A auto-herança gestual é o conjunto de expressões somáticas introjetadas pela personalidade humana em retrovidas ou retrointermissões incidentais à atual existência, constituindo autêntica pista paragenética autorretrocognitiva, reveladora de influências étnicas (civilizações), mesológicas (Zeitgeist) e socioculturais (costumes).
Você, leitor ou leitora, já identificou gestos espontâneos autorretrocognitivos? Desde quando? Qual o saldo autopesquisístico recinológico das análises efetuadas?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1 AUTO-HERANÇA GESTUAL (AUTOPARAGENETICOLOGIA) I. Conformática Definologia. A auto-herança gestual é o conjunto de expressões somáticas introjetadas pela personalidade humana em retrovidas ou retrointermissões incidentais à atual existência, constituindo autêntica pista paragenética autorretrocognitiva, reveladora de influências étnicas (civilizações), mesológicas (Zeitgeist) e socioculturais (costumes). Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo herança deriva do idioma Latim, haerentia, “coisas vinculadas; pertences”, neutro plural de haerens, particípio presente de haerere, “estar ligado, fixado; prender; segurar; agarrar; aderir; parar; deter-se”. Surgiu no Século XIII. O termo gesto procede também do idioma Latim, gestus, “movimento expressivo do corpo, em especial da cabeça e dos braços ou mãos; mímica; semblante”. Apareceu no Século XIV. Sinonimologia: 1. Auto-herança gesticular. 2. Autolegado gestual. 3. Auto-herança psicomotriz. 4. Auto-hereditariedade mímica. 5. Autoaporte gesticulatório. Neologia. As 3 expressões compostas auto-herança gestual, auto-herança gestual negligenciada e auto-herança gestual valorizada são neologismos técnicos da Autoparageneticologia. Antonimologia: 1. Hereditariedade genética. 2. Herança cromossômica. 3. Autopsicomotricidade imitada. 4. Hemiplegia. 5. Prótese biônica. Estrangeirismologia: o rigor mortis; a démarche somática revelando a personalidade pregressa; o charm ou o it consciencial na gesticulação educada; o gestual coleante do ginossoma vamp; a autogesticulação considerada décor da força presencial; o je ne sais quoi energético irradiado pelos gestos; a gestualidade raffinée da conscin intelectual; a sedução energética sexy no maneirismo envolvente; as poses, caras e bocas de celebridades no show business; a insistência exibicionista das selfies; a alta repressão emocional revelada na gestualidade coincée; o abertismo do gesto identificando a conscin large; os paragestos aspersores energéticos cosmoéticos dos helpers; o Acoplamentarium; o Pensenarium; o Autocognitarium. Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à psicomotricidade homeostática. Megapensenologia. Eis 11 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Gesto: movimentação energética. O gestual revela. Expressões faciais comunicam. Andar: movimento autevolutivo. Auto-herança: patrimônio consciencial. Gesticulações antecipam ações. Leitura gestual previne. Careta: gesto facial. Herança: continuidade natural. Gestualidade: coreografia holossomática. Existem ademanes inequívocos. Coloquiologia: a cara de paisagem em situações sociais. Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Gesto. Todo gesto fala”. 2. “Magnanimologia. A gente deve aprender a abrir a mão, ou seja, o gesto com a abertura dos dedos da destra da conscin large. A egocarmalidade é a descoberta da vontade. A grupocarmalidade é a descoberta do mecanismo de atuação da vontade. A policarmalidade é o exercício pleno da vontade da consciência já inteiramente lúcida quanto à inevitabilidade da interassistencialidade, ou, em outras palavras, da abertura das mãos ou da magnanimidade”. 3. “Vocábulos. A palavra muda é o gesto. A memória usa a palavra”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da harmonização holossomática; o holopensene pessoal histriônico cosmoético; a fôrma autopensênica gestual pregressa influenciadora; a autopensenidade presencial forte revelada pela gestualidade; a autopensenização holomnemônica; 2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a o materpensene interassistencial libertário; os benignopensenes; a benignopensenidade; os genopensenes; a genopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os autopensenes; a autopensenidade linear transmitida aos gestos; a autopensenização interassistencial desperta perceptível na gestualidade. Fatologia: a estilística gesticular revelando a qualidade da dinâmica holossomática; a gestualidade prejudicada por lesões neurológicas ignoradas; o gestual estabanado no descontrole psicomotriz da hiperatividade; a gesticulação abrupta da conscin agressiva e beligerante; a psicomotricidade artificial da conscin diante do público; os gestos estudados do ator ou da atriz canastrona; o caminhar peripatético revelando adesão à antiga escola de conhecimento; a marcha humana pessoal na condição de pista reveladora de auto-habilidades pregressas; a automoderação detectada na sobriedade gestual; a linguagem corporal aflita da conscin quando encantoada; a afetação consciencial de modos escondendo segundas intenções; o disparar de reflexos condicionados pelo sistema nervoso autônomo; a reação corporal instintual de luta e fuga gerada pelo medo; a singeleza do gesto acolhedor assistencial; os excessos nos maneirismos da etiqueta e do protocolo mascarando motivações espúrias; o “italianismo” no gestual enfático; a expectativa frustrada pela falta do gesto acolhedor; a pantomima teatral nos quadros psicopatológicos; os trejeitos de sofreguidão nos episódios de ansiedade paroxística; a depressão catatônica consciencial presente em certos processos esquizofrênicos; o gesto político estudado e artificial frente às câmeras; a frieza e ausência de empatia explícitas na autogestualidade; o esgar presente no rictus facial demente; as expressões faciais revelando reais intenções; a sabedoria de saber abrir mão do ganho individual em prol do melhor para todos; o autoprotagonismo consciencial marcante no gestual expansivo; a gestualidade favorecendo o reconhecimento retrocognitivo; o conjunto gesticulatório decantando características holossomáticas; a assistência prestada pela Língua Brasileira de Sinais (LIBRA); a autorganização consciencial revelada pelo movimento psicomotriz; a autopsicomotricidade equilibrada pela pacificação intraconsciencial progressiva; o peito e os braços abertos na autorreceptividade fraterna; a leitura gestual da consciência considerada “livro aberto”. Parafatologia: a auto-herança gestual; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático promovendo a homeostase holossomática; a docilidade parapsíquica autolúcida perceptível no comedimento gestual do transe paraperceptivo; o trabalho diário com as energias conscienciais (ECs) reeducando a automovimentação somática; o refinamento paracerebral manifestado no gestual consciencial moderado pelas autorreflexões; a movimentação extrafísica livre da consciex indicando a extensão e qualidade do espaço de manobras multidimensional; a paracoreografia assistencial orquestrada pelos socorristas e resgatistas projetores veteranos; o balé da caravana alada de amparadores ex-chineses descrita no livro Projeções da Consciência: Diário das Experiências Fora do Corpo Físico (2008); o domínio energético notório da auto-habilidade ao instalar a relaxação muscular progressiva; a gestualidade energívora; o autencapsulamento energético realizado com perícia cosmoética neutralizando a ação predatória de consciexes assediadoras; as projeções mentaissomáticas amórficas; o parafato de as energias conscienciais (ECs) não poderem ser adulteradas pelas aparências; as desaparições extrafísicas abruptas da conscin projetora surpreendendo perseguidores; as energias da intencionalidade reveladas na modulação da voz e na coerência da gestualidade; a harmonia gestual das aparições de consciexes benfazejas; a auto-herança parainstintiva presente no gestual peculiar utilizado nas volitações extrafísicas de longo alcance; os paragestos aflitos nas abordagens conscienciais extrafísicas enfermiças; a paralisação energética do heterencapsulamento aplicado pelo assistente cosmoético tarimbado; o quadro intraconsciencial assimilado da consciex pela conscin parapsíquica veterana; a dissonância identificada entre energias e movimentos na comunicação paraperceptiva; a condição da consciex assediadora manietada e marionetada pela equipex desassediadora; as paraconexões entre auto-herança evolutiva e autorrevezamento existencial; os paragestos energéticos hipnóticos para sedação da consciex agitada; a mudança de gestual da conscin parapsíquica em semipossessão benigna; a beleza indescritível da revoada de amparadores extrafísicos presenciada nas megamovimentações interassistenEn c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3 ciais; os deslocamentos conscienciais mentaissomáticos e paracerebrais das Consciexes Livres (CLs) prescindindo da corporatura. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo fala-gesto; o sinergismo da gestualidade afetiva; o sinergismo olhar-rosto-psicosfera; o sinergismo intenção-volição; o sinergismo mentalsoma-holochacra; o sinergismo soma-consciência. Principiologia: os princípios intermissivos; o princípio da qualificação da intercomunicabilidade; o princípio da descrença (PD); o princípio do restringimento holossomático; o princípio evolutivo aplicado à ortomimese; o princípio do vínculo evolutivo embasado na coedes; os princípios do Paradireito atuantes na ortoconvivialidade. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); o código comunicativo interdimensional; o CPC do tenepessista; o código social; o código parassocial; os gestos holossomáticos intercomunicativos automiméticos gerando cláusulas de atenção para o CPC. Teoriologia: a teoria conscienciológica da personalidade; a teoria dos Cursos Intermissivos (CIs); a teoria da seriéxis; a teoria do curso grupocármico; a teoria da recin; a teoria da automimese; a teoria das autotransfigurações extrafísicas. Tecnologia: a técnica da autoconscientização do abraço; a técnica da parapercepção induzida; a técnica da elongação do psicossoma; a técnica de movimentação das mãos no transe tenepessístico; a técnica da conscin-cobaia; a técnica da aura retrocognitiva; a técnica de avaliação da consciência integral (Conscienciograma). Laboratoriologia: o labcon holossomático; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana diuturna; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Autoparageneticologia; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da Autodespertologia. Colegiologia: o Colégio Invisível dos Parageneticistas; o Colégio Invisível dos Epicons; o Colégio Invisível dos Projetores Lúcidos; o Colégio Invisível da Comunicologia; o Colégio Invisível da Holomnemonicologia; o Colégio Invisível da Pacifismologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia. Efeitologia: o efeito gestual impensado; o efeito gestual repulsivo; o efeito gestual repressivo; o efeito gestual reativo; o efeito gestual despótico; o efeito gestual acolhedor; o efeito gestual irresistível. Neossinapsologia: as neossinapses psicomotrizes; as neossinapses reeducativas; as neossinapses ressocializantes; as neossinapses regeneradoras; as neossinapses reabilitantes; as neossinapses autocurativas; as neossinapses das automegacognições. Ciclologia: o ciclo da automovimentação frenética; o ciclo da faina autevolutiva; o ciclo da azáfama existencial; o ciclo do afã humano; o ciclo da autotranquilidade; o ciclo da autoquietude; o ciclo da calma; o ciclo serenológico. Enumerologia: a auto-herança do gesto nefasto; a auto-herança do gesto mimético; a auto-herança do gesto energívoro; a auto-herança do gesto nobre; a auto-herança do gesto doador; a auto-herança do gesto terapêutico; a auto-herança do gesto assistencial. Binomiologia: o binômio mentalsoma-paracérebro; o binômio instinto-parainstinto; o binômio mão da conscin–paramão do amparador; o binômio assim-desassim; o binômio salamaleque-rapapé; o binômio inquietação-aflição; o binômio automovimento-ação; o binômio expressão-alexitimia; o binômio teatro-pantomima. Interaciologia: a interação palavra-gesto; a interação sinal de assentimento–sinal de negativa; a interação exercício físico–saúde física; a interação gestual terapêutico–gestual paraterapêutico; a interação mens sana–corpore sano; a interação face-tez; a interação vitalidade-turgor. 4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a Crescendologia: o crescendo patológico traumatismo-paralisia; o crescendo articulação-movimentação; o crescendo estrutura músculoesquelética–domínio psicomotriz; o crescendo herança–para-herança; o crescendo Genética-Paragenética; o crescendo marca de expressão–traço marcante. Trinomiologia: o trinômio pele-olhos-mãos; o trinômio bagulho energético–autorretromimese–rabugice; o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio bradipsiquismo-normopsiquismo-taquipsiquismo; o trinômio cara-careta-momice; o trinômio olá–até já–adeus. Polinomiologia: o polinômio olhar-postura-voz-gesto; o polinômio visão-olfato-tato-audição-paladar; o polinômio soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma; o polinômio célula-tecido-órgão-sistema; o polinômio apatia-antipatia-simpatia-empatia; o polinômio aceno–aperto de mão–amplexo–saudação; o polinômio cumprimento-continência-mesura-reverência. Antagonismologia: o antagonismo movimento / inércia; o antagonismo psicomotricidade / paraplegia; o antagonismo consciência corporal / inconsciência corporal; o antagonismo balé / luta marcial; o antagonismo movimento bélico / movimento pacífico; o antagonismo flexibilidade / rigidez; o antagonismo bulício / sossego. Paradoxologia: o paradoxo de a expressão facial poder comunicar o não dito verbalmente; o paradoxo de a comunicação poder prescindir de palavras; o paradoxo fala pacífica–linguagem corporal agressiva; o paradoxo presente entre a narrativa corporal e as respostas ao interrogatório criminal; o paradoxo do discurso eloquente silencioso; o paradoxo dos pedidos mudos; o paradoxo das impressões à primeira vista; os paradoxos presentes na autotransfiguração do psicossoma. Politicologia: a interassistenciocracia; a parassociocracia; a interaciocracia. Legislogia: a lei do maior esforço interacional; a lei do menor esforço físico próprio da preguiça egoica de interagir (timidez descabida). Filiologia: a conscienciofilia. Fobiologia: a autocura da sociofobia. Sindromologia: a síndrome de Tourette; a apraxia das mãos na síndrome de Rett; a síndrome de Asperger; a síndrome do deficit de atenção e hiperatividade (TDAH); a síndrome do cri-du-chat; a síndrome do transtorno obsessivo compulsivo (TOC); a síndrome de Alice no País das Maravilhas (AIWS) ou síndrome de Todd. Maniologia: a mania do controle revelado no gestual tenso; as manias hipnóticas presentes na gestualidade ritualística místico-religiosa. Holotecologia: a somatoteca; a psicossomatoteca; a consciencioterapeuticoteca; a convivioteca; a socioteca; a comunicoteca; a energoteca; a parapsicoteca. Interdisciplinologia: a Autoparageneticologia; a Interassistenciologia; a Autorressomatologia; a Intrafisicologia; a Autexperimentologia; a Passadologia; a Parapedagogiologia; a Autorrecinologia; a Autoproexologia; a Autoconscienciometrologia; a Parapasicotecologia; a Pré-Intermissiologia; a Autorrevezamentologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin “paradona”; a conscin “elétrica”; a conscin passiva; o indivíduo “bicho carpinteiro”; a consciex transmigrada; a conscin baratrosférica; a personalidade catatônica; a conscin autista; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o ex-colega do Curso Intermissivo (CI); o evoluciente; o intermissivista; o autor conscienciológico tarístico; o agente retrocognitor; o projecioterapeuta; o consciencioterapeuta; o conscienciômetra; o acoplamentista; o inversor existencial; o reciclante existencial; o recinólogo; o tenepessista; o ofiexista; o autoproexista; o maxiproexista; o reeducador; o duplista; o intelectual; o pré-serenão vulgar; o ator; o projetor consciente; o homem de ação; o teleguiado autocrítico; o evoluciólogo. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 5 Femininologia: a ex-colega do CI; a evoluciente; a intermissivista; a autora conscienciológica tarística; a agente retrocognitora; a projecioterapeuta; a consciencioterapeuta; a conscienciômetra; a acoplamentista; a inversora existencial; a reciclante existencial; a recinóloga; a tenepessista; a ofiexista; a autoproexista; a maxiproexista; a reeducadora; a duplista; a intelectual; a pré-serenona vulgar; a atriz; a projetora consciente; a mulher de ação; a teleguiada autocrítica; a evolucióloga. Hominologia: o Homo sapiens amimicus; o Homo sapiens theatralis; o Homo sapiens histrionicus; o Homo sapiens automimeticus; o Homo sapiens anachronicus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens interactivus; o Homo sapiens parapercutiens; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens amicus; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens coparticipans; o Homo sapiens gruppalis. V. Argumentologia Exemplologia: auto-herança gestual negligenciada = as características da gestualidade, sistematicamente ignoradas pela conscin intermissivista dispersa; auto-herança gestual valorizada = as características da gestualidade, exaustivamente analisadas pela conscin intermissivista atenta. Culturologia: a Fisicultura; a cultura holossomática; a cultura autoparapsíquica; a cultura hereditária; a cultura paragenética; a cultura da indiferença; a cultura interassistencial; a cultura seriexológica; a cultura autorrevezamental. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a auto-herança gestual, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abraço: Psicossomatologia; Neutro. 02. Alexitimia: Comunicologia; Nosográfico. 03. Amimia: Somatologia; Nosográfico. 04. Antepassado de si mesmo: Seriexologia; Nosográfico. 05. Carrancismo: Conscienciometrologia; Nosográfico. 06. Expressão facial: Comunicologia; Neutro. 07. Fácies histriônica: Comunicologia; Neutro. 08. Fácies retrocognitiva: Parageneticologia; Neutro. 09. Mão: Manossomatologia; Neutro. 10. Mimeticologia: Intrafisicologia; Neutro. 11. Prescindência das mãos: Manossomatologia; Homeostático. 12. Recepção somática: Somatologia; Neutro. 13. Técnica do histrionismo parapedagógico: Autoparadidaticologia; Neutro. 14. Técnica do sorriso desassediador: Desassediologia; Homeostático. 15. Toque paraterapêutico: Paraterapeuticologia; Homeostático. PARA CONSCINS INTERMISSIVISTAS ATILADAS E PREDISPOSTAS A BUSCAR ORIGENS PARAGENÉTICAS OCULTAS NAS AUTOMANIFESTAÇÕES, A AUTO-HERANÇA GESTUAL PODE REVELAR VALIOSAS PISTAS AUTOPESQUISÍSTICAS. 6 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a Questionologia. Você, leitor ou leitora, já identificou gestos espontâneos autorretrocognitivos? Desde quando? Qual o saldo autopesquisístico recinológico das análises efetuadas? Bibliografia Específica: 1. Balona, Málu; Síndrome do Estrangeiro: O Banzo Consciencial; pref. Waldo Vieira; revisores Ana Bomfim; et al.; 314 p.; 2 partes; 14 caps.; 55 abrevs.; 32 E-mails; 1 entrevista; 28 enus.; 5 escalas; 1 fluxograma; 1 foto; 6 ilus.; 1 microbiografia; 1 questionário; 30 tabs.; 20 websites; posf.; 4 musicografias; 5 pinacografias; 110 filmes; 452 refs.; 15 webgrafias; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3ª Ed.; rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2006; páginas 35 e 68. 2. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; página 154. 3. Idem; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 840. 4. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 79, 277, 341, 457 e 681. 5. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 327, 507, 656, 685, 1.005, 1.010, 1.012 e 1.028. 6. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. II e III; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13cm; enc.; 2ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 920, 1.208 e 2.030. 7. Idem; Nossa Evolução; revisores Alexander Steiner; & Sheila Guia; 168 p.; 15 caps.; 149 abrevs.; 1 E-mail; 1 foto; 1 microbiografia; 162 perguntas; 162 respostas; 1 website; glos. 282 termos; 6 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia (IIP); Rio de Janeiro, RJ; 1996; página 75. 8. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.232 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 16 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 2 websites; glos. 300 termos; 1.907 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 4ª Ed. rev. e aum.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1999; páginas 218, 260, 558, 578, 595, 691 e 747. 9. Idem; Projeções da Consciência: Diário de Experiências Fora do Corpo Físico; revisor Alexander Steiner; 228 p.; 60 caps.; 60 cronologias; 34 E-mails; 5 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 questionário projetivo; 11 websites; glos. 24 termos; alf.; 21 x 14 cm; br.; 8ª Ed. rev.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2008; páginas 116 a 118. M. L. B.