Ausculta Pensênica

A ausculta pensênica é o ato de esmiuçar, examinar, inquirir, investigar, observar, perceber e perscrutar pensamentos, sentimentos e energias (pensenes) profundos, subjacentes ou sutis, próprios ou de outras consciências, intra ou extrafísicas, acarretando aprimoramento da empatia e do autoconhecimento.

Você, leitor ou leitora, enfrenta a realidade da ausculta pensênica? Quer de fato ampliar o autoconhecimento, a empatia e a interassistencialidade?

      AUSCULTA PENSÊNICA
                                     (PESQUISOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A ausculta pensênica é o ato de esmiuçar, examinar, inquirir, investigar, observar, perceber e perscrutar pensamentos, sentimentos e energias (pensenes) profundos, subjacentes ou sutis, próprios ou de outras consciências, intra ou extrafísicas, acarretando aprimoramento da empatia e do autoconhecimento.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. A palavra ausculta tem origem no idioma Latim, ausculto, “escutar, ouvir com atenção”. Surgiu no Século XIX. O termo pensene é a conjunção de pensamento, sentimento e energia. O vocáculo pensamento procede do idioma Latim, pensare, “pensar; cogitar; formar alguma ideia; pesar; examinar; considerar; medita”. Surgiu no Século XIII. A palavra sentimento deriva igualmente do Latim, sentimentum, e esta do Francês, sentiment, “faculdade de receber as impressões físicas; sensação; conhecimento; fato de saber qualquer coisa; todo fenômeno da vida afetiva; emoção; opinião; bom senso”. Surgiu no Século XIV. O termo energia também se origina no Francês, énergie, e esta do Latim, energia, e esta do Grego, enérgeia, “força em ação”. Surgiu no Século XVI.
          Sinonimologia: 01. Auscultação consciencial. 02. Investigação pensênica. 03. Autopesquisa profunda; heteropesquisa profunda. 04. Atenção precisa à realidade consciencial. 05. Acurácia aplicada aos pensenes. 06. Pesquisa das sutilezas pensênicas. 07. Autocognição; heterocognição. 08. Enfrentamento da pensenidade. 09. Esquadrinhamento pensênico. 10. Sondagem pensênica.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 4 cognatos derivados do vocábulo ausculta: auscultação; auscultador; auscultadora; auscultoscópio.
          Neologia. As 3 expressões compostas ausculta pensênica, autausculta pensênica e heterausculta pensênica são neologismos técnicos da Pesquisologia.
          Antonimologia: 1. Autopesquisa superficial; heteropesquisa superficial. 2. Observação corriqueira de pensenes. 3. Autengano quanto à realidade consciencial. 4. Autopesquisa convencional; heteropesquisa convencional. 5. Fuga da autocognição; fuga da heterocognição.
          Estrangeirismologia: a glasnost pensênica; o expertise no autoconhecimento; o know-how na omnipesquisa; o savoir-faire interassistencial.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da auto e heteropesquisa.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: a ausculta pensênica; o holopensene pessoal da Pesquisologia; a claridade da pensenização; os autopensenes; a autopensenidade; o materpensene pessoal; o autopensenograma; os heteropensenes; a heteropensenidade; os interpensenes; a interpensenidade; as recepções pensênicas; os telepensenes; a telepensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os energopensenes; a energopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os pensenes incoerentes; os patopensenes; a patopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os evoluciopenses; a evoluciopensenidade; as assinaturas pensênicas pessoais; os rastros pensênicos.
          Fatologia: a disposição íntima para o enfrentamento consciencial; o estetoscópio consciencial a partir do detalhismo na auto e heteropesquisa; o auscultoscópio pessoal evidente na disposição para auto e heterassistência; a alfabetização emocional; a diferenciação entre a condição idealizada e a realidade consciencial; a atenção aos sonhos e projeções conscienciais; a intuição; a busca pelo feedback; a autobservação; a autopercepção; a autanálise; a autocontextualização em relação ao momento evolutivo; a sensibilidade interassistencial a partir da ausculta pensênica; a assimilação interconsciencial favorecendo a heterausculta pensênica; a assimilação profunda na gestação somática desafiando a diferenciação na auto e heterausculta pensênica; as doenças psicossomáticas decorrentes da falta de autoconhecimento e autenfrentamento; a Conscienciometrologia evidenciando a realidade consciencial; o estímulo da Consciencioterapia à ausculta pensênica; a heterausculta pensênica dos consciencioterapeutas; a possível descoberta da pseudoimperturbabilidade a partir da autopesquisa profunda; a vergonha de si mesmo(a); a prevenção ao surto a partir da autopercepção realista; a autoconsciência quanto à realidade evolutiva; a convivialidade prejudicada pela falta da empatia; a convivialidade e a interassistência ampliadas pela lucidez.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a prontidão parapsíquica para as auto e heteropercepções; o paradiagnóstico; a heterausculta qualificando os procedimentos paracirúrgicos; a projecioterapia; a projeção consciente como elemento de amplificação da lucidez quanto à realidade consciencial; o acesso à Central Extrafísica da Verdade (CEV); a assimilação profunda do arco voltaico craniochacral; a sintonia da telepatia; as evidências observáveis no energossoma; as retrocognições estimulando o autoconhecimento; a ausculta pensenica dinamizadora da tenepes; a paracognição quanto à realidade intraconsciencial; o acoplamento energético; a assim e a desassim possibilitando a heterausculta pensênica; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a autoparavivência multidimensional; a clarividência sendo ferramenta da ausculta pensênica; a aura da saúde; a aura da doença; os bloqueios energéticos; a ampliação do potencial parapsíquico interassistencial.


                                         III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo empatia-afeição-compreensão; o sinergismo paracognitivo; o sinergismo fatos-parafatos; o sinergismo maior autocompreensão–menor atribulação; o sinergismo autopesquisa-neocognição; o sinergismo autodiscernimento-autevolução; o sinergismo autocognição-autolucidez-autodiscernimento-autocosmoética.
          Principiologia: o princípio da autopensenização ininterrupta; o princípio da perseverança autopesquisística; o princípio da autocrítica cosmoética; o princípio do aperfeiçoamento contínuo; o princípio da autocura; o princípio da intransferência da responsabilidade pelo autoconhecimento; o princípio da descrença aplicado à Autexperimentologia; o princípio da empatia evolutiva; os princípios da Paradiplomacia.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) norteando a auto e a heterausculta pensênicas.
          Teoriologia: a teoria da Holossomatologia; a teoria do pensene; a teoria da pensenidade autoconsciente; a teoria da troca de papéis (role-taking) na dinâmica dos grupos; a teoria da interassistencialidade com base no rapport; as teorias do Paradireito; a teoria da evolução consciencial em grupo.
          Tecnologia: a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; a técnica da leitura das entrelinhas; a técnica do feedback; a técnica da Janela de Johari; a técnica da avaliação 360 graus; a técnica do sobrepairamento analítico, ao observar de fora; a técnica da evitação dos falsos conceitos; a técnica da aplicação dos limites interassistenciais; a técnica dos autopensenes a partir da predominância no pen; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica de autocompreensão das realidades; as técnicas autoconscienciométricas; as técnicas da Parapercepciologia.
          Voluntariologia: o voluntário pesquisador; a vivência grupal do voluntariado nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs); os voluntários participantes das dinâmicas parapsíquicas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; o laboratório conscienciológico radical da Heurística (Serenarium); o laboratório conscienciológico da Parageneticologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Proexologia; o laboratório conscienciológico das retrocognições; o laboratório conscienciológico grupal Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Cosmoética; o Colégio Invisível dos Pesquisadores Conscienciólogos.
          Efeitologia: o efeito de checar as próprias intenções; o efeito evolutivo do autoconhecimento aprofundado; o efeito corrosivo dos patopensenes; o efeito positivo dos ortopensenes; os efeitos da sincronia emocional; os efeitos homeostáticos da intencionalidade qualificada; os efeitos da ampliação da visão de conjunto (autopesquisa, autoconhecimento) na capacidade de heterocompreensão.
          Neossinapsologia: as neossinapses advindas do autenfrentamento lúcido; as neossinapses sobre si mesmo; as neossinapses geradas pelo convívio com diferentes formas de pensenizar; as neossinapses oriundas do heterausculta pensênica.
          Ciclologia: o ciclo investigação-reflexão; o ciclo analítico autavaliação-heteravaliação; o ciclo da descoberta; o ciclo admitir-pesquisar-diagnosticar-tratar-curar as patologias pessoais; o ciclo evolutivo autolúcido da consciência; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP).
          Enumerologia: a predisposição à omnipesquisa; a aplicação do parapsiquismo; o enfrentamento da ausculta pensênica; a amplificação da compreensibilidade; a aplicação da hiperlucidez; a resolutividade da interassistencialidade; a tecnicidade da evolutividade.
          Binomiologia: o binômio subjetividade-objetividade; o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio autopesquisa-heteropesquisa; o binômio implicitude-explicitude; o binômio percepção-parapercepção; o binômio cognição-emoção; o binômio autoconhecimento-heteroconhecimento; o binômio autointeresse-interassistencialidade.
          Interaciologia: a interação análise-síntese; a interação assistente-assistido; a interação atributos intracerebrais–atributos extracerebrais; a interação atuação profilática–atuação terapêutica; a interação autavaliação intrafísica–autavaliação extrafísica; a interação percepções somáticas–parapercepções holossomáticas; a interação autolucidez evolutiva–balanço mentalsomático.
          Crescendologia: o crescendo atenção-observação-análise; o crescendo acuidade-perspicácia-expertise; o crescendo percepções somáticas–parapercepções holossomáticas; o crescendo simplificação-complexificação; o crescendo autodiscernimento-evolutividade; o crescendo ignorância consciencial–holomaturidade consciencial; o crescendo autolucidez parapsíquica–autoconsciencialidade evolutiva.
          Trinomiologia: o trinômio pensamento-sentimento-energia; o trinômio atos-fatos-parafatos; o trinômio Autoconscienciometria-Autoconsciencioterapia-Autopesquisologia; o trinômio autopesquisa-heteropesquisa-omnipesquisa.
          Polinomiologia: o polinômio holossomático soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma; o polinômio observar-investigar-inquirir-analisar; o polinômio autoinvestigação–autodiagnóstico–autenfrentamento–autossuperação–eficácia autopesquisística.
          Antagonismologia: o antagonismo ortopensenidade / patopensenidade; o antagonismo ideal / real; o antagonismo assim / desassim; o antagonismo intraconsciencialidade / interconsciencialidade; o antagonismo superfície / profundidade.
          Paradoxologia: o paradoxo de ouvir o inaudível; o paradoxo de ver o invisível; o paradoxo filosófico saber mais e perceber saber menos; o paradoxo do maior desafio ser o enfrentamento íntimo da autoconsciencialidade.
          Politicologia: a autopesquisocracia; a discernimentocracia; a lucidocracia; a conscienciocracia; a parapercepciocracia; a interassistenciocracia; a cosmoeticocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço autopesquisístico; a lei da empatia; as leis da convivialidade; a lei da interassistencialidade; o atendimento às leis da Paradiplomacia; o cumprimento das leis da Cosmoeticologia.
          Filiologia: a pesquisofilia; a conscienciofilia; a cogniciofilia; a conviviofilia; a interassistenciofilia; a cosmoeticofilia.
          Fobiologia: a pesquisofobia; a autopesquisofobia; o medo de olhar-se no espelho; a criticofobia; a conviviofobia.
          Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial dificultando a ausculta pensênica; a síndrome da apriorismose inibindo as parapercepções autênticas; a síndrome do autismo anulando a empatia; a síndrome da autossantificação dificultadora do autenfrentamento da realidade consciencial.
          Mitologia: o combate ao mito da perfectibilidade; a queda do mito da autoimagem idealizada; a desconstrução do mito da mudança de patamar sem autesforço e autocrítica.
          Holotecologia: a autocriticoteca; a pesquisoteca; a pensenoteca; a convivioteca; a holossomatoteca; a parapsicoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Pesquisologia; a Pensenologia; a Parapercepciologia; a Conviviologia; a Acoplamentologia; a Conscienciometrologia; a Consciencioterapia; a Intercompreensiologia; a Interassistenciologia; a Cosmoeticologia; a Evoluciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a pessoa atenta; a conscin perceptiva; a conscin autopesquisadora; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; a conscin empática; o ser desperto; o ser interassistencial.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens autocognitor; o Homo sapiens paraperceptiologus; o Homo sapiens conviviologus; o Homo sapiens reflexivus; o Homo sapiens conscientiometricus; o Homo sapiens interassistens.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: autausculta pensênica = o esquadrinhamento dos próprios pensamentos, sentimentos e energias, ampliando o autoconhecimento; heterausculta pensênica = a sondagem atenta aos pensamentos, sentimentos e energias de outrem, aprimorando a empatia.
          Culturologia: a cultura da autovitimização; a cultura da Autocogniciologia; a cultura da Cosmoeticologia; a cultura conscienciológica da Autopesquisologia Holossomática; a cultura da Conscienciometrologia; a cultura da Conviviologia Evolutiva; a cultura da interassistencialidade.
          Autopesquisologia. Sob a ótica da Paratecnologia, eis, por exemplo, na ordem funcional, 6 etapas sequenciais para o desenvolvimento da autausculta pensênica:
          1. Abertismo. Focar na abertura de espaço mental para a autobservação.
          2. Acuidade. Aplicar as técnicas da atenção dividida e do detalhismo na diferenciação de parapercepções, pensamentos, sentimentos, emoções, sensações físicas e energéticas, minidoenças, tiques, comportamentos, falas, devaneios, sonhos, projeções, ações e reações.
          3. Reflexão. Dissecar os achados, aplicar autocrítica cosmoética, visão multidisciplinar, pluriexistencial e levantar hipóteses.
          4. Registro. Anotar as ideias, hipóteses e insights, em arquivo pessoal, para apoio mnemônico e autopesquisístico a médio e longo prazos.
          5. Enfrentamento. Encarar os incômodos, as atrações, os pensamentos, sentimentos e desejos reais, à realidade consciencial.
          6. Ação. Agir profilática e terapeuticamente em prol da autevolução, observando sincronia e sintonia ao próprio momento evolutivo.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a ausculta pensênica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
          02. Aprofundamento da pesquisa: Experimentologia; Neutro.
          03. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático.
          04. Autolucidez consciencial: Holomaturologia; Homeostático.
          05. Binômio Autoconscienciometrologia-Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          06. Compreensibilidade: Holomaturologia; Homeostático.
          07. Conscienciofilia: Conscienciometrologia; Homeostático.
          08. Detalhismo: Experimentologia; Homeostático.
          09. Holopensenograma: Holopensenologia; Neutro.
          10. Ignorância ignorada: Autenganologia; Nosográfico.
          11. Interação evolutiva: Autopesquisologia; Homeostático.
          12. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
          13. Maturidade holopensênica: Holopensenologia; Neutro.
          14. Princípio da empatia evolutiva: Evoluciologia; Neutro.
          15. Sinalética parapsíquica: Parapercepciologia; Homeostático.
  A AUSCULTA PENSÊNICA É ALICERCE DA OMNIPESQUISA, PILAR DA AUTO E HETEROCOMPREENSÃO DO “AQUI
 E AGORA” EVOLUTIVO, CONSTITUINDO BASE INSPIRADORA E REVELADORA DE OPORTUNIDADES ASSISTENCIAIS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, enfrenta a realidade da ausculta pensênica? Quer de fato ampliar o autoconhecimento, a empatia e a interassistencialidade?
                                                                                            C. L. O.