Autoperdoador

O autoperdoador é quem, homem ou mulher, conscin ou consciex, vive perdoando os próprios erros, faltas e omissões deficitárias, sem qualquer esforço de reciclagem intraconsciencial, ou recin, cultivando a condição da autodesobrigação patológica de não acertar os equívocos conscientes, anticosmoéticos, reiterados e antigos.

Você ainda age, esporadicamente, ao modo do autoperdoador? Por qual razão?

      AUTOPERDOADOR
                                     (PARAPATOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O autoperdoador é quem, homem ou mulher, conscin ou consciex, vive perdoando os próprios erros, faltas e omissões deficitárias, sem qualquer esforço de reciclagem intraconsciencial, ou recin, cultivando a condição da autodesobrigação patológica de não acertar os equívocos conscientes, anticosmoéticos, reiterados e antigos.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O elemento de composição auto procede do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. A palavra perdoar vem do idioma Latim, perdonar, “perdoar”. Surgiu no Século XIII.
          Sinonimologia: 01. Autoperdoadora. 02. Autodesculpador; autodesculpadora. 03. Pessoa–cemitério clandestino. 04. Autabsolvedor. 05. Autotapeador. 06. Pessoa mal resolvida. 07. Personalidade fraca. 08. Conscin autocomplacente. 09. Pessoa autoindulgente. 10. Pessoa desorganizada.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 11 cognatos derivados do vocábulo perdão: imperdoabilidade; imperdoador; imperdoadora; imperdoável; perdoabilidade; perdoador; perdoadora; perdoar; perdoável; perdoe; perdoense.
          Neologia. O vocábulo autoperdoador e as duas expressões compostas autoperdoador superficial e autoperdoador destrutivo são neologismos técnicos da Parapatologia.
          Antonimologia: 01. Autoimperdoador; autoimperdoadora. 02. Autoimperdoabilidade. 03. Conscin autorganizada. 04. Pessoa bem resolvida. 05. Personalidade forte. 06. Heteroperdoador. 07. Autodesassediador. 08. Autoincorruptor. 09. Calculista consciencial sadio. 10. Autorreeducador consciencial.
          Estrangeirismologia: o existentiale vacuum; o hollow profile.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, especificamente do autodiscernimento quanto à autocrítica.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da acriticidade; os patopensenes; a patopensenidade.
          Fatologia: a acídia; a adinamia; o alquebramento; a preguiceira; o descaso; o descuido; o desleixo; o acriticismo; a autocorrupção; o autassédio; o autodesconhecimento; a autodesorganização; a autoindisciplina; o autoperdão como rotina; a antilogicidade íntima; o antidiscernimento; a robéxis; a sabotagem da força presencial pessoal; o uróboro patológico; a desqualificação de si próprio; a erronia habitual; as omissões deficitárias; a autotraição mentalsomática; a preguiça mental; a frouxidão amoral; a amoralidade autoconsentida; a autorrelaxação moral; a obstrução da autevolução; o acobertamento anticosmoético; a operação abafa anticonscienciométrica; a ocultação dos cadáveres em si mesmo; o calcanhar-de-Aquiles; a autenganação; a atitude desviante; o megatrafar.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o travão da assistência extrafísica de amparador.


                                         III. Detalhismo

          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia.
          Enumerologia: a vergonha de admitir o próprio erro encoberto; o repúdio ao ato de retratar-se; a fuga à ação de voltar atrás; a falta da autocontrição racional; a ausência da mea culpa; a antiabjuração; a desculpa despudorada para si.
          Binomiologia: o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio da inutilidade escrita na água–rasteira no vento.
          Trinomiologia: o trinômio erro–engano–omissão deficitária.
          Polinomiologia: o polinômio autassedialidade-autocorrupção-autodesorganização-autocriticidade.
          Antagonismologia: o antagonismo sábio / tolo; o antagonismo omissuper / interprisão grupocármica.
          Politicologia: a vulgocracia.
          Filiologia: a materiofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a disciplinofobia; a criticofobia.
          Sindromologia: a síndrome da mediocrização; a síndrome da dispersão consciencial.
          Maniologia: a flagiciomania.
          Mitologia: a mitificação.
          Holotecologia: a absurdoteca; a idiotismoteca.
          Interdisciplinologia: a Parapatologia; a Psicopatologia; a Psiquiatria; a Consciencioterapia; a Autenganologia; a Desviologia; a Perdologia; a Autassediologia; a Autoincoerenciologia; a Autointencionologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a isca humana inconsciente; a consciência imatura; a conscin esquiva; a pessoa encaramujada.
          Masculinologia: o autoperdoador; o evoluciente; o compassageiro evolutivo; o pré-serenão vulgar; o autodeficiente cosmoético.
          Femininologia: a autoperdoadora; a evoluciente; a compassageira evolutiva; a pré-serenona vulgar; a autodeficiente cosmoética.
          Hominologia: o Homo sapiens autoperdonator; o Homo sapiens inordinatus; o Homo sapiens submissus; o Homo sapiens autovenditor; o Homo sapiens incautus; o Homo sapiens masochista; o Homo sapiens antilogicus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: autoperdoador superficial = quem relaxa com a dieta rigorosa de vez em quando; autoperdoador destrutivo = quem já deixou de fumar várias vezes, mas prossegue fumando.
          Culturologia: a cultura do desperdício.
          Autocorrupção. Segundo a Cosmanálise, há conscins evitando reciclar os próprios erros, ao modo dessas 3 ocorrências publicadas, aqui dispostas na ordem alfabética:
          1. Dinheiro. A Ministra da Assistência Social, Benedita Souza da Silva Sampaio (1942–), diz devolver ao Governo Federal o valor de passagens e diárias de evento do qual participou em Buenos Aires, sob o patrocínio da organização do Desayuno de Orácion, porém vai solicitar o estorno desse valor para o Tribunal de Contas da União.
             2. Incentivo. O Secretário de Justiça e da Segurança do Rio Grande do Sul, José Paulo Bisol (1928–), diz em programa de TV capaz de roubar se passasse fome ou com doença na família.
             3. Trânsito. O filho de Desembargador, estudante de Direito, Carlos Eduardo Mayr, estaciona veículo em local não permitido após receber multa e, multado novamente, insistiu em colocar o carro no mesmo local, sobre a calçada na Rua Lacerda Coutinho, em Copacabana, no Rio de Janeiro.


                                                   VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o autoperdoador, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             1. Acídia: Parapatologia; Nosográfico.
             2. Acriticismo: Parapatologia; Nosográfico.
             3. Autassédio: Parapatologia; Nosográfico.
             4. Autocorrupção: Parapatologia; Nosográfico.
             5. Autoimperdoador: Holomaturologia; Homeostático.
             6. Hipomnésia: Mnemossomatologia; Nosográfico.
             7. Síndrome da abstinência da Baratrosfera: Parapatologia; Nosográfico.
         À LUZ DA CONSCIENCIOTERAPIA, IGUAL À AUTOPERDOABILIDADE, A AUTOCULPA, SEM O ESFORÇO
    PESSOAL DE RENOVAÇÃO E HIGIENE CONSCIENCIAL,
    É TAMBÉM CONDIÇÃO PATOLÓGICA DA CONSCIÊNCIA.
             Questionologia. Você ainda age, esporadicamente, ao modo do autoperdoador? Por qual razão?
             Bibliografia Específica:
             1. Matheus, Letícia; Ainda na Contramão da Lei (Carlos Eduardo Mayr); Reportagem; O Globo; Jornal; Diário; Ano LXXVII; N. 25.177; 1 fichário; 1 foto; Rio de Janeiro, RJ; 12.07.02; página 13.
             2. Gazeta do Povo; Redação; Eu Roubaria (José Paulo Bisol); Jornal; Diário; ano 82; N. 25.848; Seção: Brasil; 1 foto; Curitiba, PR; 27.07.2000; página 20.
             3. Rangel, Rodrigo; & Anderson, Carter; Advogado de Benedita admite que Evento Religioso pagou suas Diárias; Reportagem; O Globo; Jornal; Diário; Ano LXXXIX; N. 5.643; 2 fotos; Rio de Janeiro, RJ; 21.10.02; página 5.