Autenticidade Invexológica

A autenticidade invexológica é a condição ou caráter de a conscin inversora, homem ou mulher, expressar a realidade intraconsciencial conquistada a partir da vivência teática dos princípios e bases da técnica da inversão existencial, com autotransparência, evidenciando coerência intermissiva e refletindo na ampliação da ortopráxis interassistencial.

Você, leitor ou leitora, na condição de inversor ou inversora existencial, já vivencia os efeitos interassistenciais da autenticidade invexológica? Em caso afirmativo, quais os ganhos evolutivos hauridos por meio do autautenticismo?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               1
                              AUTENTICIDADE INVEXOLÓGICA
                                                 (INVEXOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A autenticidade invexológica é a condição ou caráter de a conscin inversora, homem ou mulher, expressar a realidade intraconsciencial conquistada a partir da vivência teática dos princípios e bases da técnica da inversão existencial, com autotransparência, evidenciando coerência intermissiva e refletindo na ampliação da ortopráxis interassistencial.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo autêntico vem do idioma Latim, authenticus, “que tem autoridade; válido; aprovado”, e este do idioma Grego, authentikós, “que consiste num poder absoluto; principal; primordial”. Surgiu no Século XIII. O termo autenticidade apareceu no Século XVIII. A palavra inversão deriva também do idioma Latim, inversio, “inversão; transposição em retórica; ironia; anástrofe; alegoria”, de invertere, “virar; voltar o avesso; revolver; derrubar; deitar abaixo; inverter; transtornar”. Surgiu no Século XIX. O vocábulo existencial procede do idioma Latim Tardio, existentialis, “existencial; relativo ao aparecimento”, de existere, “aparecer; nascer; deixar-se ver; mostrar-se; apresentar-se; existir; ser; ter existência real”. Apareceu no mesmo Século XIX. O elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
             Sinonimologia: 1. Autossinceridade invexológica. 2. Glasnost do inversor. 3. Autorrealismo integral invexológico. 4. Singularidade invexológica vivenciada. 5. Autautenticismo diuturno do inversor.
             Neologia. As 4 expressões compostas autenticidade invexológica, autenticidade invexológica aquisitiva, autenticidade invexológica executiva e autenticidade invexológica distributiva são neologismos técnicos da Invexologia.
             Antonimologia: 1. Inautenticidade invexológica. 2. Autenticidade anticosmoética do inversor. 3. Autescondimento intraconsciencial inversivo. 4. Encaramujamento do inversor. 5. Mitologia antinvexológica. 6. Autoficção do inversor.
             Estrangeirismologia: o autenfrentamento on time e in loco; o ex nihilo nihil referindo-se aos ganhos mediatos a partir da sustentação da autenticidade invexológica; a inevitabilidade da glasnost; o uso de fake profile nas redes sociais; a opção pelo script idealizado construído em detrimento do convívio cosmoético com realidade pessoal.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autorrealidade invexológica.
             Coloquiologia: o ato de colocar panos quentes sobre as autorrecins prioritárias; a manutenção do autodesconfiômetro calibrado.
             Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 3 subtítulos:
             1. “Autenticidade. O ideal é sermos, vivermos e agirmos com autenticidade conosco mesmos a fim de ampliarmos a qualificação da autocrítica”. “Quanto maior a autolucidez, mais aumenta a autenticidade e a sinceridade da conscin, porém, com maleabilidade maior na auto e na heterexposição dos fatos e parafatos”.
             2. “Realismo. A falta de realismo nas atitudes e posturas é travão evolutivo, levando à deficiência consciencial e obstruindo o autesclarecimento”.
             3. “Vida. A vida espontânea não é ideal. O melhor é a existência antecipadamente organizada. A autenticidade real é a autopercuciência, a hiperacuidade, o nível máximo da lucidez do paracérebro”. 2                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da autenticidade invexológica; o holopensene pessoal da autocoerência intermissiva do inversor; o holopensene do agente retrocognitor inato; o holopensene pessoal da invexibilidade; os autocriticopensenes; a autocriticopensenidade; os pseudopensenes; a pseudopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os hiperpensenes; a hiperpensenidade.
          Fatologia: a autenticidade invexológica; a avaliação técnica do nível de autenticidade pessoal; o autencantoamento cosmoético do inversor; as autacareações visando mapear as incoerências na aplicação técnica da invéxis; a repressão da realidade intraconsciencial; a assunção da autorresponsabilidade intermissiva do(a) inversor(a); a opção pelo autenfrentamento; a vivência da autocientificidade; a atenção diuturna às nuances da manifestação intraconsciencial; a teática dos fundamentos técnicos da invéxis; os autenganos não mapeados; a criação de autenredos hipnóticos de viés confirmatório; o apriorismo e superficialidade quanto ao entendimento do paradigma consciencial; o fato de o conflito com a Invexologia explicitar autoconflitos com o próprio paradigma consciencial; a megafocalização precoce imperturbável; o alinhamento entre materpensene e megatrafor da conscin autêntica; o mapeamento e a superação dos autoconflitos invexológicos; a manutenção dos microinteresses reforçando a inautencidade do jovem; a abdicação da expressão autêntica para fazer média com o grupo; a manutenção duradoura de manifestação inautêntica podendo resultar em minidissidência; as repressões conscienciais patológicas minando gradativamente a autenticidade da conscin inversora; a visão dogmática quanto à invéxis embasando a manifestação inautêntica da conscin inversível; a visão binária quanto à invéxis; o entendimento superficial das evitações da invéxis; o descarte das fantasias, ilusões, ficções e mitos pessoais quanto à aplicação da invéxis; a ilusão da fuga da realidade; a evitação da análise apriorista dos fatos; a omissão deficitária como expressão da inautenticidade consciencial; a profilaxia da inautenticidade antinvexológica; o autoconvívio cosmoético do inversor; o mapeamento dos autopreconceitos, precursores da manifestação inautêntica da conscin inversora; a expressão autêntica interpares reforçando a interconfiança; a autauditoria da aplicação da invéxis auxiliando na mensuração do nível de autenticidade consciencial do(a) inversor(a); a inortodoxia; a interassistencialidade tarística dos inversores duplistas; a recuperação precoce de cons otimizando o ganho de autenticidade intraconsciencial da conscin inversora; os coadjuvantes da invéxis auxiliando na ampliação da autenticidade invexológica; a aplicação do invexograma expondo o nível de autenticidade invexológica; os autenfrentamentos gerados a partir da assunção do whole pack invexológico; os autesforços continuístas da aplicação técnica do maxiplanejamento invexológico.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o exemplarismo tarístico e multidimensional do inversor a conscins e consciexes; a evitação da análise apriorista dos parafatos; a desmistificação dos parafatos; a dissonância entre as palavras e as energias sinalizando a inautenticidade da conscin; a instalação de campo energético hígido e autêntico durante os trabalhos assistenciais tarísticos; as vivências multidimensionais nas dinâmicas parapsíquicas da Associação Internacional de Inversão Existencial (ASSINVÉXIS) auxiliando no aprofundamento quanto à autoinvéxis e consequente ampliação da autenticidade invexológica; a franqueza cosmoética explicitada nas energias do inversor; a refratariedade cosmoética do inversor; o entrosamento funcional e transparente entre o inversor tenepessista e o amparador extrafísico da tenepes; a práxis no aprofundamento analítico das parapercepções evitando idealizações e superficialidades.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autalienação-mediocrização; o sinergismo autodesassédio–refratariedade cosmoética; o sinergismo autoconfiança intermissiva–autorrealismo invexológico; o sinergismo autenticidade-invexibilidade-assistencialidade. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                       3
             Principiologia: o princípio do realismo energético.
             Codigologia: a construção do código pessoal de Cosmoética (CPC) a partir do mapeamento da superação das inautenticidades prioritárias.
             Teoriologia: a teoria da inteligência evolutiva (IE).
             Tecnologia: a técnica da inversão existencial; a técnica da vivência holossomática da autenticidade consciencial; a vivência da técnica da autorreflexão de 5 horas visando mapear as fissuras e autoconflitos quanto a invéxis; a técnica do espelhamento consciencial; a técnica da autexpressão autêntica.
             Voluntariologia: o voluntariado na ASSINVÉXIS enquanto otimizador da aplicação do autenticismo pelo(a) inversor(a); o voluntariado do inversor existencial no laboratório conscienciológico Serenarium do campus de Invexologia.
             Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico grupal Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico Tertuliarium; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Alameda Técnica de Viver.
             Colegiologia: o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Invexologia; o Colégio Invisível dos Despertos.
             Efeitologia: o efeito holossomático da autenticidade invexológica; o efeito halo da autenticidade invexológica interpares.
             Neossinapsologia: as neossinapses autotarísticas adquiridas por meio da assunção gradativa da autenticidade invexológica; as neossinapses adquiridas pelo grupo em função do efeito halo tarístico da pensenosfera autêntica do inversor existencial.
             Ciclologia: o ciclo das megadecisões evolutivas; o ciclo cosmoético reaprender-autorreeducar.
             Enumerologia: a opção pelo autorrealismo; a opção pelo autenfrentamento; a opção pelo autodesassédio; a opção pela transparência; a opção pela autotares essencial; a opção pelo autenticismo; a opção pela invéxis.
             Binomiologia: o binômio autexposição autêntica–exemplarismo tarístico; o binômio autoficção do inversor–autarrefecimento da invéxis pessoal; o binômio admiração-discordância aplicado a si próprio como profilaxia dos autacumpliciamentos.
             Interaciologia: a interação entre os inversores de diferentes gerações; a interação imaturidade consciencial–inautenticidade antinvexológica; a interação autoinvexometria–maxiplanejamento invexológico teático.
             Crescendologia: o crescendo autengano–fissura–autoconflito–opacidade intranconsciencial–minidissidência invexológica; o crescendo autorreflexão-autocrítica-autoposicionamento-autorrecin-autautenticismo do inversor.
             Trinomiologia: o trinômio verbação autêntica–autoridade moral–força presencial; o trinômio autenticidade-invexibilidade-desperticidade; o trinômio autoconscienciometria-autoconsciencioterapia-autoinvexometria.
             Antagonismologia: o antagonismo inversor perfeito / inversor autêntico; o antagonismo edulcoração das vivências parapsíquicas / autocientificidade das vivências parapsíquicas; o antagonismo cultura do cancelamento / cultura do autenfrentamento; o antagonismo acumpliciamento / acareação; o antagonismo inversor fazedor de média taconista / inversor exemplarista tarístico.
             Paradoxologia: o paradoxo de fugir de si mesmo mas permanecer ensimesmado.
             Politicologia: a autenticocracia.
             Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo desde a juventude; a evitação das pseudoleis autoimpostas.
             Filiologia: a invexofilia; a fatofilia; a parafatofilia; a decidofilia; a priorofilia; a proexofilia; a tecnofilia; a interassistenciofilia; a coerenciofilia.
             Fobiologia: a evitação da autocriticofobia; a evitação da autopesquisofobia; a superação da monofobia; a superação da atelofobia. 4                                                            En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
           Sindromologia: a síndrome da banalização do autodiagnóstico; a síndrome da mediocrização consciencial.
           Maniologia: a mania de se nivelar pela média.
           Mitologia: o mito da perfeição; o mito de ser possível esconder-se.
           Holotecologia: a invexoteca; a fatoteca; a parafatoteca; a conscienciometroteca; a coerencioteca.
           Interdisciplinologia: a Invexologia; a Fatologia, a Parafatologia; a Autocriticologia; a Autocogniciologia; a Autocoerenciologia; a Autopesquisologia; a Conscienciometrologia; a Consciencioterapeuticologia; a Verbaciologia; a Autorreducaciologia.


                                           IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin autêntica; a conscin inversível; a conscin inversora; a conscin-cobaia; o indivíduo genuíno; a conscin autocrítica; a conscin transparente; a conscin lúcida; a conscin enciclopedista; o ser desperto; o ser interassistencial.
           Masculinologia: o inversor existencial; o jovem assistente; o inversor teático; o intermissivista coerente; o agente retrocognitor inato; o inversor existencial veterano; o invexólogo; o voluntário da Conscienciologia; o docente; o duplista; o tenepessista; o epicon lúcido; o completista; o líder interassistencial.
           Femininologia: a inversora existencial; a jovem assistente; a inversor teática; a intermissivista coerente; a agente retrocognitora inata; a inversora existencial veterana; a invexóloga; a voluntária da Conscienciologia; a docente; a duplista; a tenepessista; a epicon lúcida; a completista; a líder interassistencial.
           Hominologia: o Homo sapiens inversor; o Homo sapiens verax; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens authenticus; o Homo sapiens autocohaerens; o Homo sapiens exemplaris; o Homo sapiens teaticus; o Homo sapiens evolutiens.


                                        V. Argumentologia

           Exemplologia: autenticidade invexológica aquisitiva = aquela observada no(a) inversor(a) jejuno(a), durante a fase preparatória, por meio do alinhamento dos valores pessoais aos valores intermissivos e da assunção teática do whole pack invexológico; autenticidade invexológica executiva = aquela observada pelo(a) inversor(a) veterano(a) desperto, durante a fase executiva, por meio da transparência nas abordagens tarísticas e da prontidão interassistencial; autenticidade invexológica distributiva = aquela observada no(a) inversor(a) completista, por meio do exemplarismo tarístico máximo expresso na megagescon pessoal.
           Culturologia: a cultura invexológica; a cultura do autodidatismo; a cultura da autoinconflitividade.
           Invéxis. A aplicação da invéxis requer estudo técnico profundo e antiapriorístico quanto à realidade pessoal. Cabe ao inversor exercer a máxima autocrítica quanto ao próprio microuniverso consciencial, sem superficialidade nas abordagens e com megafoco na profilaxia.
           Proéxis. Cada aplicante da técnica da invéxis possui proéxis singular ajustada ao próprio contexto intraconsciencial. Cabe ao inversor priorizar a máxima lucidez quanto à autoinvéxis autêntica, sem idealizações ou romantizações a respeito da técnica.
           Invexibilidade. A qualidade da aplicação da invéxis explicita o nível de autenticidade da conscin inversora. Cabe ao inversor investir desde a juventude na máxima compreensão quanto à autoinvexometria, sem melindres ou cabotinismos. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               5
             Bases. Sob a ótica da Invexologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 11 posturas sustentadoras da autenticidade invexológica a serem observadas pelo inversor:
             01. Abertismo: os feedbacks recebidos no âmbito do voluntariado invexológico, explicitando as recins prioritárias e os autacumpliciamentos anticosmoéticos.
             02. Aprofundamento: o emprego do esquadrinhamento e tecnicidade na análise dos fatos e parafatos para mapear posturas inautênticas.
             03. Autafetividade: o reconhecimento sincero e sem cabotinismos do autovalor ampliando o potencial assistencial, com foco no atacadismo consciencial.
             04. Autocriticidade: a aplicação da autocrítica como ferramenta evolutiva chave, capaz de revelar as opacidades da manifestação.
             05. Autorrealismo: a dissecção técnica e mentalsomática da realidade íntima; a desdramatização quanto às imaturidades e inautenticidades.
             06. Autorreflexão: o hábito sadio de refletir sobre a própria manifestação consciencial visando o entendimento e enfrentamento das insinceridades pessoais.
             07. Coerência: o maxiplanejamento teático em consonância com o Curso Intermissivo (CI), expressando a autenticidade invexológica.
             08. Cosmovisão: a expansão da mundividência consciencial por meio da intectualidade autodidata e da interassistencialidade teática.
             09. Flexibilidade: a capacidade de se adaptar a neocontextos de modo lúcido, autodiscernido e cosmoético.
             10. Persistência: a determinação, o inconformismo pró-evolutivo, a manutenção do alinhamento proexológico.
             11. Traforismo: o foco nos talentos evolutivos e no uso cosmoético dos atributos conscienciais, explicitando as singularidades durante as tarefas assistenciais do esclarecimento.
             Síntese. A compreensão técnica da manifestação pessoal é a base do realismo quanto à autoinvéxis. Consideremos os autenganos e as automissões deficitárias nas práticas autoinvexométricas.
             Errologia. A consecução de ajustes na manifestação pessoal de modo impositivo e irrefletido não gera recins, mas sim repressão consciencial e perda da autenticidade consciencial pelo(a) aplicante da invéxis.
             Pêndulo. A inautenticidade trafarística observada no(a) inversor(a) pode ser manifestada de modo pendular, maniqueísta, por meio de repressão ou rebeldia, contudo possui condições estruturantes similares.
             Tabelologia. Conforme a Autoconscienciometrologia, eis tabela com 11 relações da manifestação da autenticidade invexológica e de manifestação pendular da inautenticidade antinvexológica (repressão e rebeldia):
            Tabela – Cotejo Autenticidade Invexológica / Repressão Antinvexológica
                                            / Rebeldia Antinvexológica
                  Autenticidade                         Repressão                Rebeldia
  Nos
                    Invexológica                      Antinvexológica        Antinvexológica
           Autorresponsabilização
  01.                                         Medo de errar            Banalização do erro
           quanto ao erro
           Megafocalização                                             Megafocalização
  02.                                         Megafocalização egoica
           assistencial precoce                                        patológica no outro
                                              Autoculpa;               Heterojulgamento
  03.      Autoortabsolutismo
                                              autopreconceito          despreocupado; leviandade
                                                                       Displicência, desleixo,
  04.      Pragmatismo                        Perfeccionismo
                                                                       descuido 6                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
               Autenticidade                   Repressão                            Rebeldia
  Nos
                Invexológica                Antinvexológica                     Antinvexológica
                                                                         Criticidade deslocada
         Autocrítica cosmoética       Criticidade deslocada
                                                                        (hipercriticismo
  05.    (autoimperdoador            (acriticismo
                                                                        / heterocriticismo /
         / heteroperdoador)          / autocriticismo)
                                                                        autocondescendência)
         Postura de semperaPostura autovitimizada ao
  06.    prendente perante                                              Postura autoritária, tirana
                                     errar; autotirania
         a Errologia Pessoal
         Visão mais ajustada da      Visão consciencial                 Visão consciencial
  07.
         realidade consciencial      hipermetrope                       astigmática
  08.    Egocídio cosmoético         Egocentrismo paralisante           Egocentrismo agressivo
                                                                        Heterexposição
         Glasnost                    Autescondimento
                                                                        anticosmoética
  09.    (autossinceridade           (autocensura /
                                                                        (indiscrição /
         / autoconfiança)            autodepreciação)
                                                                        normopatia)
         Reflexão diante das         Depreciação diante das             Reatividade diante das
  10.
         heterocríticas              heterocríticas                     heterocríticas
         Lucidopensenes;                                                Heterocontrapensenes;
  11.                                Autocontrapensenes
         ortopensenes                                                   antipensenes


                                            VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autenticidade invexológica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Antissuperficialidade invexológica: Reciclologia; Homeostático.
           02. Autenticidade consciencial: Comunicologia; Neutro.
           03. Autenticismo: Intencionologia; Homeostático.
           04. Autoconflito invexológico: Autoconsciencioterapia; Nosográfico.
           05. Autoficção: Autassediologia; Nosográfico.
           06. Autorrealidade intraconsciencial: Intraconscienciologia; Homeostático.
           07. Autotares essencial: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
           08. Coerência invexológica: Invexologia; Homeostático.
           09. Evolução transparente: Autevoluciologia; Homeostático.
           10. Fatofilia: Autodiscernimentologia; Homeostático.
           11. Fissura antinvexológica: Antinvexologia; Nosográfico.
           12. Inautenticidade: Parapatologia; Nosográfico.
           13. Invexopensene: Materpensenologia; Homeostático.
           14. Negacionismo da autorrealidade: Autoconsciencioterapeuticologia; Nosográfico.
           15. Recin invexológica: Invexologia; Homeostático.
  A TEÁTICA DA AUTENTICIDADE INVEXOLÓGICA EVIDENCIA O NÍVEL DA MATURIDADE, DA COERÊNCIA INTERMISSIVA E DO ALINHAMENTO PROEXOLÓGICO DO PRATICANTE DA TÉCNICA DA INVERSÃO EXISTENCIAL. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                      7
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, na condição de inversor ou inversora existencial, já vivencia os efeitos interassistenciais da autenticidade invexológica? Em caso afirmativo, quais os ganhos evolutivos hauridos por meio do autautenticismo?
             Bibliografia Específica:
             1. Martins, Igor; Autoauditoria Diária na Prática da Invéxis; Artigo; Gestações Conscienciais; Revista; Anais do XVI Congresso Internacional de Inversão Existencial; Vol. 11, N. 1; Associação Internacional de Inversão Existencial (ASSINVÉXIS); Foz do Iguaçu, PR; Julho, 2020; páginas 70 a 76.
             2. Musskopf, Tony; Autenticidade Consciencial; pref. Kátia Arakaki; revisores Claudio Lima; Tamara Cardoso; Erotildes Louly; & Helena Araújo; 376 p.; 6 seções; 107 caps.; 71 abrevs.; 22 E-mails; 155 enus.; 81 estrangeirismos; 1 microbiografia; 1 questionário da autenticidade consciencial com 10 perguntas e 10 respostas; 3 tabs.; 19 websites; glos. 237 termos; glos. 11 termos (neológico especializado); 6 filmes; 508 refs.; 1 anexo; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16,5 cm; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2012; páginas 102, 103, 111, 112, 123, 124, 201 e 202.
             3. Nonato; Alexandre; Balanço dos Primeiros Resultados do Invexograma; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 13; N. 2; 1 E-mail; 72 enus.; 4 tabs.; 6 notas; 5 refs.; 1 anexo; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2009; páginas 101 a 123.
             4. Idem; et al.; Inversão Existencial: Autoconhecimento, Assistência e Evolução desde a Juventude; pref. Waldo Vieira; 304 p.; 70 caps.; 17 E-mails; 62 enus.; 16 fotos; 5 microbiografias; 7 tabs.; 17 websites; glos. 155 termos; 376 refs.; 1 apênd.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; página 23.
             5. Idem; Invexograma: Auto-Avaliação da Invéxis; Artigo; I Congresso de Verponologia; Foz do Iguaçu, PR; 13-15.07.07; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 11; 2-S; Seção: Conferência; 1 E-mail; 4 enus.; 1 tab.; 6 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho, 2007; páginas 77 a 81.
             6. Waldo, Vieira; Léxico de Ortopensatas, revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. I e III; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 184, 1.698 e 2.012.
                                                                                                                      D. L.