Autodisponibilidade Itinerante

A autodisponibilidade itinerante é a condição de abertismo para a geração de tempo íntimo (intraconsciencial) e externo (extraconsciencial), da conscin, homem ou mulher, para viajar, transitar, se deslocar, itinerar em função das atividades tarísticas da Conscienciologia, seja pelo exercício docente, administrativo, pesquisístico, interassistencial e / ou multidimensional.

Você, leitor ou leitora, já se autodisponibilizou para a itinerância tarística? Já analisou quais são os resultados interassistenciais alcançados, na condição realística de agente retrocognitor?

      AUTODISPONIBILIDADE ITINERANTE
                                     (AUTOPRIOROLOGIA)


                                            I. Conformática

          Definologia. A autodisponibilidade itinerante é a condição de abertismo para a geração de tempo íntimo (intraconsciencial) e externo (extraconsciencial), da conscin, homem ou mulher, para viajar, transitar, se deslocar, itinerar em função das atividades tarísticas da Conscienciologia, seja pelo exercício docente, administrativo, pesquisístico, interassistencial e / ou multidimensional.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O elemento de composição auto provém do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo disponível vem do idioma Latim Medieval, disponibilis, “de que se pode dispor”, talvez do idioma Francês, disponible. Surgiu no Século XIX. A palavra itinerante procede do idioma Latim, itinerans, particípio do presente de itinerare, “viajar”. Apareceu no Século XVII.
          Sinonimologia: 1. Autodesembaraço itinerante. 2. Liberdade itinerante. 3. Desimpedimento itinerante. 4. Auto-habilitação itinerante. 5. Boa vontade itinerante. 6. Autorresolução itinerante.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 18 cognatos derivados do vocábulo disponível: antidisponibilidade; autodisponibilidade; autoindisponibilidade; disponente; disponibilidade; disponibilizada; disponibilizado; disponibilizar; holodisponibilidade; indisponibilidade; indisponível; maxiautodisponibilidade; megautodisponibilidade; miniautodisponibilidade; paradisponibilidade; paraindisponibilidade; predisponente; predisponibilidade.
          Neologia. As 3 expressões compostas autodisponibilidade itinerante, miniautodisponibilidade itinerante e maxiautodisponibilidade itinerante são neologismos técnicos da Autopriorologia.
          Antonimologia: 1. Autoindisponibilidade itinerante. 2. Bloqueio para itinerar. 3. Impedimento itinerante. 4. Hesitação para itinerar.
          Estrangeirismologia: o selfmade man; a selfmade woman; a awareness do itinerante; a possibilidade da revivência do Intermissarium; o mutatis mutandis para melhor; o estado sub judice permanente do itinerante.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à priorização autocognitiva interassistencial itinerante.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Autodisponibilidade: inteligência temporal.


                                              II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da interassistencialidade; a vinculação do assistente ao holopensene da docência itinerante; os megapensenes; a megapensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade atuante a favor do itinerante no desassédio; o aprendizado itinerante do bloqueio aos xenopensenes patológicos; os exopensenes sadios; a exopensenidade dos amparadores de função na itinerância.
          Fatologia: a autodisponibilidade itinerante; o aproveitamento lúcido do tempo de itinerar e do tempo de fixar as bases na radicação vitalícia na Cognópolis; a síntese gescônica e megagescônica resultante do acúmulo de experiências itinerantes; a inteligência da aceleração das interrelações pela autodisponibilidade itinerante; a aceleração da História Pessoal pela itinerância docente conscienciológica; a autodisponibilidade inversiva ampliadora dos acertos evolutivos; o aprendizado pelo convívio intenso com a tares; as lições silenciosas hauridas de cada viagem docente itinerante; o fortalecimento do rapport interassistencial com o conhecimento dos costumes, das tendências, das predominâncias religiosas, dos jornais locais e dos autores da cidade; o ato de vincar o temperamento com a prática da interassistencialidade lúcida pela itinerância; a fixação e consolidação dos trafores confluindo para o materpensene e o megatrafor a partir das inúmeras itinerâncias; a agenda intrafísica cheia podendo dificultar a autodisponibilidade multidimensional; o fato de achar mais tempo para itinerar; a necessidade de autorreflexão quanto ao perdularismo temporal frente à oportunidade interassistencial da itinerância docente conscienciológica; a domesticação etológica pessoal pela vivência dos conceitos da Conscienciologia nas itinerâncias; a adaptabilidade a ambientes e contextos diversos de aprendizagem gerados pela autodisponibilidade itinerante; o aprofundamento do curso de autoria pessoal nas itinerâncias; o enriquecimento do microuniverso pela itinerância; o reencontro dos amigos intermissivistas; a recepção dos egressos de Curso Intermissivo (CI) nas itinerâncias; a senha evolutiva levada in loco ao assistido; as experiências inestimáveis da itinerância docente internacional; o fato de o tempo ser gerenciado pela própria consciência; a oportunidade de atualização evolutiva; o manual do professor itinerante.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o aprendizado de amparador extrafísico, sendo amparador intrafísico; a assimilação da paracultura intermissiva pelo convívio tarístico com os amparadores; a paraitinerância; a parexcursão; as projeções conscientes paradidáticas, enquanto recurso necessário ao desassédio da itinerância vindoura; a parautodisponibilidade itinerante; o atendimento às cláusulas da autopróexis quanto à Parapedagogiologia, à Paradidática e à interassistencialidade, desenvolvidas a partir da autodisponibilidade itinerante; a parassepsia profilática realizada pela antecipação da chegada ao local da itinerância; a lógica multidimensional do itinerante; a representação multidimensional da equipex; a conquista da autoconfiança multidimensional recíproca com a equipex; a vida intrafísica como itinerância temporária da realidade extrafísica da consciência; a autovivência do encapsulamento parassanitário, devido às múltiplas variáveis apresentadas nas itinerâncias; a mediação interdimensional na tares; o estreitamento dos laços e paralaços de convívio com o amparador; os paraconfrontos desassediadores dentro do quarto de dormir do professor itinerante; a antecipação da assistência pela tenepes do itinerante; a ampliação da capacidade de modificar os ambientes nas itinerâncias pelo entrosamento com a equipex; os insights decorrentes da prática itinerante; a paravinculação à equipe extrafísica de interassistência pelo esclarecimento itinerante; a mensuração do autodesempenho no retorno à viagem sem ressaca bioenergética de qualquer natureza; a composição do caminho à autodesperticidade pelo aumento dos contatos e paracontatos possibilitados pela itinerância; a valorização da sinalética parapsíquica pessoal do amparador na itinerância; o desenvolvimento das autodefesas nos embates energéticos de cada contexto novo; as neoideias estudadas no Curso Intermissivo pré-ressomático aplicadas em favor dos assistidos na forma de neovivências pelas itinerâncias; o refinamento dos detalhes itinerantes salvaguardando o pesquisador de acidentes de percurso; as autorretrocognições espontâneas; a identificação da fôrma holopensênica saudável ou patológica pela autodisponibilidade itinerante; o reencontro de amparadores e a possibilidade de aferição das melhorias pessoais nas neoportunidades itinerantes; a ortometria das condutas cosmoéticas pelo nível permanente de amparo extrafísico na itinerância; o paraplano de cobertura extrafísica em favor dos outros, aos moldes de seguro, cujo aval é a conduta cosmoética na interassistencialidade itinerante.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo da bidisponibilidade docente-discente; o sinergismo interassistencial professor itinerante–equipe local receptora; o sinergismo autodisponibilidade íntima–aproveitamento das oportunidades; o sinergismo qualificação da tares–desassédio itinerante; o sinergismo autocoerência cosmoética–autodefesa energética; o sinergismo abertismo consciencial–inspiração extrafísica; o sinergismo conteúdo-forma na itinerância interassistencial.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da megafraternidade pela autodisponibilidade para itinerar; o princípio de pensar bem de todos; o princípio de levar a tares até as últimas consequências cosmoéticas nas viagens; o princípio itinerante de sempre agir em conjunto com os amparadores; o princípio da autorganização evolutiva regendo o nível de autodisponibilidade; o princípio de doar o melhor de si para todos (conscins e consciexes); o princípio da restauração evolutiva.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código de conduta pessoal exemplarista observado pelas consciexes.
          Teoriologia: a teoria da Paratecnologia; a teoria da Cronologia; a teoria das seriéxis; a teoria da inteligência evolutiva (IE); a teoria da Autorganizaciologia; a teoria da Interassistenciologia; a teoria da Retribuiciologia.
          Tecnologia: a técnica de viver evolutivamente; a técnica de registrar as primeiras impressões para distinguir os contextos visitados; a paratécnica do arrastão assistencial; a técnica do auto e heterencapsulamento; a técnica defensiva do estado vibracional; a técnica do confronto de ideias e debate franco mentalsomático; a técnica da Impactoterapia reestruturando vidas; a técnica do estoque regulador de ouvintes; a técnica da autorganização prévia funcionando de maneira autodefensiva aos acidentes de percurso.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autexperimentologia; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Parapedagogiologia; o Colégio Invisível da Invexologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Proexologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Grupocarmologia.
          Efeitologia: o efeito de reviver a intermissão na dimensão intrafísica pela prática da itinerância; o efeito autodesassediador da itinerância conscienciológica; o efeito reurbanizador da disponibilidade para viajar em função da tares; o efeito retrocognitivo desencadeado pela autodisponibilidade itinerante no reconhecimento dos amigos de Curso Intermissivo pré-ressomático.
          Neossinapsologia: as neossinapses advindas dos neocontatos interdimensionais; as neossinapses do abertismo consciencial, para transitar com ficha limpa entre os grupos evolutivos; as neossinapses evolutivas decorrentes do acepipe autavaliativo, durante e após as itinerâncias.
          Ciclologia: o ciclo autorganização intrafísica–autodefesa energética; o ciclo itinerância conscienciológica–reciclagem consciencial; o ciclo levantar a poeira–assentar a poeira nas itinerâncias.
          Enumerologia: os pré-requisitos para ser itinerante; a conquista da condição de itinerante; a priorização da experiência itinerante; o aprendizado crescente do itinerante; a autoconscientização multidimensional do itinerante; o veteranismo conscienciológico do itinerante; o desassombro cosmoético do itinerante; a obra escrita de experiências teáticas do itinerante.
          Binomiologia: o binômio amparador de função–amparado itinerante; o binômio informação-utilidade; o binômio admiração-discordância; o binômio preparação antecipada–qualificação desassediadora; o binômio autodesassédio-heterodesassédio; o binômio Experimentologia-Autopesquisologia; o binômio autocrítica-heterocrítica.
          Interaciologia: a interação posicionamento-experiência; a interação equipin-equipex; a interação fatos-parafatos; a interação oportunidade itinerante–crescimento pessoal; a interação professor itinerante–amparo de função.
          Crescendologia: o crescendo tacon-tares; o crescendo artigo–curso livre–livro pessoal; o crescendo abordagem correta–interassistencialidade eficaz.
          Trinomiologia: o trinômio autorado conscienciológico–docência itinerante–vendas interassistenciais; o trinômio itinerância-verponogenia-gesconogenia.
          Antagonismologia: o antagonismo leniência / posicionamento evolutivo; o antagonismo rigidez / flexibilidade; o antagonismo abordagem intrafísica / abordagem extrafísica; o antagonismo vestimenta pavão / veste única; o antagonismo politicagem / educação; o antagonismo guia amaurótico / amparador extrafísico; o antagonismo pusilanimidade / coragem evolutiva.
          Paradoxologia: o paradoxo da ampliação da autonomia interassistencial através do aumento da interdependência para com os amparadores nas itinerâncias conscienciológicas; o paradoxo da Cosmoética Destrutiva.
          Politicologia: a política da interassistencialidade; a meritocracia; a cosmoeticocracia.
          Legislogia: a superação da repetição ad nauseam, através da lei do maior esforço, para criar autodisponibilidade interassistencial; a lei do retorno; a derrocada da lei da mordaça.
          Filiologia: a assistenciofilia; a cronofilia; a neofilia; a paracronofilia; a extrafisicofilia; a reeducaciofilia; a interassistenciofilia.
          Fobiologia: a superação da fobia social.
          Sindromologia: a síndrome do perdularismo evolutivo; a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da insegurança.
          Maniologia: a profilaxia da gurumania.
          Mitologia: o mito da independência.
          Holotecologia: a parapedagogoteca; a consciencioteca; a traforoteca; a interassistencioteca; a reurbanoteca; a convivioteca; a diplomacioteca; a proexoteca.
          Interdisciplinologia: a Autopriorologia; a Reeducaciologia; a Evoluciologia; a Invexologia; a Intermissiologia; a Cosmoeticologia; a Mentalsomatologia; a Pensenologia; a Projeciologia; a Autodiscernimentologia; a Autoconscienciometrologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o verbetólogo; o voluntário.
          Femininologia: a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a verbetóloga; a voluntária.
          Hominologia: o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens intermissivus; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens polymatha; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens parapaedagogus; o Homo sapiens divulgator.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: miniautodisponibilidade itinerante = a do voluntário liberado para viajar regionalmente em função da tarefa do esclarecimento; maxiautodisponibilidade itinerante = a do voluntário liberado para viajar internacionalmente em função da tarefa do esclarecimento.
          Culturologia: a cultura da itinerância conscienciológica; a cultura da interassistencialidade; a cultura do aproveitamento do tempo consciencial com a interassistência; a cultura do maxifraternismo.
          Taxologia. Sob a ótica da Experimentologia, eis, por exemplo, na ordem funcional, 6 categorias de abordagens apresentadas em múltiplas linhas de experimentação, passíveis de serem vivenciadas a partir da autodisponibilidade itinerante, em termos de oportunidades evolutivas de participação:
          A. Itinerância docente: aquela realizada pelo docente de acordo com as demandas e os âmbitos geográficos.
          1. Regional: realizada na área geográfica regional de residência do professor.
          2. Nacional: realizada envolvendo diversos estados e / ou distritos durante a mesma viagem do professor.
          3. Internacional: realizada além das fronteiras do país de residência do professor.
          B. Itinerância administrativa: aquela realizada com objetivos focados na gestão institucional.
          1. Atualização: realizada para informar ao staff a respeito de tema pertinente, e importante de ser feita presencialmente.
          2. Intervenção: realizada pela necessidade de intervenção interassistencial pelos interesses do trabalho e da saúde do grupo.
          3. Acompanhamento: realizada para acompanhamento de projetos ou condições específicas na instituição ou organização.
          C. Itinerância pesquisística: aquela realizada com objetivos técnico-científicos institucionais de pesquisa.
          1. Representação: realizada para a representação da instituição em evento de pesquisa local, nacional ou de âmbito internacional.
          2. Parceria: realizada como resultado de parcerias interinstitucionais para intercâmbio de pesquisas.
          D. Itinerância em equipes interassistenciais: aquela realizada com objetivos de participar de equipes interassistenciais em atividades intrafísicas.
          1. Cursos de campo: realizada para a participação em alguma das equipes dos diversos cursos de campo da Conscienciologia, aos moldes destes 7 exemplos – Extensão de Conscienciologia e Projeciologia 2 (ECP 2); Campo Homeostático; Acoplamentarium; Imersão Projecioterápica; Campo Projetivo; Imersão na Autopesquisa Multidimensional (AMI); Práxis Multidimensional: Ectoplasmia e Clarividência.
          2. Parafenômenos: realizada pelas solicitações para desassédios locais em função de poltergeist, efeitos físicos e até mesmo macro-PK destrutiva.
          E. Itinerância paradiplomática: aquela realizada pelos voluntários em missões paradiplomáticas.
          1. Intergrupos internos: realizada pela demanda de instituições ou organismos conscienciocêntricos.
          2. Intergrupos externos: realizada com foco na representação da Conscienciologia em âmbito social, político e pesquisístico frente à Socin.
          F. Itinerância projetiva: aquela realizada extrafisicamente, a partir da projeção consciente.
          1. Paraintercâmbio: realizada com objetivo de intercâmbio paracognitivo, entre os trabalhos realizados para a implementação teática do Curso Intermissivo pré-ressomático, junto a comunexes e consciexes interessadas nesse megaempreendimento conscienciológico evolutivo.
          2. Parapedagogiologia: realizada para atividades parapedagógicas extrafísicas, aos moldes de aula extrafísica, para compartilhar as experiências evolutivas multisseculares do professor projetor.
          Evitaciologia. À luz da Cosmoeticologia, a autodisponibilidade itinerante expõe ao pesquisador da Conscienciologia, a necessidade de recins e / ou evitações inteligentes, conforme os 8 exemplos, relacionados em ordem alfabética:
          1. Autoimagem: a preocupação excessiva com a autoimagem.
          2. Autovitimização: os queixumes pessoais.
          3. Energossomaticidade: o receio de doar autolucidamente as energias para os processos interassistenciais.
          4. Labilidade parapsíquica: a falta de docilidade no convívio maduro com os amparadores; o apedeutismo parapsíquico.
          5. Negocinho: a realização de barganha com a interassistencialidade ou “barateamento da tares”; a prostituição da assistência.
          6. Perda de oportunidade: o desperdício das oportunidades interassistenciais apresentadas em diversos momentos.
          7. Pusilaminidade: a fraqueza; a titubeação; o ato de medrar; a covardia.
          8. Seduções espúrias: as atitudes anticosmoéticas no convívio e paraconvívio.
          Benefícios. A autodisponibilidade itinerante faculta aos pesquisadores da Conscienciologia, pelo menos estes 12 benefícios, relacionados em ordem alfabética:
          01. Autexposição: o autenfrentamento da autexposição pública na mídia em geral.
          02. Autodomínio emocional: o autocontrole das emoções e o sobrepairamento de situações desassediadoras.
          03. Autoparapsiquismo lúcido: o desenvolvimento da autoparaperceptibilidade.
          04. Autorretrocognição: os reencontros dos amigos de Curso Intermissivo.
          05. Debatologia: a segurança nos debates públicos.
          06. Erudição: a conquista da erudição focada na interassistencialidade.
          07. Invéxis: o aproveitamento da inversão assistencial.
          08. Porta-assistidos: o desenvolvimento da condição de isca lúcida.
          09. Projeciologia: o desenvolvimento da projetabilidade lúcida interassistencial, desassediadora e paradidática.
          10. Soltura: a descoincidência energossomática sadia.
          11. Tenepes: a agilização das práticas da tenepes.
          12. Traquejo: o “jogo de cintura” frente às questões e situações inusitadas.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autodisponibilidade itinerante, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Acepipe: Autopolicarmologia; Homeostático.
          03. Agente retrocognitor: Mnemossomatologia; Homeostático.
          04. Alavancagem da proéxis: Proexologia; Homeostático.
          05. Altruísmo: Policarmologia; Homeostático.
          06. Amparabilidade: Amparologia; Homeostático.
          07. Autopriorologia: Autodiscernimentologia; Neutro.
          08. Autovivência das prioridades: Autopriorologia; Homeostático.
          09. Força integral: Autopriorologia; Homeostático.
            10.   Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
            11.   Megatares: Autopriorologia; Homeostático.
            12.   Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático.
            13.   Qualificação da tares: Interassistenciologia; Homeostático.
            14.   Retribuiciologia: Proexologia; Homeostático.
            15.   Tempo assistencial: Interassistenciologia; Neutro.
   O ABERTISMO CONSCIENCIAL, QUANTO À ITINERÂNCIA INTRA E EXTRAFÍSICA, GERA OPORTUNIDADE EVOLUTIVA
   DE MATERIALIZAÇÃO DO CURSO INTERMISSIVO, PELA DEDICAÇÃO À INTERASSISTENCIALIDADE MAXIFRATERNA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já se autodisponibilizou para a itinerância tarística? Já analisou quais são os resultados interassistenciais alcançados, na condição realística de agente retrocognitor?
            Bibliografia Específica:
            1. Silva, Marcelo; O Professor na Função de Elemento Paradidático; Artigo; Anais da II Jornada de Educação Conscienciológica; 01-04.05.03; Brasília, DF; 238 p.; 3 enus.; 1 microbiografia; 14 refs.; 28 x 21cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2003; páginas 37 a 44.
            3. Vieira, Waldo; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.248 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 16 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 2 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 5ª Ed. rev. e aum.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002; páginas 816 a 820.
            2. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 48, 55, 56 e 114.
                                                                                                                   M. D. S.