amparator; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens cosmovisiologicus; o Homo sapiens tenepessista. V. Argumentologia Exemplologia: conscin tertuliana veterana inversora existencial = a aplicante da técnica da invéxis, enriquecendo os debates diários com os conhecimentos e as autovivências no âmbito da Invexologia; conscin tertuliana veterana reciclante existencial = a aplicante da técnica de recéxis, enriquecendo os debates diários com os conhecimentos e autovivências no âmbito da Recexologia. Culturologia: a cultura tertuliana; a cultura verbetográfica; a cultura do debate; a cultura do enciclopedismo; a cultura cognopolita; a cultura da interassistencialidade vivenciada a cada encontro no Tertuliarium; a cultura do voluntariado; a cultura das autopesquisas conscienciais; a cultura da ortoconvivialidade; a cultura do compartilhamento das ideias evolutivas; a cultura tarística. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a conscin tertuliana veterana, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Assiduidade tertuliana: Tertuliologia; Homeostático. 02. Autexposição tertuliana: Taristicologia; Homeostático.

03. Cultura tertuliana: Tertuliologia; Homeostático. 04. Década tertuliana: Tertuliologia; Neutro. 05. Função amparadora: Amparologia; Homeostático. 06. Interação verbetógrafo–mediador de tertúlia: Interaciologia; Neutro. 07. Parabastidores da tertúlia: Parapercepciologia; Homeostático. 08. Questionamento tertuliano: Debatologia; Homeostático. 09. Rotina útil: Intrafisicologia; Homeostático. 10. Teletertuliano: Infocomunicologia; Neutro. 11. Teletertuliano assíduo: Autodidaticologia; Neutro. 12. Tertúlia conscienciológica: Parapedagogiologia; Neutro. 13. Tertúlia conscienciológica terapêutica: Homeostaticologia; Homeostático. 14. Tertuliano coadjutor: Debatologia; Homeostático. 15. Tertuliofilia: Tertuliologia; Neutro. A CONSCIN TERTULIANA VETERANA É FULCRO DE SUSTENTABILIDADE NOS DEBATES DO CURSO DE LONGO CURSO, CONSTITUINDO VERDADEIRO ESTEIO À PERPETUAÇÃO DO MEGAPROJETO NEOENCICLOPÉDICO. Questionologia. Você, leitor ou leitora, reconhece os benefícios interassistenciais da assiduidade às tertúlias conscienciológicas diárias? Qual avaliação crítica faz da própria frequência e participação?
Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 3 Vols.; 1.800 p.; Vols. I e III; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 150, 507 e 1.929. M. L. P.