Atualização Parapsíquica

A atualização parapsíquica é o processo de a conscin, homem ou mulher, reciclar, readaptar, renovar, remodelar, requalificar, refinar e reperspectivar as retropráticas paraperceptivas anacrônicas utilizadas no percurso holobiográfico pessoal, em benefício da automanifestação multidimensional interassistencial lúcida, técnica e avançada.

Você, leitor ou leitora, atualiza constantemente as automanifestações intraconscienciais primando pela renovação parapsíquica neofílica e cosmoética? Reconhece contribuir por meio do autexemplarismo à heteratualização parapsíquica?

      ATUALIZAÇÃO PARAPSÍQUICA
                                       (RECICLOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A atualização parapsíquica é o processo de a conscin, homem ou mulher, reciclar, readaptar, renovar, remodelar, requalificar, refinar e reperspectivar as retropráticas paraperceptivas anacrônicas utilizadas no percurso holobiográfico pessoal, em benefício da automanifestação multidimensional interassistencial lúcida, técnica e avançada.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo atual vem do idioma Latim, actual, “que ocorre no momento em que se fala, no presente”. Surgiu no Século XV. O termo atualização apareceu no Século XIX. O elemento de composição para deriva do idioma Grego, pará, “por intermédio de; para além de”. A palavra psíquico procede também do idioma Grego, psykhikós, “relativo ao sopro, à vida, aos seres vivos, à alma”, de psykhé, “alma como princípio de vida e sede dos desejos; sopro de vida”. Surgiu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Renovação parapsíquica. 2. Neoabordagem parapsíquica. 3. Reciclagem paraperceptiva. 4. Aprimoramento parapsíquico.
          Neologia. As 4 expressões compostas atualização parapsíquica, miniatualização parapsíquica, maxiatualização parapsíquica e megatualização parapsíquica são neologismos técnicos da Reciclogia.
          Antonimologia: 1. Desatualização parapsíquica. 2. Estagnação paraperceptiva. 3. Trancamento do autoparapsiquismo. 4. Inércia da percepção extrassensorial. 5. Manutenção do retroego parapsíquico. 6. Comodismo parapsíquico. 7. Parapercuciência bloqueada.
          Estrangeirismologia: a sursum conscientia; o upgrade do patamar interassistencial; a mudança do status quo do autoparapsiquismo; o turning point autorreciclogênico; o refresh neoverponológico; o update das práticas interassistenciais; o paracurriculum vitae aperfeiçoado; o download de cons intermissivos; o sensitivo avant-garde; o mise à jour do modus operandi parapsíquico; a rénovation pensênica; a metamorphosis consciencial.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à neofilia parapsíquica.
          Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Atualizemos nosso parapsiquismo. Parapsiquismo exige renovação. Futuro: passado renovado.
          Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas pertinentes ao tema, citadas em ordem alfabética:
          1. “Conscienciologia. A Conscienciologia não descarta nenhuma área de conhecimento, mas aproveita tudo de bom que já foi produzido, descartando as excrescências e ampliando as abordagens em cada departamento das pesquisas humanas e parapsíquicas”.
          2. “Ineditismo. Não existe algo novo que não seja fundamentado em algo antigo”.
          3. “Passado. Somos nosso passado multimilenar atualizado”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da atualização parapsíquica; o holopensene pessoal da manifestação neofílica; o materpensene parapsíquico; a pensenidade antiparapsíquica bloqueando a comunicação interdimensional; a contrapensenização dos cobradores e detratores intra e extrafísicos; a atualização do holopensene místico-religioso; a faxina da retropensenidade residual; o ajuste da fôrma holopensênica parapsíquica; a reciclagem das muletas e bagulhos autopensênicos; a reciclagem pensênica da Autoparafenomenologia; a identificação das partículas macro, micro e nanopensênicas a serem valorizadas ou recicladas no curso da atualização parapsíquica; a atualização da autopensenidade parapsíquica; os neografopensenes; a neografopensenidade parapsíquica interassistencial; o abertismo pensênico quanto à manifestação autoparapsíquica.
          Fatologia: os ajustes da autoimagem no autenfrentamento parapsíquico; o fim do gap entre o conhecimento da realidade parapsíquica e a aplicação interassistencial da paraperceptividade; a atualização da autobiografia voltada à interassistência cosmoética e libertadora; o entendimento da História do parapsiquismo na identificações das predileções pessoais parapsíquicas; a eliminação de muletas e bagulhos energéticos esmorecedores da força anímico-parapsíquica pessoal; as superstições obsessivas; o analfabetismo parapsíquico; o desmascaramento do charlatanismo nas abordagens parafenomênicas; a maxidissidência ideológica promovendo o corte cirúrgico e tarístico das automimeses dispensáveis; o ato de não se acumpliciar com os assediadores dogmáticos e sectários encabrestadores do intermissivista; a superação do retroego parapsíquico; a desmecanização de manifestações robotizadas em benefício da prática parapsíquica atualizada na vida multidimensional antirrobéxis; a desconstrução e descondicionamento de técnicas enrijecidas; o pensamento altruísta do melhor para todos superando o enfoque egoísta do pedir somente para si; a necessidade de atualização parapedagógica pelo professor veterano de Conscienciologia; a mudança de patamar evolutivo; o investimento na erudição para o desenvolvimento da autocriticidade quanto à Parafenomenologia; o autenfrentamento impulsionando o destemor e o autoconfronto consciencial; a disponibilização cosmoética de conhecimentos hauridos pela vivência da multidimensionalidade; a transformação da prática do compartilhamento de conhecimentos pela tradição oral encriptografada em benefício da elaboração da gescon escrita tarística; os produtos da atualização parapsíquica no decorrer recinológico; a aceleração da recuperação de cons do intermissivista pesquisador da auto-holobiografia pessoal; o ato de abrir mão dos apegos obsoletos para dar a mão à interassistencialidade avançada; a conscientização de o parapsiquismo ser meio e a interassistência fim; a antiobscuridade da tares; a escrita verbetográfica conscienciológica enquanto método de reedição da autoprodução parapsíquica; a gesconografia sobre a reciclagem parapsíquica fomentando a parceria multidimensional com os amparadores no processo de reeducação e tares; a responsabilidade interassistencial ininterrupta da conscin parapsíquica durante as 24 horas do dia.
          Parafatologia: a atualização parapsíquica; o estado vibracional (EV) profilático enquanto técnica-chave da autovivência bioenergética evolutiva interassistencial; a inteligência evolutiva (IE) parapsíquica; a autoconscientização multidimensional (AM) destemida; a semperaprendência parapsíquica; o hedonismo parapsíquico ludibriando consciências; a ectoplastia voltada à assistência discreta ao invés do show antiparapsíquico; a desmistificação dos diferentes graus da psicofonia enquanto exemplo da identificação de nuances antes despercebidas ao parapsíquico desatualizado; a evocação inevitável da Parelencologia pessoal no estudo aprofundado e crítico da auto-holobiografia; os encaminhamentos e resgates dos grupos assistidos no exercício da tarefa energética pessoal (tenepes) relacionadas às linhas do conhecimento parapsíquico do tenepessista; o parafato de a tenepes ser fator de aproximação com a pararrealidade intermissiva do tenepessista; a priorização do mentalsoma na interpretação dos fenômenos parapsíquicos; o parapsiquismo intelectual promovendo parapercepção sutil e avançada; o parafato de a atualização parapsíquica ser vivência multidimensional bioenergética em constante confluência com a reurbex; o parafato de as percepções parapsíquicas serem mais fidedignas em comparação ao mero uso das percepções físicas; o parafato de as energias não mentirem; as autoconquistas assistenciais parapsíquicas gabaritando a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); a transcendência do autoconhecimento por meio do trabalho com as energias incentivando a maturidade multidimensional do parapsiquista percuciente; a paraidentidade extrafísica da consciência assistencial parapsíquica veterana; a dinamização do desenvolvimento parapsíquico nas atividades de preceptoria consciencial; as extrapolações mentaissomáticas predispondo neoexperiências multidimensionais; o uso multidimensional e interassistencial sadio do macrossoma; a atualização parapsíquica na qualidade de cláusula proexológica; as aulas extrafísicas da conscin projetada no decorrer do desenvolvimento do parapsiquismo interassistencial; o ingresso no Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático enquanto acelerador definitivo da atualização parapsíquica consciencial.


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo trafores pessoais–autoortoparaperceptibilidade propulsora do top da automaturidade parapsíquica; o sinergismo cientificidade-autexperimentação norteando a autopesquisa pessoal; o sinergismo teoria-prática ampliando a autoconscientização multidimensional; o sinergismo limpeza do porão consciencial–higidez pensênica enquanto medida parassanitária das manifestações autoparapsíquicas.
         Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio da vontade pessoal inquebrantável; o princípio do posicionamento pessoal (PPP) enquanto delimitador da maxidissidência aos grupos e ideologias do passado; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP) enquanto agente catalisador de reciclagens no âmbito da atualização parapsíquica; a importância do posicionamento pessoal quanto ao emprego lúcido do princípio da restauração evolutiva notadamente na correção de erros do passado.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) enquanto bússola da neoautomanifestação parapsíquica; o código duplista de Cosmoética (CDC) sendo instrumento propulsor de reciclagens das manifestações parapsíquicas dos duplistas; o código grupal de Cosmoética (CGC)
subsidiando a harmonia das neocondutas do grupo evolutivo.
         Teoriologia: a teoria da evolução consciencial fundamentando as premissas filosóficas da atualização parapsíquica; a teoria do pensene sinalizando a indissociabilidade da intencionalidade consciencial da prática parapsíquica.
         Tecnologia: a técnica da atualização das retrotécnicas parapsíquicas no âmbito do neocontexto seriexológico; a técnica de identificação da sinalética parapsíquica pessoal; a técnica dos 20 EVs diários; a técnica da criação de neotécnicas parapsíquicas a partir de retrotécnicas; o compartilhamento interassistencial de neotécnicas parapsíquicas pessoais; a técnica da identificação pensênica na ativação chacral; a técnica da tábula rasa; a técnica do conscienciograma; a técnica da invéxis; a técnica da recéxis.
         Voluntariologia: o voluntariado nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs) contribuindo no estudo e desenvolvimento autopesquisístico vanguardista; o paravoluntariado tenepessológico enquanto megadivórcio das consciexes guias-amauróticas.
         Laboratoriologia: a disponibilização do laboratório consciencial; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autossinaleticologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Parafenomenologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Reciclologia.
         Efeitologia: o efeito desobnubilador do paradigma consciencial; o efeito desritualizador das práticas parapsíquicas avançadas; o efeito desterceirizador da relação amparador-amparando; o efeito libertador da Cosmoética Aplicada; o efeito halo do exemplarismo pessoal com relação aos compassageiros evolutivos; o efeito do arco voltaico craniochacral; o efeito holomaturológico da autossuperação das crenças; o efeito da desrepressão parapsíquica.
         Neossinapsologia: as neossinapses relacionadas à atualização do parapsiquismo; as neossinapses paracerebrais; as neossinapses neoverponológicas; as neossinapses geradas pelo emprego de neologismos parapsíquicos; a leitura conscienciográfica eclodindo neossinapses intermissivas favorecedoras da atualização parapsíquica.
         Ciclologia: o ciclo da mutabilidade verponológica; o ciclo intermissão–vida intrafísica oportunizando as renovações da automanifestação parapsíquica sempre atuante.
         Enumerologia: A personalidade sensitiva ex-alquimista; a personalidade sensitiva ex-curandeira; a personalidade sensitiva ex-cátara; a personalidade sensitiva ex-iniciada; a personalidade sensitiva ex-profetisa; a personalidade sensitiva ex-sacerdotisa; a personalidade sensitiva ex-xamã. A atual intermissivista; a atual consciencióloga; a atual verbetógrafa; a atual projetora lúcida; a atual epicon lúcida; a atual tenepessista, a atual ofiexista. O parapsiquismo instintivo; o parapsiquismo artístico; o parapsiquismo místico; o parapsiquismo intelectual; o parapsiquismo impressivo; o parapsiquismo lúcido; o parapsiquismo sadio. A mudança de comportamentos; a mudança de valores; a mudança de paradigmas; a mudança de prioridades; a mudança de temperamento; a mudança de pensenes; a mudança de companhias intra e extrafísicas.
          Binomiologia: o binômio paraperceptibilidade-mentalsomaticidade; o binômio parapsiquismo pangráfico–megagescon; o binômio finitude religiosa–infinitude autexperimentológica; o binômio gratidão-perdão no reconhecimento e libertação das companhias do passado; o emprego do binômio admiração-discordância quanto à profilaxia de gurulatrias e idolatrias em geral.
          Interaciologia: a indissociabilidade da interação sujeito pesquisador–objeto de estudo na pesquisa da paranormalidade; a interação genética-paragenética nas vidas sucessivas da conscin sensitiva; a interação reurbanização extrafísica–reciclagem consciencial equivalendo-se enquanto atualização do status quo multidimensional e consciencial.
          Crescendologia: o crescendo do dicionário cerebral na descrição de experiências parafenomênicas; o crescendo psiquismo-parapsiquismo; o crescendo das priorizações pró-universalistas e cosmovisiológicas; o crescendo sectarismo-universalismo na maxidissidência de grupos fechados à condição de minipeça do maximecanismo; o crescendo autoparapsíquico do cabedal neossináptico.
          Trinomiologia: o trinômio olhar o presente–olhar o passado–olhar o futuro ao observar o presente, recordando o passado e prospectando o futuro; o trinômio verpon–neossinapses–cons magnos; o trinômio “o quê?”–“como?”–“para quê?” qualificando as razões e meios das práticas sensitivas.
          Polinomiologia: o polinômio desmistificar-desritualizar-desterceirizar-desdramatizar o autoparapsiquismo; o polinômio holossomático soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma denotando a correspondência integral entre os veículos de manifestação frente às renovações conscienciais.
          Antagonismologia: o antagonismo parapsiquismo centrípeto / parapsiquismo centrífugo; o antagonismo idolatria / anonimato evolutivo; o antagonismo convencimento psicossomático / esclarecimento mentalsomático; o antagonismo dramaticidade mediúnica / histrionismo tarístico cosmoético; o antagonismo heteronomia / autonomia interassistencial; o antagonismo simbologia / neologia; o antagonismo gurulatria / liderança interassistencial; o antagonismo maxipeça do minimecanismo / minipeça do maximecanismo; o antagonismo verdade absoluta ultrapassada / verdade relativa de ponta; o antagonismo engano parapsíquico / hipótese parapsíquica.
          Paradoxologia: o paradoxo de o sensitivo parapsíquico poder não ter autodomínio bioenergético; o paradoxo de a muleta parapsíquica sustentar a insegurança e enfraquecer a autoconfiança; o paradoxo de o ateu materialista ser crente quanto à inexistência da multidimensionalidade; o paradoxo de a ideia tida enquanto heresia no passado poder ser atualmente verdade relativa de ponta.
          Politicologia: a parapsicocracia; a lucidocracia; a evoluciocracia.
          Legislogia: a lei de causa e efeito norteando as atualizações parapsíquicas dos feitos do passado; as leis da Evoluciologia aplicadas às renovações conscienciais paraperceptivas; a atualização da interpretação das leis herméticas à luz dos princípios da Conscienciologia.
          Filiologia: a parapsiquismofilia; a evoluciofilia; a reciclofilia; a neofilia; a energofilia; a descrenciofilia; a autopesquisofilia.
          Fobiologia: a parapercepciofobia podendo indicar os traumas do passado da consciência parapsíquica.
          Sindromologia: a síndrome do oráculo; a síndrome do buscador-borboleta; a síndrome da gurulatria; a síndrome da manutenção do anacronismo; a superação da síndrome da labilidade parapsíquica; a extinção da síndrome da autossubestimação parapsíquica; a erradicação da síndrome da nostalgia quanto à ritualística retrovivencial.
          Maniologia: a eliminação da mania do uso do vernáculo religioso-místico; a supressão da mania das evocações espúrias.
          Mitologia: a desconstrução do mito do salvador no contexto da terceirização da assistência; a superação do mito de o sensitivo ser mero canal interdimensional; o fim do mito da neutralidade parapsíquica; o mito de o materialista não vivenciar fenômenos parapsíquicos; o mito do dom parapsíquico; o sobrepujamento do mito de a maturidade parapsíquica ser resultado do amadurecimento unicamente biológico em benefício da valorização da holobiografia pessoal.
          Holotecologia: a parapsicoteca; a energossomatoteca; a fenomenoteca; a projecioteca; a sinaleticoteca; a discernimentoteca; a mentalsomatoteca.
          Interdisciplinologia: a Reciclologia; a Parapsiquismologia; a Reeducaciologia; a Autopesquisologia; a Pensenologia; a Parafenomenologia; a Neoverponologia; a Interassistenciologia; a Holobiografologia; a Cosmoeticologia; a Evoluciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciência parapsíquica; a consciência erada; a consciência lúcida; o ser interassistencial; o ser desperto.
          Masculinologia: o agente retrocognitor; o amparador multidimensional; o anímico-parapsíquico; o conscienciólogo teático; o docente conscienciólogo; o epicon lúcido; o exemplarista cosmoético; o intermissivista; o intuitivo; o inversor autêntico; o maxidissidente ideológico; o médium; o neofílico; o ofiexista veterano; o paraperceptivo; o parapsíquico; o projetor consciente; o reciclante posicionado; o semperaprendente; o sensitivo; o Serenão; o tenepessista comprometido; o tertuliano assíduo; o teletertuliano; o voluntário determinado.
          Femininologia: a agente retrocognitora; a amparadora multidimensional; a anímica-parapsíquica; a consciencióloga teática; a docente consciencióloga; a epicon lúcida; a exemplarista cosmoética; a intermissivista; a intuitiva; a inversora autêntica; a maxidissidente ideológica; a médium; a neofílica; a ofiexista veterana; a paraperceptiva; a parapsíquica; a projetora consciente; a reciclante posicionada; a semperaprendente; a sensitiva; a Serenona; a tenepessista comprometida; a tertuliana assídua; a teletertuliana; a voluntária determinada.
          Hominologia: o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens paraperceptivus; o Homo sapiens energovibratorius; o Homo sapiens assistens; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens verponarista; o Homo sapiens omniperquisitor; o Homo sapiens neologus; o Homo sapiens analyticus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: miniatualização parapsíquica = aquela resultando em prática diária da técnica do EV; maxiatualização parapsíquica = aquela resultando na prática consolidada da tenepes; a megatualização parapsíquica = aquela resultando na vivência da ofiex.
          Culturologia: a transmissão e evolução da cultura parapsíquica.
          Historiologia. O parapsiquismo é manifestação ínsita da consciência e, consequentemente, sempre esteve presente na História da Humanidade em diversos contextos. Eis, por exemplo, em ordem alfabética, 25 sistemas de conhecimento passíveis de terem relação holobiográfica com o sensitivo parapsíquico, atual intermissivista ou candidato ao Curso Intermissivo:
          01. Alquimia.
          02. Astrologia.
          03. Catarismo.
          04. Chi Kung.
          05. Cristianismo.
          06. Druidismo.
          07. Espiritismo.
          08. Hermetismo.
          09. Hinduísmo.
         10. Iniciações.
         11. Medicina Chinesa.
         12. Mesmerismo.
         13. Metapsíquica.
         14. Ocultismo.
         15. Orientalismo.
         16. Parapsicologia.
         17. Pitagorismo.
         18. Platonismo.
         19. Reiki.
         20. Sociedades Secretas.
         21. Sufismo.
         22. Teosofia.
         23. Xamanismo.
         24. Zen-Budismo.
         25. Zoroastrismo.
         Taxologia. Sob a ótica da Anacronismologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 100 itens a serem considerados no contexto da atualização parapsíquica, de modo a instigar a reciclagem da consciência interessada quanto ao uso de artefatos, artigos, objetos, símbolos, recursos e atos místicos, sacralizados e obsoletos, esmorecedores do emprego do parapsiquismo sadio:
         01. Ablução.
         02. Água lustral.
         03. Altar.
         04. Ba Gua.
         05. Batismo.
         06. Bíblia.
         07. Cântico.
         08. Carranca.
         09. Carta de baralho.
         10. Catecismo.
         11. Celibato.
         12. Cerimônia.
         13. Chá alucinógeno.
         14. Confessionário.
         15. Cristal.
         16. Crucifixo.
         17. Dança ritualística.
         18. Dia santificado.
         19. Entorpecente.
         20. Erva.
         21. Escapulário.
         22. Esconjuro.
         23. Estrela de Davi.
         24. Evocação espúria.
         25. Feitiço.
         26. Feng shui.
         27. Ferradura.
         28. Figa.
         29. Fita do Senhor do Bonfim.
         30. Gás entorpecente.
         31. Genuflexão.
         32. Glorificação.
       33. Guru.
       34. Hamsa.
       35. Horóscopo.
       36. Hóstia.
       37. Hostiário.
       38. I ching.
       39. Idolatria.
       40. Igreja.
       41. Imagem religiosa.
       42. Incenso.
       43. Juramento.
       44. Livro sagrado.
       45. Louvor.
       46. Macumba.
       47. Mandinga.
       48. Mantra.
       49. Medalha.
       50. Mensageiro dos ventos.
       51. Moeda da sorte.
       52. Mutilação.
       53. Novena.
       54. Numerologia.
       55. Oferenda.
       56. Óleo santo.
       57. Olho-de-cabra.
       58. Olho grego.
       59. Oração.
       60. Oráculo.
       61. Pão ázimo.
       62. Partícula consagrada.
       63. Patoá.
       64. Pé de coelho.
       65. Pele de animal.
       66. Pena.
       67. Pêndulo.
       68. Penitência.
       69. Pimenta.
       70. Pintura de fé.
       71. Planta.
       72. Predição.
       73. Privação.
       74. Profecia.
       75. Promessa.
       76. Punhal.
       77. Quaresma.
       78. Quebranto.
       79. Relicário.
       80. Retábulo.
       81. Runa.
       82. Sacrifício.
       83. Sal grosso.
       84. Santo.
       85. Santuário.
          86. Seita.
          87. Sermão.
          88. Simpatia.
          89. Sudário.
          90. Superstição.
          91. Talismã.
          92. Tarô.
          93. Tatuagem.
          94. Terço.
          95. Totem.
          96. Unção.
          97. Vela.
          98. Véu.
          99. Voto.
         100. Vudu.
          Autexperimentação. Sob a ótica da Autexperimentologia, o fato de a consciência lúcida vivenciar contextos, conteúdos e manifestações parapsíquicas neofílicas, sustentadas no autodiscernimento omniquestionador, amplia a cosmovisão sobre a cosmoeticidade e a teática parafenomênica.
          Descrença. No âmbito da Descrenciologia, o princípio da descrença é desafio mentalsomático libertador frente a reducionismos, sectarismos e dogmatismos, em benefício do engajamento da consciência na autevolutividade por meio da atualização parapsíquica.
          Vontade. No contexto da Interassistenciologia, a intencionalidade cosmoética e a vontade inquebrantável superam toda e qualquer muleta utilizada na prática energoparapsíquica, sendo a voliciolina qualificada o derradeiro recurso da consciência parapsiquista.
          Neossinapses. À luz da Verponologia, o trabalho com verdades relativas de ponta indica constante lapidação consciencial ao longo da holobiografia pessoal. Estudar, questionar, refutar e hipotetizar neoideias propicia a criação de neossinapses favorecedoras dos neoconstructos pensênicos e da criticidade descrenciológica próprias do cientista parapsíquico.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a atualização parapsíquica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acervo autoparapsíquico evolutivo: Parapercepciologia; Homeostático.
          02. Atualização autoparadigmática: Paradigmologia; Neutro.
          03. Atualização evolutiva: Autocoerenciologia; Homeostático.
          04. Autolucidez parapsíquica: Autolucidologia; Neutro.
          05. Autoparapsiquismo responsivo: Epicentrismologia; Homeostático.
          06. Autoparapsiquismo retificador: Interreeducaciologia; Neutro.
          07. Autoproéxis parapsíquica: Parapercepciologia; Homeostático.
          08. Autorrealinhamento parapsíquico: Mentalsomatologia; Homeostático.
          09. Autossuperação do misticismo: Descrenciologia; Homeostático.
          10. Autossuperação do parapsiquismo patológico: Holomaturologia; Homeostático.
          11. Cultura da dessacralização: Descrenciologia; Homeostático.
          12. Inteligência parapsíquica: Autocogniciologia; Neutro.
          13. Parapsiquista semperaprendente: Parapercepciologia; Homeostático.
          14. Princípio da descrença: Mentalsomatologia; Homeostático.
          15. Síndrome do oráculo: Parapatologia; Nosográfico.
     QUEM MANTÉM ATUALIZADO O AUTOPARAPSIQUISMO
  LIBERTA-SE E EXPANDE O MICROUNIVERSO CONSCIENCIAL RUMO A NOVOS PATAMARES DE DISCERNIMENTO
   QUANTO À AUTOCOSMOETICIDADE INTERASSISTENCIAL.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, atualiza constantemente as automanifestações intraconscienciais primando pela renovação parapsíquica neofílica e cosmoética? Reconhece contribuir por meio do autexemplarismo à heteratualização parapsíquica?
             Bibliografia Específica:
             1. Cirera, Miguel; Evolución de la Inteligencia Parapsíquica: El Desarrollo del Parapsiquismo como Medio para Alcanzar la Autosuficiencia Evolutiva; 472 p.; revisora Kao Pei Ru; 3 seções; 20 caps.; 36 enus.; 1 microbiografia; 2 tabs.; 45 websites; 161 refs.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 265 a 288 e 315 a 326.
             2. Thomaz, Marina; & Pitaguari, Antonio; Orgs.; Tenepes: Assistência Interdimensional Lúcida; revisores Erotides Louly; Eucárdio de Rosso; & Roseli Oliveira; 664 p.; 5 partes; 35 citações; 2 cronologias; 53 E-mails; 10 entrevistas; 290 enus.; 3 fotos; 26 gráfs.; 2 microbiografias; 68 perguntas; 68 respostas; 14 tabs.; 21 websites; glos. 210 termos; 18 notas; 2 filmes; 150 refs.; alf.; 23 x 16 x 3,5 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2015; páginas 35 a 45 e 202 a 222.
             3. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 411, 856 e 1.261.
             4. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 270.
             5. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 137 e 454.
                                                                                                                    G. C. B.