Colégio Invisível da Pacifismologia

      COLÉGIO 1
INVISÍVEL DA PACIFISMOLOGIA (COLEGIOLOGIA)
I. Conformática Definologia. O Colégio Invisível da Pacifismologia é o organismo conscienciológico não institucionalizado, formado por pesquisadores empenhados em aprofundar o conhecimento, fomentar as ideias e elaborar neoverpons em prol da pacificação pessoal e coletiva, gerando produções tarísticas contributivas ao desenvolvimento da especialidade. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo colégio vem do idioma Latim, collegium, “ação de ser colega; colégio; confraria; associação; corporação”, e este de collega, “companheiro do mesmo ofício; colega”. Surgiu no Século XIV. O termo invisível deriva igualmente do idioma Latim, invisibilis, “invisível”, constituído por in, “negação; privação”, e visibilis, “visível”. Apareceu no Século XV. O primeiro elemento de composição pac(i) procede também do idioma Latim, pax, pacis, “paz; estado de paz; tratado de paz”. Surgiu no Século XII. A palavra pacifismo apareceu no Século XIX. O segundo elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. Sinonimologia: 1. Colégio Invisível dos Pesquisadores da Pacifismologia. 2. Comunidade científica não institucional de Pacifismologia. 3. Grupo virtual de estudiosos da Pacifismologia. 4. Rede virtual de pacifismólogos. 5. Conexão universalista de pesquisadores da Pacifismologia. Neologia. As 3 expressões compostas Colégio Invisível da Pacifismologia, minigescon do Colégio Invisível da Pacifismologia e megagescon do Colégio Invisível de Pacifismologia são neologismos técnicos da Colegiologia. Antonimologia: 1. Colégio Invisível da Ciência Convencional. 2. Instituição formal de estudos para a Paz. 3. Canal de YouTube sobre estudo da paz. 4. Colégio Invisível da Assistenciologia. 5. Colégio Invisível da Serenologia. Estrangeirismologia: o PeaceFlow na prevenção de violência, mediação de conflito e facilitação de diálogo; o strong profile no pacifismo; as reuniões online; o upgrade nos diálogos de paz; o consensus omnium pela paz mundial; o know-how da cultura de paz. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade pesquisística pacifismológica. Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – O debate pacifica. Coloquiologia. Eis expressão coloquial avivando a pacificação: siga em paz. Citaciologia. Eis 3 citações evidenciando a importância dos esforços exaustivos em prol da compreensão da paz: – O agir comunicativo fundamenta-se na força sem violência do discurso argumentativo (Jürgen Habermas, 1929–). A paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos (Albert Einstein, 1879–1955). Precisa promover maior tolerância e compreensão entre os povos do mundo. Nada pode ser mais perigoso para nossos esforços para construir paz e desenvolvimento do que um mundo dividido por linhas religiosas, étnicas ou culturais (Kofi Annan, 1938–2018). Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Pacifismo. Guerreiro é quem apenas substitui a paz pela trégua. Pacificador é quem substitui, em definitivo, no caminho evolutivo sem volta, positivo, cosmoético, a guerra pela paz duradoura”. 2. “Pacifismologia. Os textos dos Códigos Humanos estão sempre a favor de a pessoa abrir mão, sabiamente, da represália contra o desaforo cometido por alguém e fazer algum tipo de acordo cosmoético, a partir da lei máxima da não violência”. Filosofia: o Pacifismo; o Antibelicismo; a Holofilosofia; o Ativismo pela paz.

Unidade. A unidade de medida da Pacifismologia é a pacificação íntima. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Pacifismologia; o holopensene pessoal da autopesquisa; o holopensene pessoal da pesquisa grupal; os grupopensenes; a grupopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os intelectopensenes; a intelectopensenidade; os neopensenes verponológicos substituindo conceitos bélicos; a neopensenidade; os pacipensenes; a pacipensenidade; o holopensene da pesquisa da paz consoante a abordagem conscienciológica; a amplitude pensênica do evoluciólogo; o holopensene dos Serenões; o holopensene planetário da Era da Reurbex. Fatologia: o intercâmbio científico virtual sobre a paz; a conexão de ideias sobre o pacifismo; os temas de pesquisas paciológicas; o consenso sobre as temáticas paciológicas a serem aprofundadas; o estudo dos perfis conscienciais de personalidades pacíficas; o respeito aos pontos de vista do participante; os debates, diálogos e discursos geradores dos constructos da paz; a pesquisa de vocabulário para traduzir as ideias pacíficas; o estudo das diferenças idiomáticas e mesológicas bélicas exigindo adaptações; a conscientização da amplitude e transversalidade dos temas da especialidade; a visitação a locais, marcos e monumentos de alusão à paz; o estudo do papel das instituições de ajuda humanitária; o desafio “Com quem você fará as pazes” lançado no Dia Internacional da Paz (21 de setembro); a construção da pacificação íntima; o estudo sobre belicismo para entender a pacificação; o levantamento de cláusulas pacíficas da proéxis; as publicações científicas sobre a paz; o acompanhamento das pesquisas realizadas na cátedra de Estudos para a Paz em diferentes instituições; as gescons sobre as especialidades da Conscienciologia: Pacifismologia e Paciologia; a ampliação da compreensão multidimensional do significado da palavra paz. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o intercâmbio paracientífico; o desassédio pessoal e coletivo para lidar com o tema da paz; o amparo extrafísico especialista na paz; a conexão entre o Colégio Invisível da Pacifismologia e a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF); a assistência energética reurbanizadora a antigos sítios bélicos. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo autopesquisa–pesquisas grupais; o sinergismo dos vínculos mentaissomáticos; o sinergismo dos interesses pesquisísticos afinizados. Principiologia: o princípio da descrença (PD) aplicado à Pacifismologia; o princípio da reeducação para paz; os princípios democráticos. Codigologia: o código grupal de Cosmoética (CGC) dos pesquisadores da Pacifismologia. Teoriologia: a teoria da paz liberal; a teoria da paz democrática; a teoria do agir comunicativo; a teoria das relações internacionais; a teoria do Homo sapiens serenissimus. Tecnologia: a técnica autopacificadora; a técnica energética pararreurbanológica; a técnica do cosmograma; a técnica das 50 vezes mais; as paratecnologias de pesquisas da Pacifismologia. Voluntariologia: o voluntariado online; o voluntariado na pesquisa das especialidades da Conscienciologia. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Pacificarium; o laboratório conscienciológico Serenarium. Colegiologia: o Colégio Invisível da Pacifismologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Despertologia; o Colégio Invisível da Serenologia. Efeitologia: o efeito potencializador da paz íntima na contribuição com os debates; o efeito da interfusão de diferentes culturas; o efeito dos consensos na escrita grupal; o efeito

apaziguador da postura consciencial cosmoética nos discursos sobre ideias divergentes; o efeito da pacificação intraconsciencial potencializando a paz grupal; o efeito evolutivo da paz entre as pessoas; o efeito halo da reurbex na construção da paz mundial; o efeito irradiante da paz vivenciada entre as consciências. Neossinapsologia: as neossinapses adquiridas por meio do estudo do vocabulário da paz; as neossinapses adquiridas a partir do labcon diuturno em prol da autopacificação; a necessidade de neossinapses para compreensão dos meandros da paz; a conquista das neossinapses pela pesquisa paciológica; as neossinapses advindas do estudo de personalidades pacíficas. Ciclologia: as pesquisas sobre o ciclo guerra–acordo de paz; o ciclo interexistencial belicismo-pacifismo; o ciclo da investigação científica do pacifismo; o ciclo autopesquisas paciológicas–recins pacificadoras–contribuição teática com as pesquisas. Enumerologia: as pesquisas para compreensão da construção da paz; as pesquisas para compreensão da filosofia da paz; as pesquisas para compreensão da natureza da paz; as pesquisas para compreensão da atmosfera da paz; as pesquisas para compreensão da abrangência conceitual da paz; as pesquisas para compreensão do estabelecimento da paz; as pesquisas para compreensão dos bolsões holopensênicos da paz. Binomiologia: o binômio pacifismo-desarmamento; o binômio ação altruísta–reação pacifista. Interaciologia: a interação pesquisa–divulgação do pacifismo. Crescendologia: o crescendo ideologias pacíficas–ações cosmoéticas; o crescendo barreiras idiomáticas–compreensão consciencial. Trinomiologia: o trinômio anticompetição–anticonflito–convivência pacífica; o trinômio paz–direitos humanos–democracia; o trinômio pacificação social–Estado Mundial–Era Consciencial; o trinômio desarmamento-antibelicismo-pacificação. Polinomiologia: o polinômio conciliação-união-pacificação-Universalismo. Antagonismologia: o antagonismo teoria / prática; o antagonismo apriorismo / pesquisa; o antagonismo visão teológica da paz / autopesquisa conscienciológica da paz. Paradoxologia: o paradoxo de o belicista de ontem poder ser o pacifista de hoje. Politicologia: a pacificocracia; a superação da belicocracia; a cosmoeticocracia; a argumentocracia; a interassistenciocracia; a cognocracia; a debatocracia mitigando conflitos. Legislogia: as leis da Cosmoética; a lei do maior esforço na construção coletiva da paz universal. Filiologia: a pacifismofilia; a neofilia; a pesquisofilia; a sociofilia; a serenofilia. Fobiologia: a xenofobia; a homofobia; a fobia social. Sindromologia: a evitação da síndrome da ectopia afetiva (SEA); o juizo sobre as síndromes pós-guerra; a erradicação da síndrome da perfeição; a profilaxia da síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB). Mitologia: o mito de o estudo sobre a paz tornar o pesquisador pacífico; o mito de a paz ser apenas a ausência de guerra; o mito de a paz ter natureza passiva. Holotecologia: a comunicoteca; a diplomaticoteca; a pacificoteca; a belicosoteca; a evolucioteca; a interassistencioteca; a mentalsomatoteca. Interdisciplinologia: a Colegiologia; a Autoortopensenologia; a Gesconologia; a Estrangeirismologia; a Intercompreensiologia; a Cosmoeticologia; a Extrapolaciologia; a Tenepessologia; a Proexologia; a Conviviologia; a Projeciologia; a Interassistenciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; o grupo evolutivo dos paciólogos; o ser pacífico. Masculinologia: o colegiologista; o paciólogo; o pesquisador independente; o pesquisador nato; o pesquisador conscienciológico; o especialista; o intermissivista; o cognopolita; o pré-serenão vulgar; o tenepessista; o projetor lúcido; o conscienciólogo; o epicon lúcido; o evoluciólogo; o Serenão; o autoconscienciômetra; o verbetógrafo; o tertuliano; o teletertuliano; o sociólogo norueguês Johan Galtung (1930–), propositor da disciplina de Estudos sobre Paz e Conflitos; o pesquisador inglês Robert Boyle (1627–1691), criador da expressão invisible college (sem edifício nem paredes). Femininologia: a colegiologista; a pacióloga; a pesquisadora independente; a pesquisadora nata; a pesquisadora conscienciológica; a especialista; a intermissivista; a cognopolita; a préserenona vulgar; a tenepessista; a projetora lúcida; a consciencióloga; a epicon lúcida; a evolucióloga; a Serenona; a autoconscienciômetra; a verbetógrafa; a tertuliana; a teletertuliana; a escritora e pacifista austro-húngara, Bertha Von Suttner (1843–1914), primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel da Paz, em 1905. Hominologia: o Homo sapiens collegiatus; o Homo sapiens verponarista; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens interconscientialis; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens energodonator; o Homo sapiens eruditus; o Homo sapiens cognitor; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens pacificus. V. Argumentologia Exemplologia: minigescon do Colégio Invisível da Pacifismologia = as produções pesquisísticas apresentadas verbalmente em atividades da Conscienciologia; megagescon do Colégio Invisível de Pacifismologia = as produções pesquisísticas editadas e publicadas em periódicos conscienciológicos, livros e tratados. Culturologia: a cultura de paz; a cultura antiarmamentista; a guerra fria cultural; as contraculturas. Historiologia. Em 2014, grupo de pesquisadores na Alemanha iniciou estudos sobre paz com base no paradigma consciencial, culminando na necessidade de criar espaço científico para o aprofundamento temático. Foi solicitada a criação de Colégio Invisível ao Conselho de Colégios Invisíveis da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI), sendo oficializada em 28.09.2015. Internacionalização. O Colégio Invisível da Pacifismologia conta com participação de integrantes de 6 países (Ano-base: 2023), na ordem alfabética: 1. Alemanha. 2. Brasil. 3. Equador. 4. Estados Unidos da América. 5. Finlândia. 6. Reino Unido. Tabelologia. Sob a ótica da Pesquisologia, eis, por exemplo, na ordem cronológica, 6 atividades de pesquisa realizadas pelo Colégio Invisível da Pacifismologia: Tabela – Atividades do Colégio Invisível da Pacifismologia Nos Atividade Período 1. II Encontro da Paz Visita ao Museu Anti-Guerra e “Sala do Silêncio”
Visita à Cruz Vermelha 18-21.04.2015 Saquarema, RJ – Brasil 16.07.2017 Brandenburger Tor – Alemanha 29.07.2017 Genebra – Suíça 2. 3. Local

Nos Atividade 5. Visita à Organização das Nações Unidas (ONU)
Visita ao Palácio da Paz 6. Visita ao Jardim da Paz 4. 5
Período Local 29.07.2017 Genebra – Suíça 31.12.2015 Haia – Holanda 13.08.2017 Genebra – Suíça Estudo. Eis, em ordem alfabética, 126 temas eleitos para estudo e aprofundamento no Colégio Invisível da Pacifismologia (Ano-base: 2017): 01. Abertismo consciencial. 02. Acerto grupocármico. 03. Aglutinação interconsciencial. 04. Altruísmo. 05. Amadurecimento afetivo. 06. Amor puro. 07. Amparabilidade. 08. Antiagressividade. 09. Antibagulhismo. 10. Antibelicismo. 11. Anticolonialismo. 12. Anticonflitividade. 13. Antidifamação. 14. Antidogmatismo. 15. Anti-escravatura. 16. Antirracismo. 17. Antiviolência. 18. Ars desomandi: dessoma serena. 19. Atualização cultural. 20. Autocoerência. 21. Autoconfiança. 22. Autoconsciência. 23. Autocontrole. 24. Autonomia. 25. Autoparapsiquismo lúcido. 26. Autopesquisa. 27. Autorresponsabilidade. 28. Bem-estar. 29. Benignidade. 30. Biofilia. 31. Central Extrafísica da Fraternidade. 32. Comunicabilidade. 33. Concessão lúcida. 34. Conciliação. 35. Confraternização. 36. Conscienciofilia. 37. Consenso. 38. Construtividade. 39. Convivialidade sadia. 40. Convívio sereno com as discordâncias. 41. Cosmoética. 42. Cosmovisão. 43. Desapego lúcido. 44. Desarmamentismo.

45. Desassédio. 46. Desdramatização. 47. Desenvolvimento assistencial. 48. Desmilitarização. 49. Desperticidade. 50. Despreconceituação. 51. Desrepressão. 52. Diálogo. 53. Diplomacia. 54. Domínio energético. 55. Dupla evolutiva. 56. Educação. 57. Eliminação de fronteiras. 58. Empatia. 59. Epicentrismo consciencial. 60. Equidade. 61. Esclarecimento. 62. Eutimia. 63. Evolutividade. 64. Exemplarismo. 65. Flexibilidade. 66. Homeostase. 67. Honestidade. 68. Inclusão evolutiva. 69. Incorruptibilidade. 70. Integração. 71. Inteligência evolutiva (IE). 72. Interassistencialidade. 73. Intercâmbio sadio. 74. Intercompreensão. 75. Interconfiança. 76. Intercooperatividade. 77. Interdependência. 78. Liberdade de expressão. 79. Liberdade de pensamento. 80. Liberdade de sentimento. 81. Magnanimidade. 82. Mediação de conflitos. 83. Megafraternidade. 84. Multiculturalidade. 85. Multidimensionalidade. 86. Multilateralidade. 87. Ortointencionalidade. 88. Ortopensenidade. 89. Pacificidade. 90. Pacifismo. 91. Paradireitos conscienciais. 92. Paragenética. 93. Parapsiquismo. 94. Paz íntima. 95. Perdão. 96. Pluralidade. 97. Policarmalidade.

98. Positividade. 99. Princípio “aconteça o melhor para todos”. 100. Princípio da descrença. 101. Proexidade. 102. Projetabilidade lúcida. 103. Qualidade de vida. 104. Reciclagens intraconscienciais (recins). 105. Recomposição grupocármica. 106. Reconciliação. 107. Respeito às diferenças. 108. Retratação. 109. Reurbanização. 110. Satisfação benévola. 111. Segurança. 112. Senso de utilidade. 113. Serenismo. 114. Sinceridade. 115. Sinergia evolutiva. 116. Sinergismo paz-Natureza. 117. Solidariedade. 118. Sustentabilidade. 119. Teática. 120. Tolerância. 121. Traforismo. 122. Transafetividade. 123. Transdisciplinaridade. 124. Transparência. 125. União. 126. Universalismo. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o Colégio Invisível da Pacifismologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Ato de paz: Pacifismologia; Homeostático. 02. Belicismo religioso: Parapatologia; Nosográfico. 03. Belicopensene: Pensenologia; Nosográfico. 04. Crescendo autobelicismo-autopacificação: Paciologia; Homeostático. 05. Cultura de paz: Pacifismologia; Homeostático. 06. Holopensene de paz: Pacifismologia; Homeostático. 07. Interação pesquisa-divulgação do pacifismo: Paciologia; Homeostático. 08. Pacificarium: Laboratoriologia; Homeostático. 09. Paciologia: Holopesquisologia; Homeostático. 10. Pacipensene: Paciologia; Homeostático. 11. Palácio da Paz: Paciologia; Homeostático. 12. Pax aeterna: Pacifismologia; Homeostático. 13. Plano de paz: Pacifismologia; Homeostático. 14. Proto-Estado Mundial: Parassociologia; Neutro. 15. Reeducação para a paz: Pacifismologia; Homeostático.

O COLÉGIO INVISÍVEL DA PACIFISMOLOGIA BUSCA, COM PESQUISAS E TÉCNICAS, A PRODUÇÃO DE GESCONS VISANDO CONTRIBUIR COM A EDIFICAÇÃO DOS PILARES DO ESTADO MUNDIAL UNIVERSALISTA E COSMOÉTICO. Questionologia. Você, leitor ou leitora, colabora com os pensenes pessoais para construção da paz? Quais são as evidências nas ações cotidianas?
Bibliografia Específica: 1. Almeida, Roberto; Colégios Invisíveis da Conscienciologia; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 4; N. 3; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 1 enu.; 1 ilus.; 5 refs.; Centro de Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2000; páginas 196 a 201. 2. Habermas, Jürgen; Teoria do Agir Comunicativo (Theorie des Kommunikativen Handelns); trad. Paulo Astor Soethe; revisor Flávio Beno Siebeneichler; 2 Vols.; 1.528 p.; 8 partes; 22 caps.; 1 microbiografia; 31 tabs.; 1 website; 1.106 notas; 837 refs.; ono.; 18,5 x 12,5 x 3,5 cm; br.; WMF Martins Fontes; São Paulo, SP; 2012; páginas 59 a 64. 3. Power, Samantha; O Homem que queria Salvar o Mundo: Uma Biografia de Sergio Vieira de Mello; trad. Ivo Korytowski; 940 p.; 3 partes; 22 caps.; 16 fotos; 876 notas; 23.5 x 16.5 x 3.5 cm; br.; Companhia das Letras; São Paulo, SP; 2008; página 253 a 279. 4. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; página 158, 564 e 600. 5. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; CEAEC; & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. II e III; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; página 1.196 e 1.426. 6. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari;& Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 107, 136, 149, 156 e 266. M. J. B.