A conscin frutariana é a consciência intrafísica, homem ou mulher, a personalidade humana, cidadão ou cidadã, ser social da Socin quando disposto, teaticamente, a inserir as frutas, em geral, entre os itens prioritários da própria dieta alimentar, já trabalhando, como primeiro passo exemplificativo, para a proscrição das dietas carnívoras de todos os tipos, condição prevista a ser dominante, ideal e mais cosmoética no futuro da evolução industrial e comercial da Humanidade Terrestre, à época da vigência do Estado Mundial.
Como convive você, leitor ou leitora, com as frutas? Já pensou na dieta frutariana? Em qual nível?
CONSCIN FRUTARIANA
(INTRAFISICOLOGIA)
I. Conformática
Definologia. A conscin frutariana é a consciência intrafísica, homem ou mulher, a personalidade humana, cidadão ou cidadã, ser social da Socin quando disposto, teaticamente, a inserir as frutas, em geral, entre os itens prioritários da própria dieta alimentar, já trabalhando, como primeiro passo exemplificativo, para a proscrição das dietas carnívoras de todos os tipos, condição prevista a ser dominante, ideal e mais cosmoética no futuro da evolução industrial e comercial da Humanidade Terrestre, à época da vigência do Estado Mundial.
Tematologia. Tema central homeostático.
Etimologia. O termo consciência vem do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII. O prefixo intra deriva também do idioma Latim, intra, “dentro de; no interior; no intervalo de; durante; no recinto de; próximo ao centro; interiormente”. O vocábulo físico procede do mesmo idioma Latim, physicus, e este do idioma Grego, physikós, “relativo à Natureza ou ao estudo da mesma”. Surgiu também no Século XIII. A palavra fruta provém igualmente do idioma Latim, fructus, “uso; gozo; fruto da terra”. Apareceu no mesmo Século XIII.
Sinonimologia: 1. Consciência frutariana. 2. Consciência intrafísica frutariana. 3. Consciência ressomada frutariana. 4. Conscin frugívora. 5. Conscin frugalista. 6. Conscin vegetariana. 7. Conscin botânica.
Arcaismologia. Eis, na ordem alfabética, 3 expressões ou termos considerados racionalmente envilecidos ou arcaicos para conscin: encarnada, encarnado, ser encarnado.
Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 55 cognatos derivados do vocábulo fruto: afrutado; afrutar; desfruta; desfrutação; desfrutador; desfrutadora; desfrutar; desfrutável; desfrute; desfrutescer; desfruto; fruta; frutada; frutado; frutão; frutar; frutariana; frutariano; frutear; fruteira; fruteiro; frutescência; frutescente; frutescer; frutículo; fruticultor; fruticultora; fruticultura; frutífera; frutífero; frutificação; frutificar; frutificativo; frutifloro; frutiforme; frutígero; frutilha; frutíolo; frutista; frutose; frutuária; frutuário; frútulo; frutuosidade; frutuoso; infrutescência; infrutífera; infrutífero; infrutuosa; infrutuosidade; infrutuoso; maxifruto; megafruto; minifruto; pseudofruto (afora dezenas de expressões compostas).
Neologia. As 3 expressões compostas conscin frutariana, conscin frutariana teórica e conscin frutariana teática são neologismos técnicos da Intrafisicologia.
Antonimologia: 1. Conscin carnívora. 2. Consciência carnívora. 3. Conscin zoológica. 4. Conscin-golfinho.
Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto ao paladar ou à gustação.
II. Fatuística
Pensenologia: o holopensene pessoal da fraternidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
Fatologia: as frutas em geral; as infrutescências comestíveis; os frutos carnosos ou suculentos; os frutos doces ou ácidos; os pomares; os mercados hortifrutigranjeiros; o fruto experimental; o fruto híbrido; o fruto verde; o fruto maduro; o fruto temporão; a frutificação; a frutescência; o bicho da fruta; a fitoconvivialidade; a manutenção permanente do soma, ginossoma ou androssoma, corpo humano, privativo e íntimo de cada conscin; o gastrossoma; a dieta alimentar onívora; a dieta alimentar fisiológica; a dieta antifisiológica; a dieta nutrológica; a dieta antinutrológica; a dieta não-balanceada; a dieta frutariana; a dieta mineriana; os alimentos-venenos; a segurança alimentar; a libertação lenta e gradual do predomínio da dieta carnívora nas culturas humanas; as dietas alimentares lógicas; as dietas alimentares produtivas; as dietas alimentares doentias; a sobrevivência do mais apto por meio da biofagia; o cemitério na barriga; a ação ou o hábito multimilenar de alimentar-se de seres vivos; a Natureza como realidade ainda imperfeita, aberta à evolução das espécies vivas; a busca do consenso lógico; a eliminação das matanças; a megacontradição das matanças; o balanço metabólico dos seres humanos; a alimentação humana com minerais; a extinção do canibalismo; a selvageria gastronômica a ser relegada aos obscurantismos da História; a limpeza ou higienização dos gastrossomas humanos nos próximos milênios das vidas intrafísicas; a vida agrária; a vida frugal; a Dardanologia Hortigranjeira; a Dardanologia Frutariana; a Hidropônica; a Botânica; a Agricultura; a Paraflora; a Parafauna; a Parazoologia.
Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático.
III. Detalhismo
Sinergismologia: o sinergismo existente entre todos os seres vivos no Cosmos.
Principiologia: o princípio consciencial em evolução na fase botânica, vegetal ou frutariana; o fato de os princípios conscienciais não terem sido criados evoluídos; a dieta frutariana como princípio de ponta conscienciológico.
Codigologia: o código de sobrevivência das vidas em geral; o código pessoal de Cosmoética (CPC).
Teoriologia: a teoria da coexistência pacífica entre todos os princípios conscienciais.
Tecnologia: a técnica avançada da hidroponia.
Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Intrafisicologia; o laboratório conscienciológico da Terra.
Efeitologia: os efeitos orgânicos das dietas carnívoras; os efeitos orgânicos das dietas vegetarianas.
Neossinapsologia: a criação de neossinapses evolutivas.
Ciclologia: o ciclo evolutivo do princípio consciencial; o ciclo da sobrevivência na dimensão humana.
Enumerologia: a Botânica; o alimento; a Fisiologia; o metabolismo; a desintoxicação; o planeta Terra; o Cosmos.
Binomiologia: o binômio usufruto-frutificação; o binômio vida pessoal–vida coletiva; o binômio Biologia-Etologia.
Interaciologia: a interação princípio consciencial evoluído–princípio consciencial não-evoluído.
Crescendologia: o crescendo ser humano–ser consciencial; o crescendo antropófago-carnívoro-vegetariano-minerófago.
Trinomiologia: o trinômio evolutivo vegetal–animal subumano–animal humano; o trinômio avaliar-informar-esclarecer; o trinômio dietético balança pessoal–esteira aeróbica–dieta frutariana.
Polinomiologia: o polinômio holossomático soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma; o polinômio vegetais-animais-homens-consciências.
Antagonismologia: o antagonismo dieta frutariana / dieta carnívora; o antagonismo antidiscernimento / autodiscernimento.
Paradoxologia: o paradoxo do cemitério na barriga própria do Homem, rei dos animais.
Politicologia: a política da megafraternidade já exequível; a democracia evolutiva.
Legislogia: o respeito à lei dos direitos dos princípios conscienciais.
Filiologia: a botanicofilia; a fitofilia; a zoofilia; a coerenciofilia.
Sindromologia: a síndrome da ectopia afetiva (SEA).
Mitologia: o desmonte dos megamitos.
Holotecologia: a botanicoteca; a fruticulturoteca; a evolucioteca; a criticoteca; a controversioteca; a cosmoeticoteca; a recexoteca.
Interdisciplinologia: a Intrafisicologia; a Somatologia; a Botanicologia; a Agriculturologia; a Gastrenterologia; a Gastrossomatologia; a Evoluciologia; a Cosmoeticologia; a Autodiscernimentologia; a Autocriteriologia.
IV. Perfilologia
Elencologia: a conscin frutariana; a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o dardanário.
Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a dardanária.
Hominologia: o Homo sapiens sapiens; o Homo sapiens humanus; o Homo sapiens antecessor; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens interactivus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens evolutiologus.
V. Argumentologia
Exemplologia: conscin frutariana teórica = quem concorda com a dieta frutariana contudo não a vivencia; conscin frutariana teática = quem já vivencia a dieta frutariana.
Culturologia: a Agricultura; a cultura botânica das frutas.
Taxologia. Sob a ótica da Botanicologia, eis, por exemplo, 3 tipos comuns de frutos, dispostos na ordem de volume ou expressão física:
1. Minifruto: a jabuticaba.
2. Maxifruto: a yacon.
3. Megafruto: a jaca.
Tipologia. A partir da Experimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 400 tipos de frutos, em geral, e variedades mais comuns com os nomes populares, entre parênteses, e as designações científicas:
01. Abacate (Aguacate, Avocado, Palta): Persea americana.
02. Abacaxi (Ananás): Ananas comosus.
03. Abiu (Caimito, Abiurana, Abiurana-acariquara): Pouteria caimito.
04. Abiu-do-cerrado (Abiu-piloso, Guapeva, Guapeba, Curriola, Abiurana, Pêssego-do-cerrado): Pouteria torta.
05. Aboirana (Bapeba, Bapeba-pêssego, Guacá-de-leite, Quebra-serra): Pouteria venosa.
06. Abricó-da-praia: Mimusops commersonii.
07. Abricó-do-pará (Abricó, Abricó-das-antilhas): Mammea americana.
08. Açaí (Açaí-da-mata, Juçara): Euterpe precatoria.
09. Açaí (Açaí-do-pará, Uaçaí, Palmito-açaí): Euterpe oleracea.
10. Acerola (Cereja-das-antilhas, Cereja-do-pará): Malpighia emarginata.
11. Achachairu (Chachairu, Tatairu): Rheedia laterifolia.
12. Acumã (Acumão, Coco-do-campo, Coco-babão, Coco-de-vaqueiro, Ariri, Coco-vassoura): Syagrus flexuosa.
13. Acuri (Bacuri, Aricuri, Uricuri): Scheelea phalerata.
14. Aguaí-guaçu (Mata-olho): Pouteria gardneriana.
15. Ajuru (Ajiru, Cajuru, Guajuru, Uajuru): Chrysobalanus icaco.
16. Ameixa (Ameixa-europeia): Prunus domestica.
17. Ameixa (Ameixa-japonesa): Prunus salicina.
18. Ameixa-da-mata (Murta, Murtinha): Eugenia candolleana.
19. Ameixa-de-madagascar (Lustrosa, Ameixa-do-governador): Flacourtia indica.
20. Amêndoa-europeia (Amêndoa, Amêndoa-doce): Prunus dulcis.
21. Amora-branca: Morus alba.
22. Amora-preta: Rubus ulmifolius.
23. Amora-preta: Morus nigra.
24. Amora-preta (Amora-do-mato): Rubus sellowii.
25. Amora-verde (Amora-branca, Amora-do-mato): Rubus erythrocladus.
26. Amora-vermelha (Moranguinho-silvestre): Rubus rosifolius.
27. Araçá (Araçá-comum, Araçá-de-coroa): Psidium cattleianum.
28. Araçá-boi: Eugenia stipitata.
29. Araçá-cinzento (Araçá-do-campo, Araçá): Psidium cinereum.
30. Araçá-de-anta (Goiaba-de-anta, Papa-terra): Bellucia grossularioides.
31. Araçá-do-campo (Goiaba-do-morro): Psidium guineense.
32. Araçá-do-cerrado (Araçá): Psidium firmum.
33. Araçá-pera (Araçandiva, Goiaba-do-pará, Araçanduba, Araçá-piranga): Psidium acutangulum.
34. Araçá-piranga (Sapiranga, Pau-alazão, Pau-mulato, Pau-brasil, Araçá-vermelho): Eugenia multicostata.
35. Araçá-piranga (Goiabão, Araçandiva, Araçanduba, Araçatunga, Goiabarana): Eugenia leitonii.
36. Araçá-rasteiro: Psidium salutare.
37. Araçá-roxo (Araçá-cagão, Araçá-perinha): Psidium rufum.
38. Araticum (Marolinho-do-cerrado): Duguetia furfuracea.
39. Araticum (Marolo, Bruto, Araticum-cortiça, Cabeça-de-negro, Araticum-de-boia, Araticum-do-campo, Araticum-dos-grandes): Annona crassiflora.
40. Araticum-açu (Araticum-apé, Araticum-ponhe): Annona montana.
41. Araticum-da-praia (Araticum-verdadeiro): Annona salzmannii.
42. Araticum-do-brejo (Araticum-da-água, Araticum-da-praia, Araticum-da-lagoa, Araticum-do-mangue, Araticum-de-jangada, Araticum-paná, Araticupana, Panã): Annona glabra.
43. Araticum-mirim (Araticum-da-praia): Rollinia emarginata.
44. Ariri (Licuriroba, Licurioba, Pindoba, Licuriroba-das-caatingas): Syagrus vagans.
45. Arumbeva (Arumbé, Palmatória, Palma): Opuntia paraguayensis.
46. Atemoia: Annona squamosa XA. cherimola.
47. Babaçu (Baguaçu, Uauaçu, Guaguaçu): Orbignya phalerata.
48. Bacaba (Bacaba-açu, Bacabão): Oenocarpus bacaba.
49. Bacaba (Bacaba-de-leque, Bacaba-norte-sul): Oenocarpus distichus.
50. Bacupari (Bacoparé): Garcinia gardneriana.
51. Bacupari (Bacupari-do-cerrado): Tontelea micrantha.
52. Bacupari (Bacupari-miúdo, Bacuparizinho): Garcinia brasiliensis.
53. Bacuri (Bacuri-azedo, Bacuri-de-espinhos, Bacuri-coroa, Bacuri-de-anta, Bacuripari-selvagem, limãozinho): Garcinia acuminata.
54. Bacuri (Bacuri-verdadeiro; AM): Garcinia madruno.
55. Bacuri (Bakuri, Bacuri-açu, Landirana): Platonia insignis.
56. Bacuripari (Bacuripari-verdadeiro, Bacuri, Bacuri-da-várzea): Garcinia macrophylla.
57. Baga-de-macaco (Fruta-de-macaco, Papa-terra): Posoqueria latifolia.
58. Banana (Pacová): Musa X paradisiaca.
59. Banana-de-macaco (Banana-do-mato, Abacaxi-do-reino; SC): Monstera deliciosa.
60. Banana-de-macaco (Louro-branco, Pindaíva-do-mato): Porcelia macrocarpa.
61. Bapeba (Bapeva, Guapeba, Guapeva): Pouteria bullata.
62. Bapéba (Guapeba): Pouteria pachycalyx.
63. Bignei: Antidesma bunius.
64. Bilimbi (Limão-de-caiena, Biri-biri, Azedinha): Averrhoa bilimbi.
65. Biribá (Araticum, Ariticum, Fruta-do-conde): Rollinia mucosa.
66. Bombonassa (Chapéu-panamá): Carludovica palmata.
67. Brinco-de-princesa: Fuchsia regia.
68. Buriti (Miriti): Mauritia flexuosa.
69. Butiá (Butiá-da-praia, Butiá-branco, Butiá-miúdo, Butiá-grado, Butiá-azedo): Butia odorata.
70. Butiá (Butiá-da-serra, Macuma, Butiá-veludo): Butia eriospatha.
71. Butiá (Butiá-jataí, Butiá-roxo): Butia purpurascens.
72. Cabeludinha (Cabeluda, Peludinha): Myrciaria glazioviana.
73. Caçari (Camu-camu, Araçá-de-água): Myrciaria dubia.
74. Cacau (Cacao, Cacau-verdadeiro): Theobroma cacao.
75. Cacau-do-peru (Pataste, Macambo): Theobroma bicolor.
76. Cacauí: Theobroma speciosum.
77. Caferana (Cafezinho, Ameixa-do-pará, Ciruela, Caramela, Café-do-amazonas, Ameixa-brava): Bunchosia armeniaca.
78. Cagaita: Eugenia dysenterica.
79. Caimito (Abiu-roxo, Caimitié): Chrysophyllum cainito.
80. Cajá-do-himaláia: Spondias axillaris.
81. Cajá-grande (Cajá-de-pescoço; Cajá-graúdo): Spondias venulosa.
82. Cajá-graúdo: Spondias pinnata.
83. Cajarana (Cajá-manga, Taperebá-do-sertão): Spondias dulcis.
84. Cajá-redondo: Spondias macrocarpa.
85. Caju (Acaju, Acajaíba, Acajuíba, Caju-da-praia): Anacardium occidentale.
86. Caju-do-campo (Cajuí, Caju-miniatura): Anacardium microcarpum.
87. Cajuí (Cajuaçu, Caju-da-mata): Anacardium giganteum.
88. Cajuzinho (Caju-anão, Caju-do-campo): Anacardium humile.
89. Calabura (Capulin, Cereja-do-paraná): Muntingia calabura.
90. Calamondim: Citrus mitis.
91. Camapu (Balãozinho, Joá-de-capote, Bucho-de-rã): Physalis pubescens.
92. Camarinha: Gaylussacia brasiliensis.
93. Camarinha-da-serra: Gaylussacia angustifolia.
94. Camboim: Myrciaria floribunda.
95. Camboim (Cambuí, Cambuim, Camboí): Myrciaria tenella.
96. Cambroé (Pitumba, Guaçatunga, Café-do-mato): Casearia decandra.
97. Cambucá (Cambucá-verdadeiro): Plinia edulis.
6 Enciclopédia da Conscienciologia
98. Cambuci: Campomanesia phaea.
99. Cambuí-amarelo-grande (Cambuí-de-copacabana): Eugenia copacabanensis.
100. Canistel (Sapota-amarela, Gema-de-ovo): Pouteria campechiana.
101. Caqui: Diospyros kaki.
102. Caqui-do-mato (Olho-de-boi, Fruta-de-boi): Diospyros brasiliensis.
103. Carambola: Averrhoa carambola.
104. Cariota-de-espinho: Aiphanes aculeata.
105. Carissa (Ameixa-de-natal): Carissa macrocarpa.
106. Castanha-de-cipó: Dicella nucifera.
107. Castanha-de-galinha (Castanha-pêndula): Couepia longipendula.
108. Castanha-do-maranhão (Castanha-da-praia, Cacau-do-maranhão, Amendoim-de-árvore): Bombacopsis glabra.
109. Castanha-do-pará (Castanha-do-brasil, Castanha, Castanha-verdadeira, Castanha-mansa): Bertholletia excelsa.
110. Castanha-europeia (Castanha-portuguesa): Castanea sativa.
111. Catolé (Coco-catolé, Babão, Coco-babão): Syagrus cearensis.
112. Cereja-australiana (Cereja-da-praia): Eugenia reinwardtiana.
113. Cereja-do-cerrado (Pitanga-vermelha): Eugenia calycina.
114. Cereja-do-rio-grande (Cereja, Cereja-do-mato): Eugenia involucrata.
115. Ceriguela (Ciriguela, Ciruela): Spondias purpurea.
116. Champedaque: Artocarpus integer.
117. Cherimoia (Cherimólia): Annona cherimola.
118. Chichá-do-serrado (Xixá-do-cerrado, Aracha-chá, Chechá-do-norte, Castanha-de-macaco): Sterculia striata.
119. Cidra: Citrus medica.
120. Cidra-mão-de-buda (Mão-de-buda): Citrus medica var. sarcodactylis.
121. Ciruela-branca: Bunchosia argentea.
122. Coco (Coco-da-baía, Coco-da-praia): Cocos nucifera.
123. Condessa (Anona-lisa, Coração-de-boi): Annona reticulata.
124. Cortiça (Araticum-do-mato, Araticum-do-morro, Embira, Embira-de-araticum): Rollinia sylvatica.
125. Cortição (Araticum-cagão, Araticum-de-paca, Coração-de-boi, Quaresma): Annona cacans.
126. Cruá (Melão-caboclo, Melão-caipira): Sicana odorifera.
127. Cubiu (Maná, Tomate-de-índio): Solanum sessiliflorum.
128. Cumaru (Cumbaru, Baru, Barujo): Dipteryx alata.
129. Cupuaçu (Cupuaçu-verdadeiro): Theobroma grandiflorum.
130. Cupuí (Cupuaí, Cupurana): Theobroma subincanum.
131. Curriola (Abiu-do-cerrado, Guapeva, Guajara, Pitomba-de-leite, Leiteiro-preto): Pouteria ramiflora.
132. Curriola-rasteira (Fruta-de-tatu): Pradosia brevipes.
133. Cutite (Cutitiribá, Abiu-cutite, Abiurana, Abiurana-cutitiribá, Acara-uba, Juturuba): Pouteria macrophylla.
134. Damasco: Prunus armeniaca.
135. Durião: Durio zibethinus.
136. Esfregadinha: Flacourtia jangomas.
137. Facheiro-da-praia: Pilosocereus arrabidae.
138. Figo (Figo-branco, Figo-roxo): Ficus carica.
139. Figo-da-índia: Opuntia ficus-indica.
140. Framboesa: Rubus idaeus.
141. Fruta-de-boi (Caqui-do-cerrado, Bacupari-bravo, Fruta-de-jacu-fêmea, Olho-de-boi): Diospyros hispida.
142. Fruta-de-ema: Parinari obtusifolia.
Enciclopédia da Conscienciologia 7
143. Fruta-do-milagre (Fruta-milagrosa): Synsepalum dulcificum.
144. Fruta-pão: Artocarpus altilis.
145. Fruto-de-málaca (Emblica, Mirabolan): Phyllanthus emblica.
146. Glicosme-chinês: Glycosmis citrifolia.
147. Goiaba (Goiava, Guaiaba, Guaiava, Araçá-goiaba): Psidium guajava.
148. Goiaba-da-costa-rica (Goiaba-da-água): Psidium friedrichsthalianum.
149. Goiaba-de-anta (Goiaba-de-anta-vermelha, Araçá-de-anta-vermelha, Papa-terra-vermelha): Bellucia imperialis.
150. Goiaba-miniatura (Goiaba-mirim): Psidium guajava var. minor.
151. Goiaba-serrana (Araçá-do-rio-grande, Goiaba-do-campo, Goiaba-silvestre, Goiaba-crioula): Acca sellowiana.
152. Gravatá (Banana-do-mato): Bromelia antiacantha.
153. Graviola: Annona muricata.
154. Groselha-do-ceilão: Dovyalis hebecarpa.
155. Groselha-híbrida (Abricó-da-flórida): Dovyalis abyssinica.
156. Groselha-tropical (Groselha): Phyllanthus acidus.
157. Grumixama (Grumixaba, Cumbixaba, Ibaporoiti): Eugenia brasiliensis.
158. Grumixama-mirim (Grumixama-anã): Eugenia itaguahiensis.
159. Guabiju (Guabiroba-açu, Guabiju-açu, Guabiju-guaçu, Guabira-guaçu, Guavira-guaçu): Myrcianthes pungens.
160. Guabiraba: Campomanesia lineatifolia.
161. Guabiroba (Guabirova, Guariba): Campomanesia xantocarpa.
162. Guabiroba-branca: Campomanesia neriiflora.
163. Guabiroba-do-campo (Guabiroba-do-cerrado, Guabiroba-lisa, Guabiroba-branca): Campomanesia adamantium.
164. Guabiroba-do-litoral (Guabirova, Guaviroba): Campomanesia guaviroba.
165. Guabiroba-felpuda (Guabiroba-do-campo): Campomanesia pubescens.
166. Guabiroba-rasteira (Guabiroba-da-restinga): Campomanesia xantocarpa var. littoralis.
167. Guabiroba-rugosa: Campomanesia schlechtendaliana.
168. Guabiroba-verde: Campomanesia sessiliflora.
169. Guabirobinha-do-campo (Araçá-rasteiro): Campomanesia aurea.
170. Guaburiti (Guaboreti, Guapuriti, Jabotica-barana, Cambucá-peixoto): Plinia rivularis.
171. Guaiabila (Guayabilla): Eugenia victoriana.
172. Guajilote (Bananinha): Parmentiera aculeata.
173. Guamirim (Pitanga): Eugenia florida.
174. Guaraná: Paullinia cupana.
175. Guariroba (Gueiroba, Gariroba, Palmito-amargoso, Catolé, Coco-babão): Syagrus oleracea.
176. Guriri (Buriri, Buri-de-praia, Caxandó, Pisandó, Purunã, Coco-de-praia): Allagoptera arenaria.
177. Imbe: Garcinia livingstonei.
178. Inajá (Inajaí, Anajá, Anajaí): Maximiliana maripa.
179. Indaiá (Indaiá-açú, Camarinha, Inaiá, Naiá): Attalea dubia.
180. Ingá-açu (Ingá-chinela, Ingá-grossa): Inga cinnamomea.
181. Ingá-cabeludo (Ingá, Ingá-miúdo): Inga vulpina.
182. Ingá-cipó (Ingá, Rabo-de-mico, Ingá-macarrão): Inga edulis.
183. Ingá-cururu (Ingá-branco, Ingá-da-praia, Ingá-curumim, Ingaí, Ingá-de-macaco, Ingá-mirim): Inga laurina.
184. Ingá-do-brejo (Ingá-banana, Ingá-de-quatro-quinas, Ingá, Angá): Inga vera subsp. affinis.
185. Ingá-feijão (Ingá, Ingá-dedo, Ingá-mirim): Inga marginata.
8 Enciclopédia da Conscienciologia
186. Ingá-macaco (Ingá-ferradura, Ingá-preto, Ingá-carneiro (PR)): Inga sessilis.
187. Jabuticaba-azeda (Jabuticaba-ácida): Myrciaria oblongata.
188. Jabuticaba-branca: Myrciaria aureana.
189. Jabuticaba-coroada (Jabuticaba-de-coroa): Myrciaria coronata.
190. Jabuticaba-costada (Jabuticaba-branca-vinho): Myrciaria phitrantha.
191. Jabuticaba-de-cabinho (Jabuticaba-de-penca, Jabuticaba-café, Jabuticaba-preta): Myrciaria trunciflora.
192. Jabuticaba-de-cipó (Abutua-grande, Parreira-brava, Uva-do-mato, Batata-brava, Bútua): Chondodendron platyphyllum.
193. Jabuticaba-murta (Jabuticaba-sabará): Myrciaria jaboticaba.
194. Jabuticaba-paulista (Jabuticaba-ponhema, Jabuticaba-açu, Jabuticaba): Myrciaria cauliflora.
195. Jabuticabatuba (Jabuticaba-graúda): Myrciaria grandifolia.
196. Jaca (Jaca-dura, Jaca-mole, Jaca-manteiga): Artocarpus heterophyllus.
197. Jaca-de-macaco (Lacucha): Artocarpus lakoocha.
198. Jaci (Aricuri): Scheelea butyracea.
199. Jambinho (Jambinho-roxo, Jambo-da-austrália): Syzygium paniculatum.
200. Jambo-amarelo (Jambo, Jambo-cheiroso, Jambo-moreno, Jambo-de-malabar): Syzygium jambos.
201. Jambo-branco: Syzygium aqueum.
202. Jambo-rosa: Syzygium samarangense.
203. Jambo-vermelho (Jambo-roxo, Jambo, Jambo-incarnado, Jambo-de-malaca, Jambo-da-índia): Syzygium malaccense.
204. Jamelão (Jambolão, Cereja, Azeitona-doce): Syzygium cumini.
205. Jameri (Joá-mirim): Celtis iguanaea.
206. Jaracatiá (Mamãozinho, Chamburu, Mamoeiro-bravo, Mamoeiro-de-espinho, Barrigudo): Jacaratia spinosa.
207. Jatobá (Jataí, Jataí-amarelo, Jataí-peba, Jitaí, Jataíba, Jutaí, Jutaí-grande, Jutaí-açu): Hymenaea courbaril.
208. Jatobá-do-cerrado (Jatobá-do-campo, Jataí-do-campo, Jutaí, Jitaí, Jutaicica): Hymenaea stigonocarpa.
209. Jenipapo (Jenipá, Jenipaba, Janipapo): Genipa americana.
210. Jenipapo-liso (Jenipapo-do-seco, Jenipapo-do-morro): Genipa infudibuliformes.
211. Jerivá (Jeribá, Coqueiro-jerivá, Baba-de-boi): Syagrus romanzoffiana.
212. Juá (Joá, Juá-espinho, Juá-fruta): Ziziphus joazeiro.
213. Juçara (Içara, Ensarova, Palmito-doce): Euterpe edulis.
214. Jujuba (Jujuba-chinesa, Tsao): Ziziphus jujuba.
215. Jujuba-indiana (Dão, Beri, Maça-de-pobre): Ziziphus mauritiana.
216. Kumquat (Kumquat-nagami, Chin-chin): Fortunella margarita.
217. Kumquat (Kumquat-redondo, Chin-chin): Fortunella japonica.
218. Laranja (Laranja-doce): Citrus sinensis.
219. Laranja-azeda (Laranja-da-terra, Laranja-cavalo): Citrus aurantium.
220. Laranjinha-do-mato (Araçá): Eugenia speciosa.
221. Lichia (Lechia, Litchi, Alexia): Litchi chinensis.
222. Licuri (Ouricuri, Coqueiro-cabeçudo): Syagrus coronata.
223. Licuriroba (Aricuriroba, Aricuri, Ariri, Guriri, Nicuri, Nicuriroba, coco-babão, coco-caboclo): Syagrus schizophylla.
224. Lima (Lima-da-pérsia, Limão-galego): Citrus aurantifolia.
225. Lima-de-cafir (Papeda): Citrus hystrix.
226. Lima-doce (Lima-de-umbigo, Lima-de-bico): Citrus limettioides.
227. Limão (Limão-verdadeiro): Citrus limon.
228. Limão-bravo (Limãozinho-da-praia, Ameixa-da-caatinga): Ximenia americana.
229. Limão-cravo: Citrus limonia.
Enciclopédia da Conscienciologia 9
230. Limão-doce: Citrus limetta.
231. Limão-tahiti: Citrus latifolia.
232. Longana (Longan, Olho-de-dragão): Dimocarpus longan.
233. Lulo (Naranjilla): Solanum quitoense.
234. Mabolo (Pêssego-da-índia): Diospyros philippensis.
235. Maçã: Malus X domestica.
236. Macadâmia (Castanha-macadâmia): Macadamia integrifolia.
237. Macadâmia-doce (Castanha-macadâmia-doce): Macadamia tetraphylla.
238. Maçaranduba: Manilkara subsericea.
239. Maçaranduba (Maçaranduba-da-terra-firme, Maçaranduba-balata, Maçaranduba-mansa): Manilkara huberi.
240. Maçaranduba (Maçaranduba-preta): Manilkara salzmannii.
241. Maçaranduba-vermelha (Sapotinha, Tadumo): Pouteria gardnerii.
242. Macaúba (Macaúva, Macaíba, Bocaiúva, Macajuba, Mucajá, Mucajuba, Macacaúba): Acrocomia aculeata.
243. Mama-cadela (Maminha-cadela, Mamica-de-cadela, Conduru, Inharé, Irerê, Algodãozinho): Brosimum gaudichaudii.
244. Mamão (Papaia): Carica papaya.
245. Mamãozinho-do-mato: Vasconcella quercifolia.
246. Mamei: Pouteria sapota.
247. Mandacaru (Jamacaru, Cardeiro, Cumbeba): Cereus jamacaru.
248. Mandovi (Manduvi, Xixá, Chichá, Amendoim-de-bugre): Sterculia apetala.
249. Mané-veio (Tucum, Coquinho, Coco-de-fuso): Bactris ferruginea.
250. Manga: Mangifera indica.
251. Mangaba (Mangaba-da-restinga): Hancornia speciosa.
252. Mangostão (Mangostim): Garcinia mangostana.
253. Mangostão-amarelo (Falso-mangostim): Garcinia xanthochymus.
254. Mangostão-falso (Mangostão-amarelo): Garcinia cochinchinensis.
255. Mapati (Cucura, Cucuva, Imbaúba-do-vinho, Purumã, Sucuúba, Imbaúba-mansa, Uva): Pourouma cecropiifolia.
256. Maracujá (Maracujá-de-cobra, Maracujá-azul): Passiflora amethystina.
257. Maracujá (Maracujá-doce, Maracujá-açu, Maracujá-melão, Maracujá-amarelo, Maracutão): Passiflora alata.
258. Maracujá-açu (Maracujá-mamão): Passiflora quadrangularis.
259. Maracujá-azedo (Maracujá, Maracujá-roxo): Passiflora edulis.
260. Maracujá-bravo (Maracujá-do-mato): Passiflora giberti.
261. Maracujá-de-alho (Maracujá-de-cobra): Passiflora loefgrenii.
262. Maracujá-de-cheiro (Maracujá-de-rato, Suspiro): Passiflora nitida.
263. Maracujá-de-cobra (Maracujá, Maracujá-alho): Passiflora tenuifila.
264. Maracujá-de-estalo: Passiflora elegans.
265. Maracujá-de-restinga (Sururu): Passiflora mucronata.
266. Maracujá-doce: Passiflora ambigua.
267. Maracujá-do-mato: Passiflora galbana.
268. Maracujá-folha-de-uva: Passiflora vitifolia.
269. Maracujá-mochila (Maracujá-do-mato): Passiflora cincinnata.
270. Maracujá-pedra (Maracujá-de-cobra): Passiflora serrato-digitata.
271. Maracujá-peroba (Maracujá-laranja): Passiflora laurifolia.
272. Maracujá-poranga: Passiflora coccinea.
273. Maracujá-redondo: Passiflora picturata.
274. Marajá (Marajá-açu, Tucum-bravo): Bactris maraja.
275. Marangue: Artocarpus odoratissima.
276. Maria-rosa (Mari-rosa, Jurua, Arioba): Syagrus macrocarpa.
10 Enciclopédia da Conscienciologia
277. Marimari (Mari-mari, Seruaia, Ingá-mari, Marimari-da-várzea, Fava-marimari): Cassia leiandra.
278. Marirana (Umarirana): Couepia subcordata.
279. Marmelada-de-cachorro: Cordiera sessilis.
280. Marmelada-de-pinto: Cordiera elliptica.
281. Marmelada-rasteira: Cordiera humilis.
282. Marmelinho (Marmelinho-do-mato, Maria-preta, Cinzeiro, Fruta-de-jacu-macho): Diospyros inconstans.
283. Marmelo (Quince): Cydonia oblonga.
284. Marmelos: Aegle marmelos.
285. Marmixa (Buranhém, Bacupari, Bacuri): Pradosia lactescens.
286. Marula (Amarula): Sclerocarya birrea subsp. caffra.
287. Massala (Maciela): Strychnos spinosa.
288. Melancia (Sandia, Angúria): Citrullus lanatus.
289. Melancia-do-campo (Melãozinho-do-cerrado): Melancium campestre.
290. Melão (Melão-charentais, Melão-gaúcho, Melão-caipira, Melão-caboclo): Cucumis melo var. cantaloupensis.
291. Melão (Melão-do-tipo-amarelo, Melão-do-tipo-pele-de-sapo, Melão-do-tipo-honeydew): Cucumis melo var. inodorus.
292. Melão (Melão-rendado, Cantaloupe, Melão-tipo-Cantaloupe, Melão-tipo-gália): Cucumis melo var. reticulatus.
293. Melão-de-bolso (Melãozinho): Cucumis melo var. dudaim.
294. Melão-de-são-caetano (Melãozinho, Erva-das-lavadeiras, Fruto-de-cobra, Fruto-de-negro): Momordica charantia.
295. Meloncito (Meloncito-dos-andes, Pepino-doce): Solanum muricatum.
296. Mexerica (Mimosa, Mandarim, Bergamota): Citrus deliciosa.
297. Mini-jambo-rosa (Lili-pili): Acmena smithii.
298. Mirtilo (Mirtilo-highbush): Vaccinium corymbosum.
299. Mirtilo (Mirtilo-rabbiteye): Vaccinium ashei.
300. Mirtilo-peludo: Rhodomyrtus tomentosa.
301. Monguba (Mamorana, Castanha-das-guianas, Cacau-selvagem, Carolina, Castanha-da-água): Pachira aquatica.
302. Morango (moranguinho): Fragaria X ananassa.
303. Morinda (Noni): Morinda citrifolia.
304. Murici (Murici-do-campo, Murici-da-praia): Byrsonima crassifolia.
305. Murici-do-campo (Murici-rasteiro, Murici, Orelha-de-veado, Orelha-de-burro, Murici-guaçu): Byrsonima verbascifolia.
306. Murmuru (Murumuru): Astrocaryum murumuru.
307. Nectarina (Pêssego-pelado): Prunus persica var. nucipersica.
308. Nêspera (Ameixa, Ameixa-amarela): Eriobotrya japonica.
309. Néspoli (Néspola, Nêspera-europeia): Mespilus germanica.
310. Nóz-de-cola (Gorra, Korra): Cola acuminata.
311. Noz-pecã (Noz-americana, Noz-da-luisiana): Carya illinoinensis.
312. Noz-pili: Canarium ovatum.
313. Oiti-da-baía (Oiti, Guaiti, Oiti-coró): Licania salzmannii.
314. Olho-de-boi (Mistol): Ziziphus mistol.
315. Orangelo: Citrus sinensis X Citrus X paradisi.
316. Pajurá (Pajurá-de-racha, Pajurá-verdadeiro): Couepia bracteosa.
317. Patauá: Oenocarpus bataua.
318. Pepino-do-mato: Ambelania acida.
319. Pequi (Pequiá): Caryocar coriaceum.
320. Pera (Pera-asiática, Pera-nashi, Pera-arenosa, Pera-japonesa, Pera-oriental): Pyrus pyrifolia.
Enciclopédia da Conscienciologia 11
321. Pera (Pera-europeia, Pera-manteigosa): Pyrus communis.
322. Pera-do-campo (Cabacinha-do-campo): Eugenia klotzschiana.
323. Perinha: Eugenia lutescens.
324. Pêssego: Prunus persica.
325. Pêssego-do-mato (Ivaí, Ibajaí, Ubajaí): Eugenia myrcianthes.
326. Pindaíba (Pindaíva, Pindaúva, Perovana, Pindabuna, Cortiça, Biribá): Duguetia lanceolata.
327. Pinha (Fruta-do-conde, Ata): Annona squamosa.
328. Piqui (Pequi, Piquiá-bravo, Pequia-pedra): Caryocar brasiliense.
329. Piquiá (Pequiá, Piquiá-verdadeiro, Suari, Petiá): Caryocar villosum.
330. Piquiarana (Piquiarana-da-várzea, Piquiarana-do-igapó, Piquiá-bravo, Piquiá-amarelo): Caryocar microcarpum.
331. Pitaia (Pitaia-amarela): Selenicereus megalanthus.
332. Pitaia (Pitaia-branca, Pitaia-vermelha): Hylocereus undatus.
333. Pitaia (Pitaia-vermelha): Hylocereus lemairei.
334. Pitáia-rósea (Pitainha): Epiphyllum phyllanthus.
335. Pitanga (Ginja): Eugenia uniflora.
336. Pitanga-do-cerrado: Eugenia pitanga.
337. Pitangatuba (Pitangola, Pitangão): Eugenia neonitida.
338. Pitomba (Pitomba-do-norte): Talisia esculenta.
339. Pitomba-da-baía (Curuiri): Eugenia luschnathiana.
340. Pitomba-das-guianas (Mamoncílho): Melicoccus bijugatus.
341. Pomelo (Grapefruit): Citrus X paradisi.
342. Puçá (Mandapuçá, Manapuçá, Puçá-preta, Munduru, Jabuticaba-do-campo): Mouriri pusa.
343. Puruí (Apuruí, Marmelada, Marmelada-de-cavalo, Marmelada-de-bezero, Amanina): Alibertia edulis.
344. Pururuca (Guaçatunga-grande): Casearia rupestris.
345. Quino: Cucumis metuliferus.
346. Quivi (Kiwi, Quiuí, Kiwifruit): Actinidia deliciosa.
347. Quixaba (Sapotiaba, Sacutiaba, Coronilha, Coca, Maçaranduba-da-praia, Miri, Rompe-gibão): Sideroxylon obtusifolium.
348. Rambotão (Rambutan): Nephelium lappaceum.
349. Raspberry-de-mysore (Raspberry-do-morro): Rubus niveus.
350. Romã: Punica granatum.
351. Saborosa (Pitaia, Pitainha): Selenicereus setaceus.
352. Saguaraji (Saguaraji-amarelo, Tarumaí, Cafezinho, Azeitona, Cabrito, Cabriteiro): Rhamnidium elaeocarpum.
353. Santol: Sandoricum koetjape.
354. Sapota-branca: Casimiroa edulis.
355. Sapota-do-solimões (Sapota, Sapota-do-peru): Quararibea cordata.
356. Sapota-preta (Graxa): Diospyros digyna.
357. Sapoti (Sapota, Sapotilha): Manilkara zapota.
358. Sapucaia (Castanha-sapucaia, Sapucaia-vermelha, Cumbuca-de-macaco, Caçamba-do-mato): Lecythis pisonis.
359. Sapucaia-mirim (Sapucaia-miúda, Sapucaia, Sapucaia-branca, Sapucaiú): Lecythis lanceolata.
360. Sete-capotes (Sete-capas, Araçá-do-mato): Campomanesia guazumifolia.
361. Siputá (Saputá, Bacupari): Salacia elliptica.
362. Sombra-de-touro: Acanthosyris spinescens.
363. Sorvinha (Sorva, Sorva-miúda, Cumã): Couma utilis.
364. Sururuca (Maracujá-sururuca): Passiflora setacea.
12 Enciclopédia da Conscienciologia
365. Taiúva (Tajuva, Tatajuva, Tatajuba, Taúba, Amora-branca, Amoreira, Tatané, Jataíba, Pau-de-fogo): Maclura tinctoria.
366. Tâmara: Phoenix dactylifera.
367. Tamarindo (Tamarino, Tamarinho, Tamaríndrico, Jabaí, Jabão, Cedro-mimoso, Tâmara-da-índia): Tamarindus indica.
368. Tamarindo-espanhol (Vanguéria): Vangueria edulis.
369. Tangelo: Citrus X tangelo.
370. Tangerina: Citrus reticulata.
371. Tangerina-cleópatra: Citrus reshni.
372. Tangerina-satsuma (Tangerina-japonesa): Citrus unshiu.
373. Tangor: Citrus reticulata XC. sinensis.
374. Taperebá (Cajá, Cajá-mirim, Acaíba, Acajá): Spondias mombin.
375. Tapiá (Cabaceira, Cabeceira, Trapiá): Crataeva tapia.
376. Tarumã (Tarumã-da-várzea, Tarumã-do-alagado, Tarumã-guaçu, Jaramantaia; PA): Vitex cymosa.
377. Tarumã (Tarumã-preta, Tarumã-azeitona, Azeitona-do-mato, Azeitona-brava, Tapinhoã): Vitex montevidensis.
378. Tarumã-do-cerrado (Maria-preta, Velame-do-campo, Tarumã, Tarumã-tuíra, Mameira): Vitex polygama.
379. Tomate-arbóreo (Tomate-francês, Tamarijo): Cyphomandra betacea.
380. Toranja: Citrus maxima.
381. Tucum (Jacum, Tucum-do-brejo, Tucum-piranga, Marajá-iba, Tucum-bravo): Bactris setosa.
382. Tucumã (Tucumã-do-amazonas): Astrocaryum aculeatum.
383. Tucumã (Tucumã-do-pará, Tucum-bravo, Tucum-piranga): Astrocaryum vulgare.
384. Uarutama (Saputá, Siputá): Cheiloclinium cognatum.
385. Ubaia: Eugenia patrisii.
386. Umari (Mari, Mari-preto, Umari-roxo): Poraqueiba sericea.
387. Umbu (Imbu, Ambu, Giqui): Spondias tuberosa.
388. Umbu-cajá: Spondias sp.
389. Umê (Damasco-japonês): Prunus mume.
390. Umkolo: Dovyalis caffra.
391. Urumbeba (Monducuru, Palmatória): Opuntia monacantha.
392. Uva (Uva-americana): Vitis labrusca.
393. Uva (Uva-híbrida): Vitis labrusca X Vitis vinifera.
394. Uva (Uva-muscadina): Vitus rotundifolia.
395. Uvaia (Uvalha, Uvalha-do-campo): Eugenia pyriformis.
396. Uva-japonesa (Uva-chinesa, Mata-fome, Tripa-de-galinha): Hovenia dulcis.
397. Uxi (Uxi-amarelo, Uxi-liso, Uxi-pucu): Endopleura uchi.
398. Vampi (Wampi, Wampee, Clausena): Clausena lansium.
399. Yacon (Batata diet, Batata dos diabéticos, Polínia): Smallantus sonchifolius.
400. Yataí (Butiá, Butiá-yataí): Butia yatay.
VI. Acabativa
Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a conscin frutariana, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
01. Amplitude autopensênica: Proexologia; Homeostático.
02. Autancestralidade: Autoparageneticologia; Homeostático.
03. Autevolução: Evoluciologia; Homeostático.
04. Compassageiro evolutivo: Evoluciologia; Neutro. Enciclopédia da Conscienciologia 13
05. Evoluciólogo: Evoluciologia; Homeostático.
06. Força do atraso: Parapatologia; Nosográfico.
07. Fruto experimental: Experimentologia; Homeostático.
08. Hermenêutica da Evoluciologia: Evoluciologia; Homeostático.
09. Holomnemônica: Mnemossomatologia; Homeostático.
10. Know-how evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
11. Megacontradição: Contradiciologia; Neutro.
12. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático.
A CONSCIN FRUTARIANA, MULHER OU HOMEM, JÁ VIVE
AJUSTADA AOS AUTORREVEZAMENTOS DOS COSTUMES
EVOLUTIVOS, PREPARADA PARA A RECICLAGEM ALIMENTAR MÁXIMA, EM TEMPO OPORTUNO, NA TERRA.
Questionologia. Como convive você, leitor ou leitora, com as frutas? Já pensou na dieta frutariana? Em qual nível?
Bibliografia Específica:
1. Lorenzi, Harri; Bacher, Luis; Lacerda, Marco; & Sartori, Sergio; Frutas Brasileiras e Exóticas Cultivadas (de consumo in natura); 656 p.; 1.216 fotos; 2 tabs.; 135 refs.; alf.; 2 índices; 23 x 16 x 3,5 cm; enc.; Instituto Plantarum de Estudos da Flora; Nova Odessa, SP; 2006; páginas 1 a 656.