Autossuperação da Sociofobia

A autossuperação da sociofobia é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, identificar, compreender, autenfrentar, eliminar, remover, sobrelevar ou suplantar os traços causadores da ansiedade social, otimizando as automanifestações nas relações interconscienciais.

Você, leitor ou leitora, no teste de avaliação pessoal pela escala simples de 1 a 5, em qual nível se situa quanto à sociofobia? Qual tem sido o esforço evolutivo aplicado para superá-la?

      AUTOSSUPERAÇÃO DA SOCIOFOBIA
                                  (AUTORRECINOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A autossuperação da sociofobia é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, identificar, compreender, autenfrentar, eliminar, remover, sobrelevar ou suplantar os traços causadores da ansiedade social, otimizando as automanifestações nas relações interconscienciais.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O primeiro elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo superação deriva do idioma Latim, superatio, “ação de vencer; alcançar; conseguir”, de superare, “elevar-se acima de; superar-se”. Surgiu no Século XVI. O segundo elemento de composição socio procede também do idioma Latim, socius, “associado; unido; que acompanha”. O termo fobia provém do idioma Grego, phóbos, “açao de horrorizar, amendrontar; dar medo”, e esta do idioma Francês, phobie, “medo exagerado”. Apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Autocura da fobia social. 2. Autossuplantação da sociofobia. 3. Descarte da sociofobia. 4. Autenfrentamento da sociofobia. 5. Autossobrepujamento da sociofobia. 6. Superação do transtorno de ansiedade social (TAS). 7. Descarte da esquiva social. 8. Autossuperação da insegurança social.
          Antonimologia: 1. Manutenção da sociofobia. 2. Cultivo da ansiedade social. 3. Preservação da fobia social. 4. Conservação do temperamento antissocial. 5. Autassédio nas relações interconscienciais. 6. Autoconformismo com a fobia social.
          Estrangeirismologia: a social anxiety disorder; a evitação da make a storm in a teacup; o it’s just water under the bridge; o bullying escolar; o fight or flight.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à convivialidade sadia.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Convivência: necessidade evolutiva.
          Coloquiologia: a pessoa bicho do mato.
          Citaciologia. Eis citação pertinente ao tema: – A solidão limita o voo do pássaro que volteia ao redor de si mesmo ao invés de tomar um belo impulso (Yoritomo Tashi, Século XII).
          Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas em ordem alfabética, pertinentes ao tema:
          1. “Ansiedade. A terapêutica inicial para quem vive com ansiedade é pensenizar mais e falar menos”.
          2. “Ansiosismo. A fim de inimizar o ansiosismo, a primeira técnica é morder na língua, a segunda, também eficaz, é promover a técnica das autorreflexões de 5 horas”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da convivialidade sadia; o holopensene pessoal da reciclagem evolutiva; o holopensene pessoal da determinação evolutiva; o holopensene do ansiosismo nos relacionamentos interconscienciais; os egopensenes; a egopensenidade; os nosopensenes; a nosopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; os sociopensenes; a sociopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a sustentação da autopensenidade sadia.
          Fatologia: a autotransposição da ansiedade social; a aceitação do problema; a saída da inércia causada pelo medo de ser julgado; o abertismo consciencial; o apoio do grupo familiar incentivando o autenfrentamento; a identificação de trafores auxiliadores da recin pró-convivialidade; a listagem de trafais necessários ao autenfrentamento da sociofobia; o uso do mentalsoma como desmistificador dos receios; a autorreflexão auxiliando na Higiene Consciencial; a reflexão antes de falar evitando ruídos de comunicação; a rememoração de situações homeostáticas motivando a exposição social; a aceitação de elogios com naturalidade; a eliminação das crenças irracionais envolvendo situações coletivas; a antivitimização; a alteração da postura corporal trazendo autestima; a mentalização positiva de futuras exposições sociais; a busca do desenvolvimento intelectual pessoal; a prática de esportes ajudando na socialização; o diagnóstico psicológico; os questionários de aptidões sociais identificando as situações problema; a avaliação do grau do transtorno de ansiedade social; a evitação da reclusão voluntária; a adoção de animal de estimação diminuindo a sensação de solidão; a tranquilidade ao lidar com o novo; a opção por sair da rotina; a acupuntura estimulando a produção de endorfina e relaxamento corporal; a cantoterapia; o teatro das emoções; a alimentação saudável; o sono reparador; a tranquilidade no trato social; a comunicação clara; a conquista da imperturbabilidade; o registro diário das interações intraconscienciais; a análise dos avanços obtidos; o senso de sociabilidade.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o desbloqueio dos chacras favorecendo a homeostase do energossoma; a desassim terapêutica; a prática da tenepes contribuindo na parassociabilidade sadia; a projeção da consciência enquanto ferramenta de autopesquisa.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autocrítica-autenfrentamento; o sinergismo qualificação do pensene–mudança de comportamento.
          Principiologia: o princípio da convivialidade sadia; o princípio “ninguém evolui sozinho”; o princípio do posicionamento pessoal (PPP).
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); o código corporal transmitindo segurança; os códigos de etiqueta social.
          Teoriologia: a teoria da inteligência social; a teoria da Omniconviviologia; a teoria da Higiene Consciencial.
          Tecnologia: a técnica do balanço existencial; a técnica da mudança de bloco pensênico; a técnica da docência conscienciológica; a técnica da tenepes; as técnicas de comunicação.
          Voluntariologia: a atuação no voluntariado interassistencial promovendo sociabilização sadia.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o labcon pessoal.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Comunicologia.
          Efeitologia: o efeito evolutivo da autopesquisa; os efeitos do autodesassédio; os efeitos da interação social; o efeito da ortopensenização na holosfera pessoal.
          Neossinapsologia: o autenfrentamento de situações temidas favorecendo a aquisição de neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo negação-aceitação-ação-reparação; a eliminação do ciclo vítima-algoz de si mesmo; o descarte do ciclo recursivo ansiedade-fuga-ansiedade.
          Enumerologia: a autopesquisa traforista; a autopensenidade homeostática; a autorrecin terapêutica; a autoconfiança renovada; a autoimagem reciclada; a autodesassedialidade funcionante; a autoinclusão social sadia.
          Binomiologia: o binômio autopesquisa-autodesassédio.
          Interaciologia: a reciclagem da interação social deficitária; a interação medos irracionais–realidade; a interação trafar-trafor-trafal; a interação autopesquisa constante–autorrenovações infindáveis.
          Trinomiologia: o trinômio vontade-determinação-autocura; o trinômio destemor-firmeza-ousadia; o trinômio antivitimização-autoconhecimento-autossuplantação.
          Polinomiologia: o polinômio tenepes-assistência-recin-recéxis-socialização; o polinômio consciencioterápico autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação.
          Antagonismologia: o antagonismo medo da autexposição / convivialidade sadia; o antagonismo heteroaprovação / autoaprovação; o antagonismo realidade / imaginação; o antagonismo enfrentamento / fuga; o antagonismo autoconfiança / autoinsegurança.
          Paradoxologia: o paradoxo de querer fazer assistência temendo o convívio social; o paradoxo de o tímido se achar o centro das atenções sem desejá-lo; o paradoxo de o medo de errar poder induzir ao erro.
          Politicologia: a política de saúde pública voltada a distúrbios psicológicos e / ou mentais; a reciclocracia; a egocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço; a lei da grupalidade; a lei de causa e efeito.
          Filiologia: a evoluciofilia; a decidofilia; a recinofilia; a leiturofilia; a pensenofilia; a traforofilia; a autopesquisofilia; a conviviofilia.
          Fobiologia: a autossuperação da sociofobia; a eliminação do medo de errar.
          Sindromologia: o descarte da síndrome do ansiosismo; a suplantação da síndrome da autovitimização; a eliminação da síndrome do medo; a libertação da síndrome da insegurança; a superação da síndrome do perfeccionismo; a remissão da síndrome do pânico.
          Maniologia: a supressão da egomania; o descarte da mania de perfeição.
          Mitologia: a desconstrução do mito pessoal de a omissão ser sempre a melhor decisão; o descarte do mito de precisar ser igual para ser aceito.
          Holotecologia: a convivioteca; a socioteca; a traforoteca; a egoteca; a pensenoteca; a recexoteca; a terapeuticoteca.
          Interdisciplinologia: a Autorrecinologia; a Sociologia; a Conviviologia; a Traforologia; a Temperamentologia; a Comunicologia; a Evoluciologia; a Consciencioterapia; a Autodesassediologia; a Autossuperaciologia; a Autopesquisologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciência autossuperadora; a conscin lúcida; a conscin enciclopedista; a isca humana lúcida; o ser interassistencial; a conscin determinada; o ser desperto; a conscin sociável.
          Masculinologia: o acoplamentista; o conviviólogo; o reciclante existencial; o intermissivista; o proexista; o pré-serenão vulgar; o tenepessista; o evoluciente; o comunicólogo; o pesquisador; o voluntário.
          Femininologia: a acoplamentista; a convivióloga; a reciclante existencial; a intermissivista; a proexista; a pré-serenona vulgar; a tenepessista; a evoluciente; a comunicóloga; a pesquisadora; a voluntária.
          Hominologia: o Homo sapiens sociophobicus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens autodesassediator.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: autossuperação inicial da sociofobia = aquela evidenciada por desinibição específica e pontual da manifestação pessoal nas relações interconscienciais; autossuperação avançada da sociofobia = aquela evidenciada por desembaraço e extroversão contínua da manifestação pessoal em todas as relações interconscienciais.
          Culturologia: a campanha Janeiro Branco fomentando a cultura de saúde mental; a cultura do ajuste fino na comunicação; a cultura da desassedialidade interconsciencial; a cultura da reciclagem intraconsciencial.
          Terapeuticologia. Sob a ótica da Autoconsciencioterapia, eis, em ordem alfabética, 15 variáveis a serem consideradas na remissão da fobia social:
          01. Acalmia: usar técnicas de relaxamento para promover a acalmia íntima.
          02. Assistência: tirar o foco de si mesmo, privilegiando as tarefas assistenciais.
          03. Bioenergias: manter os chacras equilibrados através de práticas energéticas.
          04. Concentração: exercitar a concentração mental evitando devaneios.
          05. Decisão: ter força de vontade para querer interagir com os outros.
          06. Enfrentamento: “encarar de frente” as situações sociais temidas gradual e sistematicamente.
          07. Holoteca: examinar, em diferentes tecas, os temas da autopesquisa.
          08. Medicação: seguir orientação médica quanto à necessidade de empregar antidepressivos e / ou inibidores de recaptação de serotonina, para atuar sobre a química cerebral.
          09. Metapensenidade: avaliar se os pensenes são racionais ou fantasiosos.
          10. Neopensenidade: trocar os nosopensenes, acionadores e alimentadores da ansiedade social, por ortopensenes capacitadores e adequados.
          11. Presente: focar no presente evitando ansiedade antecipatória ou remorsos do passado.
          12. Reciclagens: promover as recins e recéxis necessárias.
          13. Tecnologia: empregar o recurso da realidade virtual para simular as situações temidas em ambiente seguro; utilizar aplicativos de celular favorecendo a socialização.
          14. Terapia: investir na Consciencioterapia, na terapia cognitivo-comportamental ou na psicoterapia auxiliando o processo de cura.
          15. Treino: exercitar as competências sociais.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autossuperação da sociofobia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Ansiedade social: Parapatologia; Nosográfico.
          02. Articulação social: Intrafisicologia; Neutro.
          03. Ato social: Sociologia; Neutro.
          04. Autossuperação do emocionalismo: Mentalsomatologia; Homeostático.
          05. Autossuperação do medo: Psicossomatologia; Homeostático.
          06. Evitação da evitação: Conviviologia; Homeostático.
          07. Fundamentos da Conviviologia: Holoconviviologia; Neutro.
          08. Papel social: Sociologia; Neutro.
          09. Plenitude convivencial: Conviviologia; Neutro.
          10. QI social: Conviviologia; Neutro.
          11. Reclusão voluntária: Conviviologia; Nosográfico.
          12. Sectarismo despercebido: Antiuniversalismologia; Nosográfico.
          13. Sociofilia evolutiva: Sociologia; Neutro.
          14. Timidez: Comunicologia; Nosográfico.
          15. Vida pública: Sociologia; Neutro. A AUTOSSUPERAÇÃO DA SOCIOFOBIA É DESAFIO DIÁRIO
   A SER ENFRENTADO E VENCIDO PELA AUTOPESQUISA,
   AUTODETERMINAÇÃO E APLICAÇÃO DE TÉCNICAS ALAVANCADORAS DAS INTERRELAÇÕES PESSOAIS SADIAS.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, no teste de avaliação pessoal pela escala simples de 1 a 5, em qual nível se situa quanto à sociofobia? Qual tem sido o esforço evolutivo aplicado para superá-la?
            Bibliografia Específica:
            1. Silva, Ana Beatriz Barbosa; Mentes Ansiosas: Medo e Ansiedade Nossos de Cada Dia; int. Ana Beatriz Barbosa; revisores Tomoi Moroizumi; & Jabe Pessoa; 296 p.; 18 caps.; 1 graf; 1 citação; 1 E-mail; 1 enu.; 9 estatísticas; 6 figuras; 3 tabs.; 138 refs.; 8 websites; 8 siglas; 23 x 15,2 cm ; br.; 2a Ed.; 1a reimp.; Principium; São Paulo, SP; 2018; páginas 151 a 165.
            2. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 91.
            Webgrafia Específica:
            1. Bessornia, Francine de Castro; Os Benefícios da Acupuntura nos Quadros de Ansiedade; Artigo; CETN; Revista; São Paulo, SP; S.D.; 2 enus.; 2 siglas; disponível em: <https://www.cetn.com.br/imprensa/os-beneficios-da-acu puntura-nos-quadros-de-ansiedade/20171107-100317-k869>; acesso em: 14.06.19; 13h10.
            2. Galileu; Revista; Ter um Companheiro Pet faz bem para sua Saúde Mental (Amigo Peludo pode Ser Ótimo Remédio para Depressão Severa – indica Estudo); Rio de Janeiro, RJ; S.D.; 3 siglas; 2 websites; disponível em:
<https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2018/08/ter-um-companheiro-pet-faz-bem-para-sua-saude-mental
.html>; acesso em: 14.06.19; 12h50.
            3. Jornal da USP; Tratamento com Realidade Virtual reduz Fobia Social (Segundo psicóloga, 75% da Ansiedade Social dos Pacientes submetidos ao Novo Tratamento foi diminuída); Artigo; Revista; São Paulo, SP; S.D.; 2 estatísticas; 2 siglas; 1 website; disponível em: <https://jornal.usp.br/ciencias/tratamento-com-realidade-virtual-reduz-fobiasocial/>; acesso em: 14.06.19; 13h10.
                                                                                                                  N. A. V.