AUTORRECICLAGEM DA MANIA (RECEXOLOGIA) DE AGRADAR I. Conformática Definologia. A autorreciclagem da mania de agradar é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, superar a tendência de agir de maneira a cativar as pessoas em busca de aprovação e aceitação social, não raro com autossacrifício ou autonegligência, passando a manifestar-se de modo autêntico, assertivo e coerente, respeitando valores pessoais, necessidades e prioridades evolutivas. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O primeiro elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O primeiro prefixo re deriva do idioma Latim, re, “retrocesso; retorno; recuo; repetição; iteração; reforço; intensificação”. O segundo elemento de composição ciclo procede do idioma Francês, cycle, derivado do idioma Latim, cyclus, “período de anos”, e este do idioma Grego, kyklós, “círculo; roda; esfera”. Surgiu no Século XVIII. O sufixo agem provém do idioma Francês, age, formador de substantivo de base verbal ou nominal. O vocábulo mania origina-se do idioma Grego, manía, “loucura; demência”. Apareceu no Século XVI. O segundo prefixo a vem do idioma Latim, ad, “em direção a; aproximação”. O termo grado deriva igualmente do idioma Latim, gratus, “agradável; grato; agradecido; digno de agradecimento”. Surgiu no Século XIII. A palavra agradar apareceu no Século XV. Sinonimologia: 1. Autossuperação do vício de agradar. 2. Autorreciclagem da inautenticidade nas interrelações afetivas. 3. Autossuperação do costume de satisfazer a vontade alheia. 4. Autorreciclagem do vício da dissimulação emocional. Neologia. As 3 expressões compostas autorreciclagem da mania de agradar, miniautorreciclagem da mania de agradar e maxiautorreciclagem da mania de agradar são neologismos técnicos da Recexologia. Antonimologia: 1. Agradabilidade exagerada. 2. Autoposicionamento pusilânime. 3. Solicitude inautêntica. 4. Síndrome da boazinha. Estrangeirismologia: a superação da condição de people pleaser; a eliminação do miseen-scène social; a glasnost pessoal. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autenticidade e reciclogenia pessoal. Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Ninguém agrada a todos. Reciclagem é readaptação. Sejamos autênticos sempre. Coloquiologia: a mania de agradar para ficar bem na fita; o ato de jogar as cartas na mesa; o jogo aberto; o ato de lavar a roupa suja; o ato de falar a verdade doa a quem doer. Citaciologia: – Quem quer agradar a todos não agrada a ninguém (Jean-Jacques Rousseau, 1712–1778). Proverbiologia: – Se a todos tiveres que agradar, a ti não podes contentar. Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Agradar. A estrutura da tarefa do esclarecimento (tares), que leva à Impactoterapia, prova ser impossível agradar a todas as consciências”. 2. “Agradável. Nem sempre o agradável é o melhor. A tacon tende a ser sempre agradável e simpática. A tares, em geral, em função da verdade sem eufemismos, pode ser desagradável e antipática, contudo é mais funcional e evolutiva”. 3. “Autenticidade. A autenticidade é a primeira conotação específica da força presencial”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da autenticidade consciencial; o holopensene pessoal assertivo; o holopensene pessoal da veracidade; o holopensene pessoal coerente; o holopensene pessoal transparente; o holopensene pessoal traforista; o holopensene pessoal do posicionamento sadio; a autopensenidade autêntica; os ortopensenenes; a ortopensenidade; a retilinearidade pensênica; a pensenosfera autotraforista; a pensenosfera autêntica. Fatologia: a autorreciclagem da preocupação excessiva com os outros; o enfrentamento do desconforto de não agradar; a autossuperação da dificuldade de dizer não; o reprocessamento da necessidade de não decepcionar os demais; a abolição da crença de ser responsável pelos sentimentos alheios; a ressignificação; a evitação dos conflitos; a eliminação da necessidade de heteroaprovação; a automelhoria quanto à carência de pertencimento; a atualização de si mesmo eliminando a preocupação com a autoimagem pessoal; a erradicação da autoinsegurança; a reeducação quanto à baixa autestima; o perfeccionismo; o murismo; a pusilanimidade; o autoconflito gerado pela falta de posicionamento; o ato anticosmoético de se colocar como último da fila; a falta de pacificação íntima; a dificuldade em reconhecer e assumir as próprias necessidades pessoais; as reciclagens desencadeadas pela autocompreensão; a busca pela superação dos mecanismos de defesa do ego (MDEs); a aplicação da vontade sustentando as recins prioritárias; a eliminação da passividade; a autocompreensão das prioridades evolutivas; a necessidade de bancar o ônus do não; o bônus do não; a desdramatização; o autorrespeito; o autocuidado; a autocrítica honesta; a eliminação dos autenganos; a autoincorruptibilidade; o descarte das justificativas; a coragem do autoposicionamento cosmoético; a autossuperação do acanhamento; o desenvolvimento do autoafeto; o senso de autovalor; o bom humor; a autoconfiança; a automotivação; a autobenignidade; a coerência pessoal; a opção pela postura pessoal assertiva; a expressão madura da psicossomaticidade; o posicionamento autorrespeitoso; a autenticidade nas interrelações conscienciais; a comunicabilidade qualificada; o estabelecimento de limites cosmoéticos; a desrepressão consciencial; a alavancagem da recin por meio dos autotrafores; o autesforço quanto às autossuperações prioritárias; a inteligência evolutiva (IE). Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a assimilação simpática (assim); a desassimilação simpática (desassim); a baixa autestima enquanto rapport com os assediadores extrafísicos; a autoconscientização multidimensional; o uso da sinalética energética e parapsíquica pessoal enquanto ferramenta de comunicação cotidiana; o amparo extrafísico; a conexão com os amparadores extrafísicos; o desenvolvimento do parapsiquismo lúcido nas dinâmicas parapsíquicas; a autovivência da tenepes; a tenepes contribuindo no desenvolvimento do parapsiquismo lúcido interassistencial; os banhos de energia; a atenção às parapercepções; as parapercepções ativas no cotidiano; a autoconscientização multidimensional no cotidiano. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo autoposicionamento-exemplarismo; o sinergismo transparência-coerência; o sinergismo ortopensenidade-autopacificação; o sinergismo comunicabilidade–força presencial–autossuperação; o sinergismo autodiscernimento-autoposicionamento cosmoético. Principiologia: o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da autenticidade pessoal; o princípio da priorização autevolutiva; o princípio da autorresponsabilidade evolutiva; o princípio da maturidade evolutiva; o princípio do bônus do não. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) embasando as decisões pessoais; o código grupal de Cosmoética (CGC) fortalecendo a convivialidade sadia. Teoriologia: a teoria da reciclogenia autocurativa; a teoria da autorreconciliação; a teoria da autobenignidade; a teoria da pacificação íntima promotora da paz no grupo. Tecnologia: a técnica da desdramatização; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da madrugada; a técnica do autenfrentamento do malestar; a técnica do posicionamento interassistencial cosmoético. Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico auxiliando a exercitar os neoposicionamentos sadios; o voluntariado interassistencial fortalecendo vínculos interconscienciais homeostáticos. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autossinaleticologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; a autexposição cosmoética do labcon pessoal. Colegiologia: o Colégio Invisível da Recinologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Comunicologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Cosmoética; o Colégio Invisível da Despertologia; o Colégio Invisível da Serenologia. Efeitologia: o efeito autassediador do posicionamento pusilânime; o efeito autassediador da falta de posicionamento; o efeito nocivo da assunção excessiva de responsabilidade; o efeito do autoposicionamento sadio nas interações interpessoais; o efeito sadio da comunicação assertiva frente às necessidades pessoais; o efeito homeostático do autoposicionamento coerente; o efeito salutar da transparência pessoal no convívio junto ao grupocarma; o efeito da convivialidade sadia; o efeito tranquilizador dos neoposicionamentos. Neossinapsologia: as neossinapses resultantes da mudança de padrão nas manifestações pessoais; as neossinapses provindas dos neopensenes; as neossinapses derivadas dos neoposicionamentos; as neossinapses decorrentes da comunicação assertiva. Ciclologia: o ciclo da espiral evolutiva; o ciclo autenfrentamento-autocompreensão-neoposicionamentos; o ciclo ortoposicionamento-autopacificação-desperticidade. Enumerologia: o autorrespeito aos princípios pessoais; a autorreflexão enquanto elemento chave para a autonomia emocional; o autenfrentamento do desconforto quanto ao ônus do não; o autoposicionamento coerente na atualização dos autovalores; o exercício da autexpressão autêntica; a vivência da autobenignidade; a recin da autafetividade. Binomiologia: o binômio autoinsegurança-autodesrespeito; o binômio emoção-instintividade; o binômio autossuperação-autossegurança; o binômio autexemplarismo-heterassistência. Interaciologia: a interação domínio energético–autoposicionamento sadio; a interação ortoposicionamento–exemplarismo cosmoético. Crescendologia: o crescendo dificuldade-autenfrentamento; o crescendo desafio-automotivação; o crescendo autoinsegurança–autexposição–desinibição–autoposicionamento sadio; o crescendo pusilanimidade–autenfrentamento–coragem evolutiva; o crescendo pusilanimidade-autoposicionamento-autenticidade. Trinomiologia: o trinômio crise-superação-evolução; o trinômio autestima-autoconfiança-automotivação; o trinômio boa intenção–boa vontade–autodiscernimento; o trinômio autexperimentação-autorreflexão-autossuperação. Polinomiologia: o polinômio patológico baixa autestima–insegurança–inibição–falta de posicionamento; o polinômio sadio autodiagnóstico-autenfrentamento-autorreciclagem-autossuperação. Antagonismologia: o antagonismo pusilanimidade / coragem; o antagonismo insegurança / destemor evolutivo; o antagonismo medo / serenidade; o antagonismo conforto / desconforto. Paradoxologia: o paradoxo de a evitação do conflito poder gerar autoconflito; o paradoxo de o enfrentamento do desconforto levar à autopacificação. Politicologia: a discernimentocracia; a evoluciocracia; a cosmoeticocracia; a interassistenciocracia; a lucidocracia; a autopesquisocracia; a conviviocracia. Legislogia: as leis da autorresponsabilidade evolutiva; a lei do maior esforço evolutivo contribuindo para a autopacificação. Filiologia: a decidofilia; a criticofilia; a discernimentofilia; a pacificofilia; a cosmoeticofilia; a desassediofilia; a recinofilia. Fobiologia: a extinção da heterocriticofobia; a eliminação da fobia de conflitos. Sindromologia: a autossuperação da síndrome da boazinha; a autorreciclagem da síndrome da perfeição. Maniologia: a autorreciclagem da mania de agradar; a eliminação da mania de colocar os outros em primeiro lugar; a cessação da mania de controlar; a extinção da mania de “carregar o mundo nas costas”. Mitologia: o mito da perfeição; o mito de considerar possível agradar a todos. Holotecologia: a autodiscernimentoteca; a evolucioteca; a autopesquisoteca; a convivioteca; a cosmoeticoteca; a comunicoteca; a pensenoteca. Interdisciplinologia: a Recexologia; a Recinologia; a Autopriorologia; a Autorreciclologia; a Autocosmovisiologia; a Coerenciologia; a Discernimentologia; a Interassistenciologia; a Taristicologia; a Proexologia; a Cosmoeticologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin submissa; a isca humana inconsciente; a conscin irresponsável; a conscin responsiva sem critério; a vítima do excesso de responsabilidade; a personalidade centralizadora; a conscin assimilada; a conscin lúcida; a conscin autopesquisadora; a conscin ortoposicionada; a conscin autopacificada; a isca humana lúcida; o ser autêntico. Masculinologia: o ortoposicionado; o autodecisor; o intermissivista; o conscienciólogo; o conviviólogo; o duplista; o proexista; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o homem autêntico; o intelectual; o reciclante existencial; o tenepessista; o completista; o projetor consciente; o embaixador da paz. Femininologia: a ortoposicionada; a autodecisora; a intermissivista; a consciencióloga; a convivióloga; a duplista; a proexista; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a mulher autêntica; a intelectual; a reciclante existencial; a tenepessista; a completista; a projetora consciente; a embaixadora da paz. Hominologia: o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens authenticus; o Homo sapiens imperturbabilis; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens serenissimus. V. Argumentologia Exemplologia: miniautorreciclagem da mania de agradar = a automanifestação levando em conta os valores e necessidades pessoais; maxiautorreciclagem da mania de agradar = a automanifestação autêntica necessária ao exercício da tarefa do esclarecimento impactoterápica e cosmoética. Culturologia: a cultura do autoposicionamento sadio; a cultura do autorrespeito; a cultura da transparência; a cultura da assertividade; a cultura da serenidade. Nosografia. De acordo com a Parapatologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 10 repercussões danosas da mania de agradar, capazes de impactar nocivamente em vários aspectos a manifestação consciencial: 01. Acentuação da descompensação energética. 02. Agravamento da autassedialidade. 03. Aumento do estresse. 04. Avultamento de responsabilidades deslocadas. 05. Continuação da irritabilidade. 06. Exacerbação das ruminações pensênicas. 07. Incremento da dispersividade. 08. Intensificação da autoconflitividade. 09. Multiplicação de ressentimentos. 10. Prolongamento de heteroconflitos. Higidez. Sob a ótica da Homeostaticologia, eis, a título de exemplo, em ordem alfabética, 14 decorrências salutares da autorreciclagem da mania de agradar, capazes de impactar positivamente em vários aspectos a manifestação consciencial: 01. Acentuação da autocoerência. 02. Ativação do equilíbrio energossomático. 03. Avivamento da força presencial. 04. Compelimento ao autorrespeito. 05. Encorajamento à assertividade. 06. Estímulo à autobenignidade. 07. Fortalecimento da autenticidade. 08. Impulsionamento à autestima. 09. Incentivo à autopacificação. 10. Instigação ao traforismo. 11. Motivação à comunicabilidade qualificada. 12. Propulsão ao ortoposicionamento. 13. Reforço à autotransparência. 14. Vivificação da coragem. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autorreciclagem da mania de agradar, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Assertividade interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 02. Autenticidade consciencial: Comunicologia; Neutro. 03. Autoposicionamento sadio: Comunicologia; Homeostático. 04. Binômio admiração-discordância: Conviviologia; Neutro. 05. Bônus do não: Crescendologia; Neutro. 06. Conscin corajosa: Holomaturologia; Neutro. 07. Crise de crescimento: Recexologia; Neutro. 08. Efeito do ortoposicionamento na autopacificação: Autodespertologia; Homeostático. 09. Posicionamento auto-harmonizador: Autodesassediologia; Homeostático. 10. Princípio do posicionamento pessoal: Autodefinologia; Homeostático. 11. Reciclagem integrada: Recexologia; Homeostático. 12. Recin: Recexologia; Homeostático. 13. Síndrome da autorresponsabilidade deslocada: Autopriorologia; Nosográfico. 14. Síndrome do bonzinho: Psicossomatologia; Nosográfico. 15. Superação da autoinsegurança: Autopesquisologia; Neutro. A AUTORRECICLAGEM DA MANIA DE AGRADAR CONDUZ À AUTEXPRESSÃO GENUÍNA E À AUTOCOERÊNCIA, REFORÇANDO A INTERCONFIANÇA, EM PROL DA AUTOPACIFICAÇÃO, ORTOCONVIVIALIDADE E INTERASSISTÊNCIA. Questionologia. Você, leitor ou leitora, ainda manifesta a mania de agradar? Qual esforço pessoal tem empregado para se expressar de maneira autêntica e cosmoética? Bibliografia Específica: 1. Elle, Alexandra; How We Heal: Uncover Your Power and Set Yourself Free; E-book; 256 p.; Chronicle Books; São Francisco, CA, EUA; Novembro, 2022. 2. Kishimi, Ichiro; & Koga, Fumitake; A Coragem de não Agradar (Kirawareru Yuki); trad. Ivo Korytowski; 270 p.; 5 partes; 1 posf.; 23 x 16 cm; br.; Sextante; Rio de Janeiro, RJ; 2013; páginas 123 a 128. 3. Maté, Gabor; & Maté Daniel; The Mith of Normal: Trauma, Illness, and Healing in a Toxic Culture; E-book; 572 p.; Avery; New York, NY; 2022. 4. Tawwab, Nedra Glover; Set Boundaries, Find Peace: A Guide to Reclaiming Yourself; E-book;. 304 p.; Tarcherperigee; New York, NY; 2021. 5. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 412 e 413. 6. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; CEAEC; & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vol. I; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 73 e 184. 7. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 99, 297 e 117. 8. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; revisores Ana Maria Bonfim; Everton Santos; & Tatiana Lopes; 1.088 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 blog; 1 cronologia; 100 datas; 20 E-mails; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 1 fórmula; 1 foto; 1 microbiografia; 56 tabs.; 57 técnicas; 300 testes; 21 websites; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 541, 548 e 552. M. D. G.