Aporte Existencial

O aporte existencial é todo e qualquer recurso recebido pela conscin, homem ou mulher, durante a vida, decorrente do investimento do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial, sobretudo na fase preparatória da autoproéxis, constituído por ferramentas úteis, aprendizados e condições favoráveis ao bom desempenho das tarefas interassistenciais.

Quais recursos atípicos você, leitor ou leitora, recebeu na vida? Qual o saldo no cotejo entre os aportes recebidos e as retribuições realizadas?

      APORTE EXISTENCIAL
                                       (PROEXOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O aporte existencial é todo e qualquer recurso recebido pela conscin, homem ou mulher, durante a vida, decorrente do investimento do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial, sobretudo na fase preparatória da autoproéxis, constituído por ferramentas úteis, aprendizados e condições favoráveis ao bom desempenho das tarefas interassistenciais.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo aporte vem do idioma francês apport derivação regressiva de apporter „trazer‟ e este do idioma Latim apportáre. Surgiu no Século XII. A palavra existencial procede do idioma Latim Tardio, existentialis, “existencial”, de existere, “aparecer; nascer; deixar-se ver; mostrar-se; apresentar-se; existir; ser; ter existência real”. Apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Aporte proexológico. 2. Aporte intrafísico. 3. Dotação evolutiva. 4. Recebimento existencial. 5. Subsídio evolutivo. 6. Investimento amparológico. 7. Dádiva.
          Neologia. As 3 expressões compostas aporte existencial, aporte existencial individual e aporte existencial grupal são neologismos técnicos da Proexologia.
          Antonimologia: 1. Pedágio existencial. 2. Armadilha antiproéxis. 3. Demanda da existência intrafísica; exigência da vida humana. 4. Acidente de percurso.
          Estrangeirismologia: o elevado ROI (return on investiment) evolutivo da conscin maximorexista.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto às diretrizes proexológicas.
          Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares sintetizando o tema: – Aportes geram obrigações. Aportes aumentam responsabilidades. Aporte: indicador proexológico. Aporte: ferramenta proexológica.
          Coloquiologia: a colher de chá; a abertura de caminhos; o ato de pedir esmolas sentado no saco de ouro; a condição paradoxal do há males que vem para bem; o princípio fraterno do é dando que se recebe; o adágio popular de aquilo que é seu vem para você.
          Filosofia: a Holofilosofia; o Existencialismo.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do autodiscernimento proexológico; os exopensenes sadios; a exopensenidade sadia; os evoluciopensenes, a evoluciopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os proexopensenes; a proexopensenidade.
          Fatologia: o aporte existencial; o senso de responsabilidade perante os outros (duplista, pai, mãe, irmãos, Sociedade, Humanidade); a noção de aplicabilidade dos aportes recebidos; o compromisso das retribuições interassistenciais; a Era da Fartura; a melhoria íntima a partir da contribuição na melhoria externa; o aporte como indicador da proéxis pessoal; os aportes relativos à condição de minipeça dentro do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; a recepção de aporte; o repasse de aporte; a distribuição de aportes; o reconhecimento de aportes recebidos; a gratidão para com os provedores de aportes; a reconciliação; a retratabilidade; o nível dos aportes proporcional ao nível da proéxis; os acertos e reparações grupocármicas; o aporte intrafísico dispensável; o padrão dos aportes existenciais recebidos; a interpretação madura do aporte enquanto responsabilidade e não prêmio; a assistência de destino; as armadilhas antiproéxis interpretadas erroneamente enquanto aportes; os aportes como setas de destino; o guia das oportunidades evolutivas; as salvaguardas da proéxis na condição de aportes; a doença antidesviacionista na condição de aporte camuflado; as tertúlias conscienciológicas diárias como aporte notório; a confiança no amparo; a melin pelo não aproveitamento dos aportes no momento certo; as atipicidades favoráveis ocorridas ao longo da vida; o uso racional dos aportes a partir da inteligência evolutiva (IE); o aproveitamento dos aportes no timing proexológico correto; os insumos da megagescon pessoal; a função de minipeça dentro do maximecanismo enquanto canal de distribuição de aportes existenciais; a Associação Internacional da Programação Existencial (APEX); o Serviço de Apoio Existencial (SEAPEX); o curso Identificação das Diretrizes da Proéxis (APEX); o curso Balanço Existencial (APEX / CEAEC).
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a parapreceptoria auxiliando na evitação de desvios proexológicos; o exopensene de amparador em momento oportuno como aporte sutil; a conexão com as Centrais Extrafísicas de Energia (CEE), da Verdade (CEV), da Fraternidade (CEF), como aporte de função; o autoaporte existencial através da cápsula do tempo gesconológica dentro das diretrizes do autorrevezamento multiexistencial; as extrapolações parapsíquicas; o paramicrochip; a alternância interassistencial amparador-amparando; a melex devido aos desperdícios de aportes recebidos ao longo da vida; o Curso Intermissivo (CI) como aporte; a paramaternagem; os aportes existenciais planejados ainda na intermissão; a projeção consciente assistida; a revelação promovida pela consciência mais lúcida sobre a identidade extra pessoal; a visita interplanetária; o presságio de destino; os aportes energéticos; os cursos de campo das diversas Instituições Conscienciocêntricas (ICs); as viagens retrocognitivas em grupo realizadas pela International Academy of Consciousness (IAC).


                                           III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo aporte existencial–megatrafor pessoal; o sinergismo aporte existencial–esforço pessoal; o sinergismo aporte existencial–materpensene; o sinergismo taquirritmia–profusão de aportes.
         Principiologia: o princípio de quanto maior o aporte maior a retribuição; o princípio da evolução grupal; o princípio da interdependência evolutiva; o princípio da restauração evolutiva; o princípio da reciprocidade; o princípio da maior recompensa para trabalho bem feito é trabalho ainda maior; o princípio do “se algo pertence à pessoa vem para ela”; o princípio do assistente ser o primeiro a ser assistido; o princípio da prioridade compulsória.
         Codigologia: as cláusulas do código pessoal de Cosmoética (CPC) referente à retribuição dos aportes existenciais.
         Teoriologia: a teoria da proéxis; a teoria do maximecanismo evolutivo; a teoria dos aportes existenciais; a teoria do macrossoma.
         Tecnologia: a técnica da retribuição pessoal; a técnica da identificação da proéxis pelos aportes existenciais; o inventário de aportes através da técnica do balanço existencial; a técnica do proexograma; a técnica de mais 1 ano de vida.
         Voluntariologia: a predisposição ao recebimento de aportes a partir do voluntariado.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da autorganização.
         Colegiologia: o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível dos Proexólogos.
         Efeitologia: os efeitos dos aportes sobre o autodomínio; os efeitos dos aportes sobre o autodesempenho proexológico; as reciclagens existenciais enquanto efeitos dos aportes recebidos; as catálises proexológicas enquanto efeitos dos aportes recebidos.
         Neossinapsologia: as neossinapses geradas pelo recebimento de aportes existenciais; as próprias neossinapses como aportes existenciais.
         Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP) da atividade; o ciclo aportes-aplicação-neoaportes.
         Enumerologia: o cognoaporte (o aporte intelectual); o energoaporte (o aporte energético); o paraaporte (a visita à comunex Interlúdio); o pseudoaporte (o bambúrrio); o reaporte (o aporte recebido novamente); o retroaporte (o aporte recebido em vida passada); o socioaporte (a amizade raríssima).
          Binomiologia: o binômio aportes existenciais–oportunidades evolutivas; o binômio aporte existencial–presságio; o binômio aporte existencial–responsabilidade; o binômio aporte existencial–assistência de destino; o binômio aportes existenciais–conquistas evolutivas; o binômio aporte existencial–diretriz proexológica; o binômio aporte existencial–obrigações.
          Interaciologia: a interação positiva domínio pessoal–aporte proexológico; a interação aporte existencial–momento de destino; a interação aportes existenciais–conquistas pessoais; a interação Ficha Evolutiva Pessoal (FEP)–nível dos aportes recebidos; a interação cronologia–aportes existenciais; a interação locus de controle interno–aporte existencial; a interação locus de controle externo–aporte existencial; a interação dos recebimentos.
          Crescendologia: o crescendo aportes esporádicos–aportes contínuos; o crescendo receptor de aportes–provedor de aportes; o crescendo aportes isolados–aportes conjugados.
          Trinomiologia: o trinômio maximecanismo evolutivo–minipeça consciencial–aporte proexológico; o trinômio aquisição-consecução-distribuição.
          Polinomiologia: o polinômio talentos pessoais–ideias inatas–aportes existenciais–motivação–prioridades evolutivas.
          Antagonismologia: o antagonismo aporte existencial / pedágio existencial; o antagonismo aporte existencial / infortúnio; o antagonismo aporte existencial / bambúrrio.
          Paradoxologia: o paradoxo da distribuição acumulativa; o paradoxo da adversidade enquanto aporte existencial.
          Politicologia: a meritocracia; a proexocracia; a oportunidade de participar da democracia pura através do Conselho dos 500 cognopolitano.
          Legislogia: a lei da atração; a lei da ação e reação; a lei proexológica da exiquibilidade; a lei do maior esforço.
          Filiologia: a proexofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: a proexofobia.
          Sindromologia: a síndrome do derrotismo; a síndrome da dispersão consciencial promovendo os desperdícios dos aportes recebidos.
          Mitologia: o mito do dom recebido de divindade.
          Holotecologia: a proexoteca; a interassistencioteca; a parafenomenoteca; a inventarioteca; a administroteca; a convivioteca; a filosofoteca.
          Interdisciplinologia: a Proexologia; a Retribuiciologia; a Interassistenciologia; a Evoluciologia; a Intrafisicologia; a Autodiscernimentologia; a Parafenomenologia; a Conviviologia; a Lucidologia; a Holomaturologia; a Psicologia Existencial.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o receptor de aportes existenciais; o cognopolita; o completista; o moratorista existencial; o proexista; o proexólogo; o tertuliano; o amparador de função; o parapsiquista; o tenepessista; o ofiexista.
          Femininologia: a receptora de aportes existenciais; a cognopolita; a completista; a moratorista existencial; a proexista; a proexóloga; a tertuliana; a amparadora de função; a parapsiquista; a tenepessista; a ofiexista.
          Hominologia: o Homo sapiens agens; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens maxiproexologus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens autolucidus.


                                       V. Argumentologia

         Exemplologia: o aporte existencial individual = o recebido individualmente direcionado à autoproéxis; o aporte existencial grupal = o recebido grupalmente direcionado à maxiproéxis.
         Culturologia: a cultura da interassistencialidade; a cultura da maxiproéxis; a cultura do aproveitamento dos aportes proexológicos; a cultura da evitação dos desperdícios.
         Casuística 1. O psicólogo Osmar Ramos Filho (1939–2011) trouxe relevante contribuição no descortínio e na comprovação da realidade multidimensional ao confeccionar a obra O Avesso de um Balzac Contemporâneo, fruto da dedicação exaustiva na dissecção analítica do livro Cristo Espera por Ti, texto psicografado a partir da consciex Honoré de Balzac (1799–1850).
         Evidência. A assunção dessa tarefa se deu pela sucessão de 3 aportes principais no intervalo entre 1969 e 1983 como podem ser interpretados os fragmentos a seguir, presentes no relato do próprio Osmar na introdução da referida obra:
         1. Primeiro aporte (bolsa de estudos): “Em 1969, recebíamos do governo belga uma bolsa de estudos para a Universidade de Louvain, onde deveríamos permanecer durante quatro anos para a obtenção de uma especialização em psicologia clínica”.
         2. Segundo aporte (encontro de destino): “Em nossa permanência, travamos conhecimento com uma universitária lisboeta que, igualmente, completava seus estudos de língua e literatura francesas. Sua tese de doutorado versava sobre um dos romances inacabados de Balzac, O Deputado de Arcis, e essa convivência permitiu-nos familiarizarmo-nos com seu trabalho, despertando em nós o gosto pela obra do romancista que por todos esses anos vimos examinando. Lembramo-nos de que uma das partes mais interessantes era um estudo sobre um pasticho, a tentativa de Charles Rabou, mancomunado com a viúva do escritor, de completar, decuplicando-o, o citado romance”.
         3. Terceiro aporte (livro): “Em maio de 1983, inesperada coincidência colocava-nos em mãos uma outra contrafação do genial romancista, agora sob o invólucro de uma psicografia. Conduzíamos uma amiga a um centro espírita, em nossa cidade natal, quando fomos agraciados com o volume de um romance, trazendo o título bastante piegas de Cristo Espera por Ti, psicografado pelo médium Waldo Vieira, que logo nos pareceu um outro Rabou, a serviço de suas próprias convicções”.
         Aportes conjugados. Pelo caso analisado, conclui-se a possibilidade de ajustes na trajetória da vida rumo à proéxis promovidos pelo tangimento gradual através de aportes conjugados oriundos do maximecanismo evolutivo.
         Casuística 2. O escritor venezuelano Fernando Baéz (1970–), reconhecido internacionalmente entre os maiores especialistas na história das bibliotecas, consultor da UNESCO, dedica a vida a debelar, denunciar e prevenir o arruinamento cultural, o memoricídio e, sobretudo, a destruição de livros.
         Biblioclastia. Autor de várias obras publicadas sobre o tema, ganhou maior projeção mundial ao publicar a obra História Universal da Destruição dos Livros, best-seller internacional, fruto de 12 anos de pesquisa. No dia 19 de maio de 2007 proferiu conferência no auditório do Discernimentum, na Cognópolis de Foz do Iguaçu.
         Proéxis. Sob a ótica do paradigma consciencial, a análise da trajetória profissional, acadêmica e de vida de Baéz permite a suposição de possível proéxis voltada à antibiblioclastia.
         Aporte. Vários acontecimentos contribuíram para o envolvimento de Baéz com o trabalho, dentre eles, aporte proexológico evidente, constatado no relato do próprio autor, na introdução da referida obra, proveniente do avô paterno, o qual não conheceu pessoalmente:
         Sinal. “Em 2001, não sem a habitual surpresa, recebi uma pesada caixa que veio a ser a pedra fundamental de minha pesquisa. ...Na caixa, manchada de óleo e cinzas, contei uns quarenta volumes. Passei adiante alguns que não me atraíam, mas fiquei com Os inimigos dos livros (1888), de William Blades (1824–1890), que continha exposição amena sobre as causas da destruição de textos. ...Ainda comovido, e convencido de que era um sinal, fui visitar meu pai.”
          Aportes reveladores. O caso em questão permite verificar a possibilidade de certos aportes apresentarem a função de revelar ou confirmar as diretrizes básicas da proéxis (cláusulas pétreas proexológicas).
          Taxologia. No universo da Proexologia, eis, por exemplo, 100 tipos de aportes existenciais, úteis na realização da proéxis, listados na ordem alfabética:
          01. Abrigo. A residência proexogênica familiar; o acolhimento da hospedagem.
          02. Adoção. A aceitação espontânea como parte integrante da família.
          03. Adversidade. As situações sociais difíceis ao propiciar maior consciência social.
          04. Afeto. O acolhimento, a construção de vínculos sadios desde tenra idade na família.
          05. Agente retrocognitor. O contato com conscins lúcidas gerando recuperação de cons.
          06. Alimentação. A dieta sadia já no ambiente familiar nuclear.
          07. Ama de leite. A nutrição adequada na lactância devido ao leite materno escasso.
          08. Amizade raríssima. As personalidades pérolas negras no círculo de amizades.
          09. Amparo de função. A assistência extrafísica recebida ao realizar a assistência.
          10. Antiestigmas. O beneficiamento de antiestigmas sociais promovidos por terceiros.
          11. Antropônimo. O nome próprio recebido, insinuante das atividades proexológicas.
          12. Apoiante. O auxiliar intrafísico na consecução da gescon pessoal.
          13. Assistência de destino. O auxílio recebido em momentos críticos de destino.
          14. Assistência médica. O acesso subsidiado à consulta médica em momento oportuno.
          15. Atipicidade. As experiências atípicas em geral com grandes benefícios pessoais.
          16. Aviso. O recebimento de avisos permitindo ações profiláticas.
          17. Biblioteca. A possibilidade de consulta à biblioteca amplificando a cosmovisão.
          18. Bicho. O subumano como ferramenta para o desenvolvimento da afetividade.
          19. Bolsa de estudos. Os subsídios para estudar em instituição de ensino avançada.
          20. Brinquedo. O artefato educativo da infância ao influir nas escolhas futuras.
          21. Cápsula. A cápsula do tempo cinemascópica através das tertúlias filmadas.
          22. Casuística. O caso pertinente à pesquisa, o famoso “escreveu para mim”.
          23. Círculo. O grupo intelectual amplificador da polimatia e da cosmovisão.
          24. CL. A extrapolação parassocial de conhecer lucidamente Consciex Livre.
          25. Companhias. As amizades evolutivas intra e extrafísicas.
          26. Condições. As condições diversas favoráveis para realizar projetos pessoais.
          27. Consciencioterapia. A oportunidade de ser evoluciente.
          28. Cursos. As atividades da Conscienciologia promotoras da recuperação de cons.
          29. Defrontação. Os encontros de destino com impacto positivo em decisões críticas.
          30. Denúncia. A revelação evolutiva como alerta para evitar a interprisão grupocármica.
          31. Desafios. Os reptos evolutivos impostos pela vida desenvolvendo a autodisciplina.
          32. Despertos. A extrapolação social de conhecer conscin desperta.
          33. Dificuldades. A condição paradoxal de dificuldades forjarem o strong profile.
          34. Doações. Os donativos diversos recebidos e aplicáveis à execução da proéxis.
          35. Dupla evolutiva. O parceiro ou parceira afim na priorização da evolução pessoal.
          36. Educação. O acesso a boas escolas e bons professores ao longo da fase preparatória.
          37. Educação familiar. No seio familiar, a educação de valores, dos hábitos sadios.
          38. Empregos. Os convites, as requisições para trabalhar em momentos oportunos.
          39. Enciclopédia. A oportunidade de ser verbetógrafo conscienciológico.
          40. Energia. Os aportes energéticos no exercício de funções interassistenciais.
          41. Estímulos. Os incentivos familiares desde cedo para realizar os interesses pessoais.
          42. Eventos. A participação em eventos históricos, marcantes, redefinindo o rumo vital.
          43. Evoluciólogos. A extrapolação social de conhecer evoluciólogo.
          44. Exemplologia. O convívio com personalidade exemplar moldando o caráter pessoal.
          45. Exposição. A visita à exposição cultural amplificadora da amplitude pensênica.
  46. Extrapolacionismo. As extrapolações parapsíquicas patrocinadas por amparadores.
  47. Família conscienciológica. O pertencimento à família nuclear de conscienciólogos.
  48. Família intelectual. O nascimento em linhagem erudita promovendo a polimatia.
  49. Família mediúnica. A parentela de médiuns ao desencadear o parapsiquismo.
  50. Fatuística. As matérias de cosmograma contendo pérolas negras para a pesquisa.
  51. Financiamentos. O empréstimo para montagem de negócios, construção de casa.
  52. Fôrma. O holopensene local desencadeador de retrocognições esclarecedoras.
  53. Genética. A hereditariedade favorável ao parapsíquismo e à longevidade.
  54. Herança. O patrimônio herdado possibilitando a independência financeira.
  55. Heterocríticas. O recebimento de heterocríticas promotoras do autorrevisionismo.
  56. High-tech. O desfrute de tecnologia de ponta útil para a realização da proéxis.
  57. Holoteca. O acervo inigualável da Holoteca, na Cognópolis em Foz do Iguaçu.
  58. Ideias. O aporte de ideias e sugestões de outras pessoas na confecção da gescon.
  59. Impacto. A impactoterapia retificadora de posturas automiméticas cronicificadas.
  60. Inclusão. O acesso digital permitindo o proveito da Era da Informação.
  61. Informações. A obtenção de informações decisivas nas bifurcações de destino.
  62. Insight. A inspiração extrafísica na compreensão dos fenômenos durante a pesquisa.
  63. Intelectualidade. A vivência em ambiente estimulador da intelectualidade.
  64. Intercâmbios. Os estudos no exterior; o estágio no exterior.
  65. Laboratórios. As instalações de autopesquisa em diversos campi de ICs.
  66. Lazer. Os passatempos construtivos engendrando ganhos culturais e assistenciais.
  67. Liberdade. Viver em país com liberdade de expressão.
  68. Livro. O ganho de livro catalisador da identificação e assunção proexológica.
  69. Macrossoma. O supercorpo recebido catalisador do autodesempenho proexológico.
  70. Madrasta. O suporte sadio à perda materna, provido pela madrasta.
  71. Maternagem. Além da mãe biológica, contar com outras pessoas com papel similar.
  72. Mesologia pró-proéxis. A mesologia favorável à preparação da proéxis.
  73. Mesologia solidária. A mesologia favorável ao desenvolvimento da fraternidade.
  74. Moradia. O recebimento de imóvel proveniente de familiar ou ente querido.
  75. Moréxis. A extensão do tempo de vida em função da proéxis.
  76. Multiculturalismo. A crescimento em diferentes países e culturas.
  77. Natureza. Contato mais profundo com a natureza (fitoenergias e zooenergias).
  78. Network. O círculo social ao propiciar oportunidades profissionais e assistenciais.
  79. Omissuper. As omissões superavitárias em favor de outra pessoa.
  80. ONG. A assistência recebida por ONGs atendendo às necessidades humanas.
  81. Paramicrochip. A ampliação dos atributos parapsíquicos através do paramicrochip.
  82. Patrocínio. O patrocínio para cursar a faculdade, proveniente de pessoa próxima.
  83. Poliglotismo. A educação bilíngue, a vivência em países diferentes.
  84. Preceptoria. A recepção de orientações de preceptores já na infância.
  85. Projeções assistidas. As projeções extracorpóreas promovidas pelos amparadores.
  86. Rede de apoio. Em situações de crise dispor de suporte social.
  87. Renúncias. As renúncias evolutivas em favor de outra pessoa.
  88. Retrocognição. As lembranças retrobiográficas promovidas por amparadores.
  89. Retrogescon. A leitura de obra produzida pela própria pessoa em vida anterior.
  90. Segurança. A proteção e os cuidados recebidos em diferentes épocas da vida.
  91. Semiconsciex. A extrapolação de conhecer conscin semiconsciex.
  92. Serenão. A extrapolação social de conhecer conscin Serenona.
  93. Tares. A obtenção de ideias da extrafisicalidade ainda jovem (recuperação de cons).
  94. Teleguiado. A extrapolação social de conhecer teleguiado autocrítico.
  95. Tertuliarium. As tertúlias conscienciológicas diárias recheadas de neoverpons.
  96. Transplantes. O contar com o transplante de órgãos em momento oportuno.
  97. Tratamentos. O acesso gratuito ao tratamento de ponta e de alto custo.
  98. Vacina. A vacinação em época certa, durante a infância, garantida pelos cuidadores.
           99. Verpons. O acesso às verpons amplificadoras do autodiscernimento sobre a vida.
          100. Viagens. O ganho de passagens e hospedagem para viajar a outros países.


                                                       VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o aporte existencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Ádito ideativo cosmovisiológico: Paradidaticologia; Homeostático.
           02. Autodesempenho proexológico: Proexologia; Homeostático.
           03. Bamburriologia: Proexologia; Neutro.
           04. Domínio pessoal: Autoconscienciometrologia; Neutro.
           05. Exigência da vida humana: Intrafisicologia; Neutro.
           06. Extrapolacionismo: Evoluciologia; Homeostático.
           07. Interação dos recebimentos: Proexologia; Homeostático.
           08. Macrossomatologia: Somatologia; Homeostático.
           09. Paramicrochip: Paratecnologia; Homeostático.
           10. Parapreceptoria: Interassistenciologia; Homeostático.
           11. Princípio da restauração evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
           12. Proexometria pré-executiva: Autoproexogramologia; Homeostático.
           13. Retribuiciologia: Proexologia; Homeostático.
           14. Suprimento vital: Intrafisicologia; Neutro.
           15. Técnica de mais 1 ano de vida intrafísica: Autexperimentologia; Neutro.
 SEGUNDO A PROEXOLOGIA, OS APORTES EXISTENCIAIS
  FUNCIONAM AO MODO DE INDICADORES PARA A IDENTIFICAÇÃO PROEXOLÓGICA, ALICERÇADOS NO ARGUMENTO ANALÓGICO: A FERRAMENTA INDICA O OFÍCIO.
           Questionologia. Quais recursos atípicos você, leitor ou leitora, recebeu na vida? Qual o saldo no cotejo entre os aportes recebidos e as retribuições realizadas?
           Bibliografia Específica:
           1. Baéz, Fernando; História Universal da Destruição dos Livros: Das Tábuas Sumérias à Guerra do Iraque (História Universal de la Destricción de los Livros); revisoras Gratia Domingues; & Raquel Correa; trad. Léo Schlafman; 438 p.; 11 caps.; 1 enu.; 972 refs.; 1 apênd.; ono.; 23 x 15,5 cm.; br.; 1ª reimp.; Ediouro; Rio de Janeiro, RJ; 2006; páginas 20 e 21.
           2. Ramos Filho, Osmar; O Avesso de um Balzac Contemporâneo: Arqueologia de um Pasticho; 594 p.; 16 caps.; 101 abrevs.; 1 cronologia; 90 refs.; alf.; 23 x 16 x 3 cm; enc.; Publicações Lachâtre; Niterói, RJ; 1995; página 17.
           3. Vieira, Waldo; Cristo Espera por ti (Romance do espírito de Honoré de Balzac); 328 p.; 76 caps.; 1 ilus.; 18,5 x 13,5 cm; br.; 9ª Ed.; Instituto de Difusão Espírita (IDE); Araras, SP; Maio, 1995; páginas 9 a 325.
           4. Idem; Manual da Proéxis: Programação Existencial; revisores Alexander Steiner; & Cristiane Ferraro; 164 p.; 40 caps.; 11 E-mails; 86 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 2 websites; 10 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 31 e 32.
                                                                                                                      L. L. J.