Biografia Cinematográfica

A biografia cinematográfica é o registro em imagens fílmicas com narração, relato, descrição, exposição de fatos particulares e aportes recebidos capaz de retratar o perfil e / ou a personalidade da conscin, homem ou mulher, de modo a favorecer estudo detalhado, pesquisa, observação, investigação e análise sobre os dados apurados.

Você, leitor ou leitora, já considerou as biografias cinematográficas como instrumento de pesquisa? Em caso afirmativo, identificou em alguma delas as recins pessoais prioritárias a serem realizadas?

      BIOGRAFIA CINEMATOGRÁFICA
                                     (BIOGRAFOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A biografia cinematográfica é o registro em imagens fílmicas com narração, relato, descrição, exposição de fatos particulares e aportes recebidos capaz de retratar o perfil e / ou a personalidade da conscin, homem ou mulher, de modo a favorecer estudo detalhado, pesquisa, observação, investigação e análise sobre os dados apurados.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo biografia vem do idioma Grego, biographía, “relato de vidas”, constituído pelos elementos de composição bíos, “vida”, e graphé, “escrita; escrito; convenção; documento; descrição”. A palavra biografia apareceu no Século XIX. O termo cinema vem do idioma Francês, cinéma, e este do idioma Grego, kinéma, “movimento”. Surgiu, no idioma Português, em 1953.
          Sinonimologia: 1. Biografia filmográfica. 2. Cinebiografia. 3. Biografia em projeção audiovisual.
          Neologia. As duas expressões compostas biografia cinematográfica traforista e biografia cinematográfica trafarista são neologismos técnicos da Biografologia.
          Antonimologia: 1. Comédia cinematográfica. 2. Documentário. 3. Ação cinematográfica. 4. Biografia impressa.
          Estrangeirismologia: o trailer movie; o film crew; a life story; o tematic plot; o inventory; a cidade de Hollywood; as biografias no Netflix; a película en color.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à criticidade analítica.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular pertinente ao tema: – Biografia evidencia grupocarma.
          Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
          1. “Biografias. Quem estuda biografias faz, inevitavelmente, comparações existenciais”.
          2. “Biografologia. A Biografologia é a especialidade de pesquisa que investiga melhor o temperamento das consciências”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da pesquisa biográfica; o holopensene do biografado; o materpensene da personalidade biografada; os criticopensenes; a criticopensenidade; os analiticopensenes; a analiticopensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os retropensenes; a retropensenidade; os doxopensenes; a doxopensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; o holopensene da indústria cinematográfica; o holopensene da equipe produtora do filme.
          Fatologia: a biografia cinematográfica; a vida do biografado; a análise de trafores; a análise de trafares; o histórico do biografado na condição de modelo cosmoético ou não; o exemplarismo das recins; a interassistencialidade do biografado; o grupocarma envolvido; a assistência de destino; os acertos grupocármicos; o impacto das ações e decisões do personagem; as pesquisas geradas pelos filmes biográficos; as cinebiografias inspiradas em livros; a comparação entre cinebiografias e biografias escritas; o cotejo entre filmes biográficos; as cinebiografias brasileiras; a ampliação do conhecimento da personalidade humana; a empatia pelo biografado; a contemplação de diferentes realidades; a reflexão sobre a realidade pessoal; a cinebiografia enquanto agente retrocognitora; a biografia construída no dia a dia; os antecedentes pessoais do diretor influenciando a construção dos filmes; os filmes como instrumentos de manipulação; o senso crítico; a biografia enquanto ferramenta educativa; o cinema na condição de propagador de informações; os longametragens como fontes de inspiração; o roteiro; o vestuário; as locações; a biografia filmográfica romantizada; as biografias inverossímeis; a idealização do personagem; as associações de ideias; o Zeitgeist; a análise do perfil do biografado para entendimento do contexto.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a evocação das consciexes envolvidas com o tema; as inspirações dos amparadores extrafísicos; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a assim; a desassim; a projeção consciente (PC) relacionada ao tema; o rapport extrafísico com o grupocarma do biografado; as parassincronicidades assistenciais.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo pesquisa histórica–biografia cinematográfica; o sinergismo cineasta-cinebiografado-telespectador; o sinergismo egocarma-grupocarma; as cenas do filme gerando o sinergismo das evocações; o sinergismo biografofilia-grafofilia; o binômio heteroconhecimento-autoconhecimento.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo; o princípio da intercompreensão; o princípio da descrença (PD); o princípio da percepção pelos sentidos audição e visão; o princípio da afinidade; o princípio da cobaiagem mútua entre as consciências; o princípio da evolução grupal; o princípio da interdependência evolutiva.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria da comunicação; a teoria da Escala Evolutiva das Consciências.
          Tecnologia: a técnica do fichamento das biografias; a técnica do fichamento das cinebiografias aliada às pesquisas complementares; a técnica da autorreflexão; as técnicas de filmagem; a técnica da análise comparativa.
          Voluntariologia: o voluntariado interassistencial pessoal; o voluntariado na Associação Internacional para a Evolução da Consciência (ARACÊ), em Cascável, PR, oportunizando o trabalho voluntário no Cine Pipoca.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; a trajetória de vida sendo laboratório interassistencial.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Cinéfilos; o Colégio Invisível dos Biógrafos; o Colégio Invisível da Comunicologia; o Colégio Invisível da Conscienciometria; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Cosmoética; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Proexologia.
          Efeitologia: o efeito das atitudes individuais no grupocarma; o efeito das escolhas pessoais na proéxis individual; o efeito reflexivo da observação das cenas.
          Neossinapsologia: a análise das biografias gerando neossinapses; as cinebiografias gerando neoideias e neossinapses pesquisísticas.
          Ciclologia: o ciclo da história de vida; o ciclo reflexão–análise crítica; o ciclo problema-enfrentamento-superação; o ciclo esclarecimento–acertos grupocármicos; o ciclo curiosidade-autorreflexão.
          Enumerologia: a cinebiografia informativa; a cinebiografia descritiva; a cinebiografia polêmica; a cinebiografia esclarecedora; a cinebiografia fictícia; a cinebiografia controversa; a cinebiografia investigativa.
          Binomiologia: o binômio assunto-esclarecimento; o binômio biografado-telespectador; o binômio cinebiografado-diretor; o binômio cena-sinalética; o binômio cinema-ideologia; o binômio assim-desassim; o binômio plot–expansão criativa.
          Interaciologia: a interação cinebiografia-biografado; a interação tela-espectador; a interação ator-biografado; a interação atriz-biografada; a interação ficção-realidade; a interação cinema-reflexão; a interação enredo–pesquisa histórica; a interação telespectador intrafísico–telespectador extrafísico–biografado; a interação biografia textual–biografia cinematográfica.
          Crescendologia: o crescendo problema técnico–solução genial; o crescendo liderança intrafísica–liderança multidimensional; a cinebiografia estimulando o crescendo dos debates sobre a vida real.
          Trinomiologia: o trinômio personalidade-biografia-cinebiografia; o trinômio exemplarismo-discernimento-recin; o trinômio amparador-pesquisador-biografado; o trinômio personalidade biografada–equipe produtora–telespectador.
          Polinomiologia: o polinômio enquadramento-som-cor-impacto; o polinômio assistir-sentir-refletir-reciclar; o polinômio da equipe diretor-produtor-ator-cineasta.
          Antagonismologia: o antagonismo vítima / algoz; o antagonismo tristeza / alegria; o antagonismo comédia / tragédia; o antagonismo ficção / realidade; o antagonismo herói / vilão; o antagonismo guerra / paz; o antagonismo timidez / extroversão; o antagonismo racionalidade / emocionalismo; o antagonismo comodismo / liderança; o antagonismo preguiça mental / proatividade evolutiva; o antagonismo cinebiografia assediadora / cinebiografia esclarecedora.
          Paradoxologia: o paradoxo de a cinebiografia emocionalista poder provocar reflexão mentalsomática; o paradoxo de a paz interior poder ser alcançada a partir dos autoconflitos.
          Politicologia: a evoluciocracia; a política dos direitos autorais; a proexocracia; a debatocracia; a autopesquisocracia; a culturocracia.
          Legislogia: os Projetos de Lei com intuito de facilitar o trabalho de biógrafos e cineastas; a lei dos Direitos Humanos; as leis da Paradireitologia; a lei do direito dos biografados; a lei do maior esforço; a lei da sincronicidade; a lei de causa e efeito; a lei do gersismo.
          Filiologia: a cinefilia; a criticofilia; a pesquisofilia; a culturofilia; a reciclofilia; a biografofilia; a historiofilia; a evoluciofilia; a autopesquisofilia; a proexofilia.
          Fobiologia: a biografofobia; a antropofobia; a xenofobia; a cinefobia; a retrofobia; a criticofobia; a heterocriticofobia; a autocriticofobia.
          Sindromologia: a superação da síndrome da alienação; a síndrome da dispersão consciencial promovendo os desperdícios dos aportes recebidos; a síndrome da fantasia.
          Maniologia: a idolomania; o descarte da mania de classificar o cinebiografado como sendo “bonzinho” ou “mau caráter”; a narcisomania.
          Mitologia: o mito de o dessomado virar santo; o mito da reprodução total da realidade: o mito de toda arte ser prejudicial ao mentalsoma.
          Holotecologia: a cinemateca; a videoteca; a filmoteca; a comunicoteca; a mentalsomatoteca; a midiateca; a proexoteca; a parapsicoteca.
          Interdisciplinologia: a Biografologia; a Cinematografia; a Filmologia; a Historiologia; a Culturologia; a Comunicologia; a Criticologia; a Debatologia; a Retribuiciologia; a Proexologia.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin biógrafa; a conscin biografada; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o telespectador; o cineasta; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a telespectadora; a cineasta; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens biographicus; o Homo sapiens multiculturalis; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens criticus; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens illucidus; o Homo sapiens midiaticus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens reflexivus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: biografia cinematográfica traforista = aquela dando primazia às habilidades pró-evolutivas do protagonista; biografia cinematográfica trafarista = aquela dando primazia aos aspectos anticosmoéticos do protagonista.
          Culturologia: a cultura cinematográfica; a cultura de massa; a cultura hollywoodiana; a cultura da Proexologia; a cultura da Conscienciometrologia.
          Discernimento. Independente da qualidade técnica da produção cinematográfica cabe ao telespectador avaliar com discernimento a história da personalidade abordada.
          Taxologia. Eis, a seguir, em ordem alfabética 30 cinebiografias com a respectiva datação de lançamento, sugeridas aos compassageiros evolutivos interessados em realizar auto e heteropesquisas:
          01. A Duquesa (2008): aristocrata perspicaz e inteligente na política, refém do marido déspota.
          02. A Garota Dinamarquesa (2015): pintora dinamarquesa lida com os desafios da mudança de gênero.
          03. A Lista de Schindler (1993): empresário alemão salvou mais de mil judeus durante o Holocausto.
          04. A Teoria de Tudo (2014): cientista astrofísico, portador de doença motora degenerativa, faz descobertas relevantes à Ciência e a Cosmologia.
          05. Ágora (2009): matemática, filósofa e astrônoma grega à frente do tempo.
          06. Amadeus (1984): irreverente músico prodígio, responsável pelas composições mais famosas de todos os tempos.
          07. Bicho de Sete Cabeças (2000): jovem em conflito com o pai é internado em hospital psiquiátrico.
          08. Capote (2005): escritor norte-americano desenvolve estranho laço de afeto com assassinos ao entrevistá-los para escrita de obra.
          09. Clube de Compras Dallas (2013): heterossexual diagnosticado com Aids encontra meio diferenciado da indústria farmacêutica vigente para superar doença.
          10. Coração Valente (1995): heroi escocês do século XIII inicia batalha épica após vivência de drama afetivo pessoal.
          11. Elizabeth (1999): soberana inglesa lidera o país por quase 3 décadas.
          12. Gandhi (1982): líder indiano representante da resistência não-violenta influi na conquista da independência do país.
          13. Hannah Arendt (2012): filósofa alemã de origem judaica, influente do século XX, responsável pela cobertuta do julgamento de criminoso nazista.
          14. Jobs (2005): co-fundador da Apple destacado pela criatividade na “Era da Informática”, no século XXI.
          15. Joy: o Nome do Sucesso (2015): jovem mulher divorciada, com filhos pequenos para criar, realizada virada de sucesso após invenção de acessório doméstico.
          16. Lincoln (2012): presidente norte-americano empenhado a qualquer custo na abolição a escravatura.
          17. Lutero (2003): monge agostiniano torna-se figura central da reforma protestante pelo fato de discordar das ideais da igreja católica.
          18. Maria Antonieta (2006): esposa austríaca do apático herdeiro do trono francês, transparece fascínio e o glamour da corte até a decapitação na guilhotina.
          19. O Discurso do Rei (2010): soberano inglês trabalha com trafar pessoal da comunicação objetivando ganhar a confiança do povo.
          20. O Jogo da Imitação (2014): criptoanalista, matemático e filósofo britânico considerado precursor da computação moderna.
          21. O Lobo de Wall Street (2013): ambicioso corretor da bolsa de valores alcança sucesso financeiro em vida em meio a vícios.
          22. O Mordomo da Casa Branca (2013): mordomo serviu a 8 presidentes na Casa Branca e testemunhou importantes acontecimentos.
          23. O Último Imperador (1987): soberano chinês coroado aos 3 anos foi deposto e preso e, ao fim da vida, torna-se jardineiro em Pequim.
          24. O Último Rei da Escócia (2006): tirano líder de Uganda, responsável pela morte de milhares de pessoas.
          25. Ray (2004): músico brilhante tem a vida marcada pelo sucesso e predisposição a vícios.
          26. Selma: Uma Luta Pela Igualdade (2014): ativista norte-americano defensor dos direitos civis dos negros.
          27. Sniper Americano (2014): atirador americano considerado herói é responsável por dezenas de mortes.
          28. Um Estado de Liberdade (2016): obstinado rebelde durante a guerra civil americana reúne grupo de resistência.
          29. Uma Mente Brilhante (2001): matemático de grande notoriedade vive atormentado por visões sendo diagnosticado com esquisofrenia.
          30. Vida e Obra de Waldo Vieira (2016): médico, odontólogo, polímata e pesquisador independente, propositor da neociência Conscienciologia.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a biografia cinematográfica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático.
          02. Auto-historiografia: Autevoluciologia; Neutro.
          03. Biografofilia: Biografologia; Neutro.
          04. Biografologia: Proexologia; Neutro.
          05. Cinema tarístico: Cinematografologia; Homeostático.
          06. Cinematografia pesquisística: Pesquisologia; Neutro.
          07. Cobaia historiográfica: Para-Historiografia; Neutro.
          08. Culturologia: Intrafisicologia; Neutro.
          09. Documentário: Filmografologia; Neutro.
          10. Estudos fílmicos: Cogniciologia; Neutro.
          11. Inseparabilidade grupocármica: Grupocarmologia; Neutro.
          12. Liderologia: Politicologia; Neutro.
          13. Personalidade complexa: Conscienciometrologia; Neutro.
          14. Personalismo: Parapatologia; Nosográfico.
           15. Técnica de levantamento dos aportes: Autoproexologia; Homeostático.
   AS BIOGRAFIAS CINEMATOGRÁFICAS PODEM SER FERRAMENTAS RIQUÍSSIMAS PARA AUTO E HETERANÁLISE
     DA CONSCIN ATENTA, CAPAZ DE FAVORECER, PELA
    VONTADE, RECICLAGENS INTRACONSCIENCIAIS REAIS.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já considerou as biografias cinematográficas como instrumento de pesquisa? Em caso afirmativo, identificou em alguma delas as recins pessoais prioritárias a serem realizadas?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas;19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 288.
           2. Idem, Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 123.
                                                                                                                P. B. N.