O bônus do não é o prêmio, vantagem, lucro, benefício, proveito, logro ou ganho evolutivo haurido pela conscin lúcida, homem ou mulher, ao posicionar-se com determinação contra fatos, posturas, atitudes e tendências desviacionistas, regressivas, automiméticas, dolosas ou anticosmoéticas, apesar da incompreensão das consciências ignorantes quanto à inteligência evolutiva (IE).
Como convive você, leitor ou leitora, com o binômio ônus do não–bônus do não? Você sabe aplicar tal binômio na vivência da lei da economia de bens?
BÔNUS DO NÃO (CRESCENDOLOGIA) I. Conformática Definologia. O bônus do não é o prêmio, vantagem, lucro, benefício, proveito, logro ou ganho evolutivo haurido pela conscin lúcida, homem ou mulher, ao posicionar-se com determinação contra fatos, posturas, atitudes e tendências desviacionistas, regressivas, automiméticas, dolosas ou anticosmoéticas, apesar da incompreensão das consciências ignorantes quanto à inteligência evolutiva (IE). Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O termo bônus deriva do idioma Latim, bonus, “bom”, difundido a partir do idioma Inglês, bonus, com a acepção “remuneração complementar”. Apareceu no Século XIX. A palavra não procede também do idioma Latim, non, “não”. Surgiu no Século XII. Sinonimologia: 1. Bônus da negação cosmoética. 2. Benefícios do ortoposicionamento opositivo. 3. Ganho da contraposição evolutiva. Neologia. As 3 expressões compostas bônus do não inicial, bônus do não intermediário e bônus do não conclusivo são neologismos técnicos da Crescendologia. Antonimologia: 1. Bônus do sim. 2. Perda evolutiva. 3. Pseudoganho. 4. Deficit evolutivo. Estrangeirismologia: o upgrade evolutivo; o plus proexológico; o Evolutionarium. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade dos ortoposicionamentos pessoais. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da recusa cosmoética; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os antipensenes; a antipensenidade; os contrapensenes; a contrapensenidade; os autoortopensenes sobrepujando a média do holopensene grupal; a autopensenização livre de autoculpas. Fatologia: o bônus do não; os acréscimos evolutivos decorrentes da conduta cosmoética; os dividendos subsequentes ao autoposicionamento antagônico às seduções temporais e aos aliciamentos baratrosféricos; a negação do secundário ocioso em favor da prioridade evolutiva; os ganhos decorrentes da autofixação no prioritário; a bonificação evolutiva proveniente do ato de viver no contrafluxo da Socin Patológica; os frutos da escolha pelo caminho mais difícil, porém mais rentável; os logros hauridos pela postura anticorruptora; a autoconsciência quanto ao valor evolutivo dos bônus do não; o descarte da opinião pública; o ônus do bônus do não; a recusa providencial abrindo novas frentes proexológicas; a manutenção do megafoco nas prioridades evolutivas exigindo o ônus do não; as negativas sadias de hoje restaurando as afirmativas ectópicas de outrora; a tares vivenciada; a superação do megatrafar da pusilanimidade; o ato de não recear desagradar; o ato de não confundir posicionamento discordante com acepção de pessoas; o bônus do não fundamentando o exemplarismo do(a) inversor(a) existencial; a autoconsciencialidade a maior pautando as dissenções cosmoéticas; a maxidissidência ideológica; o saldo positivo na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP). Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a autodesassedialidade crescente decorrente da contraposição aos algozes extrafísicos; o ato de abortar os acidentes parapsíquicos pessoais e grupais; a heterodesassedialidade; a aplicação da sinalética energética e parapsíquica; a autoconfiança na equipe extrafísica de amparadores. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo bônus do não–autoinconflitividade; o sinergismo holossomático da conscin autorresoluta; o sinergismo ônus do não–bônus do não; o sinergismo bússola intraconsciencial calibrada–bônus do não; o sinergismo boa vontade–boa intenção–discernimento cosmoético; o sinergismo ortointencionalidade-assertividade; o sinergismo autossustentabilidade energética–autoposicionamento evolutivo. Principiologia: o princípio cosmoético de cada conscin arcar com os resultados das próprias escolhas; o princípio da prioridade compulsória (PPC); o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da descrença; a aplicação do princípio proexológico “isso não é para mim” (omissuper); o princípio do “se não presta, não adianta fazer maquilagem”; o princípio da convivialidade sadia. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código duplista de Cosmoética (CDC); o código grupal de Cosmoética (CGC). Tecnologia: as técnicas da interassistencialidade tarística; as técnicas do exemplarismo cosmoético; as técnicas da evitação do pior; a técnica da banana technique; a técnica do sobrepairamento evolutivo; a técnica da invéxis; as técnicas da desassedialidade interconsciencial; a técnica da fórmula DD (diálogo e desinibição) entre os parceiros evolutivos. Voluntariologia: os voluntários da tares. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Priorologia; o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Despertologia. Efeitologia: os efeitos educativos do não acumpliciamento anticosmoético; os efeitos homeostáticos dos desacordos evolutivos; os efeitos do autoposicionamento de ponta na reurbanização do holopensene planetário; os efeitos sadios da abdicação das autotendências patológicas; os efeitos do Curso Intermissivo nas decisões proexológicas do intermissivista; o efeito halo do acúmulo de negativas evolutivas ao longo da seriéxis. Neossinapsologia: as neossinapses decorrentes da renúncia cosmoética. Ciclologia: o descarte do ciclo patológico da demagogia populista. Enumerologia: o não emancipador; o não restaurador; o não exemplificador; o não cosmoetificador; o não desassediador; o não pacificador; o não revigorante; o não paraprofilático; o não heterocrítico. A não contemporização antievolutiva; a não condescendência anticosmoética; a não subjugação ao Zeitgeist, quando regressivo; a não submissão à pressão holopensênica assediadora; a não assimilação de energias antipáticas, sem a desassimilação subsequente; a não sucumbência aos endossos sentimentais irrefletidos; a não complacência quanto à autopatopensenidade. Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio autoimperdoamento-heteroperdoamento; o binômio custo-benefício; o binômio perdas-ganhos; o binômio abrir mão–sobrepairar; o binômio incoercibilidade–bônus do não; o binômio ação-reação; o binômio autodesassédio-heterodesassédio; o binômio valores convergentes–valores divergentes. Interaciologia: a interação Intencionologia–bônus do não; a interação Holocarmologia-Cosmoeticologia; a interação não individual–não grupal. Crescendologia: o crescendo bônus do não–bônus proexológico; o crescendo determinismo–livre arbítrio; o crescendo crise de crescimento–ônus do não–bônus do não. Trinomiologia: o trinômio renúncia-recusa-renegação; o descarte do trinômio autoculpa-autoinculcação-autovitimização; o trinômio Criteriologia-Paradireitologia-Despertologia; o trinômio Debatologia-Refutaciologia-Argumentologia; o trinômio intenções antagônicas–interesses discordantes–incompatibilidades ideativas; o trinômio Heterocrítica–Impactoterapia–Cosmoética Destrutiva; a anulação do trinômio Perdologia-Caprichologia-Dispersologia. Antagonismologia: o antagonismo conscin vanguardista / conscin reacionária; o antagonismo antipatia cosmoética / simpatia baratrosférica; o antagonismo neopostura / retropostura; o antagonismo saber dizer sim / saber dizer não; o antagonismo autoposicionamento franco / silêncio omissivo; o antagonismo mesméxis / recéxis; o antagonismo ato cosmoeticamente endossável / ato cosmoeticamente repudiável. Paradoxologia: o paradoxo da negação agregadora; o paradoxo cosmoético do antagonismo homeostático; o paradoxo dos revertérios intrafísicos de origem tarística sinalizarem acréscimo positivo na FEP do agente da tares. Politicologia: a democracia vivenciada exigindo o ônus do não. Legislogia: a lei do retorno holocármico; a lei da economia de males; a lei da economia de bens. Filiologia: a neofilia. Fobiologia: a autocriticofobia; a heterocriticofobia. Sindromologia: a evitação da síndrome da Maria vai com as outras. Maniologia: a mania de dar o contra. Holotecologia: a cosmoeticoteca; a eticoteca; a maturoteca; a prioroteca; a mentalsomatoteca; a convivioteca; a pensenoteca. Interdisciplinologia: a Crescendologia; a Antagonismologia; a Contrariologia; a Discordanciologia; a Confrontologia; a Proexologia; a Invexologia; a Paraprofilaxiologia; a Grupocarmologia; a Conviviologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens catalyticus; o Homo sapiens parapaedagogus; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens holomaturologus. V. Argumentologia Exemplologia: bônus do não inicial = os ganhos evolutivos hauridos pela conscin inversora, homem ou mulher, na fase preparatória da autoproéxis; bônus do não intermediário = os ganhos evolutivos hauridos pela conscin, homem ou mulher, na fase executiva da autoproéxis; bônus do não conclusivo = os ganhos evolutivos hauridos pela conscin, homem ou mulher, na fase acabativa da autoproéxis. Culturologia: a cultura da contracultura; a cultura da inversão existencial; o descarte da cultura inútil. Posicionamento. As decisões e escolhas evolutivas exigem do intermissivista posicionamento franco, e não raro, contrário à média dos integrantes do grupocarma, ainda inscientes quanto aos vetores da inteligência evolutiva. Daí nasce o ônus do não ou o preço a ser pago pela conscin lúcida na defesa dos princípios norteadores da Evoluciologia e da Cosmoeticologia. Caracterologia. Eis, na ordem alfabética, para efeito de análise e estudo, por exemplo, 6 trafares capazes de inibir a conscin, homem ou mulher, de bancar e desfrutar do binômio ônus do não–bônus do não: 1. Demagogia: o trinômio hipocrisia-caradurismo-complacência. 2. Dissimulação: o trinômio acobertamento-fingimento-eufemismo. 3. Egocentrismo: o sinergismo defesa da autoimagem protetora–sociosidade. 4. Murismo: o binômio voliciopatia-decidofobia. 5. Pusilanimidade: o trinômio constrangimento-acanhamento-covardia; o binômio evitação deficitária silenciosa–evasiva anticosmoética. 6. Resignação: o trinômio sujeição-submissão-subserviência. Farturologia. O desafio da conscin intermissivista, hoje, em plena Era da Fartura (Ano-base: 2012), não é somente saber dizer não aos envolvimentos regressivos generalizados da sociedade em geral (omissuper), mas também saber dizer sim ao melhor e mais rentável do ponto de vista autoproexológico, dentre as várias opções evolutivas disponíveis na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI). Toda escolha evolutiva impõe naturalmente a renúncia de outras opções. Tal fato crítico exige análise criteriosa por parte do intermissivista, segundo os critérios da Discernimentologia e da lei da economia de bens. Pseudoperda. No universo da Decidologia, importa à conscin lúcida analisar ainda, de modo racional, a qualidade das perdas impostas pelas decisões magnas no desenvolvimento da autopróexis. A pseudoperda aos olhos da conscin amaurótica pode ocultar real ganho evolutivo do ponto de vista da Cosmoética. Taxologia. Sob a ótica da Crescendologia, eis, por exemplo, dispostas na ordem alfabética, 7 possíveis categorias de bônus do não: 1. Energossomatologia: o parabanho energético promovido pela equipex coroando a omissuper. 2. Grupocarmologia: a qualificação das companhias evolutivas no descarte das amizades ociosas. 3. Holocarmologia: a ampliação do livre arbítrio pessoal na evitação de acumpliciamentos anticosmoéticos. 4. Ortopensenologia: a manutenção da ortopensenidade na eliminação da síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB). 5. Parapercepciologia: o extrapolacionismo parapsíquico promovido pelos amparadores ratificando o êxito da assistência fundamentada na Cosmoética Destrutiva. 6. Priorologia: a manutenção do megafoco no essencial a partir do rechaço aos autocaprichos desviacionistas. 7. Serenologia: a autoinconflitividade crescente decorrente da anulação do binômio perturbabilidade-irritabilidade. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o bônus do não, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Autexclusão cosmoética: Cosmoeticologia; Nosográfico. 02. Autodecisão crítica: Autodecidologia; Neutro. 03. Bônus parapsíquico: Crescendologia; Homeostático. 04. Confutaciologia: Contradiciologia; Neutro. 05. Contrariedade: Contrariologia; Homeostático. 06. Desamarração: Conviviologia; Neutro. 07. Escolha evolutiva: Experimentologia; Homeostático. 08. Extrapolacionismo: Evoluciologia; Homeostático. 09. Ganho evolutivo: Autevoluciologia; Homeostático. 10. Intencionologia: Holomaturologia; Neutro. 11. Libertação do clã: Grupocarmologia; Neutro. 12. Limite cosmoético: Cosmoeticologia; Homeostático. 13. Omissuper: Holomaturologia; Homeostático. 14. Ônus decisório: Holomaturologia; Neutro. 15. Princípio do posicionamento pessoal: Autodefinologia; Homeostático. O BÔNUS DO NÃO RESULTA DA APLICAÇÃO DO AUTODISCERNIMENTO E HIPERACUIDADE NOS POSICIONAMENTOS PESSOAIS CRÍTICOS, CHANCELANDO AS AUTEXCLUSÕES EVOLUTIVAS NA CONSECUÇÃO DA AUTOPROÉXIS. Questionologia. Como convive você, leitor ou leitora, com o binômio ônus do não–bônus do não? Você sabe aplicar tal binômio na vivência da lei da economia de bens? M. I. T.