Conscin-Problema

A conscin-problema é aquela pessoa, homem ou mulher, explicitamente complicada nas relações sociais, sendo foco permanente de desconfortos, pertúrbios e constrangimentos para si própria, vivendo segundo as imposições naturais de convivência na vida humana.

Você, leitor ou leitora, convive com alguma conscin-problema atualmente? Onde? Em casa? No trabalho? Na vizinhança?

      CONSCIN-PROBLEMA
                                       (CONVIVIOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A conscin-problema é aquela pessoa, homem ou mulher, explicitamente complicada nas relações sociais, sendo foco permanente de desconfortos, pertúrbios e constrangimentos para si própria, vivendo segundo as imposições naturais de convivência na vida humana.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O termo consciência deriva do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII. O prefixo intra vem igualmete do idioma Latim, intra, “dentro de; no interior; no intervalo de; durante; no recinto de; próximo ao centro; interiormente”. O vocábulo físico procede do mesmo idioma Latim, physicus, e este do idioma Grego, physikós, “relativo à Natureza ou ao estudo da mesma”. Surgiu também no Século XIII. A palavra problema provém igualmente do idioma Latim, problema, e esta do idioma Grego, próblema, “saliente; cabo; promontório; cúspide; o que se tem diante de si; obstáculo; proteção; armadura; abrigo; o que é proposto; tarefa; questão; assunto controverso; problema”, de probállo, “lançar; dar o sinal; precipitar; impedir; arrastar; colocar diante; arremeter; começar alguma luta; lançar em rosto; repreender; propor alguma pergunta ou questão”. Apareceu no Século XVII.
          Sinonimologia: 01. Conscin-consréu. 02. Conscin-consbel. 03. Conscin-trafar. 04. Conscin problemática. 05. Conscin incômoda. 06. Personalidade embaraçosa. 07. Compassageira evolutiva. 08. Indivíduo inconveniente. 09. Personalidade de mau humor. 10. Conscin antipática.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 8 cognatos derivados do vocábulo problema: megaproblema; miniproblema; problemática; problematicidade; problemático; problematizar; problemista; subproblema.
          Neologia. As 3 expressões compostas conscin-problema, conscin-problema jovem e conscin-problema amadurecida são neologismos técnicos da Conviviologia.
          Antonimologia: 01. Conscin lúcida. 02. Conscin-trafor. 03. Conscin solução. 04. Conscin simpática. 05. Conscin empática. 06. Pessoa agradável. 07. Personalidade afim. 08. Personalidade de bom humor. 09. Conscin intermissivista. 10. Conscin cognopolita.
          Estrangeirismologia: o coniunctio oppositorium; o hollow profile; a persona non grata; o heller; o handful; a tough nut; o ballbreaker; o enfant terrible.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à convivialidade.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da convivialidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; a ignorância quanto ao holopensene pessoal patológico.
          Fatologia: a rebeldia pessoal; a recalcitrância na antipatia; a intransigência; os hemisférios cerebrais graníticos; a antirreciclagem intraconsciencial; a compreensão paciente; a intercompreensão indispensável; o autodesconhecimento do megatrafar pessoal; a ignorância quanto à existência da Proexologia; os surtos corriqueiros de desatinos presenciados; as dissonâncias cognitivas; as diferenças dos níveis conscienciométricos; a ficha conscienciométrica da conscin-problema; a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) da conscin-problema; a convivência problemática; o problema do convívio cronicificado; o problema interpessoal malparado; a problemática social; os problemas com o chefe de trabalho; as interdependências entre conscins; os choques intergerações; o enfrentamento das questões grupocármicas; os problemas do casal incompleto na atmosfera de trabalho; o caso de consciência; os mecanismos de defesa do ego; a caducidade precoce; a idade provecta; o senilismo; a rabugice; a ranzinzice; a ranhetice; a convivialidade crítica desafiadora; o diagnóstico da significação do convívio; a exposição da conscin-problema; a interrogação; a acareação; o limite de cada conscin; a identificação da conscin-pequeno-problema; a assistência à conscin-grande-problema; o desconfiômetro pessoal; a análise problemática da consciência; a Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC); o Apoio a Voluntários e Alunos (AVA); a Conscienciometrologia; a Higiene Consciencial.
          Parafatologia: a falta da autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a mobilização básica de energias conscienciais (ECs); o autencapsulamento; as algemas da interprisão grupocármica; o período da recomposição grupocármica.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo evolutivo.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Tecnologia: a técnica da Impactoterapia Cosmoética.
          Voluntariologia: os vínculos conscienciais no voluntariado conscienciológico.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da grupalidade.
          Efeitologia: os efeitos dos conflitos gerados pela conscin-problema.
          Binomiologia: o binômio (dupla) conscin assistente–conscin assistida; o binômio admiração-discordância; o binômio conscin-problema–amizade ociosa; o binômio conscin-problema–dependência grupocármica.
          Interaciologia: a interação megaproblema alheio–miniproblema pessoal.
          Crescendologia: o crescendo psicopatia adolescente–menopausa.
          Trinomiologia: o trinômio (trio) assistente-amparador-assistido; o trinômio paracicatrizes psicossômicas–vincos mnemônicos–gatilhos retrocognitivos; o trinômio soluções de problemas–resoluções de conflitos–progressões de tarefas; o trinômio causa-efeito-solução; o trinômio problema-pendência-dilema; o trinômio erro–engano–omissão deficitária; o trinômio (aliteração) falta-falha-falência.
          Antagonismologia: o antagonismo Parapatologia / Homeostaticologia; o antagonismo agravante grupocármico / atenuante grupocármico; o antagonismo assistência / acumpliciamento; o antagonismo pessoa anticonflitiva / pessoa conflitiva; o antagonismo social companhia / intrusor; o antagonismo maturidade consciencial / imaturidade consciencial; o antagonismo paliativo / cirurgia; o antagonismo (dupla) assistente personalidade-solução / assistido personalidade-problema.
          Paradoxologia: o paradoxo oposição-interação.
          Politicologia: a política da boa vizinhança; a democracia direta; a vulgocracia.
          Legislogia: a lei do esforço mínimo; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei da megafraternidade; a lei do retorno.
          Filiologia: a conviviofilia; a gregariofilia; a sociofilia.
          Sindromologia: a síndrome da hipomnésia; a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB); a síndrome pós-traumática; a síndrome do patinho feio.
          Maniologia: a megalomania.
          Holotecologia: a problematicoteca; a conflitoteca; a convivioteca; a gregarioteca; a sociologicoteca; a administroteca; a proexoteca; a nosoteca; a cosmoeticoteca.
          Interdisciplinologia: a Conviviologia; a Parapatologia; a Sociologia; a Parassociologia; a Caracterologia; a Antropologia; a Psicossomatologia; a Intrafisicologia; a Cosmoeticologia; a Evoluciologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a isca humana inconsciente; a conscin-miniproblema; a conscin-megaproblema; a conscin-problema psiquiátrico; a personalidade difícil; a conscin-problema; a criança-problema; o adolescente-problema; o aluno-problema; o cascabulho; o escamoso; o estrepe; o herói problemático; a pessoa indigesta; o despossuído dos conhecimentos prioritários da evolução consciencial; a companhia problemática.
          Masculinologia: o pré-serenão vulgar.
          Femininologia: a pré-serenona vulgar.
          Hominologia: o Homo consciusproblematicus; o Homo sapiens vulgaris; o Homo sapiens gregarius; o Homo sapiens insatisfactus; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens comparticipans; o Homo sapiens bissocialis.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: conscin-problema jovem = a pessoa ainda na fase da adolescência; conscin-problema amadurecida = a pessoa na adultidade, na meia-idade, na terceira idade ou na quarta idade.
          Culturologia: os idiotismos culturais; os choques culturais; a cultura da convivialidade multiexistencial.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a conscin-problema, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acrasia: Experimentologia; Nosográfico.
          02. Acriticismo: Parapatologia; Nosográfico.
          03. Adversário ideológico: Conviviologia; Neutro.
          04. Antagonismo bem-estar / malestar: Psicossomatologia; Neutro.
          05. Autassédio: Parapatologia; Nosográfico.
          06. Autocomprometimento: Proexologia; Neutro.
          07. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro.
          08. Companhia constrangedora: Conviviologia; Neutro.
          09. Conduta cosmoética: Conviviologia; Homeostático.
          10. Megaprioridade: Megapriorologia; Homeostático.
       AS PESSOAS, EM GERAL, E AS PERSONALIDADES
  PÚBLICAS, EM PARTICULAR, SEMPRE PRECISAM SABER
  CONVIVER COSMOETICAMENTE, DE MODO MAIS PRÓXIMO, COM ALGUMA CATEGORIA DE CONSCIN-PROBLEMA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, convive com alguma conscin-problema atualmente? Onde? Em casa? No trabalho? Na vizinhança?