Conscin Pragmática

A conscin pragmática é a pessoa, homem ou mulher, com predomínio dos comportamentos práticos, realistas e objetivos perante as atividades desenvolvidas na vida intrafísica.

Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre o próprio nível de pragmatismo cosmoético? Compreende a relevância da objetividade lúcida na evolução consciencial?

      CONSCIN PRAGMÁTICA
                                   (PRAGMATICOLOGIA)


                                          I. Conformática

           Definologia. A conscin pragmática é a pessoa, homem ou mulher, com predomínio dos comportamentos práticos, realistas e objetivos perante as atividades desenvolvidas na vida intrafísica.
           Tematologia. Tema central neutro.
           Etimologia. O termo consciência deriva do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII. O prefixo intra vem do mesmo idioma Latim, intra, “dentro de; no interior; no intervalo de; durante; no recinto de; próximo ao centro; interiormente”. O vocábulo físico procede também do idioma Latim, physicus, e este do idioma Grego, physikós, “relativo à Natureza ou ao estudo da mesma”. Surgiu no Século XIII. A palavra pragmática deriva do idioma Latim, pragmatica, “pragmática”, e do idioma Grego, pragmatikós, “próprio da ação; relativo a negócios”. Apareceu no Século XVI.
           Sinonimologia: 1. Conscin calculista. 2. Conscin prática. 3. Conscin objetiva.
           Neologia. As 3 expressões compostas conscin pragmática, conscin pragmática cosmovisiológica e conscin pragmática monovisiológica são neologismos técnicos da Pragmaticologia.
           Antonimologia: 1. Conscin perfeccionista. 2. Conscin antipragmática. 3. Conscin imediatista. 4. Conscin procrastinadora.
           Estrangeirismologia: o organizer pessoal, auxiliando na praticidade das atividades.
           Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à objetividade decisória.


                                            II. Fatuística

           Pensenologia: o holopensene pessoal do pragmatismo; o holopensene pessoal da objetividade; o holopensene pessoal da proatividade evolutiva; os pensenes objetivos; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a linearidade pensênica em todas as decisões.
           Fatologia: a objetividade e praticidade nas atuações cotidianas; a agilidade nas ações; o ato de ir direto ao ponto; o controle objetivo das situações cosmoéticas; o ato de agir em cima do lance; a racionalidade; a antecipação de soluções; o planejamento estratégico; a previsão dos acontecimentos; as escolhas evolutivas práticas; a viabilidade das decisões; as prioridades evolutivas diante das escolhas; o direcionamento para atividades prioritárias; a verificação da correta aplicação do tempo; a clareza na objetividade manifesta; o detalhismo no dia a dia auxiliando nas decisões presentes e futuras; a responsabilidade pelas escolhas; a pontualidade pessoal; a agenda pessoal; a gerência do tempo pessoal; o calculismo cosmoético auxiliando nas tomadas de decisões; a necessidade de focar nos objetivos sem rodeios ou hesitações; a qualificação da autocrítica; o desenvolvimento da taquirritimia; a fixação em objetivos realistas; a crença pessoal de a perfeição poder gerar felicidade; os erros enquanto oportunidades de crescimento; a superação do “controle absoluto sobre tudo”; o ato de rir dos próprios erros e seguir em frente; a superação do porão consciencial; a maturidade consciencial; a consciencioterapia auxiliando na orientação das consciências; a direção megafocal do intermissivista alinhada ao pragmatismo; os objetivos pessoais pautados na interassistencialidade; o continuísmo nas tarefas; o ato de elaborar modos construtivos de pensar; o discurso direto e sem rodeios; a qualificação da produtividade; a necessidade de autoconscienciometria contínua.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o reflexo das autexperiências na multidimensionalidade; as projeções lúcidas contribuindo no planejamento da proéxis; a equipex confiando no trabalho desenvolvido pela conscin cosmoética; o parapsiquismo auxiliando na concretização das atividades; a pressão extrafísica causada pelas decisões evolutivas; o amparo de função extrafísico otimizado por meio do posicionamento pragmático.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo objetivo-foco; o sinergismo reflexão–ação imediata; o sinergismo ação–reflexão imediata; o sinergismo evolutivo autorrespeito-heterorrespeito; o sinergismo paz interior–paz exterior.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio das decisões com objetividade; o princípio do respeito aos limites de outras conscins.
          Codigologia: o código pessoal da priorização evolutiva; o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria da Teaticologia; a teoria do EV vivenciada na cotidianidade diuturna; a teoria da inteligência evolutiva (IE); a teoria da inversão existencial exigindo a eliminação do perfeccionismo para alcance do compléxis.
          Tecnologia: a técnica de levar tudo de eito; a técnica da autopesquisa; as técnicas do detalhismo e da exaustividade; as técnica evolutivas norteadoras da consciência; as técnicas de assim e desassim.
          Voluntariologia: os voluntários da Conscienciologia.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico Serenarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia.
          Efeitologia: o efeito da postura proativa na produtividade interassistencial; os efeitos da taquirritimia; o efeito de sair de cima do muro; o efeito da objetividade decisiva na ampliação dos horizontes conscienciais; o efeito lastimável da ausência de objetividade em qualquer empreendimento; os efeitos benéficos trazidos pelas decisões assertivas.
          Neossinapsologia: as neossinapses conscienciológicas propiciando novas formas de decidir com prioridade; as neossinapses oriundas de viver e experienciar novas fases existenciais;
as neossinapses advindas do enfrentamento lúcido nas autodecisões com objetividade.
          Ciclologia: o ciclo decisão-ação; o ciclo da produtividade máxima.
          Binomiologia: o binômio prontidão-proatividade; o binômio pensar-agir; o binômio disponibilidade-motivação; o binômio responsabilidade-determinação; o binômio hábitos sadios–rotinas úteis; o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio admiração-discordância.
          Interaciologia: a interação observar-atuar; a interação otimização dos meios–qualificação dos fins; a interação reflexão-intenção-escolha; a interação autocrítica racional–escolhas coerentes; a interação intencionalidade–interassistencialidade–amparo extrafísico.
          Crescendologia: o crescendo homeostático erro-acerto.
          Trinomiologia: o trinômio da decisão aqui-agora-já; o trinômio observação-análise-constatação; o trinômio início-meio-fim; o trinômio pessoal posicionamento-comportamento-exemplificação; o trinômio vontade-decisão-deliberação.
          Polinomiologia: o polinômio racionalidade-eficácia-produtividade-evolutividade; o polinômio temporal manhã-tarde-noite-madrugada auxiliando no planejamento da conscin; o polinômio clareza-objetividade-realismo-autodecidibilidade.
          Antagonismologia: o antagonismo evolutivo organização / desorganização; o antagonismo mente organizada / mente entrópica; o antagonismo conduta dispersa / conduta linear; o antagonismo murismo / posicionamento.
          Paradoxologia: o paradoxo de o superplanejamento de algo nem sempre resultar em consecução exitosa; o paradoxo de a objetividade decisória não contemplar a necessária prioridade para o momento evolutivo da conscin dispersiva.
          Politicologia: a decidocracia; a meritocracia; a priorocracia; a proexocracia; a cosmoeticocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada nas escolhas assertivas prioritárias.
          Filiologia: a teaticofilia; a objetivofilia; a logicofilia; a raciocinofilia; a definofilia; a decidofilia; a voliciofilia; a neofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a decidofobia.
          Sindromologia: a síndrome da perfeição; a síndrome da insegurança; a síndrome da dispersão consciencial.
          Maniologia: o ato de abolir a mania das postergações.
          Mitologia: o mito da perfeição; a eliminação do mito da liberdade consciencial corresponder a deixar-se levar pela vida.
          Holotecologia: a prioroteca; a definoteca; a decidoteca; a metodoteca; a evolucioteca; a experimentoteca; a invexoteca.
          Interdisciplinologia: a Pragmaticologia; a Priorologia; a Definologia; a Mentalsomatologia; a Holomaturologia; a Criteriologia; a Experimentologia; a Cogniciologia; a Determinologia; a Ortopensenologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin pragmática; a conscin objetiva; a conscin decidofílica; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o calculista; o utilitarista; o autodecisor; o exemplarista; o inversor existencial; o reciclante existencial; o pesquisador; o intelectual; o escritor; o verbetólogo; o sistemata.
          Femininologia: a calculista; a utilitarista; a autodecisora; a exemplarista; a inversora existencial; a reciclante existencial; a pesquisadora; a intelectual; a escritora; a verbetóloga; a sistemata.
          Hominologia: o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens articulator; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens progressivus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens autodidacticus; o Homo sapiens determinator.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: conscin pragmática cosmovisiológica = a promotora da evolução multidimensional individual e grupal; conscin pragmática monovisiológica = aquela prática, realista e objetiva apenas no contexto materialista.
          Culturologia: a cultura do pragmatismo evolutivo; a cultura da organização existencial; a cultura da objetividade; a cultura da finalização dos empreendimentos evolutivos.
          Caracterologia. Sob a ótica da Pragmaticologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 23 trafores prováveis de serem observados na conscin pragmática, visando auxiliar os(as) pesquisadores(as) na autavaliação dos traços conscienciais:
          01. Acabativa: finalização das tarefas.
          02. Assertividade: segurança e firmeza nas escolhas.
          03. Atenção dividida: realização de duas ou mais atividades com êxito.
          04. Autoconfiança: firmeza nas decisões tomadas.
          05. Automotivação: predisposição interna auxiliadora nas atividades.
          06. Autopercepção: capacidade perceptiva quanto às próprias manifestações.
          07. Autorganização: manutenção dos pensenes organizados.
          08. Autorreflexão: busca de reflexão sobre as próprias ações.
          09. Coerência: aproximação entre a intenção e ação.
          10. Desdramaticidade: racionalidade perante a realidade multidimensional.
          11. Determinação: voliciolina diante dos novos desafios.
          12. Discernimento: visualização das melhores decisões a serem tomadas.
          13. Disciplina: agenda das atividades e procedimentos.
          14. Flexibilidade: maleabilidade no modo de pensar e agir.
          15. Gerenciamento: estratégias de gerenciamento nas atividades.
          16. Iniciativa: proatividade em realizar novas tarefas.
          17. Inteligência contextual: sagacidade quanto à contextualização de fatos e parafatos.
          18. Objetividade: clareza das diretrizes da própria proéxis.
          19. Posicionamento: senso de posicionamento diante das decisões.
          20. Refutabilidade: realização de questionamentos diante das experiências vivenciadas.
          21. Responsabilidade: comprometimento com as tarefas e deveres dentro da proéxis.
          22. Sistematização: manutenção de pensamento sistemático.
          23. Taquipsiquismo: geração rápida de novas ideias.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a conscin pragmática, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Anorexia decisória: Decidologia; Nosográfico.
          02. Autodecisor: Evoluciologia; Homeostático.
          03. Autodesorganização: Parapatologia; Nosográfico.
          04. Autodisposição: Experimentologia; Neutro.
          05. Calculismo cosmoético: Cosmoeticologia; Homeostático.
          06. Conscin imediatista: Psicossomatologia; Nosográfico.
          07. Conscin organizadora: Holomaturologia; Homeostático.
          08. Conscin proativa: Autodeterminologia; Homeostático.
          09. Conscin perfeccionista: Parapatologia; Nosográfico.
          10. Detalhismo: Experimentologia; Homeostático.
          11. Direção megafocal: Proexologia; Neutro.
          12. Megafoco permanente: Megafocologia; Neutro.
          13. Objetividade decisória: Decidologia; Homeostático.
          14. Objetivo pessoal: Autevoluciologia; Neutro.
          15. Resolução prioritária: Autopriorologia; Homeostático.
   A CONSCIN LÚCIDA, AO PRIORIZAR A AUTEVOLUÇÃO,
     FAVORECE A INTELIGÊNCIA EVOLUTIVA POR INTERMÉDIO DA UTILIZAÇÃO DO PRAGMATISMO COSMOÉTICO,
       QUALIFICANDO A INTERASSISTÊNCIA INTRAFÍSICA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre o próprio nível de pragmatismo cosmoético? Compreende a relevância da objetividade lúcida na evolução consciencial?
              Bibliografia Específica:
              1. Araújo, Ana Luíza de Carvalho; Bichara, Felippe Feres; & Araújo, Leopoldo Freitas; Perfeccionismo: Autoconhecimento e Desapego; Artigo; Anais do XI Congresso Internacional de Inversão Existencial; Foz do Iguaçu, PR; 14-17.07.14; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 18; N. 1; 1 E-mail; 5 enus.; 3 microbiografias; 2 siglas; 5 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2014; páginas 48 a 58.
              2. Leite, Hernande; A Influência do Porão Consciencial na Fase Preparatória da Proéxis; Artigo; Anais do III Congresso Internacional de Inversão Existencial; Foz do Iguaçu, PR; 19-22.07.04; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 6; N. 4; Seção: Temas da Conscienciologia; 15 enus.; 8 refs.; Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro, 2002; páginas 173 a 179.
              3. Nonato, Alexandre; et al.; Inversão Existencial: Autoconhecimento, Assistência e Evolução desde a Juventude; pref. Waldo Vieira; 304 p.; 70 caps.; 17 E-mails; 62 enus.; 16 fotos; 5 microbiografias; 7 tabs.; 17 websites; glos. 155 termos; 376 refs.; 1 apênd.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 211 e 212.
              4. Pedroso, Tatiana; Antiperfeccionismo na Invéxis; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 9; N. 2; 11 enus.; 16 refs.; 4 notas; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu; PR; Abril-Junho, 2005; páginas 187 a 195.
              5. Vicenzi, Luciano; Coragem para Evoluir; pref. da 1a, 2a e 3a Ed. Málu Balona; revisora Tatiana Lopes; 188 p.; 8 caps.; 18 E-mails; 1 entrevista; 51 enus.; 1 foto; 2 ilust.; 1 microbiografia; 2 tabs.; 16 websites; glos. 37 termos; 50 refs.; alf.; 21 x 14 cm.; br.; 3a Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 77 e 149.
              6. Wauke, Ana Paula; Autoconsciencioterapia na Superação do Controle; Artigo; Anais do I Simpósio de Autoconsciencioterapia; Foz do Iguaçu, PR; 27-28.10.07; Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC); 1 E-mail; 14 enus.; 1 minicurrículo; 1 tab.; 8 refs.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; Outubro, 2007; páginas 41 a 56.
                                                                                                                     L. F. R.