Ádito Ideativo Cosmovisiológico

O ádito ideativo cosmovisiológico é o complemento, o suporte adicional, a anexação pensênica, a expansão ideativa, patrocinado pelos amparadores, através de técnicas paradidáticas, capaz de catalisar a apreensão profunda e promover a cosmovisão de temas auto e heteropesquisísticos.

Você, leitor ou leitora, está consciente da importância da reurbanização ideativa pessoal visando a evolução grupal? Qual a frequência, intensidade e velocidade das ampliações pensênicas ocorridas cotidianamente?

      ÁDITO        IDEATIVO COSMOVISIOLÓGICO
                                  (PARADIDATICOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O ádito ideativo cosmovisiológico é o complemento, o suporte adicional, a anexação pensênica, a expansão ideativa, patrocinado pelos amparadores, através de técnicas paradidáticas, capaz de catalisar a apreensão profunda e promover a cosmovisão de temas auto e heteropesquisísticos.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. A palavra ádito provém do idioma Latim, additu, particípio passado do verbo addere, “adaptar; juntar; acescentar; unir”. Apareceu no Século XVII. O termo ideia deriva também do idioma Latim, idea, “forma original; imagem; noção; ideia”, e este do idioma Grego, idéa, “aspecto exterior; aparência; forma; maneira de ser”. Surgiu no Século XVI. O vocábulo cosmos vem do idioma Grego, kósmos, “ordem; organização; mundo; universo”. Surgiu em 1563. O primeiro elemento de composição cosmo procede do mesmo idioma Grego, kósmos. Surgiu, no idioma Português, no Século XIX. A palavra visão provém do idioma Latim, visio, “ação de ver; vista”. Apareceu no Século XIII. O segundo elemento de composição logia deriva do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
          Sinonimologia: 01. Achega intelectual. 02. Amplificação conceptual. 03. Anexação elucidativa. 04. Apêndice deslindável. 05. Aporte pensênico. 06. Constructo aditício. 07. Extrapolação verponológica. 08. Neoperspectivação analítica. 09. Neoviés observacional. 10. Parargumento suplementar.
          Neologia. As 3 expressões compostas ádito ideativo cosmovisiológico, ádito ideativo cosmovisiológico autoproéxico e ádito ideativo cosmovisiológico maxiproéxico são neologismos técnicos da Paradidaticologia.
          Antonimologia: 01. Anexação estéril. 02. Apêndice enigmista. 03. Argumento de poder. 04. Autossugestão ideária. 05. Digressão filosófica. 06. Doctiloquia altiva. 07. Imagística. 08. Persuasão ideativa. 09. Revelação mística. 10. Neoviés estratificador.
          Estrangeirismologia: o addendum explicativo; o amplificatio conciso; o plus ideativo; o brainstorming; o upgrade intermissivo.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à capacidade de associação de ideias.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular relativo ao tema: – Megapedagogia: aditamento autexemplarista.
          Citaciologia. O pensamento de Bernard le Bovier de Fontenelle (1657–1757) sintetiza a importância da abertura mental para captação de neoideias: – “Uma ideia nova é uma cunha que só se pode fazer entrar pela frincha mais larga”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal cosmoético quanto à interassistencialidade; a expansão do holopensene autopesquisístico; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; o proexopensene; a proexopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade.
          Fatologia: o ádito ideativo cosmovisiológico; a extrapolação reflexiva; a expansão mentalsomática; a Contrapontologia Exemplificativa; o autexemplo inquestionável; as auto e heteroconfutações; o fato autelucidativo; o megaespectro analítico; o taquipsiquismo; a polimatia; o poliglotismo; o desapego ideológico; a flexibilidade mentalsomática; os limites intelectivos pessoais; o esclarecimento reverberante; a poeira sempre suspensa na estrada cognitiva; a plena liberdade de pensamento; a mente sempre alerta; a visão de lince; a cosmovisão; o desapego aos convencionalismos normativos da aprendizagem; o impacto ideativo da neoverpon; a desconstrução hipotética; a predisposição autorrenovadora; o universo temático pesquisístico; a abrangência do cosmograma pessoal; os dicionários cerebrais; a associação abrangente de ideias; a intumescência ideativa; o esmiuçamento investigativo tenaz; o autodidatismo perene.
         Parafatologia: o estado vibracional (EV) profilático; o arco voltaico craniocrachal estimulando as conexões interneuroniais; o acoplamento córtico-paracortical entre a conscin pesquisadora e o amparador extrafísico; o parapsiquismo mentalsomático; a lucidez parapsíquica; a sinalética energética pessoal; o acesso à Central Extrafísica da Verdade (CEV); a parapsicoteca; a holomemória; as retrocognições paradidáticas; a para-heurística; a meta-hermenêutica; o entesouramento mnemônico intermissivo; a Paraimpactoterapia Tarística; a contiguidade parafactual; a congérie vivencial multidimensional; a projeção mentalsomática; a experiência do fenômeno da cosmoconsciência; a pangrafia; a paracomunicabilidade; o conscienciês.


                                          III. Detalhismo

         Principiologia: o princípio da descrença; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do descarte dos apriorismos ante a pesquisa; o princípio tarístico de priorizar o aluno em detrimento do tema; o princípio cosmoético do esmero didático em qualquer circunstância; o princípio proexológico do “na dúvida, assista”.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
         Teoriologia: as teorias científicas superadas por novas evidências.
         Tecnologia: a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; a técnica da tábula rasa; a técnica do cosmograma; a técnica energética da ativação coronochacral; a técnica da projeção mentalsomática; a técnica dos 50 dicionários; a técnica de sempre pensar grande; as técnicas parapedagógicas.
         Voluntariologia: o labcon itinerante facilitador de renovação ideativa do voluntário docente conscienciológico.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico do cosmograma; o laboratório conscienciológico Acoplamentarium.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmovisiologia.
         Efeitologia: o efeito holossomático homeostático da expansão ideativa; o efeito da ressonância tarística policármica a partir da heurística pessoal.
         Binomiologia: o binômio maratona ideativa–transpiração mental; o binômio conscin intelectual–amparo erudito; o binômio conteúdo-continente.
         Polinomiologia: o polinômio homeostático pró-heurístico abertismo-abrangência-aprofundamento-apreensão.
         Antagonismologia: o antagonismo jactância / cosmovisão; o antagonismo tibiez / expansão mentalsomática; o antagonismo preconceito / neoconceito.
         Paradoxologia: o paradoxo acúmulo cognitivo–dúvida constante; o paradoxo enciclopédico compactação informacional–distensão ideativa.
         Politicologia: a polimatocracia; a discernimentocracia; a cosmocracia.
         Legislogia: a lei da ampliação mentalsomática: no universo ideativo nada se perde, muito se cria, para tudo se transformar; a lei do maior esforço mentalsomático fundamental às apreensões profundas.
         Filiologia: a autopesquisofilia; a mentalsomatofilia; a refutaciofilia; a ontofilia.
         Fobiologia: a autocriticofobia; a neofobia; a parapsicofobia.
         Sindromologia: a síndrome da apriorismose.
         Mitologia: o mito de Linceu; o mito do conhecimento integral.
         Holotecologia: a analogoteca; a controversioteca; a didaticoteca; a heuristicoteca; a logicoteca; a neologisticoteca; a polemoteca; a ontoteca; a volicioteca.
          Interdisciplinologia: a Comunicologia; a Conviviologia; a Cosmoeticologia; a Cosmovisiologia; a Heuristicologia; a Hermeneuticologia; a Interassistenciologia; a Mentalsomatologia; a Neologismologia; a Paradoxologia; a Parapercepciologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: o ser neofílico; a consciência polímata; a conscin enciclopedista; o ser interassistencial; a conscin parapsíquica; a consciência paradidata; o ser desperto.
          Masculinologia: o intermissivista; o amparador extrafísico; o proexista; o proexólogo; o inversor existencial; o reciclante existencial; o exemplarista; o completista existencial; o autopesquisador; o autodidata; o docente conscienciológico; o discente conscienciológico; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o projetor lúcido; o epicon lúcido; o tenepessista; o ofiexista.
          Femininologia: a intermissivista; a amparadora extrafísica; a proexista; a proexóloga; a inversora existencial; a reciclante existencial; a exemplarista; a completista existencial; a autopesquisadora; a autodidata; a docente conscienciológica; a discente conscienciológica; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a projetora lúcida; a epicon lúcida; a tenepessista; a ofiexista.
          Hominologia: o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens eruditus; o Homo sapiens lexicographus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens paradidacticus; o Homo sapiens parapaedagogus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: ádito ideativo cosmovisiológico autoproéxico = a apreensão quanto às recins prioritárias; ádito ideativo cosmovisiológico maxiproéxico = a apreensão do papel de minipeça da reurbex.
          Culturologia: a minicultura do filosofismo; a cultura do cientificismo; a Holoculturologia da paraerudição holofilosófica.
          Caracterologia. Sob a ótica da Comunicologia, eis, na ordem funcional, 6 atributos mentaissomáticos indispensáveis à didática tarística avançada e ao aditamento ideativo:
          1. Pensenidade: a limpidez ideativa manifesta pela linearidade pensênica.
          2. Mnemônica: a instantaneidade na recuperação de dados mnemônicos.
          3. Conteudística: o conhecimento denso do tema e ramificações interdisciplinares.
          4. Linguística: a materialização pensênica pelo domínio dos signos linguísticos nas gescons.
          5. Loquacidade: a clareza e profundidade verbacional.
          6. Grafopensenidade: a destreza conformática analítico-sintética redacional.
          Microtomia. No âmbito da Cosmovisiologia, a ação microtômica dissecante do tema pesquisado, paradoxalmente, é excelente técnica de análise cosmovisiológica, favorecendo a macroapreensão.
          Maxidissidência. Do ponto de vista da Teaticologia, a maxidissidência ideológica é decorrência inquestionável de expansão ideativa.
          Procedimentos. Eis, em ordem alfabética, 18 tipos de procedimentos técnicos paradidáticos facilitadores da aditação ideativa:
          01. Analógico: utilizar conceitos semelhantes ou afins.
          02. Antitético: usar argumentos lógicos contrastantes.
          03. Assimilativo: apreender por assimilação energética.
          04. Autexemplificativo: mostrar a factibilidade do tema pelo autexemplo.
          05. Biográfico: explicitar utilizando biografias.
          06. Casuístico: lançar mão das vivências pessoais.
          07. Comparativo: cotejar hipóteses.
          08. Contextual: explorar o contexto do caso em estudo.
          09. Experimental: facultar a experimentação pessoal.
          10. Expositivo: expor com clareza os fundamentos hipotéticos.
          11. Fatuístico: analisar fatos cotidianos.
          12. Ideativo sintético: promover a limpidez ideativa através da síntese.
          13. Interrelacional: promover o reconhecimento de relações interconscienciais pretéritas olvidadas – paranagnórise –, favorecendo a compreensão das interprisões, das adversidades e das responsabilidades conscienciais.
          14. Metafórico: representar comparativamente duas ou mais ideias.
          15. Mnemônico: estimular a lembrança de ocorrências passadas.
          16. Parafactual: patrocinar fenômenos parapsíquicos esclarecedores.
          17. Representativo: usar dados impactantes de representação pessoal.
          18. Sincrônico: demonstrar a sincronicidade entre os eventos.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o ádito ideativo cosmovisiológico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acrescentamento: Maximologia; Neutro.
          02. Amplitude autopensênica: Proexologia; Homeostático.
          03. Argumentação fatuística: Pesquisologia; Homeostático.
          04. Associação didática: Comunicologia; Neutro.
          05. Autabertismo neopensênico: Neopensenologia; Homeostático.
          06. Autabrangência: Multidimensiologia; Neutro.
          07. Corredor Heurístico: Experimentologia; Homeostático.
          08. Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
          09. Eclosão criativa: Heuristicologia; Homeostático.
          10. Gancho didático: Comunicologia; Neutro.
          11. Inspiração: Heuristicologia; Neutro.
          12. Limite inteligente: Holomaturologia; Homeostático.
          13. Megacontradição: Contradiciologia; Neutro.
          14. Megapesquisa da holossutileza: Holopesquisologia; Homeostático.
          15. Neopensene: Neopensenologia; Neutro.
   O ÁDITO IDEATIVO COSMOVISIOLÓGICO DECORRE DOS
   OMNIQUESTIONAMENTOS COSMOÉTICOS DO PESQUISADOR CONSCIENCIOLÓGICO FRANCAMENTE PREDISPOSTO
 A REVISAR IDEIAS E CONCEPÇÕES PESSOAIS A PRIORI.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, está consciente da importância da reurbanização ideativa pessoal visando a evolução grupal? Qual a frequência, intensidade e velocidade das ampliações pensênicas ocorridas cotidianamente?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; 1.584 p.; 413 caps.; 403 abrevs.; 434 enus.; 37 ilus.; 7 índices; 240 sinopses; glos. 241 termos; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 988 a 1.009.
                                                                                                                       H. L.