Ultrexegética

A Ultrexegética é a Ciência ou técnica aplicada à interpretação racional, conteudística, teática, máxima, dos fatos, parafatos, fenômenos e parafenômenos do Cosmos, de acordo com os fundamentos da Descrenciologia e dos princípios e mecanismos multiculturais, multidimensionais, multitemporais, multiexistenciais, multimilenares, holossomáticos, holopensênicos, holomnemônicos, holobiográficos e holocármicos da Conscienciologia.

Como encara você, leitor ou leitora, a Ciência ou técnica da Ultrexegética? Você vive satisfeito com o nível da interpretação teática pessoal dos fatos essenciais da própria vida?

      ULTREXEGÉTICA
                                    (EXEGETICOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A Ultrexegética é a Ciência ou técnica aplicada à interpretação racional, conteudística, teática, máxima, dos fatos, parafatos, fenômenos e parafenômenos do Cosmos, de acordo com os fundamentos da Descrenciologia e dos princípios e mecanismos multiculturais, multidimensionais, multitemporais, multiexistenciais, multimilenares, holossomáticos, holopensênicos, holomnemônicos, holobiográficos e holocármicos da Conscienciologia.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O prefixo ultra procede do idioma Latim, ultra, “para além de; adiante de; fora de; além; mais longe”. O termo exegética deriva do idioma Grego, eksegetiká, plural do adjetivo eksegetikós, “próprio de interpretar ou explicar”, através do idioma Latim, exegetice, “Arte de explicar”. O vocábulo exegético apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 01. Ultrexegeticologia. 02. Ultrexegética cosmovisiológica. 03. Exegética Máxima. 04. Ultra-Hermenêutica. 05. Ultra-Hermeneuticologia. 06. Hermenêutica cosmovisiológica. 07. Hermenêutica Máxima. 08. Ultranaliticologia. 09. Analiticologia Cosmovisiológica. 10. Analiticologia Máxima; mundividência conscienciológica.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 10 cognatos derivados do vocábulo exegese: exegeta; Exegética; exegético; Exegeticologia; Miniexegética; miniexegético; Miniexegeticologia; Ultrexegética; ultrexegético; Ultrexegeticologia.
          Neologia. Os 3 vocábulos Exegeticologia, Ultrexegética e Ultrexegeticologia, e as duas expressões compostas Ultrexegética Intrafísica e Ultrexegética Multidimensional são neologismos técnicos da Exegeticologia.
          Antonimologia: 01. Exegética. 02. Exegeticologia. 03. Miniexegética. 04. Miniexegeticologia. 05. Hermenêutica. 06. Hermeneuticologia. 07. Mini-Hermenêutica. 08. Mini-Hermeneuticologia. 09. Analiticologia. 10. Minianaliticologia.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à meganálise das realidades e pararrealidades do Cosmos.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal das análises em geral; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os maxipensenes; a maxipensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade.
          Fatologia: as múltiplas grandezas das qualidades interpretativas das coisas, realidades e contingenciamentos; os órgãos de interpretação; os sentidos somáticos; os fenômenos orgânicos; os atributos cerebrais; as faculdades mentais; os fenômenos psíquicos; as interpretações disfuncionais dos fatos; a análise conclusiva no momento evolutivo; as respostas sensoriais; as respostas intelectuais; a identificação dos fenômenos; a interpretação dos conteúdos dos fenômenos já identificados; as autorreflexões supercríticas; as neoideias provocativas; as neoverpons recicladoras; a melhoria do megafoco das pesquisas; a mudança do centro dos debates; a esnobação do núcleo das atenções eletronóticas; a busca dos temas prioritários da evolução consciencial; as neorreflexões sobre as retrorreflexões; a liberação intelectiva de cada conscin; as neointerpretações sobre as retrointerpretações; as abordagens técnicas mais evoluídas às realidades; a capacidade pessoal de interpretação das ocorrências; o emprego das ultracognições teáticas; a falseabilidade das hipóteses; as mudanças de paradigmas cada vez mais frequentes; a insustentabilidade das teorias por muito tempo; a infinita capacidade de aperfeiçoamento da Humanidade; a complementaridade dos saberes interdisciplinares na interpretação da realidade; a mininterpretação das realidades pela conscin pré-serenona; a ultrinterpretação das realidades pela Consciência Serenona; o Bairro Cognópolis instalando o centro de gravidade social da Conscienciologia a partir da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI) e estruturando a cidadela das pesquisas evolutivas das consciências.
          Parafatologia: as percepções extrassensoriais; os fenômenos parapsíquicos; as respostas parapsíquicas em bases extrafísicas ou multidimensionais da consciência; os desequilíbrios intraconscienciais impeditivos da cosmovisão equilibrada dos fatos e parafatos extraconscienciais; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a troca do interesse momentoso pelos interesses multiexistenciais; a libertação do Homem confinado pela incultura parapsíquica; a implantação dos Cursos Intermissivos (CIs) pré-ressomáticos disseminando a compreensão da Conscienciologia; a autoconscientização multidimensional (AM); o papel histórico do parexegeta.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo intelectivo; o sinergismo paraperceptivo cérebro-paracérebro; o sinergismo cosmovisiologista intelectualidade-racionalidade-logicidade-paraperceptibilidade; o sinergismo ultrexegético criticidade cosmoética–contextualidade multidimensional–autodiscernimento evolutivo.
          Principiologia: o princípio da imparcialidade; a busca da substância das evidências e provas pessoais com bases no princípio da descrença.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a hipótese do esgotamento eletronótico; a teoria da Era da Consciência; a teoria da interpretação da inteligência evolutiva (IE).
          Tecnologia: as técnicas hermenêuticas; a combinação da técnica da exaustividade e do detalhismo com a cosmovisão; as técnicas pesquisísticas participativas da Conscienciologia.
          Voluntariologia: o voluntariado da tares.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico das técnicas projetivas; o laboratório conscienciológico da cosmoconsciência.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Hermeneutas Parapsíquicos; o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Conscienciologia.
          Efeitologia: o efeito multiplicador das neoverpons.
          Neossinapsologia: a conjunção das neossinapses com as paraneossinapses para abranger realidades e pararrealidades.
          Ciclologia: o ciclo construção-desconstrução-reconstrução das verdades relativas; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP).
          Binomiologia: o binômio Exegética-Orismologia; o binômio Hermenêutica-Exegética; o binômio Cronêmica seriexológica–Proxêmica multidimensional.
          Interaciologia: a interação interpretação do detalhe isolado–interpretação detalhista do conjunto do objeto; a interação onipresente fatos-parafatos; a interação Humanidade–Para-Humanidade pressentida por poucas pessoas; a interação História–Para-História ignorada por legiões de pessoas.
          Crescendologia: o crescendo monovisão intrafísica–cosmovisão multidimensional; o crescendo Ética Humana–Cosmoética; o crescendo evolutivo subcérebro-cérebro-paracérebro; o crescendo autopensenização nacionalista–autopensenização extraterrestre; o crescendo reciclador da caça judaica ao lucro para a identificação das megacognições da Serenologia.
          Trinomiologia: o trinômio fatos-versões-paraversões; o trinômio interpretação-sistematização-explanação; o trinômio realidade-identificação-verdade.
          Polinomiologia: o polinômio holossomático soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma.
          Antagonismologia: o antagonismo teoria rarefeita / teoria consistente; o antagonismo exegese / eisegese; o antagonismo essência / aparência; o antagonismo conteúdo / forma; o antagonismo aprofundamento / superficialidade; o antagonismo cognoscível / incognoscível; o antagonismo protabordagem da toupeira / ultrabordagem da Consciex Livre.
          Politicologia: a democracia; a conscienciocracia; a cosmocracia.
          Legislogia: as leis da Cosmoética; as leis do Universalismo; as leis do Megafraternismo; a lei do maior esforço evolutivo.
          Filiologia: a neofilia; a pesquisofilia; a parapsicofilia.
          Holotecologia: a hermeneuticoteca; a experimentoteca; a ciencioteca; a cognoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Ultrexegética; a Exegeticologia; a Hermeneuticologia; a Analiticologia; a Experimentologia; a Autopesquisologia; a Vivenciologia; a Autanaliticologia; a Heteranaliticologia; a Somatologia; a Mentalsomatologia; a Parapercepciologia; a Evoluciologia; a Holomaturologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o para-hermeneuta; o parexegeta.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a para-hermeneuta; a parexegeta.
          Hominologia: o Homo sapiens ultraexegeticus; o Homo sapiens hermeneuticus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens argumentator; o Homo sapiens experimentatus; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens criticus; o Homo sapiens studiosus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: Ultrexegética Intrafísica = a exegese das realidades desta dimensão humana; Ultrexegética Multidimensional = a exegese das pararrealidades ou da multidimensionalidade da consciência.
          Culturologia: a cultura parapsíquica cosmoética; a cultura conscienciológica; a Multiculturologia da Hermeneuticologia e da Exegeticologia.
          Taxologia. Sob a ótica da Exegeticologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 conceitos básicos, ou conclusões práticas, derivados das investigações da Ultrexegética:
          01. Autocogniciologia. A Ultrexegética incentiva o trabalho aprazível de a pesquisadora e o pesquisador conhecerem melhor a si mesmos e ao Cosmos e, a partir dos achados do autoparapsiquismo racionalizado, gerando alvoroço intraconsciencial nas ninhadas dos gurus das academias e universidades convencionais.
          02. Autoconscienciologia. A Ultrexegética depura as reações sutis da conscin ante o Cosmos, por exemplo: os autoposicionamentos de a pessoa lúcida não marchar a cavalo, não andar de riquixá, não pisar na grama, não receber homenagens e honrarias e evitar as dedicatórias, instrumentos capazes de travar as heterocríticas da obra escrita em foco.
          03. Centramentologia. A Ultrexegética conduz o pesquisador às autorreflexões supercríticas atravessando o périplo ideológico desde o centramento do autoumbigo à cosmovisão no megafoco interassistencial do Cosmos, abatendo, em silêncio, as vacas sagradas do obscurantismo medievalesco ainda prevalecente no Terceiro Milênio, em diversificadas áreas humanas.
          04. Hiperconscienciologia. A Ultrexegética permite a ordenação do mosaico dos contrastes por meio da convergência atenta ao megafoco evolutivo no rumo da hiperconsciência interassistencial, evolutiva.
          05. Interassistenciologia. A Ultrexegética inspira o individualismo doador, paradoxal, da conscin minipeça, autoconsciente, interassistencial, no qual o neomodelo paraindividualista insere a si mesma à frente, em favor da interassistencialidade perante todas as consciências, em todas as dimensões, e a Cosmoética, independendo de dogmas, defendendo a vida intrafísica antes e após a dessoma.
          06. Intercriticologia. A Ultrexegética estabelece a crítica intercultural cosmoética assentada na libertação da conscin do etnocentrismo e na descartabilidade dos interesses periféricos ou secundários da vida humana.
          07. Megafocologia. A Ultrexegética conduz o hermeneuta, homem ou mulher, à megafocagem no problema ímpar da prioridade evolutiva, pessoal e grupal no universo pesquisístico da Conscienciologia, à frente do próprio tempo, em termos evolutivos, políticos, práticos.
          08. Paracronologia. A Ultrexegética esclarece o embasamento da evolução consciencial inafastável em todo o planeta Terra, no qual, no primeiro tempo, os bons saem espontaneamente ou quando querem (Serenologia) e, no segundo tempo, os maus saem a contragosto, em função da evolução média da população (Transmigraciologia).
          09. Pesquisologia. A Ultrexegética demonstra os fatos de, no decurso de séculos, o povo ou o mundo viveu rejeitando a teoria do heliocentrismo e, hoje, extensos segmentos sociais ainda rejeitam a lógica teoria da Evolução Natural, sendo portanto, compreensível legiões de pessoas rejeitarem os princípios avançados da Conscienciologia, a Neociência não massificável.
          10. Refinamentologia. A Ultrexegética afirma o ritmo das descobertas como sendo o ritmo da evolução geral, por exemplo, no fenômeno da Conscienciologia, o conscienciês aparece ainda como sendo grande mistério dentro de imenso enigma e o Serenão representa a reunião da infinidade de refinamentos ainda inescrutáveis da evolução consciencial.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Ultrexegética, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aprofundamento da pesquisa: Experimentologia; Neutro.
          02. Ato mentalsomático: Mentalsomatologia; Neutro.
          03. Auditoria da pancognição: Holomaturologia; Homeostático.
          04. Autoconscientização multidimensional: Projeciologia; Homeostático.
          05. Compreensibilidade: Holomaturologia; Homeostático.
          06. Contraponto técnico: Mentalsomatologia; Neutro.
          07. Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
          08. Exegese conscienciológica: Comunicologia; Neutro.
         09. Hermenêutica da Evoluciologia: Evoluciologia; Homeostático.
         10. Intelecção: Mentalsomatologia; Homeostático.
         11. Interpretação seletiva: Hermeneuticologia; Neutro.
         12. Leitura correta: Cosmovisiologia; Homeostático.
         13. Mundividência: Cosmovisiologia; Neutro.
         14. Refutaciologia: Mentalsomatologia; Neutro.
         15. Sistemata: Experimentologia; Neutro.
    A ULTREXEGÉTICA É INCONTESTAVELMENTE IMPORTANTE NO CONVÍVIO COM AS REALIDADES, EM GERAL,
    MAS, PRECIPUAMENTE, EM TODAS AS OCORRÊNCIAS
    FUNDAMENTADAS NA PARAPERCEPTIBILIDADE HÍGIDA.
         Questionologia. Como encara você, leitor ou leitora, a Ciência ou técnica da Ultrexegética? Você vive satisfeito com o nível da interpretação teática pessoal dos fatos essenciais da própria vida?