Catalisador

O catalisador é a ideia, o objeto, a conscin, a consciex ou a realidade dinâmica capaz de gerar, produzir ou provocar a catálise, ou modificar, a maior, a velocidade de alguma reação, em particular da evolução consciencial, seja pessoal ou grupal.

Você já desempenha a função de catalisador da evolução consciencial?

      CATALISADOR
                                     (EVOLUCIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O catalisador é a ideia, o objeto, a conscin, a consciex ou a realidade dinâmica capaz de gerar, produzir ou provocar a catálise, ou modificar, a maior, a velocidade de alguma reação, em particular da evolução consciencial, seja pessoal ou grupal.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo catalisador vem do idioma Grego, katálysis, “dissolução; decomposição”, provavelmente por influência do idioma Francês, catalyse, “catálise”. O vocábulo catálise foi adotado pelo químico sueco, Jöns Jacob Berzelius (1779–1848) e apareceu, no idioma Português, no Século XIX. A palavra catalisador surgiu no Século XX.
          Sinonimologia: 01. Acelerador; potencializador. 02. Estimulador; estimulante; excitante. 03. Incentivador. 04. Animador; ativador. 05. Intensificador. 06. Incitador. 07. Impulsionador; propulsor. 08. Reanimador. 09. Atiçador; espevitador. 10. Aguilhão. 11. Ferrão evolutivo. 12. Reciclagem evolutiva.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 29 cognatos derivados do vocábulo catálise: alelocatálise; anticatalisador; anticatálise; anticatalítico; autocatálise; autocatalítico; biocatalisador; catalisação; catalisador; catalisadora; catalisar; Catalisologia; catalítica; catalítico; eritrocatálise; fotocatálise; macrocatalise; maxicatálise; megacatalisador; megacatálise; minicatálise; omnicatálise; paracatalisador; paracatálise; pró-catálise; pseudocatálise; pseudocatalisador; retrocatálise; ultracatálise.
          Neologia. A expressão composta catalisador evolutivo e os 3 vocábulos minicatalisador, maxicatalisador e megacatalisador são neologismos técnicos da Evoluciologia.
          Antonimologia: 01. Anticatalisador; desacelerador. 02. Desestimulador. 03. Estagnador. 04. Desanimador; desativador. 05. Amortecedor; inibidor. 06. Entorpecedor. 07. Depressor; envenenador. 08. Retardador. 09. Calmante; sedativo. 10. Freio evolutivo. 11. Hibernação existencial. 12. Regressão evolutiva.
          Estrangeirismologia: o upgrade intraconsciencial.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, especificamente das energias conscienciais (ECs), pessoais, da Energossomatologia.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal dos neopensenes; a neopensenidade; os taquipensenes; a taquipensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
          Fatologia: o catalisador; o potencializador; o catalisador bioquímico; a catálise homogênea da evolução; o catalisador proexológico; a alavancagem da proéxis; o acelerador da evolução grupal; a enzima evolutiva; o fermento mentalsomático; a muleta psicofísica; a alavanca do progresso; a catálise pensênica; a catálise mnemônica; a catálise da vontade; a catálise do autodiscernimento; a catálise da homeostase holossomática; a catarse; a mutação; a nova marcha evolutiva; a autocatálise evolutiva; a força presencial; o exemplo arrebatador; o arrastão da neoverpon; o arrebatamento da ideia original; o taquipsiquismo; a eficácia pessoal; a ultrapassagem da autocognição; o ponto de mutação autopesquisístico; a catálise da força presencial; os achados; as neoperspectivas; os neoprocedimentos; as reperspectivações.
          Parafatologia: a vivência do estado vibracional (EV) profilático; o catalisador da projeção consciente; os parachados; a paracatálise; o extrapolacionismo parapsíquico; o amparador extrafísico na condição de paracatalisador da conscin catalisadora; a catálise como sendo a quinta característica do Serenão; o Homo sapiens serenissimus (Serenão) na condição de megacatalisador da evolução.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo catalítico evolutivo.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo.
          Efeitologia: o efeito Hulk.
          Enumerologia: o catalisador do prioritário; o catalisador da neopensenidade; o catalisador intelectual; o catalisador evolutivo; o catalisador do megadiscernimento; o catalisador da gescon; o catalisador da proéxis.
          Binomiologia: o binômio rotina-progresso.
          Trinomiologia: o trinômio definição-determinação-deliberação.
          Antagonismologia: o antagonismo catalisador da evolução / anticatalisador da evolução.
          Politicologia: a lucidocracia.
          Filiologia: a neofilia; a evoluciofilia.
          Holotecologia: a evolucioteca; a convivioteca; a recexoteca.
          Interdisciplinologia: a Evoluciologia; a Experimentologia; a Autopesquisologia; a Recexologia; a Autocogniciologia; a Autocosmoeticologia; a Autodecidologia; a Autodesassediologia; a Autodeterminologia; a Autopriorologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a semiconsciex; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido catalisador; o escritor; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente catalisador; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o expeditor; o despachante; o agente catalisador; o projetor-despertador.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida catalisadora; a escritora; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente catalisadora; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a expeditora; a despachante; a agente catalisadora; a projetora-despertadora.
          Hominologia: o Homo sapiens catalyticus; o Homo sapiens expeditus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens progressivus; o Homo sapiens activus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens mutator; o Homo sapiens epicentricus.


                                                   V. Argumentologia

            Exemplologia: minicatalisador = o arco voltaico craniochacral ou a técnica da assimilação simpática das energias conscienciais gravitantes no encéfalo (Interassistenciologia); maxicatalisador = o Curso Intermissivo (CI) para a consciex em evolução (Intermissiologia); megacatalisador = o estado da desperticidade para o conscienciólogo, homem ou mulher (Despertologia).
            Culturologia: o catalisador cultural.
            Contrapontologia. Sob o prisma da Autopesquisologia, existem pseudocatalisadores, por exemplo, a roupa com listras verticais e mais justa ao corpo humano dá a falsa impressão de a pessoa, sob rigorosa dieta alimentar, ter emagrecido.


                                                       VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o catalisador, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
            02. Acrobacia mentalsomática: Heuristicologia; Neutro.
            03. Agente antiprimener: Energossomatologia; Nosográfico.
            04. Agente retrocognitor: Mnemossomatologia; Homeostático.
            05. Ampliação do mundo pessoal: Recexologia; Neutro.
            06. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
            07. Automutação: Recexologia; Homeostático.
            08. Autopotencialização: Evoluciologia; Homeostático.
            09. Catarse cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
            10. Extrapolacionismo: Evoluciologia; Homeostático.
            11. Potencialização evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
            12. Propulsor da vontade: Evoluciologia; Neutro.
    O PAPEL DE CATALISADOR DA EVOLUÇÃO CONSCIENCIAL É INAFASTÁVEL PARA QUALQUER CONSCIN OU
     CONSCIEX E DEVE SER CONSIDERADO, EM PRIMEIRO
  LUGAR, PARA O INTERMISSIVISTA, HOMEM OU MULHER.
            Questionologia. Você já desempenha a função de catalisador da evolução consciencial?
Somente para você ou objetivando outras consciências?
            Bibliografia Específica:
            01. Landone, Brown; Os Catalisadores da Alma; Folheto; int. William E. Towne; trad. Mario Allgayer Costa; 36 p.; 7 caps.; 9 enus.; 2 estatísticas; 18 perguntas; 9 respostas; 23 x 16 cm; br.; Federação Educacional e Editorial Universalista (FEEU); Porto Alegre, RS; 1967; páginas 1 a 36.
            02. Vieira, Waldo; 100 Testes da Conscienciometria; 232 p.; 100 caps.; 14 refs.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 40 e 83.
            03. Idem; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; 344 p.; 150 abrevs.; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 4 índices; 2.000 itens; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; página 77.
            04. Idem; 200 Teáticas da Conscienciologia; 260 p.; 200 caps.; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; página 121.
            05. Idem; Enciclopédia da Conscienciologia; revisores: Equipe de Revisores do Holociclo – CEAEC; 772 p.; 80 abrevs.; 1 biografia; 1 CD-ROM; 240 contrapontos; cronologias; 35 E-mails; 4 endereços; 961 enus.; estatísticas; 2 filmografias; 1 foto; 240 frases enfáticas; 5 índices; 574 neologismos; 526 perguntas; 111 remissiologias; 12 siglas; 15 tabs.; 6 técnicas; 12 websites; 201 refs.; 1 apênd.; alf.; estrang.; geo.; ono.; tab.; 28 x 21 x 4 cm; enc.; Ed. Protótipo – Avaliação das Tertúlias; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2006; páginas 79, 115, 323, 399, 527, 596 e 697.
             06. Idem; Homo sapiens pacificus; 1.584 p.; 413 caps.; 403 abrevs.; 434 enus.; 37 ilus.; 7 índices; 240 sinopses; glos. 241 termos; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 27, 511, 915, 953 e 979.
             07. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 134, 157, 190, 417, 803, 804, 1.098 a 1.100.
             08. Idem; Manual de Redação da Conscienciologia; 272 p.; 152 abrevs.; 274 estrangeirismos; glos. 300 termos; 28 x 21 cm; br.; 2a Ed. revisada; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2002; páginas 59 e 140.
             09. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 1.248 p.; 525 caps.; 150 abrevs.; 43 ilus.; 5 índices; 1 sinopse; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 5a Ed.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002; páginas 379, 422, 580 e 757.
             10. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 114, 157, 186 e 754.