Autodidaxia Proficiente

A autodidaxia proficiente é a habilidade ou capacidade de a conscin, homem ou mulher, neofílica, semperaprendente, estudar e adquirir conhecimentos por meio de autesforços, de maneira autônoma, contínua e ininterrupta, instruindo-se com os próprios erros e acertos, desencadeando mudanças no microuniverso consciencial e no comportamento doentio, descartando, de vez, as automimeses dispensáveis, ao modo de remédio preventivo e autorrevezamental.

Você, leitor ou leitora, tem se empenhado para acelerar a dinâmica da autevolução? Já cogitou sobre os recursos do autodidatismo, da autopesquisa e da autoconscienciometria para descartar as automimeses dispensáveis, fazendo o entrosamento com as próximas vidas?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                1
                                  AUTODIDAXIA PROFICIENTE
                                  (AUTORREVEZAMENTOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A autodidaxia proficiente é a habilidade ou capacidade de a conscin, homem ou mulher, neofílica, semperaprendente, estudar e adquirir conhecimentos por meio de autesforços, de maneira autônoma, contínua e ininterrupta, instruindo-se com os próprios erros e acertos, desencadeando mudanças no microuniverso consciencial e no comportamento doentio, descartando, de vez, as automimeses dispensáveis, ao modo de remédio preventivo e autorrevezamental.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O elemento de composição auto procede do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo didaxia origina-se também do idioma Grego, dídaksis, “lição; ensino”. O termo autodidaxia surgiu no Século XIX. A palavra proficiente provém do idioma Latim, proficiens, particípio presente de proficere, “avançar; adiantar-se; fazer progressos; ter adiantamento”. Apareceu no Século XVII.
             Sinonimologia: 1. Autodidatismo eficaz. 2. Autonomia educativa profícua. 3. Autesclarecimento producente. 4. Autodidaxia exitosa. 5. Autodidatismo efetivo. 6. Autonomia pedagógica proficiente.
             Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 5 cognatos derivados do vocábulo proficiente: improficiente; proficiência; profícua; profícuo; proficuidade.
             Neologia. As 3 expressões compostas autodidaxia proficiente, autodidaxia proficiente circunscrita e autodidaxia proficiente abrangente são neologismos técnicos da Autorrevezamentologia.
             Antonimologia: 1. Apedeutismo didático. 2. Ignorantismo autodidático conservador. 3. Estagnação pedagógica antievolutiva. 4. Heterodidaxia pedagógica convencional. 5. Heterodidatismo pedagógico. 6. Autopesquisofobia.
             Estrangeirismologia: o investissement autognitivo proveitoso; o selfmade exemplar; a open mind produtiva; o antimagister dixit; a selfinstruction mentalsomática; a apex mentis curiosa; o autexemplarismo evolutivo reverberante na entourage milenar.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autaquisição de neocomportamentos autevolutivos revezamentais.
             Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Aprender implica mudar.
             Citaciologia. Eis 4 citações aprofundando as reflexões sobre o tema: – Não existem erros, apenas lições. O crescimento é um processo de tentativa e erro: experimentação (Autor desconhecido). Aprender é mudar posturas (Platão, 427–347 a.e.c.). Não podemos mudar o passado, mas podemos reconstruir o presente para mudar o futuro (Autor desconhecido). A ignorância é a mãe de todos os Males (François Rabelais, 1494–1553).
             Proverbiologia. Eis 2 provérbios elucidando o tema: – A vontade move moinhos. Seja mestre de si mesmo.
             Ortopensatologia. Eis 5 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 4 subtítulos:
             1. “Autodidatismo. A melhor educação pessoal é a mantida ininterruptamente pelo autodidatismo”.
             2. “Automimese. A conscin intermissivista, quando mais lúcida, não permite que o passado imponha repetição espúria em sua vida”.
             3. “Educar-se. Educar-se é evoluir”.
             4. “Evolução. A evolução é o ato óbvio da mudança permanente da consciência para melhor”. “Quanto mais a consciência evolui, menos repete o passado”. 2                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do autodidatismo; o holopensene pessoal da semperaprendência; o holopensene pessoal da intelecção; o holopensene pessoal do autexemplarismo reverberante; o holopensene pessoal da autopesquisa constante; os autocriticopensenes; a autocriticopensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; a afinização com o holopensene da eumatia gesconológica; o holopensene da autonomia autocognitiva; o holopensene da evolutividade.
          Fatologia: a autodidaxia proficiente; o preparo interassistencial pré-intermissão; a mestria consigo mesmo; a autocapacitação eficiente; os autesforços cognitivos pró-evolutivos; a eumatia autogesconografológica; a curiosidade sadia; os porquês constantes; a rotina útil do autodidatismo recinológico; a práxis do autorrevezamento proficiente; o gradiente recinológico autevolutivo; o descortinar de novos horizontes evolutivos; a melhor versão de si mesmo(a), na atual existência, pelas reciclagens constantes; o entendimento descrenciológico e questionador; o abertismo consciencial; a mundivivência cosmovisiológica; o despertar para novas realidades além das intrafísicas; o descarte das automimeses dispensáveis; os resultados profícuos da imersão na autopesquisa ininterrupta; o crescimento pessoal com as recaídas nos mata-burros antievolutivos; a antieumatia autodidático-pedagógica; o autodespreparo educativo canhestro; o porão consciencial; o exercício pragmático da minipeça no maximecanismo interassistencial; as repercussões evolutivas e proexológicas do Curso Intermissivo (CI); o encontro com o corpus de conhecimento da Consciencienciologia; o autenfrentamento da autovitimização; o aprumo cosmoético resultante das recins; a Axiologia do perdão antecipado; o desabrochar da autoconscienciometria promovendo a decantação dos trafares persistentes; a vivência da docência; o uso dos trafores em prol da interassistência; a autointermissiometria apontando os paradeveres retributivos; a exercitação diária com os erros e acertos pessoais; o autempenho para desenvolver o parapsiquismo interassistencial; o acúmulo cognitivo haurido nos cursos de Conscienciologia retificando comportamentos ultrapassados; o rompimento com antigos dogmas religiosos; a apreensão do neoconhecimento da afetividade-benignidade ao modo de senha proexológica; a cosmoética norteando os novos rumos proexológicos; a autocentragem consciencial a partir das recins e autaprendizagens; o aguçamento da autocrítica; a visão pragmática do autoimperdoamento e do heteroperdoamento; os autesforços para acertar o ponteiro consciencial; a autocapacitação para a vida sexual-afetiva mesmo em idade provecta; o exercício da alegria e da felicidade nas mínimas coisas; o autenfrentamento dos problemas diários; o crescimento pessoal e a desrepressão do mentalsoma decorrentes das autopesquisas gesconográficas; o autexemplarismo reverberante entre os pares; os acréscimos na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) decorrentes de neoconhecimentos e neoaquisições evolutivas.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a prática do autodesassédio mediante o trabalho das energias; a tenepes enquanto prática reurbanizadora do ambiente domiciliar; a exercitação da limpeza constante da psicosfera pessoal; o autexemplarismo heterodesassediante; a autatualização consciencial evolutiva perante as companhias extrafísicas; o resgate, em projeção lúcida, da senha proexológica intermissiva; a sinalética energética pessoal iniciante; as projeções pesadelares escancarando as autoimaturidades e débitos pretéritos; as retrocognições descortinando o passado; as repercussões autevolutivas reverberando na reurbanização planetária; o continuísmo recinológico permitindo a mudança da Para-História Pessoal.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo das autaprendizagens nas recins pessoais; o sinergismo das recins pessoais no entorno; o sinergismo autocuriosidade–senso autopesquisístico; o sinergismo das automudanças ininterruptas; o sinergismo ensinar-reciclar. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                      3
             Principiologia: o princípio do autexemplarismo; o princípio das prioridades evolutivas pessoais; o princípio de ninguém evoluir sozinho; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da autonomia evolutiva; o princípio inevitável da evolução no Cosmos; o princípio de toda consciência ter algo a aprender e a ensinar.
             Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) balizado pelas neocondutas evolutivas.
             Teoriologia: a teoria da renovação pensênica pessoal pelos aprendizados constantes; a teoria da agilização evolutiva consciente; a teoria da aplicação teática da inteligência evolutiva (IE); a teoria da evolutividade continuada.
             Tecnologia: a técnica do domínio do autodidatismo evolutivo; a técnica da autopensenização hígida; a técnica da autodesassedialidade pelo estado vibracional; a técnica de aprender com os próprios erros; a técnica do autaprimoramento evolutivo pelos acertos; a técnica do entrosamento autorrevezamental; a técnica do autocentramento nas prioridades evolutivas.
             Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico na Associação Internacional de Paradireitologia (JURISCONS).
             Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autorreeducaciologia; o laboratório conscienciológico da Autorrevezamentologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Recexologia.
             Colegiologia: o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invísivel da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia.
             Efeitologia: o efeito da vontade inquebrantável na mudança de comportamentos indesejados; os efeitos cognoscitivos da manutenção do cérebro aquecido pelos neoconhecimentos; o efeito interassistencial da replicação dos autoconhecimentos; os efeitos da autaprendizagem nos autorrevezamentos posteriores; os efeitos cosmovisiológicos da absorção da bagagem auteducativa.
             Neossinapsologia: as neossinapses decorrentes das neocondutas promovendo a profilaxia dos desvios evolutivos seriexiológicos.
             Ciclologia: o ciclo das primeneres resultantes das colheitas autevolutivas.
             Enumerologia: a vontade de mudar; a decisão peremptória; o desapego cosmoético; a mestria cognitiva; a transformação pessoal; a constância das recins; o autoaprumo cosmoético.
             Binomiologia: o binômio continuísmo consciencial–autorrevezamento multiexistencial; o binômio recin-recéxis; o binômio decisão-renovação; o binômio querer-poder; o binômio desapego-mudança; o binômio aprender-replicar.
             Interaciologia: a interação vontade-desapego no descarte das ideias retrógradas; a interação autodidatismo–autocrescimento cognitivo.
             Crescendologia: o crescendo evolutivo das autaprendizagens seriexológicas evolutivas; o crescendo das teias consistentes das neossinapes revezamentais; o crescendo das recins ininterruptas.
             Trinomiologia: o trinômio aprender–mudar postura–corrigir rota evolutiva; o trinômio autopesquisa–avanço proexológico–autorrezamento; o trinômio determinação-renovação-autevolução.
             Polinomiologia: o polinômio decisão-ação-desapego-autorretificação; o polinômio mudança de rota–neossinapses–ortoconduta–descarte das automimeses.
             Antagonismologia: o antagonismo incognoscível / cognoscível.
             Paradoxologia: o paradoxo de desaprender para aprender o novo.
             Politicologia: a política da auteducação revezamental.
             Legislogia: a lei do maior esforço educacional autevolutivo seriexiológico; a lei da autotransformação evolutiva.
             Filiologia: a reeducaciofilia; a decidofilia; a desafiofilia; a neofilia; a recinofilia; a cosmoeticofilia; a autopriorofilia; a leiturofilia; a autopesquisofilia; a intelectofilia; a neofilia educativa eficaz.
             Fobiologia: a erradicação da leiturofobia; a neofobia autodidática estagnadora. 4                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Sindromologia: a eliminação das síndromes estagnadoras do aprimoramento intelectual.
          Maniologia: a mania de deixar tudo para depois; a mania de viver em subnível intelectual.
          Mitologia: o descarte do mito das automutações sem autesforço.
          Holotecologia: a reeducacioteca; a erudicioteca; a intelectoteca; a metodoteca; a prioroteca; a mentalsomatoteca; a autodeterminoteca; a maturoteca; a proexoteca; a cognoteca.
          Interdisciplinologia: a Autorrevezamentologia; a Autodeterminologia; a Autointenciologia; a Parapedagogiologia; a Holomaturologia; a Evoluciologia; a Experimentologia; a Autoproexologia; a Recexologia; a Cosmoeticologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin estagnada; a conscin mentalsomática; a conscin autodeterminada; a conscin lúcida; a pessoa eumática; a conscin autorrevezamental; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o eterno aprendiz; o reciclante; o evoluciente; o polímata; o autodidata; o autexperimentador; o autopesquisador; o intelectual; o autodecisor; o completista; o reeducador; o comunicólogo; o proexista; o verbetógrafo; o tenepessista; o conscienciólogo; o agente retrocognitor; o projetor consciente; o tocador de obra; o voluntário; o homem de ação.
          Femininologia: a eterna aprendiz; a reciclante; a evoluciente; a polímata; a autodidata; a autexperimentadora; a autopesquisadora; a intelectual; a autodecisora; a completista; a reeducadora; a comunicóloga; a proexista; a verbetógrafa; a tenepessista; a consciencióloga; a agente retrocognitora; a projetora consciente; a tocadora de obra; a voluntária; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens autodidacticus; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens apaedeutas; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens decidophobicus; o Homo sapiens progressivus; o Homo sapiens egomutator; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens transformator.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: autodidaxia proficiente circunscrita = a autaprendizagem recinológica ininterrupta, restrita à atual vida crítica, visando à mudança de comportamento e dos autopensenes em busca do completismo existencial; autodidaxia proficiente abrangente = a autaprendizagem recinológica ininterrupta, autorrevezamental, profilática, entrosando as mudanças e reciclagens da atual existência com a próxima, com vistas à mudança de patamar evolutivo.
          Culturologia: a falta da cultura do autodidatismo; a cultura da alavancagem da proéxis; a cultura mentalsomática desassediadora; a cultura da autorganização evolutiva; a cultura do exemplarismo; a cultura da autocriticidade; a cultura mudancista; a cultura da Recexologia exemplarista; a cultura da priorização de valores intermissivos; a cultura da conquista de neopatamar cognitivo.
          Mestria. De acordo com a Autolucidologia, a conscin autodidata, ao progredir em autossuficiência evolutiva, passa a entender os erros e acertos ao modo de oportunidades integrantes da trajetória evolutiva, ampliando o autodiscernimento, espécie de vetor autopedagógico para as próximas vidas intrafísicas, deixando legado tarístico para si mesma, a fim de evitar a estagnação autevolutiva.
          Profilaxia. Segundo a Antidesperdiciologia, eis, em ordem alfabética, 3 providências contributivas ao autorrezamento eficaz, facultando à conscin dinamizar a autoproéxis, com vistas à conquista de neopatamar evolutivo: En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                 5
             1. Autorganização. O planejamento racional permitindo estabelecer as diretrizes proexológicas (metas evolutivas) e levar de eito os compromissos profissionais e pessoais, o trabalho voluntariado, as autopesquisas e as produções gesconográficas.
             2. Mitridatismo. O autodidatismo proficiente, exercido com lucidez, transformando-se em mitridatismo ou remédio profilático, visando diminuir o percentual dos desvios evolutivos, pelo fato de fixar a conscin na linha de atuação interassistencial e no megafoco proexológico, desta vida e das vindouras.
             3. Priorização. O senso de urgência norteando as prioridades da vez, evitando as procrastinações e as desmotivações evolutivas.
             Taxologia. De acordo com a Autocogniciologia, eis, por exemplo, listadas em ordem alfabética, 16 situações vivenciadas pela conscin autoliberta do porão consciencial, avançando no autaprimoramento evolutivo:
             01. Aprendizado. Pede menos para si e mais para os outros.
             02. Autonormatização. Baliza as autocondutas pelo CPC.
             03. Autopesquisa. Vale-se da autopesquisa para superar e reciclar os trafares pessoais, a partir da autoconscienciometria.
             04. Avanço. Promove o ajuste do prumo cosmoético pessoal.
             05. Descarte. Abole, de vez, comportamentos do subcérebro abdominal.
             06. Docência. Liberta -se da tacon primária, irrelevante (tarefa da consolação), praticando a tares em alto nível cosmoético (tarefa do esclarecimento).
             07. EV. Trabalha as energias conscienciais, estabelecendo a profilaxia do autodesassédio.
             08. Foco. Elimina a dispersão consciencial, mantendo o megafoco evolutivo.
             09. Legado. Deixa herança cognitiva tarística (gescons) para as futuras gerações e para si mesma, a fim de facilitar a retomada do continuísmo autevolutivo.
             10. Marco. Pontua os paradeveres pela intermissiometria.
             11. Mediação. Utiliza a sinalética energética pessoal parapsíquica na mediação multidimensional.
             12. Prioridades. Desenvolve o parapsiquismo interassistencial e a projetabilidade lúcida.
             13. Reciclagens. Apoia-se nos trafores para empreender recins e recéxis, dedicando-se à interassistência.
             14. Resgate. Recupera cons magnos, a exemplo da senha intermissiva proexológica.
             15. Superação. Transcende a tanatofobia.
             16. Vínculo. Estreita a relação interassistencial com os amparadores de função da tenepes e das gescons.


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o a autodidaxia proficiente, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Antepassado de si mesmo: Seriexologia; Nosográfico.
             02. Autodidatismo: Parapedagogiologia; Neutro.
             03. Autodidatismo conscienciológico: Autocogniciologia; Homeostático.
             04. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
             05. Autorrevezamento multiexistencial: Autorrevezamentologia; Homeostático.
             06. Autossuficiência intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático.
             07. Continuísmo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
             08. Educação infinita: Reeducaciologia; Homeostático.
             09. Eumatia: Experimentologia; Homeostático. 6                                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
            10.   Fechadismo consciencial: Parapatologia; Nosográfico.
            11.   Gradiente Recinológico: Pararreurbanologia; Homeostático.
            12.   Mimeticologia: Intrafisicologia; Neutro.
            13.   Pesquisador independente: Experimentologia; Homeostático.
            14.   Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático.
            15.   Saber transversal: Autocogniciologia; Neutro.
    A AUTODIDAXIA PROFICIENTE POSSIBILITA A PRÁTICA
   DA CAPACITAÇÃO AFERIDORA DE AUTAPRENDIZAGENS
 E RECINS ININTERRUPTAS PROMOTORAS DE MUDANÇAS
   NO COMPORTAMENTO MIMÉTICO DA CONSCIN LÚCIDA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, tem se empenhado para acelerar a dinâmica da autevolução? Já cogitou sobre os recursos do autodidatismo, da autopesquisa e da autoconscienciometria para descartar as automimeses dispensáveis, fazendo o entrosamento com as próximas vidas?
            Filmografia Específica:
            1. Uma Lição de Vida. Título Original: The First Grader. País: EUA, Kenya, Reino Unido. Data: 2010. Duração: 103 min. Gênero: Biografia / Drama. Idade (censura): 13 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Português (em DVD). Direção: Justin Chadwick. Elenco: Naomie Harris; Oliver Litondo; Tony Kgoroge; Vusi Kunene; Sam Feuer; Shoki Mokgapa; & Israel Makoe. Produção: Sam Feuer; Richard Harding; & Nicola Blacker. Roteiro: Ann Pea cock. Música: Alex Heffes. Edição: Paul Knight. Distribuidora: National Geographic Entertainment. Sinopse: Emocionante narrativa de crescimento pessoal baseada em história real. Africano queniano de 84 anos luta para receber educação básica e se alfabetizar. É admitido em escola para pré-escolares, entre crianças de 6 anos, mas, com professor dedicado, ultrapassa os limites do passado pessoal, colonial e violento, chegando mais tarde à Casa Branca, tornando-se palestrante nos Estado Unidos.
            Bibliografia Específica:
            1. Fernandes, Pedro; Autorrevezamento Multiexistencial: Entrosamento Interexistenciológico Lúcido; Artigo; Conscientia; Revista; Vol. 16; N. 3; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 11 enus.; 1 nota; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2012; páginas 286 a 295.
            2. Vicenzi, Luciano; Coragem para Evoluir; pref. Málu Balona; revisores Gisele Salles; et al.; 200 p.; 8 caps.; 18 E-mails; 1 entrevista; 51 enus.; 1 foto; 2 ilus.; 1 microbiografia; 2 tabs.; 10 websites; glos. 37 termos; 50 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 2a Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2005; páginas 63 a 72, 113 a 122 e 133 a 148.
            3. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. I; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 150, 601 e 653.
            4. Idem; Nossa Evolução; revisora Tatiana Lopes; 170 p.; 15 caps.; 149 abrevs.; 17 E-mails; 1 foto; 1 microbiografia; 162 perguntas; 162 respostas; 16 websites; glos. 282 termos; 6 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3 a Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2010; páginas 101 a 118.


                                                                                                                    V. L. R.