Chispa Discernidora

A chispa discernidora é a neoideia incandescente, interassistencial, desprendida instantaneamente do núcleo de megadiscernimento do microuniverso da conscin lúcida, praticante da tarefa do esclarecimento (tares).

A chispa discernidora já visitou você, leitor ou leitora, no universo da interassistencialidade? Em quais circunstâncias?

      CHISPA DISCERNIDORA
                               (INTERASSISTENCIOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A chispa discernidora é a neoideia incandescente, interassistencial, desprendida instantaneamente do núcleo de megadiscernimento do microuniverso da conscin lúcida, praticante da tarefa do esclarecimento (tares).
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O termo chispa é de origem onomatopeica, com base no ruído da crepitação. Surgiu no Século XVII. O vocábulo discernir vem do idioma Latim, discernere, “separar; escolher apartando com cuidado; discernir; distinguir”. Apareceu no Século XV.
         Sinonimologia: 01. Faísca autocriativa. 02. Neoideia incandescente. 03. Crepitação ideativa; estalo pancognitivo. 04. Concepção assistencial fulgurante. 05. Lampejo do autodiscernimento. 06. Constructo evolutivo. 07. Autopressentimento. 08. Neoverpon interassistencial. 09. Serviço tarístico. 10. Inspiração tarística; parapsiquismo interassistencial.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 7 cognatos derivados do vocábulo chispa: chispada; chispalhada; chispante; chispar; chispeante; chispear; chispômetro.
         Neologia. As 4 expressões compostas chispa discernidora, chispa discernidora rara, chispa discernidora eventual e chispa discernidora rotineira são neologismos técnicos da Interassistenciologia.
         Antonimologia: 01. Autoinconsciência. 02. Autodesconcentração mental. 03. Autodesatenção. 04. Autodistração. 05. Autodevaneio. 06. Autocircumpensenidade. 07. Autoinvigilância. 08. Autodisplicência. 09. Autassedialidade. 10. Aprosexia; subnível cognitivo.
         Estrangeirismologia: o flash; o insight; o finding; o Paraperceptarium; o Autocognitarium; o Serenarium; o Pesquisarium; a open mind; o new feeling; a gestalt.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à interassistencialidade.
         Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Invenção: megagescon mentalsomática. Cadáver: chispa apagada.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da interassistencialidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; o materpensene pessoal assistencial; os lateropensenes; a lateropensenidade.
         Fatologia: a chispa discernidora; o mentalsoma equilibrado; a racionalidade; a lógica; o recolhimento íntimo; as autorreflexões construtivas; o autodiscernimento intelectual; o autodiscernimento assistencial; a interassistencialidade; a inspiração de ajudar; o refulgor momentâneo da inteligência; a inteligência fulgurando em chispas; a chispa intelectual; o crânio humano chispante; as pupilas chispantes; o brilho da consciência; a faísca do discernimento; a produção mentalsomática diária; o lampejo da maturidade; a centelha de raciocínio; o lampejo de atividade cerebral; o disparo da sucessão de circuitos neurais; o lampejo de talento; o lampejo de autocrítica; o lampejo de raciocínio; a manifestação intensa e brilhante da neoideia; a tares; o ponteiro consciencial; o megatrafor pessoal; o conceptáculo criativo; a genialidade homeostática; a intuição pessoal; o taquipsiquismo; a perspicácia assistencial; a hiperacuidade; a ideia luminosa; a acrobacia mentalsomática; a neoideia; a hipótese brilhante; o conceito insuspeito; a solução desassediadora crítica; o autodiscernimento de saber como, quando e em qual contexto comunicar a chispa discernidora sem ser intrusivo.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a assimilação energética simpática (assim); a desassimilação energética simpática (desassim); o arco voltaico craniochacral; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a autoclarividência; o lampejo da razão clarividente; os cons magnos de cada dia; a serendipitia; o extrapolacionismo parapsíquico; a precognição; a inteligência evolutiva (IE); a pangrafia; a cosmovisão possível da multidimensionalidade útil.


                                            III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio da interassistencialidade evolutiva; o princípio da reciprocidade cosmoética.
          Teoriologia: a teoria da genialidade evolutiva.
          Tecnologia: as técnicas avançadas da Neurociência; a técnica da bissociação.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da tenepes; o laboratório conscienciológico Serenarium.
          Enumerologia: a vela na escuridão; a centelha criativa; a fagulha da serendipitia; o lampejo da pangrafia; a cintilação do neoconstructo; a chama da verdade; a faísca da neoverpon.
          Binomiologia: o binômio tacon-tares; o binômio interassistencialidade-inventividade; o binômio megarreflexão-maxipercepção; o binômio taquipsiquismo-assertividade; o binômio autoconcentração mental–autoatenção dividida; o binômio inspiração-transpiração; o binômio originais fetais–posfácios.
          Trinomiologia: o trinômio EV-tenepes-ofiex.
          Polinomiologia: o polinômio percepção-Percepciologia–parapercepção-Parapercepciologia; o polinômio autopesquisas-heteropesquisas-parapesquisas-multipesquisas.
          Antagonismologia: o antagonismo atenção / desatenção; o antagonismo autolucidez / inconsciência.
          Politicologia: a democracia direta; a parapsicocracia.
          Legislogia: a lei de causa e efeito; a superação da lei patológica de talião com a interassistencialidade.
          Filiologia: a neofilia; a gnosiofilia; a assistenciofilia.
          Fobiologia: a ideofobia.
          Sindromologia: a síndrome da indisciplina autopensênica.
          Holotecologia: a assistencioteca; a cognoteca; a discernimentoteca; a parapsicoteca; a fenomenoteca; a experimentoteca; a verponoteca.
          Interdisciplinologia: a Interassistenciologia; a Autodiscernimentologia; a Autolucidologia; a Experimentologia; a Autopesquisologia; a Parafenomenologia; a Previvenciologia; a Holomaturologia; a Criativologia; a Verponologia; a Heuristicologia; a Neologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a semiconsciex; a pessoa prestativa; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o evoluciólogo; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o teleguiado autocrítico; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o pensador.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a evolucióloga; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a teleguiada autocrítica; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a pensadora.
          Hominologia: o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens constructus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens sensitivus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: chispa discernidora rara = a única ocorrência na vida da conscin interassistencial; chispa discernidora eventual = a ocorrência esporádica, algumas vezes, na vida da conscin interassistencial; chispa discernidora rotineira = a ocorrência mais habitual na vida da conscin interassistencial.
          Culturologia: a autorganização cultural; o caldo da paracultura milenar; o dicionário cultural, cerebral, pessoal.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a chispa discernidora, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Alerta consciencial: Paraprofilaxiologia; Homeostático.
          03. Assistência realista: Interassistenciologia; Homeostático.
          04. Autovigilância ininterrupta: Consciencioterapia; Homeostático.
          05. Extrapolacionismo: Evoluciologia; Homeostático.
          06. Inspiração: Heuristicologia; Neutro.
          07. Interassistenciologia: Conviviologia; Homeostático.
          08. Monitoramento consciencial: Parapercepciologia; Neutro.
          09. Parapsiquismo intelectual: Parapercepciologia; Homeostático.
          10. Produção do esclarecimento: Interassistenciologia; Homeostático.
  A CHISPA DISCERNIDORA DEVE, RACIONALMENTE, SER
  ESTUDADA E BUSCADA COM AFINCO, POR TODO PESQUISADOR, HOMEM OU MULHER, A FIM DE POTENCIALIZAR AS AUTO E HETEROPESQUISAS AVANÇADAS.
          Questionologia. A chispa discernidora já visitou você, leitor ou leitora, no universo da interassistencialidade? Em quais circunstâncias?