Autoliderança Evolutiva Incipiente

A autoliderança evolutiva incipiente é o ato ou efeito preliminar de a conscin, homem ou mulher, assumir a responsabilidade pela própria evolução, gerando reflexões profundas quanto às recins prioritárias e competências básicas para a manutenção da autocosmoética e qualificação gradativa do papel de minipeça lúcida junto às equipes multidimensionais de interassistência.

Você, leitor ou leitora, já assumiu a autoliderança evolutiva? Já experienciou os desafios inerentes a esse autoposicionamento ousado? Quais resultados e aprendizados obteve a partir da autorresponsabilização evolutiva?

      AUTOLIDERANÇA EVOLUTIVA INCIPIENTE
                                   (AUTOLIDEROLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A autoliderança evolutiva incipiente é o ato ou efeito preliminar de a conscin, homem ou mulher, assumir a responsabilidade pela própria evolução, gerando reflexões profundas quanto às recins prioritárias e competências básicas para a manutenção da autocosmoética e qualificação gradativa do papel de minipeça lúcida junto às equipes multidimensionais de interassistência.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo líder deriva do idioma Inglês, leader, “algo ou alguém que guia, conduz”. Os termos líder e liderança surgiram no Século XX. A palavra evolutivo procede do idioma Francês, évolutif, de évolution, e esta do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”. Apareceu em 1873. A palavra incipiente provém do mesmo idioma Latim, incipiens, “que começa; que está no início; principiante”, particípio presente de incipere, “começar; dar princípio”. Surgiu no Século XVIII.
          Sinonimologia: 1. Autorresponsabilização evolutiva iniciante. 2. Autoliderança cosmoética jejuna.
          Antonimologia: 1. Autoliderança anticosmoética incipiente. 2. Heteroliderança evolutiva iniciante. 3. Autoliderança evolutiva avançada.
          Estrangeirismologia: o sprint autevolutivo; o desenvolvimento do self strong profile; o término do plus ça change, plus c’est la même chose autevolutivo; a compreensão gradual da postura consciencial large; o abandono contínuo da necessidade do status quo; o aprendizado crescente quanto ao timing da interassistência.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autocoerentização intermissiva.
          Coloquiologia: o tatibitati antiautodespertológico.
          Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas, citadas em ordem alfabética, pertinentes ao tema:
          1. “Autolibertação. A autolibertação ocorre com a consciência quando a mesma se reconhece com autorresponsabilidade maior do que supunha antes e compreende, agora, o seu real papel pessoal integrado às construções do grupo evolutivo mais íntimo”.
          2. “Liderança. Tudo exige liderança”.
          3. “Liderologia. Qualquer um pode chegar e afirmar que é conscienciólogo. No entanto, tem de conhecer muito as bases da Conscienciologia para firmar tal posição”.
          4. “Pré-Intermissão. O amadorismo da Pré-Intermissão, hoje, levará a consciência ao profissionalismo da Interassistencialidade do líder assistencial, amanhã”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da autoliderança evolutiva; os lideropensenes; a lideropensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os liberopensenes; a liberopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os autobenignopensenes; a autobenignopensenidade; o holopensene acessível dos evoluciólogos proporcionando inspirações sadias ao autolíder evolutivo jejuno; a apropriação da autorrealidade consciencial favorecendo a autodiferenciação pensênica em relação a consciexes patológicas; o acesso a holopensenes extrafísicos avançados ampliando a autocognição quanto à autoliderança evolutiva.
          Fatologia: a autoliderança evolutiva incipiente; o aprendizado diário da consciência em relação a si mesma; a importância da autopesquisa para a qualificação da autocognição; a autoconscientização gradativa do loc externo ao loc interno; a conquista gradativa da autoconfiança a partir da autossuperação dos trafares pessoais; o aumento crescente da autossustentabilidade evolutiva; os contrafluxos naturais ao processo evolutivo; a implementação de hábitos sadios e rotinas úteis; o respeito crescente aos colegas evolutivos; as amizades evolutivas potencializando o desenvolvimento da autoliderança cosmoética; a reflexão sobre a importância de assumir o papel interassistencial multidimensionalmente; a assunção gradativa da autorresponsabilização evolutiva; as decisões pessoais refletindo cada vez mais os autovalores intermissivos; o reconhecimento da importância das escolhas lúcidas para a dinamização da autevolução; a escolha de se autodesassediar diante de contextos patológicos; a desdramatização das auto e heterocobranças; a desdramatização gradual dos temores multisseculares; o aumento da autolucidez em relação às oportunidades de interassistência; os desvios mantidos pela acomodação; os medos estagnantes representando imaturidades incompreendidas pela própria consciência; as indisciplinas revelando pontos de imaturidade; a autofuga das responsabilidades explicitando falta de autolucidez; os contrafluxos potencializados pelos hábitos patológicos; as autossabotagens mostrando ilogicidade crassa; as dispersões refletindo a falta de retilinearidade mentalsomática; os autenganos indicando a necessidade de maior autorreflexão; os gatilhos patológicos enquanto brechas para a atração de consciências assediadoras; as autocomplacências mantendo interrelações anticosmoéticas multidimensionais; as carências pessoais ampliando o gap evolutivo em relação às consciências mais sadias; o despertamento gradativo a novas maneiras de existir evolutivamente; os passos cada vez mais firmes em direção aos neopatamares conscienciais autocosmoéticos; o autoposicionamento cosmoético na condição de epicentro de trabalho interassistencial; o desenvolvimento de neoperspectivas autevolutivas; o desapego quanto aos pontos de autassédio cronicificado; a autotransparência sendo passo importante para a conquista da autaceitação; as autorreconciliações possíveis através dos autesforços; o reconhecimento diário das autoconquistas evolutivas; as práticas autoliderológicas deixando de ser obrigações e passando a ser automotivações; o domínio gradativo dos impulsos somáticos favorecendo a ampliação autocognitiva; a vivência da autafetividade sadia; as singularidades conscienciais aplicadas na interassistência.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o refinamento do autoparapsiquismo; a qualificação do domínio das bioenergias; o aumento da autolucidez parapsíquica durante o contato com diferentes equipexes nos trabalhos interassistenciais; os aportes de amparadores extrafísicos nos momentos críticos das autorrecins; as pressões extrafísicas resultantes das autorrecins críticas; o aumento crescente da tara parapsíquica; a participação em trabalhos interassistenciais multidimensionais favorecida pela ampliação da autocosmoética; a identificação do padrão de autoliderança dos amparadores extrafísicos servindo de referência nas autopesquisas; a conscientização do aumento da autorrepresentatividade multidimensional; a autoliderança evolutiva qualificando a postura paradiplomática; o autoparapsiquismo potencializando a autotransparência evolutiva; a aceleração da recuperação de cons do Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autoliderança cosmoética–exemplarismo multidimensional; o sinergismo liderança-credibilidade; o sinergismo liderológico força presencial–autoridade moral; o sinergismo autafetividade sadia–autoliderança evolutiva; o sinergismo autotransparência evolutiva–autoliderança cosmoética; o sinergismo conscin parapsíquica–consciex amparadora.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da descrença (PD) favorecendo o autodesassédio mentalsomático; o princípio da assunção da singularidade consciencial; o princípio de a autoliderança ter início no autoafeto; o princípio da autotransparência cosmoética; o princípio evolutivo do autesforço insubstituível; o princípio da responsabilidade interassistencial.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) qualificando a autoliderança evolutiva; o código grupal de Cosmoética (CGC) sustentado pela teática autoliderológica dos integrantes.
          Teoriologia: a teoria da autoproéxis; a teoria da liderança pessoal; a teoria da singularidade consciencial; a teoria da inteligência evolutiva (IE); a teoria da autorresponsabilidade consciencial; a teática do Curso Intermissivo (CI) aplicado; a teática da autassistência.
          Tecnologia: as técnicas promotoras das reciclagens intraconscienciais (recins); a técnica da autotransparência; as técnicas voltadas à autopesquisa; a técnica do mapeamento autopensênico; a técnica do autocentramento cosmoético; a técnica de ouvir mais e falar menos; a técnica do acolhimento interassistencial.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico oportunizando o desenvolvimento da autoliderança evolutiva; os projetos de voluntariado fortalecendo o holopensene da interconvivialidade sadia; a oportunidade de exercitar o epicentrismo interassistencial nos trabalhos voluntários; o voluntariado conscienciológico lúcido quanto à seriedade do trabalho interassistencial.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana diuturna; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; o laboratório conscienciológico do EV; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autoconviviologia; o laboratório conscienciológico da Parapedagogiologia.
          Colegiologia: o campo parapesquisístico do Colégio Invisível da Liderologia gerando neoideias liderológicas; o Colégio Invisível da Autopesquisologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia.
          Efeitologia: os efeitos construtivos da autoliderança evolutiva; os efeitos da autovalorização da singularidade consciencial; os efeitos sadios da conquista do autorrespeito; os efeitos positivos das autopesquisas; o efeito salutar da renúncia às autovitimizações; o efeito da assunção da autoliderança no alinhamento proexológico; o efeito halo das recins.
          Neossinapsologia: a autocrítica sadia da liderança pessoal promovendo neossinapses; as neossinapses derivadas da autotares; as neossinapses desenvolvidas através da recuperação de cons; as recins prioritárias favorecendo a geração de neossinapses; a formação de neossinapses pela observação da conduta exemplar; as neossinapses geradas pela conexão com o amparo extrafísico.
          Ciclologia: o marco da autoliderança evolutiva no ciclo multiexistencial pessoal (CMP); a evitação do ciclo erro-autovitimização; o ciclo teoria-prática; o ciclo da autorreeducação de posturas pessoais.
          Enumerologia: a autoliderança cotidiana; a autoliderança acolhedora; a autoliderança transparente; a autoliderança traforista; a autoliderança mentalsomática; a autoliderança assistencial; a autoliderança cosmoética.
          Binomiologia: o binômio autopesquisa-autocognição; o binômio ser-estar; o binômio identificação-correção de desalinhamentos autoliderológicos; o binômio escolha madura–decisão assertiva; o binômio admiração-discordância; o binômio aportes-gratidão; o binômio autoliderança cosmoética–autamparabilidade.
          Interaciologia: a interação autoliderança-autepicentrismo; a interação autoliderança-autassistencialidade; a interação autotransparência-autovalorização; a interação autolucidez–aceleração evolutiva; a interação trafor-trafar; a interação autorresponsabilidade-automotivação; a interação intencionalidade-autocompromisso.
          Crescendologia: o crescendo fechadismo-abertismo consciencial; o crescendo autodesafeto–reeducação do autoconvívio–autafetividade sadia; o crescendo autempatia-autaceitação-autoliberdade; o crescendo dependência-independência-interdependência; o crescendo autoimposição anacrônica–autoconquista evolutiva; o crescendo enfrentamento dos gargalos evolutivos–aumento das autorresponsabilidades; o crescendo egocentrismo–autocentramento consciencial.
          Trinomiologia: o trinômio autotransparência-autovalorização-autocentramento; o trinômio autaceitação–assunção da singularidade consciencial–redução da competitividade; o trinômio autopercepção-autodiferenciação-autodesassedialidade; a superação do trinômio poder-posição-prestígio; o desenvolvimento do trinômio automotivação-autodireção-autorrealização; o trinômio autassistencialidade-autoliderança-autorresponsabilidade; o trinômio intercompreensão-intercooperação-interassistência.
          Polinomiologia: o polinômio autocrítica-autenfrentamento-autotransformação-autevolução; o polinômio racionalidade-cientificidade-tecnicidade-prioridade; o polinômio acolhimento-orientação-encaminhamento-acompanhamento; o polinômio autodesafio-autodisciplina-autossuperação-autevolução.
          Antagonismologia: o antagonismo autoliderança evolutiva / autoliderança antievolutiva; o antagonismo autorresponsabilidade proexológica / terceirização evolutiva; o antagonismo vontade inquebrantável / vontade débil; o antagonismo proatividade evolutiva / comodismo antievolutivo; o antagonismo autoprincípios superavitários / autoprincípios deficitários; o antagonismo autoviolência / autorreconciliação; o antagonismo autoliberdade / autescravidão.
          Paradoxologia: o paradoxo de a autoliderança evolutiva teática poder afetar positivamente o grupocarma; o paradoxo de as crises existenciais proporcionarem oportunidades de crescimento pessoal; o paradoxo da correção do erro promovendo a aprendizagem; o paradoxo da união pela liberdade; o paradoxo interassistencial de, quanto mais se doa, mais se recebe; o paradoxo de o poder intrafísico poder ser irrelevante no extrafísico.
          Politicologia: a conscienciocracia; a autexemplocracia; a democracia; a lucidocracia; a discernimentocracia; a cosmoeticocracia; a evoluciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada no amadurecimento da autoliderança evolutiva; a lei da intransferibilidade da evolução pessoal; a lei do livre arbítrio; a lei da interdependência consciencial; a lei de causa e efeito.
          Filiologia: a liderofilia; a evoluciofilia; a interassistenciofilia; a reciclofilia; a autexemplofilia; a priorofilia; a amparofilia.
          Fobiologia: a superação da liderofobia pessoal; a reciclagem da neofobia; a evitação da errofobia; o medo da autexposição da singularidade consciencial; o medo de perder o status adquirido; o medo de ser abandonado pelo grupo; a profilaxia da sucessofobia.
          Sindromologia: a reciclagem da síndrome do ostracismo paragenética; a síndrome da insegurança pessoal impedindo o progresso autevolutivo; a síndrome da autovitimização prejudicando o desempenho da autoliderança; a síndrome do bonzinho diminuindo a autoconfiança evolutiva da conscin; a síndrome da apriorismose induzindo ao erro nas escolhas autevolutivas prioritárias; a síndrome do estrelismo comprometendo a interassistência; a reciclagem da síndrome de Gabriela.
          Maniologia: a reciclagem da autocorrupciomania; a autorreeducação quanto à megalomania; a superação da mania da visão trafarista; a mania de o líder não aprofundar a autopesquisa; a mania de pegar atalhos pseudevolutivos; a mania de banalizar os autotrafores; a mania de comandar por impulso sem refletir sobre o contexto.
          Mitologia: o mito da independência absoluta; o mito de existir caminho único para o exercício da autoliderança; o mito da perfeição; o mito da evolução sem erro; o mito de a conscin se reeducar mantendo hábitos anacrônicos; o mito da certeza absoluta; o mito de a vulnerabilidade ser sempre fraqueza.
          Holotecologia: a lideroteca; a recinoteca; a cognoteca; a convivioteca; a traforoteca; a interassistencioteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Autoliderologia; a Liderologia; a Autocogniciologia; a Autoconviviologia; a Autopesquisologia; a Autopriorologia; a Interassistenciologia; a Mentalsomatologia; a Cosmoeticologia; a Evoluciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a consciência traforista; a conscin autodeterminada evolutivamente; a conscin aspirante à autodesperticidade; a conscin interessada em evoluir; a conscin paradiplomática jejuna; a conscin autamparadora jejuna; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o autolíder; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o autorreeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o paratertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a autolíder; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a autorreeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a paratertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens leader; o Homo sapiens discernens; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens responsabilis; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens evolutiens.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: autoliderança evolutiva incipiente intuitiva = a postura sincera de assumir a autorresponsabilidade evolutiva diante dos medos, ansiedades e contrafluxos decorrentes dos autenfrentamentos prioritários; autoliderança evolutiva incipiente técnica = a postura sincera de assumir a autorresponsabilidade evolutiva com maior tranquilidade íntima decorrente das autexperimentações sadias e autorrealinhamentos teáticos com os princípios e valores evolutivos pessoais.
          Culturologia: a cultura da autoliderança; a cultura do autexemplo cosmoético; a cultura da autorreflexão; a cultura da autorresponsabilidade; a cultura da interassistencialidade; a cultura da evolução consciencial; a cultura da Maxiproexologia.
          Tabelologia. Segundo a Holomaturologia, eis 20 confrontos entre comportamentos imaturos e maduros, listados em ordem alfabética, passíveis de ocorrer na manifestação da conscin no exercício da autoliderança evolutiva incipiente:
            Tabela – Confrontos Comportamentos Imaturos / Comportamentos Maduros
           Nos    Comportamentos Imaturos                 Comportamentos Maduros
           01.   Alienação                           Visão de conjunto
           Nos   Comportamentos Imaturos                Comportamentos Maduros
           02.  Autassédio                         Autamparo
           03.  Autescondimento                    Autotransparência
           04.  Autexpectativa                     Autorrealismo
           05.  Autocorrupção                      Autocoerência
           06.  Autoinsegurança                    Autoconfiança
           07.  Autoviolência                      Autorrespeito
           08.  Autovitimização                    Autorresponsabilização
           09.  Comodismo                          Proatividade
           10.  Competitividade                    Cooperação
           11.  Decidofobia                        Escolha lúcida
           12.  Dispersão                          Priorização
           13.  Dubiedade                          Integridade
           14.  Egocentrismo                       Autocentramento consciencial
           15.  Explosão de raiva                  Sobrepairamento mentalsomático
           16.  Frustração                         Compreensão
           17.  Fuga da recin                      Manutenção da recin
           18.  Ingenuidade                        Autocriticidade
           19.  Manipulação                        Esclarecimento
           20.  Pensamento mágico                  Autesforço


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autoliderança evolutiva incipiente, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
          03. Assunção da autoliderança: Liderologia; Neutro.
          04. Autoliderança evolutiva: Liderologia; Homeostático.
          05. Autoprincípio cosmoético: Holomaturologia; Homeostático.
          06. Autorreeducação liderológica: Liderologia; Homeostático.
          07. Crescendo líder autocrático–líder assistencial: Liderologia; Homeostático.
          08. Intransferibilidade evolutiva: Holomaturologia; Homeostático.
          09. Liderança interempática: Liderologia; Homeostático.
          10. Liderança pessoal: Liderologia; Neutro.
          11. Líder cosmoético: Evoluciologia; Homeostático.
          12. Liderologia: Politicologia; Neutro.
          13. Megatrafor: Homeostaticologia; Homeostático.
          14. Perfil liderológico interassistencial: Perfilologia; Homeostático.
          15. Responsabilidade autevolutiva: Autevoluciologia; Homeostático.
  A AUTOLIDERANÇA EVOLUTIVA INCIPIENTE É O PRINCÍPIO DO AMADURECIMENTO AUTOCOSMOÉTICO E REPRESENTA ETAPA ESSENCIAL NA CONQUISTA DO AUTOCENTRAMENTO CONSCIENCIAL E DA AUTOLIBERTAÇÃO.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já assumiu a autoliderança evolutiva? Já experienciou os desafios inerentes a esse autoposicionamento ousado? Quais resultados e aprendizados obteve a partir da autorresponsabilização evolutiva?
            Bibliografia Específica:
            1. Balona, Málu; Autocura através da Reconciliação: Um Estudo Prático sobre a Afetividade; pref. Daniel Muniz; revisores Alexander Steiner; et al.; 342 p.; 2 seções; 11 caps.; 18 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 125 expressões e ditos populares; 1 foto; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 2 tabs.; 17 técnicas; 5 teorias; 5 websites; glos. 86 termos; posf.; 20 infografias; 20 cenografias; 56 filmes; 265 refs.; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 2a Ed. rev. e aum.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2004; páginas 76, 77 e 134.
            2. Brown, Brene; A Coragem de Ser Imperfeito (Daring Greatly); revisores Clarissa Peixoto; et al.; trad. Joel Macedo; 208 p.; 13 partes; 7 caps; 14 notas; 76 refs.; 10 webgrafias; 23 x 16 cm; br.; Sextante; Rio de Janeiro, RJ; 2016; páginas 11, 12, 32 58 e 70.
            3. Marques, Fabio; & Zolet, Simone; Singularidade Consciencial: O Lado Extraordinário do Líder; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 18; N. 2; S-1; Seção: Artigo Original; 5 enus.; 1 tab.; 1 quadro; 5 filmes; 11 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2014; páginas 143 a 154.
            4. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 203, 977, 979 e 1.348.
                                                                                                                    J. P. P.