Biografema

O biografema é o detalhe, minúcia, particularidade ou unidade de medida conscienciométrica da história de vida de determinada personalidade (Biografologia), homem ou mulher, capaz de revelar, demonstrar, anatomizar e diagnosticar características evolutivas essenciais da consciência em foco (Intraconscienciologia).

Você, leitor ou leitora, já se dedicou às investigações biografológicas detalhistas? Detém conhecimento da técnica do biografema? Quais os proveitos evolutivos daí derivados?

      BIOGRAFEMA
                              (CONSCIENCIOMETROLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O biografema é o detalhe, minúcia, particularidade ou unidade de medida conscienciométrica da história de vida de determinada personalidade (Biografologia), homem ou mulher, capaz de revelar, demonstrar, anatomizar e diagnosticar características evolutivas essenciais da consciência em foco (Intraconscienciologia).
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo biografia vem do idioma Grego, biographía, “relato de vidas”, constituído pelos elementos de composição bíos, “vida”, e graphé, “escrita; escrito; convenção; documento; descrição”. Surgiu no Século XIX. O sufixo ema procede também do idioma Grego, ema, formador de termos técnicos científicos.
          Sinonimologia: 1. Unidade mínima biografológica. 2. Menor unidade biográfica aferível. 3. Detalhe biografológico. 4. Conscienciografema.
          Neologia. As duas expressões compostas biografema monovisiológico e biografema cosmovisiológico são neologismos técnicos da Conscienciometrologia.
          Antonimologia: 1. Biografia. 2. Cosmovisão biográfica. 3. Análise holobiográfica. 4. Biografia grupal. 5. Parabiografema. 6. Morfema. 7. Lexema. 8. Sema.
          Estrangeirismologia: a biografia ad summum; os fatores decisivos do memento mori; o checkup holossomático; as pistas quanto ao background consciencial; o acid test da Cosmoética alheia; a Anschauung holobiográfica; os findings grupocarmológicos; o Retrocognitarium; o Parapesquisarium; o Cognitarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Conscienciometrologia Evolutiva.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular capaz de sintetizar o assunto:
– Biografema: unidade conscienciometrológica.
          Coloquiologia: a avaliação da vidobra consciencial; o biografema enquanto ponta do iceberg biografológico; o minifato consciencial falando por si; o detalhe biográfico saltando aos olhos do investigador.
          Citaciologia. Eis frase do filósofo francês Roland Barthes (1915–1980) pertinente ao tema: – Se eu fosse escritor e estivesse morto, como gostaria que minha vida se reduzisse, pelos cuidados de um biógrafo amistoso e desenvolto, a alguns detalhes, a alguns gostos, a algumas inflexões, ou seja, a ‘biografemas’ cuja distinção e mobilidade pudessem viajar sem destino”.
          Proverbiologia. Eis provérbio da Antiguidade relacionado ao tema: – Ab ungueus leo.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Conscienciometrologia; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os doxopensenes; a doxopensenidade; os analiticopensenes; a analiticopensenidade; o pensene enquanto unidade de medida da manifestação consciencial; a interfusão holopensênica biógrafo-biografado; o esquadrinhamento materpensênico heteroconscienciométrico.
          Fatologia: o biografema; a unidade conscienciométrica de determinada biografia; a medida biografológica; a métrica consciencial; o biograma evolutivo; a impressão digital proexológica; o acribômetro consciencial; o micrótomo biografológico funcional; os pequenos detalhes dizendo muito sobre a personalidade; o inventário das sutilezas conscienciais; a dificuldade pesquisística da análise da intimidade consciencial; o biografema podendo constituir verdadeira síntese conscienciométrica; a análise materpensenológica pelo detalhe etológico; as gotas etológicas demonstrando o conteúdo consciencial; as variáveis escolhidas para realizar a análise de determinada vida; a sopesabilidade evolutiva contextualizada; as perguntas superpertinentes; as pesquisas biográficas diretas e indiretas; as fontes documentais primárias e secundárias; a importância dos relatos de fontes de convivência (familiares; amigos; colegas profissionais); o vocabulário empregado pela conscin-cobaia; o cuidado com a leitura dos textos traduzidos; as folhas de avaliação do Conscienciograma; a prioridade do estudo de biografias no contexto da Maxiproexologia; as retroideias inatas da personalidade-chave; a curiosidade conscienciogramática; as idiossincrasias conscienciais; os detalhes controvertidos; a singeleza do hábito revelando a inteireza da consciência; o diagnóstico dos erros evolutivos crassos, cosmoeticamente indefensáveis; as induções interconscienciais a partir do exemplarismo; o ato de saber decifrar a personalidade; a inteligibilidade dos sinais conscienciais; o sinal patognomônico do nível de (anti)cosmoética de outrem; as pesquisas sobre o nível de influência do Zeitgeist histórico (Mesologia); a antiestigmatização proporcionada pelas investigações cosmoéticas do biografema; o curso Biografologia (APEX); os debates tarísticos do Círculo Mentalsomático do CEAEC (Tertuliarium); a Parassemiologia Evolutiva.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a análise da sinalética energética e parapsíquica alheia; a importância das dileções paragenéticas; o espelhamento interconsciencial interexistencial; as escalas evoluciométricas; o metro seriexogênico; o uso consciente dos evoluciógrafos conscienciológicos pelo seriexólogo; a paracaptação retrocognitiva adredemente planejada (Parabiografologia); a papiloscopia parapsíquica interconsciencial; os biografemas enquanto possíveis elementos norteadores das pesquisas de personalidade consecutiva; as autoinvestigações quanto ao especialismo holobiográfico a partir da leitura de biografias afins; o ato de saber inferir e aferir os indícios do palimpsesto paragenético; o prognóstico seriexológico a partir do diagnóstico paraconscienciométrico; as singularidades explicitadoras do patamar evolutivo da conscin; as evocações holopensênicas e interconscienciais inevitáveis; as projeções assistidas parainvestigativas; a relação grupocármica entre o biógrafo, o biografado e o amparador de função; a vivência de sincronicidades multidimensionais; a perspicuidade heteroparaconscienciométrica cosmoética enquanto treino inicial para a condição de orientador evolutivo (Evoluciologia).


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo heterexemplo consciencial–autacerto proexológico; o sinergismo holobiográfico parapatológico nódulo holomnemônico–estigma paragenético.
          Principiologia: o princípio evolutivo da afinidade grupocármica; o aprendizado a partir do princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
          Codigologia: o código grupal de Cosmoética (CGC); a avaliação dos códigos de conduta do biografado.
          Teoriologia: a teoria da seriéxis; a teoria da consciência poliédrica; a teoria dos traços conscienciais compostos; a teoria dos poderes conscienciais; a teoria derivada da Escala Evolutiva das Consciências; a teoria dos 7 cês; a teoria do infiltrado cosmoético.
          Tecnologia: a técnica da análise comparatória interseriexológica; a técnica da autocobaia seriexológica; a técnica dos 50 dicionários biográficos; a técnica do detalhismo aplicada à Proexologia; a técnica da saturação mental parapsíquica (Retrocognitarium); a técnica do cotejo de detalhes interseriexológicos; a técnica da conscin-cobaia voluntária (CONSCIUS).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico das retrocognições; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Parageneticologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico do cosmograma; o laboratório conscienciológico da sinalética energética.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Biografologia; o Colégio Invisível da Seriexologia; o Colégio Invisível da Para-Historiografia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Epiconologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia.
          Efeitologia: o efeito tarístico do heterocompléxis; o efeito cognitivo dos biografemas; o efeito seriexológico dos exemplos históricos; o efeito autorrevezamental das gescons; o efeito interassistencial da conscin-cobaia voluntária; o efeito cosmovisiológico da Detalhismologia; o efeito pró-compléxis da Retrocogniciologia Teática.
          Neossinapsologia: as neossinapses derivadas das pesquisas biográficas sob o paradigma consciencial.
          Ciclologia: o ciclo evolutivo da Holorresomatologia; o ciclo autocrítica-heterocrítica-grupocrítica-omnicrítica-megautocrítica.
          Enumerologia: o fragmento biográfico; o detalhe biográfico; o pormenor biográfico; a minúcia biográfica; a nuança biográfica; a particularidade biográfica; a unidade biográfica. O vestígio consciencial; a pegada consciencial; o rastro consciencial; o encalço consciencial; o traço consciencial; o indício consciencial; o sinal consciencial.
          Binomiologia: o binômio biografema-morfema; o binômio vida-obra; o binômio Passadologia-Proexologia; o binômio identidades grupocármicas–incompatibilidades intraconscienciais; o binômio tendências conscienciais–repetições etológicas; o binômio avanço-regressão; o binômio holossoma-temperamento; o binômio psicossoma-mentalsoma.
          Interaciologia: a interação vida do pensamento (Gesconologia)–pensamento da vida (Biografologia).
          Crescendologia: o crescendo evolutivo; o crescendo na eliminação de automimeses dispensáveis; o crescendo erro passadológico–acerto maxiproexológico; o crescendo resgate biográfico (Conscienciometrologia)–resgate extrafísico (Interassistenciologia).
          Trinomiologia: o trinômio (trio) biografado-biógrafo-amparador; o trinômio admiração traforística–discordância trafarística–convívio cosmoético; a análise biográfica quanto à tríade da erronia, sintetizada no trinômio omissão deficitária–engano óbvio–erro propriamente dito.
          Polinomiologia: o polinômio etológico postura-olhar-voz-gesto.
          Antagonismologia: o antagonismo heterexemplos imitáveis / heterexemplos evitáveis; o antagonismo biografia sintética / biografia cosmovisiológica; o antagonismo biografia técnica / biografia romanceada; o antagonismo biografia intelectual / biografia artística; o antagonismo biografia convencional / biografia conscienciológica; o antagonismo síntese / análise; o antagonismo autobiografia / heterobiografia; o antagonismo fatos / versões.
          Paradoxologia: o paradoxo da unidade; o paradoxo para-historiográfico da heteropesquisa poder gerar a autorretrocognição.
          Politicologia: a meritocracia evolutiva.
          Legislogia: a lei do retorno; as leis da Proexologia; as leis da Parageneticologia; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei de ação e reação; as leis do Cosmos (Parassincronologia); as leis da Conviviologia.
          Filiologia: a analiticofilia; a bibliofilia; a conscienciofilia; a historiofilia; a cognofilia; a pesquisofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: a criticofobia.
          Sindromologia: a síndrome da automimese fossilizadora.
          Maniologia: a investigação das manias conscienciais através da Biografologia.
          Holotecologia: a biografoteca; a consciencioteca; a detalhismoteca; a historioteca; a cognoteca; a proexoteca; a elencoteca.
          Interdisciplinologia: a Conscienciometrologia; a Biografologia; a Personologia; a Caracterologia; a Elencologia; a Proexologia; a Detalhismologia; a Paraprosopografologia; a Holossomatologia; a Temperamentologia; a Personologia; a Evoluciologia; a Seriexologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a autocobaia seriexológica; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a semiconsciex.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente autorretrocognitor; o atacadista consciencial; o pesquisador-sensitivo; o homem racional; o voluntário assistencial; o tenepessista; o projetor consciente; o epicon lúcido; o seriexólogo; o teleguiado autocrítico; o evoluciólogo.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente autorretrocognitora; a atacadista consciencial; a pesquisadora-sensitiva; a mulher racional; a voluntária assistencial; a tenepessista; a projetora consciente; a epicon lúcida; a seriexóloga; a teleguiada autocrítica; a evolucióloga.
          Hominologia: o Homo sapiens biographicus; o Homo sapiens cobaya; o Homo sapiens coperquisitor; o Homo sapiens avaliator; o Homo sapiens syntheticus; o Homo sapiens conscientiometra; o Homo sapiens holomnemonicus; o Homo sapiens intermissivus; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens cognitor; o Homo sapiens evolutiologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: biografema monovisiológico = a abordagem pesquisística eletronótica a determinado detalhe essencial da manifestação consciencial do biografado, homem ou mulher; biografema cosmovisiológico = a abordagem parapesquisística conscienciológica a determinado detalhe essencial da manifestação consciencial do biografado, homem ou mulher.
          Culturologia: a cultura da Conscienciometrologia Evolutiva.
          Detalhismo. No tocante à Evoluciologia, eis ordenados alfabeticamente, por exemplo, dentre outros, 50 temas prioritários, cujos detalhes envolvidos, direta ou indiretamente, na manifestação consciencial podem ser investigados durante as pesquisas conscienciométricas concernentes aos biografemas:
          01. Acidentes.
          02. Aleivosias.
          03. Assédio.
          04. Atributologia.
          05. Belicismo.
          06. Bibliologia.
          07. Cifrões.
          08. Criminologia.
          09. Docência.
          10. Egolatria.
          11. Escravagismo.
          12. Etnia.
          13. Fitoconvivialidade.
          14. Genética.
          15. Grafologia.
          16. Grupocarma.
          17. Habitologia.
          18. Heuristicalidade.
          19. Hipismo.
          20. Hobbies.
          21. Iniciações.
          22. Ludologia.
          23. Manias.
          24. Martirização.
          25. Matemática.
          26. Megafoco (leitmotiv).
          27. Memoricídio.
         28. Monarquismo.
         29. Montaria (arte venatória).
         30. Mundividência.
         31. Omissões.
         32. Pacifismo.
         33. Parafenomenologia.
         34. Pedofilia.
         35. Perdularismo.
         36. Poliglotismo.
         37. Polimatia.
         38. Preceptoria.
         39. Psicopatologia.
         40. Religiosidade.
         41. Resiliência.
         42. Retratações.
         43. Rivalidades.
         44. Tragédias.
         45. Turismo.
         46. Tabagismo.
         47. Volataria (falcoaria).
         48. Voluntariado.
         49. Xenofobia.
         50. Zooconvivialidade.
         Mensuração. Considerando a Biografologia, a mensuração da performance existencial exige o estabelecimento de unidades de medida correspondentes aos indicadores pertinentes, com os respectivos parâmetros a serem avaliados.
         Exemplificação. Nesse sentido, e observando a Taxologia, eis, ordenados alfabeticamente, 25 instrumentos hipotéticos capazes de orientar as pesquisas biográficas quanto à intensidade dos detalhes essenciais da manifestação consciencial:
         01. Anticonflitômetro: a incidência biográfica de megaeuforizações, a unidade de medida da imperturbabilidade consciencial.
         02. Autopesquisômetro: a incidência biográfica de recins continuadas, a unidade de medida da autocientificidade.
         03. Coerenciômetro: a incidência biográfica de nexopensenes, a unidade de medida da megacoerência pessoal.
         04. Conscienciometrômetro: a incidência biográfica de autodiagnósticos, a unidade de medida da Conscienciometrologia.
         05. Conviviômetro: a incidência biográfica de maturidade no emprego do livre arbítrio, a unidade de medida da inteligência evolutiva.
         06. Cosmoeticômetro: a incidência biográfica de incorruptibilidade pessoal, a unidade de medida da ortótes.
         07. Despertômetro: a incidência biográfica de auto e heterodesassédios, a unidade de medida da Despertologia.
         08. Energômetro: a incidência biográfica de domínio energético (EV), a unidade de medida da higidez holossomática.
         09. Evoluciômetro: a incidência biográfica de primeneres, a unidade de medida da Holocarmologia.
         10. Gesconômetro: a incidência biográfica de grafopensenes, a unidade de medida da autobiografia.
         11. Interassistenciômetro: a incidência biográfica de assistidos pela tares, a unidade de medida da interassistencialidade.
          12. Intrafisicômetro: a incidência biográfica de compléxis, a unidade de medida da Intrafisicologia.
          13. Invenciômetro: a incidência biográfica de hiperpensenes, a unidade de medida da Heuristicologia.
          14. Invexômetro: a incidência biográfica de precocidades, a unidade de medida da Invexologia.
          15. Maturômetro: a incidência biográfica de trafores óbvios, a unidade de medida da holomaturidade.
          16. Neoverponômetro: a incidência biográfica de neoideias (neoverpons), a unidade de medida da Mentalsomatologia.
          17. Nosômetro: a incidência biográfica de patopensenes, a unidade de medida da Parapatologia.
          18. Parapercepciômetro: a incidência biográfica de parapercepções, a unidade de medida do parapsiquismo.
          19. Percucienciômetro: a incidência biográfica de recuperação de cons, a unidade de medida da lucidez.
          20. Proexômetro: a incidência biográfica de metas evolutivas, a unidade de medida da Proexologia.
          21. Profilaxômetro: a incidência biográfica de prevenções, a unidade de medida da Paraprofilaxiologia.
          22. Psicossômetro: a incidência biográfica de satisfações benévolas, a unidade de medida da maturidade emocional.
          23. Recexômetro: a incidência biográfica de renovação consciencial através de neopensenes, a unidade de medida da neofilia.
          24. Seriexômetro: a incidência biográfica de seripensenes, a unidade de medida do Ciclo Multiexistencial Pessoal (CMP).
          25. Simulcognômetro: a incidência biográfica de fluxopensenes, a unidade de medida das sincronicidades multidimensionais (interatividades cósmicas).
          Conformaticologia. No tocante à Metaforologia, as investigações do biografema podem ser arroladas no campo semântico das metonímias, ao tomar, por exemplo, a parte pelo todo, a consequência pela causa, a qualidade pelo qualificado, a morada pelo morador, a obra pelo autor, a onomástica pelo hábito, o quadro pelo pintor, a música pelo compositor, além de inúmeras outras possibilidades capazes de demonstrar a importância dos detalhes na fixação semântica das realidades envolvidas na manifestação consciencial em geral.
          Contraponto. Segundo a Discernimentologia, é sempre bom lembrar do poder enganador das aparências intrafísicas nas investigações conscienciométricas.
          Ortodisfarce. Por exemplo, as ocorrências das controvertidas tarefas proexológicas assumidas pelas consciexes evolutivamente mais maduras ao se infiltrarem, cosmoeticamente, em holopensenes grupocármicos hostis, difíceis e baratrosféricos a fim de ajudar na reurbanização de tais condições a partir do trabalho interassistencial centrípeto (depuração holopensênica).
          Cosmovisão. Daí ser mais cosmoético pautar as análises conscienciométricas nas abordagens holossomáticas, multidimensionais e seriexológicas, próprias da coxia evolutiva, visando aumentar a cosmovisão e diminuir os apriorismos nas conclusões quanto às heterocríticas biografológicas alheias. Mini-heterocríticas requerem megautocriticidade.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o biografema, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01.   Autavaliação sintética: Autoconscienciogramologia; Homeostático.
           02.   Autobiografia técnica: Autopesquisologia; Neutro.
           03.   Autoparanálise: Autoparaconscienciometrologia; Neutro.
           04.   Biografologia: Proexologia; Neutro.
           05.   Detalhe decisivo: Cosmossintesologia; Neutro.
           06.   Holanálise da conscin: Holomaturologia; Homeostático.
           07.   Lição de vida: Conviviologia; Neutro.
           08.   Medida conscienciológica: Conscienciometrologia; Neutro.
           09.   Palimpsesto consciencial: Parageneticologia; Neutro.
           10.   Paradoxo da unidade: Paradoxologia; Neutro.
           11.   Parassemiologia do evoluciólogo: Evoluciologia; Homeostático.
           12.   Parautobiografia: Parageneticologia; Homeostático.
           13.   Personalidade complexa: Conscienciometrologia; Neutro.
           14.   Síntese caracterial: Perfilologia; Neutro.
           15.   Síntese conscienciométrica: Conscienciometrologia; Neutro.
   A ANÁLISE HOLOCONSCIENCIOMÉTRICA DE QUALQUER
   CONSCIN PELOS BIOGRAFEMAS PODE SER REALIZADA
    DE MODO PRECISO PELA ENUMERAÇÃO PANORÂMICA
    DE PORMENORES PRECIOSOS (PERCUCIENCIOLOGIA).
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já se dedicou às investigações biografológicas detalhistas? Detém conhecimento da técnica do biografema? Quais os proveitos evolutivos daí derivados?
           Bibliografia Específica:
           1. Dosse, François; O Desafio Biográfico: Escrever uma Vida (Le Pari Biographique: Écrire une Vie); revisora Marilena Vizentin; trad. Gilson César Cardoso de Souza; 440 p.; 6 caps.; 1.718 notas; 403 refs.; ono.; 25,5 x 18 cm; br.; Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP); São Paulo, SP; 2009; páginas 11 a 54, 80 a 122, 306 a 314 e 361 a 410.
           2. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 464 a 470.
                                                                                                                        P. F.