Colégio Invisível da Projeciologia

O Colégio Invisível da Projeciologia é a organização não institucional formada pela rede de conexões entre pesquisadores da especialidade conscienciológica dedicada à pesquisa das experiências extracorpóreas e fenômenos correlatos, por meio do vínculo consciencial, para fomentar as investigações teáticas, produções tarísticas e o desenvolvimento de neometodologias e neotécnicas científicas em torno do estudo, compreensão e domínio prático da projetabilidade lúcida (PL) para fins interassistenciais, cosmoéticos e evolutivos.

Você, leitor ou leitora, participa de algum Colégio Invisível da Conscienciologia? Gostaria de compartilhar o relato projetivo pessoal com o Colégio Invísível da Projeciologia?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                 1
                      COLÉGIO              INVISÍVEL DA PROJECIOLOGIA
                                                (COLEGIOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. O Colégio Invisível da Projeciologia é a organização não institucional formada pela rede de conexões entre pesquisadores da especialidade conscienciológica dedicada à pesquisa das experiências extracorpóreas e fenômenos correlatos, por meio do vínculo consciencial, para fomentar as investigações teáticas, produções tarísticas e o desenvolvimento de neometodologias e neotécnicas científicas em torno do estudo, compreensão e domínio prático da projetabilidade lúcida (PL) para fins interassistenciais, cosmoéticos e evolutivos.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo colégio vem do idioma Latim, collegium, “ação de ser colega; colégio; confraria; associação; corporação”, e este de collega, “companheiro do mesmo ofício; colega”. Surgiu no Século XIV. O termo invisível deriva igualmente do idioma Latim, invisibilis, “invisível”, constituído por in, “negação; privação”, e visibilis, “visível”. Apareceu no Século XV. A palavra projeção procede também do idioma Latim, projectio, “jato para diante; lanço; esguicho de água; ação de alongar, de estender; alongamento; prolongamento; construção em projetura”, de projicere, “lançar para diante”. Surgiu no Século XVIII. O elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
             Sinonimologia: 1. Colégio Invisível dos Pesquisadores da Projeciologia. 2. Organização não institucionalizada de pesquisa em Projeciologia. 3. Rede virtual de interação ideativa sobre a projetabilidade lúcida.
             Neologia. As 3 expressões compostas Colégio Invisível da Projeciologia, abordagem empírica no Colégio Invisível da Projeciologia e abordagem teórica no Colégio Invisível da Projeciologia são neologismos técnicos da Colegiologia.
             Antonimologia: 1. Colégio Invisível da Ciência Convencional. 2. Associação exotérica sobre o fenômeno da viagem astral. 3. Clube virtual de relatos projetivos. 4. Canal de youtuber parapsíquico sobre experiência fora do corpo (EFC).
             Estrangeirismologia: a Projeciologia lato sensu; a Projeciologia stricto sensu; o registro do timeline do colégio; o WhatsApp como canal de comunicação do colégio; a out-of-body experience (OBE); a função da base intrafísica como Retrocognitarium.
             Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto ao mecanismo interassistencial da projetabilidade lúcida.
             Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Curiosidade: comichão intelectual.
             Coloquiologia. Eis expressão coloquial referente à motivação conscienciográfica: – Hora de arregaçar as mangas!
             Proverbiologia. Eis adaptação do provérbio É preciso ver para crer, anunciando a necessidade do princípio da autexperimentação: – É preciso vivenciar para compreender.
             Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas em ordem alfabética, pertinentes ao tema:
             1. “Descrença. A experimentação pessoal é insubstituível”.
             2. “Escrita. Tudo o que envolve o parapsiquismo e a autodisciplina deve resultar, racionalmente, em escrita esclarecedora”.
             3. “Especialidade. A especialidade científica leva a conscin pesquisadora à cosmovisão”.
             Filosofia: a Holofilosofia; a filosofia da Heutagogia na pesquisa em EaD. 2                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene grupal da pesquisa projeciológica; o holopensene projetivo; os projeciopensenes; a projeciopensenidade; o holopensene da interassistência por meio da projetabilidade lúcida; os grupopensenes; a grupopensenidade; a pensenização voltada ao domínio prático da descoincidência holossomática; o holopensene do paradireito projetivo; o holopensene do paradever projetivo; a pensenidade quanto ao mapeamento da identidade extrafísica; o holopensene da curiosidade pesquisística; o holopensene da coragem exploratória extrafísica; os neopensenes projeciográficos; a neopensenidade; o holopensene científico; o holopensene da autexperimentação projetiva; os grafopensenes; a grafopensenidade; o holopensene projeciocrítico realizado em grupo; o holopensene do Curso Intermissivo (CI) refletido nos temas da pesquisa projeciológica pessoal; os intrapensenes; a intrapensenidade projecioanalítica dos relatos projetivos; o materpensene do desafio do encontrex catalisador do êxito projeciológico grupal; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: a criação do colégio no 4o Congresso Internacional de Projeciologia (CIPRO) em 2008; os cursos de entrada das Instituições Conscienciocêntricas (ICs) atratores das conscins ao colégio; os temas de pesquisa de cada integrante do grupo sobre projeção consciente humana; os questionamentos sobre o recesso projetivo individual e grupal; a confiança intergrupal favorecendo a projeção lúcida; as metodologias quanto à Projeciografia; o material de estudo da revista Homo Projector; a ciranda dos relatos projetivos; as rememorações estimuladas dos experimentos projetivos pretéritos; o experimento da gestão em formato de colegiado pelo grupo; a propaganda nas mídias sociais; as reuniões dominicais e quinzenais; as atas geradas a cada encontro virtual; a participação no colégio sendo estímulo para escrita verbetográfica dentro da especialidade; as segundas-feiras dedicadas ao assuntos do colégio; a lista dos participantes do colégio encaminhada à tenepes dos pesquisadores veteranos da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); o assunto catalepsia projetiva desencadeando o quadro de entrevistas Diálogo, no colégio, com pesquisadores de outras especialidades; o desafiante papel do coordenador do colégio enquanto orientador de pesquisa; a divulgação do colégio realizada no Curso Projeciologia e Reurbex, em novembro de 2019, com o apoio do Instituto Internacional da Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); a reciclagem quanto ao posicionamento autocientífico de cada participante; a passagem do bastão para o segundo coordenador do colégio, em 2021.
          Parafatologia: a aplicação do estado vibracional (EV) profilático em grupo; a disciplina do exercício energético favorecendo a soltura holossomática; o experimento da evocação hígida do colégio em ambiente extrafísico, ampliando a lucidez; o exercício da descoincidência calculada durante a projeciografia; as sinaléticas energéticas e parapsíquicas de cada integrante antecipando as reuniões; as sincronicidades parafatuísticas intergrupais; o desassédio mentalsomático do grupo em relação às pesquisas; os fenômenos de telepatia em grupo; a recuperação de cons por meio da compreensão projecioanalítica realizada em grupo; a orientação pontual dos amparadores extrafísicos quanto à importância da autassistência com vistas à ampliação da heterassistência; o desenvolvimento projetivo em grupo; o amparo de função projetiva; as diversas projeções semilúcidas do grupo; os potenciais parapsíquicos do grupo; o encontrex grupal com local-alvo no Tertuliarium; o mapeamento do perfil da equipex do Colégio Invisível da Projeciologia.


                                         III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autoprojeciografia-heteroprojeciocrítica.
          Principiologia: o princípio da inseparabilidade grupocármica na pesquisa projeciológica; o princípio da pesquisa participativa.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) de cada participante norteando a construção do código grupal de Cosmoética (CGC); as parapercepções quanto à elaboração do primeiro CGC do colégio, em 20.12.2019. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                 3
             Teoriologia: a teoria da análise do discurso aplicada na interpretação das heteroparapercepções relatadas.
             Tecnologia: a técnica da projeciografia; a técnica da autexperimentografia projeciológica; a customização das técnicas projetivas pelos diversos integrantes do grupo; a tecnologia a favor da pesquisa parapsíquica.
             Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico pesquisístico; a força do voluntariado em grupo realizado a distância; o voluntariado da autexperimentação parapsíquica.
             Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoprojeciologia; a doação do labcon grupal.
             Colegiologia: o Colégio Invisível da Projeciologia.
             Efeitologia: o efeito da pesquisa escrita por muitas mãos sobre cada indivíduo; a autoconstatação projetiva enquanto efeito do relato de outros.
             Neossinapsologia: a expansão cognitiva fixadora de neossinapses ao interpretar a própria vivência projetiva, tendo o grupo como ouvinte.
             Ciclologia: o ciclo projetivo; o ciclo de exposição das vivências projetivas ao grupo.
             Enumerologia: os experimentos projetivos; os relatos projetivos orais; o diário projetivo; o inventário projetivo; o anuário projetivo; o tesauro projeciológico; a antologia projetiva.
             Binomiologia: o binômio acuidade projetiva–atilamento mnemônico; o binômio contribuição-distribuição dos relatos projetivos; o binômio autoprotagonismo projetivo–heteroprotagonismo projetivo.
             Interaciologia: a interação autexperimentos projetivos–heterexperimentos projetivos.
             Crescendologia: o crescendo projeção semilúcida–projeção lúcida–projeção de consciência contínua (PCC).
             Trinomiologia: o trinômio pesquisístico autocertificação-heterocertificação-intercertificação projeciológica.
             Polinomiologia: o polinômio da pesquisa projetiva multiveicular soma-psicossoma-energossoma-mentalsoma.
             Antagonismologia: o antagonismo apoio mediano da equipin / apoio integral da equipex.
             Paradoxologia: o paradoxo de a pesquisa independente individual capacitar o epicentrismo em projetos grupais.
             Politicologia: a projeciocracia; a assistenciocracia; a tenepessocracia; a energocracia.
             Legislogia: as leis da convivialidade intrafísica; as leis da paradiplomacia extrafísica; as leis da Projeciologia.
             Filiologia: a leiturofilia projeciológica estimulada pelo grupo.
             Fobiologia: a tanatofobia; a projeciofobia.
             Sindromologia: a superação da síndrome do ostracismo quanto aos relatos projetivos não publicados e engavetados.
             Maniologia: a mania de banalizar as vivências parapsíquicas; a mania de desvalorizar as projeções semilúcidas.
             Mitologia: o mito da subprodutividade do voluntariado a distância.
             Holotecologia: a projecioteca; a biografoteca; a energoteca.
             Interdisciplinologia: a Colegiologia; a Projeciologia; a Conviviologia; a Descoincidenciologia; a Dessomatologia; a Energossomatologia; a Extrafisicologia; a Psicossomatologia; a Mentalsomatologia; a Equipexologia; a Parafenomenologia; a Pesquisologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin passageira outsider do colégio; as conscins fundadoras do Colégio Invisível da Projeciologia; as conscins participantes do Colégio Invisível da Projeciologia; as conscins participantes dos Colégios Invisíveis da Conscienciologia (CIC). 4                                                            En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Masculinologia: o intermissivista; o autexperimentador; o pesquisador novato; o pesquisador veterano; o propositor de neoideias; o conscienciologista; o cientista convencional; o generalista; o especialista; o erudito; o sistemata; o bibliógrafo; o intelectual organizado; o completista; o comunicólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplólogo; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o exemplarista; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o projetor consciente; o ofiexista; o parapercepciologista; o tertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o entrevistado do colégio; o simpatizante da pesquisa projetiva; o desistente do colégio; o projeciografista; o médico brasileiro, propositor da Ciência Projeciologia e projetor veterano Waldo Vieira (1932–2015); o coordenador do colégio.
          Femininologia: a intermissivista; a autexperimentadora; a pesquisadora novata; a pesquisadora veterana; a propositora de neoideias; a conscienciologista; a cientista convencional; a generalista; a especialista; a erudita; a sistemata; a bibliógrafa; a intelectual organizada; a completista; a comunicóloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplóloga; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a exemplarista; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a projetora consciente; a ofiexista; a parapercepciologista; a tertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a entrevistada do colégio; a simpatizante da pesquisa projetiva; a desistente do colégio; a projeciografista; a coordenadora do colégio.
          Hominologia: o Homo sapiens collegiatus; o Homo sapiens projectus; o Homo sapiens communicalis; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens extraphysicus; o Homo sapiens teleguiatus; o Homo sapiens paraexcursor.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: abordagem empírica no Colégio Invisível da Projeciologia = a experiência projetiva de cada participante qualificando a teoria projeciológica; abordagem teórica no Colégio Invisível da Projeciologia = a fundamentação projeciológica incentivando a experiência projetiva em cada participante.
          Culturologia: a cultura da projeciografia; a cultura da projecioanálise; a cultura da projeciocrítica.
          Empreendedorismo. Eis, em ordem alfabética, 10 atividades pesquisológicas, empreendidas e em desenvolvimento no Colégio Invisível da Projeciologia (Ano-base: 2022):
          01. Axiologia: o exercício reflexivo sobre os valores dos pesquisadores da PL.
          02. Investigação: o mapeamento temático a partir da autexperiência parafenomênica.
          03. Leitura conjunta: a leitura e debate realizado em grupo do tratado Projeciologia.
          04. Leitura individual: a leitura individual de obras clássicas sobre a EFC.
          05. Metodologia: a criação de neometodologias de apoio à pesquisa projeciológica.
          06. Pensatografia: o desenvolvimento de pensatas correlacionadas à especialidade.
          07. Preceptoria: o apoio individual à manutenção do labcon projetivo.
          08. Projeciografia: o estímulo à escrita de relatos projetivos.
          09. Verbetografia: a orientação ao desenvolvimento verbetográfico materpensênico da Projeciologia.
          10. Videografia: o uso de recursos audiovisuais para explicitação das técnicas projetivas.
          Intercambiologia. A fim de expandir o intercâmbio ideativo entre os pesquisadores de outras especialidades conscienciológicas e os pesquisadores do Colégio Invisível da ProjecioloEn c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                              5 gia, criou-se o quadro Diálogo com entrevistas online não gravadas, sendo convidadas aproximadamente 17 conscins pesquisadoras e integrantes da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional, as quais compartilharam experiências projetivas pessoais com o grupo.
             Conquistas. Sob a ótica da Pesquisologia, eis, em ordem alfabética, 5 conquistas representativas da interdisciplinariedade conscienciológica realizada em grupo no Colégio Invísível da Projeciologia (Ano-base: 2022):
             1. Artigo: escrito em grupo e apresentado na VIII Semana Paracientífica da Conscienciologia, em 2021.
             2. Parceria institucional: realizada no III Fórum de Liderologia, sobre a temática Parapoliticologia Interassistencial, organizado em 2020, pela Pré-IC Liderare.
             3. Parceria intercolegial: efetivada com o Colégio Invisível da Serenologia, na VIII Semana Paracientífica da Conscienciologia, em 2021.
             4. Participação: dos integrantes, em EaD, na Semana Paracientífica da Conscienciologia em 2020 e 2021.
             5. Pesquisas: em andamento, com publicação dos resumos na Revista Conscientia.
             Reconhecimento. Ressalta-se a contribuição teática dos participantes do colégio desde a criação, em 17.08.2008, com a difusão da Ciência Projeciologia.
             Voluntariado. Até o momento (Ano-base: 2022), dezenas de conscins já participaram do Colégio Invisível da Projeciologia, chamando a atenção para o valor do voluntariado a distância internacional realizado por meio dos Colégios Invisíveis da Conscienciologia.


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o Colégio Invisível da Projeciologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Autoconscientização multidimensional: Projeciologia; Homeostático.
             02. Autoprodumetria conscienciológica: Autocronoevoluciologia; Homeostático.
             03. Autoprojeciografia: Projeciografologia; Homeostático.
             04. Colégio Invisível da Dessomatologia: Colegiologia; Homeostático.
             05. Colégio Invisível da Parapoliticologia: Colegiologia; Homeostático.
             06. Cronologia da Projeciologia: Historiologia; Neutro.
             07. Diário projetivo: Projeciografologia; Neutro.
             08. Estudo projeciocrítico: Projeciologia; Neutro.
             09. Experiência compartilhada: Experimentologia; Neutro.
             10. Instituição conscienciocêntrica: Conscienciocentrologia; Homeostático.
             11. Lei da Projeciologia: Legislogia; Homeostático.
             12. Relato projetivo: Projeciologia; Neutro.
             13. Rememoração projetiva: Projeciologia; Neutro.
             14. Voluntariado virtual conscienciocêntrico: Policarmologia; Neutro.
             15. Voluntário da Conscienciologia: Assistenciologia; Homeostático.
      O COLÉGIO INVISÍVEL DA PROJECIOLOGIA AGREGA CONSCIÊNCIAS INTERESSADAS NA PESQUISA PARTICIPATIVA PROJECIOLÓGICA COM BASE NO PRINCÍPIO DA AUTEXPERIMENTAÇÃO DESCRENCIOLÓGICA E COSMOÉTICA. 6                                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, participa de algum Colégio Invisível da Conscienciologia? Gostaria de compartilhar o relato projetivo pessoal com o Colégio Invísível da Projeciologia?
             Bibliografia Específica:
             1. Goulart, Bruno; et al.; Aplicação da Técnica do Inventário Projetivo por Participantes do Colégio Invisível da Projeciologia; Artigo; VIII Semana Paracientífica da Conscienciologia; Foz do Iguaçu, PR; 19-25.07.2021; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 25; N. 3; Seção: Artigo Original; 9 enus.; E-mail; 12 siglas; 3 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2021; páginas 459 a 467.
             2. Schlosser, Ulisses; Dicionário Neológico de Parafenomenologia; pref. Rodrigo Marchioli, & Tatiana Lopes; revisores Liege Trentin, et al.; 704 p.; 4 Seções; 11 caps.; 21 estruturas remissivas; 18 subdivisões temáticas; 306 termos neológicos; 25 E-mail; 500 enus.; 1 foto; glos. 725 termos; 1 microbiografia; 93 refs.; 24 webgrafias; alf.; 28 x 21 x 5 cm; br.; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2021; páginas 166 a 175.
             3. Silva, Fabiana; Critérios Alimentares na Qualificação das Projeções Assistenciais; Resumo; VII Semana Paracientífica da Conscienciologia; Foz do Iguaçu, PR; 20-26.07.2020; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 24; N. 2;Seção: Resumos; E-mail; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Julho, 2020; página 289.
             4. Idem; Trajetória do Colégio Invisível da Projeciologia; Resumo; VIII Semana Paracientífica da Conscienciologia; Foz do Iguaçu, PR; 19-25.07.21; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 25; N. 3; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2021; página 489.
             5. Sivelli, Fernando R.; & Gregório, Marineide C.; Autoexperimentografia Projeciológica: Proposição Metodológica para Registro de Análise da Experiência Fora do Corpo; pref. Frederico Ganem; revisores equipe de revisores da Editares; 152 p.; 7 caps.; 2 cronologias; 50 abrevs.; 23 E-mails; 68 enus.; 1 escala; 7 fichários; 1 fluxograma; 5 ilus.; 3 infográfs.; 2 microbiografias; 2 questionários; 50 siglas; 8 tabs.; 23 websites; glos. 282 termos; 24 refs.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 33 a 79.
             6. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. I; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográ ficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 496, 620 e 626.
             7. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10a Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009 páginas 11 a 117.
             8. Idem; Projeções da Consciência: Diário de Experiências Fora do Corpo Físico; revisor Alexander Steiner; 224 p.; 60 caps.; 60 cronologias; 1 E-mail; 5 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 questionário projetivo; glos. 24 termos.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 8a Ed. rev.; Associação Internacional Editares; Foz de Iguaçu, PR; 2008; páginas 40, 128 a 130.
                                                                                                                     F. P. L.