A agenda cheia ectópica é a gama de atividades e compromissos excessivos e improdutivos da conscin, homem ou mulher, procrastinadora, desorganizada, desfocada, indisciplinada, negligente quanto às autorresponsabilidades proexológicas, atravancando a evolução consciencial e, consequentemente, o compléxis.
Você, leitor ou leitora, tem lucidez e discernimento quanto à importância dos compromissos proexológicos? Exerce a teática de elencar e agendar as prioridades evolutivas?
AGENDA CHEIA ECTÓPICA (AUTOPRIOROLOGIA) I. Conformática Definologia. A agenda cheia ectópica é a gama de atividades e compromissos excessivos e improdutivos da conscin, homem ou mulher, procrastinadora, desorganizada, desfocada, indisciplinada, negligente quanto às autorresponsabilidades proexológicas, atravancando a evolução consciencial e, consequentemente, o compléxis. Tematologia. Tema central nosográfico. Etimologia. O vocábulo agenda vem do idioma Latim, agenda, “caderneta de anotações”, derivado de agendus, e este de agere, “fazer; agir; fazer andar à sua frente; conduzir; adiantar-se”. Surgiu no Século XIX. O termo cheio deriva igualmente do idioma Latim, plenus, “cheio; pleno; intenso; repleto”. Apareceu no Século XIII. A palavra ectopia procede do idioma Latim Científico, ectopia, e este derivado do idioma Grego, éktopos, “fora do lugar”, composta por ek, “fora de”, e topos, “lugar”. Surgiu em 1881. Sinonimologia: 1. Agenda superlotada deslocada. 2. Agenda cheia inviável. 3. Agenda lotada impraticável. 4. Agenda abarrotada improdutiva. Neologia. As 3 expressões compostas agenda cheia ectópica, agenda cheia ectópica inconsciente e agenda cheia ectópica consciente são neologismos técnicos da Autopriorologia. Antonimologia: 1. Agenda cheia útil. 2. Agenda cheia proexogênica. 3. Agenda cheia produtiva. Estrangeirismologia: a agenda cheia sufocante causando o burnout; o workaholism utilizado para evitar a autorrealidade; a conscin ocupada all the time; o modus operandi da embromação; a closed mind abrindo mão da proéxis; a falta de tempo para a siesta revigorante; o stress positivo antecedendo a entrega dos compromissos firmados; o check-list marcado com as tarefas realizadas trazendo bem-estar; a to do list sendo ferramenta visual dos compromissos diários; a ausência do dolce far niente; a postergação do checkup periódico; o modismo do yes we can aumentando a pressão pela produtividade. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autorganização proexológica. Megapensenologia. Eis 5 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Autodesorganização revela antipriorização. Desorganização: tempo perdido. Desorganização: provável incompléxis. Planejamento: condição autodesassediadora. Organização: investimento proexológico. Coloquiologia: o trabalho meia boca; o ato de apagar incêndios; o faz tudo não especializado em nada; o posicionamento ponta firme; o quanto mais melhor. Citaciologia: – Tome cuidado com o vazio de uma vida ocupada demais (Sócrates 470–399 a.e.c.). Proverbiologia: – Quem muito abarca, pouco abraça. Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos: 1. “Agenda. Quanto mais organizada a vida, mais compromissos evolutivos a pessoa terá”. 2. “Autodesorganização. A megafonte de erros é a autodesorganização da consciência”. “A vida pessoal desorganizada predispõe o assédio interconsciencial. A porta entreaberta chama o ladrão”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal desorganizado da conscin sem prioridades; o holopensene pessoal da dispersão consciencial e da indisciplina; a desorganização pensênica resultando em desorganização consciencial; a falta de cosmoeticopensenes da consciência desorganizada; a cosmoeticopensenidade exercitada; a mudança de padrão pensênico para melhor de quem adota rotina pró-evolutiva; os ictopensenes; a ictopensenidade; os acriticopensenes; a acriticopensenidade; os dubiopensenes; a dubiopensenidade; os entropopensenes; a entropopensenidade; os egopensenes; a egopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; o autesforço visando a retilinearidade pensênica; os ortopensenes; a ortopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade. Fatologia: a agenda cheia ectópica; a agenda superlotada equivalendo à agenda vazia; a agenda tumultuada aumentando as margens de erro na realização das atividades; a agenda apinhada provocando equívocos relacionados a datas e horários; a agenda lotada sendo fuga das responsabilidades firmadas no Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático; a agenda sobrecarregada sendo desculpa para atrasos nos compromissos; a agenda superlotada dificultando o cumprimento dos prazos; a fuga das autopesquisas e reciclagens; a diminuição do espaço mental para o convívio com a Natureza; as inúmeras frentes de trabalho; a falta de acabativa; a sensação de estar sempre esquecendo de fazer algo; a impulsividade e empolgação promovendo o aceite de inúmeros convites; a procrastinação do novo, do mais desafiador; o cansaço boicotando o bom desempenho na tenepes; a dificuldade em falar “não”; o medo de rejeição ou exclusão; o exibicionismo em mostrar-se relevante através da agenda cheia; a falta de foco; a ansiedade em querer fazer tudo ao mesmo tempo; o comprometimento da proéxis; a culpa por desfrutar de momentos de lazer; a desvalorização do prioritário; a atenção dividida sem resultados efetivos; a falha na apreensão dos conteúdos; a sensação de fazer muito; o medo em aprofundar na autopesquisa; a dificuldade em lidar com o inesperado; o trabalho sem pausa resultando em exaurimento; as autorreflexões indicando mudança de postura para melhor; a assunção de responsabilidade pelos atos impensados; o entendimento quanto às escolhas prioritárias mesmo entre as atividades interassistenciais; a renúncia cosmoética; a disponibilidade assistencial; a escrita sendo ferramenta imprescindível na superação do traço da antipriorização; as reciclagens trazendo pacificação íntima; a priorização das atividades prazerosas; a adoção de recursos tecnológicos na organização da rotina; o ato de levar tudo de eito cosmoeticamente; o multifoco evolutivo; o antidesperdício consciencial; a migração da agenda cheia para útil; a efetivação da Priorologia Evolutiva. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático comprometida pela agenda cheia ectópica; a paraconexão com o amparo de função obstruída e dificultada pela dispersão consciencial; a parapercepção das sutilezas e sincronicidades enleadas; a falta de lucidez no extrafísico; a dificuldade de desassimilação energética entre atividades seguidas; o entroasmento com o amparador extrafísico de função; a agenda projetiva; a agenda extrafísica retomada. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo dispersão-autassédio; o sinergismo trabalho mal feito–retrabalho; o sinergismo excesso de proatividade–assoberbamento; o sinergismo vida atribulada–ansiedade; o sinergismo vontade decidida–acabativa. Principiologia: o princípio da descrença (PD); a necessidade da vivência do princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio das prioridades evolutivas; o princípio popular de a pressa ser inimiga da perfeição; o princípio profilático de pensar antes de agir; o princípio do posicionamento pessoal (PPP). Codigologia: a cláusula do código pessoal de Cosmoética (CPC) objetivando de modo peremptório as reciclagens quanto à desorganização; a reflexão diária enquanto ferramenta para atualização do código de valores pessoais; o código pessoal de prioridades evolutivas; o código pessoal de condutas do proexista. Teoriologia: a teoria da proéxis; a teoria da evolução consciencial; a teoria da autassedialidade; a teoria da checagem da autointenção; o 1% de teoria e os 99% de prática; a teoria sem prática; a teoria da robéxis. Tecnologia: a técnica da tenepes desnudando a realidade intraconsciencial; a técnica do foco 100% na atividade do momento; a paratecnicidade antidispersiva; a técnica do sobrepairamento analítico quanto às escolhas evolutivas; a técnica do aproveitamento do tempo evolutivo; a técnica de autossuperação dos trafares. Voluntariologia: o excesso de compromissos no exercício do voluntariado conscienciológico. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Reeducaciologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana diuturna; o laboratório conscienciológico do estado vibracional. Colegiologia: o Colégio Invisível da Conscienciometrologia. Efeitologia: o efeito dominó da agenda cheia ectópica; o efeito generalizado do desperdício de esforços; o efeito dos resquícios religiosos impedindo o exercício do “não”; o efeito negativo do embotamento do autodiscernimento; os efeitos holocármicos da procrastinação proexológica; o efeito nosográfico do acúmulo excessivo de atividades; o efeito positivo da racionalidade ao comprometer-se em novos projetos. Neossinapsologia: a ausência de neossinapses derivada da dispersão; a falta de foco favorecendo o desperdício das neossinapses geradas; as neossinapses necessárias à superação do autassédio mentalsomático; as neossinapses desassediadoras demonstrando a perda de tempo evolutivo; as neossinapses necessárias às reciclagens intraconscienciais; as neossinapses da atualização pensênica para melhor; as neossinapses conquistadas a partir das mudanças de conduta. Ciclologia: o ciclo dispersão-desmotivação ocasionando a falta de acabativa; o ciclo vicioso de estar sempre com a agenda cheia; o ciclo de desperdício de trafores; o ciclo dos acidentes de percurso evitáveis; o ciclo patológico de conflitos íntimos; o ciclo de reeducação das condutas pessoais. Enumerologia: a agenda cheia assediadora; a agenda cheia intoxicante; a agenda cheia desorganizada; a agenda cheia idealizada; a agenda cheia sobreposta; a agenda cheia otimizada; a agenda cheia evolutiva. A conscin inconsciente do próprio fôlego; a conscin “botadora de banca” sem estofo; a conscin em fuga da vida pessoal; a conscin em fuga no trabalho; a conscin sem teática da rotina útil; a conscin pseudovoluntária com agenda cheia na Socin; a conscin com agenda mentalsomática e descuidada do soma. Binomiologia: o binômio empolgação-desmotivação; o binômio impulso-arrependimento; o binômio dispersão consciencial–desperdício proexológico; o binômio desorganização–memória falha; o binômio vontade fraca–infantilismo; o binômio agenda organizada–extrapauta atendida. Interaciologia: a interação devaneio-alienação; a interação baixa lucidez–excesso de falhas; a interação autocomplacência-autocorrupção; a interação ansiedade-culpa; a interação desconcentração-equívocos; a interação projetos inacabados–autoconfiança abalada; a interação descumprimento de prazos–falta de credibilidade. Crescendologia: o crescendo patológico incompléxis-melin-melex; o crescendo patológico autesforço desfocado–atividades inacabadas; o crescendo patológico procrastinação-desmotivação; o crescendo nosográfico estresse continuado–burnout–depressão; o crescendo agenda vazia–agenda cheia–agenda útil; o crescendo pensar-refletir-agir. Trinomiologia: o trinômio vontade débil–postergação–acrasia; o trinômio (aliteração) desleixo-desorganização-descontinuidade; o trinômio erro–autengano–omissão deficitária; o trinômio descontrole-indisciplina-assédio; o trinômio irreflexão–tomada de decisão–frustração; o trinômio cognição-atenção-decisão; o trinômio concentração mental–ideia fixada–lucidez. Polinomiologia: o polinômio irracionalidade-ineficácia-improdutividade-antievolutividade; o polinômio necessidades-interesses-preferências-escolhas; o polinômio administrativológico tudo-simultaneamente-aqui-agora; o polinômio vontade firme–intenção cosmoética–autorganização eficaz–determinação evolutiva. Antagonismologia: o antagonismo altruísmo / egoísmo; o antagonismo conquista / fracasso; o antagonismo supereficiência no trabalho / ineficiência na proéxis; o antagonismo memória / esquecimento; o antagonismo autocontrole saudável / baixa autestima; o antagonismo racionalidade / instintividade; o antagonismo apego / desapego. Paradoxologia: o paradoxo de a agenda cheia nem sempre representar a qualidade dos compromissos; o paradoxo de o menos poder ser mais; o paradoxo de a consciência poder ser assediadora de si; a conduta paradoxal de reconhecer o melhor e optar pelo pior; o paradoxo de a consciência querer resultados diferentes sem mudar as atitudes; o paradoxo de a consciência entender os princípios da evolutividade e optar por ganhos secundários. Politicologia: a anarcocracia; a cacocracia; a desviocracia; a falaciocracia; a nosocracia; a reeducaciocracia; a rotocracia. Legislogia: a lei da ação e reação; a lei do maior esforço na realização dos compromissos firmados; a lei da responsabilidade evolutiva; a lei da educação evolutiva permanente. Filiologia: a autenganofilia; a desperdiciofilia; a laborfilia; a autopesquisofilia; a criticofilia; a neofilia; a teaticofilia. Fobiologia: a decidofobia; a disciplinofobia; a priorofobia; a proexofobia; a autevoluciofobia; a criteriofobia; a organizaciofobia. Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome do ansiosismo; a síndrome da insegurança; a síndrome do imediatismo; a síndrome do autodesperdício; a síndrome da procrastinação. Maniologia: a mania de empurrar os afazeres com a barriga; a mania de justificar os erros; a mania de agir com impulsividade; a mania de querer tudo ao mesmo tempo. Mitologia: o mito da falta de tempo encobrindo a falta de foco. Holotecologia: a trafaroteca; a volicioteca; a consciencioterapeuticoteca; a criticoteca; a teaticoteca; a energossomatoteca; a mentalsomatoteca. Interdisciplinologia: a Autopriorologia; a Autoconscienciometrologia; a Desviaciologia; a Subcerebrologia; a Autenganologia; a Psicossomatologia; a Autodeterminologia; a Reciclologia; a Autopesquisologia; a Eitologia; a Intrafisicologia. IV. Perfilologia Elencologia: a isca humana inconsciente; a conscin autodisponível; a consciência poliédrica; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o desorganizado; o disperso; o enrolado; o esquecido; o desleixado; o desatento; o centralizador; o assoberbado; o ansioso; o precipitado; o autocorrupto; o autocomprometido; o compassageiro evolutivo; o tenepessista; o evoluciente; o verbetógrafo; o pesquisador; o voluntário; o intermissivista; o reciclante existencial; o inversor existencial; o homem de ação. Femininologia: a desorganizada; a dispersa; a enrolada; a esquecida; a desleixada; a desatenta; a centralizadora; a assoberbada; a ansiosa; a precipitada; a autocorrupta; a autocomprometida; a compassageira evolutiva; a tenepessista; a evoluciente; a verbetógrafa; a pesquisadora; a voluntária; a intermissivista; a reciclante existencial; a inversora existencial; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens desorientatus; o Homo sapiens deviatus; o Homo sapiens disperditius; o Homo sapiens alienatus; o Homo sapiens antiproexis; o Homo sapiens autocorruptus; o Homo sapiens gestor. V. Argumentologia Exemplologia: agenda cheia ectópica inconsciente = aquela preenchida desatentamente, devido à autodesorganização crassa; agenda cheia ectópica consciente = aquela preenchida propositalmente, devido ao senso de autossuperestimação. Culturologia: o idiotismo cultural de deixar tudo para o último minuto; a cultura do imediatismo; a cultura da irreflexão; a cultura da procrastinação; a cultura dos excessos; a cultura da superficialidade. Terapeuticologia. Sob a ótica da Autopesquisologia, a autodesorganização consciencial geradora da ectopia em relação aos compromissos cotidianos pode ser superada, por exemplo, a partir da priorização do tempo evolutivo, permitindo o autoconhecimento e a identificação dos processos de fuga quanto à própria programação existencial. Atenciologia. Segundo a Autodeterminologia, quando a consciência aplica energia e vontade no foco da atividade desempenhada, por si só, é ação profilática quanto à agenda superlotada. Decidologia. Concernente à Lucidologia, a aplicação do mentalsoma permite perceber, entender e agir sobre as ocorrências do cotidiano de modo racional e mais assertivo. Paraprofilaxia. De acordo com a Autorganizaciologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 8 medidas preventivas a fim de a consciência evitar a improdutividade pelo excesso de compromissos não prioritários: 1. Analisar. Ponderar neoprojetos alinhados ao fôlego pessoal e momento evolutivo. 2. Autopesquisar. Analisar a causa dos excessos de compromissos. 3. Avaliar. Observar a qualidade dos resultados dos projetos e empreendimentos. 4. Ordenar. Classificar compromissos por ordem de prioridade. 5. Periodizar. Estabelecer prazos (curto, médio e longo). 6. Realizar. Verificar percentual de acabativa (início, meio e fim). 7. Registrar. Escrever no papel todas as tarefas. 8. Reverificar. Observar semanalmente a evolução dos compromissos vigentes. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a agenda cheia ectópica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Agenda autodesassediadora: Paraprofilaxiologia; Neutro. 02. Agenda recinológica: Autorrecinologia; Homeostático. 03. Agenda vazia: Parapatologia; Nosográfico. 04. Antidispersividade cotidiana: Rotinologia; Neutro. 05. Autocorrupção: Parapatologia; Nosográfico. 06. Autopriorologia: Autodiscernimentologia; Neutro. 07. Autorganização consciencial: Autorganizaciologia; Neutro. 08. Autovivência das prioridades: Autopriorologia; Homeostático. 09. Completismo existencial diário: Autoproexologia; Homeostático. 10. Conscin imediatista: Psicossomatologia; Nosográfico. 11. Dia matemático: Homeostaticologia; Homeostático. 12. Escala das prioridades evolutivas: Evoluciologia; Homeostático. 13. Necessidade desnecessária: Antipriorologia; Nosográfico. 14. Prioridade da escrita: Comunicologia; Homeostático. 15. Rotina útil: Intrafisicologia; Homeostático. A AGENDA CHEIA ECTÓPICA REFLETE A FALTA DE AUTOCONHECIMENTO E AUTOCRITICIDADE CONSCIENCIAL, MULTIPLICANDO A PERDA DE TEMPO E POSSÍVEL MELIN PELA DESPRIORIZAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO EXISTENCIAL. Questionologia. Você, leitor ou leitora, tem lucidez e discernimento quanto à importância dos compromissos proexológicos? Exerce a teática de elencar e agendar as prioridades evolutivas? Bibliografia Específica: 1. Cardozo, Neida; Síndrome da Dispersão Consciencial: Abordagem Evoluciológica; revisão Eliana Manfroi; et al.; pref. Rosa Nader; 240 p.; 5 Seções; 13 caps.; 7 anexos; 100 autoquestionamentos; 97 enus.; 15 frases enfáticas; glos. 134 termos; 6 microbiografias; 2 planilhas; 1 pontoação; 4 índices; alf.; 47 refs.; 12 webgrafias; 11 filmes; 1 epílogo; 23 x 16 cm; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2020; páginas 129 a 131. 2. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. I; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 59 e 184. L. B. R.