Binômio Psiquiatria-Conscienciologia

O binômio Psiquiatria-Conscienciologia é a análise técnica conjunta, comparativa entre as duas Ciências, para estabelecer conexões e aproximações simples e complexas, bem como desconexões e distanciamentos paradigmáticos, buscando a ampliação do entendimento e maior eficiência no tratamento das psico e parapsicopatologias.

Você, leitor ou leitora, vislumbra a exequibilidade do binômio Psiquiatria-Conscienciologia? Quais as vantagens identificadas?

      BINÔMIO         PSIQUIATRIA-CONSCIENCIOLOGIA
                                   (INTEGRACIOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. O binômio Psiquiatria-Conscienciologia é a análise técnica conjunta, comparativa entre as duas Ciências, para estabelecer conexões e aproximações simples e complexas, bem como desconexões e distanciamentos paradigmáticos, buscando a ampliação do entendimento e maior eficiência no tratamento das psico e parapsicopatologias.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O termo binômio vem do idioma Latim, binomius, constituído por bis, “dois”, e nomen, “nome; em nome de; da parte de; relativo à alguma pessoa; palavra; expressão; termo”. Surgiu no Século XIX. A palavra psiquiatria provém do idioma Francês, psychiatrie, sendo constituída pelos elementos de composição do idioma Grego, psykh, de psykhé, “alento; sopro de vida; alma”, e iatrós, “médico”. Apareceu em 1873. O vocábulo consciência deriva do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire,“ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII. O elemento de composição logia procede do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
         Sinonimologia: 1. Interação Psiquiatria-Conscienciologia. 2. Integração PsiquiatriaConscienciologia. 3. Interdisciplinaridade Psiquiatria-Conscienciologia. 4. Sinergismo Psiquiatria-Conscienciologia. 5. Transdisciplinaridade Psiquiatria-Conscienciologia.
         Neologia. As 3 expressões compostas binômio Psiquiatria-Conscienciologia, binômio primário Psiquiatria-Conscienciologia e binômio avançado Psiquiatria-Conscienciologia são neologismos técnicos da Integraciologia.
         Antonimologia: 1. Psiquiatria. 2. Conscienciologia. 3. Antipsiquiatria. 4. Consciencioterapia. 5. Neuropsiquiatria. 6. Neuroconscienciologia.
         Estrangeirismologia: a pequenez do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) diante da consciência multidimensional; o princípio ético da Medicina “First, do no harm”.
         Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à saúde holossomática.
         Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular afeito ao tema: – Psiquiatria: Dermatologia Consciencial.
         Coloquiologia. Eis o dito popular: – De médico e louco todo mundo tem um pouco.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da Integraciologia; os patopensenes; a patopensenidade; os batopensenes; a batopensenidade; os exopensenes; a exopensenidade; os andropensenes; a andropensenidade; os ginopensenes; a ginopensenidade; o holopensene das instituições psiquiátricas; o predomínio do pen desequilibrado repercutindo nas patologias do sen e do ene do pensene.
         Fatologia: o estudo integral da consciência embasando o entendimento das patologias humanas; a limitação dos diagnósticos das manifestações ectópicas da conscin de acordo com os casos catalogados da Psiquiatria; as manifestações de assédio induzindo o diagnóstico psiquiátrico; os redutores do autodiscernimento em relação ao transtorno psiquiátrico; a Conscienciologia complementando os gaps conceituais e caracterológicos do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV) e da Classificação Internacional das Doenças (CID-10); o código F44.3 (transtornos de transe e possessão) da CID-10; o aumento do número de consréus; as situações de vida desencadeando as patologias psiquiátricas; a visão cosmovisiológica das patologias humanas; as comorbidades clínicas agravando as patologias psiquiátricas; as recéxis e recins essenciais para a remissão do diagnóstico psicopatológico; a autoimagem distorcida; o impacto da dinâmica familiar na conscin; os traumas; a condição ambígua da Internet enquanto educadora e deseducadora sobre saúde mental; a influência da religião no aparecimento e na contenção da psicopatologia; o cuidado com o não acumpliciamento frente a políticas de saúde, protocolos de tratamento e consensos de diagnóstico; a manipulação dos resultados de pesquisa pela indústria farmacêutica; a interprisão no erro diagnóstico e consequentemente terapêutico; o cuidado na evitação do generalismo somático e fisiológico quanto às doenças conscienciais; o cuidado com a psicologização e psiquiatrização de tudo; a ignorância ignorada sobre a doença mental; a farmacopeia psiquiátrica como atenuadora do sofrimento psíquico; a prescrição psiquiátrica; o controle oficial das medicações psicofarmacológicas; o autodiagnóstico da realidade intraconsciencial; a autossuperação possível pela autoconscientização da própria realidade consciencial; o fato de, a rigor, só existir autocura, mas o uso de medicação psicofarmacológica ser essencial para a melhora; o prejuízo econômico bilionário das doenças mentais; as fraudes nas perícias para auxílio-doença no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS); a falta de peritos médicos com formação na área de saúde mental; a atenção ao prejuízo das funções laborativas e sociais influindo na realização da programação existencial; os cursos das Instituições Conscienciocêntricas (ICs); os cursos de Autoconscienciometria; os cursos da Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC); a ampliação do entendimento a respeito da Psicopatologia através das premissas do paradigma consciencial.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático possibilitando a reorganização sináptica e o equilíbrio neuroquímico cerebral; o desenvolvimento da sinalética energética e parapsíquica pessoal; as assimilações energéticas desapercebidas; as semipossessões; as possessões malignas; a educação sobre bioenergias no contexto da vida cotidiana; os psicofármacos enquanto bloqueadores temporários ou permanentes do parapsiquismo; os bolsões extrafísicos; o consultório extrafísico; o continuísmo nas dinâmicas parapsíquicas.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo tratamento psiquiátrico–tratamento consciencioterápico; o sinergismo Medicina Tradicional Chinesa (MTC)–tratamento psiquiátrico–estudo da Conscienciologia; o sinergismo tratamento psiquiátrico–tratamento paracirúrgico; o sinergismo Fisiopatologia-Parafisiopatologia.
          Principiologia: o princípio da afinidade consciencial; o princípio “quem é menos doente assiste ao mais doente”; o princípio da autocura.
          Codigologia: o código de ética médica; o código deontológico das demais profissões da área da saúde; o código pessoal de Cosmoética (CPC); a pequenez dos Códigos Penais ante o Paradireito e a Cosmoética.
          Teoriologia: a teoria psicanalítica; as teorias psicológicas; a teoria do pensene exemplificada nas avaliações psicopatológicas; a teoria das interprisões grupocármicas; a teoria da coerência; a teoria dos gargalos; a teoria da Reurbex.
          Tecnologia: as técnicas da Psicologia Positiva; a técnica Eye Movement Desensitization and Reprocessing (EMDR); a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica do arco voltaico craniochacral; a técnica da Higiene Consciencial; a técnica da assim; a técnica da desassim; a técnica do acoplamento áurico; a técnica da clarividência; a técnica do Curso Conscin-trafor da CONSCIUS.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico nas ICs; o voluntariado conscienciológico na Organização Internacional de Consciencioterapia; a amplificação da cosmovisão através do voluntariado conscienciológico na União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais (UNICIN); o voluntariado conscienciológico na Dinâmica Interassistencial de Paracirurgia; o voluntariado conscienciológico na equipe do Apoio a Voluntários e Alunos (AVA).
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; a conclusão proveitosa do experimento no laboratório conscienciológico Serenarium como prova de razoável saúde mental; o laboratório conscienciológico da Paragenética; o laboratório conscienciológico das retrocognições; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da sinalética energética e parapsíquica; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Parageneticologia; o Colégio Invisível da Parafenomenologia; o Colégio Invisível da Dessomatologia; o Colégio Invisível da Neuroconscienciologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia.
         Efeitologia: o efeito da vontade enquanto primeiro poder da consciência; o efeito do pensene no adoecimento e recuperação das patologias; o efeito positivo da reeducação de hábitos pensênicos; o efeito das medicações; o efeito autocurativo das psicoterapias; o efeito autocurativo da Consciencioterapia; o efeito propulsor da participação na condição de conscin-cobaia; os efeitos fisiológicos e parafisiológicos óbvios do EV à conscin lúcida.
         Neossinapsologia: o entendimento da Fisiologia Humana e Parafisiologia na criação de neossinapses; os cursos de campos bioenergéticos e dinâmicas parapsíquicas facilitadores da limpeza sináptica e parassináptica; a imersão no útero mentalsomático (Holociclo) proporcionando reestruturação das sinapses e parassinapses.
         Ciclologia: o ciclo das recorrências da doença mental; o ciclo das recidivas da doença mental; a quebra no ciclo da patologia.
         Binomiologia: o binômio Psiquiatria-Conscienciologia; o binômio Psiquiatria-Consciencioterapia; o binômio Psiquiatria-Autoconscienciometria; o binômio cérebro-paracérebro; o binômio profissional de saúde mental–consciencioterapeuta; o binômio profissional de saúde mental–conscienciômetra; o binômio autoculpa–doença mental; o binômio autoculpa–doença física; o binômio Higiene Consciencial–saúde holossomática.
         Interaciologia: a complexidade da análise da interação pobreza–doença mental; a interação reabilitação dos sofrimentos mentais–reabilitação das crises existenciais; a interação unidade de internação psiquiátrica–OIC; a interação serviços de saúde–OIC; a interação profissionais de saúde–ICs; as interações medicamentosas; as confusões na interação psiquismo-parapsiquismo.
         Crescendologia: o crescendo estudo–treinamento técnico–prática clínica–supervisão–reestudo.
         Trinomiologia: o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento; o trinômio egoísmo-orgulho-adoecimento; o trinômio sexo-dinheiro-poder; o trinômio Paragenética-Genética-Mesologia; o trinômio autopercepção–autocognição–autoimagem atualizada; o trinômio CONSCIUS-OIC-APEX.
         Polinomiologia: o fortalecimento do polinômio autoconceito-autoimagem-autestima-autoconfiança; o polinômio remissivo autocognição-autacareação-autoconscienciometria-autoconsciencioterapia; o polinômio estudo formal–estudo médico–estudo psiquiátrico–estudo conscienciológico; o polinômio Neurologia-Psicologia-Psiquiatria-Conscienciologia; o polinômio Psiquiatria-Conscienciometria-Consciencioterapia-Proexologia.
         Antagonismologia: o antagonismo evitável Psiquiatria / Conscienciologia; o antagonismo Medicina Tradicional / Medicina Consciencial.
         Paradoxologia: o paradoxo de às vezes a consciência piorar antes de melhorar; o paradoxo de a parapatologia secular intraconsciencial, com repercussão multiveicular, poder necessitar da atuação medicamentosa no veículo mais rudimentar para evitar o prejuízo na realização das atividades pró-evolutivas.
         Politicologia: a política da boa vizinhança entre as especialidades médicas; as políticas públicas feitas para servirem a interesses escusos; a falta de vontade política para resolver a questão da gestão da saúde pública; a impunidade dos corruptores das políticas de saúde; a conscienciocracia; a assistenciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço; a lei de causa e efeito; a lei da interassistencialidade como catalisadora evolutiva.
          Filiologia: a neofilia; a raciocinofilia; a paradireitofilia; a cosmoeticofilia.
          Fobiologia: a hipótese da tanafobia como a base de todos os medos; as fobias sociais e específicas; a fobia de remédio; a fobia de estigma psiquiátrico; a fobia de psiquiatra; a fobia da internação psiquiátrica; a fobia de nunca mais se curar; a fobia de enlouquecer (perder o controle).
          Sindromologia: a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB); as inúmeras síndromes psiquiátricas (demencial, amnéstica, depressiva, psicótica).
          Maniologia: o transtorno obsessivo compulsivo (TOC); a toxicomania; os transtornos do impulso; a mania de abandonar os tratamentos.
          Mitologia: a quebra do mito do fantasma da máquina; o mito do portador de doença mental ser a própria doença; a quebra do mito da heterocura; o mito de todos os remédios psiquiátricos serem viciantes; o mito de o silêncio resolver os conflitos; o mito de a Psiquiatria ser somente para “louco”.
          Holotecologia: a consciencioteca; a fenomenoteca; a psicopatoteca; a nosoteca; a medicinoteca; a psicossomatoteca; a psicologoteca; a farmacoteca; a parapsicoteca.
          Interdisciplinologia: a Integraciologia; a Psiquiatria; a Metapsiquiatria; a Psicologia; a Conscienciometrologia; a Consciencioterapia; a Experimentologia; a Energossomatologia; a Parapercepciologia; a Pensenologia; a Neuroconscienciologia; a Cosmoeticologia; a Conscienciologia; a Interassistenciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o epicon; o ser desperto.
          Masculinologia: o paciente; o evoluciente; o deprimido; o bipolar; o dependente químico; o psicótico; o possesso; o possessor; o psicopata; o falseador; o psicólogo; o psiquiatra; o professor; o pai; o pesquisador; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conscienciólogo.
          Femininologia: a paciente; a evoluciente; a deprimida; a bipolar; a dependente química; a psicótica; a possessa; a possessora; a psicopata; a falseadora; a psicóloga; a psiquiatra; a professora; a mãe; a pesquisadora; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a consciencióloga.
          Hominologia: o Homo sapiens pathologicus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens traforisticus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens homeostaticus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens desobsidiator; o Homo sapiens serenissimus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: binômio primário Psiquiatria-Conscienciologia = o cotejo entre as duas ciências ainda de modo superficial, sob o enfoque predominante do paradigma científico cartesiano; binômio avançado Psiquiatria-Conscienciologia = o cotejo entre as duas ciências de modo aprofundado promovendo sinergia e amplificação dos conhecimentos, sob o enfoque predominante do paradigma consciencial.
          Culturologia: a cultura da intratabilidade da doença mental; a cultura de as doenças mentais precisarem somente de remédios para serem tratadas; a cultura de os problemas mentais serem estritamente biológicos; a cultura de a Conscienciologia ser panaceia universal.
          Desafio. Vale incluir a visão conscienciológica dentre o rol de hipóteses diagnósticas a serem consideradas nas avaliações em saúde mental, buscando analisar o indivíduo enquanto consciência multidimensional, pluriexistencial e multiveicular.
          Taxologia. Eis, em ordem alfabética, 17 patologias psiquiátricas, seguidas de filme exemplificativo e análise pontual, possibilitando correlacionar transtornos mentais e conceitos conscienciológicos:
          01. Bulimia nervosa: distúrbio alimentar caracterizado por ingestão excessiva de alimentos seguida de atitude purgativa (vômitos autoinduzidos), em virtude de preocupação somática patológica extrema.
          Filme exemplificativo: O Preço da Perfeição (distorção da autoimagem corporal).
          Análise pontual: ausência de lucidez quanto a consciência ser multiveicular, multidimensional e pluriexistencial.
          02. Demência: doença neuropsiquiátrica com comprometimento da memória, do pensamento e da capacidade de autocuidado.
          Filme exemplificativo: Iris (hipomnésia).
          Análise pontual: falta de dedicação à atividade mentalsomática, aliada ao sedentarismo, propiciando o surgimento de demências, por exemplo o mal de Alzheimer.
          03. Esquizofrenia: psicose mais grave existente, comprometendo o juízo de realidade, autocrítica e a sensopercepção.
          Filme exemplificativo: Uma Mente Brilhante (delírio paranoide).
          Análise pontual: falta de discernimento parapsíquico capaz de discriminar entre alucinações visuais e possível clarividência.
          04. Parafilias: transtorno do comportamento sexual ligado à várias práticas afetivo-sexuais patológicas.
          Filme exemplificativo: Lolita (pedofilia).
          Análise pontual: ignorância quanto ao processo de interprisão grupocármica e a possível alternância no binômio algoz-vítima.
          05. Transtorno afetivo bipolar: doença do humor caracterizada pela impulsividade, descontrole do afeto e irritabilidade intensa.
          Filme exemplificativo: Mr. Jones (surto maníaco-depressivo).
          Análise pontual: a autodesorganização paroxística devido às crises frequentes, tanto maníacas quanto depressivas, podendo ocasionar a subsequente macro-PK destrutiva.
          06. Transtorno amnéstico: caracterizado pela perda de memória, total ou parcial devido a diversas etiologias.
          Filme exemplificativo: Como se fosse a primeira vez (hipomnésia).
          Análise pontual: dano físico do cérebro comprometendo a manifestação do paracérebro com possível prejuízo à proéxis pessoal.
          07. Transtorno da identidade de gênero: apresenta-se através da não aceitação do gênero do corpo, geralmente acompanhado por tentativas para modificá-lo.
          Filme exemplificativo: Priscilla – A Rainha do Deserto (travestismo).
          Análise pontual: dificuldade de aceitação do corpo físico e supervalorização de gênero, demonstrando imaturidade consciencial.
          08. Transtorno delirante: caracterizado pela presença de delírio sistematizado a despeito da vida, aparentemente normal.
          Filme exemplificativo: Don Juan de Marco (delírio de grandeza); Teoria da Conspiração (delírio persecutório).
          Análise pontual: falta de discernimento e autorreflexão, principalmente quanto à percepção dos acoplamentos energéticos resultante da promiscuidade e as consequências nefastas dessas assimilações.
          09. Transtorno depressivo (prevalente na Psiquiatria): perda de interesse geral na vida levando à retardo neuropsicomotor global.
          Filme exemplificativo: As Horas (suicídio, megafrustração humana).
          Análise pontual: perda de energia consciencial com desperdício das oportunidades da vida, podendo chegar ao suicídio e cultivo de possível futura melex.
          10. Transtorno de pânico: crises de ansiedade paroxísticas.
          Filme exemplificativo: Máfia no Divã (crises de pânico).
          Análise pontual: perda da racionalidade, envolvendo a instintividade atuante na abstinência do holopensene baratrosférico “intrafísico”, ao ocorrer participação na máfia e tentativa de deixar o submundo do crime.
          11. Transtorno de personalidade antissocial: total falta de empatia e remorso.
          Filme exemplificativo: Gênio Indomável (surtos de fúria).
          Análise pontual: porão consciencial aliado à mesologia baratrosférica colocam-se como fatores influenciadores da irresponsabilidade social.
          12. Transtorno de personalidade borderline: descontrole emocional com múltiplas consequências negativas.
          Filme exemplificativo: Garota Interrompida (impulsividade autodestrutiva).
          Análise pontual: o infantilismo consciencial e desacertos parentais ocasionam descompensação holossomática levando à tentativa de suicídio.
          13. Transtorno do estresse pós-traumático: problemas de humor e de comportamento após vivência de choque emocional ou situação de estresse intenso.
          Filme exemplificativo: Nascido em 4 de Julho (microssurtos psicóticos).
          Análise pontual: o desajuste holossomático pós-experiência conflituosa, provocando travões mnemônicos e consequentes prejuízos evolutivos.
          14. Retardo mental: transtorno cognitivo com diversos graus de apresentação.
          Filme exemplificativo: Forrest Gump – O Contador de Histórias (puerilidade).
          Análise pontual: traços imaturos e inexperientes próprios de consciênçula sendo alvo de manipulação consciencial.
          15. Transtornos globais do desenvolvimento: desordem no desenvolvimento cognitivo com expressão no comportamento e, por vezes, demonstração de super-habilidade cognitiva específica concomitante.
          Filme exemplificativo: Rain Man (retardo mental).
          Análise pontual: conflito grupocármico com posterior descoberta da convivência sadia a despeito das diferenças na Escala Evolutiva.
          16. Transtornos mentais relacionados ao álcool, cocaína e opioides: desordem do comportamento pelo uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas.
          Filme exemplificativo: Despedida de Las Vegas (alcoolismo); Meu nome não é Johnny (adição à cocaína); Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída (adição à heroína).
            Análise pontual: inadequação à vida intrafísica com amaurose quanto às interprisões grupocármicas ocasionadas pelo consumo e / ou tráfico de drogas, demonstrando fixação no porão consciencial, através de suicídio lento pela dependência química.
            17. Transtorno obsessivo-compulsivo: transtorno ansioso com pensamentos e / ou atos compulsivos e repetitivos.
            Filme exemplificativo: Melhor é Impossível (perfeccionismo patológico).
            Análise pontual: o detalhismo e a exaustividade levados a ponto patológico e extremo, interferindo nas interrelações conscienciais.


                                                  VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o binômio Psiquiatria-Conscienciologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Amplitude autopensênica: Proexologia; Homeostático.
            02. Balão de ensaio: Experimentologia; Neutro.
            03. Binômio Psiquiatria-Consciencioterapia: Interdisciplinologia; Neutro.
            04. Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
            05. Hipótese do esgotamento eletronótico: Evoluciologia; Neutro.
            06. Honra ectópica: Cosmoeticologia; Nosográfico.
            07. Intelecção: Mentalsomatologia; Homeostático.
            08. Interassistenciologia: Conviviologia; Homeostático.
            09. Megatolice indefensável: Parapatologia; Nosográfico.
            10. Neuroconscienciologia: Paraneurologia; Neutro.
            11. Pressão mesológica nociva: Intrafisicologia; Nosográfico.
            12. Retropostura: Paraetologia; Nosográfico.
            13. Saúde emocional: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
            14. Saúde mental: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
            15. Síndrome do conflito de paradigmas: Parapatologia; Nosográfico.
  O BINÔMIO PSIQUIATRIA-CONSCIENCIOLOGIA UTILIZADO
   COM INTELIGÊNCIA EVOLUTIVA PROPORCIONA, AO ASSISTENTE CAPACITADO, A POSSIBILIDADE DE AMPLIAR
   O PERCENTUAL DE ASSISTÊNCIA INTERCONSCIENCIAL.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, vislumbra a exequibilidade do binômio Psiquiatria-Conscienciologia? Quais as vantagens identificadas?
            Filmografia Específica:
            01. As Horas. Título Original: The Hours. País: EUA. Data: 2002. Duração: 114 min. Gênero: Drama. Idade (censura): 14 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Português. Direção: Stephen Daldry. Elenco: Nicole Kidman; Julianne Moore; Meryl Streep; Ed Harris; Toni Colette; Claire Danes; Jeff Daniels; & Stephen Dillane. Produção: Roberto Fox; & Judy Rhee. Desenho de Produção: Marisa Durkovic. Direção de Arte: Nick Palmer; Mark Raggett; & Judy Rhee. Roteiro: David Hare, baseado na obra de Michael Cunningham. Fotografia: Seamus McGarvey. Música: Philip Glass. Montagem: Peter Boyle. Cenografia: Philippa Hart; Barbara Peterson; & Harriet Zucker. Companhia: Miramax Films; & Scott Rudin Productions. Outros dados: Michael Cunningham ganhou o Pulitzer em 1999; e “As Horas” fez parte do Festival de Berlin 2003, onde as 3 protagonistas ganharam o Urso de prata de Melhor Atriz. Sinopse: A vida de 3 mulheres em épocas diferentes. Em Londres, nos anos 20, a escritora Virgínia Woolf está começando a trabalhar na obra-prima: “Mrs Dalloway”, sobre mulher chamada Clarissa. Enquanto pensa no livro, a escritora luta contra doença afetando a sanidade mental. Em Los Angeles, nos anos 50, a dona de casa Laura Brown prepara o bolo para o aniversário do esposo, mas a leitura de “Mrs Dalloway” a faz desconcentrar-se do trabalho. Laura é infeliz, e pensa seriamente em acabar com a vida. Na New York contemporânea, Clarissa organiza festa para amigo poeta Richard, próximo de falecer de AIDS. O filme mostra a trajetória dessas mulheres durante algumas horas do dia.
            02. Como se fosse a Primeira Vez. Título Original: 50 First Dates. País: EUA. Data: 2004. Duração: 99 min. Gênero: Comédia. Idade (censura): 12 anos. Idioma: Inglês; Havaiano; Mandarim; & Turco. Cor: Colorido. Legendado: Espanhol; Inglês; & Português (em DVD). Direção: Peter Segal. Elenco: Adam Sandler; Drew Barrymore; Rob Schneider; Sean Astin; Lusia Strus; Dan Aykroyd; Amy Hill; Allen Covert; Blake Clark; & Maya Rudolph. Produção: Jack Giarraputo; Steve Golin; & Nancy Juvonen. Desenho de Produção: Alan Au. Direção de Arte: Domenic Silvestri. Roteiro: GeorgeWing. Fotografia: JackN. Green. Música: Teddy Castellucci. Montagem: Jeff Gourson. Cenografia: Robert Greenfield. Efeitos Especiais: K.N.B. Effects Group; The Howard Anderson Company; & Sony Pictures Image-works (SPI). Companhia: Columbia Pictures Corporation; Happy Madison Productions; Anonymous Content; & Flower Films. Sinopse: Acostumado com a boa vida em paraíso havaiano, jovem veterinário apaixonase por moradora local. O romance teria tudo para ser inesquecível, porém a moça sofre de doença neurológica ficando incapaz de gravar acontecimentos recentes na memória.
            03. Despedida em Las Vegas. Título Original: Leaving Las Vegas. País: EUA; & França. Data: 1995. Duração: 110 min. Gênero: Drama. Idade (censura): 14 anos. Idioma: Inglês; & Russo. Cor: Colorido. Legendado: Português. Direção: Mike Figgis. Elenco: Nicolas Cage; Elisabeth Shue; Julian Sands; Valeria Golino; R. Lee Ermey; Richard Lewis; Steven Weber; Kim Adams; Emily Procter; & Stuart Regen. Produção: Lila Cazès; & Annie Stewart. Desenho de Produção: Waldemar Kalinowski. Direção de Arte: Barry Kingston. Roteiro: Mike Figgis, baseado no romance autobiográfico de John O’Brien. Fotografia: Declan Quinn. Música: Mike Figgis; & Sting. Montagem: John Smith. Cenografia: Florence Fellman. Companhia: Initial Productions; & Lumière Pictures. Outros dados: Oscar de melhor ator para Nicolas Cage. Sinopse: Roteirista alcoólatra perde o emprego e vai para Las Vegas, onde vive tumultuado caso de amor com prostituta.
            04. Don Juan de Marco. País: EUA. Data: 1994. Duração: 97 min. Gênero: Comédia; Drama; & Romance. Idade (censura): 12 anos. Idioma: Inglês; & Espanhol. Cor: Colorido. Legendado: Espanhol; Inglês; & Português. Direção: Jeremy Leven. Elenco: Johnny Depp; Marlon Brando; Faye Dunaway; Geraldine Pailhas; Bob Dishy; Rachel Ticotin; Talisa Soto; Marita Geraghty; Tresa Hughes; & Stephen Singer. Produção: Francis Ford Coppola; & Fred Fuchs. Desenho de Produção: Sharon Seymour. Direção de Arte: Jeff Knipp. Roteiro: Lord Byron; & Jeremy Leven. Fotografia: Ralf D. Bode. Música: Michael Kamen; & Robert John Lange. Montagem: Antony Gibb. Cenografia: Maggie Martin. Efeitos Especiais: James Fredburg. Companhia: New Line Cinema; American Zoetrope; & Outlaw Productions. Sinopse: Psiquiatra deve curar jovem paciente apresentando-se como Don Juan, o maior amante do mundo.
            05. Eu, Christiane F., 13 anos, Drogada e Prostituída. Título Original: Christiane F. País: Alemanha. Data: 1981. Duração: 120 min. Gênero: Drama. Idioma: Alemão. Cor: Colorido. Direção: Ulrich Edel. Elenco: Natja Brunkhorst; Thomas Haustein; David Bowie; Jens Kuphal; Rainer Woelk; Jan Effer; Christiane Reichelt; Daniela Jaeger; Kerstin Richeter; & Peggy Bussieck. Produção: Bernd Eichinger; Hans Kaden; & Hans Weth. Desenho de Produção: Sabine Eichinger; & Harald Muchameter. Roteiro: Hermann Weigel, baseado no livro de Kai Hermann e Horst Rieck. Fotografia: Jürgen Jürges; & Justus Pankau. Música: Jürgen Knieper. Montagem: Jane Seitz. Companhia: CLV; Maran Film; Popular; & Solaris Film. Outros dados: Baseado em fatos reais. Sinopse: A história de Christiane F., adolescente de Berlim da década de 70, viciada em drogas.
            06. Forrest Gump – O Contador de Histórias. Título Original: Forrest Gump. País: EUA. Data: 1994. Duração: 142 min. Gênero: Drama. Idade (censura): Livre. Idioma: Inglês. Cor: Preto-e-branco; & Colorido. Legendado: Inglês; & Português (em DVD). Direção: Robert Zemeckis. Elenco: Tom Hanks; Robin Wright Penn; Gary Sinise; Mykelti Williamson; Sally Field; Rebecca Williams; Michael Humphreys; Harold Herthum; George Kelly; & Bob Penny. Produção: Wendy Finerman; Steve Starkey; & Steve Tisch. Desenho de Produção: Rick Carter. Direção de Arte: Leslie McDonald; & William James Teegarden. Roteiro: Eric Roth, baseado na obra de Winston Groom. Fotografia: Don Burgess. Música: Alan Silvestri; Jimi Hendrix; Gus Cannon Erik Darling; Hosea Woods; Ruth E. David; David Michael Frank; & Fay Voss. Montagem: Arthur Schmidt. Cenografia: Nancy Haigh. Efeitos Especiais: Industrial Light; & Magic (ILM). Companhia: Paramount Pictures. Outros dados: Vencedor dos Oscars de melhor filme, ator, diretor, roteiro, montagem e efeitos especiais. Sinopse: Quarenta anos da história dos EUA, inclusive os momentos cruciais da Guerra do Vietnã e Watergate, visto pelos olhos do ingênuo Forrest Gump.
            07. Garota, Interrompida. Título Original: Girl, Interrupted. País: Alemanha; & EUA. Data: 1999. Duração: 127 min. Gênero: Drama. Idade (censura): 14 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Espanhol; Inglês; & Português (em DVD). Direção: James Mangold. Elenco: Winona Ryder; Angelina Jolie; Whoopi Goldberg; Brittany Murphy; Clea DuVall; Elisabeth Moss; & Vanessa Redgrave. Produção: Cathy Konrad; & Douglas Wick. Produção Executiva: Winona Ryder. Desenho de Produção: Richard Hoover. Direção de Arte: Jeff Knipp. Roteiro: James Mangold; Lisa Loomer; & Anna Hamilton Phelan, baseados no livro autobiográfico Girl, Interrupted de Susanna Kaysen. Fotografia: Jack N. Green. Música: Mychael Danna. Montagem: Kevin Tent. Cenografia: Maggie Martin. Companhia: 3 Art Entertainment; Columbia Pictures Corporation; Global Entertainment Productions GmbH; Company Medien KG; & Red Wagon Productions. Outros dados: Oscar de melhor atriz coadjuvante para Angelina Jolie. Sinopse: A estada conturbada de duas jovens em hospital psiquiátrico no final da década de 60.
            08. Gênio Indomável. Título Original: Good Will Hunting. País: EUA. Data: 1997. Duração: 126 min. Gênero: Drama. Idade (censura): 14 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Português. Direção: Gus Van Sant. Elenco: Robin Willians; Matt Damon; Ben Affleck; Stellan Skarsgard; Minnie Driver; Casey Affleck; Cole Hauser; John Mighton; Rachel Majorowsi; & Colleen McCauley. Produção: Lawrence Bender. Desenho de Produção: Melissa Stewart. Direção de Arte: James McAteer. Roteiro: Matt Damon; & Ben Affleck. Fotografia: Jean-Yves Escoffier. Música: Danny Elfman. Montagem: Pietro Scala. Cenografia: Jaro Dick. Efeitos Especiais: Brian Ricci. Companhia: Be Gentleman Limited Partnership; Lawrence Bender Productions; & Miramax Films. Sinopse: Estória tocante de jovem retrógrado lutando para achar identidade psíquica, vivendo em mundo onde pode resolver qualquer problema matemático, exceto aquele crescendo no interior psicológico, até encontrar o psicoterapeuta e o amor levando-o a abrir a mente e co-ração, respectivamente.
            09. Iris. País: Reino Unido. Data: 2001. Duração: 91 min. Gênero: Drama. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Espanhol; Inglês; Português; Grego; & Turco. Direção: Richard Eyre. Elenco: Judi Dench; Jim Broadbent; Kate Winslet; Hugh Bonneville; Eleanor Bron; Angela Morant; Penelope Wilton; Siobhan Hayes; Juliet Aubrey; Joan Bakewell; & Nancy Carroll. Produção: Guy East; Robert Fox; Thomas Hedley; & Anthony Minghella. Desenho de Produção: Gemma Jackson. Direção de Arte: David Warren. Roteiro: John Bayley; & Richard Eyr. Fotografia: Roger Pratt. Música: James Horner. Montagem: Martin Walsh. Cenografia: Trisha Edwards. Efeitos Especiais: Peter Notley; Matin McLaughlin; & David Thomas. Companhia: British Broadcasting Corporation (BBC); Foz Iris Productions; & Intermedia Films. Sinopse: História verídica de romance duradouro entre a romancista Iris Murdoch e o marido John Bayley, desde o período estudantil até a batalha contra a doença de Alzheimer.
            10. Lolita. País: EUA; & França. Data: 1997. Duração: 138 min. Gênero: Drama. Idade (censura): 14 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Português. Direção: Adrian Lyne. Elenco: Jeremy Irons; Dominique Swan; Melanie Griffith; Frank Langella; Suzanne Shepherd; Keith Reddin; Erin Dean; Joan Glover Pat Perkins; & Ed Grady. Produção: Mario Kassar; & Joel Michaels. Roteiro: Sthephen Schiff, baseado na obra de Vladimir Nabokov. Desenho de Produção: John Hutman. Fotografia: Howard Athertonl; & Stephen Smith. Direção de Arte: Chris Shriver. Música: Ennio Morricone. Montagem: David Brenner; & Julie Monroe. Cenografia: Steve Parenti; Debra Schutt; & Philippe Turlure. Efeitos Especiais: Dave Gerlach; Werner Hahnlein; Joseph Mercurio; & Gary Pilinton. Companhia: Guild; & Pathé. Outros dados: Segunda versão do clássico de Vladimir Nabokov, filmado por Stanley Kubrick em 1962. Sinopse: Professor se muda para Estados Unidos onde se casa com senhoria de edifício para poder ter vantagens pedófilas com a filha menor Lolita.
            11. Máfia no Divã. Título Original: Analyze This. País: EUA; & Austrália. Data: 1999. Duração: 103 min. Gênero: Comédia. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Português. Direção: Harold Ramis. Elenco: Robert De Niro; Billy Crystal; Lisa Kudrow; Chazz Palminteri; Kresh Novakovic; Bart Tangredi; Michel Straka; Joseph Rigano; Joe Viterelli; & Molly Shannon. Produção: Jane Rosenthal; & Paula Weinstein. Desenho de Produção: Wynn Thomas. Direção de Arte: Jefferson Sage. Roteiro: Keneth Lonergan; & Peter Tolan. Fotografia: Stuart Dryburgh. Música: Howard Shore. Montagem: Craig Herring. Cenografia: Leslie E. Rollins. Efeitos Especiais: Steve Kirshoff. Companhia: Village Roadshow Pictures; NPV Entertainment; & Baltimor Pictures. Sinopse: Comédia sobre psiquiatra atendendo paciente inseguro, chefão da máfia, com crises de ansiedade.
            12. Melhor é Impossível. Título Original: As Good as it Gets. País: EUA. Data: 1997. Duração: 139 min. Gênero: Comédia; & Drama. Idade (censura): 12 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Espanhol; Francês; Inglês; & Português (em DVD). Direção: James L. Brooks. Elenco: Jack Nicholson; Helen Hunt; Greg Kinnear; Cuba Gooding Jr; Skeet Ulrich; Shirley Knight; Rosso Bleckner; Bibi Osterwald; Lupe Ontiveros; & Yeradley Smith. Produção: James L. Brooks; Bridget Johnson; & Kristi Zea. Desenho de Produção: Bill Brzeski. Direção de Arte: Philip Toolin. História: Mark Andrus. Roteiro: Mark Andrus; & James L. Brooks. Fotografia: John Bailey. Música: Hans Zimmer; Peter Blakeley; Walter Coleman; Lewis Lebish; Judith Owens; Lover Patterson; Heitor Pereira; & Jane Siberry. Montagem: Richard Marks. Cenografia: Clay A. Griffith. Efeitos Especiais: Buena Vista Imaging; Caliban Filmworks; & Sony Pictures Imageworks. Companhia: TriStar Pictures; & Gracie Films. Outros dados: Oscar de melhor ator (Jack Nicholson) e de melhor atriz (Helen Hunt). Sinopse: Amargo e implicante nas relações pessoais, escritor começa a se transformar por meio da convivência com sofrida e meiga garçonete.
            13. Meu Nome não é Johhny. País: Brasil. Data: 2008. Duração: 124 min.Gênero: Drama. Idade (censura): 14 anos. Idioma: Português. Cor: Colorido. Legendado: Espanhol; Inglês;& Português (em DVD). Direção: Mauro Lima. Elenco: Selton Mello; Cléo Pires; Júlia Lemmertz; Cássia Kiss; Eva Todor; & André de Biase. Produção: Mariza Leão. Direção de Arte: Claudio Amaral Peixoto. Roteiro: Mariza Leão;& Mauro Lima, baseados no livro Meu Nome não é Johnny de Guilherme Fiúza. Fotografia:Ulrich Burtin. Música:Fabio Mondego; & Rafael Mondego. Montagem: Marcelo Moraes. Companhia: Atitude Produções e Empreendimentos; Globo Filmes; Teleimage; & Apema Filmes. Sinopse: No início dos anos 90, jovem de classe média torna-se o rei do tráfico da zona sul do Rio de Janeiro. Investigado pela polícia é preso e acaba nas capas dos jornais.
            14. Mr. Jones. País: EUA. Data: 1993. Duração: 114 min. Gênero: Drama. Idade (censura): 14 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Chinês; Coreano; Espanhol; Inglês; Português; & Tailandês (em DVD). Direção: Mike Figgis. Elenco: Richard Gere; Lena Olin; Anne Bancroft; Tom Irwin; & Delroy Lindo. Produção: Debra Greenfield; Alan Greisman. Produção Executiva: Richard Gere. Desenho de Produção: Waldemar Kalinowski. Direção de Arte: Larry Fulton. Roteiro: Eric Roth; & Michael Cristofer. História: Eric Roth. Fotografia: Juan Ruiz Anchía. Música: Maurice Jarre. Montagem: Tom Rolf. Cenografia: Florence Fellman. Companhia: Rastar Productions. Sinopse: Mr. Jones sofre de transtorno bipolar. Nas crises de mania, torna-se irresistível, impulsivo e sedutor. A Dra. Libbie Bowen terá a difícil missão de tentar tratá-lo.
            15. Nascido em 4 de Julho. Título Original: Born on the Fourth July. País: EUA. Data: 1989. Duração:143 min. Gênero: Drama. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Português. Direção: Oliver Stone. Elenco: Tom Cruise; Kira Sedgwick; Frank Whaley; Willian Dafoe; Stephen Baldwin; Lili Taylor; Tom Sizemore; Tom Berenger & Abbie Hoffmann. Produção: A. Kitman Ho; Lope V. Juban Jr. (produtor nas Filipinas); & Oliver Stone. Desenho de Produção: Bruno Rubeo. Direção de Arte: Richard L. Johnson; & Victor Kempster. Roteiro: Oliver Stone & Ron Kovic (autor também do livro). Fotografia: Robert Richardson. Música: John Williams. Montagem: David Brenner; & Joe Hutshing. Cenografia: Derek R. Hill. Companhia: Ixtlan Corporation. Outros dados: Baseado em história real; Oscar para direção e montagem. Sinopse: Soldado defensor dos ideais Americanos é ferido no Vietnã e fica paraplégico. No hospital, começa a questionar a posição americana na guerra e se decepciona. Torna-se ativista político sendo considerado traidor. 10                                                                        Enciclopédia da Conscienciologia
            16. O Preço da Perfeição. Título Original: Dying to Be Perfect: The Ellen Hart Pena Story. País: EUA. Data: 1996. Duração: 87 min. Gênero: Drama. Idade (censura): 14 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Espanhol; & Português. Direção: Jan Egleson. Elenco: Crystal Bernard; Esai Morales; Casey Sander; Tom Atkins; L. Scott Caldwell; Amy Reece; Shirley Knight; Sheila Trasiter; & Leigh Reyburn. Produção: David R. Ginsburg; John Marzullo; & Karen Shapiro. Direção de Arte: Anna Gadsby. Roteiro: Susan Arnout Smith. Música: Dana Kaproff. Casting: Eileen Barker. Companhia: Citadel Entertainment; & Mark Sennet Productions. Sinopse: Corredora sofrendo de bulimia e anorexia ameaçando os sonhos de competir nas Olimpíadas e casar-se com o prefeito de Denver.
            17. Priscilla, a Rainha do Deserto. Título Original: The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert. País: Austrália; & Reino Unido. Data: 1994. Duração: 104 min. Gênero: Comédia, & Drama. Idade (censura): 14 anos. Idioma: Inglês; & Filipino. Cor: Colorido. Legendado: Espanhol; Inglês; & Português (em DVD). Direção: Stephan Elliot. Elenco: Hugo Weaving; Guy Pearce; Terence Stamp; Rebel Russell; John Casey; June Bennett; Murray Davies; Frank Cornelius; Bob Boyce; & Leighton Picken. Produção: Al Clark; & Michael Hamlyn. Desenho de Produção: Owen Paterson. Direção de Arte: Colin Gibson. Roteiro: Stephan Elliot. Fotografia: Brian J. Breheny. Música: Guy Gross. Montagem: Sue Blaney. Companhia: Polygram Filmed Entertainment; Australian Film Finance Corporation (AFFC); & Latent Image Production Pty. Ltda. Sinopse: Duas “drag queens” e transexual são contratados para fazer shows no interior da Austrália. No caminho há descobertas e conflitos relacionais.
            18. Rain Man. País: EUA. Data: 1988. Duração: 133 min. Gênero: Drama. Idade (censura): Livre. Idioma: Inglês; & Italiano. Cor: Colorido. Legendado: Espanhol; Inglês; & Português (em DVD). Direção: Barry Levinson. Elenco: Dustin Hoffman; Tom Cruise; Valeria Golino; Gerald Molen; Jack Murdock; Michael Roberts; Ralph Seymour; Lucinda Jenney; Bonnie Hunt; & Kim Robillard . Produção: Mark Johnson. Desenho de Produção: Ida Random. Direção de Arte: William A. Elliott. História: Barry Morrow. Roteiro: Ronald Bass; & Barry Morrow. Fotografia: John Seale. Música: Hans Zimmer. Montagem: Stu Linder. Cenografia: Linda DeScenna. Companhia: United Artists; The Guber-Peters Company; Mirage Entertainment; & Star Partners II Ltda. Outros dados: Vencedor do Oscar de melhor filme, melhor direção, melhor ator (Dustin Hoffman) e melhor roteiro. Sinopse: Quando o pai de Charlie Babbitt (Tom Cruise) morre, deixa fortuna em dinheiro para o irmão “autista-sábio” (Dustin Hoffman) até então desconhecido para o próprio Charlie. Os dois viajam pelo país conhecendo-se e aprendendo a conviver.
            19. Teoria da Conspiração. Título Original: Conspiracy Theory. País: EUA. Data: 1997. Duração: 135 min. Gênero: Suspense. Idade (censura): 12 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Espanhol; Inglês; & Português (em DVD). Direção: Richard Donner. Elenco: Mel Gibson; Julia Roberts; Patrick Stewart; Cylk Cozart; Steve Kahan; Terry Alexander; & Alex McArthur. Produção: Richard Donner; & Joel Silver. Desenho de Produção: Paul Sylbert. Direção de Arte: Gregory Bolton. Roteiro: Brian Helgeland. Fotografia: John Schwartzman. Música: Carter Burwell. Montagem: Kevin Stitt; & Frank J. Urioste. Cenografia: Casey Hallenbeck. Efeitos Especiais: Effects Associates Ltd.; & Warner Digital Studios. Companhia: Donner/Shuler-Donner Productions; Silver Pictures; & Warner Bros. Sinopse: Taxista nova-iorquino acredita na possibilidade de conspirações governamentais nos EUA e começa a divulgar esta suspeita. Porém, passa a ser misteriosamente perseguido e pede ajuda para a mulher por quem é apaixonado.
            20. Uma Mente Brilhante. Título Original: A Beautiful Mind. País: EUA.Data: 2001. Duração: 135 min. Gênero: Drama. Idade (censura): 12 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Inglês: & Português (em DVD). Direção: Ron Howard. Elenco: Russell Crowe; Ed Harris; Jennifer Connelly; Christopher Plummer; Paul Bettany; Adam Goldeberg; Josh Lucas; Anthony Rapp; Jason Stanford; & Judd Hirsh. Produção: Brian Grazer; & Ron Howard. Desenho de Produção: Wynn Thomas. Direção de Arte: Robert Guerra. Roteiro: Akiva Goldsman, baseado no livro A Beautiful Mind de Sylvia Nasar. Fotografia: Roger Deakins. Música: James Horner. Montagem: Daniel P. Hanley; & Mike Hill. Cenografia: Leslie E. Rollins. Efeitos Especiais: Digital Domain; & Keith Vanderlaan's Captive Audience Productions. Companhia: Universal Pictures; DreamWorks SKG; & Imagine Entertainment. Outros dados: Vencedor do prêmio Oscar nas seguintes categorias: melhor filme, melhor roteiro, melhor direção de melhor atriz para Jennifer Connelly. Filme baseado em fatos reais. Sinopse: John Nash é brilhante matemático. Após ser chamado pelo governo americano para fazer trabalho em criptografia, Nash começa a ser atormentado por delírios e alucinações.
            Bibliografia Específica:
            1. Landeira-Fernandez, J.; & Cheniaux, Elie; Cinema e Loucura: Conhecendo os Transtornos Mentais através dos Filmes; pref. Francisco Lotufo Neto; 288 p.; 15 caps.; 39 fotos; 6 tabs.; 51 refs.; alf.; 23 x 16 cm; Artmed; Porto Alegre, RS; 2010; páginas 1 a 287.
            2. Pinker, Steven; Tábula Rasa: A Negação Contemporânea da Natureza Humana (The Blank Slate: The Modern Denial of Human Nature); trad. Laura Teixeira Motta; 684 p.; 7 seções; 20 caps; 6 ilus.; 934 refs.; 1 apênd.; alf.; 23 x 16 x 4 cm; enc.; 2ª imp.; Companhia das Letras; São Paulo, SP; 2004; páginas 17 a 110.
            3. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; AssociaçãoInternacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 35 a 117. Enciclopédia da Conscienciologia                                                                                           11
           4. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 317 e 1.024.
                                                                                                                     L. R. F.