Voluntariado Propulsor

O voluntariado propulsor é a condição alavancadora da conscin, homem ou mulher, ao realizar trabalho ou atividade não remunerada, com vínculo consciencial, em Instituição Conscienciocêntrica (IC), ao modo de laboratório teático, exemplarista e cosmoético na busca do desenvolvimento da interassistencialidade, da autenticidade, da gratidão e do fraternismo.

Você, leitor ou leitora, já avaliou o vigor, a propulsão teática da própria interassistencialidade? Quais proveitos evolutivos vem obtendo com a prática autoconsciente do voluntariado conscienciológico?

      VOLUNTARIADO PROPULSOR
                                     (EVOLUCIOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. O voluntariado propulsor é a condição alavancadora da conscin, homem ou mulher, ao realizar trabalho ou atividade não remunerada, com vínculo consciencial, em Instituição Conscienciocêntrica (IC), ao modo de laboratório teático, exemplarista e cosmoético na busca do desenvolvimento da interassistencialidade, da autenticidade, da gratidão e do fraternismo.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O termo voluntário deriva do idioma Latim, voluntarius, “que age por vontade própria”. Surgiu no Século XV. O vocábulo voluntariado apareceu em 1899. O termo propulsor precede do idioma Francês, propulseur, e este do idioma Latim, propulsor, de propelere, “propelir”. Apareceu em 1875.
         Sinonimologia: 1. Voluntariado acelerador. 2. Voluntariado impulsor. 3. Voluntariado potencializador.
         Neologia. As 3 expressões compostas voluntariado propulsor, voluntariado propulsor básico e voluntariado propulsor avançado são neologismos técnicos da Evoluciologia.
         Antonimologia: 1. Voluntariado anticatalisador. 2. Voluntariado desestimulador. 3. Voluntariado estagnador. 4. Voluntariado inibidor.
         Estrangeirismologia: a renovação do modus vivendi.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à auto e heterassistência.
         Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Voluntariado: reeducação otimizada. Voluntariado: priorização evolutiva. Voluntariado: prontidão interassistencial. Voluntariar evidencia trafores.
         Filosofia: a evitação do materialismo.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da Assistenciologia; o holopensene pessoal da autenticidade consciencial; o holopensene pessoal do amadurecimento consciencial; o holopensene pessoal da Cosmoética; o holopensene pessoal do autodiscernimento; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os voliciopensenes; a voliciopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; o holopensene do fraternismo; os benignopensenes; a benignopensenidade; o holopensene da Instituição Conscienciocêntrica fomentadora das atividades nas autopesquisas da consciência; a reeducação do materpensene consciencial.
         Fatologia: o ato de assumir o desafio do voluntariado; a ferramenta catalisadora da evolução; a automutação da pessoa e da própria vida para melhor; a reciclagem intraconsciencial; o fraternismo e a solidariedade atuando como base de renovação consciencial profunda; o posicionamento íntimo quanto à intencionalidade assistencial universalista; as ICs enquanto ferramentas dos voluntários; o trabalho voluntário sendo via de mão dupla interassistencial; o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades faltantes, a partir da consecução de novas tarefas; o autenfrentamento das dificuldades; a aplicação profissional de conhecimentos e habilidades já adquiridas no epicentrismo das tarefas; o compromisso com a assistência pelo exemplarismo teático; a descoberta de conhecimentos e habilidades adormecidas; a ampliação do universo do autoconhecimento; o aprofundamento na holobiografia pessoal; a recuperação dos cons através da autopesquisa; a ampliação do senso de identidade; o ato de desatar a estrutura do próprio ego; a autovivência na tomada de decisões inadiáveis envolvendo confronto de posições; a ausência de dúvida ao agir no limite do discernimento moral; a antiimpulsividade; a prudência para assistir; o abertismo consciencial; a vontade cosmoética; a coragem de dar o passo decisivo sem temer a impossibilidade de voltar atrás; a superação de posturas belicistas; a desconstrução permanente de esquemas mentais ultrapassados; a autorresponsabilidade quanto aos próprios atos; a autorganização enquanto condição para os autoposicionamentos; a ampliação da evolução a partir da interação entre os voluntários da IC e dos voluntários com a Socin; a compreensão expandida sobre as autorresponsabilidades evolutivas; a viragem assistido-assistente.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a assistência anônima diária na tenepes; a autoconfiança na interassistencialidade multidimensional; a evitação, pelo autodiscernimento, da indecisão e do desgaste energético decorrente da falta de posicionamento; o cumprimento dos paradeveres; a interação com os amparadores extrafísicos de função.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo assistente-amparador-amparando; o sinergismo estado vibracional−vivência teática; o sinergismo autopesquisa–qualificação assistencial.
          Principiologia: o princípio das opções evolutivas; o princípio da descrença (PD); o princípio da responsabilidade interassistencial; o princípio da megafraternidade; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da sinceridade evolutiva.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria e prática da interassistência; a teoria da evolução consciencial pelos autesforços; a teoria das omissões deficitárias; a teoria da inteligência evolutiva (IE); a teoria da otimização do tempo.
          Tecnologia: as técnicas energéticas; a técnica da tenepes; a técnica da assistência interconsciencial; a técnica da retribuição; a técnica do voluntariado; a técnica do Conscienciograma; a técnica da Consciencioterapia; a técnica do traforismo; a técnica da agenda consciencial.
          Voluntariologia: o voluntariado propulsor; o voluntariado em Instituição Conscienciocêntrica oportunizando laboratório técnico de práticas assistenciais.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do voluntariado; o laboratóro conscienciológico da Organizaciologia; o laboratório conscienciológico da Conviviologia; o laboratório conscienciológico da Interassistenciologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoética; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível dos Tenepessistas; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia.
          Efeitologia: o efeito propulsor da interassistencialidade vivenciada; o efeito autorreciclador do investimento intraconsciencial na autopesquisa; o efeito do voluntariado enquanto sustentáculo de autossuperações na prátiva do EV; o efeito do voluntariado autevolutivo; os efeitos das escolhas pessoais na vida humana; os efeitos motivadores da vivência diária da tenepes; o efeito do voluntariado conscienciológico enquanto vestibular para ingresso em Curso Intermissivo (CI).
          Neossinapsologia: a aquisição de neossinapses a partir do desenvolvimento do senso de gratidão; as neossinapses a partir da prática interassistencial no voluntariado; as neossinapses a partir da tenepes; as neossinapses geradas a partir do investimento na autopesquisa.
          Ciclologia: o ciclo autorreflexão–autodiscernimento–lucidez–pacificação íntima; o ciclo de abrir mão sem exigência de receber algo em troca; o ciclo teático antibagulhismo–higidez pensênica; o ciclo dos cursos das Instituições Conscienciocêntricas na condição de fermentadoras da inteligência evolutiva do voluntariado.
          Enumerologia: o voluntariado interassistencial; o voluntariado tarístico; o voluntariado reciclador; o voluntariado administrativo; o voluntariado empreendedor; o voluntariado docente; o voluntariado autoral.
          Binomiologia: o binômio admiração-discordância gerando reciclagens (recins) interassistenciais; o binômio coerência cosmoética–holopensene homeostático.
          Interaciologia: a interação voluntários-Socin; a interação autodesassédio-heterodesassédio; a interação tarefa interassistencial–amparo extrafísico de função; a interação laços de gratidão–fortalecimento de vínculos.
          Crescendologia: o crescendo autoconscientização multidimensional (AM)–nova abordagem autevolutiva das conscins; o crescendo solidariedade-fraternidade-megafraternidade.
          Trinomiologia: o trinômio autodefinição–intencionalidade cosmoética–autenticidade; o trinômio autenfrentamento-autossuperação-interassistência.
          Polinomiologia: o polinômio esforço pessoal–estudo profundo–autocognição–motivação–universalismo enquanto consequência do voluntariado propulsor.
          Antagonismologia: o antagonismo interassistencialidade / assedialidade; o antagonismo retribuição prazerosa / obrigação penosa; o antagonismo egoísmo / altruísmo; o antagonismo absorver conhecimento (reter para si) / distribuir conhecimento (doar de si); o antagonismo autenfrentamento / escapismo.
          Paradoxologia: o paradoxo de a melhoria individual reverberar na melhoria de todos.
          Politicologia: a assistenciocracia; a conviviocracia; a autopesquisocracia; a cosmoeticocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo vivenciada pela conscin capaz de priorizar os valores cosmoéticos.
          Filiologia: a neofilia; a assistenciofilia; a autenticofilia; a cosmoeticofilia; a autopesquisofilia; a energofilia; a decidofilia.
          Sindromologia: a eliminação da síndrome do ostracismo; a superação da síndrome do infantilismo.
          Maniologia: a remissão da egomania; a eliminação da teomania; a superação da mitomania.
          Mitologia: o fim do mito da evolução espontânea sem autesforço; a ruína do mito da unanimidade; o extermínio do mito do salvacionismo.
          Holotecologia: a voluntarioteca; a assistencioteca; a consciencioteca; a cosmoeticoteca; a energoteca; a interassistencioteca; a experimentoteca; a teaticoteca; a convivioteca; a mentalsomatoteca.
          Interdisciplinologia: a Evoluciologia; a Voluntariologia; a Descrenciologia; a Conscienciometrologia; a Autocogniciologia; a Autocriticologia; a Coerenciologia; a Conviviologia; a Cosmoeticologia; a Assistenciologia; a Interassistenciologia; a Exemplologia; a Mentalsomatologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin voluntária; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o amparador extrafísico de função; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a amparadora extrafísica de função; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens voluntarius; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens conscientiometricus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens gratus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: voluntariado propulsor básico = aquele em Instituição Conscienciocêntrica, capaz de oportunizar a própria qualificação intraconsciencial de modo inicial despertando para o exercício interassistencial; voluntariado propulsor avançado = aquele em Instituição Conscienciocêntrica, capaz de oportunizar a própria qualificação intraconsciencial para melhoria e ampliação da interassistencialidade com afinco e de modo profundo.
          Culturologia: a cultura da assistencialidade; a cultura da Cosmoeticologia; a cultura do abertismo consciencial; a cultura da gratidão; a cultura da tenepes; a cultura da multidimensionalidade vivenciada.
          Taxologia. Sob a ótica da Assistenciologia, o voluntariado propulsor pode ocorrer através das vivências e reciclagens, por exemplo, conforme os 15 posicionamentos, listados em ordem alfabética:
          01. Autenfrentamento: a técnica de dar 1 passo de cada vez; o desenvolvimento e aplicação de técnicas reciclogênicas; a Voliciologia.
          02. Autodecisão: a autofirmeza nas escolhas evolutivas.
          03. Autopesquisa: a Consciencioterapia; o Conscienciograma; a conscin-cobaia.
          04. Benevolência: a razão básica da convivialidade; a força presencial da bondade.
          05. Desdramatização: a autorreeducação emocional; a Mentalsomatologia.
          06. Egocídio: a postura de sair de si para ver e escutar o outro.
          07. Gratidão: o reconhecimento; a paragratidão; a retribuição.
          08. Lisura: a verbação exemplar; a sinceridade; a teática cosmoética.
          09. Neofilia: as novas formas de pensar pela desconstrução do ego idealizado.
          10. Proatividade: as ações pró-amparador extrafísico.
          11. Profilaxia: a prática energética diária.
          12. Receptibilidade: a eliminação de preconceitos e mecanismos de defesa do ego (MDE).
          13. Tenepessismo: a assistência interconsciencial diária.
          14. Traforismo: a reperspectivação da realidade; a aquisição do senso de otimismo racional; o foco no melhor das pessoas.
          15. Vinculação: o vínculo consciencial.
          Caracterologia. Sob a ótica da Conscienciometrologia, a reeducação se efetiva de fato através da autopesquisa e da autoqualificação. Somente a própria consciência é capaz de promover o desenvolvimento da autoconsciencialidade com os experimentos pessoais propulsionando o exemplarismo cosmoético interassistencial.


                                                      VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o voluntariado propulsor, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Autencantoamento cosmoético: Autodeterminologia; Homeostático.
            02. Binômio autodesassedialidade-energossomaticidade: Autodesassediologia; Homeostático.
            03. Candidatura evolutiva: Autevoluciologia; Neutro.
            04. Coexistência sinérgica: Evoluciologia; Homeostático.
            05. Compassageiro evolutivo: Evoluciologia; Neutro.
            06. Consciência conscienciológica: Autodiscernimentologia; Homeostático.
            07. Conscienciólogo: Conscienciometrologia; Homeostático.
            08. Conscin proativa: Autodeterminologia; Homeostático.
            09. Escolha do rumo evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
            10. Gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
            11. Lisura: Cosmoeticologia; Homeostático.
            12. Paravoluntariado: Paravoluntariologia; Homeostático.
            13. Parceria pedagógica: Reeducaciologia; Homeostático.
            14. Qualificação da tares: Interassistenciologia; Homeostático.
            15. Voluntariado conscienciocêntrico autorreeducativo: Experimentologia; Homeostático.
  O VOLUNTARIADO CONSCIENCIOLÓGICO, LABCON DINAMIZADOR TEÁTICO E COSMOÉTICO DA INTERASSISTENCIALIDADE MULTIDIMENSIONAL, INCREMENTA O DESENVOLVIMENTO DA HOLOMATURIDADE CONSCIENCIAL.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já avaliou o vigor, a propulsão teática da própria interassistencialidade? Quais proveitos evolutivos vem obtendo com a prática autoconsciente do voluntariado conscienciológico?
            Bibliografia Específica:
            01. Asaoka, Aparecida Keiko; Voluntariado da Conscienciologia: Um Caso de Autossuperação; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 14; N. 1; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 10 enus.; 9 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2010; páginas 130 a 139.
            02. Daou, Dulce; Autoconsciência e Multidimensionalidade; pref. Tânia Guimarães; revisoras Ana Flávia Magalhães Pinto; et al.; 296 p.; 3 seções; 14 E-mails; 106 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 8 websites; glos. 171 termos; 174 refs.; 18 webgrafias; alf.; ono.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2005; páginas 206 a 229.
            03. Leboeuf, Henri; Cosmovisão no Voluntariado Consciencial; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 10; N. 1; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 14 enus.; 11 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2006; páginas 78 a 87.
            04. Musskopf, Tony; Autenticidade Consciencial; pref. Kátia Arakaki; revisores Cláudio Lima; et al.; 376 p.; 6 seções; 107 caps.; 71 abrevs.; 22 E-mails; 155 enus.; 81 estrangeirismos; 1 microbiografia; 1 questionário da autenticidade consciencial com 10 perguntas e 10 respostas; 3 tabs.; 19 websites; glos. 237 termos; glos. 11 termos (neológico especializado); 6 filmes; 508 refs.; 1 anexo; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16,5 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2012; páginas 23 a 27, 64 a 70 e 95 a 99.
            05. Thomaz, Fernanda; Posicionamento Desassediador no Trabalho Voluntário; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 10; N. 1; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 20 enus.; 1 ilus.; 1 nota; 11 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2006; páginas 21 a 30.
            06. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; página 182.
            07. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 2ª Ed.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 913 a 918 e 988 a 1.018.
            08. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 2ª Ed.; Assossiação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 1.031 a 1.035 e 1.095 a 1.100.
            09. Idem; Manual da Tenepes: Tarefa Energética Pessoal; revisor Alexander Steiner; 142 p.; 34 caps.; 147 abrevs.; 1 E-mail; 52 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 1 teste; glos. 282 termos; 5 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1995; páginas 7 a 14.
            10. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 349.
                                                                                                                           H. S.