Aqui-Agora Multidimensional

O aqui-agora multidimensional é o instante cronêmico presente vivenciado pela consciência.

Você, leitor ou leitora, aproveita o aqui-agora multidimensional? Ao ler o presente verbete estava concentrado, aqui e agora, ou pensando longe?

      AQUI-AGORA MULTIDIMENSIONAL
                                   (PARACRONOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. O aqui-agora multidimensional é o instante cronêmico presente vivenciado pela consciência.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O termo aqui procede do idioma Latim, eccum hic, “aqui; neste lugar; cá”. Surgiu no Século XIII. O vocábulo agora vem do mesmo idioma Latim, hac hora, “nesta hora; neste momento”. Surgiu igualmente no Século XIII. A palavra multi deriva também do idioma Latim, multus, “muito; numeroso; em grande quantidade; extenso; espaçoso; importante; considerável”. O termo dimensão provém do mesmo idioma Latim, dimensio, “dimensão; medida”. Apareceu no Século XVI. A palavra dimensional surgiu no Século XIX.
         Sinonimologia: 1. Momento presente multidimensional. 2. Instante presente multidimensional. 3. Aqui-agora consciencial. 4. Presente interdimensional.
         Neologia. As 3 expressões compostas aqui-agora multidimensional, aqui-agora multidimensional desperdiçado e aqui-agora multidimensional aproveitado são neologismos técnicos da Paracronologia.
         Antonimologia: 1. Momento passado. 2. Momento futuro. 3. Instante intrafísico. 4. Instante materialista.
         Estrangeirismologia: o momentum interassistencial; o right timing evolutivo; a embromation quanto ao tempo; o workaholism; o lifetime; o full time interassistencial; o carpe diem.
         Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à Cronêmica Evolutiva.
         Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares caracterizando o tema: – Agora: a eternidade. Aqui-agora: imediatismo multidimensional.
         Coloquiologia. Eis 3 expressões coloquiais ou populares relativas ao tema: – O tempo passa voando. Levar a vida na flauta. Estar presente de corpo e alma.
         Citaciologia. Seguem 4 citações contributivas à temática: – Quem mata o tempo não é assassino, mas sim um suicida (Millôr Fernandes, 1923–2012). Mesmo que o futuro lhe pareça distante, ele está começando neste exato momento (Mattie Stepanek, 1990–2004). São poucos os que vivem o presente; a maioria aguarda para viver mais tarde (Jonathan Swift, 1667–1745). Quando me sinto culpado por meu passado imperfeito, ou me sinto ansioso por meu futuro desconhecido, eu não vivo no presente (Spencer Johnson, 1940–).


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal cronológico; os ortopensenes; a ortopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; a retilinearidade pensênica; o holopensene local opressor; o holopensene local agregador; o holopensene favorecedor da concentração mental no instante presente.
         Fatologia: o aqui-agora multidimensional; o foco no agora; o aproveitamento do momento; a valorização das conscins; a importância do aqui-agora; a fixação no megafoco interassistencial; as percepções obtidas pelo foco no presente; o olhar terapêutico instantâneo auxiliando na assistência; a escuta empática exigindo a presença consciencial dos interlocutores; a concentração nas atividades; a percepção das décadas da vida humana passarem depressa; a sensação de estar sempre atrasado; a indisciplina; o ato de sonhar acordado; o ato de não ter paciência com pessoas bradipsíquicas; a dificuldade de viver no aqui-agora; o ato de sonhar com o futuro e lembrar do passado; o fato de o funcionário chegar ao trabalho já perguntando pela hora de ir embora; o ato de a conscin, na segunda-feira, já querer a sexta-feira; o ato de gostar de trabalhar; o ato de gostar da atividade; o gostar da vida; a ausência das autoprioridades do desperdiçador de tempo; o aqui-agora perdido com o sono excessivo; a procrastinação; a perda de tempo; o ócio; a inatividade; a autodesorganização; a displicência; a desconcentração mental; os devaneios; a conversa de bar não trazendo nenhum benefício; o rolo compressor das inutilidades onipresentes; os prazos expirados; a autocoerência no uso do tempo; o cronograma; o proexograma; o dia matemático; o calculismo cosmoético; a recuperação do tempo desperdiçado; a ansiedade de fazer tudo ao mesmo tempo; a preocupação impedindo a vivência do agora; o excesso de estímulos; o ato de empurrar com a barriga; as anotações ajudando na manutenção do foco do momento; a ausência da focagem evolutiva; a vida aceita como passatempo; o brincar de viver desperdiçando as horas, os dias, os meses e os anos; o ato de vir ao mundo a passeio; o ato de viver sem rumo; o monopólio dos entretenimentos; o ludismo; o ato de passar o tempo jogando no computador; a existência descomprometida; o ato de dirigir sem destino; o desperdício das companhias evolutivas; o desperdício das oportunidades evolutivas; o ato de prestar atenção aos cheiros e aos sabores; as sincronicidades; a oportunidade aproveitada; o momento evolutivo; a ultrapassagem da imaturidade pela vivência do instante consciencial; a autoconscientização quanto às experiências diversificadas; a Era da Aceleração da vida moderna; a avaliação das ações por quantidade e não por qualidade; a coerência pessoal; a autoconsciência cosmoética; a otimização da vida; o ato de fazer a vida valer a pena; a mudança de patamar evolutivo; o ato de diferenciar-se na multidão; o ato de andar no contrafluxo; a vivência no presente.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a valorização da equipe extrafísica; a interassistencialidade multidimensional; as inspirações amparadoras; a sinalética energética e parapsíquica pessoal dando indícios às autodecisões cruciais; o autocompromisso multidimensional; a atenção às sincronicidades; as retrocognições instantâneas; a precognição; as parapercepções contribuindo para autoconfiança; o contato com o amparador; as extrapolações; a tenepes levada a sério; os ataques extrafísicos; os autocomprometimentos pré-ressomáticos; o ato de cumprir os compromissos intrafísicos mantendo a visão multidimensional; a chave do parapsiquismo interassistencial.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo ser-estar; o sinergismo interconsciencial multidimensional; o sinergismo das ações assistenciais multidimensionais.
          Principiologia: o princípio pessoal do aproveitamento de cada minuto existencial.
          Codigologia: o código de Ética Multidimensional; o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código de exemplarismo pessoal (CEP).
          Teoriologia: a teoria do megafoco; a teoria da robéxis; a teoria da retilinearidade da autopensenização; a teoria e a prática da autorganização prioritária; a teática da vida humana organizada; a teoria da otimização do tempo; a teoria da inteligência evolutiva (IE).
          Tecnologia: a técnica da evitação da cultura inútil; a técnica da evitação das automimeses dispensáveis; as técnicas da Higiene Consciencial; as técnicas da reeducação autopensênica; a técnica de saber o momento exato de falar e o momento exato de calar; a técnica da retilinearidade autopensênica; a técnica da interassistencialidade diária; a técnica de viver evolutivamente; a técnica de viver 1 dia de cada vez, dando prioridade ao aqui-agora-já; a técnica da concentração mental; a técnica de anotar e fazer depois.
          Voluntariologia: o voluntário teático da Conscienciologia.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorganização; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da tenepes; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Proexologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Intrafisicologia; o Colégio Invisível da Paracronologia; o Colégio Invisível da Holomaturologia.
          Efeitologia: os efeitos positivos do aproveitamento dos minutos na autoproéxis; os efeitos na melhoria da convivialidade, ao priorizar as conscins; os efeitos na qualificação da tenepes, ao estar inteiro na técnica; os efeitos da conexão com os amparadores pela postura mais atenta; os efeitos positivos na pensenidade ao estar atento aos pensamentos, sentimentos e energias.
          Neossinapsologia: as neossinapses oriundas da interatividade multidimensional.
          Ciclologia: o ciclo evolutivo consciência imatura–consciência autolúcida; o ciclo do tempo; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP); o ciclo de produtividade máxima; o ciclo evolutivo do ser multidimensional; o ciclo de produtividade da vida humana; o ciclo da reeducação das condutas pessoais.
          Enumerologia: o aqui-agora profissional; o aqui-agora autêntico; o aqui-agora pesquisístico; o aqui-agora grupal; o aqui-agora solidário; o aqui-agora proexológico; o aqui-agora cosmoético.
          Binomiologia: o binômio da eficácia qualidade-quantidade; o binômio autolucidez intrafísica–autolucidez extrafísica; o binômio Cronêmica-Proxêmica; o binômio Cronologia-Evoluciologia; o binômio distração-percepção.
          Interaciologia: a interação ser-estar; a interação conscin-consciex; a interação multidimensional; a interação percepções-parapercepções.
          Crescendologia: o crescendo concentração-foco-compreensão; o crescendo autorganização física–retilinearidade autopensênica; o crescendo melin-melex; o crescendo curiosidade-especialidade; o crescendo concentração–divisão de atenção.
          Trinomiologia: o trinômio consciência-tempo-dimensões; o trinômio segundos-minutos-horas; o trinômio passado-presente-futuro; o trinômio aqui-agora-já; o trinômio posicionamento-comportamento-exemplificação; o trinômio intercompreensão-intercooperação-interassistência; o trinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento; o trinômio concentração-atenção-lucidez.
          Polinomiologia: o polinômio tudo-assim-aqui-agora; o polinômio tudo-simultaneamente-aqui-agora; o polinômio pessoa-momento-local-ação.
          Antagonismologia: o antagonismo ser / estar; o antagonismo aparência / realidade; o antagonismo teoria / prática; o antagonismo aqui-agora / postergação; o antagonismo concentração mental / dispersão consciencial; o antagonismo autoconcentração / autodesconcentração; o antagonismo atenção fixada / mente saltuária.
          Paradoxologia: o paradoxo de estar em vários locais ao longo do dia e não ter estado, inteiro, em nenhum; o paradoxo de o micromomento evolutivo poder gerar a cosmovisão interassistencial; o paradoxo de 1 minuto poder valer por horas; o paradoxo da opção de deixar a vida passar querendo viver plenamente a existência.
          Politicologia: a lucidocracia; a evoluciocracia; a proexocracia; a assistenciocracia; a cosmoeticocracia; a discernimentocracia; a conscienciocracia.
          Filiologia: a cronofilia; evoluciofilia; a proexofilia; a evoluciofilia; a conviviofilia; a sociofilia; a mentalsomatofilia; a intelectofilia.
          Fobiologia: a cronofobia; a decidofobia; a sociofobia; a priorofobia; a cosmoeticofobia; a autopesquisofobia; a disciplinofobia; a neofobia impossibilitando o descortino da multidimensionalidade.
          Sindromologia: a síndrome da impontualidade; a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da pressa; a síndrome da mediocrização; a síndrome da urgência; a síndrome da robotização existencial; a síndrome do ansiosismo; a síndrome da subestimação da inteligência alheia; a síndrome do workaholic.
          Maniologia: a mania de querer viver o futuro; a mania de querer voltar ao passado; a robexomania; a egomania.
          Mitologia: o mito da falta de tempo; a reeducação através da desconstrução dos mitos eletronóticos; o mito juvenil de ter todo o tempo do mundo.
          Holotecologia: a assistencioteca; a convivioteca; a cronoteca; a cosmoeticoteca; a pensenoteca; a proexoteca; a evolucioteca; a consciencioteca.
          Interdisciplinologia: a Paracronologia; a Autoproexologia; a Intrafisicologia; a Evoluciologia; a Autorganizaciologia; a Mentalsomatologia; a Experimentologia; a Autocronologia; a Holomaturologia; a Autodiscernimentologia; a Cosmovisiologia; a Extrafisicologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o cuca fresca; o cabeça-de-vento; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o amparador intrafísico; o intermissivista; o cognopolita; o completista; o conscienciólogo; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o exemplarista; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o tertuliano; o voluntário; o workaholic; o dispersivo; o perdulário; o planejador; o autorganizado.
          Femininologia: a acoplamentista; a amparadora intrafísica; a intermissivista; a cognopolita; a completista; a consciencióloga; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a exemplarista; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a tertuliana; a voluntária; a workaholic; a dispersiva; a perdulária; a planejadora, a autorganizada.
          Hominologia: o Homo sapiens multidimensionalis; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens temporalis; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens autodeterminator; o Homo sapiens proexologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: aqui-agora multidimensional desperdiçado = o momento negligenciado pela conscin com atenção saltuária, não percebendo nada da dimensão intrafísica, muito menos da extrafísica; aqui-agora multidimensional aproveitado = o momento apreendido pela conscin lúcida, percebendo as dimensões intra e extrafísica.
          Culturologia: a cultura multidimensional; a cultura da postergação; a cultura da Cronêmica Cosmoética; a cultura da Evoluciologia; a substituição da cultura do “deixa para depois”
pela cultura do “aqui-agora-já”.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o aqui-agora multidimensional, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aproveitamento do tempo: Autoproexologia; Homeostático.
          02. Atenção: Mentalsomatologia; Neutro.
          03. Atenção dividida: Mentalsomatologia; Homeostático.
          04. Autoconscientização multidimensional: Projeciologia; Homeostático.
          05. Autodispersividade: Autexperimentologia; Nosográfico.
          06. Autorganização consciencial: Autorganizaciologia; Neutro.
          07. Autorganização livre: Intrafisicologia; Homeostático.
          08. Minuto: Cronologia; Neutro.
          09. Momento evolutivo: Paracronologia; Neutro.
            10.   Multidimensionalidade consciencial: Parapercepciologia; Homeostático.
            11.   Ortopensenidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
            12.   Ser hoje: Evoluciologia; Homeostático.
            13.   Síndrome da pressa: Parapatologia; Nosográfico.
            14.   Subintrância cronêmica: Paracronologia; Neutro.
            15.   Workaholism: Parapatologia; Nosográfico.
 O AQUI-AGORA MULTIDIMENSIONAL, APROVEITADO PELA CONSCIÊNCIA LÚCIDA, DEMONSTRA A VALORIZAÇÃO DAS
     CONSCINS, CONSCIEXES E DA VIVÊNCIA INTRAFÍSICA ENQUANTO OPORTUNIDADE EVOLUTIVA E ASSISTENCIAL.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, aproveita o aqui-agora multidimensional? Ao ler o presente verbete estava concentrado, aqui e agora, ou pensando longe?
            Bibliografia Específica:
            1. Daou, Dulce; Autoconsciência e Multidimensionalidade; pref. Tânia Guimarães; revisores Ana Flávia Magalhães Pinto; et al.; 296 p.; 3 seções; 14 E-mails; 106 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 18 webgrafias; 8 websites; glos. 171 termos; 174 refs.; alf.; ono.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2005; páginas 31 a 66.
            2. Emmett, Rita; Não deixe para depois o que você pode Fazer agora (The Procrastinator’s Handbook); revisores Luis Américo Costa; Masé Sant’Anna; & Sérgio Bellinello Soares; trad. Vera Wahtely; 110 p.; 3 seções; 1 E-mail; 1 website; alf.; 21 x 14 cm; br.; Sextante; Rio de Janeiro, RJ; 2008; páginas 42, 57 e 103.
            3. Johnson, Spencer; O Presente Precioso (The Precious Present); trad. A. B. Pinheiro de Lemos; 79 p.; 1 microbiografia; 21 x 14 cm; br.; Record; Rio de Janeiro, RJ; 2011; página 66.
            4. Thiago, Glória; Vivendo em Múltiplas Dimensões; pref. Wagner Alegretti; revisores Sheila Guia; Tony Musskopf; & Werner Scheinpflug; 366 p.; 32 caps.; 50 cronologias; 17 E-mails; 56 enus.; 4 questionários; 2 websites; glos. 124 termos; 29 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1999, páginas 51 a 54.
            5. Tolle, Eckhart; O Poder do agora (The Power of now); revisores Antonio dos Prazeres; & Sérgio Bellinello Soares; trad. Iva Sofia Gonçalves Lima; 222 p.; 10 caps.; 1 E-mail; 1 microbiografia; 1 website; alf.; 21 x 14 cm; br.; Sextante; Rio de Janeiro, RJ; 2002; páginas 30, 31, 53, 54, 57 e 63.
            6. Idem; Praticando o Poder do agora (Practicing The Power of now); revisores Luis Américo da Costa; & Sérgio Bellinello Soares; trad. Iva Sofia Gonçalves Lima; 94 p.; 3 seções; 9 caps.; 1 E-mail; 1 website; alf.; 21 x 14 cm; br.; Sextante; Rio de Janeiro, RJ; 2005; páginas 25, 32 e 33.
            7. Vieira, Waldo; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 megapensenes trivocabulares; 29 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Cognópolis; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 99, 111 e 251.
                                                                                                                   J. C. N.