O binômio Proxêmica-Cronêmica é o estudo da manifestação aproximativa, contígua entre espaço, localização ou distância física entre pessoas, coisas e / ou fenômenos e o tempo, período ou época de qualquer realidade pesquisada no contexto da evolução consciencial.
Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre a importância do binômio Proxêmica-Cronêmica na vida cotidiana? Na escala de 1 a 5, em qual nível se situa na adequação da localização pessoal na Terra? Considera-se capaz de administrar o tempo consciencial com permanente cosmoética?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1 BINÔM IO P RO XÊM I CA -CRO NÊM I CA (EVOLUCIOLOGIA) I. Conformática Definologia. O binômio Proxêmica-Cronêmica é o estudo da manifestação aproximativa, contígua entre espaço, localização ou distância física entre pessoas, coisas e / ou fenômenos e o tempo, período ou época de qualquer realidade pesquisada no contexto da evolução consciencial. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O vocábulo binômio vem do idioma Latim, binômius, constituído por bis, “dois”, e nomen, “nome; apelação; palavra; termo; expressão; nome de família; nome próprio; prenome; sobrenome; apelido”. Surgiu no Século XIX. O termo proxêmica deriva do idioma Inglês, proxemics, “proxêmica”, de proximity, “proximidade”. Apareceu no Século XX. O elemento de composição crono procede do idioma Grego, khrónos, “tempo”. Surgiu, na Nomenclatura Científica, a partir do Século XIX. O sufixo ico, ica provém do mesmo idioma Grego, ikós, formador de adjetivos. Sinonimologia: 1. Binômio espaço-tempo. 2. Associação Proxêmica-Cronêmica. 3. Conexão espaço-tempo. 4. Binômio localização-temporalidade. 5. Binômio proximidade-tempo. Neologia. As 3 expressões compostas binômio Proxêmica-Cronêmica, binômio Proxêmica-Cronêmica ignorado e binômio Proxêmica-Cronêmica vivenciado são neologismos técnicos da Evoluciologia. Antonimologia: 1. Binômio Distancêmica-Cronêmica. 2. Binômio Cronêmica-atemporalidade. 3. Binômio distanciamento-tempo. Estrangeirismologia: o modus cogitandi; o modus operandi e o modus faciendi da consciência influenciando a geopolítica e a cronologia da proéxis pessoal e grupal; o sole oriente; a buxida; o timing proéxico interassistencial; a agenda evolutiva; o calendarium regulando o tempo; o Global Positioning System (GPS); o hórológium, quadrante solar onde se lia a hora; a intentio recta; o continuum consciencial; a vivência do carpe diem evolutivo; o puzzle autopesquisístico; o turning point evolutivo; a conscin autexemplarista in the right place at the right time proexológico. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às escolhas interassistenciais evolutivas. Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Proxêmica: holopensene grupal. Localização: detalhe decisivo. Coloquiologia. Eis 3 expressões populares pertinentes ao tema: o ato de viajar no tempo; o ato de manter-se nos trilhos; o ato de agir em cima do lance. Citaciologia. Eis duas citações relativas ao tema: – Se não decides tuas prioridades e quanto tempo dedicarás a elas, alguém decidirá por ti (Harvey Mackay, 1932–). Um hoje vale mais do que dois amanhãs; eu agora estou me transformando naquilo que sou (Benjamin Franklin, 1706–1790). Proverbiologia. Eis 6 provérbios relativos ao tema: – “Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”. “Nada acontece por acaso”. “Urgente é aquilo não foi feito no seu devido tempo”. “Quanto mais cedo melhor, porém nunca é tarde demais”. “Sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe”. “O maior erro é a pressa antes do tempo e a lentidão ante a oportunidade” (provérbio árabe). Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 3 subtítulos, pertinentes ao tema: 1. “Concentração. A melhor geopolítica da conscin, nesta vida intrafísica, é concentrar, sempre que possível, todas as suas atividades em um só local, holopensene, centro e eixo prático de todos os trabalhos físicos e extrafísicos da autoproéxis, a fim de intensificar e dinamizar a auteficiência nas esferas da Proxêmica e da Cronêmica”. 2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 2. “Memória. O fato de se seguir a Cronêmica (Tempo) e a Proxêmica (Espaço) amplia a qualificação da automemória”. 3. “Universalismo. O egocarma ainda envolve a Cronêmica, a Proxêmica e a Morfologia. O universalismo do policarma da conscin já superou essas 3 variáveis”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da orientação evolutiva; o holopensene pessoal da territorialidade; o holopensene pessoal da temporalidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; o holopensene pessoal interassistencial; o holopensene pessoal da autorganização; a autovigilância pensênica; a flexibilização pensênica; a reestruturação pensênica; os ortopensenes; a ortopensenidade; a identificação do materpensene pessoal promovendo a recuperação de megacons proexológicos; a postura ortopensênica pró-evolutiva pessoal e grupal; a retilinearidade pensênica; o holopensene grupal da interassistencialidade sustentando a holoconvivialidade evolutiva. Fatologia: a vivência do binômio Proxêmica-Cronêmica gerando crises de crescimento; a maturescência consciencial no espaço das dimensões existenciais e no tempo da vida intrafísica; a filosofia do espaço-tempo; o acolá (Distancêmica), estando aqui (Proxêmica), gerando o deslocamento (ectopia) no espaço-tempo evolutivo; a aplicação teática da logística da territorialidade; o estudo de mapas; a localização ideal de cada coisa; a cronologia das principais inovações da Humanidade; a captação das sincronicidades; o cronômetro; o calendário; a agenda adaptada à fase de vida da conscin; os dias da semana orientando as tarefas; a atenção aos detalhes; a rotina útil; a base física; o fato-bússola; o ponteiro intraconsciencial; o alfabeto fonético favorecendo a localização pela padronização da soletração de letras e números; a família proxêmica ou geopolítica; o desperdício do tempo intrafísico; a perda da oportunidade evolutiva; a subestimação dos recebimentos na existência humana; a amaurose quanto ao diário íntimo egocêntrico; a desatenção à vivência do prioritário; as encruzilhadas inesperadas; os desvios de destino; o desvio dos objetivos da vida; a extemporaneidade; o gargalo mor da ampulheta evolutiva; a autorreflexão como instrumento corretor de rumo; a transição interparadigmática; a localização da conscin na Escala Evolutiva das Consciências; a ponderação madura e o posicionamento pessoal potencializando a interassistência; as autorresponsabilidades intransferíveis e inabdicáveis; a produção lúcida da cápsula do tempo; o exercício do livre arbítrio; o autogerenciamento das decisões proexológicas; a recuperação do tempo desperdiçado; a geopolítica da tenepes; a tenepes planetária; os pedidos de tenepes por tabela; a manutenção do megafoco interassistencial; a bússola intraconsciencial norteando a autoproéxis; a assunção do autoprotagonismo evolutivo; a itinerância interassistencial; o espaço público transnacional; a força presencial; o contexto geopolítico interativo mais adequado para a consecução da autoproéxis; o local de poder; a reaproximação interconsciencial; a assunção do papel de minipeça no maximecanismo interassistencial; a inteligência evolutiva (IE); o megafoco evolutivo mais inteligente conforme a localização e o momento evolutivo; o compléxis. Parafatologia: a teática do estado vibracional (EV) profilático; a parabússola intraconsciencial orientando o melhor aproveitamento do espaço-tempo intrafísico; as extrapolações parapsíquicas favorencendo a compreensão do espaço-tempo; a transformação do paravínculo interprisional grupocármico em paravínculo maxiproéxico; a paraprocedência; a base extrafísica; a parageografia; as paracomunidades; a paraidentidade; a amparabilidade extrafísica nas autodefinições de destino; a recuperação de megacons do Curso Intermissivo (CI); a força parapresencial; as energias homeostáticas emanadas a partir da autoconsciência quanto à Cronêmica-Proxêmica na distribuição das autoprioridades proexológicas. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3 III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo ponteiro do relógio consciencial–ponteiro da bússola consciencial; o sinergismo da autopensenização sadia continuada. Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio da Parageografologia; o princípio da grupalidade; o princípio da interdependência evolutiva; o princípio de os fatos orientarem a pesquisa; o princípio da restauração evolutiva. Codigologia: o código de Hamurabi estabelecendo princípios de justiça de determinada época; o código existencial pessoal (CEP); o código pessoal de Cosmoética (CPC) refletindo a teática cosmoética do binômio Proxêmica-Cronêmica; os códigos grupais de Cosmoética (CGC). Teoriologia: a teoria da evolução das espécies; a teoria da otimização do tempo; a teoria da autorresponsabilidade assistencial; a teoria da atração entre afins; a teoria dos 6 graus de separação; a teoria da reurbex; a teoria da bússola consciencial; a teoria da serialidade existencial; a teoria da inteligência evolutiva. Tecnologia: a técnica da tríade do tempo (importante, urgente e circunstancial); as técnicas da recin e da recéxis; a técnica da invéxis; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da atenção plena; a técnica da madrugada; a técnica do entrelinhamento; as técnicas autoconscienciométricas. Voluntariologia: o fator espaço-tempo incidente no voluntariado interassistencial pessoal. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica; o laboratório conscienciológico da Conscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico Serenarium. Colegiologia: o Colégio Invisível da Holomnemonicologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia. Efeitologia: os efeitos do espaço e do tempo na qualidade das realizações pessoais e grupais; o efeito túnel do tempo; os efeitos autorreciclogênicos da teática cosmoética do binômio Proxêmica-Cronêmica; o efeito da dilatação temporal; o efeito halo da proximidade interconsciencial entre intermissivistas; os efeitos da Era Digital na proximidade entre as conscins; os efeitos multiexistenciais das escolhas pessoais. Neossinapsologia: as paraneossinapses hauridas dos laboratórios conscienciológicos e das dinâmicas parapsíquicas; as neossinapses advindas da autopesquisa seriexológica; as neossinapses derivadas do reajuste da bússola consciencial; as neossinapses oriundas da ressignificação do binômio Proxêmica-Cronêmica; a aquisição de neossinapses heurísticas autevolutivas. Ciclologia: o ciclo das estações do ano; o ciclo do curso grupocármico interprisão-vitimização-recomposição-libertação-policarmalidade; o ciclo crise de crescimento–autorrealinhamento proéxico–neopatamar evolutivo; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP); o ciclo multiexistencial grupal (CMG); a conquista dos 5 ciclos da espiral proexológica prioritária (Curso Intermissivo–tenepes–epicentrismo consciencial–desperticidade–compléxis). Enumerologia: o espaço-tempo reeducativo na extrafisicalidade; o espaço-tempo ressomático; o espaço-tempo evolutivo na intrafisicalidade; o espaço-tempo dos acertos grupocármicos; o espaço-tempo da realização proexológica; o espaço-tempo do completismo existencial satisfatório; o espaço-tempo pré-intermissiológico. Binomiologia: o binômio Proxêmica-Cronêmica; o binômio relógio-bússola; o binômio globalização-localização; o binômio local–chave–momento evolutivo; o binômio espaço-tempo intrafísico–espaço-tempo proexológico; o binômio Cronêmica Seriexológica–Proxêmica Multidimen4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a sional; o binômio autolucidez-autodiscernimento; o binômio retrospectiva-prospectiva; o binômio reurbex-reurbin. Interaciologia: a interação autorganização do espaço–autorganização do tempo; a interação espaço-tempo profissional–espaço-tempo proexológico; a interação retrocognição-cosmovisão; a interação localização-tempo-organização-assistência-resultados; a interação proéxis-destino; a interação palcos intrafísicos–bastidores extrafísicos; a interação indissociável pensamento-sentimento-energia. Crescendologia: o crescendo surto-epidemia-pandemia; o crescendo subumanidade–Humanidade–Para-Humanidade; o crescendo autassistência-heterassistência; o crescendo simplificação-complexificação-conscientização; o crescendo intrafísico dia-mês-ano-década-século; o crescendo vegetal–animal–humano–Consciex Livre (CL). Trinomiologia: o trinômio localização-controlabilidade-estabilidade; o trinômio local-holopensene-cosmovisão; o trinômio vontade-intencionalidade-autodisciplina. Polinomiologia: o polinômio das etapas proexológicas primeiro tempo (aquisição)–segundo tempo (consecução)–terceiro tempo (distribuição)–quarto tempo (colheita); o polinômio local-nacional-regional-continental; o polinômio motivo-aptidão-tempo-espaço-energia-ocasião; o polinômio autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação. Antagonismologia: o antagonismo cosmopolita / interiorota; o antagonismo abertismo / dispersividade; o antagonismo conscin monocrômica / conscin policrônica; o antagonismo harmonia / desarmonia; o antagonismo galáxia / continente. Paradoxologia: o paradoxo do investimento de tempo na organização de hábitos sadios e rotinas úteis no intrafísico para ganhar tempo e lucidez no extrafísico; o paradoxo de a proximidade corporal poder gerar distanciamento consciencial; o paradoxo de o distanciamento físico poder gerar proximidade evolutiva; o paradoxo de o fechamento de fronteiras poder abrir parafronteiras; o paradoxo do tempo. Politicologia: a democracia; a paraconviviocracia; a evoluciocracia. Legislogia: a lei do maior esforço na consecução da autoproéxis; a lei de causa e efeito; a lei da responsabilidade evolutiva; a lei da hierarquia evolutiva. Filiologia: a interassistenciofilia; a tenepessofilia; a cogniciofilia; a grafofilia; a experimentofilia; a fraternofilia; a proexofilia; a evoluciofilia. Fobiologia: a profilaxia da paraconviviofobia; a superação da xenofobia. Sindromologia: a superação da síndrome da autodesorganização; a superação da síndrome do avestruzismo; a eliminação da síndrome da interiorose; o autenfrentamento da síndrome da dispersão consciencial; o descarte da síndrome do estrangeiro (SEST). Maniologia: a mania de procrastinação; a dromomania. Mitologia: o mito de Cronos; os mitos socioculturais distorcendo as prioridades proexológicas. Holotecologia: a autopesquisoteca; a prioroteca; a discernimentoteca; a evolucioteca. Interdisciplinologia: a Evoluciologia; a Proxêmica; a Cronêmica; a Intrafisicologia; a Experimentologia; a Geopoliticologia; a Grupocarmologia; a Conviviologia; a Sociologia; a Interassistenciologia; a Proexologia; a Interdimensiologia; a Holomaturologia, a Pré-Intermissiologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin intermissivista lúcida; a conscin infiltrada cosmoética; a conscin amparadora intrafísica; a conscin assistida; a família nuclear; a família evolutiva; a amizade raríssima; a isca humana lúcida; a isca humana inconsciente; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin alienada; a conscin eletronótica; a conscin intermissivista inadaptada; a conscin dissidente; a conscin autorreflexiva; a conscin pré-epicon; a conscin pré-ofiexista; a conscin enciclopedista; a conscin completista; a consciex amparadora; a consciex assistida; o ser desperto; o ser interassistencial; a semiconsciex; as equipexes técnicas de evoluciólogos; o ser Serenão. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 5 Masculinologia: o megaatrator; o elder; o acoplamentarista; o tenepessista; o amparador intrafísico; o agente retrocognitor; o projetor assistencial lúcido; o intermissivista; o proexista; o reciclante existencial; o inversor existencial; o macrossômata; o tertuliano; o teletertuliano; o docente conscienciológico; o cognopolita; o duplista; o epicon lúcido; o ofiexista. Femininologia: a megaatratora; a elder; a acoplamentarista; a tenepessista; a amparadora intrafísica; a agente retrocognitora; a projetora assistencial lúcida; a intermissivista; a proexista; a reciclante existencial; a inversora existencial; a macrossômata; a tertuliana; a teletertuliana; a docente conscienciológica; a cognopolita; a duplista; a epicon lúcida; a ofiexista. Hominologia: o Homo sapiens sapiens; o Homo sapiens assistens; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens projectius; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens conscientiologicus; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens teleguiatus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens serenissimus; o Homo sapiens reurbanisatus. V. Argumentologia Exemplologia: binômio Proxêmica-Cronêmica ignorado = a compreensão da condição da pessoa vulgar, desinteressada e inteiramente alheia à autovivência pragmática do espaço-tempo; binômio Proxêmica-Cronêmica vivenciado = a compreensão da condição do intermissivista consciente quanto à autaplicação multidimensional, em tempo integral, da inteligência evolutiva no espaço-tempo, nos contextos egocármico, grupocármico e policármico. Culturologia: a cultura da Proxêmica Cosmoética; a cultura da Cronêmica Cosmoética. Priorização. Sob a ótica da Autopriorologia, eis, por exemplo, 7 aspectos ou condições básicas a serem considerados pela conscin lúcida, homem ou mulher, quanto à teática cosmoética pró-evolutiva do binômio Proxêmica-Cronêmica, na ordem alfabética: 1. Autevolução: a qualificação da intraconsciencialidade pela Recexologia (recin e recéxis), Despertologia e Pré-Intermissiologia no espaço e tempo oportunos. 2. Autoparapsiquismo: o aproveitamento do tempo e dos ambientes otimizados para o alcance da autonomia parapsíquica. 3. Completismo: o cumprimento das cláusulas pétreas da proéxis no espaço-tempo pré-estabelecido, atualizando o código pessoal de Cosmoética e o saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP). 4. Interassistência: a interação com equipins e equipexes técnicas, no momento certo e local adequado para o desenvolvimento da Mentalsomatologia, Conscienciografologia, Tenepessologia, Ofiexologia, voluntariado e docência conscienciológica. 5. Locus: o local onde a consciência fixa, concentra ou centraliza temporariamente o megafoco das próprias faculdades e atributos, em determinada oportunidade ou momento evolutivo para atender demandas ego e grupocármicas. 6. Métrica: a aferição contínua de 3 alicerces da estrutura evolutiva da conscin: o espaço, o tempo e a qualidade dos esforços proexológicos. 7. Singularidade: o autoprotagonismo evolutivo no espaço-tempo intrafísico, contribuindo de maneira sui generis enquanto minipeça interassistencial. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o binômio Proxêmica-Cronêmica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 6 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 01. Aproveitamento do tempo: Autoproexologia; Homeostático. 02. Aqui-agora multidimensional: Paracronologia; Neutro. 03. Benesse planetária: Intrafisicologia; Neutro. 04. Bússola intraconsciencial: Holomaturologia; Homeostático. 05. Chão: Intrafisicologia; Neutro. 06. Cidadania multidimensional: Parassociologia; Homeostático. 07. Cronêmica pessoal: Cronologia; Neutro. 08. Cronoevoluciologia: Autevoluciologia; Neutro. 09. Localização: Proxêmica; Neutro. 10. Lucidez paracronológica: Seriexologia; Homeostático. 11. Momento da megadecisão: Recexologia; Neutro. 12. Ônus decisório: Holomaturologia; Neutro. 13. Reencontro de destino: Reencontrologia; Homeostático. 14. Residência proexogênica: Intrafisicologia; Homeostático. 15. Subintrância cronêmica: Paracronologia; Neutro. A AUTOVIVÊNCIA COSMOÉTICA E PRÓ-EVOLUTIVA DO BINÔMIO PROXÊMICA-CRONÊMICA POSSIBILITA À CONSCIN LÚCIDA OTIMIZAR AS AUTORRECICLAGENS, ALAVANCANDO A AUTEVOLUÇÃO E A PROÉXIS PESSOAL E GRUPAL. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre a importância do binômio Proxêmica-Cronêmica na vida cotidiana? Na escala de 1 a 5, em qual nível se situa na adequação da localização pessoal na Terra? Considera-se capaz de administrar o tempo consciencial com permanente cosmoética? Filmografia Específica: 1. As Horas. Título Original: The Hours. País: EUA. Data: 2002. Duração: 114 min. Gênero: Drama. Idade (censura): 14 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Português. Direção: Stephen Daldry. Elenco: Nicole Kidman; Julianne Moore; Meryl Streep; Ed Harris; Toni Colette; Claire Danes; Jeff Daniels; & Stephen Dillane. Produção: Roberto Fox; & Judy Rhee. Desenho de Produção: Marisa Durkovic. Direção de Arte: Nick Palmer; Mark Raggett; & Judy Rhee. Roteiro: David Hare, baseado na obra de Michael Cunningham. Fotografia: Seamus McGarvey. Música: Philip Glass. Montagem: Peter Boyle. Cenografia: Philippa Hart; Barbara Peterson; & Harriet Zucker. Companhia: Miramax Films; & Scott Rudin Productions. Sinopse: A história retrata a trajetória de 3 mulheres em épocas diferentes, durante algumas horas do dia. Em Londres, nos anos 20, Virgínia Woolf começa a obra-prima: “Mrs Dalloway”, lutando contra doença, afetando a sanidade mental; em Los Angeles, nos anos 50, a dona de casa Laura Brown faz a leitura de “Mrs Dalloway” e a faz pensar em acabar com a vida; em New York contemporânea, Clarissa organiza festa para o amigo Richard, próximo da morte por AIDS. As reflexões dos personagens são marcadas pela urgência, cadenciada pelas badala das do relógio Big Ben, representando o anúncio do presente se esfarelando e à perspectiva de futuro sombrio, onde haverá cada vez menos tempo para alcançar a felicidade ou a satisfação em se sentir vivo. Bibliografia Específica: 01. Barbosa, Christian; A Tríade do Tempo; prefácio Gustavo Cerbasi; revisores Milena Vargas; & Nerval Mendes; 256 p.; 2 partes; 13 caps.; 1 minibiografia; 59 citações; 16 diags.; 38 enus.; 1 fórmula; 1 questionário; 7 tabelas; 2 testes; 1 ilustração; ind.; 3 apêndices; 16 x 23 x 1 cm; Sexante; Rio de Janeiro, RJ; 2011; páginas 59 a 86. 02. Bruckner, Pascal; A Euforia Perpétua: Ensaio sobre o Dever de Felicidade (L’Euphorie Perpétuelle); trad. António Cruz Belo; rev. Frederico Sequeira; 175 p.; 11 caps.; 10 citações; 96 notas de rodapé; 86 refs.; índice de quadros; 21 x 14 cm; br.; Editorial Notícias; Lisboa, Portugal; 2002; páginas 59 a 97. 03. Dunne, John William; An Experiment with Time; pref. Russell Targ; 161 p.; 6 partes; 26 caps.; 1 apênd.; 17 gráf(s).; 1 tab.; alf.; 21 x 16 cm; br.; 1927; Hampton Roads Publishing Company; Charlottesville, VA, USA; 2001, reimp.; páginas 1 a 156. 04. Gombrich, Ernest Hans; Breve História do Mundo (Eine kurze Weltgeschichte für junge Leser); trad. Monica Stahel; revisores Maria Regina Ribeiro Machado & Lúcia Aparecida dos Santos; 336 p.; 40 caps.; 1minibiografia; 34 ilustrações; 16 x 23 x 1 cm; 2001; Livraria Martins Fontes Editora; São Paulo, SP; reimp. 2012; páginas 33 a 38. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 7 05. Harari, Yuval Noah; Sapiens: Uma Breve História da Humanidade (Sapiens – A Brief History of Humankind); trad. Janaína Marcoantonio; 592 p.; 20 caps.; 134 notas; 1 cronologia; 28 imagens; 18 cm; br.; reimp.; L&PM Pocket; Porto Alegre, RS; 2019; páginas 37 a 63, 113 a 138, 147 a 157, 274 a 276, 333 a 368 e 417 a 421. 06. Johnson, Steven; Where Good Ideas come from: The Natural History of Innovation; 326 p.; 7 caps.; 1 apênd.; 173 refs.; 6 diags.; 18 cm; br.; Pengiun Group; New York, USA; 2010; páginas 251 a 294. 07. Le Goff, Jacques; & Schmitt, Jean-Claude; (coord.); Dicionário Analítico do Ocidente Medieval (Dictionnaire Raisonné de L’Occidente Mediéval); coord. trad. Hilário Franco Júnior; revisores Beatriz Freitas Moreira et al; 2 Vols.; 1.454 p.; Vol. II; 1 cronologia; 1 E-mail; 17 enus.; 48 fotos; 2 sumários iconográficos; 2 websites; 16 x 23 cm; br.; Editora Unesp; São Paulo, SP; 2017; páginas 595 a 606. 08. Metchnikoff, Élie; The Nature of Man: Studies in Optimistic Philosophy; trad. P. Chalmers Mitchell; 309 p.; 3 partes; 12 caps.; 1903; G. P. Putnam’s Sons; New York e London; reimp. 1908; páginas 17 a 39, 166 a 199 e 203 a 227. 09. Pereira, Jayme; Princípios do Estado Mundial Cosmoético; colaboração Dulce Daou; et al.; pref. Rosemary Salles; revisores Equipe de Revisores da Editares; 306 p.; 3 seções; 25 caps.; 8 citações; 21 E-mails; 142 enus.; 58 estrangeirismos; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 20 websites; posf.; glos. 84 termos; 107 refs.; 9 webgrafias; 1 anexo; alf.; geo.; ono.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 9 e 141 a 154. 10. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 101 e 151. 11. Idem; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 515. 12. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. I, II e III; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13cm; enc.; 2 a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 465, 1.278 e 1.978. L. M. D.